Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

cheryqqavaliação-620x476 Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

Olá, meu nome é Pedro, moro em Uberlândia/MG e sou proprietário de um Chery QQ 2011/12. Acompanho o NA desde 2009 e venho acompanhando também além da Avaliação NA, a avaliação “Carro da Semana, Opinião de dono”. Antes tinha um carro que todo mundo já conhece, então por isso não me interessei muito em falar o que muitos já sabem.



Esperei passar a “lua de mel” com o carro, que está durando até hoje, para relatar minha experiência com meu primeiro carro chinês. O antecessor do QQ era um Novo Uno Way 10/11 preto, que infelizmente não me deu alegrias (a não ser quando saiu da concessionária) e este foi o principal motivo da troca “repentina” em outro carro, acabou a garantia e só iria dar despesas e mais despesas com tantos problemas, foi ai que comecei a pesquisar um novo carro, fui na Ford, Volks, Renault, Nissan, etc. e acabei pensando em um carro chinês.

Na primeira vista não simpatizei com os carros da Chery de maneira alguma, até então tinha um sério preconceito com relação aos carros chineses, a Effa passou vergonha em um teste de longa duração e fez por acabar com a mínima confiança que alguns tinham em carros chineses. Mas aos poucos resolvi acompanhar a trajetória do carrinho, e me surpreendi positivamente. Ser um carro chinês ja é um “peso”, agora um carro chinês mais barato do país (na época) a desconfiança aumenta e muito.

cheryqqavaliação1-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

Mas mesmo assim acompanhando a opinião dos donos vi que não era um carro tão ruim assim, até que despertou a curiosidade e fui conhecê-lo pessoalmente e tive outra grata surpresa, gostei muito do que vi, para o segmento estava um pouco acima dos outros, então resolvi fazer um test-drive que consolidou a compra do carro no dia 23/11/11 no valor de 24.990.

Escolhi a cor branca (tinha amarelo e preto também) como é versão única tem tudo que se pode imaginar pro segmento dos populares, AC, Dh, vidros( one touch, nas quatro portas )/travas/retrovisores elétricos, desembaçador e limpador traseiro, alarme, conta giros, painel digital, airbag duplo, freios abs com EBD, som com MP3, entrada usb/auxiliar/cartão de memória, faróis e lanternas de neblina, módulo de subida dos vidros, abertura interna do porta malas/tanque de combustível, banco bi-partido etc…

O carro é minúsculo por fora, mas por dentro o espaço surpreende, só não tem um porta malas decente ( 190 litros ), o painel digital é muito bonito e os instrumentos tem fácil visualização. O acabamento é simples e razoável, melhor que de alguns concorrentes mas com algumas rebarbas ( tampa do volante mal encaixada e porta luvas desalinhado ) não “aparece” a lataria nas portas como o Ford Ka e Fiat Mille sua área de tecido ( veludo ) é boa, até o momento com 12 mil km rodados nenhum “grilo” em geral, sua cor clara dá sensação de mais espaço, mas suja muito fácil.

cheryqqavalia-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

A direção hidráulica chega a parecer elétrica de tão leve, um perigo na estrada. O ar-condicionado gela muito bem, e rapidamente. Os vidros elétricos são one touch e fecham quando o alarme é acionado. O tecido dos bancos é bom, e eu particulamente acho bonito o “desenho”, apenas são desconfortaveis em viagens mais longas e suja muito fácil. Tem vários “porta trecos” além de porta-mapas nas portas, porta copos, porta revistas. Bancos traseiram contam com 2 apoios de cabeça, cintos retráteis e é bi-partido.

A suspensão é muito macia ( os chineses gostam ) e não é adaptada ao solo brasileiro, assim não filtra muito bem as irregularidades do solo, até agora não apresentou ruídos, o carro também ja foi em estrada de terra alguns vezes ao longo do ano. A posição de dirigir é ótima, com todos os comandos á mão, a visão é bem ampla. O desempenho mesmo tenho apenas 68 cavalos é acima da média dos motores 1.0, não decepciona nas subidas, é ágil na cidade e embala bem na estrada.

O motor é 1.1, 16 válvulas DOHC com bloco em alumínio. O ponto mais criticado do carro ( pela imprensa “especializada” ) é concerteza a estabilidade, dá a entender que qualquer curva o carro irá tombar ou se algum caminhão passar ao lado vai te jogar pra fora da pista, posso afirmar que não é tão crítica assim a estabilidade, em altas velocidades sim, chega a assustar em certos momentos pela leveza da direção, o carro fica bem “bobo” mas não sofre tanto com ventos laterais, tudo ocasionado pela suspensão “gelatinosa” e também pelos pneus 155/65/R13 que ajudam no consumo, mas prejudicam o comportamento do carro.

cheryqqavaliação3-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

O comportamento na estrada ( mesmo sendo um carro urbano ) é até bom, ressalva apenas para a estabilidade mesmo, mas como disse um bom tempo de viagem as costas doem, o motor também é “barulhento” e chega as vezes a incomodar. O câmbio emite ruidos nas trocas de marcha e é muito curto, além de sentir um “click” quando a marcha entra.

