O Polo 2025 já está disponível para os brasileiros, ainda se beneficiando das muitas novidades apresentadas na linha passada.
Mesmo assim, a marca apresentou outras mudanças.
Elas incluem a chegada de uma nova versão de entrada, a Robust, algumas adições na lista de equipamentos em diversas configurações e, como você já deve imaginar, preços mais salgados.
Veja os detalhes do Polo 2025!
Versões
A linha do Polo 2025 ficou ainda maior, contando agora com oito opções desde a chegada da Robust, a nova configuração de entrada.
Além dela, outras duas contam com o motor 1.0 aspirado, enquanto o restante da linha usa o conhecido 1.0 TSI.
A exceção fica por conta do Polo GTS, o único da gama com o motor mais forte 1.4 TSI. Confira:
- Polo Robust 1.0 MT 2025
- Polo Track 1.0 MT 2025
- Polo MPI 1.0 MT 2025
- Polo TSI 1.0 MT 2025
- Polo Sense 1.0 TSI AT 2025 (PCD)
- Polo Comfortline 1.0 TSI AT 2025
- Polo Highline 1.0 TSI AT 2025
- Polo GTS 250 TSI 2025
Cores disponíveis: Preto Ninja (sólida, sem custo adicional); Branco Cristal (sólida, R$ 900); Prata Sirius, Cinza Platinum e Vermelho Sunset (metálicas, R$ 1.650).
Obs.: a versão Sense pode ter qualquer cor sem custo adicional e a cor Vermelho Sunset não está disponível para as versões Robust e Track.
Equipamentos
Polo Robust 1.0 MT 2025 – motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: 4 airbags (dianteiros e laterais), alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiro, cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura, cintos de segurança automáticos de três pontos para bancos traseiros laterais, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), assistente para partida em subidas (HHC) e travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, preparação para rádio, vidros dianteiros elétricos, limpador do para-brisa e do vidro traseiro com temporizador, travamento elétrico e remoto das portas, porta malas e tampa de combustível.
INTERIOR: banco traseiro com encosto rebatível, iluminação interna, para-sóis com espelhos e revestimentos dos bancos em tecido.
EXTERIOR: faróis halógenos, farol de rodagem diurna, palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 185/65 R15.
OPCIONAL: nenhum.
Polo Track 1.0 MT 2025 – motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + alto-falantes (4), indicador de controle dos pneus, indicador multifunções, rádio Media Plus II, tomadas USB tipo C dianteira e volante de direção multifuncional.
OPCIONAL:
- VW Play (multimídia + luzes de leitura dianteiras) – R$ 1.590
Polo MPI 1.0 MT 2025 – motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, luzes de leitura dianteiras e traseiras, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, revestimento da porta e lateral em tecido, sistema de alarme com comando remoto (Keyless), sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect e sistemas de controle da perda de pressão pneus e frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake”.
OPCIONAL: nenhum.
Polo TSI 1.0 MT 2025 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + piloto automático, multimídia VW Play de 10,1 polegadas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros.
OPCIONAL: nenhum.
Polo Sense 1.0 TSI AT 2025 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + piloto automático com controle automático de velocidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, luzes de leitura dianteira e traseiras, manopla de transmissão em couro, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor e sistema Start-Stop.
OPCIONAL: nenhum.
Polo Comfortline 1.0 TSI AT 2025 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.
OPCIONAL: nenhum.
Polo Highline 1.0 TSI AT 2025 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, carregamento de celular por indução, 6 alto-falantes, câmera de ré, espelho retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, iluminação do porta-luvas e no porta-malas, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, revestimentos dos bancos em couro sintético, sensor de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16.
OPCIONAL: nenhum.
Polo GTS 250 TSI 2025 – motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmera multifunções, detector de fadiga, bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS, espelhos retrovisores externos eletricamente rebatíveis, faixa iluminada entre os faróis, farol principal de LED com distribuição variável de luz, função ECO, grade de proteção do radiador, lanternas em LED, maçanetas das portas e espelhos retrovisores em preto, para-choque esportivo, pedaleiras esportivas, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 205/45 R18, regulagem automática e dinâmica dos faróis, regulagem dinâmica do farol alto Dynamic Light Assist, revestimento dos bancos parcialmente em couro sintético, seleção de modo de condução e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
OPCIONAL: nenhum.
Preços
Como citamos no começo desta matéria, uma das “novidades” do Polo 2025 foi o reajuste habitual nos preços.
Isso elevou seu valor inicial para R$ 89.290, valor compartilhado pelas versões Robust e Track.
A opção TSI com câmbio manual já custa quase R$ 104 mil, um pouco acima da Sense, voltada para o público PCD. Já as mais vendidas continuarão sendo a Comfortline e a Highline, que já custam entre R$ 113 mil e R$ 121 mil.
No topo da gama, a esportiva GTS está próxima dos R$ 154 mil.
Confira todos os valores:
- Polo Robust 1.0 MT 2025 – R$ 89.290
- Polo Track 1.0 MT 2025 – R$ 89.290
- Polo MPI 1.0 MT 2025 – R$ 92.350
- Polo TSI 1.0 MT 2025 – R$ 103.990
- Polo Sense 1.0 TSI AT 2025 (PCD) – R$ 101.490
- Polo Comfortline 1.0 TSI AT 2025 – R$ 113.690
- Polo Highline 1.0 TSI AT 2025 – R$ 120.790
- Polo GTS 250 TSI 2025 – R$ 153.790
Motores
Na parte mecânica, o Polo 2025 não teve nenhuma alteração.
