Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix? (lista completa)
Quais carros tem Isofix?

Sobretudo para quem tem crianças em casa ou transporta os pequeninos com certa frequência, ter o Isofix como um dos recursos de segurança no veículo é muito importante para garantir o máximo em segurança.

Mas o que é o Isofix? Trata-se de um equipamento que possibilita a fixação de cadeirinhas infantis diretamente na estrutura do carro por meio de ganchos reforçados. Até poucos anos atrás, esse item não era tão comum por aqui, devido à enorme escassez de cadeirinhas adequadas para tal recurso.


No entanto, apesar disso, muitas marcas começaram a oferecer seus modelos com o sistema Isofix de série. Mesmo antes da obrigatoriedade, a dupla Onix e HB20, dois dos modelos mais vendidos do país, já tinham esse equipamento.

O que é Isofix e top tether?

O Isofix existe há cerca de 20 anos, sendo que a primeira marca a usá-lo foi a Volkswagen, no mercado europeu. De acordo com testes do Inmetro, com a ancoragem da cadeirinha por meio do cinto de três pontos apenas 30% conseguem fazer o encaixe perfeito.

Já com o Isofix, são 96%, visto que a fixação é feita com dois ou três cliques. Além de ser mais fácil de ser fixada, a cadeirinha com Isofix oferece maior proteção à criança numa colisão, já que ela fica bem firme e não oferece risco de “girar”.

Basicamente, este equipamento permite fixar a cadeirinha em dois pontos de apoio soldados diretamente na estrutura do veículo. A operação é bastante simples e necessita de poucos “cliques”.

Para verificar se a cadeirinha foi fixada corretamente, basta analisar uma linha verde presente no sistema.

Outro recurso é o Top Tether, também presente na maioria dos carros. Trata-se de um terceiro ponto de ancoragem como parte do Isofix, que com um cinto de segurança fixa a parte posterior do encosto da cadeirinha na parte posterior do encosto do assento ou até mesmo ao porta-malas do veículo.

Nova lei aumenta a segurança no Brasil

Ainda estamos distantes do nível de segurança oferecido pelos automóveis em outros mercados, como Europa e Estados Unidos, mas os últimos anos trouxeram avanços em alguns aspectos.

Um deles foi exatamente em relação ao uso do Isofix. De acordo com a resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os modelos novos deveriam ter esse item a partir de janeiro de 2018.

A nova medida também estabeleceu que os outros carros vendidos por aqui, com projetos mais antigos, também deveriam se adequar até 2020. Ou seja, atualmente todos os carros vendidos em nosso mercado tem esse item.

Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix no Brasil?

Listamos abaixo todas as marcas de carros de passeio/utilitários presentes no mercado brasileiro, mostrando todos os seus modelos, já que o Isofix se tornou obrigatório por aqui. Confira:

Audi – todos os carros de passeio da Audi já tinham Isofix de série antes de 2018. Isso inclui modelos novos ou seminovos, como A1 Sportback; A3 Sportback; A3 Sedan; A4 Sedan; RS4 Avant, A4 Avant; A5 Sportback; RS5 Sportback; A6 Sedan; RS 6 Avant; A7 Sportback; RS 7 Sportback; A8; Q3; RS Q3; RS Q3 Sportback; Q5; Q5 Sportback; Q7; Q8; RS Q8; e-tron; e-tron Sportback; TT.

O R8 é o único que não dispõe de Isofix, visto que ele é dotado de somente dois lugares. Os carros da Audi partem de R$ 229.990 e chegam a R$ 999.990.

BMW – 1181 Sport GP; 120i Sport; M135i; 218i Gran Coupé Sport GP; M240i; Série 2 Active Tourer; Série 3 Sedã; M440i; Série 4 Cabrio; Série 5 Sedã; Série 7 Sedã; X1; X2; X3; X4; X5; X6; X7; M2 Coupé; M3 Sedã; M4 Coupé; M5 Competition; M6 Gran Coupé; M8 Gran Coupé Competition; X3 M; X4 M; X6 M; i3 e i8.

