O que são aqueles números e letras na alavanca do câmbio automático?
Bem, recentemente o Toyota Etios 2017 foi lançado com uma transmissão automática de quatro marchas. No seletor de posições, além das conhecidas P (Parking), R (Ré), N (Neutro) e D (Drive), há também os números 3, 2 e L (Low), referentes às três primeiras marchas.
Estas primeiras marchas, L, 2 e 3, que em outros carros são apenas 1 e 2, ou também 1, 2 e 3, são utilizadas geralmente como freio-motor para descidas íngremes ou aclives bem acentuados. Quando se coloca em 3, as trocas vão somente até a terceira marcha, e não sobem mais. Na posição 2, as trocas de marcha vão apenas até a segunda marcha, e assim por diante. Em alguns modelos, como os da Toyota, ao invés de aparecer 1, é uma letra L no lugar, o que significa Low.
Transmissões automáticas mais modernas, as caixas automatizadas e também aqueles câmbios de dupla embreagem dispensam este artifício, que ainda pode ser visto em caixas do tipo CVT, mas apenas com o L, pois não há marchas em realidade, sendo que apenas a variação mais curta da correia é utilizada.
O que significam as letras no câmbio automático:
- P – Parking
- R – Reverse ou ré
- N – Neutral ou neutro
- D – Drive
O que significam os números 1, 2 e 3 no câmbio automático:
Mostram que o câmbio ficará limitado a aquela marcha selecionada. Por exemplo, se for selecionada a posição 3, o câmbio funcionará com apenas as três primeiras marchas. Posição 2, apenas as duas primeiras marchas. E na posição 1, o câmbio nunca sairá da primeira marcha, ficará só com ela engatada o tempo todo.
Para explicações mais completas sobre câmbios e câmbio automático, leia também essas nossas duas reportagens interessantes:
Considerações sobre os tipos de câmbios de carros
As confusões que os tipos de transmissões ou câmbios causam na cabeça do consumidor