Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Kia Cerato 2010

kia-cerato-usado-semana-9 Carro da semana, opinião de dono: Kia Cerato 2010

Quando criança, aprendi a gostar dos carros da Fiat, e após completar a maioridade, sempre havia um Fiat em minha garagem, mas sempre atento ao mercado. Meu ultimo Fiat, um Palio Adv Locker me trouxe muitas alegrias, e não estava disposto a troca-la por nada. Até conhecer de perto o Kia Cerato.



Possuo um Cerato 2009/10, com o já conhecido motor 1.6 e cambio automático de 4 marchas. Comprei o mesmo após muita pesquisa em internet, já que na época, o carro não era um sucesso de vendas, o NA me ajudou na escolha, já quem me baseava sempre em noticias e opiniões vinculadas na internet. Me ajudou a tomar a decisão.

Como não pretendia trocar de carro, o Cerato caiu em minhas mãos em forma de uma ótima oportunidade, daquelas que não se deixam passar, e por isso, não o comparei com nenhum outro do mercado. Tratava-se de um carro seminovo, com 4 meses de uso, e 3000km rodados, por preço bem abaixo de tabela, tratava-se de um carro de test drive da concessionária Nasa. Ok, vamos aos detalhes gerais do carro.

kia-cerato-usado-semana-3 Carro da semana, opinião de dono: Kia Cerato 2010

Kia Cerato 1.6 16v Aut 4 machas 2009/10
Ar digital / trio elétrico / som / controles no volante /
ABS / Air bag duplo

Vida a bordo

A gigantesca diferença em um nacional e importado me saltavam aos olhos ao entrar no Cerato. Com comandos mais próximos e de fácil acesso, o painel do veiculo é muito agradável e de boa qualidade. Um carro com amplo espaço interno, já que eu tenho 1.86, não é qualquer carro que me atende, pois odeio ficar com a cabeça encostando no teto (o que ocorre por ex no Peugeot 3008). Trio elétrico completo, ar condicionado digital ajudam a uma boa vida dentro do carro.

O motor é um ponto forte neste veiculo, 1.6 com 126 cv a gasolina, é econômico mesmo com o cambio automático de 4 machas. Silencioso e suave nas acoplagens de machas. O cambio foi uma desvantagem no começo, mas com o tempo, posso dizer que fui me acostumando, e aprendendo a levar o carro, sem exigir muito, e tendo uma boa performance. Para quem viaja atrás, o carro tem espaço de sobra para 3 adultos medianos tranquilamente, o que peca é a falta de cinto 3 pontos e encosto de cabeça para o passageiro central.

kia-cerato-usado-semana-4 Carro da semana, opinião de dono: Kia Cerato 2010

Vantagens do carro

Um ótimo espaço interno e no porta-malas, um carro seguro com ABS e Air-bag duplo, o carro não possui EBD, o que seria mais um atrativo. Custo / beneficio muito bom, levado em conta o preço pago na época (R$50.000,00). Garantia de 5 anos (com todas revisões devidamente feitas). Preços de revisões (que variam entre R$ 250 e R$ 820 a mais caras que se dão com 40000km e 80000km).

Garantia funciona sem atrasos ou demasiada demora. Design ainda chama atenção, e querendo ou não, todo brasileiro olha isso na hora da compra. Ou não?!

Consumo

Fiquei realmente preocupado com o consumo inicial, como o carro ainda estava amaciando, e eu não tinha um bom relacionamento com o cambio de 4 marchas eu me assustei com o consumo na cidade que não passava de 6km/l e 10 km/l na estrada.

Com o tempo, motor amaciado, e acostumado com o cambio, hoje com mais de 2 anos de uso, eu tenho medias semanais de 9,6 km/l na cidade e 12,7km/l na rodovia. Para um carro com porte que tem, considero um ótimo desempenho, mas não são todos que conseguem este consumo.

Problemas

Ate hoje, não tive problemas que levassem o carro a oficina, ou que me descontentou com o veiculo ou a marca. Os únicos problemas que tive ate o momento com o Cerato foram: volantes e manoplas do cambio descascando. Sempre com atendimento digno de uma marca importada, a troca dos equipamentos (volante: 2 vezes, e manopla: 3 vezes) nunca ultrapassou os 15 dias de espera.

No volante, a simples perda de brilho e um pequeno descascado no couro fez dar garantia. Já na manopla, o que descasca, é o detalhe cromado, que chegou a me machucar. O tecido dos bancos não são de boa qualidade, e da muito trabalho para mante-los sempre limpos ou sem puxões de fios dados por calças e botões.

As vezes, com o carro frio, a primeira partida do dia, parece que o motor esta com um grilo dentro, já levei para a concessionária verificar e nada foi constatado. Problema este reclamado também por outros proprietários.

Alguns números

Tive problemas em trocar as pastilhas de freio, nas concessionárias aqui de Goiânia. Chegavam a ter coragem de cobrarem R$ 700 para a troca das 4 pastilhas, troquei por fora e paguei R$ 230 pelas quatro instaladas, com garantia de 1 ano para problemas não relacionados ao uso.