O comportamento na chuva também é bom, com ressalvas também, a velocidade do limpador é bem devagar, e o freio abs é fundamental. O consumo é o ponto alto do carro, faz 15.7 km/l na cidade e 19,1 km/l na estrada. Seu visual remete á um pokemon, a frente forma um “sorriso” que não combina de jeito algum com a traseira, a lateral é feia com aquelas rodas de ferro prata, recentemente pintei elas de preto brilhante e coloquei as calotas do Ford Ka 2008, ficou “menos feio”. Chama muita atenção até hoje.

Mais como nem tudo são flores o carro com 3 meses apresentou seu primeiro problema, a buzina ( parece de moto ) não funcionava de manhã, foi solucionado na primeira revisão com a troca e até o momento não falhou mais, e por falar nisso o pós venda da concessionária de Uberlândia até o momento não tenho nada a reclamar, não atrasaram a buzina que estava em falta no estoque ( 2 dias chegou ) e sempre atenderam muito bem.

Em resumo, é um bom carro urbano/segundo carro, mais tem muito pra melhorar, como a suspensão e as rebarbas no acabamento, carece também de um isolamento acústico melhor, seu atrativo é o custoxbenefício como todo carro chinês, mas falta realmente um compromisso maior da marca com o consumidor ( peças, serviços, preços ) e claro, sempre com a pulga atrás da orelha com relação à segurança em carro chinês, ainda mas um popular. Não é o melhor carro do segmento, mais está em algumas coisas “anos-luz” na frente, oferece muita coisa por preço de carro “pé de boi”, só falta mostrar realmente que é um bom e duravél carro.

Pontos positivos

Preço
Equipamentos
Pós venda
Motor/Desempenho
Consumo
Posição de dirigir

Pontos negativos

Suspensão
Porta Malas

Por Pedro Rodrigues

  • marconnado

    De fato aparenta ser um carro razoável para uso urbano. Me surpreendeu a sua avaliaçao bastante positiva do veículo.
    Realmente basta saber se a durabilidade continuará boa e se a venda será fácil
    Parabéns pelo carro… atendeu bem suas necessidade né

    • Leandro1978

      Isso é o que acho mais importante, independente do modelo, atender às necessidades do dono. Não adianta virem falar que, pelo preço compraria o carro X ou Y, se ele não atenderia aos requisitos do comprador. É o que falo, independente de ser zero ou usado, que pelo valor poderia optar por outro modelo, tem que atender às necessidades. De que adianta comprar um Sentra, se a sua necessidade é por uma Kombi?…rs…

    • afonso200

      faz 15.7 km/l na cidade e 19,1 km/l na estrada…………..tirei meu chapeu….. se bobiar perde até para o picanto EX3 2011

      • DCald

        E que tal 18km/l na cidade e 25km/l na estrada? Num carro realmente seguro e barato?

  • CanalhaRS

    O preço de lançamento dele não era 21.990 ????
    Tem um prata aqui na minha cidade e aparentemente ele não simpatiza muito.
    Mas pelo relato dá para ver que o carrinho é uma opção a ser considerada entre os solteiros que querem um carrinho pequeno , confortável e barato.
    Falta a Chery assumir a marca de vez e alavancar ela no país, coisa que o grupo brasileiro que a representa já mostrou que não vai conseguir…

    • PedroRodrigues

      22.990 , comprei na época que o IPI aumentou .

      Falta realmente isso , mas a matriz da Chery verdadeira ( não a Nutriplus ) assumiu a administração agora , creio que deva melhorar .

  • Leandro1978

    Uma amiga de minha mãe tem um, inclusive na mesma cor, ela brinca que comprou um Kinder Ovo e veio o QQ de surpresa…rs… Mas ela está gostando do carrinho, foi comprado no início do ano e até o momento não reclamou e nem deu problemas.

    • sandn

      nem de brinde vai uma carroça dessas. Parabéns pela sorte Pedro, porque tenho 1 amigo e um vizinho que tem o QQ e é so reclamação.

      • granrs78

        Minha cunhada tem um Face, e ela está adorando o modelo, que até agora só deu alegrias.

  • yuricalmon

    Faltou uma foto da lateral com as calotas para ver o efeito delas no visual do carro !!!

    • PedroRodrigues

      Esqueci de mandar a foto , aqui . http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4

      • LFCruz

        A calota melhorou msm a aparecencia do carrinho.

      • giodoesitbetter

        Olha, normalmente não sou muito fã de adaptar rodas, muito menos calotas, muito menos de outras marcas, mas a sua ficou linda. Se eu tivesse um QQ, faria o mesmo que vc fez. Parabéns.

      • Renato_Duarte

        acabei de ver a foto e ficou muito legal a combinaçao da calota,, parabns pela compra,, o brasil precisa de pessoas como voce,, sem preconceitos e sem se preocupar com a opiniao dos outros!!! ABRAÇOS

      • granrs78

        Pedro, futuramente acho que o QQ ficaria melhor com umas rodas de 14 polegadas, mas ficou bacana o que vc fez para cobrir aquela roda de aço feia do modelo.

