A nova S10 chega carregada de tradição, pois estamos falando de um modelo bastante conhecido nesse segmento.
Mas será que ela tem o que é necessário para enfrentar a Hilux, atualmente a mais vendida entre as picapes médias?
Mesmo sem mudar de geração, a Chevrolet trouxe importantes mudanças para seu modelo, o que incluiu novos equipamentos e algumas atualizações no motor. Enquanto isso, a Toyota continua usando as mesmas armas, tão bem-sucedidas até agora.
Confira qual delas venceu o comparativo!
A S10 continua mais barata
Em sua pré-venda, a nova S10 2025 é oferecida com uma gama reduzida, com apenas três versões. A mais barata é a Z71, que tem visual diferenciado e custa pouco mais de R$ 281 mil.
Subindo para a versão intermediária LTZ, a picape da Chevrolet sai por quase R$ 293 mil, enquanto a posição no topo da linha segue com a High Country, que custa aproximadamente R$ 303 mil.
Para atrair o público, a marca congelou os preços que já praticava antes da reestilização, mas ela mudou o motor: agora, o 2.8 diesel entrega 207 cv e 52 kgfm, sempre com tração 4×4 e câmbio automático de 8 marchas.
Veja quanto custa a nova S10 2025:
- S10 Z71 CD 2.8 4×4 AT – R$ 281.190
- S10 LTZ CD 2.8 4×4 AT – R$ 292.800
- S10 High Country CD 2.8 4×4 AT – R$ 302.900
A Hilux 2024, por sua vez, exibe uma linha com mais versões, algo que a rival da Chevrolet certamente fará no futuro. Isso inclui as versões chassi e cabine simples, vendidas pela Toyota por R$ 219 mil e R$ 226,8 mil, respectivamente.
As duas tem câmbio manual, assim como a STD (cabine dupla), que custa R$ 242,6 mil. Com a mesma carroceria, mas com câmbio automático, a picape ainda tem as versões SR, SRV e SRX Plus, que custam entre R$ 272 mil e R$ 334,9 mil.
Todas usam o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, mas a Hilux GR-S é a versão topo de linha com 224 cv e 55 kgfm, que custa quase R$ 373 mil.
Confira os preços da Hilux 2024:
- Hilux Chassi 2.8 MT 4×4 – R$ 219.090
- Hilux CS 2.8 MT 4×4 – R$ 226.790
- Hilux CD STD 2.8 MT 4×4 – R$ 242.590
- Hilux CD SR 2.8 AT 4×4 – R$ 272.190
- Hilux CD SRV 2.8 AT 4×4 – R$ 289.990
- Hilux CD SRX Plus 2.8 AT 4×4 – R$ 334.890
- Hilux CD GR-S 2.8 AT 4×4 – R$ 372.890
VENCEDOR: S10.
Equipamentos equivalentes
Olhando para os preços das duas picapes, a única comparação com valores similares é entre a S10 LTZ (R$ 292.800) e a Hilux SRV (R$ 289.990). Qual delas oferece mais?
Ambas são equipadas com câmera de ré, faróis de neblina em LED, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, rodas aro 18, banco do motorista com ajustes elétricos, A/C digital, retrovisor eletrocrômico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Mas apenas a picape da Chevrolet tem painel digital de 8″, multimídia de 11″ (a rival tem apenas 9″), faróis full-LED, lanternas em LED, chave presencial, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, farol alto automático, carregador por indução, partida remota e sensor de chuva.
Isso mostra que ela bem mais equipada que a Toyota, que traz sete airbags, ar-condicionado dual zone com saída traseira e acendimento automático dos faróis como itens exclusivos.
Olhando para o topo da gama de cada uma, porém, vemos que a Hilux SRX Plus é mais equipada. Ela vem com som JBL, bancos dianteiros ventilados, câmera 360º, ACC, capota marítima, faróis e lanternas em LED, santantônio, alerta de mudança de faixa e alerta de colisão com frenagem automática.
