Tecnologia

O que são números/letras (PRND321) na alavanca do câmbio automático

O que são números/letras (PRND321) na alavanca do câmbio automático

O que são aqueles números e letras na alavanca do câmbio automático?


Bem, recentemente o Toyota Etios 2017 foi lançado com uma transmissão automática de quatro marchas. No seletor de posições, além das conhecidas P (Parking), R (Ré), N (Neutro) e D (Drive), há também os números 3, 2 e L (Low), referentes às três primeiras marchas.

Estas primeiras marchas, L, 2 e 3, que em outros carros são apenas 1 e 2, ou também 1, 2 e 3, são utilizadas geralmente como freio-motor para descidas íngremes ou aclives bem acentuados. Quando se coloca em 3, as trocas vão somente até a terceira marcha, e não sobem mais. Na posição 2, as trocas de marcha vão apenas até a segunda marcha, e assim por diante. Em alguns modelos, como os da Toyota, ao invés de aparecer 1, é uma letra L no lugar, o que significa Low.

Transmissões automáticas mais modernas, as caixas automatizadas e também aqueles câmbios de dupla embreagem dispensam este artifício, que ainda pode ser visto em caixas do tipo CVT, mas apenas com o L, pois não há marchas em realidade, sendo que apenas a variação mais curta da correia é utilizada.

O que significam as letras no câmbio automático:

  • P – Parking
  • R – Reverse ou ré
  • N – Neutral ou neutro
  • D – Drive

O que significam os números 1, 2 e 3 no câmbio automático:

Mostram que o câmbio ficará limitado a aquela marcha selecionada. Por exemplo, se for selecionada a posição 3, o câmbio funcionará com apenas as três primeiras marchas. Posição 2, apenas as duas primeiras marchas. E na posição 1, o câmbio nunca sairá da primeira marcha, ficará só com ela engatada o tempo todo.

Para explicações mais completas sobre câmbios e câmbio automático, leia também essas nossas duas reportagens interessantes:

Considerações sobre os tipos de câmbios de carros

As confusões que os tipos de transmissões ou câmbios causam na cabeça do consumidor

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email