      • Edson Roberto

        Nossa Pedro… e não é que ficou legal? Com certeza deixou um aspecto bem menos espartano para o exterior do carro.

        Eu gostei da mudança. Voce que é dono, vai poder me dizer…. quando eu dirigi um QQ eu achei o cambio bem ruim de se trabalhar. Além de ele ser longo, eu achei-o duro e o curso de mudanças (momento da troca) achei ruim de encaixe. Pode esclarecer o que vc pensa a respeito disso no seu modelo?

      • afonso200

        melhorou em 1000x as rodas essa calota

      • LeandroBalmant

        Ficou mesmo bom, ou até poderia ficar bonito com as calotas do Prisma 2012.

      • LEOFX182

        Realmente ficou bem legal mesmo com a calota :D , que bom que esta tudo dando certo na sua compra, acho que todo carro que uma pessoa compra independente da marca ele corre o risco de pegar um com construção ruim e da problemas, e outros pegar o carro e não da nada de dor de cabeça, ainda mais se o cara for cuidadoso. :D

    • PedroRodrigues

      Obrigado galera , agora que vejo outros QQ's penso como era feia aquelas rodinhas , rs

  • PortoWF

    Sem duvida a melhor analise feita por um dono de veiculo, pela primeira vez um proprietário conseguiu falar do seu veiculo sem puxar sardinha pro seu lado!

    • Louis

      Pela primeira vez também não, né… Já tivemos vários bons relatos por aqui.

      • PortoWF

        Dá licença? É minha opinião!

  • Rennan_

    Pelos itens oferecidos,, realmente não decepciona

    agora resta saber o resultado do Crash test pois assim como no J3 mesmo tendo Airbag, seu resultado
    foi o pior comparado com Gol e palio (sem Airbag)

    • YoOdEx

      Sinceramente? Eu acho que tiraria 1 ou 2 estralas(apostaria em 2). Por outro lado os nacionais da categoria de preço tirariam 1, e se fosse equipamento com Airbag tiraria no máximo 3 (sendo que ai, Mille não tem, Gol GIV não tem, Celta acho que também não)..

      • Edson Roberto

        O Celta em 2013 volta com ABS e Air bag.

      • DCald

        eu apostaria em 0… no maaaaximo 1… mesmo com airbags
        [youtube Ty2klA5tlpI http://www.youtube.com/watch?v=Ty2klA5tlpI youtube]

        • PedroRodrigues

          Lembrando que esse teste foi feito em 2006 , de lá pra cá houve melhorias na estrutura SEGUNDO A CHERY , e o do Brasil possui airbags .

          Abraços

    • giodoesitbetter

      Chery é uma coisa, Jac é outra. Só pq o Mercedes S Klasse tirou 5 estrelas não quer dizer que o Gol vai tirar também, só pela nacionalidade.

  • dudupruvinelli

    Acho que é melhor que o ka e o mille esse carrinho. E quanto ao barulho na estrada: o ka é muito barulhendo.. é barulho de vento, pneu, ruídos.

    • DCald

      dirija um e veja a instabilidade da coisinha… depois daquilo vc passa a achar mille e ford ka como supra-sumo da estabilidade! hehuehue

  • 15km/l é ótimo, a longo prazo esse consumo se torna um fator decisivo. Num calculo rapido, ao longo de 100mil km esse carro vai usar uns mil litros a menos do que um 1.0 comum que faz 13km/l.

    • giodoesitbetter

      E eu desconheço popular 1.0 fazendo 13 na cidade. O Palio "Economy" da minha ex fazia 11 chorando.

      • O meu faz entre 13 e 14km/l, Cliozeira rules… 11 na cidade com gasoza?

        • calegarigp

          Realmente os motores da Renault são bem econômicos. Meu Sandero 1.0, rodando com ar ligado 70% do tempo, na cidade, faz em média 12km/l com gasolina..

          • Edson Roberto

            Só acho incrivel como motores maiores conseguem ser mais economicos. Só explicitando aqui… eu chego a fazer os 14km/l com gasolina no meu C3 1.4.

            Mas não desmereço o motor 1.0 da Renault que é um bom motor.

            • calegarigp

              Edson, hoje em dia o consumo de 1.0 e 1.4 estão ali, lado a lado. Acredito que o 1.0 não consiga ser mais econômico pois qualquer indicio de subida, você já precisa acelerar mais. Fora que, com o ar ligado, é dificil você trocar marchar a 2500rpm, que é a faixa que falam ser econômica (na maioria dos casos). Eu mesmo, quando to com o ar ligado, fico impressionado como o Sandero vira uma lesma. Tenho de trocar marchas acima de 3500rpm para aproveitar um pouco do motor (que por ser 16v, desenvolve mais tarde). Em uma subida ingreme então, vai a quase 5k rpm. Com essas rotações mais elevadas, se perde o benefício da economia. Mas o seu faz uma média excelente para um 1.4… Isso na cidade ou estrada??

