Crossovers Usado da semana Volkswagen

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Antes de tudo queria agradecer a oportunidade de poder escrever meu relato. Visito o Notícias Automotivas todos os dias e sempre que posso contribuo com o site. Vou fazer um relato bem impessoal destacando os principais pontos positivos e negativos do carro.


O veículo em questão é um Volkswagen Tiguan 2.0 TSI. Não é um SUV ou utilitário, como muitos acham. Trata-se de um crossover 4×4 e tem como principais concorrentes: Chevrolet Captiva, ix35, Subaru Forester, Mitsubishi ASX, etc.

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

A Volkswagen, pelo menos no Brasil, não vende seus carros em versões. Ela separa os carros por motorização e oferece opcionais e/ou pacotes de equipamentos. Tiguan vem em versão única de motorização e possui diversos opcionais. A minha possui os seguintes opcionais:

-Banco de couro com regulagem elétrica + Rodas 18”(originais são aro 17”)
-Teto Solar Panorâmico
-Park Assist + Câmera de ré + Sensor de estacionamento dianteiro
-Pacote Off Road + Bússola
-Paddle Shift no volante

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Motor e câmbio

O Tiguan possui um motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm, com injeção direta de combustível. Possui aceleração de 0-100 em 8.5 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h.

TSI significa: Turbocharged Stratified Injection. Na verdade trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger. Esse mesmo motor é um dos mais premiados do mundo e está presente em vários automóveis da linha Audi e VW.

O desempenho é muito superior que qualquer concorrente e muitas vezes rende mais que de carros de categorias superiores. Desempenho, nesse caso, não é sinônimo de conforto.

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

O motor turbo é muito desconfortável no uso urbano, pois não possui torque em baixas rotações. O motorista precisa se esforçar muito para se acostumar. O câmbio é satisfatório.

São 6 velocidades com trocas bem suaves, tendo ainda paddle-shift atrás do volante e a opção de troca de marcha no Tiptronic. É equipado com o sistema 4MOTION, tração nas 4 rodas permanente.

Consumo

O consumo do Tiguan é exagerado! Na estrada não é alarmante, faz média de 10/12 km/l. Já na cidade, não importa o seu estilo de condução, o consumo não passa de 6,5km/l. Trajeto misto fica em torno de 7,5km/l para uma condução tranquila.

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Segurança

Nesse quesito não tem o que discutir. Tiguan ganhou 5 estrelas no Euro NCAP. Possui 6 airbags e ABS Plus com ASR e ESP.

Acabamento e equipamentos

O acabamento do Tiguan é invejável. O painel é quase todo emborrachado e é muito macio ao toque. Nas portas, plástico com alguns toques de couro. Volante também conta com revestimento em couro.

O quadro de instrumentos é simples, mas muito bonito. Dotado de ponteiros vermelhos e números brancos. O aparelho de som é touchscreen, mas as únicas funções são de: Rádio, CD, AUX e iPod.

Possui 8 alto falantes e a qualidade do som é boa. O ar condicionado é digital de duas zonas. Possui piloto automático e controles de som/computador de bordo no volante.

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Tiguan 2011/2011

Seguro e manutenção

O seguro do Tiguan é caro. O carro não deu nenhum problema até agora e só passou pela revisão de 10.000 km, que ficou em torno de 300 reais. Vale notar que o atendimento para carros mais luxuosos da VW é mais diferenciado que o dos demais modelos.

Considerações finais

O carro é realmente é muito bom. Possui mais pontos positivos do que negativos. Realmente acho que é o melhor da categoria tendo o Subaru Forester como o maior competidor.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Jhestley Sales

    Corrigindo alguma questões, ele não tem Superchager, apenas o turbo, suoerchager e turbochager apesar do mesmo objetivo, são sistemas completamente diferentes, outro ponto, vc me fala de um carro que com 28,5 kgm de torque a míseros 1700 rpm, não tem torque em baixas rotações?? Acho que vc não é dono de um Tiguan, vc afirmou algo que vai contra todo o príncípio adotado pelas montadoras atualmente, emprear o turbocompressor para entregar mais torque em baixas rotações…resumindo, vc falou uma grade besteira.
    No mais é um excelente carro, se tivesse o câmbio DSG seria perfeito.

  • Heitor

    “trata-se de um propulsor com turbocharger e supercharger” ??????????? Acho que você confundiu com o motor do Audi A1..seu motor não tem supercharger

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email