Tive que trocar os piscas dos retrovisores, o que me saiu a R$ 70 cada um, originais e na concessionária. Após forte chuva, perdi a saia do para choques dianteiro, o que custou R$ 180,00 por um “bigode”. Achei o preço salgado.

Os pneus originais rodaram 45000 Km, e as pastilhas chegaram aos 50000 Km rodados com segurança.

Em resumo

Um ótimo carro para quem gosta de viajar com a família, da para passear tranquilamente e com conforto por longas viagens, e sem apertar os ocupantes com malas e sacolas que não couberam no porta malas.
Econômico, macio, estável, seguro. Assim classifico o Kia Cerato, que desde o aumento do IPI não tem tido boas vendas, mas não deixa a desejar a nenhum outro sedan de sua categoria aqui no Brasil.

Abraços a todos do NA e seus nobres leitores.

Por Hugo Henrique da Silva

4.0

  • Tiago_Beneditto

    Eber fica uma sugestão, você poderia pedir uma unidade do Cerato para a Kia, para você testar por uma
    semana, valeu.

    • marcossadalamuller

      Esse carro, já foi testado pelo NA durante uma semana.

    • JulioNR

      isso já aconteceu ano passado

    • Lauolling

      https://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacoes-
      É o último(na verdade o primeiro que foi testado) no "Avaliações de Longa Duração".

    • afonso200

      fiz um teste no atual de 6 marchas AT. posso dizer, macio, macio assim como o antigo Azera. o que me faz juz em um carro é a macies, por isso ando as vezes com o galaxie nos dias de trabalho

  • Marcelo_Machado

    Até a chegada do Cruze achava o Cerato o sedã médio mais bonito no mercado brasileiro. Ainda acho ele muito bonito e interessante, principalmente o que tem cambio de 6 marchas e trocas no volante, algo raro nesse segmento.

    Agora esse negócio de volante e cambio ficarem descascando é bem decepcionante, mesmo a ccs trocando 3 a 4 vezes e na garantia. Já rodei mais de 100.000Km com carro básico e nacional e isso nunca aconteceu. A Kia precisa começar a passar protetor solar nas partes internas do carro que entram em contato com o Sol!!!!!!

    • HugoLange

      então… meu carro nao fica no sol, e nem o limpo com produtos que possam levar a isso. a moça que me atende na CC, me disse que a Kia Brasil já havia trocado de fornecedores das peças 2 vezes… mas o problema so foi corrigido na linha 2012, que o cambio não possui mais cormado com desenho ovalado… e o volante tb nao tem descascado nestes novos…

    • madsauro

      Concordo que isso não deveria estar acontecendo, mas em muitos casos pode ser excesso de ácido úrico nas mãos que faz acontecer esse tipo de coisas, meu amigo tem um focus 2012 com 5 mil km e o vonlante está todo descascado na parte da espuma, só que no caso dele é o ácido úrico que está provocando os danos. E quanto ao cruze, é um carro muito bonito, a GM caprichou no visual desse carro, pena que aqui em Curitiba vejo um monte deles sem a moldura dos faróis de neblina, já falei com o dono de um e ele disse que só o dele já caíram duas vezes, e depois de ter ouvido isso de um proprietário comecei a perder o gosto pelo carro.

    • farleytito

      na verdade o que causa este inconveniente não é o sol mas sim o suor das mãos devido ao sal.

    • PONCIO PILATOS

      um colega meu tem um azera (modelo anterior) 2011, já trocou o volante duas vezes… será o nosso clima?

    • LucaassFerreira

      Minha tia possui um veloster (sim, nada veloz) e trocou duas vezes o volante pelo mesmo motivo em menos de um ano…

  • Raphael_Juliao

    Tenho vontade de trocar meu Siena 1.4 pelo Cerato. So que o preço, mesmo com o IPI ter abaixado um pouco, não mudou muito. E pra eu vender o carro agora eu saio no prejuizo.

    Mais é um belo carro.

  • Leandro1978

    Legal, boa escolha. Você chegou a notar barulho na suspensão? pois lembro de ter lido alguns proprietários reclamarem disso. O volante e manopla descascando podem ser por excesso de sol, algum produto que você passe para limpeza que contenha alguma substância agressiva a estes materiais, ás vezes o próprio suor faz isso (ocorria em modelos anteriores?) ou mesmo má qualidade do material usado para revesti-los. Pessoalmente gosto do Cerato, mas quando fui conhecê-lo, não gostei do acabamento, pois me pareceu muito simples para um modelo de seu porte (além de algumas peças do painel parecerem arranhar com facilidade) e a versão que fiquei interessado na época não possuir o ABS (a de entrada).

    • HugoLange

      me lembro bem desta epoca em que os donos de cerato ficavam procurando este barulho na suspençao, alguns relataram acidentes, eu imediatamente pedi para que fosse verificado naCC… nada encontrado, o carro nunca saiu em curva como relatado por outros donos… creio q nao foi um problema crônico, mas que existiu em algumas unidades, existiu.