              • Herbet23

                E tem mais, e ainda querem insistir que o motor T-Jet bebe mais que um 2.0 só por ser turbo… Com 1300kg, vc acha 14,2km/l a 15,3km/l na estrada pouco para um motor turbo, 1.4, com 152cv, ar condicionado ligado, 2 pessoas a bordo e 21,1 de torque???

        • jpmocellin

          clio daqui faz 13 na cidade com gasosa, mas com álcool o máximo que fiz foi 9,2.

      • Mike_Bravo

        O Economy de minha mulher faz 14, quase 15…rodas 13"…

  • calegarigp

    Quando lançaram o QQ, fiquei acompanhando todas as notícias que saiam sobre o carrinho, o que me deixava mais interessado ainda em fazer um teste drive. Até que depois de um tempo fui fazer um e adorei o carrinho. Na minha cidade há uma rodovia que corta a mesma, com muitos caminhões correndo do seu lado. Andei lá sossegado e achei a estabilidade do carro e a esperteza do motor muito boa para um 1.0. Porém, me decepcionei com o atendimento da concessionária aqui. Depois de um tempo, um amigo comprou um QQ e com ele, foi só problemas (de atendimento da concessionária) até que recentemente, as lojas do grupo que atendem o Paraná fecharam. Acho muito boa a proposta do carro, em ser barato e oferecer um monte de opcionais. Acredito que não seja um carro seguro, mas diante das nossas carroças por esse preço, prefiro andar em algo inseguro com conforto do que inseguro e passando calor. Porém, diante dessa fragilidade com os concessionários, que fecharam as portas de uma hora para outra, não compraria um carro desse, sem antes ter certeza de que houve um amadurecimento da marca no mercado.

    • giodoesitbetter

      Concordo.

      Só uma ressalva, o motor é 1.1.

      • calegarigp

        Ah sim.. Falha minha hehehe.. Se bem que, pela potência dele, é um 1.0… Meu antigo Ka 2000 tinha 65cv…

        • Edson Roberto

          É sempre importante analisar esse lado que vc disse. Na minha opinião, eu acho extremamente loucura comprar um carro no lançamento de uma conecssionaria de uma marca desconhecida pelo publico. Ele veio para faturar (como os demais é verdade) mas deixa na mão sem obrigação com o povo da cidade.

          Isso já ocorreu com as coreanas no passado também. Muita gente ficou sem opção e se obrigou a vender o produto por uma mixaria, devido a tamanha reprovação e medo das pessoas por conta disso.

          • Campinis

            O QQ só é lançamento no Brasil, nos demais países da América Latina já está à venda desde 2006.

      • Herbet23

        Pode não ser potente, mas o torque dele é quanto??

  • carrosempre

    Conheci esse carro e achei grotesco o acabamento. Ridículo. É uma boa opção para quem não pode pagar por um carro "completo". Mas mesmo depois do test drive, a impressão de fragilidade permaneceu. Curiosamente, o J3, por exemplo, não me passou essa impressão, pena ter tirado apenas 1 estrela no Latin N-Cap, senão, minha birra com chineses teria diminuido.

    • Campinis

      Você deve ter um Rolls-Royce para achar que o QQ tem acabamento grotesco.

  • erickluuh

    Pra trabalhar e pra faculdade compraria um fácil, SP ta lotado de QQ'S nas ruas, e por incrível q pareça, só elogios viu !!!

    • giodoesitbetter

      Pois é.

      Eu mesmo tô pensando em comprar um desses. Moro aqui na Riviera Paulista (Zona Sul) e trabalho no Tatuapé (Zona Leste). Um QQ me daria conforto e economia.

    • DCald

      Pra quem usa em engarrafamento e não passa de 25km/h, é melhor que busao em conforto, né?
      Agora pega 60km/h que vc já começa a sentir a "adrenalina".. hauhaua

      • Campinis

        Você certamente nunca andou num Chery QQ. É pena, do contrario garanto que a sua opinião seria bem diferente. Na via Dutra, Airton Senna, Dom Pedro, Fernão Dias, Imigrantes etc. o QQ tem comportamento e velocidade iguaizinha aos outros carros.

  • ademar_junior

    Percebi que era Uberlândia assim que vi a primeira foto (e é no Santa Mônica )!! kkk Saudades dessa cidade linda. Quanto a avaliação, gostei muito, parece bem honesta sem medo de dizer que:" _Sim! Eu tenho um carro chinês! " e sem se preocupar com as opiniões alheias. Mto bom parabéns

    • paranaiba

      Uberlândia é bão demais da conta sô!!!!

  • rafaelrgarcia

    Coragem hein…

  • YoOdEx

    Bacana a avaliação! Eu não teria coragem ainda de comprar um desses. Acho que ainda é melhor comprar um Clio ou March nessa categoria, mesmo possuindo muito menos itens de série. Mas foi interessante ver uma opinião positiva! Na prática o carro deve ser melhor do que dizem, pois a mídia exagera demais!

    • granrs78

      Um Clio ( remendo mal feito) ou March, com os mesmo equipamentos custa uns 12 mil a mais, só nessa diferença não dá nem para comparar o custo beneficio que o QQ tem a mais que esses modelos citados.

