Tesla vai demitir 14 mil funcionários e cortar a produção

tesla gigafactory 2
tesla gigafactory 2

Os resultados da Tesla atingiram em cheio os planos de Elon Musk para crescimento da montadora de carros elétricos, anunciando agora que pelo menos 14 mil pessoas serão demitidas e a produção será duramente afetada com o corte.

Com a desaceleração das vendas de carros elétricos nos EUA e a forte competição chinesa, a Tesla entrou em uma situação ruim e Elon Musk se manifestou sobre as dificuldades, segundo o jornal britânico The Guardian.

Musk enviou um comunicado aos funcionários escrito por ele mesmo: “Não há nada que eu odeie mais, mas deve ser feito. Isso nos permitirá ser enxutos, inovadores e ávidos pelo próximo ciclo da fase de crescimento.”

Com 140.473 pessoas, a Tesla perderá em torno de 10% de sua força de trabalho e sua produção será cortada, ainda mais após 13% de queda nas entregas do primeiro trimestre, com 387 mil unidades.

Musk apontou ainda outros fatores para o impacto negativo na Tesla, entre eles ataques a navios no Mar Vermelho e um incêndio criminoso na sua fábrica em Berlim.

Elon Musk rejeitou alegações de que sua condução nos negócios da Tesla tenha prejudicado os números e disse que foi um “trimestre difícil para todos” e indicou ainda que a rival BYD também teve desempenho ruim no mesmo período.

Todavia, nem todos concordam com Musk. O corte de pessoal e produção seria “uma prova do verdadeiro custo dos danos à marca, à medida que as vendas da Tesla caem em uma economia forte”, disse Ross Gerber, presidente-executivo da empresa de gestão de investimentos Gerber Kawasaki.

Gerber é um crítico ferrenho de Musk e também é um acionista da montadora baseada agora no Texas. O líder dessa empresa comentou ainda: “Sem dúvida, a combinação de falta de publicidade, concorrência real e um CEO tóxico é uma má combinação”.

Outro problema para a Tesla é a queda geral dos carros elétricos. Matthias Schmidt, analista da indústria automotiva, afirmou que os cortes refletem “o ritmo lento de crescimento do mercado de carros elétricos, ao qual parece que a Tesla não está imune”.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X