Crossovers Usado da semana Volkswagen

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

tiguan-leitor-1 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Antes de tudo queria agradecer a oportunidade de poder escrever meu relato. Visito o Notícias Automotivas todos os dias e sempre que posso contribuo com o site. Vou fazer um relato bem impessoal destacando os principais pontos positivos e negativos do carro.



O veículo em questão é um Volkswagen Tiguan 2.0 TSI. Não é um SUV ou utilitário, como muitos acham. Trata-se de um crossover 4×4 e tem como principais concorrentes: Chevrolet Captiva, ix35, Subaru Forester, Mitsubishi ASX, etc.

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A Volkswagen, pelo menos no Brasil, não vende seus carros em versões. Ela separa os carros por motorização e oferece opcionais e/ou pacotes de equipamentos. Tiguan vem em versão única de motorização e possui diversos opcionais. A minha possui os seguintes opcionais:

-Banco de couro com regulagem elétrica + Rodas 18”(originais são aro 17”)
-Teto Solar Panorâmico
-Park Assist + Câmera de ré + Sensor de estacionamento dianteiro
-Pacote Off Road + Bússola
-Paddle Shift no volante

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Motor e câmbio

O Tiguan possui um motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm, com injeção direta de combustível. Possui aceleração de 0-100 em 8.5 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h.

TSI significa: Turbocharged Stratified Injection. Na verdade trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger. Esse mesmo motor é um dos mais premiados do mundo e está presente em vários automóveis da linha Audi e VW.

O desempenho é muito superior que qualquer concorrente e muitas vezes rende mais que de carros de categorias superiores. Desempenho, nesse caso, não é sinônimo de conforto.

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O motor turbo é muito desconfortável no uso urbano, pois não possui torque em baixas rotações. O motorista precisa se esforçar muito para se acostumar. O câmbio é satisfatório.

São 6 velocidades com trocas bem suaves, tendo ainda paddle-shift atrás do volante e a opção de troca de marcha no Tiptronic. É equipado com o sistema 4MOTION, tração nas 4 rodas permanente.

Consumo

O consumo do Tiguan é exagerado! Na estrada não é alarmante, faz média de 10/12 km/l. Já na cidade, não importa o seu estilo de condução, o consumo não passa de 6,5km/l. Trajeto misto fica em torno de 7,5km/l para uma condução tranquila.

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Segurança

Nesse quesito não tem o que discutir. Tiguan ganhou 5 estrelas no Euro NCAP. Possui 6 airbags e ABS Plus com ASR e ESP.

Acabamento e equipamentos

O acabamento do Tiguan é invejável. O painel é quase todo emborrachado e é muito macio ao toque. Nas portas, plástico com alguns toques de couro. Volante também conta com revestimento em couro.

O quadro de instrumentos é simples, mas muito bonito. Dotado de ponteiros vermelhos e números brancos. O aparelho de som é touchscreen, mas as únicas funções são de: Rádio, CD, AUX e iPod.

Possui 8 alto falantes e a qualidade do som é boa. O ar condicionado é digital de duas zonas. Possui piloto automático e controles de som/computador de bordo no volante.

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Seguro e manutenção

O seguro do Tiguan é caro. O carro não deu nenhum problema até agora e só passou pela revisão de 10.000 km, que ficou em torno de 300 reais. Vale notar que o atendimento para carros mais luxuosos da VW é mais diferenciado que o dos demais modelos.

Considerações finais

O carro é realmente é muito bom. Possui mais pontos positivos do que negativos. Realmente acho que é o melhor da categoria tendo o Subaru Forester como o maior competidor.

Por João Paulo Roquete.

5.0

  • Alex_JW

    Parabéns pelo carro, João Paulo, bem como por compartilhar sua impressão sobre o mesmo com todos do NA.

    Li um comparativo recente entre o Tiguan e seus principais concorrentes e pra mim ficou claro que pelo que ele parece frente rivais acaba se tornando uma ótima opção.

    Pena que a VWB gasta muito pouco para divulgá-lo, aí as pessoas ao pensarem neste segmento acabam lembrando mais da Captiva e do Ix35.

    abçs

    • João Paulo Roquete

      Concordo.. esse é um vw digno de audi! Fabricado na Alemanha! Acho que fiz minha parte. Ajudarei algumas pessoas a abrir a cabeça pra VW!

      • BolGola

        Parece aqui em casa hehehe… temos um Audi A3 1.8T e falo para a minha família que VW, só se for fabricado na Alemanha!!! Nem do México da para confiar mais, depois do empobrecimento que fizeram com a linha Jetta e Passat.

        Obrigado pela avaliação e pelo N.A. por divulgar. Meu pai está na dúvida entre um Tiguan e um Volvo XC60 T5. Eu queria muito ver o Tiguan com o famoso câmbio DSG para deixar o fabuloso motor 2.0T funcionar de forma mais eficiente, mas enquanto a VW fornecer o Tiguan com o antiquado tiptronic, acho que o Volvo ainda será mais negócio, mesmo custando R$ 10.000 a mais.

        Um abraço!

        • Leandro1978

          O Passat vem da Europa e não do México.

    • vdisco

      Há pouco investimento aqui pq lá fora vende muito! A fabrica não dá conta.
      Agora só resta esperar pelas promoções de desova do estoque e o lançamento da versão atualizada.
      O maior pecado desse carro é a mala, muito pequena.

    • João Paulo Roquete

      pintei a roda dela, pra quem quiser ver como ficou: http://imageshack.us/f/90/img0853r.jpg/

      • Miguel Osterroht

        Ficou muito boa pintada, e parabens pela contribuição e aquisição. Realmente os carros importados da VW são muito bons…

      • Diego_77

        Fico bacana com a roda preta em…
        Ficaria perfeito se voce envelopasse a parte prata do teto de preto piano.
        Floh!