  • marcossadalamuller

    Passar de Fiat Palio para um Kia Cerato, é uma melhora bem evidente. Parabéns pela compra, ainda mais se for por um carro que está bem abaixo da tabela. Parece ter sido um ótimo negócio. Apesar do design me agradar, o acabamento não me agrada neste Cerato. Um Citroën C4 ou um Peugeot 408 dá um banho nesse quesito.

    • danieldourado_2

      Acabamento do 408 é espetacular. Do fluence também é muito bom.

      • Acport

        Fiz teste drive semana passada em Corolla Xei, Peugeot 408 e Sentra, além de ter visitado Citroen, Ford, Renault e Honda. Na minha opinião, o melhor acabamento, no que se refere a encaixes e material utilizado é sem dúvida do 408. O defeito dele é o câmbio At4.

        • granrs78

          Nesse caso, é melhor optar pelo 408 THP com motor turbo e cambio de 6 marchas.

          • felipevielmo

            tem que ver a grana, do primeiro e mais barato ao thp são mais de 30 contos de diferença

            • Bzzz2000

              Só sendo chato, o AT4 marchas ta sendo divulgado em 58.5K e o THP ta de 74… pelo menos a duas semanas tava assim… fiz o test drive nele.. delicioso heheh

              • felipevielmo

                depende da cidade, aqui começa em 56 com at4 grátis e o THP tu tem que chorar pra conseguir 86

            • granrs78

              Nossa, não é essa diferença toda não! Pois, o 408 aut. de entrada está custando 58.500,00, e o THP 75.000,00. Então são 16.500,00, isso sem contar o chorinho na concessionaria que dá para conseguir. E pelo preço do THP, praticamente está nos preços dos Civic LXL e Corolla XEi, e cá entre nós, o 408 THP põe no chinelo os japoneses!!

    • giodoesitbetter

      Exato. Para quem sai de um Palio, é um salto grande, mas acho o interior do Cerato muito inferior aos ditos médios, até mesmo os que se aproximam em preço, como o Sentra, sendo no nível do Polo, por exemplo.

      • FiuzaLima

        Se a referência fosse em cima dos preços praticados antes do aumento do IPI, tava tranquilo o acabamento, já que os "ditos" médios custavam bem mais que o Cerato…
        Mas, sinceramente, acho que o Polo tem acabamento melhor que Cerato e Sentra (acho na mesma média do Cerato) juntos…

    • LucaassFerreira

      Amigo, não consigo engolir aquele painel central dos citroen C4…

  • Rafa_el

    Fiz um test drive num Cerato e concordo que a suspensão é bema gradável.

    Ele roda classudo tbm. Belo carro.

    Dirigi um automático que, apesar de terem seus adeptos, não faz meu estilo.

    Meu pai gosto bastante, quem sabe compra um futuramente.

    O cluster é bem bonito.

  • TecoPadaratz

    Hugo,

    Tenho curiosidade de saber se na estrada com 4 pessoas mais bagagem este motor dá conta do recado se comparado com um 1.8 ou 2.0.

    • HugoLange

      em abril viajei com Esposa, Sogra e Filho apra porto seguro. rodei mais de 5000 km em 15 dias… foi um otimo passeio, viajem tranquila, e o motor responde bem sim, sem maiores dificuldades, levando em conta que ele tem CV a mais ou pouco abaixo de muito 1.8 por ai…

    • HugoLange

      eh um otimo carro… roda tranquilo… mes passado fiz viagem de 15 dias e 5000 km… com 4 pessoas… sem problema algum… o motor eh muito bom… puxa muito bem… são 126 cv… tem 1.8 por ai q peca viu…

      • k3p13r

        1.8 ser for GM / FIAT leva coro desses asiáticos facim facim.

      • Nick_Ceara

        Também possuo um kia cerato modelo 11/12, na cor vinho, lindão! Já viajei com 5 pessoas no carro e mala cheia. O motor puxa muito bem, não deve em nada.

        • andre_0102

          Bela cor, sempre que vejo um lembro da "estratégia monocromática da Hyundai"
          Triste!

          • Sias

            Acho lindo é o Cerato vinho…com as rodas 17" então fica show de bola.

  • marcelmay

    tbm tive um cerato 09/10 MT e nunca tive problemas. As revisoes feitas na css de araçatuba sempre ficaram em valores justos e de forma rapida.

    É um bom carro, o motor responde legal… mas o preço atual nao compensa para quem esta atras de um seda. Há outras opçoes melhores no mercado. Mas em 2010 o CxB era mto bom. Guardo boas recordaçoes!

    • Rud

      Quanto vc pagava de seguro?

      • marcelmay

        Humm… uns 2400 eu acredito! dentro doq eu to acostumado com os outros carros… claro q tive q cotar bastante…a diferença entre uma seguradora e outra era incrivel…quase 100%!

  • MM_

    Parabéns pelo carro. Gosto muito do Cerato.

