Quais carros têm Isofix? (lista completa 2024)

Quais carros tem Isofix?
Quais carros tem Isofix?

Sobretudo para quem tem crianças em casa ou transporta os pequeninos com certa frequência, ter o Isofix como um dos recursos no veículo é muito importante para garantir o máximo em segurança.

Até poucos anos atrás, esse item não era tão comum por aqui, devido à enorme escassez de cadeirinhas adequadas para tal recurso.

No entanto, apesar disso, muitas marcas começaram a oferecer seus modelos com o sistema Isofix de série. Mesmo antes da obrigatoriedade, a dupla Onix e HB20, dois dos modelos mais vendidos do país, já tinham esse equipamento.

O que é Isofix e top tether?

Mas o que é o Isofix? Trata-se de um equipamento que possibilita a fixação de cadeirinhas infantis diretamente na estrutura do carro por meio de ganchos reforçados.

O Isofix existe há cerca de 20 anos, sendo que a primeira marca a usá-lo foi a Volkswagen, no mercado europeu. De acordo com testes do Inmetro, com a ancoragem da cadeirinha por meio do cinto de três pontos apenas 30% conseguem fazer o encaixe perfeito.

Já com o Isofix esse número sobe para 96%, visto que a fixação é feita com dois ou três cliques. Além da facilidade para fixação, a cadeirinha com Isofix oferece maior proteção à criança numa colisão, já que ela fica bem firme e não oferece risco de “girar”.

Para verificar se a cadeirinha foi fixada corretamente, basta analisar uma linha verde presente no sistema.

Outro recurso é o Top Tether, também presente na maioria dos carros. Trata-se de um terceiro ponto de ancoragem como parte do Isofix que, com um cinto de segurança, fixa a parte posterior do encosto da cadeirinha na parte posterior do encosto do assento ou até mesmo ao porta-malas do veículo.

Kwid é o carro mais barato com Isofix no Brasil

Top 10: Carros mais baratos com Isofix (2023)

Quais carros têm Isofix no Brasil?

Listamos abaixo todas as marcas de carros de passeio/utilitários presentes no mercado brasileiro, mostrando todos os seus modelos, já que o Isofix se tornou obrigatório por aqui. Confira:

Audi – todos os carros de passeio da Audi já tinham Isofix de série antes de 2018. Isso inclui modelos novos ou seminovos, como A1 Sportback; A3 Sportback; A3 Sedan; A4 Sedan; RS4 Avant, A4 Avant; A5 Sportback; RS5 Sportback; A6 Sedan; RS 6 Avant; A7 Sportback; RS 7 Sportback; A8; Q3; Q3 Sportback; RS Q3; RS Q3 Sportback; Q5; Q5 Sportback; Q7; Q8; RS Q8; e-tron; e-tron Sportback;RS e-tron GT; TT.

O R8 é o único que não dispõe de Isofix, visto que ele é dotado de somente dois lugares.

BMW – 1181 Sport GP; 120i Sport; M135i; 218i Gran Coupé Sport GP; M240i; Série 2 Active Tourer; Série 3 Sedã; M440i; Série 4 Cabrio; Série 5 Sedã; Série 7 Sedã; X1; X2; X3; X4; X5; X6; X7; M2 Coupé; M3 Sedã; M4 Coupé; M5 Competition; M6 Gran Coupé; M8 Gran Coupé Competition; X3 M; X4 M; X6 M; iX, i3, i4 e i8.

Chery – na gama da Chery, todos os modelos tem Isofix. Isso inclui iCar, Tiggo 2, Tiggo 3X, Tiggo 5X e 5X Pro, Tiggo 7 e 7 Pro, Tiggo 8, Arrizo 5, Arrizo 5e, Arrizo 6, Arrizo 6 Pro e Arrizo 5e.

Chevrolet – na Chevrolet, a gama de carros com Isofix inclui o Joy; Joy Plus; Onix; Onix Plus; Prisma; Cobalt; Cruze; Cruze Sport6; Spin; Tracker; Equinox; Trailblazer; S10; Bolt e Camaro.

Citroën – somente os modelos C4 Lounge; C4 Picasso e Grand C4 Picasso eram equipados com Isofix, sendo acompanhados depois pelo C4 Cactus e pelo novo C3, únicos disponíveis na linha de passeio da marca atualmente.

Dodge – o único carro da Dodge disponível por aqui é o Journey, que aparece apenas entre os usados. Ele sempre teve esse recurso, incluindo quando era vendido como novo na versão R/T.

Ferrari – somente o modelo GTC4 Lusso oferece quatro assentos na gama da Ferrari e, consequentemente, o único com Isofix.

Fiat – a linha da Fiat dispõe de Isofix nos modelos Fastback, 500e; Mobi; Argo; Cronos; Pulse; Strada; Toro; Grand Siena; Uno e Dobló.

Ford – entre os veículos da Ford, todos os carros oferecem Isofix de série. Falando sobre modelos recentes ou ainda vendidos como novos, temos uma linha com Ka; Ka Sedan; New Fiesta; New Fiesta Sedan; Focus; Focus Fastback; EcoSport; Fusion; Maverick; Ranger; Territory; Bronco Sport; Edge e Mustang.