      • Eduardo Costa

        Orra. Customização barata e de bom gosto. Ficou parecendo que gastou uma grana em um jogo de rodas especiais. Parabéns.

  • Duda_li

    Belo carro, ainda bem que sua frente não parece um Fox.

    • CeloSurf_

      Por enquanto né pois o 2012 vem ai pra azedar o molho.

      • bandaxadibar

        Essa frente não obra prima do FOX….ela nasceu em 2009 com o Golf, depois Scirocco…

    • Alex_JW

      Não chego a ver isso como grande demérito, afinal de contas se a gente for olhar atentamente para Audis, BMW´s e afins, notaremos que eles têm uma identidade padrão ligada à marca… são parecidos….

      …em todo caso realmente seria melhor que os diversos modelos de cada marca se distinguissem visualmente.

      • Marcelo_Machado

        Os BMWs e afins tem identidade visual, a VW esta fazendo igualdade visual. Fora que entre os BMWs não existe popular.
        O quadro de instumentos do Gol (30K) é igual ao do Passat e Tiguan de 130K. A1 e A3 tb tem esse mesmo quadro de instrumentos. Não é desmerecer o carro, mas vc entrar num A1, num VW de 130K e ver o painel de instrumentos igual ao Gol é brochante.

        • Alex_JW

          Marcelo,

          Eu prefiro ver por outro lado… Fox, SpaceFox, Gols e outros é que se parecem com seus irmãos mais abastados (Tiguan, Jetta, Passat…).

          O fato da VW ter seus carros de entrada com a identidade dos seus irmãos mais caros certamente os valoriza (valoriza os mais baratos, digo). Claro que ocorre o inverso, ou seja, que os carros mais caros da marca acabam sofrendo com a similaridade com os mais baratos.

          Mas como a VW ganha dinheiro no volume de vendas (afinal ela vende mais nos segmentos de entrada do que nos de luxo) ela acredita que a estratégia está correta.

          Claro que o uso de "quadro de instrumentos" e "volantes" similares (ou iguais!) em modelos diferentes é condenável, mas barateia a produção e o custo da fabricação de montagem do veículo, aí eles estão pensando em otimizar seus lucros.

          E não é só a VW, muitas montadoras utilizam-se de expediantes parecidos.

          No mais seu raciocínio faz todo sentido, aliás foi postado de forma muito inteligente.

          abçs!

          Obs.: geralmente sento a pemba na VW…rs…

          • Leandro1978

            Só para completar, este visual da VW vem do Scirocco e não do Fox como muitos insistem.

        • Miguel Osterroht

          uma BMW de 500 mil tem a mesma cara de uma de 80 mil, proporcionalmente é até pior….

          • Marcelo_Machado

            O BMW de 500 mil não tem a frente tão igual ao de 80 mil, como a dianteira de um Fox é igual ao Passat. Como disse, uma coisa é Identidade visual da marca, outra é Igualdade visual.
            Fora que BMW é BMW.
            Toda montadora tem seu calcanhar de Aquiles, e na minha opnião o da VW nem é tanto a frente dos modelos, mas o mesmo quadro de instrumentos que é igual a todos os modelos incluindo os Audi.

            • O_Corsario

              Para quem gosta de BMW até deve dar para distinguir, mas para quem não acompanha de perto, como eu… Só noto a diferença no série 1, que é menor e hatch. Os demais não diferencio não.
              Assim como alguém que gosta de VW vê claramente as diferenças entre Fox, Jetta, PAssat, etc etc. Sinceramente, só confunde Jetta com Fox quem confunde Punto com Bravo.

              • Marcelo_Machado

                Pelo que eu vejo é mais comum confundirem o Bravo com o Punto. Fox com Jetta é bem difícil de confundirem, tem tamanhos bem dferentes. Acho que vai ser mais comum confundirem o Fox com o Gol qdo este receber a nova frente.
                Mas eu nem me referia em confundir um carro com outro, eu só acho que a VW esta fazendo a frente não só parecida, mas muito igualzinha. Mas isso nem é a questão. Eu me refiro mais ao quadro de instrumentos que é o mesmo em praticamente todos os modelos, inclusive os Audi.
                Pega o exemplo do A1, um carro do segmento dos carros de estilo, concorre com o Mini. O quadro de instrumentos dele é igual ao A3, Jetta, Fox. Acho que a VW poderia gastar um pouco e fazer quadros diferentes para alguns modelos top e de estilo.
                Vc pega Punto/Linea/Bravo e eles tem a frente bem parecidas e são até confundidos um com o outro, mas se vc olhar direito verá que tem algumas diferenças. Na VW são muito iguais, só muda o tamanho.

                • O_Corsario

                  O lance do painel… Na minha opinião, a VW fez um layout de painel extremamente funcional, racional e eficiente – veja que não disse criativo, moderno ou chamativo.
                  Daí acho que a filosofia da marca prega (especialmente lá fora) que todos os motoristas, independente de terem carros caros ou baratos, merecem um painel eficiente e racional. O que muda, naturalmente, é a qualidade de acabamento, os materiais empregados, etc etc. Mas a disposição dos itens não tem porque mudar, pois é a mais eficiente para dirigir – de novo, eficiente não quer dizer bonita ou chamativa.
                  Além disso tem o "family feeling", o cliente da VW é notoriamente conservador, e entrar no carro e encontrar tudo à mão e no lugar "certo" é uma segurança para este cliente. Outras fabricantes obrigam o cara a praticamente reaprender a dirigir quando troca de carro – veja citroen e os milhares de comandos à mão. Tem quem goste, tem que não goste.
                  Cada fabricante tem um perfil diferente, na minha opinião a VW atende bem à um determinado perfil que não quer um painel ousado nem cheio de arroubos (aliás, nem uma carroceria ousada, vide nova identidade).
                  Veja o painel do Mini, por exemplo: é completamente chamativo e tal,cheio de cromados, conta-giros gigante, mas não agrada a todos, ao contrário, é um painel, diria, polêmico, o que cai bem num carro de nicho que é expressão de personalidade. Já no caso do A1 é que no Brasil é vendido como carro de imagem, lá fora é só um audi de entrada para gente jovem e, por isso, com opções um pouco mais modernas, como o arco de cor contrastante. Nem se compara com as mil possibilidades de personalização do mini. Novamente, acho que são públicos diferentes, cada um com sua exigência.
                  O que não dá para fazer é exigir de uma marca conservadora ousadia, e vice-versa!
                  Abraço!

