Colocou a vareta para verificar o nível do lubrificante do propulsor e se deparou com uma tonalidade mais escura que o normal. Então, vem à mente a pergunta: óleo do motor escuro, o que isso significa?
A questão é importante, pois esse óleo é o sangue que move o motor, sem ele não há lubrificação eficiente e as partes móveis entrarão em atrito, que provocará o travamento das peças e consequentemente sua quebra de modo geral.
Mas, será que só a cor indica que chegou a hora de trocar? Nos postos de combustíveis, o frentista sempre tem aquela pergunta que todos nós já ouvimos, referente ao estado do óleo lubrificante.
Afinal, o posto não quer apenas vender combustível, ele também tem outros serviços e quer oferecer mais esse, que é a troca do óleo. Assim, se o óleo está escuro, muitos sentenciam: é hora de trocar.
Porém, a transparência em nada tem a ver com a troca.
Na verdade, o óleo lubrificante só fica no estado de limpo realmente antes e na hora de o colocar no motor, após isso ele inicia seu trabalho de limpeza do propulsor e naturalmente tende a ficar escuro.
Então, se o óleo está escuro, isso significa que ele cumpre sua missão de proteger o motor contra impurezas que poderiam aumentar o atrito entre as partes e assim reduzir a vida útil do motor, aumentando as chances de um travamento futuro ou queima de óleo por falta de uma lubrificação eficiente.
Por isso, a coloração cor de mel original só será verificada brevemente no motor e com o passar dos quilômetros, obviamente irá escurecer por causa da função secundária de limpeza.
Um óleo extramente escuro é sim sinal de troca, mas isso só ocorrerá quando a quilometragem específica para sua substituição estiver perto ou no limite. Mas, muito depende de como está sendo feita a manutenção do propulsor, pois o recomendável é realizar as trocas de acordo com o manual do proprietário ou, se for um carro de altíssima quilometragem, a cada 5.000 km, pelo menos.
Além disso, caso não se rode muito com o carro, o indicado é trocar após determinado período de tempo. No manual do proprietário há a indicação de quantos meses o óleo precisa ser trocado por tempo, mas geralmente isso ocorre a cada seis meses ou um ano.
Se o carro fica muito tempo parado, sem uso, o melhor é substituir o lubrificante a cada seis meses mesmo.
Nesse caso, acontece que por ficar muito tempo parado, impurezas vão se acumulando com maior facilidade e até mesmo as propriedades do óleo já não serão as mesmas, pois ele não está em sua atividade, que é a de lubrificar corretamente as partes móveis, ajudar na refrigeração do motor e retirar impurezas provenientes de atrito e outros, que assim se depositarão no cárter.
Então, mesmo que um óleo esteja escuro e salvo que haja problemas mecânicos com o motor, como queima excessiva de lubrificante, não há porque temer sua coloração.
Mas como fazer para manter a lubrificação em dia?
Antes de mais nada, não se preocupar com o óleo do motor escuro, pois isso significa que ele trabalha como se deve. É importante sempre manter a regularidade nas trocas, observando sempre o que pede o manual do proprietário.
Assim, se a troca é a cada 10.000 km, por exemplo, siga religiosamente esse intervalo, nunca excedendo 1.000 km ou trocando antes de 1.000 km abaixo do limite.
Tente mante-lo nesse regime, se for possível.
Outro ponto é não deixar que decidam a troca do óleo por você. Ou seja, lembrando do frentista, nada de permitir que coloquem no seu carro um lubrificante que acham que é o melhor para o motor. Siga da mesma forma as especificações do manual, comprando e colocando apenas o tipo de lubrificante indicado.
Não misture em hipótese alguma lubrificantes de densidades diferentes, sendo todas seguindo a norma da ABNT, sempre esvazie o cárter por completo e reponha a mesma quantidade indicada no manual. Se for completar, que seja do mesmo que comprou na loja.
O consumo de óleo entre as trocas é comum em motores de quilometragem mais alta, então não se preocupe nesse caso.
Em carros novos, dentro da garantia, não há o que se preocupar, pois a garantia fazer o serviço completo de troca do lubrificante. Nessa troca, além do óleo do motor, é vital a troca do filtro, que também precisa ser do mesmo tipo do anterior, seguindo especificações que constam em tabelas das lojas de autopeças.
Trocando-se óleo e filtro sempre e como manda o figurino, o motor conseguirá cumprir sua função de mover o carro com a performance proposta, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, além de prolongar a vida útil. Sempre tenha em mente que a cor escura é um bom sinal em todo o caso, pois essa é a tonalidade da limpeza que ele está fazendo regularmente no propulsor.
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