*Destaque Matérias NA Segurança

Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix? (lista completa)
Quais carros tem Isofix?

Sobretudo para quem tem crianças em casa ou transporta os pequeninos com certa frequência, ter o Isofix como um dos recursos de segurança no veículo pode ser um diferencial e agregar bastante na segurança.

Trata-se de um equipamento que possibilita a fixação de cadeirinhas infantis diretamente na estrutura do carro por meio de ganchos reforçados. Entretanto, tal item ainda não é tão comum no Brasil devido à enorme escassez de cadeirinhas adequadas para tal recurso.


No entanto, apesar disso, muitas marcas já oferecem boa parte de seus modelos com o sistema Isofix de série. O Onix e o HB20, que se posicionam como os carros mais vendidos do País, já saem de fábrica com o item desde a versão de entrada (com exceção do modelo da Chevrolet, que tem o recurso a partir do LT 1.0).

O que é Isofix e top tether?

O Isofix existe há cerca de 20 anos, sendo que a primeira marca a usa-lo foi a Volkswagen no mercado europeu. De acordo com testes do Inmetro, com a ancoragem da cadeirinha por meio do cinto de três pontos, apenas 30% conseguem fazer o encaixe perfeito.

Já com o Isofix, são 96 por cento; visto que a fixação é feita com dois ou três cliques. Além de ser mais fácil de ser fixada, a cadeirinha com Isofix oferece maior proteção à criança numa colisão; já que ela fica bem firme e não oferece risco de “girar”.


VEJA TAMBÉM:

Basicamente, este equipamento permite fixar a cadeirinha em dois pontos de apoio soldados diretamente na estrutura do veículo.  A operação é bastante simples e necessita de poucos “cliques”. Para verificar se a cadeirinha foi fixada corretamente; basta analisar uma linha verde presente no sistema.

Outro recurso é o Top tether, também presente na maioria dos carros. Trata-se de um terceiro ponto de ancoragem como parte do Isofix; que com um cinto de segurança fixa a parte posterior do encosto da cadeirinha na parte posterior do encosto do assento ou até mesmo ao porta-malas do veículo. Com ele, a cadeirinha dificilmente irá “girar” em caso de batida.

No Brasil, todos os carros de projetos novos lançados em 2018 já devem sair com Isofix de fábrica. Já a partir de 2020, todos os modelos deverão oferecer o recurso.

Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix no Brasil?

Listamos abaixo todas as marcas de carros de passeio/utilitários presentes no mercado brasileiro; relacionando com seus respectivos modelos que dispõem do Isofix. Confira:

Audi – todos os carros de passeio da Audi são equipados com Isofix de série. Isso inclui o A1 Sportback; A3 Sportback; A3 Sedan; A4 Sedan; A4 Avant; A5 Sportback; A6 Sedan; A7 Sportback; A8; Q3; Q5; Q7 e TT. O R8 é o único que não dispõe de Isofix, visto que ele é dotado de somente dois lugares. Os carros da Audi partem de R$ 115.990 e chegam a R$ 999.990.

Bentley – a linha da Bentley conta com os modelos Continental Flying Spur; Continental GT; Continental GT Conversível e New Flying. Todos eles são equipados com recurso. Os preços vão de R$ 920 mil a R$ 1,45 milhão.

BMW – 120i Sport; M240i; Série 2 Active Tourer; Série 3 Sedã; Série 4 Cabrio; Série 5 Sedã; Série 7 Sedã; X1; X2; X3; X4; X5; X6; M2 Coupé; M3 Sedã; M4 Coupé; M6 Gran Coupé; X6 M; i3 e i8. Todos eles são equipados com Isofix de série. A gama da BMW tem preços entre R$ 139.950 e R$ 799.990.

Chery – na gama da Chery, somente o recém-lançado Tiggo 2 tem o equipamento de segurança de série. Ele custa a partir de R$ 59.990.

Chevrolet – na Chevrolet, os modelos Montana, S10 e Spin não dispõem de Isofix nem como opcional. A gama de carros com Isofix inclui o Onix; Prisma; Cobalt; Cruze; Cruze Sport6; Tracker; Equinox; Trailblazer e Camaro. Os preços começam em R$ 43.290.

Citroën – somente os modelos C4 Lounge; C4 Picasso e Grand C4 Picasso são equipados com Isofix; com preços a partir de R$ 93.990. A dupla C3 e Aircross fica devendo o item.