                  • BolGola

                    O layout criado pela VW/Audi em 1996, usado nos Audi A3/VW Passat B5 é usado até hoje e copiado por meio-mundo!!! É um sucesso que só encontra concorrente na Mercedes-Benz com seu mostrador de ponteiros flutuantes, hoje copiado por Volvo, Lexus etc…

                    PS: gosto dos seus comentários!

      • pablo

        E este também. Segue as linhas do Gol G5/Voyage/Saveiro e do Passat CC sem ser igual. Aliás, foi um disperdício a VW só ter construído 3 linhas usando esta identidade, pois é muito bonita.

        • O_Corsario

          Eu acho que ela teria espaço, poderia ser a quadradona para os carros mais sóbrios e esta para os mais esportivos / joviais.
          Relamente é uma identidade bonita, que caiu muito bem no gol, que não combinou nada com a nova cara da VW.

    • fabiobnu

      A frente não parece um Fox, mas o interior, parece igual aos populares da VW. Comparando com o interior do Azera então, sem comentários.

      • Filipe_GTS

        Mas ele acabou de falar que o interior é ótimo, com acabamento todo emborrachado, plástico e couro nas portas, o que tá devendo pro Azera? Talvez visualmente seja parecido com o Gol, mas de perto é bem superior ao Jetta (novo), por ex. Até um Polo hatch, dos primeiros, e um Golf são bem acabados por dentro, muito bem acabados, diga-se de passagem (em relação aos outros modelos inferiores da marca). O acabamento do Jetta sim eu achei bem parecido com um Voyage :S

        • O_Corsario

          Falou tudo. O layout do painel, ou seja, seu desenho, é semelhante pois os paines VW são feitos não para serem bonitos, mas para serem claros, racionais e eficientes. O que melhora é o material e o acabamento, mas isso não dá para julgar por foto na net, então o cara acha que o passat tem interior igual ao Gol.

      • Marcelo_Machado

        O quadro de instrumentos é igual no Fox, Jetta, Passat, Tiguan, A1, A3, etc…… Vc paga 30K ou 130K e o painel de instrumentos é igual em todos. A VW podia gastar um pouquinho de $$$$ e fazer um quadro melhorzinho pros seus carros que custam mais que 80K.

        • feu

          acho sensacional ter esse volante no meu Polo e penso que a VW acerta ao fazer isso, pois traz mais prestígio aos veículos de entrada… acho mais legal o volante do polo do que o do jetta 08 tb de casa. Porém, acho que no design externo, a identidade visual, apesar de ser uma boa ideia, no caso da vw nao gostei muito do jetta e do passat novos nao.

          Além de que não vejo economias nessa questão como na do interior, pois as peças continuam sendo diferentes! Não se usa uma lanterna de um em outro!!

        • rcsb

          Como você está falando bobeira, meu deus. Existe semelhança de design e, como disse o amigo, está relacionado não apenas à beleza, mas também a funcionalidade. Dizer que é igual, é pq simplesmente não deve ter entrado em nenhum destes carros.

    • RSM

      Não mas é igualzinha do gol com traseira de spacefox antiga, é como um frankestein hehe

    • Mjscaruaru

      mas de traseira parece o spacefox 1ª geração.

    • rcsb

      O povo não deve ter acompanhado a evolução do Golf lá fora ou o Scirocco… não é possível… Como falam besteira.

  • maiamachadoch

    vai aparecer um monte de gente descendo o pau no carro, só porque é VW

    • AutoIng

      Não seria o contrário? Afinal creio que a maioria aqui seja fã da VW, pelo que leio nos comentários.

      • Lauolling

        Também acho! Mas sempre tem um ou outro Fieteiro aí no meio!:p
        Mas vamos combinar que sem essas duas, podemos dizer, personalidades, o NA ficaria menos interessante(se é que isso é possível)!

      • maiamachadoch

        Pelo menos é minha percepção da maioria dos comentários, é que tem gente que detona todo que é carro fabricado no Brasil e os carros da VW porque tem a identidade mundial, padronizando o design da frente.

    • João Paulo Roquete

      hahah é vw mais ou menos… abre o capô dele que vc ve todas as peças com o simbolo da audi!

    • Duílio_Ferrari

      hahaahha isso aí vai acontecer com o Freemont, pq tem o logo da Fiat (não esqueçamos que ele nasceu de um Dodge), independente do que vão dizer sobre ele.

      VW é suave… se criticassem o carro na matéria, aí sim ia haver toda uma revolta, mas defendendo a VW…

  • laurosollero

    Muito bom, muito bom, gosto bastante do carro, mas não acho um bom Custo x Benefício. Quando eu procurei para comprar estava 99 mil mas sem coisas interessantes (como você falou precisa escolher os opcionais), o que eu queria saia por quase 120 mil, e neste valor eu tive outras escolhas mais interessantes…

    Acabei não comprando nenhum, mudei de cidade e estou de táxi, mas veremos.

