Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix? (lista completa)
Quais carros tem Isofix?

Sobretudo para quem tem crianças em casa ou transporta os pequeninos com certa frequência, ter o Isofix como um dos recursos de segurança no veículo pode ser um diferencial e agregar bastante na segurança.

Trata-se de um equipamento que possibilita a fixação de cadeirinhas infantis diretamente na estrutura do carro por meio de ganchos reforçados. Entretanto, tal item ainda não é tão comum no Brasil devido à enorme escassez de cadeirinhas adequadas para tal recurso.


No entanto, apesar disso, muitas marcas já oferecem boa parte de seus modelos com o sistema Isofix de série. O Onix e o HB20, que se posicionam como os carros mais vendidos do País, já saem de fábrica com o item desde a versão de entrada (com exceção do modelo da Chevrolet, que tem o recurso a partir do LT 1.0).

O que é Isofix e top tether?

O Isofix existe há cerca de 20 anos, sendo que a primeira marca a usa-lo foi a Volkswagen no mercado europeu. De acordo com testes do Inmetro, com a ancoragem da cadeirinha por meio do cinto de três pontos, apenas 30% conseguem fazer o encaixe perfeito.

Já com o Isofix, são 96 por cento; visto que a fixação é feita com dois ou três cliques. Além de ser mais fácil de ser fixada, a cadeirinha com Isofix oferece maior proteção à criança numa colisão; já que ela fica bem firme e não oferece risco de “girar”.

Basicamente, este equipamento permite fixar a cadeirinha em dois pontos de apoio soldados diretamente na estrutura do veículo.  A operação é bastante simples e necessita de poucos “cliques”. Para verificar se a cadeirinha foi fixada corretamente; basta analisar uma linha verde presente no sistema.

Outro recurso é o Top tether, também presente na maioria dos carros. Trata-se de um terceiro ponto de ancoragem como parte do Isofix; que com um cinto de segurança fixa a parte posterior do encosto da cadeirinha na parte posterior do encosto do assento ou até mesmo ao porta-malas do veículo. Com ele, a cadeirinha dificilmente irá “girar” em caso de batida.

No Brasil, todos os carros de projetos novos lançados em 2018 já devem sair com Isofix de fábrica. Já a partir de 2020, todos os modelos deverão oferecer o recurso.

Quais carros têm Isofix? (lista completa)

Quais carros têm Isofix no Brasil?

Listamos abaixo todas as marcas de carros de passeio/utilitários presentes no mercado brasileiro; relacionando com seus respectivos modelos que dispõem do Isofix. Confira:

Audi – todos os carros de passeio da Audi são equipados com Isofix de série. Isso inclui o A1 Sportback; A3 Sportback; A3 Sedan; A4 Sedan; A4 Avant; A5 Sportback; A6 Sedan; A7 Sportback; A8; Q3; Q5; Q7 e TT. O R8 é o único que não dispõe de Isofix, visto que ele é dotado de somente dois lugares. Os carros da Audi partem de R$ 115.990 e chegam a R$ 999.990.

Bentley – a linha da Bentley conta com os modelos Continental Flying Spur; Continental GT; Continental GT Conversível e New Flying. Todos eles são equipados com recurso. Os preços vão de R$ 920 mil a R$ 1,45 milhão.

BMW – 120i Sport; M240i; Série 2 Active Tourer; Série 3 Sedã; Série 4 Cabrio; Série 5 Sedã; Série 7 Sedã; X1; X2; X3; X4; X5; X6; M2 Coupé; M3 Sedã; M4 Coupé; M6 Gran Coupé; X6 M; i3 e i8. Todos eles são equipados com Isofix de série. A gama da BMW tem preços entre R$ 139.950 e R$ 799.990.

Chery – na gama da Chery, somente o recém-lançado Tiggo 2 tem o equipamento de segurança de série. Ele custa a partir de R$ 59.990.

Chevrolet – na Chevrolet, os modelos Montana, S10 e Spin não dispõem de Isofix nem como opcional. A gama de carros com Isofix inclui o Onix; Prisma; Cobalt; Cruze; Cruze Sport6; Tracker; Equinox; Trailblazer e Camaro. Os preços começam em R$ 43.290.

Citroën – somente os modelos C4 Lounge; C4 Picasso e Grand C4 Picasso são equipados com Isofix; com preços a partir de R$ 93.990. A dupla C3 e Aircross fica devendo o item.

Dodge – o único carro da Dodge disponível por aqui é o Journey. Ele traz o recurso em sua única versão, a R/T, que custa R$ 144.900.

Ferrari – somente o modelo GTC4 Lusso oferece quatro assentos na gama da Ferrari e, consequentemente, o único com Isofix. O bólido parte de R$ 2.750.000.

Fiat – a linha da Fiat dispõe de Isofix nos modelos Argo; Cronos; 500 e Toro. O preço inicial é de R$ 44.990.

Ford – entre os veículos da Ford, todos os carros oferecem Isofix de série. Há o Ka; Ka Sedan; New Fiesta; New Fiesta Sedan; Focus; Focus Fastback; EcoSport; Fusion; Ranger; Edge e Mustang. Os carros da marca começam em R$ 44.780.

