Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 2008

O carro dessa semana é um Palio ELX 1.4 2008, do leitor Alexandre. Ele tirou o carro zero, e conta um pouco sobre as médias de consumo, valor das revisões e pontos fortes / fracos do carro. Veja:


Comprei ele em outubro de 2008, antes da redução do IPI. Na época, custou 38.500 á vista, completo (Direção Hidráulica, Ar-Condicionado, Vidros Elétricos nas 4 portas, Travas Elétricas, Retrovisor Elétrico, Som MP3 de fábrica, Computador de Bordo, e sem rodas de liga). Pensei em comprar o 1.8R, mas tinha medo da manutenção e consumo, e seu preço era de 40.000, 2 portas.

Consumo melhor do que esperado

O carro em si é muito bom, vejo na revista 4R sobre o consumo terrível dele (6,4 km/l no álcool, se não me engano), mas ainda não consegui fazer essa proeza. Não sei se é porque moro em Brasília, onde temos muitas retas longas sem muito transito, mas eu já consegui fazer até 9 km/l no álcool.


Isso porque meu circuito era longo sem muito transito… Agora, que estou pegando mais engarrafamentos consegui médias entre 8, e 8,5km/l no álcool.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 2008

Gasolina aqui não vale a pena, mas o consumo dele foi de 10,5km/l quando coloquei. O motor é convincente para meus afazeres. Não ando em estrada, então também é difícil falar sobre desempenho do carro. A 4R também falou que o vidro elétrico não era One-Touch, não sei se a FIAT resolveu, ou a revista errou, mas meu carro tem One-Touch em todos os vidros. Tanto pra subir, quanto pra descer.

Suspensão realmente é mole demais! O carro enverga muito quando se faz uma curva forte, mas acho que é questão de costume!

Alguns defeitos do carro

Limpador de para-brisa não é automático, você esguicha a água, depois tem que ligar o limpador pra limpar. O difusor de ar do carro tem a posição chata mesmo. É difícil fazer gelar bem com ele batendo na sua barriga.

Limpador do vidro traseiro só tem 1 velocidade, se tiver com pouca chuva, tem que ficar ligando e desligando toda hora. Cuidado na hora de colocar alarme por fora, no meu caso o vidro ficava dando pau porque o instalador não achava o módulo do vidro certo.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 2008

O porta-trecos acima do porta-luvas é muito chato de abrir, parece que sempre vai quebrar a tampa. O fator “atualiza” da FIAT me deixou doido. Depois que comprei meu carro, ela fez ele com a frente do Siena (o meu tem a frente do Siena EL), fez com motor 1.8 HLX, e agora ainda fez o Dualogic, pra acabar comigo de vez. Todos com preços próximos do que eu paguei pelo meu carro!

Acabamento

De interior ele é bem simples, até muito plástico pra falar a verdade, na minha opinião. Nas portas ele tem um acabamento melhor, tem uma “borracha” nas portas boa de toque, e um forro também, que dá uma pequena sensação de um carro de melhor nível, comparado aos concorrentes na minha humilde opinião.

Preços das revisões

Hoje ele está com 17000km rodados. Troquei o óleo com 7500km, e fiz minha primeira revisão na concessionária, com 15000km rodados, como manda o manual. Trocaram o óleo e componentes (filtro de óleo, etc), revisaram os itens importantes do carro, e os defeitos que mencionei. Ficou R$250,00 , com a troca do filtro do ar-condicionado, que eles falam que é obrigatório (100 reais).

Os defeitos que mencionei são: A luz do freio de mão apita quando se arranca forte com o carro (isso ta me incomodando demais), pequena falta do motor quando se chega a 4000RPM, e possível vazamento de água através do vidro traseiro. Eles me mostraram o papel de teste quanto a rotação, e o teste dizia que está tudo OK. Senti ele ficar um pouco melhor, mas as vezes ainda dá essa pequena falta. No vidro traseiro fizeram teste, e disseram que não está vazando (até que tudo bem, só vazou uma vez até hoje, não vazando mais, ta 100%). Mexeram no freio de mão, mas não resolveram meu problema, terei de voltar lá. Ficou pior, ta apitando até de segunda marcha agora.

Resumindo

Fora esses defeitinhos, esse carro nunca me deixou na mão. Estou 85% satisfeito com esse carro. O que me deixou triste mesmo foi o fato das atualizações da FIAT, e o IPI ter reduzido 2 semanas depois de comprar meu carro. Vai demorar pra trocar esse carro, mas se fosse com o mercado de hoje, e se fosse olhar um carro 0km (acho que não vou fazer isso de novo), olharia uma Palio Weekend, ou alguma versão 1.8 dele. Acho que seus concorrentes não chegaram a altura ainda…

Obs: Concorrentes que olhei na hora da compra: Corsa 1.4, Gol 1.6, Ka 1.6, Fiesta 1.6.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Palio ELX 1.4 2008
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email