Todos eles são equipados com Isofix de série. A gama da BMW tem preços entre R$ 259.950 e R$ 1.258.950.

Chery – na gama da Chery, todos os modelos tem Isofix. Isso inclui Tiggo 2, Tiggo 3X, Tiggo 5X, Tiggo 7, Tiggo 8, Arrizo 5, Arrizo 6 e Arrizo 5e. Os preços variam entre R$ 80.650 e R$ 187.890.

Chevrolet – na Chevrolet, a gama de carros com Isofix inclui o Joy; Joy Plus; Onix; Onix Plus; Prisma; Cobalt; Cruze; Cruze Sport6; Spin; Tracker; Equinox; Trailblazer; S10; Bolt e Camaro. Os preços começam em R$ 62.190 e vão até R$ 397.360.

Citroën – somente os modelos C4 Lounge; C4 Picasso e Grand C4 Picasso eram equipados com Isofix, sendo acompanhados depois pelo C4 Cactus, único disponível na linha de passeio da marca atualmente. Seu preço começa em 103.590.

Dodge – o único carro da Dodge disponível por aqui é o Journey, que aparece apenas entre os usados. Ele sempre teve esse recurso, incluindo quando era vendido como novo na versão R/T, que custava R$ 144.900.

Ferrari – somente o modelo GTC4 Lusso oferece quatro assentos na gama da Ferrari e, consequentemente, o único com Isofix. O bólido parte de R$ 2.900.000.

Fiat – a linha da Fiat dispõe de Isofix nos modelos 500e; Mobi; Argo; Cronos; Strada; Toro; Grand Siena; Uno e Dobló. Os preços iniciais variam entre R$ 47.990 e R$ 239.990.

Ford – entre os veículos da Ford, todos os carros oferecem Isofix de série. Falando sobre modelos recentes ou ainda vendidos como novos, temos uma linha com Ka; Ka Sedan; New Fiesta; New Fiesta Sedan; Focus; Focus Fastback; EcoSport; Fusion; Ranger; Territory; Bronco Sport; Edge e Mustang. Atualmente, os carros da marca começam em R$ 188.990.

Honda – a marca japonesa é outra que já oferecia Isofix em todos os seus carros. A marca dispõe do Fit; City; Civic; Civic Si; Accord; WR-V; HR-V e CR-V, por a partir de R$ 75.300.

Hyundai – HB20; HB20S; Creta; Elantra; ix35; New Tucson; Azera e Santa Fe. Todos eles são equipados com o equipamento de segurança. Os preços começam em R$ 62.290.

JAC Motors – entre os veículos da JAC, apenas a van T8 não contava com Isofix. Com isso, os crossovers T40, T5 e T6 e os atuais T50 Plus, T60 Plus, T80, iEV330P, E-JS1, iEV20, iEV40 e E-JS4 são equipados com o recurso. Eles partem de R$ 91.990.

Jaguar – F-Pace; I-Pace; XE; XF; XJ e E-Pace são equipados de série com Isofix. Somente o F-Type, que conta com dois lugares, não traz o recurso. Esses modelos começam em R$ 277.950.

Jeep – a linha da Jeep também traz Isofix em todos os carros. Há o Renegade; Compass; Cherokee; Grand Cherokee e Wrangler. Os preços partem de R$ 92.990.

Kia – no caso da Kia, todos os modelos saem de fábrica com o recurso. Entre modelos recentes ou novos, a lista inclui o Picanto GT; Rio; Cerato; Soul; Sportage; Sorento; Carnival e Grand Carnival, com preço inicial de R$ 84.990.

Lamborghini – por oferecer carros com somente dois lugares, nenhum dispõe do equipamento de segurança.

Land Rover – há Isofix em todos os carros da marca por aqui: Discovery Sport; Range Rover Evoque; Range Rover Velar; Discovery; Defender; Range Rover Sport e Range Rover Vogue. Os preços começam em R$ 379.950.

