BYD: conheça caminhões elétricos que podem ser feitos na Bahia

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A BYD está preparando sua terceira fábrica no Brasil e ela será em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, onde anteriormente a Ford fazia os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport, além de motores 1.0.

Logo mais, desse complexo industrial erguido nos começo dos anos 2000, a BYD fará carros, caminhões e ônibus, todos elétricos, ou quase, afinal do Song Plus será um híbrido plug-in flex.

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De qualquer forma, além dele, se espera pelo Dolphin nacionalizado ou quem sabe até o muito aguardado Seagull, que poderia mover o mercado em outra direção com a bateria de sódio.

Mas, como já dito, além dos carros, teremos caminhões e ônibus. No segundo, sabemos que serão chassis elétricos, visto que o setor não compra monoblocos ou ônibus diretos dos fabricantes automotivos.

Então, no caso dos caminhões, a coisa muda completamente e a BYD deverá colocar seus produtos num mercado que está tomando sua forma elétrica, com alguns clientes já apostando nessa alternativa ao diesel.

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A BYD tem atualmente os modelos eT7 12.220 e eT18 21.250 oferecidos ao mercado nacional, mas ainda são importados. Os dois modelos têm chances de serem feitos aqui, especialmente o segundo, por ser mais moderno, ainda que sua autonomia seja de 165 km contra 230 km do modelo antigo.

Com cabine moderna, que reflete mais a proposta da marca, o BYD eT18 21.250 tem emissão de 133 toneladas de CO₂ ao ano, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo, com PBT de 21 toneladas.

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Nele, chama atenção a cabine avançada com interior tendo cluster digital e alavanca de câmbio, ainda que não precise de tal dispositivo, porém, isso deixa o motorista em transição para o elétrico, mais confortável.

O BYD eT7 12.220 tem PBT de 12 toneladas e emissão de 81 toneladas de CO₂ ao ano, o equivalente ao plantio de 577 árvores por veículo.

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Além deles, um produto que ainda não está no Brasil pode ser nacionalizado também, o BYD ETM6, um caminhão leve vendido na Europa, com cabine moderna, PBT de até 7,5 toneladas e autonomia de 200 km.

 

 

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X