    Quanto você pagou nesta sua versão? Comprou zero, certo? E seguro, caro quanto? Perfil ruim?

    • João Paulo Roquete

      seguro é caro por conta do meu perfil de 19 anos

      • UaDaFak

        ainda mais quando a seguradora descobrir essa foto no Stadt Jever… kkkkkkkkkkkkkk

    • ingale

      Na verdade a tiguan tem o melhor CxB da categoria, é praticamente o mesmo preço vendido na europa ( no mes passado estive na espanha e por curiosidade entrei numa CSS VW, tiguan diesel com 140cv e tração 4×2 sendo vendida por 42mil euros, só p/ efeito comparativo, uma touareg completa, o moldelo novo, estava sendo vendida por 62mil euros…)

  • shdn2010

    O carro é um tesão meu irmão tem um, já andei varias vezes, já fiz varias viagens com ele.. Consumo?? quem compra um carro neste estilo não pode se importar muito com isso.

  • CeloSurf_

    Este foi um dos carros que eu quase comprei, mas eu não optei por ele porque possui o porta malas muito pequeno pelo preço cobrado. Além disso, não possui entrada USB e a garantia é de apenas um ano.

    • Filipe_GTS

      Esse tem garantia de 1 ano também? Bah o que a VW tem na cabeça o.0

      • João Paulo Roquete

        garantia de 1 anos completa e 3 de cambio e motor!

      • O_Corsario

        Acho que a grande maioria do público da VWB não exige farantia maior pelo fato que prefere levar no zé da esquina do que na concessionária que, além de ruim, mete a faca.

    • fininhopublic

      Eu estava ajudando meu padrinho a comprar uma SUV. Vimos várias opções de mercado, inclusive o Tiguan! Ele é um excelente carro, bom de se dirigir. porém eu o convenci a comprar um Captiva. Gostei mais do interior, do bom acabamento e, principalmente, do motor daquela belezura. Ele tinha mais motor, porta-malas maior, mais torque, e um interior melhor custando menos que o Tiguan! Obs: Testamos Tiguan, Captiva, ASX, Pajero e Santa Fé!

      • João Paulo Roquete

        tiguan anda MT mais que a captiva!

        • Miguel Osterroht

          Isso que o pessoal não olha, ve só as specs, a potencia bruta….esse motor turbo anda muito bem, seja no tiguan, passat ou jetta, geralmente mais que muito V6 da concorrencia…

          • O_Corsario

            É igualzinho o 2,0 de "140 cv" da GMB…

          • UaDaFak

            o Golf GTI 180cv andava praticamente igual ao VR6 de 200cv…. esse 2.0 TSI é simplesmente sensacional….

  • fernandohb

    Tenho uma 2010/2010 como a das fotos e acho o carro muito bom, porém muito me incomoda os barulhos da suspensão e do teto solar devido as nossas ruas esburacadas, problema este agravado pela incompetencia da rede de concessionários em resolvê-los.
    Já tive coxim trocado 2 vezes e o esquadro do teto também, mas os barulhos permanecem. Não sei se investiria os R$119.000,00 pagos pelo meu carro novamente em um VW. Optaria por uma marca com mais tradição em produtos dessa categoria.

    • Marcelo_Machado

      BMW X1 por exemplo. Pra mim o melhor nesse segmento.

      • UaDaFak

        ótimo carro… mas é fraco… prefiro o 320 ao X1….

    • richoll

      Liga não, tenho uma outlander 2010 e também faz barulho p/ to lado, liga o som bem alto q vc não escuta!

  • PedroRodrigues

    Não tem cara de Fox , mais de Gol …

  • Jr_Jr

    Excelente relato!!!! parabéns!!!
    A sua é exatamente igual a do meu chefe!!!
    Seu relato, apesar de consciso, descreveu com perfeição o carro, principalmente quanto as baixas rotações e consumo!!
    Só acho salgado o preço, meu chefe pagou em torno de R$130k (com todos os opcionais, menos xenon e lavador de farol).

  • Rafael1993_MP

    Bom o visual nao corresponde mto ao motor mas é um carro mto bonito

  • HenriqueAzevedo

    JPR, me diz uma coisa. Como é para se acostumar com o Park Assist?

    • Filipe_GTS

      Boa pergunta! Esses dias eu vi uma senhora estacionando um Tiguan, achei bem engraçado, ele estaciona bem rapidinho haha

      • Kenny_

        Queria ter um Tiguan com esse sistema quando fiz o teste de baliza da auto-escola. KKKK

  • João Paulo Roquete

    pego 15 km de estrada todos os dias, o resto é trecho urbano. Trata-se de Belo Horizonte, então só morro!

    • Armando_Perez

      É isso que complica um pouco o consumo, e as vezes um pouco o pé tbm né.. hehehehe
      aqui na minha cidade não existe você fazer média.
      o cara que fizer média boa dentro da minha cidade eu dou risada e peço pra ele contar outra piada,
      mas parabéns pelo seu veículo, sem dúvida nessa faixa de preço e nessa "categoria" eu compraria esse carro…
      apesar de eu ser apaixonado por V6 e V8.. hehehe

  • RSM

    O carro é muito bom eu já andei em um e v´o park assist em funionamento muito legal hehe mas esse painel é muito brochante, parece um fox, de verdade. Pelo preço dele esperava bem mais.

  • thiago_rariz

    eu vi o park assist em funcionamento no domingo, em peruibe. Ou o cara nao soube usar ou nao funciona legal, o carro ficou parado torto em relação a guia. E qto custou esse Tiguan?

  • AndersonDak

    meu sonho de consumo!

