Etc Tecnologia

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

O que é a função Overdrive Off do câmbio automático? Bem, algumas caixas automáticas possuem uma função bastante interessante, que é chamada de Overdrive Off.


Independentemente de ser uma transmissão por engrenagens normal ou um câmbio com correia/polias (CVT), essa função Overdrive Off pode ser introduzida se necessário, dependendo da proposta do fabricante do veículo.

Ela é acionada por um botão adicional na alavanca de câmbio automático e seu funcionamento é indicado no painel de instrumentos. Basicamente existem três situações onde a função Overdrive Off pode ser usada. Mas primeiro vamos entender o que é a função Overdrive.

O que é Overdrive?

Overdrive é a última marcha do câmbio automático, pode ser a quarta marcha no caso de um câmbio de quatro marchas, ou pode ser a quinta marcha no caso de um câmbio com cinco marchas. E assim por diante.

Normalmente usamos o câmbio com o Overdrive ligado, ou Overdrive On, assim o carro tem à sua disposição todas as marchas do câmbio automático. Na maioria dos modelos não existe indicação de Overdrive ligado, ou seja, só quando deixamos ele em Off é que uma luz aparece no painel.

Utilizando a função Overdrive Off em câmbio automático

Quando usar o Overdrive Off?

Falamos anteriormente que temos três ocasiões onde se pode usar a tecla “Overdrive Off”.

A primeira está relacionada com subidas muito longas, tais como uma serra, por exemplo. Para se evitar uma variação – indesejável muitas vezes – nas trocas de marchas (no caso de engrenagens) ou alternância de rotação (CVT) durante esse trecho, o O/D Off pode ser utilizado com tranquilidade, já que ele então segura uma marcha ou mantém uma relação mais curta, a fim de manter um giro alto e adequado para vencer o esforço de subida.

Em descida de serra ou declives longos, o O/D Off também pode ser usado como freio-motor, mas desde que seja um trecho suave, cuja inclinação não passe de um máximo de 6 graus. Por fim, o terceiro uso dessa função é conseguir atingir a velocidade máxima do modelo.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email