Carro 1.0: A instalação de um filtro de ar esportivo aumenta mesmo a potência?

filtro de ar esportivo
filtro de ar esportivo

Os carros com motor 1.0 não são os favoritos dos motoristas, quando o assunto é potência e desempenho.

Mas o seu lado bom é que conseguem equilibrar economia de combustível com um custo-benefício razoável.

Com isso, eles ganharam os corações e os bolsos dos brasileiros. Alguns donos desses carros buscam mais potência. Eles consideram colocar um filtro de ar esportivo para melhorar o desempenho.

Um filtro de ar esportivo pode melhorar a potência de um motor, mas será que essa melhora vale a pena no caso de um carro com motor 1.0?

Esses filtros esportivos deixam um pouco mais de ar entrar no motor. Mas, nos carros 1.0, focados em economia, a diferença é pequena.

A melhora de performance com um filtro de ar esportivo geralmente fica na faixa de 2% a 3%.

Como os carros 1.0 tem potência que varia entre 70 e 80 e poucos cavalos, essa melhora vai significar um aumento de 1,4 a 2,4 cavalos, algo imperceptível no uso diário pelo seu dono.

Marcas mais famosas, como K&N, prometem uma melhora superior, chegando até mesmo a 10% de aumento de potência, mas em testes práticos feitos por várias publicações, em dinamômetro, o aumento não passa mesmo de 2% a 3%.

Algo que supostamente poderia melhorar um pouco mais a potência seria tirar o filtro de ar e rodar sem, o que alguns motoristas inadvertidos fazem, mas isso pode trazer sérios danos ao motor.

Sem filtro, o motor vai aspirar todo tipo de partículas, como poeira e areia. Imagine o que areia vai fazer ao entrar dentro do motor.

Outros itens maiores, como folhas, também podem acabar sendo aspirados, causando ainda mais danos, se alojando nas bronzinas do motor.

Aí, o prejuízo é certo.

Lembre-se que mesmo usando um filtro de ar auto entitulado “esportivo”, pode ser que seu motor esteja sendo menos protegido contra as impurezas do ar.

Aspectos Prós Contras
Desempenho do Motor Possível aumento de potência Risco de danos ao motor devido a impurezas
Proteção do Motor 1.0 Maior entrada de ar Filtragem menos eficiente
Vida Útil do Motor Teoricamente maior performance Desgaste acelerado de componentes internos
Garantia do Veículo Modificação de fácil reversão Possível perda da garantia de fábrica

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.