  • lucasfs87

    excelente carro, mas o preço deixa (muito) a desejar.. acho que essa versão completaça não podia valer 100mil.. e a de entrada tinha que sair por no minimo 75… 65000

    • Miguel Osterroht

      Pro CUSTO BRASIL, não está muito mal não….

      • Fabio_Tex

        Lucas, compare a mecânica mais acabamento mais 4 motion de série, mais opcionais, como eu fiz quando estava por decidir entre ela e a IX35.
        É caro para um automóvel no Brasil sem dúvida, mas entrega MUITO mais pelo preço que estão cobrando no segmento.
        E há que negociar descontos. Consegui a minha 2010/2011 completa menos Teto e menos os fárois direcionais com Xenon (que são um show à parte, me arrependo) por R$ 110,5 mil.

        • BolGola

          É mais ou menos esse preço mesmo. Quando fui visitar uma concessionária VW em fevereiro, me ofereceram um Tiguan completo menos xenon e teto por R$ 112.000. Era um belo Tiguan na cor vermelho metálico, quase vinho. Só não lembro se era 2010 ou 2011. Sugiro que você compre um kit de reparo de pneus pelo Ebay da Alemanha e aposente aquela peça enorme de isopor no porta-malas. O espaço vai aumentar horrores!

          • Fabio_Tex

            Obrigado pela dica, vou dar uma olhada sim! Abraços.

      • ingale

        o preço desse carro na europa é 40mil euros, ou seja, tem o melhor CxB da categoria disparado!

    • Leandro1978

      Ela entrega muito mais que as concorrentes.

  • Lauolling

    Dá para ver que, quando quer, a VW sabe fazer bons carros!

  • Marcelo_Machado

    Estranhei a falta de força na cidade. Uma das qualidades desse motor 2.0 TSI é justamente o torque máximo aprecer numa faixa gde de rotação, se não me engano dos 1.500 até 4.500 rpm, mais ou menos isso. A chamada cruva de torque plana.
    A grande vantagem dele é ter torque máximo sempre.

    • Carlinhuw

      Também estranhei isso. Muito esquisito até pq o pico de torque nesse carro já aparece a 1.700rpm, e 28kgf de torque não é qualquer coisa não.

      • Fabio_Tex

        Olha, eu saí de um New Civic para ele e não acho o motor com baixo torque e sem força. Sim, é notável o "lagging" do turbo ao acelerar-se numa situação de retomada, há que se considerar o peso do carro de 1600 Kg. Mas o motor tem força sim, logo nos 1800 RPM. Tanto que o câmbio mantém o carro em rotação média de 1500 a 2000 rpm em trajetos planos.
        Você tem que ser bastante responsável no trânsito para não querer fazer "graça" com ela o tempo todo, ela fica chamando para acelerar mais.
        Eu até abriria mão de um pouco de potência para ter um consumo um pouco mais baixo. Em média 6,6 KM/L em São Paulo, trajeto urbano.

    • Khorth

      Pois é, também não entendi o relato de falta de torque em baixa rotação.
      Meu amigo tem um Tiguan. Ando nele direto e acho excelente esse motor 2.0 TSI justamente por causa dessa curva de torque que você mencionou.

      Realmente não entendi e discordo do relato.

  • luidlh

    ele nao concorre com aquele volvo XC60 tambem, pelo menos em preço…
    to perguntando porque vi pela tabela fipe o preço do tigual e tá 116 mil, e o volvo tá 119 mil

  • ottomno

    Fiquei surpreso com o relato do motor ser muito fraco em baixas rotaçoes …por isto eu deixaria de compra-lo

    • ingale

      tenho uma tiguan 2010 e tive essa impressão de motor fraco apenas na primeira semana, depois a impressão passa e vc percebe que é exatamente o contrario, até 1700 giros o motor é um "2.0 comum ", depois disso se torna um "canhão", é pegar o jeito de acelerar.

  • João Paulo Roquete

    não as fotos foram no meu bairro em Belo Horizonte! ele é bem espaçoso por dentro.. o porta malas é pequeno!

  • fcobortoluzzi

    Não entendi a parte que você diz que o carro tem turbocharger e supercharger, são duas coisas com o mesmo objetivo porém com funcionamento diferentes. O turbocharger ou turbo-compressor ou a famosa turbina é o usado no motor TJET, já o supercharger é aquele usado no Fiesta Supercharger.
    Então, gostaria de saber como é esse esquema de usar os dois? Isso existe?

  • spok

    Fiquei surpreso com consumo meio exagerado, o carro tendo um motor bom desse era para ser mais econômico.. esta igual a CRV que é fraca e pesada… se fosse para ter um consumo desse prefiro um v6, sei la uma santa fé talvez. Porque com todos opcionais que ele colocou chega no preço da santa fé fácil.

    • Miguel Osterroht

      Mas acho que Santa Fé não consegue fazer 12km/l na estrada não. Tenho um amigo que comprou uma e só reclama do consumo, mas não sei os numeros….

    • ingale

      Antes de ter a tiguan (consumo medio de 6,5km/l) tive uma captiva v6 (consumo medio de 4,0km/l), ou seja, a tiguan é muito mais economica que a captiva, fora que na estrada a tiguan tem um comportamento dinamico de carro esportivo enquanto captiva e santa fé nao tem estabilidade suficiente e nao trasmitem a mesma sensação de segurança.

  • Fernando_S

    Tenho uma tiguan,completa (bi-xenon e blablabla),e o carro é simplesmente UM TESÃO! o motor é excelente,detalhe,meu carro é blindado,e te garanto que não tem nenhum outro concorrente a altura do tiguan,em TODOS os quesitos.Não sou defensor da VW,ja tive carros de outras marcas,mas pra esse carro,não tem.Muito bom mesmo,um capeta

    • xps1530

      meu sonho bi-xenon,, meu tiguan nao tem,,

  • Galvão

    "O seguro do Tiguan é caro…"
    Quanto???

