VW Saveiro Robust 2024: Uma picape voltada para o trabalho

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A Saveiro é uma das mais longevas picapes do mercado brasileiro e continua disponível na linha 2024 nas versões Robust, Trendline e Extreme.

As unidades da versão Robust são mais voltadas para o trabalho, com menos apelo estético, mas ainda contam com alguns itens de conforto essenciais.

Saiba tudo sobre essa versão da terceira picape mais vendida no país em 2023 (atrás apenas da Strada e Toro).

A versão Robust CS (cabine simples) vem com ABS e controles de tração/estabilidade, 2 airbags, ar-condicionado, direção hidráulica, freio a disco nas 4 rodas, faróis com máscara negra, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, vidros e travas elétricos.

A versão Robust CD (cabine dupla) é acrescida do santantônio e grade de proteção da janela traseira.

Nenhuma das duas versões vem com rádio ou multimídia de série, o que é um contra, apesar de ser um carro de trabalho, um rádio básico com Bluetooth seria bem-vindo, apesar de não ser diferente com a Strada de entrada.

Caso queira mais requinte e opcionais, a VW tem as versões Trendline e Extreme, com multimídia, volante multifuncional, bancos de couro e outros mimos, mas o foco desse artigo é a versão Robust, saiba mais sobre ela abaixo:

Características técnicas

A Saveiro é ofertada com o motor 1.6 16v de 116 cv e 16,1 kgfm de torque (no etanol) e tem um bom desempenho de 0 a 100 km/h em 9,9 s, com velocidade máxima de 181 km/h.

O câmbio é sempre o manual de 5 velocidades com engate justo, característica de praxe da montadora alemã.

A capacidade de carga da CS é de 664 kg com 924 l de compartimento de carga, partindo de R$ 98.670,00.

Já a CD parte de R$ 110.790,00, e tem a capacidade de carga um pouco reduzida de 638 kg, porém com a caçamba muito menor, com capacidade de 580 l.

Nesse quesito ainda perde para a Strada, que tem maior capacidade de carga de 720 kg e 1354 l de capacidade na cabine simples.

A suspensão é alta o suficiente para encarar nossas ruas, e a dianteira tem um bom ângulo de ataque, tendo ganhado 10mm de altura na dianteira em relação à 2023.

O consumo é de 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na rodovia, rodando no Etanol, enquanto na gasolina o consumo é de 10,8 km/l e 12,4 km/l na cidade e rodovia, respectivamente.

Por fora

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A Saveiro Robust pode ser adquirida nas cores Branco Cristal ou Preto Ninja sem custo adicional, caso opte pela cor Prata Sirius, será acrescido o valor de R$ 1.650,00.

As rodas de aço têm 15” com pneus 205/60 R15 e equipadas com as “supercalotas”, que são um intermediário entre calotas e rodas de liga leve.

Apesar de não serem lindas, até que disfarçam bem ausência das rodas de liga, que não fazem tanta falta numa picape para trabalho.

Seus para-choques não são pintados na cor do veículo, e os retrovisores e maçanetas são sempre pretos, independentemente da cor da lataria.

Os faróis tem máscara negra e as grades são black piano, a ausência do farol de neblina é disfarçada por uma capa plástica.

Na lateral há a grafia “Robust” para identificar a versão, além de um apoio de pé para facilitar o acesso à caçamba pela lateral.

Na tampa da caçamba também há a inscrição “Robust” e as lanternas tem um desenho moderno, que lembra um pouco as do Polo, com menos sofisticação, mas ainda bonitas.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (45)

Por dentro

O interior é todo construído em plástico duro, bem ao estilo VW, e o painel tem um desenho agradável, porém sem muito requinte.

No canto inferior próximo á porta do motorista há a inscrição “Saveiro” que dá um ar personalizado ao interior.

As maçanetas, difusores de ar, comandos do ar-condicionado e os ponteiros do cluster tem detalhes prateados que remetem ao cromado.

Logo abaixo dos comandos do ar-condicionado tem uma tomada 12V e um conector USB, que tem a função somente de carregar seu celular.

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Falando nele, o cluster tem mostradores de velocidade e rotação analógicos e no meio há o computador de bordo.

O computador de bordo traz informações como temperatura, nível do tanque de combustível e consumo médio.

No lugar do rádio tem uma belíssima tampa (contém ironia) para não deixar à mostra o chicote de preparação do sistema.

Os bancos são de tecido e o formato torna o encaixe bem confortável para os ocupantes.

O volante tem uma boa empunhadura, mas não tem comando multifuncional, afinal, não há o que comandar.

Resumindo

A Saveiro Robust 2024 é uma picape de trabalho interessante, e como o próprio nome diz, passa um ar de robustez.

Tem quase tudo que é essencial para um conforto no trabalho, exceto pela ausência do rádio.

Não é esperado um acabamento sofisticado nem muitos mimos no segmento, e é justamente isso que a montadora entrega.

O motor já é bem validado no mercado, e ainda têm folego, mesmo a concorrente tendo um motor 1.3 mais moderno, a Saveiro não faz feio e não deixa a desejar.

Tem um pouco menos de capacidade de carga e volume de caçamba que a Strada, e isso pode acabar pesando a favor da picape da montadora italiana.

No mais a Saveiro é tão boa quanto, além de ser ligeiramente mais barata.

Ficha técnica                                                                           

Motor 1.6 Aspirado (EA211)
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm³ 1598
Potência máxima 106/116 cv (gasolina/etanol)
Torque máximo 15,4/16,1 kgfm (gasolina/etanol)
Transmissão Manual de 5 velocidades
Tipo Dianteira
Direção Hidráulica
Freios Discos dianteiros e traseiros
Rodas Aço aro 15 polegadas
Pneus 205/60 R15
Tanque de combustível (L) 55
Carga (Kg) 664 (Cabine Simples) 638 (Cabine Dupla)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.076

 

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.