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Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 Série 30 Anos

fiat-palio-elx-30-anos-2-700x525 Carro da semana, opinião de dono:  Fiat Palio ELX 1.4 Série 30 Anos

Meu nome é Raphael, tenho 27 anos, sempre fui apaixonado por carros desde criança, tudo que é relacionado a carro me interessa, então gostaria deixar meu relato aqui sobre meu carro, espero que gostem e vamos ao relato.



Meu primeiro carro adquiri fazendo uma grande loucura, comprei em 2006 um Fiat Prêmio 1987 1.3 S, duas portas azul, básico, financiado, SIM, financiei a quantia de R$ 2.500,00, sou pobre e estava doido pra ter meu carro, então não procurei modelo nem nada específico, eu não queria ficar a pé, então o primeiro que apareceu eu comprei, e sinceramente fui muito feliz com meu “caidinho”, nunca fiquei enguiçado na rua e rodei em torno de uns 40.000 km com ele.

Peugeot 306

Passados dois anos melhorei de condição e finalmente fui comprar meu carro de “verdade”, meu sonho de consumo sempre foi um Peugeot 306 hatch, e andando por uma feira de automóveis num shopping em Bangu/Rj, vi um Peugeot 306 hatch Selection 98/99 com 65.000 km rodados, 2° dono em estado de 0 km sem exageros, o carro estava todo perfeito, todo original, não pensei duas vezes e paguei R$13.000,00 nele.

Veio com A/C, direção hidráulica, travas elétricas e air bag, pra quem estava saindo de um Fiat Premio básico estava ótimo, motor 1.8 16v que anda muito e bebia quase nada, e fiquei mais dois anos com o Peugeot rodando 50.000 km no total com ele, mas com o Peugeot a lua de mel terminou após 1 ano e 6 meses de uso, passei por um trecho com lama, óleo e água, e o carro foi reto (com as rodas viradas) na curva e bati em um meio-fio bem alto, resumindo depois disso o carro nunca mais foi o mesmo, após mais de R$ 3.000,00 em gastos com manutenção o carro não ficou 100%, então decidi troca-lo.

No momento que decidi trocar de carro, não pensei duas vezes e queria um Ford Fiesta hatch 1.6 de qualquer jeito, pois não queria carro “mais fraco” do que o Peugeot, então começou a busca implacável… eu não encontrava Fiesta na faixa de preço que podia e achava justo pagar (R$ 26.000), até que em uma agencia que não tinha o Fiesta eles me ofereceram outro carro, o vendedor me disse que tinha uma Palio “pitbull” (como é chamado aqui no RJ) que acabava de chegar, aí fui eu ver o carro só pra ser educado com o vendedor que me atendeu muito bem, chegando lá foi “amor” à primeira vista.

Se tratava de um Fiat Palio 1.4 ELX Série 30 Anos azul, completo, A/C, vidro, direção, trava, alarme, computador de bordo, farol de milha, rodas de liga por R$ 26.000… ou seja carro bem completo para a categoria, e estava em excelente estado com 62.000 km rodados, cheiro e estado de novo, andei no carro e fechei negócio, dei o Peugeot como parte de pagamento e comprei o Palio.

fiat-palio-elx-30-anos-1-700x525 Carro da semana, opinião de dono:  Fiat Palio ELX 1.4 Série 30 Anos

Características do carro

Consumo: na cidade faz em média 10km/l ar ligado na gasolina e estrada algo em torno de 12km/l ou 14km/l não passando de 120km/h, e depende de quantas pessoas estejam no carro, acho uma boa marca (não excelente);

Conforto: apesar de não ser espaçoso, ele tem um relativo conforto para os passageiros, pois é silencioso e a suspensão absorve bem os buracos;

Estilo: Apesar de ter quase 10 anos de mercado, esse modelo G3, Bolha ou Pitbull como chamam, acho que é o mais bonito que tem de todos os Palio lançados, ainda mais a versão do meu, que vem com rodas de liga leve, painel mais moderno e farol de milha;

Manutenção: tudo para esse carro é muito barato, utiliza pouco óleo (2,7 litros trocando o filtro) por exemplo, e tem manutenção simples e fácil de encontrar mão-de-obra, nunca tive problemas para achar peças;

Mercado: tem uma aceitação muito alta no mercado, então é muito fácil conseguir vender um Palio e sem perder muito dinheiro, coisa que não acontecia com o Peugeot que sofri para vender pelo preço de R$ 8.000,00;

Câmbio: engates imprecisos e alavanca de curso muito longo e mole (que saudades do Peugeot), a Fiat nunca foi referência em câmbio, mas nada que não seja tolerável;

Motor: eu acho econômico (poderia ser mais) e condizente com a proposta do veículo, tem uma certa agilidade urbana, você não passa aperto com ele, mas não empolga, principalmente em viagens (saudades do Peugeot), mas é bem resistente e de fácil manutenção em contrapartida, mas tem um funcionamento muito áspero;

Espaço Interno: realmente o nome já diz tudo é compacto mesmo, eu tenho 1,78 metro de altura e tenho que chegar o banco todo para trás e mesmo assim dirijo com as pernas muito dobradas, não gosto, sem falar no espaço do banco traseiro, outra coisa ruim é o angulo de abertura das portas traseiras, atrapalha muito o acesso ao interior do veículo,

Suspensão: apesar de confortável, ela inclina muito em curvas, em algumas situações mesmo não saindo de frente, ela te transmite uma pequena sensação de insegurança, parece que não vai conseguir fazer a curva, após 4 anos praticamente com o carro e mesmo colocando aro 15 com perfil 195/55 não tenho muita confiança, não sei se fiquei mal acostumado com o Peugeot;

Som: os alto falantes originais que vieram no carro são muito ruins (Bomber, linha original), só tem “voz”, poderiam vir com os mesmo do Fiesta, que são muito bons;