  • richoll

    Parabéns pelo carro, exelente relato, nem liga p/ consumo, esse motor é para pisar mesmo.

  • libenter_crv

    Parabéns pelo relato.
    Nada como a opinião do dono para saber como o carro realmente é.
    Quando realizei a última troca de carro fiquei entre CR-V, Rav4, Tiguan e Freelander. O Tiguan foi o primeiro a sair da lista pelo porta-malas pequeno – 360L.

  • Fla3D

    Sinto muito, mas o dono está equivocado quanto ao motor quando comenta o seguinte:

    "TSI significa: Turbocharged Stratified Injection. Na verdade trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger."

    O motor que tem turbo e compressor (também chamado de supercharger) é só o modelo 1.4, que foi o que ganhou premio de melhor motor nos anos de 2009 e 2010, esse 2.0 do tiguan tem apenas turbo e injeção direta. Mas não deixa de ser um belo carro!

  • gmavignier

    Não gostei da matéria. O carro é ótimo, mas o texto está pobre. A grande maioria dos dados pode ser encontrada em sites comuns da internet. O que o leitor, eu pelo menos, quer ver são impressões reais do cotidiano com o carro.

  • O_Corsario

    LEgal a avaliação, mas faltou alguns detalhes, como preço, valor do seguro, e mesmo mais impressões ao dirigir.
    De qualquer forma, acho a Tiguan uma das melhores opções do segmento.

  • cristian_sp

    é isso ai tiguan é turbo+injeção direta…..

    e o outro é muito interessante mesmo, pois o compressor funciona via correia, ou seja, aumenta o torque desde o ponto morto, o turbo entra em uma faixa de giros superior , pois funciona com os gases do escape….ou seja , o motor é sobrealimentado em qualquer faixa de rotação……por um sistema ou ambos …rs….sonho meu …..rs…..

  • CanalhaRS

    Obrigado pela avaliação João Paulo!!!!
    Achei que foi concisa demais, mas já deu uma amostra de que o Tiguan é um produto muito acima das sucatas que a marca fabrica aqui. Já vi de perto o carro e ele me supreendeu pelo tamanho (quando vi a fotos no lançamento achei que ele fosse menor) e a beleza. Um excelente produto da VW.

  • Marcelo_Machado

    Eu sou um dos que mistura tudo, SUV e Crossover, até por não ser fã desse tipo de carro. A única exceção é o BMW X1 que entre o X1, serie 1 e 3 ficaria com o SUV/Crossover X1.

  • joaopbezerra

    Um carrão desse com consumo de TR4 2.0, e você ainde reclama? Eu hein…. pra um carro desse tamanho e peso, 6km/ na cidade ta otimo.

    • pablo

      Só qu eo motor é 2.0 e não é flex. Acho que com 200cv e 28kgfm, injeção direta e turbo podia fazer uns 8~9 na cidade.

  • duhehe

    6.5 na cidade ruim ?

    vou te dar meu 307 … ai vc vai ver ! … o cambio não ajuda e o motor bebe descontroladamente.

    • pablo

      Menos de 6.5 com gasolina?

      • duhehe

        menos … andando na tranquilidade é 6 .. se andar pisando ai é 4 .. só gasolina o meu nem flex é

        • pablo

          Já viu com a css/oficina se tem algum problema? Fiquei assustado, sério.

          • duhehe

            é assim mesmo …
            na marginal quando vc coloca 90 e mantem sem pisando bem de leve .. o carro faz 13, 15 …

            • pablo

              A tá… você mora em SP. Considerando que em Curitiba faço 8,5, com o transito daí 6 não tá tão ruim.

    • KTA2010

      O meu Focus é 5,5 na cidade, quando não faz 4,5. Na é 10,5. Já reclamei na CCS. Disseram que foi refeito o mapeamento da injeção, mas nada mudou. E pra completar tem o câmbio de quatro marchas…

      • pablo

        Você tá falando com etanol né?

    • xps1530

      307 faz 5.5,,,,

    • duhehe

      Ai as montadoras reclamam que os carros delas não vendem ..

      o 407 tem esse mesmo conjunto mecanico, o vectra nem precisa falar e o civic ja ouvi muita gente falar que bebe também

      agora todo mundo que tem corolla fala que faz 10 na cidade … ai fica dificil né ..

  • mjprio

    Só uma correção. o motor 2.0 TSI não é TurboCharged e SuperCharged , como ele diz. Na verdade ele não possui o compressor rotativo. A VW fabrica sim um motor com as duas tecnologias, mas ele é 1.4 e alcança os mesmos 200CV. Na verdade o TSI , signica motor turbo com injeção direta estratificada, que varia a forma de injetar o combustivel nas câmaras de acordo com a performance do motor e que não funciona no modo estratificado com a nossa gasolina cheia de enxofre

    • pablo

      Isso quer dizer que ele gasta mais com nossa gasolina, mas o que é exatamente operar no modo estratificado?

