Ecologia Manutenção

Tirar o catalisador do escapamento aumenta a potência do meu carro?

Tirar o catalisador do escapamento aumenta a potência do meu carro?

Devo tirar o catalisador do meu carro? Se você fizer uma pesquisa em vários fóruns automotivos, onde existe um tópico de alguém querendo aumentar a potência do seu carro sem gastar muito, notará que dentre as recomendações feitas pelos outros membros, retirar o catalisador é uma sempre presente.


Sempre aparece aquela frase: “Só tirar o catalisador, colocar um chip+filtro na empresa tal já estaria muito bom.” Será que tirar o catalisador aumenta mesmo a potência do meu carro? Será que existem outros efeitos ao fazer essa retirada, tanto bons quanto ruins?

1) Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo, e na maioria das vezes nem mesmo é notado pela pessoa dirigindo o carro. Fazer a retirada dele, adicionar um chip de potência, trocar o filtro, etc, vão resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.

O que não mudará radicalmente nenhum aspecto do rendimento dinâmico do modelo. Mas os problemas que vem junto com esse pequeno aumento de potência fazem com que a retirada do catalisador não valha a pena.

2) Seu carro vai emitir muito mais poluição no meio ambiente. Pense nisso. Ele também vai ficar um pouco mais barulhento. E você vai correr o risco de tomar uma multa grande, se um policial de trânsito ver que você mexeu no sistema de escape do seu carro, ou na hora de fazer aquela temível vistoria no Detran.

Tem outra coisa, se tiver algum sistema eletrônico ligado ao escapamento depois do catalisador, e você o retirar, o sistema de injeção do carro irá se embaralhar todo, piorando o desempenho e também o consumo. O motor vai ficar todo desregulado.

3) Retirar o catalisador do carro também é considerado um crime ambiental, que rende multa de entre 500 e 10.000 reais. E aí, ainda acha que vale a pena? Só um detalhe final. Se seu catalisador estiver ruim e você tiver que trocar, prepare-se, pois ele é a peça mais cara do sistema de escapamento, e custa de 350 a 1.500 reais.

Mas o que é o tal catalisador?

Catalisador é o nome genérico para o conversor catalítico. Trata-se de um dispositivo que ajuda a reter as partículas nocivas provenientes da queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão e que é enviada à atmosfera através dos coletores de escape e do próprio escapamento. Seu uso começou a ser obrigatório nos EUA em 1993 e no Brasil, a partir de 1997, todos os carros deveriam portar o equipamento.

Funcionando em um ciclo fechado de três vias, o catalisador reduz a emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono na atmosfera, operando com três estágios: catálise redutora, catálise oxidante e sensor de oxigênio. Este último é o responsável pela abertura maior ou menor da borboleta no coletor de admissão de ar do motor, ou seja, sua retira desregula completamente o motor.

Com isso, o conversor catalítico converte os elementos citados acima em água e dióxido de carbono, assim como óxido de azoto em apenas azoto. A redução da emissão de partículas cai entre 10% e 50%, enquanto hidrocarbonetos e monóxido de carbono são reduzidos, respectivamente, em até 80% e 90%.

As avarias mais comuns são devido ao enxofre na gasolina, que reduz o processo de tratamento de emissões do veículo ou de chumbo presente na gasolina, embora agora o combustível não porte mais esse componente químico. Manganês e silício também podem arruinar o funcionamento do catalisador por conta de aditivo em lubrificantes, assim como vazamento de líquido refrigerante na câmara de combustão, respectivamente.

O gerenciamento eletrônico sobre o funcionamento do catalisador é feito pelo dispositivo OBD-Br2 e uma eventual falha é indicada no painel, sendo recomendada sua verificação eletrônica e eventual correção. Na picape Nissan Frontier 2019, por exemplo, há um sistema autolimpante do catalisador através de botão no painel.

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • Celso Franco

    Catalizador não serve pra nada. Tire assim que possivel e coloque um bom coletor de inox 4x2x1 e um bom abafador final de inox tbm. Seu carro não vai ficar barulhento, nem beberrão e vai ter um ganho legal tanto de cv quanto de torque, haja vista que esse lance de meio ambiente é golpe para empurrar coisas inuteis para quem é trouxa. Tanto é que os carros de competição não tem essas porras e andam bem pra caramba.

  • Tiago Stringhi

    blz,seguinte galera comprei um carro a uma semana,e hj começou a fazer um barulhao de vibraçao no catalizador,minha pergunta e a seguinte se eu eliminar ele meu carro vai fazer mais barulho ou continuara com mesmo ronco,assim dizendo silencioso…obs nao busco potencia nem qro aber de meio ambiente apenas qro eliminar um ruido da orma mais barata…

  • raul hurley

    Tenho um uno 98 o meu tava entupido,o carro ecelerava sozinho engasgava mandei um soldador abrir um buraco do lado do catalizador e retirar tudo de dentro e fechar novamente, o carro parece outro parou de acelerar bebê menos em relação a potencia não percebi muito afinal o carro mpi e bem fraco para perceber , mas valeu a pena

  • Aurelio Almeida

    A quantidade de poluentes que os veículos de motor a explosão despejam na atmosfera terrestre é ridícula se comparada ao seu tamanho.
    E, se há tanta preocupação assim com esses poluentes, por que pouquíssimos países estimulam a fabricação e comercialização de veículos elétricos?
    O que a Petrobrás gasta com exploração de petróleo, poderia vir como incentivo para pesquisas. O problema, é que a Petrobrás é a fonte de dinheiro ilegal para os partidos da base do governo federal, sejam eles quais forem.

  • Giovani Mascarello

    ORA USE ALCOOL COMO COMBUSTIVEL NAO POULUI

  • Luiz Alberto Baú

    Enquanto os cavalos de teta tão pensando em meio ambiente e catalisador, Alemanha ta usando carvão mineral nas suas usinas termoeletricas, vão sonhando….Brasileiro é tapado mesmo…

  • Luiz Alberto Baú

    Alguém já leu sobre Ricardo Felicio antes de falar de catalisador ??

  • Jason Bonatelli

    Legal os comentários aqui, pessoas falando de pulmão, meio ambiente, gasolina adulterada, mas poucas disseram sobre os ganhos e perdas.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email