  • Salazar1966

    Uma opção para quem precisa de um segundo carro e não quer gastar muito (isto é relativo, pois la fora custaria uns 10k – aqui é sempre um roubo), além de vir completinho, coisa que outro nesta categoria seria uns 30~35K.
    Tá certo que demonstra fragilidade, mas é a mesma dos carros desta categoria e preço peladíssimos.
    O consumo é incrível, uma moto.
    Se não fosse o preconceito, faria o mercado dele balançar.

    • Campinis

      Na Internet há uma foto de uma colisão frontal de um QQ com um Honda Civic na qual o Honda ficou todo arrebentado e o QQ ainda conseguia andar.

  • Adriano_Silva

    vidros( one touch, nas quatro portas )/travas/retrovisores elétricos, GM… aprende srrsrrsrsrsrsrsrsrrss.

    • Mike_Bravo

      Todas deveriam aprender…

    • DCald

      Mas a GM tinha isso… mas não vendia… então começaram a depenar e fez sucesso…

  • Rox_

    Eu fico imaginando como esse carrinho se comportaria na Ayrton Senna/Carvalho Pinto nos dias de vento rs, pq mesmo o Golzinho G5 e o Fiesta com suspensão mais rígida não passam tanta segurança ali. Eu ainda não compraria nenhum chinês, acho todos bem ruins mesmo, e o QQ, ao meu ver, só é melhor que os Effa. Mas torço para que, assim como as coreanas, as montadoras chinesas cresçam e tragam carros legais num preço competitivo.

    • granrs78

      Para vc saber, faça um teste drive com um modelo para saber se o carro vale o investimento, pois pelos muitos relatos de donos de carro chines, os modelos estão surpreendendo positivamente seus donos.

    • Campinis

      Já andei na Ayrton Senna e na Carvalho Pinto com o QQ e não notei nada de estranho, aliás graças ao calçamento de boa qualidade o QQ anda ainda melhor.

  • PedroRodrigues
    • Rafael_rec

      Olha ai Chery, é assim que se deixa um carro menos bizarro. Parabéns pela criatividade em melhorar, e muito, a aparêcia do carro com uma solução tão simples e barata.

    • rafael_rtg

      Ja tentou pesquisar a desvalorização desse carro, se fica no mesmo patamar dos demais importados ou fica um pouco acima por ser chines…..

      • PedroRodrigues

        Ofereceram em torno de 19 mil reais , mais pensa por um lado , tudo que esse carro desvalorizar enquanto eu ficar com ele , seria até um valor menor do que eu gastaria pra TENTAR equipar um outro popular nacional ao nivel do QQ

        • granrs78

          Parabéns Pedro, e independente de quanto vc conseguir pegar na venda, carro é um bem de consumo, e não é investimento, use seu QQ que é bem mais equipado que qualquer outro modelo de sua faixa de preço, e seja feliz com o modelo.

          • PedroRodrigues

            É isso ae , rs .

  • mademg

    Comparar QQ com Mille: pessoal tá achando que Brasil é São Paulo…

    • granrs78

      Não entendi seu comentário.

      • mademg

        É que o Brasil é feito de buracos…e o Mille é confiabilidade à toda prova!

        • Lokarro

          continuo sem entender…

        • PedroRodrigues

          Uberlândia também é cheia de buracos

          • Felipe_Henrique

            O Brasil é um buraco, rs.
            Parabéns pelo QQ e pela avaliação, Pedro!

  • MagalhanesTppj

    Parabéns Pedro, um fator muito importante é que o carro está atendendo as suas necessidades. Sem falar que ele oferece o que as carroças(mille,gol,ka,etc) não oferecem nem nas versões top. acho muito importante sua colaboração em detalhar sua experiência sem puxar sardinha pra seu veículo, e mostra a ignorância de muitos cidadãos em criticar os veículos chineses, coreanos e etc sem ao menos conhece-los na prática.
    E QUE VIVA A REVOLUÇÃO!

  • herreralex

    Gostei do relato, meu amigo comprou um QQ amarelo no ano passado, rodou 18milKM e vendeu esse ano para pegar um Sandero GTLINE! Comprou por 23 e vendeu por 16,5! Achei BEM honesto, ele gostou muito do carro e disse que não se arrependia, o motor era bem suficiente para o carro! O dele era amarelo e antes de tirar da CSS ele colocou as rodas de liga do FACE, o carro ficou bem mais agradável do que com essas rodas de ferro!!

  • Herumor_

    como segundo carro é até que bom… mas só não me cai essa aparência dele eheheh

  • GuilhermeTucson

    tem um preço legal e uma grande lista de equipamentos, mas é complicado ter um carrinho desses na minha humilde opinião

    • Campinis

      Complicado porque??? O carro tem tudo e mais um pouco. Apesar de ser feito na China foi idealizado e projetado pelo estúdio Pinin Farina um dos mais afamados em todo o mundo e não tem uma única peça que não seja absolutamente convencional, tendo sistema elétrico e de injeção da afamada marca Bosch.

