![volkswagen nivus 2024 comeri santos (1) volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2024-comeri-santos-1.jpg)
Hoje vamos falar sobre as principais características do Nivus, um dos tantos modelos à disposição dos brasileiros no disputado segmento de SUV. Mas será que ele é mesmo um SUV?
Na verdade, esse Volkswagen acaba sendo um crossover.
E ao olharmos o caimento de seu teto na traseira, ele na verdade se coloca como um crossover-cupê. Achou confuso? O mercado também, por isso vamos tratá-lo como um SUV.
Mais importante que essa definição são as qualidades dele, que podem fazer a diferença na hora de escolher seu próximo carro. Confira!
![volkswagen nivus 2024 comeri santos (2) volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2024-comeri-santos-2.jpg)
Piloto automático adaptativo e boa central multimídia
Se você procura um SUV com boa dose de tecnologia, o Nivus vai te agradar. Foi nele que a marca trouxe a VW Play, com tela de 10,1 polegadas e que se coloca como uma das melhores centrais multimídia em nosso mercado, especialmente nessa faixa de preço.
Ela conta com diversos aplicativos, como Waze e Spotify, e ainda pode espelhar seu celular com Android Auto ou Apple CarPlay sem a necessidade de fio. Nela também é possível acessar diversas funcionalidades do carro, não só do sistema de som.
Além disso, o Nivus também foi o primeiro carro nessa faixa de preço a oferecer o piloto automático adaptativo, também conhecido como ACC. Na cidade, ele funciona em velocidades superiores a 20 km/h, sendo ainda mais útil na estrada.
Para completar o pacote, o modelo da VW também vem de série com carregamento de celular por indução, câmera de ré, painel digital de 8 polegadas, start/stop e o novo volante multifuncional da marca.
Na versão Highline, o pacote fica ainda mais completo com a adição do painel digital de 10,25 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros, entre outros equipamentos.
![volkswagen nivus 2024 comeri santos (3) volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2024-comeri-santos-3.jpg)
Visual interessante
Não adianta pensar apenas de forma racional na compra de um carro, pois isso sempre vai passar pelo que sentimos por cada modelo. E o visual conta muito nessa hora, especialmente no segmento dos SUVs.
Falando sobre isso, o Nivus sempre se destacou por aqui. Ao contrário da maioria de seus rivais e até do irmão T-Cross, esse modelo é mais jovial e aposta numa carroceria com estilo cupê.
Tudo isso foi desenvolvido aqui mesmo, pelo time brasileiro da Volkswagen, e posteriormente passou a ser vendido quase sem modificações visuais em outros mercados. Ou seja, não são apenas os brasileiros que dão tanta importância a esse aspecto.
Atualmente, todas as versões do Nivus contam com iluminação em LED, que inclui os faróis principais, luzes de condução diurna e lanternas. Isso acaba dando um destaque ainda maior para o carro, especialmente na dianteira.
Nas laterais, o VW tem rodas aro 16 ou 17, dependendo da versão, mas sempre com visual chamativo. E é justamente na lateral que vemos claramente o caimento cupê de seu teto, o principal destaque no desenho externo.
Finalmente, a traseira use as lanternas por uma barra central que não é inteiramente iluminada. Aliás, será a dianteira que provavelmente terá esse estilo, com uma barra iluminada na grade, mas só quando tivermos a reestilização do modelo.
![volkswagen nivus comfortline avaliacao na 30 volkswagen nivus comfortline avaliacao na 30](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-comfortline-avaliacao-na-30.jpg)
Porta-malas acima da média
Alguns rivais nesse segmento acabam desapontando no tamanho do porta-malas, enquanto outros também não surpreendem e ficam na média. No caso do Nivus, a história é diferente.
Esse compartimento tem 415 litros e se coloca como um dos maiores na categoria, perdendo apenas para Fastback (516 litros), Duster (475), Kicks (432) e Creta (422). Por outro lado, ele é maior que Tracker (393), Pulse (370), T-Cross (363), HR-V (354) e Renegade (320).
Ainda que alguns fabricantes divulguem outros números, é bom relembrar que a medida padrão (e mais realista) é a VDA. Esse método usa cubos de 20 cm x 10 cm x 5 cm, ou seja, com 1 litro de capacidade cúbica.
A outra maneira de medir o tamanho do porta-malas simula quantos litros caberiam ali, como se o compartimento estivesse literalmente cheio de água. Mas isso acaba não refletindo o que vai ocorrer no dia a dia, pois uma mala não preenche o espaço todo dessa forma.
No final, o método VDA é apenas o mais usado. Se o outro fosse escolhido, todos os carros divulgariam uma capacidade maior no porta-malas e o Nivus ficaria na mesma posição que está hoje, entre os maiores da categoria.
![volkswagen nivus 4 volkswagen nivus 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-4.jpg)
Dirigibilidade de hatch
O Nivus também se mostra um carro com boa dirigibilidade, algo comum nos últimos modelos lançados pela Volkswagen. O que contribui para isso é o uso da plataforma MQB, que é muito moderna.
Ter a base do Polo também coloca uma característica diferente no Nivus, passando um pouco menos a sensação de SUV.
Na prática, isso pode ser ruim para alguns, o que inclui o fato de ter um vão livre do solo de apenas 16,6 cm (o Renegade, por exemplo, tem 19,2 cm).
Mas se isso pode atrapalhar a passagem por obstáculos, por outro lado acaba tornando a condução mais prazerosa no dia a dia, com ótimo comportamento dinâmico.
![volkswagen nivus 2 volkswagen nivus 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2.jpg)
Motor eficiente e bom Consumo na cidade e estrada
É difícil citar uma boa característica do Nivus, ou de outros carros atuais da Volkswagen, sem lembrar da gama de motores. Ainda que ele tenha apenas uma opção, sem o 1.4 TSI (por enquanto), não falta eficiência.
Esse propulsor é o 1.0 TSI, que entrega 116 cavalos com gasolina e até 128 cv com etanol. O torque é de 20,4 kgfm, e ele aparece logo aos 2.000 rpm. O câmbio é sempre automático, com seis velocidades.
Com esse conjunto, o VW acelera até os 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 189 km/h, números que o deixam atrás apenas do 1.0 GSE da Fiat ou de motores maiores, como o 1.3 turbo da Jeep ou o próprio 1.4 TSI da marca alemã.
Na prática, essa diferença entre os 1.0 turbinados não é muito sentida, sendo que o Nivus é bem esperto na cidade. Além disso, ele acaba entregando um dos melhores índices de consumo do segmento.
São 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina na cidade, sendo que na estrada ele chega a marcar 10,1 km/l ou 14,2 km/l, respectivamente.
Conclusão
Entre tantas opções, o visual chamativo do Nivus continua conquistando boa parte do público interessado num SUV.
Além disso, ele traz uma boa dose de tecnologia e ainda conta com um porta-malas maior que seu irmão T-Cross.
Tudo isso promete ficar ainda melhor em breve, quando o modelo ganhar sua primeira reestilização e também quando a marca lançar o tão esperado Nivus GTS por aqui.
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