Com isso, a linha segue partindo com o motor 1.0 MPI, um propulsor aspirado de 3 cilindros em linha e injeção multiponto que entrega 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
O motor 1.0 TSI continua em cena, bem conhecido na linha do hatch desde seu lançamento por aqui.
Mas vale lembrar que ele ficou menos potente, entregando 109/116 cv e 16,8 kgfm. Contando com injeção direta, ele pode ser associado ao câmbio manual já citado ou ao automático de 6 marchas.
Mas se você quiser o máximo de desempenho na gama do Volkswagen, a versão GTS é a melhor escolha.
Ela vem com o 1.4 TSI de 4 cilindros, 16 válvulas e injeção direta, entregando 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas, mas seria ainda mais divertido com uma transmissão manual.
Desempenho
Com tantas opções debaixo do capô, cada versão do Polo 2025 tem números diferentes de desempenho. Veja em detalhes a aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima em cada configuração:
- Polo Robust/Track 1.0 MT – 13,4 segundos e 169 km/h
- Polo MPI 1.0 MT – 13,5 segundos e 173 km/h
- Polo 1.0 TSI MT – 10,1 segundos e 195 km/h
- Polo 1.0 TSI AT – 10,5 segundos e 192 km/h
- Polo 1.4 TSI AT – 8,3 segundos e 206 km/h
Consumo
CONSUMO CIDADE
- Polo Robust/Track 1.0 MT – 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
- Polo MPI 1.0 MT – 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
- Polo 1.0 TSI MT – 9,5 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
- Polo Sense 1.0 TSI AT – 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
- Polo Comfortline 1.0 TSI AT – 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
- Polo Highline 1.0 TSI AT – 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina
- Polo GTS 1.4 TSI AT – 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Polo Robust/Track 1.0 MT – 10,8 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina
- Polo MPI 1.0 MT – 10,8 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina
- Polo 1.0 TSI MT – 11,3 km/l com etanol e 16,1 km/l com gasolina
- Polo Sense 1.0 TSI AT – 10,6 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina
- Polo Comfortline 1.0 TSI AT – 10,6 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina
- Polo Highline 1.0 TSI AT – 10,4 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina
- Polo GTS 1.4 TSI AT – 9,8 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina
Manutenção e revisão
O Polo 2025 continua com 3 anos de garantia e seu plano de manutenções exige paradas a cada 10.000 km ou 12 meses.
Como de costume, cada conjunto mecânico tem seu custo final, e apenas a versão GTS conta com o programa Revisão de Série.
As opções mais baratas (Robust e Track) totalizam R$ 4,8 mil, enquanto a opção MPI é um pouco mais cara.
Todas as versões 1.0 TSI chegam a quase R$ 5,6 mil, enquanto a GTS se beneficia de fazer apenas a quarta revisão em diante, somando R$ 3,2 mil.
Revisão | Custo | Custo | Custo |
Quilometragem | Polo Robust/Track (MPI) | Polo 1.0 TSI | Polo GTS |
10.000 km | R$ 721,81 | R$ 771,46 | (gratuita – Revisão de Série) |
20.000 km | R$ 806,89 | R$ 856,54 | (gratuita – Revisão de Série) |
30.000 km | R$ 712,09 | R$ 761,74 | (gratuita – Revisão de Série) |
40.000 km | R$ 1.059,73 (R$ 1.097,51) | R$ 1.558,86 | R$ 1.656,97 |
50.000 km | R$ 712,09 | R$ 761,74 | R$ 746,74 |
60.000 km | R$ 806,89 | R$ 856,54 | R$ 837,04 |
TOTAL | R$ 4.822,50 (R$ 4.860,28) | R$ 5.566,88 | R$ 3.240,75 |
Ficha técnica
Motor |
1.0 MPI |
1.0 TSI |
1.4 TSI |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Dianteiro, transversal, turbo e flex |
Dianteiro, transversal, turbo e flex |
Número de cilindros |
3 em linha |
3 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
999 |
1395 |
Válvulas |
12 |
12 |
16 |
Taxa de compressão |
11,5:1 |
10,5:1 |
10:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
77/84 cv @ 6.450 rpm |
109/116 cv @ 5.000 rpm |
150 cv @ 4.500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
9,6/10,3 kgfm @ 3.000 rpm |
16,8 kgfm @ 1.750 rpm |
25,5 kgfm @ 1.500 rpm |
Transmissão |
|||
Tipo |
Manual 5 marchas |
Manual de 5 marchas ou Automática de 6 velocidades |
Automática de 6 velocidades |
Freios |
|||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Disco sólido |
Direção do Polo |
|||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
|||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus do Polo |
|||
Rodas |
15 polegadas |
15 ou 16 polegadas |
18 polegadas |
Pneus |
185/65 R15 |
185/65 R15 ou 195/55 R16 |
205/45 R18 |
Dimensões |
|||
Comprimento total (mm) |
4074 |
4074 |
4074 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1751 |
1751 |
1751 |
Altura (mm) |
1471 |
1471 |
1481 |
Distância entre os eixos (mm) |
2566 |
2566 |
2566 |
Capacidades do Polo |
|||
Porta-malas (litros) |
300 |
300 |
300 |
Tanque (litros) |
52 |
52 |
52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
395 |
422 |
426 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1054 |
1220 |
1220 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,333 |
0,344 |
0,344 |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!