Dodge – o único carro da Dodge disponível por aqui é o Journey. Ele traz o recurso em sua única versão, a R/T, que custa R$ 144.900.

Ferrari – somente o modelo GTC4 Lusso oferece quatro assentos na gama da Ferrari e, consequentemente, o único com Isofix. O bólido parte de R$ 2.750.000.

Fiat – a linha da Fiat dispõe de Isofix nos modelos Argo; Cronos; 500 e Toro. O preço inicial é de R$ 44.990.

Ford – entre os veículos da Ford, todos os carros oferecem Isofix de série. Há o Ka; Ka Sedan; New Fiesta; New Fiesta Sedan; Focus; Focus Fastback; EcoSport; Fusion; Ranger; Edge e Mustang. Os carros da marca começam em R$ 44.780.

Honda – a marca japonesa é outra que oferece Isofix em todos os seus carros. A marca dispõe do Fit; City; Civic; Civic Si; WR-V; HR-V e CR-V, por a partir de R$ 59.300.

Hyundai – HB20; HB20S; Creta; Elantra; ix35; New Tucson; Azera e Santa Fe. Todos eles são equipados com o equipamento de segurança. Somente o antigo Tucson não dispõe do item. Os preços começam em R$ 43.990.

JAC Motors – entre os veículos da JAC, apenas a van T8 não conta com Isofix. Os crossovers T40; T5 e T6 são equipados com o recurso. Eles partem de R$ 59.990.

Jaguar – F-Pace; XE; XF; XJ e E-Pace são equipados de série com Isofix. Somente o F-Type, que conta com dois lugares, não traz o recurso. Esses modelos começam em R$ 215.520.

Jeep – a linha da Jeep também traz Isofix em todos os carros. Há o Renegade; Compass; Cherokee; Grand Cherokee e Wrangler.

Kia – no caso da Kia, todos os modelos saem de fábrica com o recurso. A lista inclui o Picanto GT; Cerato; Soul; Sportage; Sorento e Grand Carnival, com preço inicial de R$ 58.990.

Lamborghini – por oferecer carros com somente dois lugares, nenhum dispõe do equipamento de segurança.

Land Rover – há Isofix em todos os carros da marca por aqui: Discovery Sport; Range Rover Evoque; Range Rover Velar; Discovery; Range Rover Sport e Range Rover Vogue. Os preços começam em R$ 224.700.

Lexus – a linha da Lexus é composta pelos modelos CT 200h; NX 300; ES 350; RX 350 e LS 500h. Há Isofix em todos eles. A gama parte de R$ 135.750.

Lifan – no caso da Lifan, tanto o sedã compacto 530 como o crossover compacto X60 dispõem do equipamento de segurança. O preço inicial é de R$ 43.990.

Maserati – há os modelos Ghibli; Levante e Quattroporte com Isofix, a partir de R$ 550 mil. O GranTurismo Sport tem dois lugares e, portanto, não conta com o equipamento de segurança.

Mercedes-Benz – toda a linha da Mercedes-Benz, com exceção dos modelos AMG GT e SLC, possui Isofix. A lista inclui o Classe A; Classe B; Classe C; Classe C Coupé CLA; Classe E; Classe E Cabriolet; GLA; GLC; GLC Coupé; GLE; GLE Coupé; GLS; Classe S; SLC e suas versões AMG. O preço inicial é de R$ 156.900.

MINI – há o Cooper hatch de duas portas; Cooper hatch de quatro portas; Cabrio; Clubman e Countryman. Todos eles contam com Isofix por a partir de R$ 118.990.

Mitsubishi – neste caso, há o recurso de segurança nos modelos ASX; L200 Triton Sport e Outlander. Os preços começam em R$ 102.490.

Nissan – a linha da Nissan oferece Isofix no Versa nas versões SV, SL e Unique; Sentra e Kicks. O Versa SV parte de R$ 56.990.

Peugeot – na gama da Peugeot, todos os carros saem de fábrica com o equipamento de segurança. Há o 208; 2008; 308; 408; 3008 e 5008. O preço inicial é de R$ 53.990.

Porsche – a Porsche oferece Isofix nos modelos 718 Cayman; 911; Cayenne; Macan e Panamera. Eles começam em R$ 321 mil.