    Só não concordo com suas afirmações:

    "A gigantesca diferença em um nacional e importado me saltavam aos olhos ao entrar no Cerato. "
    "atendimento digno de uma marca importada"

    Isso nada tem a ver com ser importado ou não. Tem a ver com vc ter trocado de categoria de carro.
    Effa e Lifan são carros importados, por exemplo.

    • Tripa-Seca

      Sim, e por outro lado, Civic, Corolla, Bravo… são nacionais..

      • simoloko

        Civic nacional é o mesmo em todo lugar do mundo.

        E, sem ofender os proprietários, claro, o Civic é bem superior – a começar pela mecânica.

        • pedro_bh

          o Corolla e o FOCUS tb.

          Eu que já tive o NewCivic e agora um Corolla, posso dizer.

          Em termos de conforto e acabam,ento interno os nossos japas tem coisas que os de fora nao tem (nos eua e canada são como siena 1.4) aqui tem ar digital e bluetooth .
          lá eles tem 6 airbags em todas as versões.

          e TETO SOLAR Opcional

    • HugoLange

      MM_ concordo com vc, mas eu prezo muito o pos venda, e afirmo, que a diferença entre revendas Fiat e Kia é gritante… isso não é de agora, é de experiencias passadas…

      • Tejolo

        Toda marca que tem carros populares tendem à ser piores no atendimento para com os modelos mais caros. Por isso sentiu tanta diferença.

      • Antidumping

        Como os amigos mm, tripa e tejolo bem ressaltaram, vc está comparou itens incomparáveis…
        – carro compacto contra carro medio.
        – concessionária popular com concessionária de carros premium (no Brasil)
        No geral, parabéns pelo review…

  • Punto

    "… trio elétrico completo…". ???

    • Tripa-Seca

      Sim, vém com a Ivete SAngalo e o Chiclete com banana! heheh..
      E você ainda ganha um abadá na compra de um carro!! heheheh

      • HugoLange

        kkkkkkkkkkkk q bola fora eu mandei hein… rsrsrs

        • Tripa-Seca

          Que nada, amigo! Gostei do relato (Exceto a parte onde credita o carro ser bom ao fato dele ser importado) e acho que fez uma boa compra! Isso é o que importa!

          • HugoLange

            então, acho q me expressei mal realmente, o carro nao é bom somente por ser importado,e tb acho q ele deve mudar em varias "coisinhas" …. o que gostaria de ter passado, é q o pos venda da CC da kia eh diferenciada…. mas sem generalizar… tb fui maltratado em uma kia de anapolis-go no sabado passado… mas ja havia feito o relato…

            • Punto

              :)

            • marcosldesouza

              Tenho umSoul, colega e te digo…Tem umas concessionárias da Kia que são piores que muita fiat por ai. a manopla do meu cambio também descascou, e a ccs disse q não tava na garantia pq podia ser ácido úrico. respondi ao funcionário que se fosse ácido úrico o volante também estaria descascando…ao invés de trocarem, eles queriam pintar a manopla. to com ela descascando ainda.
              Achei os preços das revisões ai melhores…nas q eu cotei a revisão mais barata variava de 360 a 480 e a mais cara variava de 1200 a 1450…desisti da garantia com 40 mil km…ia pagar o preço de um carro novo em revisões até o final da garantia.
              mas fora isso acho o meu um carro excelente tbm, o motor é o mesmo e não faz feio pra motor 2.0.
              Os pneus do meu duraram até 40mil km…acho q o cerato tem uma melhor distribuição de peso, ou talvez seja pq eu uso o meu carro 90% do tempo viajando. boa avaliação, abraços

  • Punto

    Pode ter suas qualidades, mas o interior visualmente falando é medíocre em alguns pontos. Falta o ESSENCIAL termômetro do motor bem visível e o volante parece ter 2 raios. Enfim, por dentro lembra um concorrente de Linea ou City, e não de Corolla, Civic ou mesmo Jetta.
    Atenção: não estou falando de qualidade de materiais ou acabamento, e sim design do interior.

    • Euzi0

      Troquei de carro a mais ou menos um ano (11 meses para falar a verdade) e olhei o Cerato de perto. Os pontos que colocaste, são os mesmos que eu pensei na hora. Fico com receio de possuir um carro que não tenha termometro da temperatura do motor, acredito que se aquecer muito irá aparecer uma luz, mas prefiro acompanhar de perto a temperatura do motor.

      Outro ponto que não gostei é o painel do ar/som. Achei muito ''simples'' comparado com outros carros, mas isto é de cada um.

      Abraços

      • Punto

        Opa! Mais um que USA o termômetro do motor! Tá difícil nos dias de hoje, parece que ninguém tem problemas com rachadura no radiator ou nas mangueiras de passagem de água, ou mesmo no fusível da ventoinha… Ou, se tem, pára logo o carro, chama o reboque, sei lá… Eu já fui salvo DUAS vezes por ter termômetro e ter controlado a temperatura do carro até chegar a um lugar seguro.