  • andrebritoleite

    Não entendi!
    A buzina não funcionava de manhã???

    • markinmoura

      É pq esqueceram de ajustar o fuso horário. De manhã aqui tá de noite na china…

      Tum Dum Tssssss!!!!!! :P

    • giodoesitbetter

      Acredito que ele quis dizer que, certo dia, pela manhã, ele percebeu que a buzina parou de funcionar.

    • PedroRodrigues

      Sim , tinha dia que eu apertava de manhã e não saia som , trocaram a buzina e até hoje tá 10

  • anderson_sp

    O que realmente importa é que ele satisfaz ao proprietário, mas em hipótese nenhuma cogitaria de comprar um carro desse, ele demonstra ser muito frágil.

  • markinmoura

    Queria ver o depoimento de alguém que ja tenha rodado, pelo menos, uns 60.000km com o carro….

    • Campinis

      Tem que esperar um pouco, o carro está no mercado há pouco tempo e poucos o usam tão intemsivamente a ponto de rodar 60 mil km em um ano. Mas no Mercado Livre do Chile; Colombia; Venezuela e Uruguai tem QQ à venda com até 165 mil km. (no Chile o QQ se chama IQ)

  • bricim

    Na minha opinião, pelo que oferece como itens de série, baixo preço e consumo.. atende bem em comparação aos outros do segmento (Mille, G4, Ka e March). Compraria fácil como um segundo carro (usado para ir para o trabalho e faculdade).
    Mas opinião é opinião, não é mesmo?

  • phaelrj

    eu sempre repudiei esse carro….mas após fazer uma visita a cherry e ver ele de perto…entrar no carro e tals……gostei…compraria se tivesse cfom pouca grana…….

    • PedroRodrigues

      Pode até procurar no meu canal do Insense Debate eu chamando o QQ de lixo quando foi lançado

  • AutoNacional

    Alguém possui um carro chines com mais de 100 Mil Km rodados. Vejo as avaliações dos carros do NA feita pelos leitores com kilometragem muito baixa, dificilmente um carro pouco rodado da problemas, independente da marca. A não ser que venha com defeito de fabrica. A opinião de um dono com o carro na mão desde 0 KM rodado mais de 100 Mil KM seria muito útil para termos uma idéia da qualidade do carro.

    • jnasser

      Claro que não, pois não chega nos 100 mil…………

    • Campinis

      No Mercado Livre da Colômbia há im QQ à venda com 108 mil quilometros rodados.

  • antzbr

    Possuo um QQ também desde Maio/12, sou também um feliz proprietário, ciente das limitações do veículo, paguei cerca de 24000 reais e tinha plena certeza que não estava levando um Azera para casa, não esperava o nível de ruído de um Bentley e nem o desempenho em curvas de um Porsche, estava comprando um popular completo. Já fiz algumas modificações no meu carro deixei-o com um visual exclusivo, por onde passo chama bastante atenção, principalmente das crianças, afinal ele parece um brinquedo xD http://imageshack.us/a/img689/5495/qqcristal.jpg

  • charlamps

    O problema de certa gente é uma coisa chamada preconceito. Tem lixo com "L" maiúsculo que vem da china? Tem sim senhor e como tem! mas nem toda montadora traz lixo. Até porque na minha concepção qualidade inferior nem sempre é sinônimo de lixo sem falardo depoimento do amigo acerca do carro. Falar que o carro é ruim depois do que o amigo falou seria o mesmo que chama-lo de mentiroso, coisa que alguns aparentemente insinuma ao descer a ripa no carrinho. Quanto ao Crash test se não me engano vi um na net e o carro aparentemente teve uma avaliação boa, pelo menos melhor que muitos dos nossos carros. Se eu pudesse compraria um sem pestanejar. Compraria um pretinho.

  • antzbr

    Possuo um QQ também desde Maio/12, sou também um feliz proprietário, ciente das limitações do veículo, paguei cerca de 24000 reais e tinha plena certeza que não estava levando um Azera para casa, não esperava o nível de ruído de um Bentley e nem o desempenho em curvas de um Porsche, estava comprando um popular completo. Já fiz algumas modificações no meu carro deixei-o com um visual exclusivo, por onde passo chama bastante atenção, principalmente das crianças, afinal ele parece um brinquedo xD

  • Campinis

    O Chery QQ está revolucionando a fabricação de carros "nacionais", o Uno 2013 já vai sair com air-bags e ABS em todas as versões, os tempos dos carros "pelados" está acabando graças ao pequeno QQ.
    Ao contrario do Pedro eu paguei R$ 23.000,00 pelo meu comprado em maio 2012. No que se propõe o carro é insuperável, completo e de baixo custo, não se poderia esperar acabamentos luxuosos nem muito rebuscados nessas condições, mas o Chery QQ é um carro honesto e bem construído, a Chery não tem culpa se as nossas estradas são esburacadas e cherias de valetas e lombadas.
    O QQ tem mais algumas qualidades que o Pedro se esqueceu de mencionar, seus bancos dianteiros reclináveis se transformam em uma razoável cama onde cabem ttranquilamente pessoas de mais de 1,80, o seu porta-malas é mais que suficiente e com os bancos traseiros rebatidos se torna um dos maiores do mercado automobilístico. O carro tem rack no teto que permite levar malas, pranchas, bikes e até um pequeno barco se se quiser.
    Sem dúvida dentro do seu setor e custo o Chery QQ é a melhor compra no momento atual.