Itens “tecnológicos”: não sei se o nome certo para o tópico é esse, mas o carro conta com alerta de velocidade, computador de bordo bem completo (em uma época que a maioria dos carros não tinham),abertura do porta-malas e do tanque de combustível por alavanca no interior do veículo, ao engatar a marcha ré, o limpador traseiro liga sozinho, se o da frente estiver ligado, alarme que levanta os vidros ao ser acionado, tem uma função que quando acaba de desligar o carro, você mantem os faróis acesos por um tempo (follow me home) e o painel te dá a possibilidade de instalar um DVD 2din ou um kit multimídia, eu optei pelo DVD 2din e coloquei TV digital, fiquei muito satisfeito;

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Defeitos ao longo de quatro anos

– Alternador estragou com 110.000 km rodados, botei original e paguei a quantia de R$ 340,00 + R$80,00 de mão-de-obra;

– Reparo do ar condicionado com 125.000 km rodados, pois na troca do alternador o mecânico tirou a mangueira do lugar e não colocou de volta para o lugar, assim ficou encostada no motor, com a vibração furou e vazou o gás, custo para conserto R$ 200,00 tudo;

– Amortecedores foram trocados aos 85.000 km rodados, pois caí em um buraco na obra do BRT na Barra da Tijuca e estourou um dianteiro, preferi trocar logo os quatro que me custaram R$ 900,00 com mão-de-obra incluída;

– Pivô da balança: Troquei dos dois lados 2 vezes, graças a nosso asfalto lunar. E me custaram a “fortuna” de R$ 22,00 cada um;

Fora isso, apenas troco o básico:

– Óleo+ filtro de óleo: a cada 8.000 km (R$ 76,00 em cada troca);

– Pastilhas de freio: troquei com 80.000 km e vou trocar agora com 148.000 km novamente (R$ 25,00 o par, eu mesmo faço a troca);

– Correia dentada + Correia de Acessórios+ Correia de Direção+ esticadores, tudo trocado com 100.000 km (R$ 140,00 de peças mais R$ 100,00 de mão-de-obra);

– Fluído do Radiador: a cada 2 trocas de óleo eu faço a limpeza e coloco um novo aditivo (R$ 40,00);

– Filtro de Combustível a cada 20.000 km, R$ 12,00 (eu mesmo troco);

– Filtro de Ar a cada 20.000 km, R$ 11,00 (eu mesmo troco);

– Filtro de cabine a cada troca de óleo, R$ 14,00 (eu mesmo troco);

– Troca novamente da Correia dentada + esticador, etc. com 140.000 Km (R$ 160, 00 de mão-de-obra R$ 120 de Peças);

– Limpeza dos Bicos injetores e TBI com 142.000 km (R$ 182,00);

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Seguro

O preço do seguro que paguei no primeiro ano foi de salgados R$ 2.390, mas levando em conta que eu estava na faixa etária abaixo dos 25 anos, considero na média. Agora na última renovação ficou em torno de R$ 1.200,00 com franquia reduzida;

Conclusão

Hoje em dia ele está com 142.700 km rodados, está necessitando de uma pintura, pois o capô esta queimado de sol, porque onde moro a garagem não tem cobertura e o carro fica exposto ao sereno, sol, chuva e o parachoque traseiro já recebeu 5 encostadas no transito. Sou desses que priorizo o bom funcionamento e segurança do que a aparência, assim que o dinheiro sobrar vou pintar o carro todo, mas enquanto isso vou usando ele “queimado de sol” mesmo.

Eu tinha um carro de categoria superior apesar de ser mais antigo, era muito mais carro, mas isso é mais mérito do 306 do que demérito do Palio, comparado aos concorrentes acho uma excelente opção, se você procura um carro com baixa manutenção, resistente, baixo consumo, relativamente confortável, principalmente para uso urbano, acho uma excelente compra.

É um carro muito honesto, paguei R$ 26.000 em 2010, e hoje na tabela Fipe esta valendo em torno de R$ 20.500, considerando que teve a queda de preço dos seminovos por causa do IPI, não acho que desvalorizou muito. Se estiver na dúvida entre o 1.0 e o 1.4 vá de 1.4, pois o investimento vale a pena, vai ter um carro mais vigoroso e que consome o mesmo ou até menos (tenho um amigo que tem um 1.0 que bebe mais que o meu) que o 1.0.

Se me perguntar se eu compraria outro Palio, eu digo que não, porque prefiro carros com “pegada” mais esportiva, suspensão, motor, etc… mas não quer dizer que é um carro ruim, pelo contrário, eu recomendo e estou muito satisfeito com o carro. Acho importante deixar claro que nunca fui fã da Fiat, pelo contrario, os carros nunca me atraíram, mas dos 3 carros que já tive, 2 foram Fiat (por oportunidade), e nunca me deixaram na mão, por isso ressalto que muita gente tem preconceito com determinadas marcas sem conhecer realmente o produto, é só da uma chance, que derrepente pode ser surpreendido positivamente como eu fui.

Espero que tenha esclarecido bem sobre o carro, e que gostem do relato, qualquer dúvida estou a disposição.

Um abraço a todos,

Por Raphael Castanho

3.0

  • Rafael Meyrelles

    Realmente o carro tem que ter motor com uma potência boa, principalmente na estrada. Na maioria dos casos 1.0 é ridículo… ou você anda ou economiza. O Ecosport 1.6, que é considerado gastão, faz 14 na estrada, com bagagem e 3 pessoas andando a 120~130 km/h. É claro que 1.0 também pode andar nessa velocidade, mas não tem o mesmo conforto, nem segurança para ultrapassar.

  • Guest

    estou a procura do meu primeiro carro e com certeza o palio é uma otima opção; é um dos poucos no mercado que são completos por um preço razoavel; nas minhas ”pesquisas” é raro achar corsa, celta, gol, fiesta, ka nessa faixa de ano com opcionais! Parabens

    • Raphael

      cara, se voce não tiver familia grande, acho uma ótima opção…..

      • dogmarley

        ja viajei em 5 com ele. malas e etc….e foi firme. uma viagem de 1h e meia…..vai suave até. (falando de espaço)
        claro, falando de motor: só nao tente ultrapassar ahuahauaha

        • Raphael

          pow….jah viajei com 4 pessoas e as malas não deram todas no porta-malas(metade do porta-malas era a mala da minha namorada)…kkkkkkkkkkkkkkk….e quanto as ultrapassagens, tem que saber a hora certa e não ter pena de fazer o fire “gritar”….eu esticava de 3° sem pena e ia tranquilo….

