Carro da semana, opinião do dono: VW Tiguan 2011

tiguan-leitor-1

Antes de tudo queria agradecer a oportunidade de poder escrever meu relato.

Visito o Notícias Automotivas todos os dias e sempre que posso contribuo com o site. Vou fazer um relato bem impessoal destacando os principais pontos positivos e negativos do carro.

O veículo em questão é um Volkswagen Tiguan 2.0 TSI. Não é um SUV ou utilitário, como muitos acham.

Trata-se de um crossover 4×4 e tem como principais concorrentes: Chevrolet Captiva, ix35, Subaru Forester, Mitsubishi ASX, etc.

tiguan-leitor-2

A Volkswagen, pelo menos no Brasil, não vende seus carros em versões. Ela separa os carros por motorização e oferece opcionais e/ou pacotes de equipamentos. Tiguan vem em versão única de motorização e possui diversos opcionais. A minha possui os seguintes opcionais:

-Banco de couro com regulagem elétrica + Rodas 18”(originais são aro 17”)
-Teto Solar Panorâmico
-Park Assist + Câmera de ré + Sensor de estacionamento dianteiro
-Pacote Off Road + Bússola
-Paddle Shift no volante

tiguan-leitor-3

Motor e câmbio

O Tiguan possui um motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm, com injeção direta de combustível. Possui aceleração de 0-100 em 8.5 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h.

TSI significa: Turbocharged Stratified Injection. Na verdade trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger. Esse mesmo motor é um dos mais premiados do mundo e está presente em vários automóveis da linha Audi e VW.

O desempenho é muito superior que qualquer concorrente e muitas vezes rende mais que de carros de categorias superiores. Desempenho, nesse caso, não é sinônimo de conforto.

tiguan-leitor-4

O motor turbo é muito desconfortável no uso urbano, pois não possui torque em baixas rotações. O motorista precisa se esforçar muito para se acostumar. O câmbio é satisfatório.

São 6 velocidades com trocas bem suaves, tendo ainda paddle-shift atrás do volante e a opção de troca de marcha no Tiptronic. É equipado com o sistema 4MOTION, tração nas 4 rodas permanente.

Consumo

O consumo do Tiguan é exagerado! Na estrada não é alarmante, faz média de 10/12 km/l. Já na cidade, não importa o seu estilo de condução, o consumo não passa de 6,5km/l. Trajeto misto fica em torno de 7,5km/l para uma condução tranquila.

tiguan-leitor-5

Segurança

Nesse quesito não tem o que discutir.

Tiguan ganhou 5 estrelas no Euro NCAP. Possui 6 airbags e ABS Plus com ASR e ESP.

Acabamento e equipamentos

O acabamento do Tiguan é invejável. O painel é quase todo emborrachado e é muito macio ao toque. Nas portas, plástico com alguns toques de couro. Volante também conta com revestimento em couro.

O quadro de instrumentos é simples, mas muito bonito. Dotado de ponteiros vermelhos e números brancos. O aparelho de som é touchscreen, mas as únicas funções são de: Rádio, CD, AUX e iPod.

Possui 8 alto falantes e a qualidade do som é boa. O ar condicionado é digital de duas zonas. Possui piloto automático e controles de som/computador de bordo no volante.

tiguan-leitor-6

Seguro e manutenção

O seguro do Tiguan é caro.

O carro não deu nenhum problema até agora e só passou pela revisão de 10.000 km, que ficou em torno de 300 reais. Vale notar que o atendimento para carros mais luxuosos da VW é mais diferenciado que o dos demais modelos.

Considerações finais

O carro é realmente é muito bom. Possui mais pontos positivos do que negativos.

Realmente acho que é o melhor da categoria tendo o Subaru Forester como o maior competidor.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X