    • MarcioP28

      Tenho que desanimá-lo sobre a revolução. Os carros estão começando a sair com air-bags e ABS devido a uma regulamentação do governo e não pela concorrência.

  • thiagolamim

    Bacana!
    O importante nesse carro aí são os itens de conforto e o de segurança ativa abs com ebd.
    Não da para confiar muito na passiva de carros chineses pelo menos por hora.

    Parabéns, compra compra racional.
    Emocional é pra quem tem dinheiro. haha.

  • MarcioP28

    Só uma pequena correção técnica. O pneu pequeno é pior para o consumo ao contrário do relatado pelo Pedro.
    O raio do conjunto pneu mais roda ser pequeno ajuda nas partidas e repostas.

    Se você pegar um carro e alterar apenas esse raio, verá que quanto maior o raio, melhor o consumo. Entretanto, chega uma hora que o carro começa a ter dificuldades para partidas, principalmente em rampa e carregado.

    Inclusive, isso é bem fácil de entender.

    Quanto maior o raio, maior o perímetro da circunferência. Se considerarmos uma distância fixa, 1 quilômetro, por exemplo, o maior pneu rodará menos vezes.

    Se ele roda menos vezes e a roda está diretamente ligada ao motor (obviamente que temos a relação de transmissão no meio), consequentemente ele roda menos vezes também. Ou seja, para uma mesma velocidade do carro, o motor tem menos rotações por minuto.

    Ao contrário do que acontece com a força que chega na roda. Para descobrir a força na roda, temos que pegar o torque do motor, multiplicá-lo pela relação de transmissão para descobrirmos o torque na roda.

    Como Torque = Força x Raio, temos que a força na roda é igual ao torque dividido pelo raio da roda.

    Quando maior o raio, menor a força disponível na roda para empurrar o carro.
    :D

    Espero que não tenha ficado muito confuso.

    • Herbet23

      Mas como é proibido alterar o diâmetro conjunto roda/pneu… se aumentamos a roda, o pneu irá ter que diminuir sua altura… ficando tudo na mesma…. assim como temos aro 14 com perfil 65… teríamos que ter perfil 55 ou 60 para aro 15.

      • MarcioP28

        Aproximadamente é igual mas não é possível acertar direitinho na mosca e qualquer pequena alteração no raio já gera diferenças sensíveis.

        Para calcular o raio dinâmico (com o veículo parcialmente carregado e em movimento) é só usar a fórmula abaixo:

        raio dinâmico = ( (largura da banda * perfil / 100) + ( aro * 25,4 / 2)) * 0,97

        Usarei como exemplo o próprio QQ do Pedro:

        Com a roda e pneu atuais, o raio dinâmico é de 258 mm.
        Se ele resolver partir para uma roda 14 diminuindo o perfil, obviamente, ele chegará no seguinte cenário:
        155/60 R14 = 263 mm
        155/55 R14 = 255 mm
        Não existe padrão que chegue exatamente no mesmo número sem alterar também a banda de rodagem.

        Utilizando um perfil 60, o carro ficará um pouquinho menos esperto e um pouco mais econômico. E esses 5 mm parecem pouco mas são suficientes para causar uma diferença sensível. Diria que até os 3 mm já são perceptíveis aos mais atentos.

    • phaelrj

      mas em questão de largura…ele esta correto…o pneu eh bem fino….acredito que foi isso que ele quis dizer…..um pneu mais fino tem menos atrito com o solo…e bla bla bla…faz o carro consumir menos…..só destacando tah…sem ofensas….heehehehheeheh

    • Campinis

      Eu também tenho um QQ e coloquei pneus 1,65X70R13 só na frente para evitar que o motor raspasse no chão nas valetas e lombadas. O resultado foi muito bom, o carro já não pega no chão, o velocímetro passou a marcar a velocidade correta, não houve grande perda de força nas arrancadas e realmente , o consumo ficou ainda melhor – agora o carro não gasta quase nada. Também coloquei calços (buffers) de Urethano nas molas, para reduzir o pula-pula e o balanço.

  • mjprio

    Acho um carrinho muito simpático e que deve ser bom de rodar na cidade, mas pra estrada colocaria umas rodas aro 14 e uns pneus mais largos em nome da estabilidade, até porque ele é um carro econômico e não daria tanta diferença no consumo. Seria uma boa pedida pra patroa começar a aprender a dirigir, sme pegar no meu carro eheheheheh. Agora ele com um motorzinho 1.3 de seus 85HP iria ficar show de bola!!!