          • dogmarley

            sim, sim..
            só como adendo: atualmente tenho uma strada working 14 1.4..e este é meu 3º motor 1.4 fire já hahauhauaha (palio g3 elx, palio week g3 elx, strada work)
            tenho know-how ate demais com ele já hahaha
            e é um motor que, como vc msmo disse, se não tiver dó de passar marcha / reduzir marcha; vai muito bem, obrigado. e relativamente econômico.

            se tivesse um cabeçotezinho 16v, seria o bicho !
            pena a fiat estar no topo e beem tranquila quanto à isso.

          • dogmarley

            minha namorada tb ocupada metade do porta-malas só com coisas dela ! HAUHAUAHUAHHAUAHUA essas mulheres !!

            • Fábio Dantas

              Ahhh, a de vcs é boazinha… a minha ocupa a mala inteira, e eu que me vire! Normalmente a minha vai no banco de trás e que os caronas que se virem haeuaehuaehaehhue

    • Difícil achar um corsa ou fiesta em boas condições com opcionais, normalmente quem tem não quer vender, e quando decide, a pedida é cara e perde totalmente o CxB.

      • Raphael

        eu achei um fiesta 09/09 1.6 completo hatch preto 28.000km para meu sogro, pagou 23mil gostou muito e esta super satisfeito com o carro também….

      • Julio Peres

        Quando fui comprar meu Fiesta foi difícil achar um 1.6 … 1.0 eu achava aos montes mas não queria porque precisava do carro pra viajar todo dia pra outra cidade pra trabalhar. Me interessava também por Palio 1.4 ou Corsa 1.4, mas não conseguia encontrar. Gol G5 1.6 eu achava aos montes mas particularmente não gosto de Gol (e era mais caro, na faixa de 28, 29 mil). Achei um Fiesta Hatch 1.6 Class 09/09 (VE + DH + AC + alarme). Aqui na região onde moro, a média dos preços estava entre 25 mil e 27 mil. Paguei 26 mil do meu. Lataria impecável e em mais de 1 ano não tive nenhum problema mecânico … até agora só troquei óleo, filtros e os pneus. Anda bem e, para nossos padrões, acho econômico para um 1.6 (no etanol, pois na gasolina não compensa). Essa semana levei-o para fazer troca de óleo e o mecânico elogiou meu carro (não é o primeiro), disse que por ser 2009 estava muito bem conservado tanto esteticamente quanto mecanicamente. Estou muito satisfeito com o carro e, como ele atente perfeitamente minhas necessidades, não pretendo trocá-lo tão cedo … só quando ele não aguentar mais mesmo.

        • Raphael

          eh….realmente fiesta foi difícil achar….eu achei esse pro meu sogro em uma concessionária da citroen…mas o carro esta muito inteiro também….era unica dona….sem detalhes…..o unico problema do fiesta é que se andar somenta na gasolina ele faz um barulho estranho, parece que esta batendo pino, sei lah….o seu acontece isso?!?! hoje em dia ele soh anda no alcool com um pouco de gasolina…..meu amigo tem um 08/09 1.6 tbm que acontece a mesma coisa…

          • Julio Peres

            Aqui onde moro (interior de SP) o etanol sempre esteve a um preço que compensa em relação à gasolina. Abastecendo com X reais, percorro quase 100km a mais no etanol em comparação com a gasolina. As vezes eu abasteço com gasolina aditivada pra dar uma limpada no sistema. Não sei se faz alguma diferença, mas quase todo manual de carro flex recomenda abastecer com gasolina de vez em quando no caso do carro ser abastecido sempre com etanol. Nas vezes em que abasteci com gasolina, nunca aconteceu isso que vc relatou. Essa semana mesmo eu abasteci com gasolina aditivada e está tudo normal.

      • andre oliveira

        Difícil alguém querer se desfazer de um Corsa mesmo,tenho um sedan 1.8 completo de tudo /06 e é incrível o tanto de gente que me procura pra comprar mesmo não estando à venda.

    • Pedro Henrique

      Eu também não sou fã de fiat (nem um pouco pra falar a verdade), mas meu primeiro(e atual) carro é um fiat palio, o maior motivo foi os opcionais: Air bag, ABS, Vidro nas 4 portas com 1 toque pra todos e com botão iluminado p/todos, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Som Original com entrada USB e Ipod, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15, os terríveis bancos em veludo com apoio pro braço (é um saco pra limpar e “suja” muito rápido), Farol de neblina, 3 apoios de cabeça traseiros, ajuste de altura do banco do motorista e da coluna de direção e Motor 1.4. Ou seja, “topzinho” pro ano e modelo dele 2009/2010 e estava com 44 mil km quando comprei ele(12/08/2013) por 28 mil, com transferência. Um bom negocio, mas não repetiria kkkkkk’ ele é muito mole nas curvas e tem horas que falta potencia. A mecânica realmente é bem barata e robusta (dei o azar/sorte da correia do motor pular dente e não empenar nenhuma válvula) Se me perguntarem como ela fez isso eu digo pra vocês nos buracos em que eu passava tinha uma rua…

      obs: A foto do interior ta ruim, mas da pra ter uma noção de qual modelo é.

      • Minerius Valioso

        Eu ainda prefiro o Renault Clio.

      • Jonas Augusto

        O palio 1.6 ESSESNCE é interessante pela proposta, mais a potencia não traz esportividade e nem deixa na mão

      • dogmarley

        ótimo carro. só nao me agradou neste modelo, a disposição dos mostradores do painel, com conta-giros pela metade, comp.bordo no canto, etc.
        de resto….tudo em ordem. este com abs e ab2 é carro pra mto tempo

        • Pedro Henrique

          realmente, se os mostradores fossem no estilo do 1.8R com o computador de bordo no centro, conta giros “inteiro” em um lado e velocímetro no outro talvez eu não desse mais tanta bola pra falta de potencia.. Mas a suspensão não tem jeito!! EAUHAEUHEAUH

    • Emerson Vieira

      A diferença entre o Palio e estes outros populares que você citou é o consumo, o Palio é o mais beberrão, alem de em meu ponto de vista a Fiat destas marcas é a que mais desvaloriza com o passar dos anos.