  • ChicoFCarvalho

    Obrigado pelo post. A correção que gostaria de fazer já feita: o motor 2.0 TSI é turbo apenas e não turbo + supercharged como o outro 1.4 da VW na Europa; Quanto ao torque em baixa rotação, não há no mercado outro carro de 4 cilindros que possua um torque nem próximo dos 28,5 kgf.m a partir de 1.700 rpm! Aliás, isso é um dos diferenciais de comportamento desse motor…
    Tenho um modelo 2010 quase igual ao seu: sem o teto solar e sem o park-assit mas com farol xênon direcional e kit multimedia completo.
    O seguro, para o meu perfil, saiu a menos de 3% do valor segurado, menos que o IPVA!!
    Além do motor/câmbio e freios, o que mais me agrada no carro é a estabilidade e agilidade seja no trânsito urbano seja na estrada. As retomadas são fantásticas não ficando nada a dever a motores aspirados de 3.0 L. Mas o preço a pagar pela ótima estabilidade é o pouco conforto em piso irregular…sente-se tudo dentro do carro. (CONTINUA)

  • ChicoFCarvalho

    (CONTINUANDO) Outros mimos interessantes são: a) o freio auto-hold: ao parar, simplesmente tira-se o pé do freio e o carro permanece parado até que se pressione o acelerador novamente, não importa se você está no plano ou numa ladeira; b) o espelho esquerdo que se move para baixo quando se aciona a ré facilitando a visão do meio-fio ao estacionar.
    Pelo lado ruim, além do pouco conforto em pisos irregulares, está o acionamento da buzina…ou não toca ou faz um esporro! Acho que isso foi resolvido a partir da versão 2010 2º SEM, com o redesenho do volante. (CONTINUA)

    • João Paulo Roquete

      foi não… deus ainda me explicará essa buzina filha da p***! pra mim o pior ponto negativo do carro com ctz é a buzina! ahhahaha

  • ChicoFCarvalho

    (CONTINUANDO) Falando em desempenho e na reclamação do post inicial, posso dizer que realmente, no início quando 0Km, o carro parece sonolento ao sair da inércia. O próprio manual informa que a central eletrônica vai "aprendendo" a lidar com o estilo de direção do condutor e vai se adaptando a ele. Posso dizer que hoje, não sinto mais esse problema e, caso precise de mais "gás" é só jogar a alavanca para o modo "S". Na prática, porém, só uso o modo "D" ou "S" em baixas velocidades, a partir de 60 Km/h só uso as borboletas do volante, fica muito mais divertido e as trocas são feitas no momento em que eu necessito, sem buracos e sem os "kick-downs".
    Um último senão para o carro é o tamanho da mala…não é lá grande coisa pra quem precisa de muito espaço. No meu caso está de bom tamanho. Não tive muitos carros mas posso garantir que esse foi o melhor deles até agora! Fico imaginando a próxima versão como câmbio DSG de 7 marchas!!!!

  • ChicoFCarvalho

    Esqueci de falar sobre o consumo…faço 6 km/l na cidade (Rio) e 10,5 Km/l na estrada sempre com ar ligado e com o pé "meio-pesado". Pelo prazer que dá ao dirigir, eu diria que vale a pena pagar esse preço… Ainda falando de gasolina, o manual e o adesivo na boca do tanque alertam para o uso apenas de gasolina com 95 octanas padrão RON (europeu) o que dá cerca de 91 no nosso padrão, ou seja, no mímino gasolina premium. Curiosamente, a VW Brasil diz que pode ser usada a comum (87) sem problemas….bom, prefiro ficar com a recomendação dos europeus, só uso a premium ou, preferencialmente, a podium. Não há diferença no consumo mas a diferença no desempenho vale a pena!

  • ChicoFCarvalho

    Com relação à comparação de consumo com o novo Jetta 2.0 TSI, gostaria primeiramente de saber os valores históricos REAIS do Jetta e não apenas os divulgados pelo fabricante ou testes rápidos. Mas, além da aerodinâmica e o peso cerca de 10% maior, não se pode esquecer da tração 4×4 que, bem ou mal, acaba também prejudicando o consumo no Tiguan.

    • xps1530

      amigo, gasolina brasil mistura alcool , isso vai chegar mais 95RON

  • xps1530

    a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD – Índice Antidetonante) , baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com de taxas de
    compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo, é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

    As gasolinas de alta octanagem, permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando – se com este tipo de gasolina.

    O seu uso contínuo, permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas, sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida útil do conjunto.

    Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas, sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas propriedades, formando goma.

    Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem, recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em 10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando algum problema.

    Eis as octanagens das nossas gasolinas:

    A gasolina Comum possui:

    Octanagem MON = 80 octanas
    Octanagem IAD > 87 octanas
    Octanagem RON > 94 octanas

    A gasolina Supra (aditivada) possui:

    Octanagem MON = 80 octanas
    Octanagem IAD > 87 octanas
    Octanagem RON > 94 octanas

    A gasolina Premium possui:

    Octanagem MON = 85 octanas
    Octanagem IAD > 91 octanas
    Octanagem RON > 97 octanas

    A gasolina Podium possui:

    Octanagem MON = não especificada
    Octanagem IAD > 95 octanas
    Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

  • Fabio_Tex

    Douglas, infelizmente as versões vendidas aqui ainda não tem o cambio automatizado DSG, é o Tiptronic automático de 6 marchas mesmo. O lagging sentido é que você "afunda o pé" , ele começa a encher mas parecendo que não vai sair rápido… repentinamente a 2500RPM o Turbo já está girando rápido e colocando mais pressão… aí o motor sobe rápido de giro e o carro dispara..

  • Leandro1978

    Pois é. Dá para pensar que há duas VW, a européia, produzindo carros como Golf VI, Polo V, Jetta, Scirocco, Passat, Tiguan, Touareg, etc. E outra VW, a brasileira que produz carros como Kombi, Gol IV, Golf IV, Polo IV… Eles deveriam fazer como na China, criar uma marca local para produzir veículos de baixo custo, no caso os VWB e a que produziria os veícos "normais" de custo mais alto e em conformidade com o que há de melhor na Europa.

    • Leandro, não acho que isso seria interessante.

      Pois vc simplesmente faria com que a VW fizesse os carros "de sempre" (que na maioria dos produzidos aqui ou na Argentina são os piores) e iria trazer a preço de Audi os carros modernos. Não acho uma boa ideia.

