Novo motor VHCE: Chevrolet o apresenta, confira os detalhes

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Reportagem de janeiro de 2009

O motor 1.0 Flexpower VHCE da Chevrolet foi apresentado em janeiro de 2009. A Chevrolet anunciou na ocasião que já estavam disponíveis os Chevrolet Celta e Classic com o novo 1.0 Flexpower VHCE, que incorpora várias alterações.

Em comparação com o motor anterior, VHC, o VHCE ficou mais potente e consequentemente mais econômico, pois se exige menos do veículo para o utilizar tanto na cidade quanto na estrada.

Estas alterações do motor VHCE fazem com que o motor entregue mais potência e torque, e também faz com que o Celta e o Classic se enquadrem à então nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 315/02 ), que entrou em vigor em 2009.

Sabe o que significa a letra E na sigla VHCE? Significa ecológico, econômico e energético.

Nos dois modelos, o Celta e também o Classic, a nova motorização propiciou um aumento da potência de 70 cv (gasolina) e 72 cv (álcool), para respectivamente, 77 cv (gasolina) e 78 cv (álcool). Os torques passaram de 8,8 kgf.m (gasolina) e 9,0 kgf.m (álcool), para 9,5 kgf.m (gasolina) e 9,7 kgf.m (álcool), respectivamente, com 5.200 rpm (rotação por minuto).

O Chevrolet Celta VHCE, além de ter esse novo motor, recebeu também o novo controle de aceleração eletrônico. E a autonomia do modelo passou a ser de ótimos 1.000 quilômetros, conforme a Chevrolet, fazendo 17,8 km/l na estrada, com gasolina. Um consumo muito bom.

O Classic 2009 tem também o novo motor VHCE, com a mesma potência do Celta 2009.

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Celta e Classic com novo motor Chevrolet VHCE – ficha técnica

Motor tipo dianteiro transversal, Flexpower
4 cilindros em linha, 8 válvulas
Taxa de compressão 12,6
Injeção eletrônica de combustível do tipo M.P.F.I.
Potência máxima 77 cavalos com gasolina e 78 cavalos com álcool, a 6.400 rpm
Torque máximo 9,5 kgfm com gasolina e 9,7 kgfm com álcool, a 5.200 rpm
Transmissão manual de cinco velocidades HRGS – 4,87:1
Direção do tipo mecânica com redução 22,6:1
Sistema de freios auxiliar a vácuo, duplo circuito hidráulico, válvula equalizadora de frenagem
Suspensão dianteira independente do tipo McPherson com amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Suspensão traseira com molas helicoidais tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados

[Fonte: Chevrolet]

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.