  • Louis

    Achei bem barato os preços das peças que você colocou, o meu 206, quando troquei correia + esticadores foi bem mais caro, acho que só de peças uns R$ 400,00.
    Ademais, parabéns por manter a manutenção em dia.

    • Raphael

      eu comprei em uma loja aqui do RJ que tem preços bem acessíveis, realmente eu gasto 1/3 do valor das peças do peugeot que tinha…quanto a manutenção, na minha cabeça o carro tem que estar sempre preparado, se amanhã eu quiser viajar, é só abastecer e ir embora……..rsrs

      • Fábio Dantas

        Rapha, se puder, dá o bizú da auto-peças aí… Sou do RJ e normalmente compro as coisas pro meu Clio nas lojas da Intendente Magalhães. São boas e têm tudo, sem cobrar tanto assim, mas… se souber de algo mais barato é sempre bem vindo né!

        • Raphael

          cara…..eu compro na nova peças(tem em campo grande e em nova iguaçu)….peças baratas da renault…tem a rioparts….fica na av. ayrton senna, na barra…..tema a tigrão que fica na penha…..espero ter ajudado…abçs

        • Vinício Villar

          Fábio, 2 boas lojas são a Renno Import(subida da estrada na fontinha que fica na Intendente na altura da Pça do Valqueire). Eles tem oficina e o serviço é bem feito! Outra é a a Rio Parts (fica na Ayrton Senna ao lado da Etna).

    • automotivo

      Para carros dessa categoria as peças são baratas mesmo. Um pouco mais nas 4 odiadas. Já naquelas q usam alguns itens fabricados lá fora a história muda, no caso da Peugeot, que tem peças difíceis de encontrar no mercado paralelo, sem perca de qualidade.

      • Edson Fernandes

        De qual motor vc fala? Se for o motor 1.4… hoje em dia é tranquilo. Te falo por ter um C3 1.4.

        • dallebu

          Do meu 206 tambem estou achando tudo paralelo.
          As unicas coisas que comprei original foram as bieletas, pois pesquisei e vi que as paralelas duram pouco.

          • Edson Fernandes

            Como o seu é 2002, ele deve ser o motor 1.0 de origem Renault. Sugestão? Procuraria NA RENAULT por código da peça que vc encontraria original e barato.

            Geralmente a Renault mantem em estoque por um periodo grande. Não a toa, modelos de 2001 em diante, há uma oferta boa e ainda existem vários Clios de epoca (e 16v) rodando por aí com a mesma especificação.

            • dallebu

              Pois é, esse motor ta rodando até hoje nos Clio, Sandero e March, com algumas alterações no coletor de admissão, mas a maioria das peças são iguais.
              É um escelente motor por sinal, econômico, elástico e move o carro com dignidade mesmo carregado.

              • Edson Fernandes

                Eu não conheço a fundo, mas por ser flex muitas mangueiras entre outros itens (como o tanque por exemplo) tiveram a especificação alterada para conseguir lidar com os combustiveis não?

    • dallebu

      Trocou todas as correias e esticadores?
      Pois troquei a correia dentada + esticador do meu 206 1.0 16V e custou 80,00 R$ a correia e 95,00 R$ o esticador, as outras 2 correias perguntei e saia uns 25,00 R$ cada

      • Louis

        Não lembro exatamente os preços, já faz mais de 1 ano, mas os preços foram bem mais altos do que vc pagou… Talvez sejam as marcas utilizadas, ou meu mecânico enfiou a faca mesmo hehehe

        • Edson Fernandes

          Mas tbm não foi a mão de obra? Porque pelo menos no C3, eu paguei por volta de R$150 na mão de obra….

          • dallebu

            Paguei 120 R$ de mão de obra, então:
            Correia R$ 80,00
            Esticador R$ 95,00
            Mão de obra R$ 120,00
            Total: 295 R$
            Meu carro e 2002, comprei com 64.000 km, e a correia deve ser trocada a cada 80.000 Km.
            Troquei pelo tempo mesmo, o mecanico disse que a correia e esticador eram as originais ainda, da marca Renault, e depois de 12 anos não estava em estado preocupante.

            • Edson Fernandes

              Normal, melhor não estar em estado preocupante.

              No meu C3, como eu troquei correia dentada e de acessórios, eu troquei os esticadores e tudo deu R$600. Na concessionaria é R$1800 só de dentada. (com esticador)

              • dallebu

                Eu passo longe de concessionária.
                Fui na peugeot e apenas comprei uma proteção térmica de isopor que fica perto dos pedais, custou 7,00 R$, e vou comprar o bigode/ spoiler aerodinâmico que fica em baixo do para-choque, que custa 60,00 Reais porque não achei paralelo.
                O resto não tem condições…

                • Edson Fernandes

                  Tem coisa que é caro mesmo. A citroen queria me vender UM farol de neblina por R$360. Pois o meu havia quebrado em rodovia por talvez ter pego uma pedra ou algo assim.

                  Eu comprei original por R$60 no fabricante. Troquei os dois pois iriam ficar com as aparencias diferentes e feio (estava um pouco amarelado depois de 4 anos ;) )

          • Louis

            Não,a mão de obra foi discriminada a parte no orçamento…

            • Edson Fernandes

              No meu mecanico geralmente é assim. Dá transparencia do qto se paga por peça e o que se realizou.

    • CharlesAle

      A manutenção de Palio é barata,mas um pouco constante,só de correia dentada+esticadores+mão-de-obra,sempre morre uns 250 à 300 dependendo da oficina(isso sem contar se fica bem feito,sincronizado e tudo)Já veículos de corrente não tem isso,por isso um Palio sempre tem mais manutenção que um fiesta,por exemplo….

      • Raphael

        cara, no final sai quase a mesma coisa, pois o preço das correias são muito baratos, o preço da corrente é bem mais caro….no manual pede a troca de 50 em 50mil km……eu sempre troco um pouco antes, mas todas as vezes que troquei o mecanico sempre falou que pelo estado eu rodaria bastante ainda….