      Mas eu sinto que o brasileiro esta exigindo mais e querendo pagar menos, mesmo tendo as dificuldades de não terum carro de qualidade barato, acho que o fato de migrar para o modelo mais completo, fará as fabricas daqui se forçarem a melhorar o pacote de itens com o tempo. Chegará em um momento que alguem vai apostar forte no segmento de compactos trazendo coisas modernas e ai… adeus concorrencia. Qdo começar a perder fatia de mercado de duas uma, ou vão modernizar e querer manter o nicho de mercado, ou simplesmente vão perder e ver as demais empresas ganhando e mto em cima.

      • Leandro1978

        Sim, talvez não resolvesse o problema, fora que haveria todo um problema de logística, concessionárias, fábricas, etc. Mas tomara que o mercado se torne mais exigente, pois dá um desânimo ficar vendo o que há de disponível em outros mercados, inclusive do lado, e aqui não chega. E nem estou falando de chegar aqui menos equipado ou com motor defasado ou mesmo em relação aos preços. Para ficar no exemplo da VW, a Argentina já terá o Golf VI, o Chile já tem o Polo V, e aqui ficamos "torcendo" para que um deles ou os dois sejam produzidos no México para, quem sabe, virem para cá. E estou falando das montadoras de forma geral e não só da VW, que peguei como exemplo.

  • Cassius_WRX

    Admiro muito os carros da VW, mas parece-me que todos
    tem o seu interior muito espartano, inclusive a Amarok-pedaço-de-mau-caminho rsrsrs.
    por esse motivo (e só por isso) pensaria muito antes de adquirir um VW

    Felicidades com o seu carro.

  • Skiegaard

    Bom carro e boa avaliação…Só faltou umas fotos amais

  • crisburatto

    Um amigo tem um e acha ótimo carro, ele andou em todos antes de comprar. O único senão é que muita gente desavisada pergunta: vc comprou um Spacefox? Aí é dose…

    • ale_das_auto

      É a mesma coisa de quem tem uma BMW 118i e outro tem uma 130i.
      Para muita gente é uma BMW e pronto.

      • crisburatto

        Pois é, o desenho dos dois VW é relacionado ao padrão visual da marca, como já disseram nos comentários acima, mas não tem nada a ver, não dá nem para comparar um carro com o outro. É coisa de gente que não presta atenção direito nas coisas, ou fica fazendo piadinha para tentar desvalorizar as coisas dos outros. Sem condições.

  • ale_das_auto

    Parabéns….belo carro, gostei do relato e não fico surpreso quanto ao seus elogios.
    Esse motor + câmbio são uma obra prima mesmo.

    Por acaso você teve alguma reclamação quanto a suspensão ? (Digo referente à barulho…

    • ChicoFCarvalho

      Ale, embora a pergunta não tenha sido dirigida à mim, mas sendo um proprietário do modelo 2010, posso dizer que sim.
      Logo que peguei o carro, notei um barulho metálico que vinha do lado direito da suspensão dianteira sempre que eu passava sobre um piso irregular em baixa velocidade (25 a 35 Km/h). Levei na concessionária e disseram que provavelmente teriam que trocar o calço do motor pois isso já havia sido feito em outros casos semelhantes. Como não tinham a peça tive que esperar. Enquanto isso, eu próprio comecei a pesquisar a origem do barulho e descobri que não tinha nada a ver com o calço e sim com uns anéis de borracha que estavam mal posicionados ao redor de 2 dutos metálicos do ar-condicionado, imediatamente abaixo do calço. Eu próprio corrigi o posicionamento e o barulho cessou. (CONTINUA)

    • João Paulo Roquete

      isso foi motivo de recall… a peça era o coxim! a minha já veio com o problema corrigido!

  • ChicoFCarvalho

    (CONTINUANDO) Participo de um fórum internacional onde esse tipo de queixa é, de certa forma, recorrente, alguns resolveram com troca do calço, outros descobriram que um barulho semelhante vinha da capa plástica que fica por baixo dos suportes dos limpadores do para-brisa, outros de que o reponsável eram folgas na fixação dos dutos de combustível que também passam por ali, outros ainda que já checaram tudo isso e não descobriram como resolver! Aparentemente, cada caso é um caso.

  • BrunoMulsane

    Creio que deva ser um excelente carro. Mas parece não valer o que custa.

  • KzR

    "O motor turbo é muito desconfortável no uso urbano, pois não possui torque em baixas rotações."

    Como é que é? Um 2.0 não ter torque em baixa rotação?

  • ventusboy

    Primeiramente o Tiguan é sim um SUV médio e não um crossover. Pois em todos testes realizados pelo site autobild.de, eles chama ele de SUV médio, concorre com o X1 o qual é mais baixo que o Tiguan e os outros. Ele é o modelo mais vendido da Europa, e num teste com o X1 não deixou nada a dever, este teste foi realizado pelo mesmo site informado. E acho que quem diz que ele parece uma SpaceFox é por que não entende nada de carros, ou acha que tudo é parecido.

  • Jhestley Sales

    Corrigindo alguma questões, ele não tem Superchager, apenas o turbo, suoerchager e turbochager apesar do mesmo objetivo, são sistemas completamente diferentes, outro ponto, vc me fala de um carro que com 28,5 kgm de torque a míseros 1700 rpm, não tem torque em baixas rotações?? Acho que vc não é dono de um Tiguan, vc afirmou algo que vai contra todo o príncípio adotado pelas montadoras atualmente, emprear o turbocompressor para entregar mais torque em baixas rotações…resumindo, vc falou uma grade besteira.
    No mais é um excelente carro, se tivesse o câmbio DSG seria perfeito.

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