RAM – a picapona RAM 2500 também conta com Isofix de série. Ela custa R$ 264.900.

Renault – entre os carros da Renault, somente o Kwid e o Captur oferecem o equipamento de série por a partir de R$ 32.490.

Rolls-Royce – a gama da Rolls-Royce tem os modelos Ghost Series II e Dawn com Isofix. Os veículos de ultra-luxo começam em R$ 2,9 milhões.

Subaru – quanto aos carros da Subaru, todos eles oferecem Isofix. Há o XV; Forester e Outback por a partir de R$ 114.900.

Suzuki – entre os carros da Suzuki, todos ofertam o recurso. Isso inclui o Jimny; o Vitara e o S-Cross por R$ 69.890 iniciais.

Toyota – quer um Toyota? Pois saiba que todos eles saem de fábrica com Isofix. A linha tem os modelos Etios; Etios Sedan; Yaris; Yaris Sedan; Corolla; Prius; Hilux; SW4 e Camry. Eles começam em R$ 47.270.

Troller – o único modelo da Troller à disposição dos brasileiros é o T4, que não dispõe de Isofix nem como opcional.

Volkswagen – no caso da Volkswagen, há Isofix nos modelos up!; Polo; Virtus; Golf; Golf Variant; Jetta; Passat; Tiguan Allspace; Touareg e Amarok. Os carros da marca com tal recurso partem de R$ 50.270.

Volvo – por fim, a Volvo, que é referência em segurança, não poderia deixar de ofertar o equipamento de ancoragem de cadeirinhas em todos os seus carros. Ele está presente no V40; S60; V60; XC40; XC60 e XC90. Os preços começam em R$ 124.950.

Quais carros têm Isofix? (lista completa)
Nota média 5 de 3 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • carlos rodrigues

    Só faltou a matéria informar que, apesar de a maioria das marcas já possuírem Isofix, tal sistema ainda não é regulamentado pelo nosso glorioso INMETRO. Sendo assim, a menos que se compre uma cadeirinha importado onde tenha o referido sistema, o condutor não vai poder fazer uso do mecanismo, tendo em vista que as cadeirinhas fabricadas no país não o possuem.
    Coisas do Brasil.

    • Encontrar cadeirinhas com sistema Isofix não é complicado como já foi no passado… basta digitar Isofix no Mercado Livre, por exemplo, para encontrar muitos vendedores, partindo da faixa dos R$ 500.

      • Wellington Myph13

        Não só mercado livre mas várias lojas físicas já vendem e até mesmo lojas online mais conhecidas/confiáveis como Americanas e etc já vendem elas tb…
        Essa história de que não acha cadeira Isofix já virou desculpa.
        Lembro na matéria do Uno quando ganhou os Firefly, e os carinhas do top Speed perguntaram cadê o Isofix e “compraram” a desculpa da Fiat de que não se acha por aqui elas e quando acha não é menos de 1000 reais. E pesquisei na época, era 699…
        Não que seja barato, mas segurança cada um faz sua prioridade…

        Ainda fico louco da vida que meu cunhado, optou por comprar uma cadeirinha sem Isofix por 330 porque achou caro pagar 530 na outra… Agora eles reclamam que a cadeirinha não fica 100% fixa, fica meio bamba…

      • V.mario

        Comprei pela internet no mês passado um bebê conforto com o sistema Isofix paguei R$640,00 em uma loja especializada em produtos para bebês.
        O bebê conforto com Isofix fica bem ajustado ao banco, não faz movimento para frente/trás, faz apenas um pouco de movimento lateral, mas nada que se compare aos bebês conforto que não possuem o sistema Isofix.

      • Unknown

        Mas isso de pouquíssimo tempo para cá… Quando comprei meu Ka sedan zero km, há dois anos, não achei cadeirinha com fixação isofix no brasil, apenas importadas e caríssimas.

    • Já existem vários modelos Isofix com selo do INMETRO no mercado. Só não são baratas.

    • Filipe

      Exatamente isso que ia comentar! Procurei em todo canto e na internet e não achei nenhuma cadeirinha com isofix. Então não adianta nada o veículo ter suporte isofix se na prática não é possível comprar cadeirinha de bebê com o sistema!

      • Yuri Lima

        O problema é que são caras, e aqui o povo não dá valor à segurança.
        Estou com um Bebê conforto para vender. Custou-me 750, e estou repassando por até 400, mas a maioria dos comentários que recebo é que está caro e que na loja acham de 180.
        É o mesmo perfil de comprador de carro aqui. Preferem Gol básico ao Up mesmo o primeiro tomando 0 no crash test..

        • Ryan Heitor

          tenho 2 com Isofix Simplesmente eleita por tres vezes a mais segura do mundo,mas o povo prefere um jogo de roda ou central Multimidia do que uma cadeira que pode salvar a vida de seu filho numa colisão

          • Antonio Jarf

            Qual modelo?
            Estou a procura e preciso de duas também.

          • Alexandre Furtado

            Então VC está afirmando que a convencional, cujo os caras do Inmetro e com todo um aparato de testes não serve de nada ,, putz,,, cientistas de fórum….

            • Yuri Lima

              Há varios videos no youtube mostrando a diferença de segurança da convencional para a isofix.

      • V.mario

        Existem modelos por menos de R$1.000,00 é só procurar na internet. Comprei uma em uma loja que vende apenas produtos para bebê/crianças paguei R$640,00 à vista.

    • REDDINGTON

      Se informa um pouco. Vai por mim.

    • Yuri Lima

      O problema é que são caras, e aqui o povo não dá valor à segurança.
      Estou com um Bebê conforto para vender. Custou-me 750, e estou repassando por até 400, mas a maioria dos comentários que recebo é que está caro e que na loja acham de 180.
      É o mesmo perfil de comprador de carro aqui. Preferem Gol básico ao Up mesmo o primeiro tomando 0 no crash test.

  • Luccas Villela

    Venham as pedras:

    Acho engraçado como as revistas, sites e etc babam tanto nesse equipamento, exigem, pedem, clamam… Sendo que: qual seria a porcentagem do público que usa isso? Qual a porcentagem de SOLTEIROS, CASADOS SEM FILHOS, GENTE QUE NÃO QUER / NÃO PODE TER FILHO? Falam desse santo equipamento como se fosse Roda, Airbag, ABS, cinto de três pontos, freios, como se fossem usados POR TODO MUNDO!

    Existe um enorme número de pessoas que nunca usaram e nunca usarão isso. Eu entre eles.

    • Filipe

      OK, anotado.

    • Myself

      Eu diria mais: tem tanta gente que reclama que exige todos esses aparatos tecnológicos e de segurança em seus carros novos, dizendo que é impossível viver sem eles, mas por oturo lado fecham os olhos para tudo isso quando compram um Opala, Omega ou qualquer carro mais antigo “só para passear”. Como se num passeio de domingo fosse impossível ocorrer acidentes.

    • Ricardo Rangel Lirio

      Graças a Deus, que o consumidor vem dando mais valor a importantes itens de segurança como o isofix, top tether, controles de tração e estabilidade, vetorização de torque, airbags, crash testes etc…
      Culturalmente, gostamos mais de espelhinhos, luzinha e apliques plásticos nas latarias do que de itens de segurança.
      Só quem tem consciência do montante de mortes ocorridas anualmente por aqui, equivalente à 01queda de avião por dia ( de 116 a 130 mortes por dia fora os montes de sequelados) dá atencão à boas matérias como essa do Notícias Automotivas.
      Nós pensamos em tudo isso ao iniciarmos o planejamento da aquisição do nosso mais novo carro e adquirimos aquele que fornecia todos esses itens citados mais diversos outros em detrimento a outros modelos com motores maiores, com câmbios automáticos, com mais acessórios etc… Nosso bebê usa sua cadeirinha isofix desde o primeiro dia que andou de carro e sua vida e bem estar não tem preço, assim como a nossa integridade. Sabemos que existem inúmeras variáveis num acidente, mas temos a consciência que a nossa parte estamos fazendo para não virarmos mais dados de estatística.

    • REDDINGTON

      E??? Está lá, usa SE vc precisar, não vai deixar seu carro mais caro, feio ou bonito por isso. É apenas um gancho na carroceria que fica escondido PONTO. Desde 2012 meu Civic tinha, hoje minha CRV tem e é fator de compra determinante pra mim….Um país que ainda vende carros com cintos abdominais né. Vc tá Serto mesmo.

    • kravmaga

      Eu não tenho filhos mas num dia desses tive que dar carona numa viagem para a sobrinha da minha esposa que levou um bebê. E o meu carro tem isofix, como todos deveriam ter porque é um sistema que não é tão caro assim para constar em todos os carros.