  • Bruno Silva

    É um carro pra quem não quer dor de cabeça e a manutenção é barata. Parabéns pelo carro, pois pode não ser o melhor pra um ou pra outro, mas foi o melhor para você.

  • Guest

    estou a procura do meu primeiro carro e com certeza o palio é uma otima opção; é um dos poucos no mercado que são completos por um preço razoavel; nas minhas ”pesquisas” é raro achar corsa, celta, gol, fiesta, ka nessa faixa de ano com opcionais! Parabens

  • automotivo

    Parece que a alta desvalorização ainda é a maior reclamação do pessoal q compra Peugeot.

    • Raphael

      cara, o meu medo de comprar um peugeot novamente é esse mesmo, mas não só a desvalorização, pq todo carro desvaloriza muito, o pior é o preconceito que MUITA GENTE e MUITA CONCESSIONÁRIAS tem em comprar seu carro ou aceita-lo na troca…..foi o maior obstáculo que encontrei…o peugeot tem a manutenção mais cara que os “convencionais”, mas tem um produto mais refinando em todos os sentidos.

      • dallebu

        Tenho um 206 e te digo que pago a diferença de sorriso aberto, pois o carro na minha opinião é muito superior a Palio, Gol Celta etc, tanto tecnologicamente, estruturalmente, acabamento, design, economia de combistivel, estabilidade incrivel, o carro não mergulha em freadas e não empina em acelerações etc. Estou extremamente satisfeito com o carro, e olha que o meu é 1.0 16V Soleil 2002, com 66.000 km, originais comprovados.
        A parte da suspensão que todo mundo reclama eu não tive grandes problemas, e olha que faço 4 km de estrada de chão esburacada todos os dias pra ir e voltar do trabalho, comprei com as bieletas fazendo barulho, troquei as duas originais por R$ 100 e até agora tudo Ok, inclusive a suspensão traseira ta firme e sem barulhos ou folgas, e é a original do carro…
        O Palio é um ótimo carro, mas não tem nada de mais que te faça gostar dele, na minha opinião.

        • Raphael

          eh como falei no relato, o carro não te desperta emoção ao dirigir, pois ele tem um comportamento bem neutro, mas tem gente que prefere o marasmo da palio do que a agitação do peugeot, nao é o meu caso.

          • Edson Fernandes

            Tudo depende. O 306 apesar de estavel é confortavel!

            Hoje em dia, a preferencia é para carros “duros” que auxiliam na estabilidade direcional, mas na cidade esburacada… é um desconforto só.

        • dogmarley

          com o meu eu varava as lombadas de madrugada a 50km/h, em 5ª marcha, e o carro nem sentia, parecia que era só um buraquinho a mais.
          faça isso com o seu peugeot, mas compre mais bieletas huahuhaaua

          • dallebu

            Mas o problema não é o Peugeot 206, é o Palio que é um tanque de guerra!
            O 206 é um carro que tem uma robustez legal, pra um uso civilizado, não é normal passar em quebra-mola a 50 km/h em 5ª marcha, isso pode ser considerado mau uso, vá fazer isso com qualquer BMW, Audi ou Mercedes pra você ver a suspensão indo pro espaço e sua cabeça batendo no teto, mas isso não quer dizer que o Palio é melhor que os carros dessas marcas..

            Podemos dizer que carros como Gol e Palio foram concebidos para aguentar mau uso, já o 206 é um carro que de diferente do modelo vendido na europa só tem a altura livre maior do solo…

          • Louis

            Em compensação, tente acompanhar um Peugeot em uma curva forte pra ver onde o Palio vai parar… na grama ou muro. Se uma pessoa espirrar do lado do Palio, ele balança.

            • dallebu

              Pois é, meu 206 tem uma estabilidade incrível, não balança, não mergula a frente ao frear, e pra sair de frente numa curva tem que estar muito mais rápido do que o bom senso manda…

              • dogmarley

                um amigo proximo tem ate hje um 206 1.4..versão exata eu nao sei. sei que o ano eh 2006-2007.
                pontos q ele sempre elogiou, além do acabamento: economia no etanol, e dinâmica do carro ! (ergonomia mais ou menos haha)
                pontos q smp reclamou: vibração dos pedais e alavanca! (assim como ergonomia dos vidros, etc)

                eu adoro o 206, até hje. teria um, sim, hoje ! mas seria +/- nos parâmetros que teria tb um renault Clio: 2 portas e 1.616v !!!! (+ abs*ab2)

            • dogmarley

              realmente, ele (206) foi um grande popular que marcou epóca !
              pena a pug fzr aquele “207”

  • Chronosky

    é… tenho hoje um Palio Sporting 2014, apesar de gostar da aparência dele e até do conforto e tecnologia embarcada, não compraria outro Fiat nunca mais por conta do cambio de caminhão, é de longe o PIOR cambio que já usei e de longe o maior ponto fraco do carro.

    • Concordo contigo. Não digo que não compraria, porque com o tempo acostuma, mas que o câmbio é chato é. Eu acho pior que o corsa/chevette, que ficaria com o 2º lugar ;)

    • CorsarioViajante

      Eu fiquei com um Uno alugado por uns dois meses, o câmbio dele parece uma vareta de borracha enfiada na areia molhada.

      • Edson Fernandes

        É horrivel mesmo. Alias, nesse aspecto, seria dificil para a fabricante colocar um cambio mais moderno mas que fosse de 5 marchas no lugar? Não entendo o motivo pelo qual a Fiat que sempre recebeu essa reclamação manter essa geração de cambio.

        • Andrex2501

          Teimosia, só pode ser! Temos um Palio 1.0 16v em casa, carro muito perseguido por muitos, porém se mostra extremamente confiável e valente! Porém o câmbio dele, é um show a parte (no sentido negativo), tem horas que é um martírio engatar a terceira!

          • Edson Fernandes

            Hehehe…. no caso do ex Siena 1.0 16v do meu pai, o parto eram as quinta e ré.

            Não entrava de primeira… e não era raro esticar a quarta por culpa disso. Mas depois que ele trocou o trambulador, melhorou bastante, pelo menos não teve problemas com as trocas, mas que era um cambio enjoado era.