    • HugoLange

      com ctz com o tempo, o desing interior dele foi ficando ultrapassado, tndo em vista, os novos civic, jetta… dentre outros…

      • Punto

        Civic veio antes… Aliás, até o Gol G3 tinha um visual mais bacana visto do posto de comando. Infelizmente a Kia copiou o pavoroso painel da Mercedes C de segunda geração, que não tinha termômetro do motor e com velocímetro gigantesco. Bem, já que tinha mão de Audi no desenho externo, podiam ter puxado pro interno também…

    • Krestu

      Apenas os Ceratos do modelo top vendido aqui possuem o termômetro digital. É uma das funções do computador de bordo. E só complementando, embora o autor tenha dito que não, o ABS possui EBD sim, e disco nas 4 rodas nas versões intermediária (a da matéria) e top. A versão de entrada é que não tem ABS e ainda tem freio a tambor nas rodas traseiras.

    • Vadauco

      Também não gostei do design do interior do Cerato, quando o vi. O volante, particularmente, achei feio demais. E o console do painel me lembrou o Hyundai i30, cujo interior também não é lá essas coisas. :S

  • luidlh

    po, nem se compara Palio com Cerato hahaha
    quando tu disse que ele é econômico, queria saber quanto ele faz por litro na cidade e na estrada, tem como?

    por 50 mil acho que era a melhor compra que se poderia ter feito… mas atualmente o cerato nao vale mais, depois que aumentaram o IPI para importados e baixaram só um pouco agora… tá valendo mais apena um Sentra, na época de 2010 falei pro meu pai pegar um Cerato, mas ele só queria saber de Corolla, acabou comprando um Corolla automatico esse ano e tá cheio de probleminha já, porta direita traseira não abre, para-choque dianteiro solto, as vezes o rádio nao reconhece o pendrive na entrada USB… bem chato pra um carro de mais de 70 mil reais

    • HugoLange

      luidlh… nunca tive estes problemas q vc relatou com o cerato nao.
      em media na cidade, ele faz entre 9,6 km e 10,1 … estrada entre 12,7 e 13,2… sempre revisado e com pe maneiro… rs

      • luidlh

        legal, meu pai tinha um corolla automatico 2006 e nunca deu problemas também, agora esse novo que ele comprou em janeiro deu esses probleminhas, bem chato.

        a média do Corolla é de 10,5km/l, sendo na estrada ou na cidade é sempre esse consumo, na estrada pisando fundo tambem
        é 2.0 o motor

        esse cerato por ser 1.6 não é meio fraco de torque?
        quero dizer, de alguem que passou de um palio pra um cerato acho que tu só percebe pontos mais positivos, mas meu pai nao queria pegar um 1.6 porque ele ja tinha um 1.8 então ele achou que seria mais fraco de torque e tal

        • HugoLange

          então… tinha uma palio adv locker… com aquele antigo motor 1.8 flex… ela tinha bom torque, mas, potencia nao era o forte, considero o cerato mesmo 1.6 mais forte que a Palio Locker… ele tem bom torque… ja viajei para fazenda, litoral, puxando carretinha, logicamente, o consumo aumenta consideravelmente, mas o torque da conta da tarefa sem eu levar o motor ao suicidio… rsrs

      • simoloko

        Meu Cruze automático está fazendo 8.4 km/l no ETANOL. 75% do tempo é estrada e 25% cidade!

  • MecanicoDigital

    Boa escolha Hugo. Com relação aos grilos dentro do motor quando está frio, leve na concessionária e peça para verificarem o esticador da correia, é provável que seja o rolamento fazendo este ruído.

    • HugoLange

      vou leva-lo novamente e deixar la para passar a noite… ele so faz isso na primeira partida do dia, com o motor a frio… vou alerta-los para olharem o esticador da correia… obrigado!

      • MecanicoDigital

        Flws :)

      • Tejolo

        Provavelmente tuchos hidráulicos…. se forem, nem se preocupe, a grande maioria dos carros atuais fazem este barulho, principalmente em dias mais frios, e quando o carro está parado por um tempo considerável.

    • farleytito

      não conheço esse motor e não sei como é os materiais de suas bielas e pistões mas acho que esse barulho é característica do carro. se levar em consideração o fato de que é tendencia a redução de peso interna em motores modernos o que acaba ocasionando esses "grilos" principalmente durante a manhã (pelo fato de folgas excessivas devido ao fato do motor não ter dilatado ainda). não sei se você já ouviu barulho (bem alto como se fosse batida de pino) ao dar partida em motores e-torq
      e barulhos que ocorrem ao trafegar em baixas rotações em novo uno,c3, meriva 1.4 e vários outros mas nada de grave. se fosse barulho de correia frouxa o barulho não seria em forma de grilos mas sim um tipo de roncado.

  • Rud

    Melhor e mais belo da categoria disparado se fosse Honda venderia como Gol, mas é Kia e vende com o Kia em pais de terceiro mundo!

    ótimo carro, já entrei em um é simplesmente fantástica, quase comprei um E23 (aro17) mas acabei deistidno pq minha mulher ficou grávida e o seguro me assustou, mas ´com certeza será meu próximo carro.