Enquanto isso, a S10 High Country agrega os importantes alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, além de controle de oscilação de trailer/reboque e descansa-braço traseiro, além dos itens já citados na LTZ.
VENCEDOR: Empate.
Mais desempenho ou economia?
A maioria das picapes nesse segmento usa a mesma tática, com motores iguais para todas as suas versões. Isso reduz o custo para as montadoras, sendo que a única alteração muitas vezes é o aumento de potência em versões mais caras.
No caso da S10, as opções até o momento tem exatamente os mesmos números no motor 2.8 Duramax. Com algumas atualizações, ele subiu de 200 para 207 cv, enquanto o torque foi de 51 para 52 kgfm. O câmbio também mudou, pois agora a picape tem o ZF automático de 8 velocidades.
Com esse conjunto, a Chevrolet afirma que sua picape ficou mais rápida, fazendo o 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Antes disso, o mesmo era realizado em 10,4 segundos. A velocidade máxima ainda não foi informada, mas deve se manter em 180 km/h.
Do lado da Hilux, o propulsor 2.8 turbodiesel entrega 204 cv na maioria das versões, enquanto o torque é de 42,8 kgfm com câmbio manual e 50,9 kgfm com a transmissão automática. Isso faz a picape chegar aos 100 km/h em 12 segundos e atingir 180 km/h de máxima.
Mas ainda existe outra opção debaixo do capô, reservada para a versão mais cara GR-S: com o mesmo motor 2.8, ela entrega 224 cv e 55 kgfm. Isso reduz sua aceleração de 0 a 100 km/h para os 10,7 segundos, mantendo a máxima em 180 km/h.
O consumo da S10 reestilizada também melhorou, graças às diversas modificações no conjunto mecânico. Mesmo assim, o modelo da Chevrolet foi o pior na cidade, com a mesma média da Hilux GR-S. Na estrada, a versão mais cara da Toyota também foi quem mais gastou.
Na outra ponta, a mais econômica é a Hilux com câmbio manual, chegando a quase 12 km/h na estrada. Na comparação mais importante, entre as versões cabine dupla e com câmbio automático de cada uma, a japonesa foi bem melhor no trecho urbano, mas perdeu por pouco na estrada.
Consumo | S10 2.8 AT | Hilux 2.8 MT | Hilux 2.8 AT | Hilux GR-S |
Cidade – diesel | 9,5 | 10,4 | 10,1 | 9,5 |
Estrada – diesel | 11,4 | 11,8 | 11,3 | 10,7 |
VENCEDOR: Empate.
A S10 segue espaçosa
As medidas das duas picapes são bem parecidas. A maior vantagem da S10 aparece no comprimento (5,36 x 5,32), mas ela também ganha na largura (1,87 x 1,85) e no entre-eixos (3,09 x 3,08). Já a Hilux é mais alta (1,81 x 1,78).
Na prática, a picape da Chevrolet realmente oferece mais espaço para as pernas de quem viaja na segunda fileira, além de ter duas entradas USB. O banco também tem o descansa-braço, mas sem porta-copos.
Na Hilux, o espaço é um pouco reduzido em relação à rival, mas ela tem suas vantagens: bancos mais confortáveis, encosto de braço com dois porta-latas, alça de segurança na coluna B (facilitando o acesso) e saída de A/C traseira, algo bem importante em viagens.
Na caçamba, a Chevrolet diz que a S10 carrega até 1.329 litros ou 1.000 kg, enquanto a Toyota divulga que a Hilux tem capacidade para 1.000 litros ou 1.000 kg.
Em resumo, a S10 tem mais espaço no banco traseiro e maior capacidade volumétrica na caçamba, o que acaba superando o conforto superior que a Hilux oferece para os passageiros traseiros.
VENCEDOR: S10.
A Toyota cobra caro nas revisões
As duas picapes são vendidas com garantia de 5 anos, algo que a Toyota já praticava antes da Chevrolet, que aumentou o período de cobertura depois dessa última reestilização. Além disso, os dois modelos contam com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses.
