O freio de estacionamento é um dos itens de segurança mais importantes de um carro. Mas andar com o freio de mão puxado, o que acontece?
No dia a dia, as pessoas andam muito apressadas, escravas do tempo e várias vezes se esquecem de coisas básicas. Uma delas é liberar o freio de mão para que o veículo possa sair.
Ele é muito usado em aclives e declives, mas não tanto no plano, visto que alguns motoristas ainda ignoram isso. Dessa forma, deixam o carro solto, apenas com uma marcha engatada e olhe lá.
O freio de mão deve ser usado sempre, não importando que o carro seja manual ou automático. Andar com o freio de mão puxado é um pecado que praticamente todo mundo já cometeu ao volante, mesmo com a luz do freio de mão acesa no painel.
Não estamos falando de rodar por muito tempo com ele puxado, mas nos referindo principalmente às saídas bloqueadas.
Índice
Andar com o freio de mão puxado, o que acontece?
O freio de mão ou freio de estacionamento é um dispositivo acionado por cabo ou eletrônico que bloqueia as rodas traseiras. Ele trava os freios destas rodas para evitar que o veículo se movimente de forma involuntária.
Os eletrônicos possuem sensor que detecta a movimentação do carro, desligando-se. Porém, nem todos funcionam assim, tendo sistemas que só desbloqueiam de forma manual.
No caso do sistema mecânico, a alavanca é presa em dois cabos de aço, que se ligam ao sistema de freio traseiro. Basta puxar a alavanca para que os cabos sejam tensionados e assim bloqueiem as rodas.
Desgaste excessivo
O que pode acontecer se andarmos com o freio de mão puxado?
A primeira causa é um desgaste excessivo das lonas de freio ou pastilhas das pinças dos discos traseiros, se houver. Se o condutor não perceber o esforço extra do carro, esse conjunto será o primeiro a sofrer com a movimentação do veículo.
Lonas e pastilhas podem superaquecer e acabar bem antes do tempo, mas o pior é que isso vai comprometer a segurança. Com o sistema de freio desgastado antes do tempo, o carro corre um sério risco de se envolver em um acidente.
O motivo é que os freios desgastados podem acabar perdendo a eficiência mínima e falhar, o que provocará um acidente.
Condução perigosa
Mas não é somente os freios que devem ser observados. Também é preciso olhar o comportamento do veículo, que pode repentinamente mudar de trajetória.
Nem todos os freios de estacionamento possuem bloqueio de segurança, além de uma luz-espia no cluster. Assim, andar com o freio de mão puxado poderá provocar derrapagens, que comprometem a segurança.
Essas escapadas de traseira, por si só, podem ser perigosas, especialmente em locais de piso muito liso, lama ou neve, por exemplo. Isso pode ser extremamente perigoso se o carro estiver em alta velocidade, saindo de traseira e sem muita possibilidade de correção.
Fora os freios desgastados excessivamente, quanto a condução poderá ser prejudicada, o freio de mão puxado acarreta mais. Os pneus sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência.
Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu. Com os altos preços do material rodante, o prejuízo pode ser bem alto.
O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado. Isso acontece porque o carro deixou de ser um transporte para e passou a reboque. Assim, andar com o freio de mão puxado vai aumentar o consumo de combustível, prejudicando imediatamente o bolso do proprietário.
A questão ambiental também é outro ponto que poderia acarretar em problemas. Maior consumo e menor km rodado é igual a alto índice de poluição na atmosfera.
Bloqueio de saída
O mais comum de se andar com o freio de mão puxado é na partida e saída com o carro bloqueado. Com o freio de mão puxado, ele já exerce uma pressão grande sobre tambores e pinças de freio.
Então, quando engatado e saindo, os freios bloqueados tendem a travar tambor e discos para se evitar a saída. Isso força todo o freio traseiro do carro, que assim pode acabar quebrando com essa saída bloqueada.
O fato é que gera um grande prejuízo e também aumenta as chances de não ter ninguém interessado na compra do carro posteriormente.