Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

kia-sportage-usado-semana-1-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

A ideia de comprar uma Kia Sportage 2011/12 surgiu após uma insatisfação com meu antigo carro (Pajero TR4 Flex 4×4 2009). Sempre tive muito respeito pela marca Mitsubishi (meu pai já foi dono de pelo menos 5 carros desta marca – três L200 e duas Pajeros Sport).



Após dois anos de uso da Mitsubishi Pajero TR4 Flex 4×4 2009, ofereci este, na troca em Janeiro de 2011 por uma Kia Sportage 2011 (modelo novo com teto solar). Tive que esperar por quase 6 meses e por diversas visitas semanais ao vendedor da concessionária. Recebo então na véspera do São João (se não me engano em 11 de junho de 2011) a ligação do vendedor (após avisá-lo uma semana antes, que ia comprar uma Outlander GT, se meu pedido não fosse atendido até o feriado). Este me ofereceu uma Sportage 2011 P395 (modelo intermediário sem o teto solar apenas) que estava reservada a outro consumidor. Comprei na hora e em quatro dias o carro estava em minha garagem emplacado e com seguro.

Em minha primeira saída ao ligar o carro (demorei muito até aprender a usar o botão start-stop adequadamente) já percebi a diferença. O motor não fazia barulho mesmo com a janela aberta. A cidade estava vazia e tive a oportunidade de rodar com o carro sem trânsito, sentindo a suspensão (extremamente macia para um carro com Aro 18 e “grande”). O prazer da direção era imensurável naquele momento. O motor de 160 cv, com câmbio bem ajustado.

Após dois meses de uso instalei na própria concessionaria a central multimídia e recentemente instalei lanternas traseiras customizadas vindas da Coréia do Sul, jogo de lâmpadas de 5000k em todos os faróis. Tenho planos ainda de algumas modificações antes de vendê-lo.

kia-sportage-usado-semana-1-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

Vamos ao que interessa.

ACABAMENTO: O painel da Kia Sportage tem material bom ao toque, resistente a arranhões, sem muitos encaixes, sem rebarbas e com mínimos detalhes em prata. Maçaneta de bom aspecto, de material semelhante a aço riscado, porem quem não conhece o carro tem dificuldade em abri-la. Banco de couro ajustado com bonita costura, com apoio central nos bancos dianteiros e bancos traseiros, sendo este rebatível. Couro aparência melhor do que o normalmente em carros menores. Pontos negativos: volante já descascando (fora da garantia), apresentando trepidações em bancos traseiros no asfalto.

ERGONOMIA: Controles no volante no local certo, interruptores dos vidros elétricos a altura do encosto do braço e de fácil alcance. Pedal do freio de estacionamento em bom local e dificilmente acessível durante a o ato de dirigir. Controles de ar condicionado acessíveis sem muito esforço e de tamanho grande a ponto de não precisar olhar durante a condução para ligá-los. Banco bem ajustado ao corpo e confortável. Existindo regulação de dureza e de posições eletricamente ajustáveis apenas no banco do motorista. Banco do carona com ajuste manual, sem controle de elevação global e por muitas vezes minha esposa reclama de ser baixo demais para olhar a paisagem

INTERATIVIDADE: Após instalação da central multimídia, não há falta de interatividade. Possível ver TV, DVD, Pendrive com fotos, tem câmera de Ré, GPS, toca MP3/WMA e integração bluetooth. Controles do rádio no volante funcionando mesmo após instalação da central multimídia. Regulação de diversos níveis de velocidade do limpador de para-brisa dianteiro, possibilidade de acionar controle do piloto automático com regulagem de velocidade no volante sem problemas. Ar condicionado dual zone de fácil acesso com controles grandes, possibilitando ligar o ar sem olha-lo durante a condução.

kia-sportage-usado-semana-1-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

O ponto negativo fica em 4 itens: Contraste da tela de LCD da central multimídia, difícil de vê-la em dias ensolarados, controles da central multimídia de difícil toque, a inexistência da tela de LCD no painel de instrumentos informando o status do carro e a falta de retrovisor central eletrocrômico (imperdoável para um carro de alto valor).

ESPAÇO INTERNO: Bom espaço interno, tanto nos bancos dianteiros como traseiros. Espaço para bagagem satisfatório, porém sem excessos. Não há coluna central no assoalho tornando-se ainda mais satisfatória uma viagem atrás. Não há rede para acomodação de pequenos utensílios no bagageiro.