Infelizmente, a S10 2015 ainda não divulgou os valores de suas revisões, então temos que usar a tabela anterior. Levando em conta que o motor é o mesmo, é possível que ela continue com uma tabela parecida.
De qualquer forma, essa novidade deve continuar custando menos que a Hilux ao final dos 60.000 km. Atualmente, são quase R$ 9,9 mil que seus proprietários vão gastar, enquanto a rival japonesa cobra mais de R$ 11,2 mil no mesmo período.
Revisões | S10 | Hilux | Hilux GR-S |
10.000 km | R$ 836,00 | R$ 1.173,21 | R$ 1.173,21 |
20.000 km | R$ 1.760,00 | R$ 1.785,00 | R$ 1.785,00 |
30.000 km | R$ 1.840,00 | R$ 1.839,00 | R$ 1.839,00 |
40.000 km | R$ 1.788,00 | R$ 2.964,00 | R$ 3.174,00 |
50.000 km | R$ 1.268,00 | R$ 1.554,00 | R$ 1.554,00 |
60.000 km | R$ 2.360,00 | R$ 1.947,00 | (não informado) |
TOTAL | R$ 9.852,00 | R$ 11.262,21 | R$ 9.525,21 |
VENCEDOR: S10.
A Hilux vende muito mais
A expectativa da Chevrolet é melhorar bastante as vendas da S10 em 2024, quando a picape terá quase o ano todo com suas novidades. E isso realmente é necessário, pois até março ela somou apenas 5.379 unidades, ficando na 5ª posição do segmento.
No mesmo período, a Hilux chegou a 10.211, ocupando a 2ª colocação e ficando bem perto da líder (e mais barata) Fiat Toro, que acumulou 10.219 emplacamentos.
Em 2023, a briga entre as picapes da Chevrolet e Toyota também teve um resultado parecido. A Hilux fechou o ano na vice-liderança, com 46.200 unidades nas ruas, enquanto a S10 ficou com 25.966 unidades, na 4ª posição.
VENCEDOR: Hilux.
Conclusão
A nova S10 já conquistou sua primeira vitória no mercado brasileiro.
Neste comparativo, ela apresentou preços mais convidativos, tem mais espaço interno para seus ocupantes e ainda conta com revisões mais baratas.
Já a Hilux venceu apenas nas vendas, mas isso é relativo quando lembramos que a picape da Chevrolet acabou de chegar.
Ainda tivemos empate em duas categorias: equipamentos e motor, onde a S10 anda mais, mas a Hilux bebe menos.
Fichas técnicas
S10 |
Hilux |
|
Preço | R$ 281.190 a R$ 302.900 | R$ 219.090 a R$ 372.890 |
Motor | 2.8 diesel | 2.8 diesel |
Potência e torque | 207 cv e 52 kgfm (AT) | 204 cv e 42,8 kgfm (MT) |
204 cv e 50,9 kgfm (AT) | ||
224 cv e 55 kgfm (GR-S) | ||
Câmbio | AT8 | MT6 ou AT6 |
Aceleração e velocidade máxima | AT – 9,4s e 180 km/h | MT ou AT – 12s e 180 km/h |
GR-S – 10,7s e 180 km/h | ||
Consumo cidade | AT – 9,5 km/l | MT – 10,4/10,3 km/l |
AT – 10,1/9,7 km/l | ||
GR-S – 9,5 km/l | ||
Consumo estrada | AT – 11,4 km/l | MT – 11,6/11,8 km/l |
AT – 11,3/10,6 km/l | ||
GR-S – 10,7 km/l | ||
Rodas e pneus | 265/60 R18 | 225/70 R17, 265/65 R17 ou 265/60 R18 |
Medidas | comprimento, 5,36 m; altura, 1,78 m; largura, 1,87 m; entre-eixos, 3,09 m | comprimento, 5,32 m; altura, 1,81 m; largura, 1,85 m; entre-eixos, 3,08 m |
Tanque | 76 litros | 80 litros |
Caçamba | 1.329 litros | 1.000 a 1.580 litros |
Peso | n/d | 1.810 a 2.135 kg |
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