            E no meu ex Uno 1995 ELX em que o cambio ficava um pouco mais a frente e eu tinha que tirar as costas do banco para engatar a primeira, terceira ou quinta?

            Ou tinha que me espremer para isso não acontecer…rs

        • andre oliveira

          Até hoje é assim infelizmente.Meu sogro estar na segunda Idea e o câmbio é exatamente assim, esponjoso.Eu que possuo carro GM apesar de não ser também um primor de câmbio por ser áspero estranho.Nisso a VW sempre foi referência.

    • dogmarley

      fato!! será que é tão difícil fazer um câmbio que se ache sozinho na caixa ??(alá VW)
      esse cambio dos fiat irrita !! ou vc engata direitinhoo, ou vai engasgar/arranhar/errar marcha.
      teve vez d’eu colocar 5ª qdo era pra por 3ª ! e vice versa hauhauhauhaa

      • Chronosky

        acontece comigo tambem… é tenso

  • Matheus Lelis

    parabéns pelo carro, é ótimo.

  • Luis_Zo

    Parabéns Raphael, gostei do quanto tu foi sensato no teu texto. Você é um brasileiro “fora da curva” ao afirmar que prefere a funcionalidade à aparência (ainda mais com 27 anos!) e por isso parabéns novamente.

    • Raphael

      Obrigado….eu dou mais valor a funcionalidade porque sou apaixonado por carros, muita gente equipa o carro para fazer presença, e não por gostar neh….rsrsrsr…A coisa que mais me irrita é enguiçar na rua, peguei trauma com o peugeot….rsrs…

  • Caio Henrique Alves Nascimento

    Raphael,primeiramente boa tarde e parabéns pelo relato. Já estava a um certo tempo,procurando aqui pelo NA ,alguém que tivesse feito uma avaliação de um palio da sére 30 anos ou 35 anos. Eu tenho a versão weekend do palio 30 anos, com as mesmas características,só que da cor prata, e devo dizer que seu relato foi perfeito. O carrinho é muito bom e agrada aqui na cidade onde moro,interior de Sp,apresenta consumo bom para cidade e ótima relação de custo/beneficio.Tem amplo espaço interno,por ser uma weekend,mas o motor não me agrada muito. Chega aos 110km/h bem, mas já que piso um pouco e ando na faixa dos 130km/h – 140km/h ele custa a se manter nisso,por isso achei o meio termo de 120. Acredito que sua escolha tendo sido boa,pois como já foi dito ele é completo e é raro achar “populares” completoes por aí. Eu,como próximo,pegarei a versão da perua 1.8, gasta mais e anda mais também,mas por enquanto me agrada. Parabéns novamente pelo relato e aguardamos o do próximo carro.
    Abs e EBD

  • André Maia

    Dos palios é mesmo o mais bonito e completo. Eu quase comprei um Siena 30 Anos completo como o seu. mas não aprovaram meu cadastro então juntei mais dinheiro e comprei um zero.
    Os preços das peças desses carros populares são o maior atrativo por isso vendem tanto.
    Parabens pelo relato.

  • Eduardo Copelo

    O carro está muito bom, e a manutenção dele é incrivelmente barata, já cogitei algumas vezes trocar o meu Focus por um palio(de preferencia o palio Weekend, é o que mais me agrada), mas quando lembro da tocada justinha e esportiva, do conforto e do quanto ele me diverte ao volante, repenso o assunto e vejo que é melhor ficar com o meu mesmo. Mas conheço diversas pessoas que tem palios e não reclamam, o carro é valente e confortável, e só dá alegrias! Parabéns pelo carro e principalmente pela mentalidade de manter a mecânica impecável em detrimento da “lata”, é uma raridade hoje em dia!!!

    Abraços!

    ps: O condomínio onde foram tiradas as fotos é o condomínio em frente a estação de metrô de Tomás Coelho, aqui no Rio?

    • Raphael

      eu gosto muito ddo tipo de tocada do focus, meu amigo tinha um ghia 2.0 sedan manual…o carro era um espetáculo…..e o condomínio não eh esse não….rsrs….o meu fica na zona oeste do Rj…….um abraço

      • Eduardo Copelo

        O meu sonho era ter pego um 2.0 manual da mesma geração do meu(MK1,5), mas só achei um decente em sampa e fiquei com medo/preguiça de omprar e trazer. Mas mesmo o 1.6 é um tesão, anda pouco, mas numa subida de serra, com motor cheio, arranca muitos sorrisos!!!

  • Minerius Valioso

    Eu particularmente teria comprado um Renault Clio. Principalmente por ter o airbag duplo de série e o motor 1.6 16V.

    • Raphael

      cara…..eu até cheguei a olhar e andar no clio……mas não me despertou interesse nem no lado emocional(dirigindo) nem no quesito beleza……e também esse versão não encontrei em nenhuma agencia…….

  • marcosgbm

    Meu primeiro carro foi um 306 também. Rallye, 2p, couro de série. Que carro, que desempenho, que dirigibilidade… Mas ele estava ficando velho e resolvi trocar. Peguei um Clio completo 0km. Excelente carro pra categoria, mas o Peugeot era muito mais carro… Saudades dele.

    • Raphael

      cara…..que motor é aquele….apesar de 112cv e + ou – 16kgf de torque, ele parecia ter mais, pois seu motor era muito elástico, gostava muito de girar……rsrsrs……fora a suspensão…..excepcional….as vezes penso em comprar outro pra deixar como “2° carro”, mas aí lembro que são 2 IPVAS, 8 pneus, 5 litros de óleo a mais pra comprar, fora a gasolina que esta R$ 3,15 aqui no Rj, aí aborto a missão………rsrsrrsrsrsrssr

      • Edson Fernandes

        É que esses carros do passado são mais leves. Digo isso por ter um Xsara (irmão de projeto) e saber que o motor 2.0 ali instalado leva o carro muito bem (e olha que é automatico).