SEGURANÇA: Em um carro 5 estrelas no EuroNCap, pouco se há para reclamar. Freio a disco nas 4 rodas, ABS, EBD, controle de tração, cinto de 3 pontos para todos os passageiros (o cinto do passageiro central do banco de trás emerge do teto – efeito estético interessante). O principal ponto negativo é apresentar 2 airbags dianteiros apenas – detalhe apenas para mercados emergentes.

kia-sportage-usado-semana-1-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

MECÂNICA: Motor 2.0 de 160cv com câmbio de 6 velocidades, boa aceleração, ruim retomada. Mecânica ajustada ao peso e tamanho, porém sem sobressaltos. Não é um carro que se espera boa aceleração ou retomada. Suspensão eficiente, pouca trepidação na cabine interna. Nas curvas transmite sensação de instabilidade, porém não se traduz em falta de aderência e/ou descontrole na condução. Já com quase 40000Km, manutenções preventivas em dia.

CONSUMO: Consumo esperado para um carro com esta relação peso/potencia. O Câmbio ajuda e muito a redução do consumo (esperava 5-6km/L – tive uma Pajero TR4 com motorização semelhante e câmbio sequencial de 4 marchas com este consumo). Em estrada chega a fazer 11-12Km, muito melhor que qualquer Chevrolet 2.0 nacional. Suas revisões não são tabeladas e são caras, porém o atendimento na concessionária é muito bom, permitindo que eu seja atendido sempre que necessário, mesmo quando o atendimento não é hora marcada (bastante importante para mim, sendo um dos pontos principais para continuar na marca). Já tive que trocar pastilhas de freio (caras para item de desgaste habitual em um carro automático)

DEFEITOS APRESENTADOS: O barulho interno começa a me incomodar (sou muito exigente quando se trata em “batuqueira” dentro do carro). Foi trocado em campanha pela concessionária Kia a tampa de combustível e o vedante correspondente sob o risco de queda da bomba de combustível. Diversas vezes levei o carro para reclamar do mesmo barulho, solucionado por 1000km retornando logo após.

kia-sportage-usado-semana-1-620x349 Carro da semana, opinião de dono: Kia Sportage 2011/2012

CONCLUSÃO: O carro é ótimo para direção, ainda me empolga durante sua condução na cidade. Tem revisões caras e não tabeladas, porém a assistência técnica é eficiente e com boa resolutividade. O valor de revenda é ruim (Dois meses atrás procurei a concessionaria Ford para realizar uma troca com o Fusion AWD, mas como o vendedor me ofereceu 30% a menos do que eu paguei em 2011 e 25% abaixo da tabela Fipe – resolvi nem fazer o test drive), porém este não deve nada a carros com valores de compra muitos mais altos. Bom consumo para um Crossover de tamanho médio. Bom bagageiro e confortável durante rodagem em pisos irregulares.

Penso em manter o carro por mais 2 anos e vendê-lo com 4 anos de uso em seu ano final de garantia, se não houver nenhum evento catastrófico. Quem sabe eu consigo trocar em um sedan com quase 300cv?

Por Thiago Pinto

4.0

COMPARTILHAR:
  • thiago zannon

    Sedan com quase 300cv … Arrisco-me a dizer.. que seja kia cadenza

    • jttrainer

      propostas diferentes.. uma pessoa que escolheu um SUV (ou crossover como alguns preferem) provavelmente nao escolheria sedan, é aquela mesma coisa ''comprou evoque, poderia ter comprado um camaro, motor v8'', dois publicos alvos totalmente diferentes, rs

      • Matheusbio

        Mas quem tava querendo isso era ele mesmo!

        • Dinho

          Esqueceu de mencionar que ele não tem sensor de chuva. Como ele só tem 2 airbags, o retrovisor não é eletrocrômico e o câmbio não é CVT, ele devia custar menos.

          • dougkmt

            O Sportage, junto com o ix35 e toda a leva de SUV/Crossovers, deveria custar menos por vários outros motivos que não vou perder meu tempo em inumerar aqui… É como dizem, o custo de produção pouco tem a ver com o preço final, que é ajustado conforme a aceitação dos consumidores!

        • jttrainer

          para proximo carro, rs

      • marciors01

        Depende do uso dado ao carro, muitas vezes a pessoa se limita a um tipo de carro somente porque gosta e não porque precisa, e com isso acaba excluindo várias opções melhores em desempenho, segurança, acabamento e conforto.

    • Hofmann

      Já que ele gosta de Mitsubishi, podia ser um Lancer Evo, não?.

  • jttrainer

    parabens pela aquisiçao! é um otimo carro e robusto também, conheço pessoas que relataram que o carro simplesmente nao deixa na mao! cada um tem seus motivos por optar tal carro, eu ,particulamente, gosto muito desse carro

  • willyaugusto

    Cambio CVT?
    Consumo está bom mesmo, a Tucson antiga do meu irmão não fazia 10 nem na estrada… Quase fui a falência quando fiquei com ela por uma semana para vir trabalhar rs

    • edubasso

      Cambio CVT?
      Há algum erro nisto.

