Carro preto ou escuro esquenta mais do que carro branco/prata?

carro preto prata
carro preto prata

Na escola, aprendemos que cores mais escuras absorvem mais os raios solares do que as cores claras.

Isso também serve para roupas, dá para perceber que uma roupa escura esquenta bem mais o corpo do que uma branca, por exemplo.

Mas, o que dizer de um carro? Principalmente quando o deixamos parado, estacionado, debaixo da luz do sol forte por várias horas?

Testes para avaliar isso já foram feitos por publicações automotivas tanto no Brasil quanto no exterior, e eles indicam que, embora os carros pretos fiquem mesmo mais quentes, a variação de temperatura é muito pequena.

Teste de temperatura interna

No Brasil, um teste feito há quase 20 anos testou dois Palio 1.0 no sol por um período de cinco horas.

Ao final do teste, o carro preto estava com temperatura interna de 44,6 graus, ao passo que o carro prata estava marcando 42,9 graus, uma diferença de apenas 1,7 grau, o que acaba sendo imperceptível ao ser humano.

Hoje em dia, com os sistemas de ar-condicionado dos carros ficando cada dia mais eficientes, ficou muito mais fácil refrescar o ambiente em poucos minutos.

Se você estiver em um congestionamento, trânsito parado, em plena cidade do Rio de Janeiro, com aquela sensação térmica de 45 graus nas ruas, e vestido com terno e gravata, vai sentir calor e ficar suado, mesmo com o ar-condicionado ligado.

No teste, ambos os carros ficaram tão quentes, que apenas esse fator não justifica a compra de uma cor mais clara simplesmente pelo fato de ela esquentar menos ao sol.

Essa decisão tem de ser feita baseada em sua opinião pessoal, ou se a ideia for perder menos dinheiro na hora da revenda, comprar uma cor que seja mais bem aceita pelo mercado.

Geralmente branco e prata são duas cores que vendem muito bem.

Teste de temperatura externa

Quando falamos da temperatura externa dos carros, a cor influencia muito mais na temperatura em que a lataria do carro fica, com a exposição direta ao sol o dia todo.

Separamos dois vídeos que mostram os detalhes, mas em ambos, a diferença de temperatura acabou sendo bem maior do que o teste do interior.

Confira:

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.