    Quanto vc paga do }Seguro?

    • HugoLange

      bom… minha primeira cotação foi de R$8000 na epoca para no BB…. (acreditem se quiserem)… depois, pelo bradesco R$ 2900… resolvi deixa-lo sem seguro… (me chamaram de louco)… mas, eu acho muita grana para dar todo ano… E se te roubarem, não vai perder mais grana!? sim, mas o "se" nunca vai deixar isso acontecer, e se tentarem, bem, ai a conversar vai entrar em outros assuntos, pq vai sair bem caro para quem tentar leva-lo…

      ainda sim, tenho nele um ratreador Gsm… funciona muito bem, por um preço digno… tem inclusive, bloqueador do motor… localiza via gps…

      • Sias

        Mas além da questão roubo tem os acidentes….este me preocupam tanto quanto. Um "buscapé" qualquer em um caco resolve bater no teu carro e já era…ele não tem pra pagar o dele e muito menos o teu.

        • HugoLange

          é sim, por este lado, tem este grande problema… e olha q aqui em Goiania so tem louco nas ruas… na vdd, quero ver se eu coloco ele segurado a partir de outubro… somente neste mes para fazer novas dividas.. rsrsrs

      • Tejolo

        Ele está quitado, certo? Aí você faz como achar melhor. É que a maioria que não tem seguro e paga financiamento, se esquece que sempre tem uma cláusula no contrato de financiamento exigindo o seguro…. aí quando acontece alguma coisa…. nas minhas escolhas de carro, entre todas as avaliações que faço, o preço do seguro sempre é uma delas.

        • Sias

          Hoje também faço isto, o valor do seguro é ítem analisado na escolha do carro. Uma colega de trabalho comprou um novo Fiesta e pagou 3 mil o seguro…..achei caro para o carro.

    • MM_

      A questão de vender mais ou menos que um Honda não está somente ligada a marca, como vc diz.

      Vc já viu a diferença do tamanho da rede de assistência da Kia, comparado com outras marcas?

      Como vc mesmo disse que se assustou com o seguro, dá uma pesquisada no preço "camarada" do seguro do Cerato. Isso tudo tem que ser levado em consideração.

      • Rud

        É mais o Seguro dele não tão mais caro que o City ou New Fiesta (que tem menos espaço interno que o Voyage), o que não me conformo é que brasileiro compra carro pela marca, por isso pagamos 50 mil em carros popoulares…..e pagamos por polulares do ´seuclo passado mais de 25 mil, mas é o país das bananas, cada CONSUMIDOR tem o MERCADO que merece!

  • GT4

    São 126cv no motor da Kia, mas como "quase-todo" brasileiro só se preocupa com potência em cavalos, e esquece o torque. O motor do Cerato não é ruim, mas comparado ao E.torQ da Fiat e ao VHT da Volks, ele fica bem para trás. Esses motores entregam mais torque do que esse motor da Kia, e em uma faixa de rotação bem menor.

    • HugoLange

      concordo com vc… so lembrando, que como disse no relato, eu nao o comparei com nenhum outro carro para efetuar a compra, e creio ainda que o e-torQ e o VHT ainda nao haviam sido lançados na epoca da compra… com certeza, estes dois ultimos por vc citadado, estão entre os melhores motores rodando no Brasil hj….

      • YoOdEx

        Nada, o VHT é antigo pra boss! Aqui no Brasil estreiou no Polo se não me falha a memória.

        É um bom motor para cidade mas na estrada fica devendo um pouquinho sim. Tive um Fox 1.6 com esse motor e é eficiente sim. Mas não tenha dúvidas, o motor do Cerato anda muito mais, mesmo tendo menos torque em baixa rotação.

        Quanto ao e-torq 1.6 acho que a briga fica justa, porém ainda acredito no kia. Já o 1.8 ai sim o e-torq vai embora. O VHT 2.0, é eficiente também pela pouca potência que tem. Mas sinceramente, colocar um Jeta 2.0 X Cerato 1.6, daria uma boa briga. Acho que o Jetta levaria apenas em subidas e retomadas, na reta apostaria no 1.6

    • renan60

      Realmente, o motor de 126 cv do Cerato já não é o melhor comparado aos 1.6 aqui do Brasil…Mas se ela trazer o 1.6 GDI ai sim vai recuperar o titulo (motores sem turbo), o motor tem 140 cv e um torque altissimo em baixas rotações

      • andre_0102

        Legal vc ter lembrado, "em baixas rotações", isso faz toda diferença, naquela sensação de "esgoelar o motor".

