Ram Rampage: picape parte de R$ 239.990 – Impressões ao dirigir

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Estreia mundial, a Rampage é a primeira picape da Ram desenvolvida fora dos EUA e mostra a importância do mercado brasileiro para a marca americana, agora com produção no Brasil.

Desde que separou da Dodge, que já produziu aqui a Dakota, a Ram vem crescendo com o agronegócio brasileiro, que hoje puxa a economia nacional e traz agora a Rampage a partir de R$ 239.990.

Posicionada acima da Fiat Toro na Stellantis e abaixo da Ram 1500 Classic, a Rampage é um desenvolvimento a partir da primeira e surge com uma proposta diferenciada de performance e luxo.

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Com 5,028 m de comprimento, 1,886 m de largura, 1,780 m de altura e 2,994 m de entre eixos, a Rampage é um pouco maior que a Toro e tem caçamba com 980 litros contra 936 da Fiat.

Tendo ainda mais 35 litros de porta-objetos no interior, a Rampage chega com duas motorizações, sendo uma a diesel com motor 2.0 Multijet II de 170 cavalos e 38,8 kgfm, mais torque que a calibração do Commander.

Aliás, a Rampage tem mais em comum com a Jeep, já que sua opção a gasolina tem o motor Hurricane 4 2.0 Turbo do Wrangler vendido aqui, com os mesmos 272 cavalos e 40,8 kgfm.

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Nas duas opções, a Rampage tem transmissão automática ZF 9HP de nove marchas com tração permanente nas quatro rodas, tendo modo Sport em todas, exceto numa versão.

Oferecida em três versões, a Rampage inicia sua jornada com a Rebel, focada no fora de estrada, com opções a gasolina ou diesel, enquanto a Laramie foca no luxo, trazendo as mesmas opções mecânicas.

Por fim, a Rampage R/T 2024 surge como a opção esportiva, apenas com motor a gasolina, mas com preparação de escape e modo de desempenho R/T.

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Fabricada em Goiana-PE na mesma linha da Toro, a Rampage exigiu investimento de R$ 1,3 bilhão com 1,2 milhão de horas de desenvolvimento e emprego de 800 engenheiros.

Com capacidade de carga de 1.015 kg para a versão diesel e 750 kg na gasolina, a Rampage herda da irmã o conjunto de suspensão traseira multilink, mas com nova calibração e altura maior.

Tendo ângulo de ataque de 25,7 graus, ângulo de fuga de 27,5 graus e transposição de 23,6 graus, com vão livre de 264 mm, sendo 257 mm na R/T.

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Pesando de 1.906 kg a 1.942 kg, a Rampage Diesel tem consumo de 9,8 km/l (9,9 na Laramie) na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Já a Rampage Hurricane faz 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, mas na R/T, a economia é maior com média de 8,0 km/l no urbano e 10,0 km/l no rodoviário.

Em desempenho, a Rampage Diesel tem máxima de 186 km/h com 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, enquanto a Hurricane alcança 210 km/h com tempo de 271 cavalos, ficando a R/T com 6,9 segundos e final de 220 km/h.

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Obrigando um aumento da rede Ram para 100 lojas até setembro, a Rampage quer um público novo para a marca, aqui considerada premium, iniciando pela pré-venda em duas fases, começando em 22 de junho às 10h, mas só online e faturado até setembro.

Na rede, 100% offline, a pré-venda vale para junho e julho, com faturamento até outubro. Os clientes da pré-venda levarão o Pack Elite com banco do passageiro elétrico, sistema de som Harman Kardon de 360 watts com subwoofer e 10 alto-falantes, além de luzes ambientes em LED.

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Há também o pacote Lifecare de 3 revisões e limpeza por R$ 189 mensais e o Lifecare de garantia estendida de R$ 49 por mês.

Já nas revisões, a Rampage tem custo de R$ 6.120 na versão a gasolina até 60.000 km, enquanto na diesel será de R$ 4.464.

Com mais de 35 acessórios Mopar, a Rampage tem até o Mopar 3D Lab, que permite ao cliente usar uma impressora 3D em qualquer lugar para confeccionar itens da marca Ram gratuitamente.

Rampage – Preços e conteúdo das versões

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Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990

– Câmbio automático de 9 marchas
– Tração 4×4 com reduzida
– Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
– Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
– Revestimento interno de couro preto
– Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
– Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
– Faróis e lanternas full LED
– RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
– Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
– 7 airbags
– Controle de velocidade adaptativo
– Monitoramento de pontos cegos
– Sistema de permanência na faixa de rodagem
– Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
– Pneus All Terrain 235/65 R17

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990

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Itens acima, mais:
– Motor Hurricane 4
– Escapamento duplo
– Modo Sport
– Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990

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Itens da versão Rebel Turbo Diesel mais:
– Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
– Para-choque traseiro cromado
– Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60 R18
– Acabamentos externos cromados

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990

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Itens acima, mais:
– Motor Hurricane 4
– Escapamento duplo
– Modo Sport

Rampage R/T Hurricane 4Turbo Gasolina – R$ 269.990

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Itens acima, mais:
– Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
– Modo R/T
– Suspensão esportiva
– Escapamento duplo esportivo
– Rodas aro 19” em preto brilhante com pneus 235/55 R19
– Teto preto brilhante

Opcional (todas as versões): Pack Elite com ambiente light em LED, som premium Harman Kardon com 360 watts e banco do passageiro com
ajustes elétricos

Rampage – Impressões visuais

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A Rampage tem um estilo que remete às irmãs maiores, em especial a Ram 1500 da geração atual, mas ainda mantendo uma impressão de que se trata de uma Fiat Toro levemente anabolizada.

Isso fica mais nítido ao se comparar a cabine e ao entrar no carro, não propriamente o interior, mas o acesso, já que a altura maior causa estranheza quando inconscientemente, após certo tempo, ela lembrar a Toro.

O pé esbarrar na soleira é um indicativo de que devemos esquecer a picape da Fiat e apreciar os detalhes da nova Ram, que foram feitos exatamente para dar algo novo o consumidor e não uma Ram 1000…

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Mais quadrada e robusta, a Rampage eleva sua posição não só com a cintura alta, que não corresponde ao vão livre maior que o da Toro, chegando a ser de fato necessário o estribo retrátil.

A frente com faróis duplos de LED, devidamente escurecidos na R/T, não chama mais a atenção que as grades, preta e envolvente na Rebel, cromada e imponente na Laramie, enquanto a mesma fica em preto brilhante na R/T.

Esta última, agrega ainda faixas decorativas pretas no capô, detalhes em vermelho como o logo R/T na grade e nas laterais da caçamba.

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Com retrovisores grandes, que podem ser pretos (Rebel e R/T) ou cromados (Laremie), a Rampage destaca duas rodas aro 17 polegadas com pneus todo-terreno na Rebel, aro 18 polegadas diamantadas na Laramie e Black Piano de desenho esportivo na R/T, com direito ao logo vermelho.

Para-choques em preto ou na cor do carro, com o traseiro cromado na Laramie, vendem bem a Rampage, apesar de a Rebel nos dar falta de ganchos de cor laranja e maior robustez do protetor frontal. Talvez venha na atualização de meia vida.

Na caçamba revestida, a tampa tem amortecimento, o que é bom, mas não tem capota marítima de série, como nas demais irmãs da Ram. As lanternas em LED tem elementos que lembram a bandeira dos EUA.

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Para identificar qual motorização, basta olhar o escape, com a versão diesel tendo uma saída e a gasolina com duas ponteiras.

Dentro, o espaço interno lembra a Toro e não foi surpresa, tendo também um painel novo com cluster digital de 10,3 polegadas, dispondo de duas visualizações, com uma delas em horizontal, lembra os clássicos da Dodge.

O volante tem um bom visual, enquanto o console com botão giratório de marchas remete à 1500, mas em posição diferente. Carregamento indutivo e freio de estacionamento eletrônico são bem-vindos.

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A multimídia com tela de 12,3 polegadas tem projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré e demais serviços da Ram.

Destaque mesmo vai para os bancos, num design e padronagem agradáveis, destacando-se os assentos em couro e Suede da versão R/T, assim como o acabamento marrom da Laramie.

Tem 6 entradas USB com 3 USB-C, além de 35 litros em porta-objetos e um console com elemento vazado, bem como revestimento premium no painel e portas dianteiras.

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A proposta visual agrada, ainda mais com bancos dianteiros elétricos se com o pacote Elite, além do som Harman Kardon e luzes ambientes em LED.

A versão R/T (Road/ Track) é, sem dúvidas, a cereja do bolo da Rampage, com seu visual personalizado e desempenho extra.

Rampage – Impressões ao dirigir

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Andamos na Rampage no autódromo de Interlagos, em São Paulo, com a R/T sendo a opção de pista e a Rebel Hurricane no off-road.

A R/T tem uma preparação mais esportiva, com suspensão alguns milímetros mais baixa e firme, assim como dispondo de rodas aro 19 polegadas.

De cara, o modo R/T adiciona um extra sobre o modo Sport das demais versões, garantindo assim uma boa saída e retomadas de carro esportivo, graças aos 272 cavalos e 40,8 kgfm disponíveis.

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Com ponteiro digital batendo nos 5.500 rpm, a Rampage R/T responde prontamente ao pedal e até dispensa “puxar” o giro nos paddle shifts, devido à programação apimentada.

O câmbio de nove marchas tem trocas suaves e no tempo adequado para se obter o melhor do Hurricane 4.

Mesmo com suspensão elevada, a Rampage R/T se assenta bem sobre os pneus 235/55 R19, segurando firme nas curvas, ainda mais ajudada pela suspensão traseira multilink e tração nas quatro rodas.

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Em curvas bem fechadas, entrando forte, basta trazer a direção elétrica de volta que a Rampage obedece, garantindo assim segurança e também emoção.

A atuação da assistência da Rampage R/T permite mudanças rápidas de direção com maior conforto, enquanto a frenagem em alta merece a atenção do condutor, apesar de ter discos nas quatro rodas.

Com escape duplo emitindo um ronco diferenciado, lembrando o de um esportivo V8, a Rampage R/t tem um bom conjunto, eficiente na proposta e divertido de provar num circuito.

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Já a Rampage Rebel Hurricane mostrou a boa calibragem da plataforma monobloco Small Wide da Stellantis, com cursos de suspensão adequados, assim como os ângulos de entrada, saída e vão.

Chegando a inclinar-se muito em trechos com valas enormes, a Rampage ajustou tudo na assistência eletrônica, exigindo poucas vezes a aceleração e algumas vezes os freios.

Usamos sempre o 4×4 com reduzida nas partes mais difíceis e a tração automática nos trechos mais suaves, assim como controle de descida e assistente de rampa.

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Andando como uma picape grande de chassi, a Rampage Rebel se adapta bem às condições de fora de estrada extremo e garante uma transposição segura.

A força do Hurricane é mais que suficiente, enquanto o trabalho da caixa ZF de nove marchas e a tração permanente ajudam a sair de qualquer situação.

O conjunto com pneu de uso misto, agradou bastante e torna a condução no fora de estrada mais confortável, especialmente para quem tem pouca prática.

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A suspensão absorve bem os impactos e a direção se mantém firme, não causando surpresas no condutor.

Com boa posição de dirigir nas duas versões, ainda mais com ajustes elétricos no banco do motorista, a Rampage garante ainda visibilidade extra com os espelhos grandes e comandos dispostos eficientemente no habitáculo.

O nível de ruído também agrada e na R/T até que poderia ter um efeito sonoro extra no habitáculo, afinal, a Ram destaca tanto isso no escape, que acaba faltando para quem garante a brincadeira atrás do volante.

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Em resumo, a Rampage chega como uma alternativa muito interessante em relação à Toro e também em comparação com as picapes médias em versões mais baratas.

Nos tempos de diesel caro e falta de renovação na maioria das médias de chassi, a Rampage dará o que falar.

Rampage 2024 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X