Toyota Yaris XL Hatch 2024: Tem desempenho abaixo dos concorrentes, mas é bem construído

yaris hatch xl (7)

O Yaris é o sucessor do Etios, veio para competir no mercado de Hatchs pequenos, e tem vendas tímidas no mercado brasileiro, mas ainda à frente do seu concorrente japonês Honda City.

A versão de XL é a básica, não tendo muitos itens de conforto ou tecnologia, se atendo qo essencial.

Avaliamos uma unidade e vamos trazer os detalhes dela para você:

Com valor inicial de R$ 97.990,00, ele traz:

2 entradas USB traseiras, ar-condicionado, computador de bordo com 12 funções, direção elétrica, luz de condução diurna em LED, modo de seleção de condução Eco/Sport, freios com ABS e EBD, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, multimídia Toyota Play+ com Tecnologia Harman, Android Auto e Apple CarPlay e volante multifuncional.

Tweeters de porta, acabamentos e alguns acessórios estão disponíveis no site.

Desempenho aquém dos rivais turbo

yaris hatch xl (17)

O motor é o 1.5 aspirado, que rende 110 cv e 14,9 kgfm de torque no etanol, enquanto na gasolina são 105 cv e 14,3 kgfm de torque.

A transmissão é do tipo CVT com modo semi-sequencial de 7 velocidades.

Com esse conjunto o Yaris acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11,5s, enquanto sua velocidade máxima de pouco mais de 170 km/h.

São números aceitáveis, porém não impressionam, por exemplo em relação ao Polo TSI, que com 116 cv, tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,1s e velocidade máxima de 195 km/h.

Na gasolina o consumo do Yaris é na faixa de 12,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada e, com etanol, 8,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

O City tem consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/ na rodovia, com Etanol, já na gasolina 13,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na rodovia.

Design mais harmonioso que o sedan

yaris hatch xl (5)

Sendo um pouco mais jovial que seu irmão com traseira saliente, o Yaris Hatch consegue agradar gregos e troianos, com um aspecto conservador moderno, por mais contraditório que isso possa parecer.

Os faróis ocupam boa parte da dianteira do veículo, principalmente na horizontal, visto que são compridos.

A grade tem um formato quase em “X”, começando no final dos faróis e terminando no para-choque, ela é toda preta, e na porção inferior é no formato colmeia.

As bordas do para-choque são pintadas na cor do veículo e tem um entalhe onde fica o farol de neblina, que conta com um acabamento preto, é o item que mais traz agressividade à dianteira.

yaris hatch xl (4)

Vista de lado, a versão XL deixa a desejar, com calotas bem simples, que não enganam nem de longe, baixam a qualidade visual do carro.

O desenho é agradável, com o teto abaulado, que cresce antes de baixar suavemente, terminando no aerofólio levemente saliente, que forma um “topete”.

yaris hatch xl (9)

As colunas laterais pretas continuam até a coluna “C” e seguem até a divisória com tampa do porta-malas, pintada de preto brilhante.

yaris hatch xl (10)

As lanternas traseiras ocupam boa parte da lateral traseira e da tampa do porta-malas, ela tem um formato complexo e que traz um ar de modernidade para o veículo.

yaris hatch xl (12)

O para-choque traseiro é pintado na cor do veículo e na porção inferior, bem nas pontas, tem um vinco e um refletor, que traz um detalhamento para a traseira.

Interior simples, mas bem construído

yaris hatch xl (16)

Começando pelo volante, que é bem trabalhado, mas um pouco antiquado, apesar de ter personalidade, parece ser de um carro não tão novo, mesmo com as teclas multifuncionais.

yaris hatch xl (22)

Os bancos são bem comuns, parecendo carro de entrada (que ele de fato é), são confortáveis e tem bom encaixe.

yaris hatch xl (18)

A central multimídia tem uma dimensão justa, não sendo exageradamente grande como costumamos ver no mercado, porém é bem simples visualmente.

A região central do painel, que abriga a multimídia, os difusores de ar e os comandos do ar-condicionado

yaris hatch xl (19)

O cluster tem as luzes predominantemente brancas e azuis, que ornam bem com o conjunto, porém são analógicos e não passam um aspecto muito moderno ou agradável.

O computador de bordo traz informações básicas para auxiliar o motorista.

yaris hatch xl (14)

As forrações de porta são em pretas, sem muita textura ou materiais diferenciados, mostram mais uma vez que se trata de um carro de entrada.

yaris hatch xl (23)

No banco de trás, o espaço é bom, considerando o segmento, sendo um aspecto positivo do modelo.

Vende menos que VW e mais que Honda

Se você é do tipo que não gosta de turbo, saiba que o Yaris pode ser uma boa opção de compra, sendo um carro robusto e com design agradável, sem grandes destaques.

Está na sétima posição de hatchs pequenos mais emplacados em 2023, com 23.339 unidades.

Em 2024, na parcial até Junho, está na quinta posição.

O mercado é dominado pelos pequenos e modernos Polo, HB20 e Onix, que tem opção turbo, bem procuradas no mercado atual.

Está atras do Argo, já citados, Polo, HB20, Onix, 208 e C3 no ranking de 2023, claramente são projetos que se vendem mais modernos.

Apesar disso, em 2023 vendeu mais que o City, o feito vem se repetindo em 2024, ficar a frente do rival de mesma nacionalidade certamente interessa para a Toyota.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.