Honda – a marca japonesa é outra que oferece Isofix em todos os seus carros. A marca dispõe do Fit; City; Civic; Civic Si; WR-V; HR-V e CR-V, por a partir de R$ 59.300.

Hyundai – HB20; HB20S; Creta; Elantra; ix35; New Tucson; Azera e Santa Fe. Todos eles são equipados com o equipamento de segurança. Somente o antigo Tucson não dispõe do item. Os preços começam em R$ 43.990.

JAC Motors – entre os veículos da JAC, apenas a van T8 não conta com Isofix. Os crossovers T40; T5 e T6 são equipados com o recurso. Eles partem de R$ 59.990.

Jaguar – F-Pace; XE; XF; XJ e E-Pace são equipados de série com Isofix. Somente o F-Type, que conta com dois lugares, não traz o recurso. Esses modelos começam em R$ 215.520.

Jeep – a linha da Jeep também traz Isofix em todos os carros. Há o Renegade; Compass; Cherokee; Grand Cherokee e Wrangler.

Kia – no caso da Kia, todos os modelos saem de fábrica com o recurso. A lista inclui o Picanto GT; Cerato; Soul; Sportage; Sorento e Grand Carnival, com preço inicial de R$ 58.990.

Lamborghini – por oferecer carros com somente dois lugares, nenhum dispõe do equipamento de segurança.

Land Rover – há Isofix em todos os carros da marca por aqui: Discovery Sport; Range Rover Evoque; Range Rover Velar; Discovery; Range Rover Sport e Range Rover Vogue. Os preços começam em R$ 224.700.

Lexus – a linha da Lexus é composta pelos modelos CT 200h; NX 300; ES 350; RX 350 e LS 500h. Há Isofix em todos eles. A gama parte de R$ 135.750.

Lifan – no caso da Lifan, tanto o sedã compacto 530 como o crossover compacto X60 dispõem do equipamento de segurança. O preço inicial é de R$ 43.990.

Maserati – há os modelos Ghibli; Levante e Quattroporte com Isofix, a partir de R$ 550 mil. O GranTurismo Sport tem dois lugares e, portanto, não conta com o equipamento de segurança.

Mercedes-Benz – toda a linha da Mercedes-Benz, com exceção dos modelos AMG GT e SLC, possui Isofix. A lista inclui o Classe A; Classe B; Classe C; Classe C Coupé CLA; Classe E; Classe E Cabriolet; GLA; GLC; GLC Coupé; GLE; GLE Coupé; GLS; Classe S; SLC e suas versões AMG. O preço inicial é de R$ 156.900.

MINI – há o Cooper hatch de duas portas; Cooper hatch de quatro portas; Cabrio; Clubman e Countryman. Todos eles contam com Isofix por a partir de R$ 118.990.

Mitsubishi – neste caso, há o recurso de segurança nos modelos ASX; L200 Triton Sport e Outlander. Os preços começam em R$ 102.490.

Nissan – a linha da Nissan oferece Isofix no Versa nas versões SV, SL e Unique; Sentra e Kicks. O Versa SV parte de R$ 56.990.

Peugeot – na gama da Peugeot, todos os carros saem de fábrica com o equipamento de segurança. Há o 208; 2008; 308; 408; 3008 e 5008. O preço inicial é de R$ 53.990.

Porsche – a Porsche oferece Isofix nos modelos 718 Cayman; 911; Cayenne; Macan e Panamera. Eles começam em R$ 321 mil.

RAM – a picapona RAM 2500 também conta com Isofix de série. Ela custa R$ 264.900.

Renault – entre os carros da Renault, somente o Kwid e o Captur oferecem o equipamento de série por a partir de R$ 32.490.

Rolls-Royce – a gama da Rolls-Royce tem os modelos Ghost Series II e Dawn com Isofix. Os veículos de ultra-luxo começam em R$ 2,9 milhões.

Subaru – quanto aos carros da Subaru, todos eles oferecem Isofix. Há o XV; Forester e Outback por a partir de R$ 114.900.

Suzuki – entre os carros da Suzuki, todos ofertam o recurso. Isso inclui o Jimny; o Vitara e o S-Cross por R$ 69.890 iniciais.

Toyota – quer um Toyota? Pois saiba que todos eles saem de fábrica com Isofix. A linha tem os modelos Etios; Etios Sedan; Yaris; Yaris Sedan; Corolla; Prius; Hilux; SW4 e Camry. Eles começam em R$ 47.270.

Troller – o único modelo da Troller à disposição dos brasileiros é o T4, que não dispõe de Isofix nem como opcional.

Volkswagen – no caso da Volkswagen, há Isofix nos modelos up!; Polo; Virtus; Golf; Golf Variant; Jetta; Passat; Tiguan Allspace; Touareg e Amarok. Os carros da marca com tal recurso partem de R$ 50.270.

Volvo – por fim, a Volvo, que é referência em segurança, não poderia deixar de ofertar o equipamento de ancoragem de cadeirinhas em todos os seus carros. Ele está presente no V40; S60; V60; XC40; XC60 e XC90. Os preços começam em R$ 124.950.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.