TOP 5: Motivos para comprar o VW Nivus

volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)

Hoje vamos falar sobre as principais características do Nivus, um dos tantos modelos à disposição dos brasileiros no disputado segmento de SUV. Mas será que ele é mesmo um SUV?

Na verdade, esse Volkswagen acaba sendo um crossover.

E ao olharmos o caimento de seu teto na traseira, ele na verdade se coloca como um crossover-cupê. Achou confuso? O mercado também, por isso vamos tratá-lo como um SUV.

Mais importante que essa definição são as qualidades dele, que podem fazer a diferença na hora de escolher seu próximo carro. Confira!

volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)

Piloto automático adaptativo e boa central multimídia

Se você procura um SUV com boa dose de tecnologia, o Nivus vai te agradar. Foi nele que a marca trouxe a VW Play, com tela de 10,1 polegadas e que se coloca como uma das melhores centrais multimídia em nosso mercado, especialmente nessa faixa de preço.

Ela conta com diversos aplicativos, como Waze e Spotify, e ainda pode espelhar seu celular com Android Auto ou Apple CarPlay sem a necessidade de fio. Nela também é possível acessar diversas funcionalidades do carro, não só do sistema de som.

Além disso, o Nivus também foi o primeiro carro nessa faixa de preço a oferecer o piloto automático adaptativo, também conhecido como ACC. Na cidade, ele funciona em velocidades superiores a 20 km/h, sendo ainda mais útil na estrada.

Para completar o pacote, o modelo da VW também vem de série com carregamento de celular por indução, câmera de ré, painel digital de 8 polegadas, start/stop e o novo volante multifuncional da marca.

Na versão Highline, o pacote fica ainda mais completo com a adição do painel digital de 10,25 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros, entre outros equipamentos.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)

Visual interessante

Não adianta pensar apenas de forma racional na compra de um carro, pois isso sempre vai passar pelo que sentimos por cada modelo. E o visual conta muito nessa hora, especialmente no segmento dos SUVs.

Falando sobre isso, o Nivus sempre se destacou por aqui. Ao contrário da maioria de seus rivais e até do irmão T-Cross, esse modelo é mais jovial e aposta numa carroceria com estilo cupê.

Tudo isso foi desenvolvido aqui mesmo, pelo time brasileiro da Volkswagen, e posteriormente passou a ser vendido quase sem modificações visuais em outros mercados. Ou seja, não são apenas os brasileiros que dão tanta importância a esse aspecto.

Atualmente, todas as versões do Nivus contam com iluminação em LED, que inclui os faróis principais, luzes de condução diurna e lanternas. Isso acaba dando um destaque ainda maior para o carro, especialmente na dianteira.

Nas laterais, o VW tem rodas aro 16 ou 17, dependendo da versão, mas sempre com visual chamativo. E é justamente na lateral que vemos claramente o caimento cupê de seu teto, o principal destaque no desenho externo.

Finalmente, a traseira use as lanternas por uma barra central que não é inteiramente iluminada. Aliás, será a dianteira que provavelmente terá esse estilo, com uma barra iluminada na grade, mas só quando tivermos a reestilização do modelo.

volkswagen nivus comfortline avaliacao na 30
volkswagen nivus comfortline avaliacao na 30

Porta-malas acima da média

Alguns rivais nesse segmento acabam desapontando no tamanho do porta-malas, enquanto outros também não surpreendem e ficam na média. No caso do Nivus, a história é diferente.

Esse compartimento tem 415 litros e se coloca como um dos maiores na categoria, perdendo apenas para Fastback (516 litros), Duster (475), Kicks (432) e Creta (422). Por outro lado, ele é maior que Tracker (393), Pulse (370), T-Cross (363), HR-V (354) e Renegade (320).

Ainda que alguns fabricantes divulguem outros números, é bom relembrar que a medida padrão (e mais realista) é a VDA. Esse método usa cubos de 20 cm x 10 cm x 5 cm, ou seja, com 1 litro de capacidade cúbica.

A outra maneira de medir o tamanho do porta-malas simula quantos litros caberiam ali, como se o compartimento estivesse literalmente cheio de água. Mas isso acaba não refletindo o que vai ocorrer no dia a dia, pois uma mala não preenche o espaço todo dessa forma.

No final, o método VDA é apenas o mais usado. Se o outro fosse escolhido, todos os carros divulgariam uma capacidade maior no porta-malas e o Nivus ficaria na mesma posição que está hoje, entre os maiores da categoria.

volkswagen nivus 4
volkswagen nivus 4

Dirigibilidade de hatch

O Nivus também se mostra um carro com boa dirigibilidade, algo comum nos últimos modelos lançados pela Volkswagen. O que contribui para isso é o uso da plataforma MQB, que é muito moderna.

Ter a base do Polo também coloca uma característica diferente no Nivus, passando um pouco menos a sensação de SUV.

Na prática, isso pode ser ruim para alguns, o que inclui o fato de ter um vão livre do solo de apenas 16,6 cm (o Renegade, por exemplo, tem 19,2 cm).

Mas se isso pode atrapalhar a passagem por obstáculos, por outro lado acaba tornando a condução mais prazerosa no dia a dia, com ótimo comportamento dinâmico.

volkswagen nivus 2
volkswagen nivus 2

Motor eficiente e bom consumo

É difícil citar uma boa característica do Nivus, ou de outros carros atuais da Volkswagen, sem lembrar da gama de motores. Ainda que ele tenha apenas uma opção, sem o 1.4 TSI (por enquanto), não falta eficiência.

Esse propulsor é o 1.0 TSI, que entrega 116 cavalos com gasolina e até 128 cv com etanol. O torque é de 20,4 kgfm, e ele aparece logo aos 2.000 rpm. O câmbio é sempre automático, com seis velocidades.

Com esse conjunto, o VW acelera até os 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 189 km/h, números que o deixam atrás apenas do 1.0 GSE da Fiat ou de motores maiores, como o 1.3 turbo da Jeep ou o próprio 1.4 TSI da marca alemã.

Na prática, essa diferença entre os 1.0 turbinados não é muito sentida, sendo que o Nivus é bem esperto na cidade. Além disso, ele acaba entregando um dos melhores índices de consumo do segmento.

São 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina na cidade, sendo que na estrada ele chega a marcar 10,1 km/l ou 14,2 km/l, respectivamente.

Conclusão

Entre tantas opções, o visual chamativo do Nivus continua conquistando boa parte do público interessado num SUV.

Além disso, ele traz uma boa dose de tecnologia e ainda conta com um porta-malas maior que seu irmão T-Cross.

Tudo isso promete ficar ainda melhor em breve, quando o modelo ganhar sua primeira reestilização e também quando a marca lançar o tão esperado Nivus GTS por aqui.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.