Honda – a marca japonesa é outra que já oferecia Isofix em todos os seus carros. A marca dispõe do Fit; City hatch e sedan; Civic; Civic Si; Accord; WR-V; HR-V e CR-V.

Hyundai – HB20; HB20S; Creta; Elantra; ix35; New Tucson; Azera e Santa Fe. Todos eles são equipados com o equipamento de segurança.

JAC Motors – entre os veículos da JAC, apenas a van T8 não contava com Isofix. Com isso, os crossovers T40, T5, T6 e T80 e os atuais T40 Plus, T50 Plus, T60 Plus, iEV330P, E-JS1, E-JS4, E-J7, iEV20, iEV40 são equipados com o recurso.

Jaguar – F-Pace; I-Pace; XE; XF; XJ e E-Pace são equipados de série com Isofix. Somente o F-Type, que conta com dois lugares, não traz o recurso.

Jeep – a linha da Jeep também traz Isofix em todos os carros. Há o Renegade; Compass; Compass 4XE, Commander, Cherokee; Grand Cherokee, Gladiator e Wrangler.

Kia – no caso da Kia, todos os modelos saem de fábrica com o recurso. Entre modelos recentes ou novos, a lista inclui o Picanto GT; Rio; Cerato; Soul; Sportage; Sorento; Stonic; Stinger; Carnival e Grand Carnival.

Lamborghini – por oferecer carros com somente dois lugares, nenhum dispõe do equipamento de segurança.

Land Rover – há Isofix em todos os carros da marca por aqui: Discovery Sport; Range Rover Evoque; Range Rover Velar; Discovery; Defender; Range Rover Sport e Range Rover Vogue.

Lexus – a linha atual da Lexus é composta pelos modelos ES, LS, UX, NX e RX, além do recente CT 200h. Há Isofix em todos eles.

Lifan – no caso da Lifan, tanto o sedã compacto 530 como o crossover compacto X60 dispõem do equipamento de segurança, mas agora eles só podem ser encontrados no mercado de usados, pois a marca encerrou suas operações por aqui.

Maserati – há os modelos Ghibli; Levante e Quattroporte com Isofix. O GranTurismo Sport tem dois lugares e, portanto, não conta com o equipamento de segurança. A marca não divulga seus preços.

Mercedes-Benz – toda a linha da Mercedes-Benz, com exceção dos modelos AMG GT e SLC, possui Isofix. A lista inclui o Classe A; Classe A Sedan; EQS Sedan; Classe B; Classe C; Classe C Coupé CLA; Classe E; EQC; Classe E Cabriolet; GLA; GLB; GLC; GLC Coupé; GLE; GLE Coupé; GLS; Classe S; SLC e suas versões AMG.

MINI – há o Cooper hatch de duas portas; Cooper hatch de quatro portas; Cabrio; Clubman e Countryman. Todos eles contam com Isofix.

Mitsubishi – neste caso, há o recurso de segurança nos modelos ASX; Pajero Sport; Eclipse Cross; Outlander Sport; L200 Triton Sport e Outlander.

Nissan – a linha da Nissan oferece Isofix em todos os seus modelos, numa linha que inclui o Leaf, V-Drive, Versa, Sentra; Frontier e Kicks.

Peugeot – na gama da Peugeot, todos os carros saem de fábrica com o equipamento de segurança. Há o e-208; 208; 2008; 308; 408; 3008 e 5008.

Porsche – a Porsche oferece Isofix nos modelos 718 Cayman; 911; Taycan; Cayenne; Macan e Panamera.

RAM – a picapona RAM 2500 e a recente 1500 Rebel também contam com Isofix de série, além dos modelos 3500 e Classic.

Renault – entre os carros da Renault, somente o Kwid e o Captur ofereciam o equipamento de série, mas agora estão acompanhados por Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch, Stepway e Sandero RS.

Rolls-Royce – a gama da Rolls-Royce tem os modelos Ghost Series II e Dawn com Isofix. Os veículos de ultra-luxo não têm seus preços divulgados.

Subaru – quanto aos carros da Subaru, todos eles oferecem Isofix. Há o XV; Forester; Outback e WRX STi.

Suzuki – entre os carros da Suzuki, todos ofertam o recurso. Isso inclui o Jimny; Jimny Sierra; Vitara e S-Cross.

Toyota – quer um Toyota? Pois saiba que todos eles saem de fábrica com Isofix. A linha atual e de modelos recentes inclui Etios; Etios Sedan; Yaris; Yaris Sedan; Corolla; Corolla Cross; Prius; Hilux; RAV4; SW4 e Camry.

Troller – o único modelo da Troller à disposição dos brasileiros é o T4, já fora de linha e disponível em poucas concessionárias, que não dispõe de Isofix nem como opcional.

Volkswagen – no caso da Volkswagen, há Isofix nos modelos up!; Gol; Voyage; Fox; Polo; Virtus; Golf; Golf Variant; Jetta; Passat; Nivus; T-Cross; Taos; Tiguan Allspace; Touareg (veja aqui Touareg – defeitos e problemas) e Amarok.

Volvo – por fim, a Volvo, que é referência em segurança, não poderia deixar de ofertar o equipamento de ancoragem de cadeirinhas em todos os seus carros. Ele está presente no V40; S60; S90; V60; C40; XC40; XC60 e XC90.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.