  • fkas

    Hugo, antes de mais nada parabéns por seu carro. Tive um Cerato (2008, do modelo antigo) até ontem, quando o vendi, e em termos de qualidade de construção foi de longe o melhor carro que já tive. Em 75.000Km nunca tive qualquer problema mecânico (exceto o persistente e esporádico problema do barulho na suspensão dianteira, que chateava mas não aumentava), e mesmo estes probleminhas de acabamento que você falou nunca ocorreram com o meu. Meu consumo era melhor, mas acho que por conta do trânsito de Brasília ter maior fluidez, e eu terminava fazendo em torno de 11Km/l na cidade e em torno de 14Km/l na estrada.
    Uma coisa que eu fazia muito era usar o câmbio sequencial para reduzir marchas quando ia frear, e acho que isso foi o que possibilitou rodar 75.000Km sem nunca precisar trocar pastilhas de freio (e ainda rodavam bastante quando o vendi).
    E o atendimento das CSS de Brasília também foi sempre exemplar.
    Agora não entendi o teu seguro. Você está em algum "grupo de risco"? O meu sempre saiu barato, em torno de R$ 1.000,00 com franquia reduzida.
    Em suma vendi porque estava na hora de trocar, mas foi de longe o melhor carro que tive até agora.

    • HugoLange

      então,
      sobre o seguro, na epoca nao era casado e nao tinha filho. tenho um amigo que retirou o dele a pouco mais de 5 meses, e pagou 3000dinheiros pelo seugo, e é caso e mais velho. eu nao sei qual o problema das seguradoras goianas. na palio Adv locker, senpre paguei 1700dinheiros.

      cara, 75000km sem trocar pastilhas! e eu pensei q tinha rodado muito com as minhas! rsrs…

      com o cambio at, eu economizo muito no seguencial tb, e ainda, quando parado em sinaleiro, nao o deixo engrenado, sempre em ponto morto, evita maiores danos em caso de colisão traseira, diminuo o gasto da embreagem, e economizo na gasolina…

      pegou que carro agora?! vai continuar com a marca!?

      eu nao pretendo continuar nela não… infelizmente…

      • sabbathbh

        Pequena correção: câmbio automático com conversor de torque não têm embreagem…

      • fkas

        Não vou continuar, embora quisesse. Queria um carro mais potente, mais "estradeiro", e o 1.6, embora muito melhor do que suas especificações mostram, é fraco para o que eu quero. Depois, com o aumento do IPI o Cerato perdeu boa parte de sua competitividade, e o modelo completo já fica no preço de carros superiores. E por fim, ele deve mudar no final deste ano para algo bem diferente do que existe hoje.
        Como o C´Eed não veio (ainda) e o Optima ficou muito longe de ser competitivo, não deu. Fui de custo x benefício e peguei um Fluence CVT. Vamos ver o que dá…

        • YoOdEx

          Você vai apaixonar pelo conjunto cambio/motor do Fluence. Meu pai tem um Sentra e o carro é um tesão na estrada! São "apenas 143" cavalos, mas motor Nissan tem uma faixa de torque muito linear. Ele não é como outros carros 16v que parece morto antes de 3000 rpm.. A 2000 rotação o motor já puxa forte!

          Quanto ao consumo, talvez mantenha próximo do Cerato, pois o CVT é mais economico que um convencional, principalmente na estrada. Por outro lado, o motor maior faz beber um pouquinho a mais. Eu não ficaria surpreendido se seu consumo for melhor no Fluence que no Cerato.

          • Vadauco

            O conjunto câmbio/motor do Fluence realmente é gostoso demais. Além do funcionamento suave por causa do câmbio de relações infinitas (CVT), ele tem um bom torque em baixa rotação, o que deixa o carro muito esperto na cidade. Sem falar na suavidade do CVT, com tranco zero. Comprei um Civic por outros motivos, se fosse levar em consideração só câmbio/motor, iria de Fluence. =/

  • granrs78

    Ótimo carro!! Aqui onde moro tem um branco na versão top, com rodas 17 acabamento em couro e escape largo e cromado, um visual bem esportivo, sem enjoar.

  • carburador446

    na minha humilde opinião, o melhor e mais bonito sedã na faixa de 1.4 a 1.6 do mercado e com cambio de 6 m at então… muito bom, apenas o assoalho do lado do cambio que esquenta um pouco não chega a ser defeito apenas característica. recomendo

  • biobh

    Ótimo carro. Quase comprei um em 2010 também. Mas…
    "o que peca é a falta de cinto 3 pontos e encosto de cabeça para o passageiro central"
    Para mim isto é pecado mortal. Simplesmente por este motivo, não comprei o carro. Tenho dois filhos pequenos. Minha esposa,nas viagens, teria que ir na parte central com cinto abdominal e sem encosto. Para quem valoriza segurança, isto é suicídio.
    Abraços a todos.

  • Miroengenharia

    Eu tive um idêntico mesmo ano e modelo e cor. Foi o melhor investimento que fiz pois é um carro que superou minha expectativa, além de bonito é econômico para o porte e zero de manutenção. Fui de Brasília para São Paulo nele com minha esposa e mais três sobrinhos adolescentes. Abasteci em Ribeirão e tentei manter a velocidade entre 110km/h e 130km/h, quando cheguei na capital abasteci novamente e pasmem mas meu Cerato, com ar ligado e cinco pessoas, fez 16,3km/l. Fiz e refiz a conta várias vezes e conferi com o computador de bordo e realmente a média batia. Um excelente carro parabéns à Kia!