  • ''Seu visual remete á um pokemon'' Eu ri nessa hora

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

    • charlamps

      Mais específicamente um Piiiii caaaaaaaa chuuuuuuuu!!!! Para ser o próprio picachu só falta ser amarelinho, de qualquer modo o amigo do relato acerca do QQ não é o primeiro a elogiar esse simpático carrinho. Tem uma renca de camarada que fala bem dele. Tem uns que descem a ripa é verdade mas talvez isto se deva ao fato de terem comprado um compacto chines pensando que estariam levando para casa um BMW. De qualquer forma muita gente elogia o carro, e quem somos nós para chamar essa gente de mentirosa né? Uma coisa é certa, para carro urbano "num tem mió"! Aliás vão começar a aparecer, pois fiat e demais estão começando a se coçar por causa de carros como o QQ.

      • PedroRodrigues

        ahahaha , é bem assim mesmo . Mas a maioria não liga pra opinião positiva sobre carro chinês , podem falar o que for mais sempre tem alguém que vai viver chamando de lixo

  • Campinis

    O Chery QQ é uma das versões do projeto Lucciola desenvolvido pelo estudio Italdesign de Giorgio Giugiaro para a FIAT, que acabou sendo montado pela DAEWOO com o nome MATIZ depois pela Chery como QQ e em seguida também pela GM divisão Chevrolet com nome MATIZ e posteriormente SPARK. Em todos os casos trata-se do mesmo carro montado com as mesmas peças e que se constituiu num inegável sucesso, visto que até o momento foram fabricados pelo menos 5 milhões de exemplares sendo que a Chery fabricou ou montou mais de um milhão.
    Os europeus conhecem bem esse carro que lá leva o nome de MATIZ e SPARK e onde existem exemplares que já rodaram até mais de 200mil Km. Os latino-americanos também o conhecem com esses nomes e também como QQ; QI, M1 etc. O fato é que pelas fotos dos carros à venda pelo ML e EBay, pode-se concluir que seja qual for a marca ou o fabricante o QQ que é vendido aqui no Brasil é mecanicamente igual ao Matiz e Spark e se esses são sucesso de vendas , não vejo porque o QQ da Chery não o deva ser também

  • Junior

    Estou 100% satisfeito com o que é proposto pelo carro, Acorda Brasil!!! chega de preconceito, afinal quase tudo o que temos de eletronicos hoje tem vários componentes chineses e nem sabemos, não posso reclamar do carrinho pois ele nunca me decepcionou e só me dá alegrias!

  • clara fiorin de melo

    li tdos os depoimentos, e resolvi adquirir um , espero estar fazendo um bom negocio, já vi um por dentro não fiz o teste drive, mas vi as opiniões acima,e fiquei satisfeita peqto, vamos adquiri-lo depois darei meu depoimento tbm. Espero q seja positivo,,kkkkkkkk

  • michel

    bom o pessoal aki é capaz de ficar brabomas nao largo meu fusca p nada
    tem vidro trava direçao roda pneu ou seja é completo rsrsrsrsrsrs
    meu fusquinha pode ser pelado mas sei q é bom pois ficou p anos no mercado
    mas agora minha esposa quer trocar o gol(pelado) dela
    e eu achei o qq uma otima opçao p quem quer 1 carro novo
    eu queria saber
    algum de vcs ja andou 50 60 ou 100 mil km com ele?
    so falei com donos de qqs quase zero
    entao se alguem ai ja tem ele a 1 bom tempo me manda 1 e-mail ai
    michelvasconcelosbeck@hotmail.com

  • Claudir

    Comprei meu QQ em menos de 5 minutos, apenas perguntei a vendedora se eles já estavam vendendo o carro, pois meu interesse, como segundo carro seria economia e segurança devido a distância percorrida entre casa e trabalho. Tive que esperar quase duas semanas para receber o carro. Já o tenho vai fazer 2 anos, rompendo os 35 mil Km. Tenho um ótimo relacionamento na CS e nunca tive problemas no atendimento. Os problemas que tive foram facilmente resolvidos considerando ser cobaia da marca no Brasil. Se eu não apostar e acreditar em mudanças continuaria a comprar os ditos nacionais e como disse bem o Color, em sua passagem na presidência, "andando de carroça". O fato é que todo Brasileiro alimenta essas industrias e basta o governo baixar com miseráveis índices o IPI de carros, chove de compradores dessas ditas carroças. Desculpem o desabafo, mas estou muito, muito satisfeito com meu QQ e olha que tenho uma classe B na garage e antes andava de Audi A6. Pelo preço do carro, como já disse anteriormente, nem pensei , comprei logo e para os meus propósitos está me dando o retorno que eu quero, Economia. Temos que mudar e só assim vamos conseguir. Carros com problemas sem vão existir, mesmo novo, de marcas tradicionais ou conceituadas no mercado internacional, procure no Google que vai achar. Como sempre disse aos meus colegas, carro é uma questão de sorte, mesmo sendo novo. Abraços em todos e boa sorte!

  • lininha

    Tenho meu QQ há 1 ano e 3 meses, com 28,8 mil km rodados…o Pedro disse tudo! Foi muito sincero, elogiou, mas tb não deixou de destacar os pontos fracos. Gostei bastante, parabéns!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend