O que são números/letras (PRND321) câmbio automático

novo-toyota-etios-2017-impressões-NA-43-700x466

O que são aqueles números e letras na alavanca do câmbio automático?

No seletor de posições de muitos carros com câmbio automático, além das conhecidas P (Parking), R (Ré), N (Neutro) e D (Drive), há também os números 3, 2 e L (Low), referentes às três primeiras marchas.

Estas primeiras marchas, L, 2 e 3, que em outros carros são apenas 1 e 2, ou também 1, 2 e 3, são utilizadas geralmente como freio-motor para descidas íngremes ou aclives bem acentuados.

Quando se coloca em 3, as trocas vão somente até a terceira marcha, e não sobem mais. Na posição 2, as trocas de marcha vão apenas até a segunda marcha, e assim por diante. Em alguns modelos, como os da Toyota, ao invés de aparecer 1, é uma letra L no lugar, o que significa Low.

Transmissões automáticas mais modernas, as caixas automatizadas e também aqueles câmbios de dupla embreagem dispensam este artifício, que ainda pode ser visto em caixas do tipo CVT, mas apenas com o L, pois não há marchas em realidade, sendo que apenas a variação mais curta da correia é utilizada.

O que significam as letras no câmbio automático:

  • P – Parking
  • R – Reverse ou ré
  • N – Neutral ou neutro
  • D – Drive

O que significam os números 1, 2 e 3 no câmbio automático:

Mostram que o câmbio ficará limitado a aquela marcha selecionada.

Por exemplo, se for selecionada a posição 3, o câmbio funcionará com apenas as três primeiras marchas. Posição 2, apenas as duas primeiras marchas. E na posição 1, o câmbio nunca sairá da primeira marcha, ficará só com ela engatada o tempo todo.

Para explicações mais completas sobre câmbios e câmbio automático, leia também essas nossas duas reportagens interessantes:

Considerações sobre os tipos de câmbios de carros

As confusões que os tipos de transmissões ou câmbios causam na cabeça do consumidor

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X