  • k3p13r

    Ainda bem que a KIA não mente em relação a potÊncia dos seus veículos. A Ruyndai já não podemos dizer o mesmo.

  • Felix_S

    Em 2010 parei para ver o Cerato, mas ainda bem que não comprei porque a concessionária Kia daqui fechou poucas semanas depois… uma pena. A impressão que tive é que o carro é bastante simples por dentro, mas me pareceu um bom carro.

  • GT4

    Esse câmbio de 6 marchas é o que falta em praticamente todo automóvel fabricado no Brasil, com motor de 1.600cc para cima. Se os populares nessa faixa de cilindrada tivessem um câmbio desses, seria bem melhor para aproveitar a potência e torque do motor em estradas e rodovias.

  • ruverso

    Tive um por 6 meses. Carro êh excelente. Super econômico, espaçoso, som mt bom e controle no volante mt útil.
    Porém, bati com ele e passei 2 meses esperando pecas. Para piorar não tinham uma parte do cartex e a parte Inteira era 12000! Ou seja, deram PT e peguei um peugeot.

    • CharlesAle

      Esse é o problema desses kia e de outras marcas,bateu ferrou!!!prefiro nacionais,ainda que sejam uma bósnia de assistência técnica…

  • caiobrandao

    Gosto muito do cerato, pra mim é o melhor sedan médio.

  • YoOdEx

    É um carrão! O que sempre me deixou com pé atrás com ele foi o motor. Particularmente eu priorizo muito motor forte na compra dos meus carros, claro que dentro do meu orçamento. Acho que o 1.6 vai bem sim, mas não andaria como os concorrentes 1.8 e os 2.0 obviamente.

    Carro importado é isso ai! Indiscutivelmente superior em quase todos os aspectos. Perde um pouco na hora de trocar determinada peça (mas isso acontece esporadicamente, não é todo dia), e na hora de revenda. Mas a qualidade do carro fala mais alto. É só conhecer um importado para nunca mais querer para os nacionais.

    Claro que existem nacionais de qualidade também, mas em geral, são os que também são produzidos fora também. Ou seja, vende no mercado americano e europeu? 80% de chance de ser um ótimo carro comparando aos "exclusivos" do Brasil.

  • diogo_rs6

    Muito bom carro, simples mas bem bonito, agora me veio uma dúvida: eu vi que o carro nao tem indicador de temperatura, mas ele tem ao menos uma luz de motor frio para compensar?????

    Uma coisa que não me agradou foi justamente o desgaste precoce de volante e manopla, além de alguns detalhes de acabamento "não ideais", fora isso um carro muito bom e, principalmente, bem desenhado….

    • jaderf

      provavelmente sim, minha livina tbm nao tem mostrador mas acende uma luz verde quando ta frio…bem interessante. Hoje em dia se voce está com a manutenção em dia, nao é muito necessario um mostrador de temperatura…logico que é bom voce ter o controle disso, mas…economia em primeiro lugar pra algumas montadoras…

      • CharlesAle

        O problema é que quando essas luzinhas acendem,o motor já foi pro espaço,deveria ter uma tolerancia maior,mas ainda prefiro os termômetros normais…….

  • PERICLES_EDU

    Não esqueçam do Fluence. Quem acha que mecânica japnesa é boa a do Fluence é a melhor japonesa: Nissan. Design sul coreano e eletr^nica embarcda de carro francês. O Fluence é imbatível, melhor custo benefício e a escolha da maioria da imprensa especializada.

  • vjtarkan

    já tive um cerato igual ao postado. um ótimo carro, comprei ele semi-novo com 1 ano de uso em 2010 por 53.500,00 depois o vendi agora em 2012, dois anos depois por 47.000,00 (bem vendido). o carro estava precisando fazer suspensão e estava com a direção batendo, coisas que a garantia não cobre. então resolvi vender o carro. Hoje eu não compraria um Cerato pois a desvalorização será enorme no ano que vem. estou agora com um Civic. um excelente carro!

  • rattrap587

    Muito boa a matéria do leitor. Parabéns. Se essas novas montadoras de fora praticassem preços um pouquinho mais agressivos, tomariam facilmente o lugar das "4 grandes relaxadas"… Pois são carros de qualidade e equipamentos muito superiores.

  • Guilherme

    Poxa Aber bem que vc poderia postar pelo menos Duas matérias de Carro da semana, opinião de dono :/
    Curto muito os Relatos dos Donos.
    Sei que vc já foi postada um comentário, mais se possível teria como vc postar um outro ( caso se tiver ) do Sentra ou do Tiida ?
    Agradeço desde já.
    Abraços

  • Maria vasconcelos

    Acabamos de comprar um Cerato. Vamos vê se ele é tudo isto que falam.

  • Vitor

    Iae Galera vão fazer 6 meses que tenho um Cerato 2011, excelente carro porém chegou a revisão dos 50km alguém sabe a media de preços e as peças trocas? Obrigado

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend