Significado de marcas e símbolos: Chevrolet

Significado de marcas e símbolos: Chevrolet

A Chevrolet é uma das muitas marcas da General Motors, grupo norte-americano com sede em Detroit, Michigan. Além da Chevrolet, outras marcas conhecidas do grupo automobilístico são Buick, Cadillac e Pontiac, esta última desativada em 2010.


A Chevrolet é a representante aqui no Brasil e muitas vezes é confundida com a própria GM, como se os dois nomes se referissem à mesma coisa. Em outros países o grupo atua com outras marcas, como Daewoo, Holden e Opel, que era sua marca na Europa até ser vendida para a Peugeot. Além dos automóveis, a empresa também atua no segmento de caminhões com a GMC.

Voltando a falar da Chevrolet, ela foi fundada em 1911 por Louis Chevrolet e William C. Durant (que também foi o fundador da GM). A marca chegou ao Brasil em 1925, tendo sua primeira concessionária no país na cidade paulista de Capivari.

Em sua terra natal, os Estados Unidos, a Chevrolet tem uma linha mais diversificada e completa em relação ao Brasil, contando com 18 modelos desde compactos até enormes SUVs. O modelo mais vendido por lá continua sendo a picape Silverado, que vendeu 266.130 unidades no primeiro semestre de 2020.

Qual é o significado do símbolo da Chevrolet?

Aquela gravata que é a logomarca da Chevrolet, e que você vê na imagem acima, é usada desde o ano de 1913 como sua marca visual. Diz-se que William Durant, fundador da marca, viu a gravata no papel de parede de um hotel em que ele se hospedou, na França, e então decidiu a usar em sua empresa. Simples assim!

A GM tinha sido criada no ano de 1908 como uma holding da Buick, e nos seus primeiros anos de vida se tornou um grupo de várias marcas, incluindo a Oldsmobile e a Cadillac. Em 1915, Durant fez uma parceria com uma empresa do Canadá, para começar a vender seus carros por lá.

Depois de três anos, a Chevrolet lhe dava tanto lucro, que ele conseguiu comprar a maior parte das ações da GM, e seu tornou presidente da mesma. Então a Chevrolet se fundiu com a GM e as duas se tornaram uma empresa só, mas desde aquela época os carros da Chevrolet vendem bastante.

Nas décadas dos anos 50 e 60, a Chevrolet passou a ter uma grande influência no mercado automotivo dos EUA, com vendas cada vez maiores, as quais continuam até hoje. Hoje a linha da Chevrolet nos EUA tem os seguintes modelos:

Carros – Spark, Sonic, Malibu e Impala
Elétricos – Bolt
Esportivos – Camaro e Corvette
SUVs – Trailblazer, Trax, Equinox, Blazer, Traverse, Tahoe e Suburban
Pickups – Colorado, Silverado 1500, Silverado 2500HD e Silverado 3500HD
Vans – Express

Enquanto isso, a Chevrolet atua com os seguintes modelos no Brasil:

Carros – Joy, Onix, Joy Plus, Onix Plus, Cruze e Cruze Sport6
SUVs e Crossovers – Spin, Tracker, Equinox e Trailblazer
Picapes – Montana e S10
Esportivos – Camaro
Elétricos – Bolt

Além dos modelos vendidos por aqui, a Chevrolet também atua na América do Sul com outros veículos que os brasileiros não tem:

Carros – Sail, Spark Sedan, Spark GT e Cavalier
SUVs – Captiva, Traverse
Vans – N400
Picapes – D-Max

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.