A nova S10 está disponível nas concessionárias, com unidades disputadas e escassaz no showroom, a grande maioria somente sob encomenda.
Com atualizações de design, acabamento e motorização, promete renovar a briga contra a concorrência, em especial contra a Ranger e Hilux.
Avaliamos uma unidade da versão LTZ e trouxemos todos os detalhes para você.
Partindo de R$ 272.790,00, a versão LTZ se posiciona logo abaixo da de topo “High Country” e vem de série com:
Faróis em LED, painel digital de 8”, central multimídia de 11” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante multifuncional, isolamento acústico reforçado, câmbio automático de 8 velocidades, assistente de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, ajuste elétrico do banco do motorista, rodas de liga e mais.
Vamos aos detalhes:
Motorização 2.8 Turbo Diesel atualizada
A Chevrolet promoveu atualizações no motor 2.8 Turbo Diesel da S10, segundo a montadora, que trouxeram uma maior economia de combustível.
O motor gera agora 207 cv e 52 kgfm de torque e, acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades, promove bom desempenho para a picape.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita na casa dos 9,5s e a velocidade máxima é de 180 km/h.
A Hilux tem a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 12s e velocidade máxima igualmente de 180 km/h.
A RAM Rampage Rebel faz o 0 a 100 km/h em 6,9s com velocidade máxima de 210 km/h.
A Fiat Toro, com motorização a gasolina 1.3 turbo, empurra seus 1.670 kg de 0 a 100 km/h em 10,7s, com velocidade máxima de 201 km/h.
A Maverick faz 0 a 100 km/h em cerca de 7,2s e velocidade máxima de 175 km/h.
A Ford Ranger com motor V6 Diesel custa mais, mas anda um pouco mais também, com 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 187 km/h.
No quesito consumo, a S10 faz 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na rodovia.
A Ford Ranger faz 8,6 km/l e 9,6 km/l, na cidade e na rodovia respectivamente.
A Hilux faz 10,1 km/l e 11,3 km/l nos mesmos trajetos.
Versão mais sóbria
Dentre versões de trabalho, esportivas e off-road, a LTZ é a mais sóbria e com ares de urbana.
Na dianteira, traz a identidade visual da marca, lembrando (mesmo que vagamente) alguns modelos como a nova Montana.
As grades são grossas, com material cromado aplicado, passando uma impressão de robustez e agressividade.
Os faróis têm fundo escurecido e LED aplicados, estreitos e compridos, e se estendem da grade até a lateral da picape.
O logo da Chevrolet é bem grande, fixado numa porção de lataria que fica entre as grades superior e inferior.
Na porção central inferior do para-choque, uma região destacada em plástico prata chama a atenção.
O capô é bastante trabalhado, com vincos e dobras marcados, reforçando a ideia de agressividade da dianteira.
Vista de lado, as rodas chamam a atenção, visto que, além dos apliques cromados, não há nada muito chamativo na picape desse ângulo (o que é bom para a proposta).
As rodas têm fundo escuro e face levemente diamantada, com desenho interessante e boa medida.
O vão livre do solo, assim como entre o pneu e o para-lama, demonstra uma certa aptidão para o fora da estrada.
As soleiras em preto casam perfeitamente com a proposta, cromado seria um tanto quanto extravagante e chamativo nessa versão.
Na traseira, as curvas do para-choque são cromadas, não a peça em sua totalidade, dá um certo refinamento, porém talvez ficasse melhor sem esse detalhe.
As lanternas traseiras são retangulares, quase inteiramente vermelhas, somente com a região central inferior branca.
Na tampa da caçamba, o nome da marca “CHEVROLET” é estampado.
No canto inferior esquerdo, o modelo “S10” cromado e, no direito, “LTZ”, além do badge “Duramax Diesel” fazendo alusão à motorização.
Interior bonito, mas sem luxo
A S10 não é, e nem promete ser, uma picape de luxo, tem materiais de qualidade aplicados em alguns pontos, mas nada muito além disso
Nas forrações de porta, um pouco de material macio em determinados pontos, plástico prateado e texturizado, além de cromados, formam um conjunto até que bonito.
Os bancos, de cor clara, são sóbrios, com abas bem brandas e costuras simples, são agradáveis tanto ao toque quanto visualmente e casam bem com a proposta (couro claro encarde com facilidade, então de fato essa versão não foca em trabalho pesado).
Entrando na picape, damos de cara com o painel, com difusores de ar com grandes dimensões, passando a impressão de robustez.
O painel tem acabamento de toque macio mesclado com plástico texturizado, é bem bonito, sem muita frescura.
O volante é parrudo, com grandes dimensões, totalmente circular e raios espaçados na base, bem ao estilo picape norte-americana.
O cluster digital, assim como a multimídia, são os responsáveis pelo ar de modernidade do habitáculo.
Falando nela, a multimídia tem grandes dimensões, com moldura totalmente preta e brilhante, fica levemente destacada do painel, mas não ao ponto de incomodar muito.
Os acionamentos do ar-condicionado, assim como os botões do pisca e assistências, são em preto fosco.
No banco de trás, o espaço para as pernas é bom e garante conforto ao realizar uma viagem mais longa.
A qualidade do acabamento na segunda fileira não decai tanto quanto na maioria dos carros disponíveis no mercado.
Ainda é cedo para avaliar as vendas
Foi difícil até encontrar unidades em showroom para avaliação nas últimas semanas, a S10 vem vindo a conta-gotas para as concessionárias.
Isso pode impactar diretamente as vendas dessa nova geração que estreou há pouco tempo.
Em junho de 2024, a S10 emplacou 2.197 unidades, ficando na sétima posição dentre os comerciais leves.
Vendeu mais que Frontier e Rampage, por exemplo, mas menos que Toro, Ranger e Hilux.
No acumulado de janeiro a junho, o padrão se repete.
A Toro emplacou 23.206 unidades, garantindo a terceira posição no período, seguida de perto pela Hilux, com 22.289 unidades.
A Ranger emplacou 12.766 unidades, ficando na sexta posição, e a S10 12.360 unidades, na sétima posição.
Em um segmento concorrido, a S10 se sai bem, com bom desempenho, consumo e até preço, sendo uma escolha interessante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!