Etc Tecnologia

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

O que é a função Overdrive Off do câmbio automático? Bem, algumas caixas automáticas possuem uma função bastante interessante, que é chamada de Overdrive Off.


Independentemente de ser uma transmissão por engrenagens normal ou um câmbio com correia/polias (CVT), essa função Overdrive Off pode ser introduzida se necessário, dependendo da proposta do fabricante do veículo.

Ela é acionada por um botão adicional na alavanca de câmbio automático e seu funcionamento é indicado no painel de instrumentos. Basicamente existem três situações onde a função Overdrive Off pode ser usada. Mas primeiro vamos entender o que é a função Overdrive.

O que é Overdrive?

Overdrive é a última marcha do câmbio automático, pode ser a quarta marcha no caso de um câmbio de quatro marchas, ou pode ser a quinta marcha no caso de um câmbio com cinco marchas. E assim por diante.


Normalmente usamos o câmbio com o Overdrive ligado, ou Overdrive On, assim o carro tem à sua disposição todas as marchas do câmbio automático. Na maioria dos modelos não existe indicação de Overdrive ligado, ou seja, só quando deixamos ele em Off é que uma luz aparece no painel.

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

Quando usar o Overdrive Off?

Falamos anteriormente que temos três ocasiões onde se pode usar a tecla “Overdrive Off”.

A primeira está relacionada com subidas muito longas, tais como uma serra, por exemplo. Para se evitar uma variação – indesejável muitas vezes – nas trocas de marchas (no caso de engrenagens) ou alternância de rotação (CVT) durante esse trecho, o O/D Off pode ser utilizado com tranquilidade, já que ele então segura uma marcha ou mantém uma relação mais curta, a fim de manter um giro alto e adequado para vencer o esforço de subida.

Em descida de serra ou declives longos, o O/D Off também pode ser usado como freio-motor, mas desde que seja um trecho suave, cuja inclinação não passe de um máximo de 6 graus. Por fim, o terceiro uso dessa função é conseguir atingir a velocidade máxima do modelo.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email