        • Raphael

          minha irmã ainda possui um xsara exclusive Top de linha 1.8 16v manual como 2° carro, exatamente como o 306, mas não sei o porque, o dela anda mais do que o peugeot que eu tinha….o bicho anda muito, e olha que esta atualmente com 170mil km rodados, ela quer vende-lo agora, mas está com pena…rsrrrs…as vezes pego o dela emprestado pra matar a saudade……rsrs….

          • Edson Fernandes

            Porque? Porque no Citroen ele tem mais torque, “só” 2kgmf a mais….rs

            O mais impressionante desses carros é que eles são confortaveis na cidade e muito bons de estabilidade na estrada!

            Mas convenhamos, apesar de não ser do conceito do Focus, multilink, eles possuem suspensão independente e que por isso é confortavel.

            • Raphael

              pow, essa eu não sabia, até porque no manual e em todas as especificações vem falando que o motor é igual……agora está explicado,rsrsrs… 2 kgmf a mais faz muita diferença…..eu já viajei com ele 5 pessoas mais bagagem, e sinceramente o carro ultrapassava rindo, imagina com o xsara….rs

              • Edson Fernandes

                Po, mas era carro leve com um motor que gostava de altos giros…..rs

                E o legal é que o regime de economia dele é por volta dos 3000rpm (no meu Xsara…rs)

                Para vc ter ideia, eu nem sinto resistencia qdo o ar condicionado liga e rodando nem muda o desempenho. Só percebo o ruido de ligar parado e em lugar sem outros sons pois dá um estalo da ventoinha no momento em que liga.

                É um carro que é inesperadamente o que eu desejado em um carro. Não imaginava tamanha a maciez que o Xsara é para passar em buracos, ainda que por não ter o batente hidraulico, não se possa passar com uma velocidade de cruzeiro sobre elas (mas sempre fiz isso desde qdo tinha meu Uno… então para mim, só “bate” suspensão qdo eu passo por um local onde o buraco é alto e não é possível visualiza-lo).

                Te confesso que é um carro que não sinto vontade de me desfazer. Por isso até costumo dizer que em materia de conforto ele é muito bem servido e que a troca direta é relacionada ao Focus por tamanha maciez nos mesmos aspectos.

  • Thiago_NCO

    Meu pai tem um Palio Fire 04/04, basicão, com apenas kit visibilidade (limpador e desembaçador traseiros). Atualmente tem 97mil km (sim, pouco rodado para a idade) e, até hoje, manutenção zero, só trocou o que foi indicado no manual de acordo com a kilometragem. Recomendo muito, se bem cuidado, é carro pra vida toda. Indicadíssimo para jovens procurando o primeiro carro, pois não dá dor de cabeça e a manutenção é uma das mais baratas do mercado.

    • dogmarley

      carros pelados tendem a dar menos dor de cabeça, justamente por serem basicamente roda/motor/pneu. hje em dia, mto dos problemas nos carros estão em gadgets, eletrônica.

  • afonso200

    48 reais a pastilha de freio cara barato,,,,, a minha nao sai por menos de 340 reais o par

    • Edson Fernandes

      Vixi…. qual carro?

      Eu pago isso na pastilha do C3 (na verdade R$38).

    • dogmarley

      340 o par em uma pastilha de freio ?
      você tá maluco.
      só se for carro esporte/luxo…(não sporting/highline, rs)

  • Gabriel Molina Pinheiro

    Eu vou da seguinte lógica que o carro perfeito é aquele que atende suas necessidades. Beleza, esse atendeu a dele, mas sinceramente acho que faltou um pouco de uma procura mais minuciosa pra achar um carro menos rodado mais novinho e que com certeza ele iria pagar o mesmo preço, talvez achasse até um carro de categoria superior, mais completo, etc. Porém aí vai de cada um.

    • Raphael

      Cara, até encontrei carros de categoria superior, mas parti pelo seguinte principio, queria um carro com manutenção mais barata, pois ia ficar uns 5 anos com o carro, e outro grande empecilho, foi achar uma agencia que aceitava o meu peugeot de entrada, e olha que rodei bastante,rsrsrs…..e em questão de mais novinho, apesar do carro esta com 62mil rodados, o interior, exterior, suspensão, motor….tudo era original, e em estado de zero……e eu sou o 3° dono do carro….após eu comprar, meu amigo pegou uma 2009(modelo big brother) com 18mil km rodados, quando completou 25mil km teve que trocar o comando de seta( R$ 350,00 + mão-de-obra), com 40mil km a embreagem……ou seja, APENAS a km do carro não é sinonimo de bem cuidado…mas como voce mesmo falou, vai de cada um mesmo….rsrs… abç

      • Gabriel Molina Pinheiro

        Meu pai há uns 5 anos atrás pegou um astra sedan 2003 com 69 mil kms rodados. Eu achei uma tremenda burrada, e explico porque. Primeiro a quilometragem em si, que mesmo tendo uma média baixa por ano, já era um pouco elevada. Outra que normalmente com essa kilometragem começam a aparecer as manutenções com preço mais elevado. E o outro motivo foi que ele pagou caro, 28 mil na época por um carro meio básico(era o Astra de entrada na época), creio que se tivesse procurado melhor teria achado um mais conservado e completo.

        • dogmarley

          Em casa, nossos carros não vão pra frente enquanto nao beirarem 100mil. O ultimo foi uma Idea ELX 1.8 2010…com 96mil vendemos. Se der mtoo pepinos, dai vendemos antes da marca dos 100

          agora, 69mil km aqui em casa é a melhor fase do carro!! é quando a gente vê se o bicho aguentou mesmo ou se é tudo firoula. agt vê se foi caro de manter, se nos levou mto ao mecanico, etc..

          ex.: ja compramos um Uno Mille Smart 2001 PELADÍSSIMO da Telefônica (hoje é a VIVO), marcando 256.000km no painel. Isso pq tinhamos certeza de que foi baixado!!(carro de frota, hodômetro NÃO digital, etc) …. vendemos ele com algo em torno de 390mil km ! para um restaurante que ainda fez o danado trabalhar, mas num ritmo mais ‘aposentado’. so fazia a feira pro restaurante.

          sabe oq foi trocado no Uno ? filtro, pastilha, e óleo ! acredite se quiser !
          por isso digo: 69mil km…..faça-me o favor !

          p.s: temos um santana 2000-01 2.0AP gasolina última série…pegamos zero !! 214mil km. E SE PISAR LEVANTA O BICO DO TUBARÃO kkkkk

          • andre oliveira

            É o que sempre falo, carro foi feito pra rodar.Meu corsa 1.8 estar comigo desde 0km e passou agora dos 105mil em perfeito estado.Agora o povo quer rodar colocando só gasolina a mais barata de preferencia e na hora de fazer a primeira manutenção já determina que estar na hora de passar pra frente, aí que mora o perigo.