    • MMM

      Vc pode comprar um carro que não tenha e seu problema está resolvido.

    • Natsu

      Para vc pode parecer besteira falar tanto de uma coisa tão sem importância mas para quem tem filhos isso faz diferença na hora de escolher um carro. Filho é o bem mais precioso que pode existir na vida de um pai e uma mãe, só quem tem sabe disso. Caso este artigo não te interesse não o leia.

  • Ricardo

    E para quem tem filho mas não tem carro e pode pegar uma carona com um amigo, ou um taxi ou carro de aplicativo, como faz? Não pega? Vai andando?

    • Retrato do Papai

      faz a mesma coisa de quem viaja de ônibus: se vira com o filho no colo

      • Antonio Jarf

        No avião então, é tensão demais… Impossível…!

    • Dalton

      Um amigo meu em viagem ao Brasil, ao pedir um Uber fez a solicitação de que viesse com cadeirinha e realmente veio. Pode ser que foi em São Paulo mas existe essa possibilidade.

    • Antonio Jarf

      Regularmente meus filhos tem que ir de Uber e aí é Rezar e pedir pra ir devagar…
      O pior é convencê-los que no “carro do papai” vai na cadeirinha…
      Aí eles dizem que preferem ir de Uber pois vão no banco…

  • Daniel dos Santos

    Ridiculo a Spin, dita como carro de familia nao dispor de isofix..

    • Denis

      No modelo 2019, a minivan passará a dispor do equipamento, inclusive terá o apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos centrais, tendo ainda o controle de estabilidade e tração e assistência de partida e rampa que serão ofertados nas versões LTZ e Activ de 7 Lugares.

      • Daniel dos Santos

        Ridiculo ainda…. .

    • REDDINGTON

      O cara paga quase 200 pau numa S-10 e não pode ter filhos pequenos né. Também não tem Isofix… Vai entender.

  • Myself

    Não seria mais coerente listar os CARROS QUE NÃO POSSUEM ISOFIX? Assim o leitor e possível comprador já o risca da lista na hora.

  • Canarinho Pistola

    Vi a foto de uma cadeirinha da BMW e me lembrei de uma coisa.
    Sabem quanto custa uma cadeirinha na Toyota? R$ 15.500
    E eu acho que não tem ISOFIX

    • Ryan Heitor

      compre no exterior e traga na mala 100 euros

  • Racer

    O primeiro carro que tive com Isofix foi um Polo 2008. A Sorento, que é 2007, além de Isofix tem o Top theter… Hoje meus filhos já usam o cinto do carro, mesmo na cadeira, mas na época em que precisei, nunca achei uma cadeira com Isofix.

  • Speed Racer

    De que adianta, há um ano e meio atrás eu procurei cadeirinhas isofix aqui no Brasil e não encontrei, a não ser alguns modelos que custvam quase uma moto. Dizem que era porque o Contran ou Imetro sei lá não havia homologado modelos feitos aqui na República das Bananas.

  • spampolha

    E quais desses possuem isofix no assento central do banco?

    • Unknown

      Não se leva criança em cadeirinha acondicionada na parte central do assento traseiro, apenas nas duas extremidades laterais.

      • spampolha

        Leva sim. Inclusive é o local mais seguro pois está mais livre de impactos laterais, que é o tipo mais comum de acidentes na cidade.
        Inclusive o banco do carro da imagem tem isofix na porção central do assento.

        • Unknown

          Engano seu, pois a cadeirinha na posição central, fica pouco escorada e, portanto, oferece menos segurança para a criança…

          • spampolha

            No meu carro ela fica bem fixa. E não tem isofix.
            A cadeirinha tem que se fixar no banco pelos cintos. E quanto mais novinho forno bebê mais seguro é a posição central.

            • Unknown

              Fica bem fixa até que ponto? Será que aguenta uma colisão lateral com intensidade mais alta?

              • spampolha

                Melhor do que a porta que está levando a colisão de intensidade mais alta ser a porta que está apoiando a cadeirinha.

                • Unknown

                  Bom, eu ainda não vi testes de impactos com a cadeirinha posicionada no centro, para ver o resultado, mas acredito que se o veículo possuir um bom nível de segurança de impacto lateral (ao menos 3 estrelas), os danos podem ser minimizados.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email