Lexus – a linha atual da Lexus é composta pelos modelos ES, LS, UX, NX e RX, além do recente CT 200h. Há Isofix em todos eles. A gama parte de R$ 260.950.

Lifan – no caso da Lifan, tanto o sedã compacto 530 como o crossover compacto X60 dispõem do equipamento de segurança. O preço inicial é de R$ 43.990, mas a marca está encerrando suas operações por aqui.

Maserati – há os modelos Ghibli; Levante e Quattroporte com Isofix, a partir de R$ 550 mil. O GranTurismo Sport tem dois lugares e, portanto, não conta com o equipamento de segurança.

Mercedes-Benz – toda a linha da Mercedes-Benz, com exceção dos modelos AMG GT e SLC, possui Isofix. A lista inclui o Classe A; Classe B; Classe C; Classe C Coupé CLA; Classe E; Classe E Cabriolet; GLA; GLB; GLC; GLC Coupé; GLE; GLE Coupé; GLS; Classe S; SLC e suas versões AMG. O preço inicial é de R$ 279.900.

MINI – há o Cooper hatch de duas portas; Cooper hatch de quatro portas; Cabrio; Clubman e Countryman. Todos eles contam com Isofix por a partir de R$ 214.990.

Mitsubishi – neste caso, há o recurso de segurança nos modelos ASX; Pajero Sport; Eclipse Cross; Outlander Sport; L200 Triton Sport e Outlander. Os preços começam em R$ 160.990.

Nissan – a linha da Nissan oferece Isofix em todos os seus modelos, numa linha que inclui o V-Drive, Versa, Sentra; Frontier e Kicks. Os preços começam em R$ 64.490.

Peugeot – na gama da Peugeot, todos os carros saem de fábrica com o equipamento de segurança. Há o 208; 2008; 308; 408; 3008 e 5008. O preço inicial é de R$ 80.990.

Porsche – a Porsche oferece Isofix nos modelos 718 Cayman; 911; Cayenne; Macan e Panamera. Eles começam em R$ 415.000.

RAM – a picapona RAM 2500  e a recente 1500 Rebel também contam com Isofix de série. Elas partem de R$ 427.990 e R$ 429.990, respectivamente.

Renault – entre os carros da Renault, somente o Kwid e o Captur ofereciam o equipamento de série, mas agora estão acompanhados por Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch, Stepway e Sandero RS. Os preços partem de 48.290.

Rolls-Royce – a gama da Rolls-Royce tem os modelos Ghost Series II e Dawn com Isofix. Os veículos de ultra-luxo começam em R$ 2,9 milhões.

Subaru – quanto aos carros da Subaru, todos eles oferecem Isofix. Há o XV; Forester; Outback e WRX STi por a partir de R$ 168.900.

Suzuki – entre os carros da Suzuki, todos ofertam o recurso. Isso inclui o Jimny; Jimny Sierra; Vitara e S-Cross, por R$ 109.990 iniciais.

Toyota – quer um Toyota? Pois saiba que todos eles saem de fábrica com Isofix. A linha atual e de modelos recentes inclui Etios; Etios Sedan; Yaris; Yaris Sedan; Corolla; Corolla Cross; Prius; Hilux; RAV4; SW4 e Camry. Eles começam em R$ 84.090.

Troller – o único modelo da Troller à disposição dos brasileiros é o T4, já fora de linha e disponível em poucas concessionárias, que não dispõe de Isofix nem como opcional.

Volkswagen – no caso da Volkswagen, há Isofix nos modelos up!; Gol; Voyage; Fox; Polo; Virtus; Golf; Golf Variant; Jetta; Passat; Nivus; T-Cross; Taos; Tiguan Allspace; Touareg (veja aqui Touareg – defeitos e problemas) e Amarok. Os carros da marca com tal recurso partem de R$ 61.690.

Volvo – por fim, a Volvo, que é referência em segurança, não poderia deixar de ofertar o equipamento de ancoragem de cadeirinhas em todos os seus carros. Ele está presente no V40; S60; S90; V60; XC40; XC60 e XC90. Os preços de sua linha atual começam em R$ 269.950.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.