  • Jonas Augusto

    O palio 1.4 tem um desempenho honesto pela proposta, mais o 1.8 HLX tem um desempenho vigoroso que não desaponta.

    • Jonas Augusto

      Estou cogitando ainda comprar o 1.4 ELX ou o 1.8 HLX,
      Mais eu ainda sou mais fã do fiesta rocam 1.6 ou do focus da primeira geração 1.6 flex zetec rocam, pelo fato de utilizar corrente no lugar da correia dentada.

      • Raphael

        cara, sinceramente, se voce prefere o fiesta e o focus por outros atributos, como espaço, dirigibilidade, etc. tudo bem,compra eles, mas não acho que um fator decisivo pra compra de um carro seja essa questão de correia ou corrente, todos os meus carros tinham correia, e nunca tive problema por isso, é só fazer a manutenção em dia….

        • Jonas Augusto

          Ja dirigi tanto o palio, fiesta e focus, mais uma coisa que me chama a atençao é o custo de peças de reposição pra se manter o palio são mais em conta, que no caso da Ford os preços não são nada convidativos.
          Se tratando de custo-beneficio eu compraria o palio, em outras palavras é um carro com mecanica simples e confiável, ponto pro palio.

  • João Cagnoni

    Eu gostava do meu 1.0. A saída do carro era muito boa, gostoso de dirigir na cidade. Mas como um rapaz comentou aqui em baixo, ou você anda ou você economiza, não tem as duas opções. E andar eu digo no sentido literal da palavra, não é correr.

  • dogmarley

    tive um palio elx 1.4 comum.
    e tive uma Palio Weekend 30 anos também, prata bari, elx 1.4 2007/07….. (meu avatar eh de uma idêntica, porém socada no chão. o qual nunca tive coragem de fazê-lo……a minha era stock mesmo)
    ótimo carro. foi o carro que mais me marcou !
    a versão 30 anos ainda vinha com uns pequenos mimos estéticos.
    me roubaram ela….saudades.

    • Caio Henrique Alves Nascimento

      Dogmarley, vc gostava do desempenho da sua palio?

      • dogmarley

        cara…depempenho não é a palavra propriamente dita.
        se vc manter o motor CHEIO, e trabalhar o câmbio: ela desenvolve certa velocidade e até se mostra esperta em dadas situações….mas ainda são 85cv pra uma Weekend.

        pelo menos o retorno vinha em economia…15km/l na Gasolina aqui onde moro…usando mto do Drive by Wire

        • Caio Henrique Alves Nascimento

          Então,também acho covardia para uma palio 85cv,mas é o que é. Na cidade me preocupo muito com consumo,mas já na estrada não ligo muito! Na faixa dos 120-140km/h que é como eu ando,eu já fiz 6,6 cm ac ligado e 8,9 com ac desligado! E vc ?! Fico muito contente com a que eu tenho,cuido bem demais dela,reviso,lavo,encero, mas o motor em certas ocasiões deixa a desejar! O que seria o modo drive by wire, tenho a minha a 3 anos e não sei o que é! Capaz de aprender agora q estou para vender!!

  • Janduir

    Quanto a troca do aditivo do radiador, sugiro usar um Aditivo Delphi que dura 3 anos ou 60.000km e custa 22,00 o litro em média, ou usar o aditivo da gm acdelco que dura 150.000km ou 5 anos. O ideal é usar água desmineralizada…

  • fellipealo

    Parabéns pelo seu depoimento e de fato, concordo contigo, esse foi o modelo mais bonito dos Palios. Quanto ao seu entusiasmo com o 1.4… Ah, não vou estragar o seu depoimento. hehehehe

    Parabéns pela aquisição.

  • Marcelo

    Raphael, Quais as funções que o computador de bordo dele tinha ??? e qual o ano dele ??

  • Marcelo

    Raphael, quais as funções que o computador de bordo dele tinha ??? e que ano ele era ???

  • Matheus de Jesus

    Poxa man, quando vc falou das pernas dobradas, então não posso nem pensar nesse carro. Tenho 1,93 de altura, uso um fiesta rocam 1.6 12/13 da minha mãe, boto o banco todo pra trás e ainda fico com as pernas bem dobradas, imagino no palio. É terrível que as montadoras ainda não prestam atenção nesse detalhe porque a altura média dos homens cresce a cada tempo e eu não me considero alto demais. Pra isso existem os SUVs mas eles estão numa faixa de preço muito alta pra quem não tem muito dinheiro. Eu já me acostumei mas vez em quando sinto cãibras e isso é perigoso no trânsito.

  • Elainy

    Tenho um pálio atractive 2012 e ainda não quitei e não gosto dele. Na epoca, comprei pq precisava de um carro e era o q podia pagar. Hoje estou louca para trocar e a minha paixão é o pegeout que poe sinal já tive um. O do momento é um 208 automático. 2915. E claro, eu continuaria pagando.

  • Sidney araujo

    Olá.muito obrigado era as informações que pesquisava é o carro que quero pelo seu painel que posso colocar uma moldura de dvd já o palio fire não dá.
    Mas queria saber se é um carro bom.
    Me ajudou e muito,obrigado!

  • Emyci Pate Malvi’s

    Caraaaa obrigadaaaaa …
    Eu comprei um carro desses elx 1.4 completo cara ..
    Que delicia de carro e eu achava que eu estava deslumbrada … mais né não ele é realmente confortavel e economico e fora alguns itens que eu axo top como as alavancas de abrir o porta malas e o local de por gasolina … a direção hidraulica maravilhosa to amando …
    Mais nao posso esquecer rs que acabo de sair de um corsa 99

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