      • Thiago Pinto

        Que eu saiba não… Só olhar especificações..

        • edubasso

          Não é CVT.

      • radiobrasilcombr

        Estanhei CVT… não seria um automático convencional de 6 marchas?

    • Edson Roberto

      Pode comentar a experiencia? Quanto de consumo foi na cidade? Pode dizer qual icdade tu moras?

  • Pedro_Rocha

    Boa análise: desapaixonada e de leitura simples. Parabéns pelo carro e pelo relato.

    P. S. -> O dia de São João é 24 de junho.

  • tiico96

    Desculpe, mas tenho que discordar de uma coisa: na parte: "ACABAMENTO: O painel tem material bom ao toque," eu discordo, o painel é todo de plástico(nada de soft touch), para um carro que custa mais de R$80mil, isso é inadmissível, fora que as portas também são quase 100% de plástico rígido. O CRV(por exemplo) da um banho quando se fala de acabamento, em compensação não possui a mesma potência.

    • Leandro1978

      Um painel pode ter material bom ao toque mesmo utilizando plástico duro. Basta ter superfície com diferente rugosidade.

      • CharlesAle

        Pois é,e o pessoal crucificando o pobre do Fiesta rsrsrs….

        • Leandro1978

          Neste caso, é mais pelo que oferecia e deixou de oferecer aos ser nacionalizado.

        • Edson Roberto

          Ué…. mas é justo… compare com Polo, 208 e C3… esses são superiores nesse aspecto. A boa montagem do Fiesta é digna de familia Fiat (sinceramente a montagem da Fiat para mim é das piores atuais das nacionalizadas).

          E olha que eu gostei do Fiesta.

    • Thiago Pinto

      Pode ser porque eu vim de uma TR4, para este carro até um gol tem um acabamento melhor…

    • mgbalbo

      Verdade, o acabamento do 3008 também é bem melhor, já conheci o Sportage e temos um 3008. Nessa categoria o 3008 é meu favorito.

      • Edson Roberto

        Eu acredito que na verdade, o problema seja mias relacionado ao design do 3008 do que suas qualidades. Pois o carro é realmente bom.

        • mgbalbo

          Que problema você diz? Eu gosto do design. Estranho é pagarem mais em um carro que supostamente tem um design melhor e o resto é inferior, o famoso carro pra aparecer. Até gosto do fato do 3008 não ser chamativo.

    • granrs78

      Olha, o acabamento da CRV é todo de plástico duro, não acho que o acabamento do CRV seja melhor ou pior que um Sportage, para mim eles estão no mesmo nível.

    • nelsaum

      Tenho a mesma opinião. O Fiesta pode ter um painel destes diante de seu preço, já este carro não. Chega perto da casa dos R$100.000,00 e tem acabamentosl com qualidade de carro de R$40.000,00. Lógico que o couro aplicado para o mercado nacional disfarça e ameniza um pouco.

      Andei num destes de propriedade de um amigo que reside no Panamá. Lá existem versões bem mais capadas com direito a vidros a manivela, ausência de trava elétrica, sem abs e air bag só para o motorista. Também custa o preço de um popular, que é a vocação deste produto em mercados mais maduros. Seria um equivalente ao nosso crossfox, familia adventure, etc. Dada origem humilde podemos compreender os deslizes no acabamento, que não acontecem num CRV por exemplo (carro de categoria superior que briga aqui com este sportage por pura bizarrice do nosso mercado).

      Mas mesmo assim e uma boa opção no nosso mercado e faz mais o nosso gosto.

  • greicemari

    O que houve com a TR4? Penso em algum momento adquirir uma, mas quase não vejo experiências sobre ela.. pode me falar um pouco mais?
    Quanto ao relato gostei, bastante honesto e imparcial, falam mal da kia, porem sempre um custo x beneficio de cada um pesa na balança..

    • jttrainer

      sinceramente? se o seu objetivo nao for o barro (e se for, va de gv3, nao vejo outras opçoes que consigam ir pra lama) nao compre, interior apertado, acabamento fraco e design interior dos anos 90, sem falar que o motor é uma piada, voce pisa e o carro responde 40 segundos depois, a versao antiga da tr4 era superior, principalmente no desempenho.. os bancos de tras nao cabem um adulto de jeito nenhum.. eu optei por gv3 pela necessidade de um carro que aguente um barro, e com conforto na cidade, mais feliz impossivel

      edit: tr4 amaaa uma gasolina

      • O TR4 é literalmente um jipe: é robusto e resistente, porém é muito espartano (como você disse, desde os anos 90 só com face-lift).

        Em tempo: a Mitsubishi ta vendendo TR4 Automático 4×2 por mais de R$70.000 (ou seja, caro e sem o maior atrativo – a tração 4×4).

        • Thiago Pinto

          Comprei a TR4, mas me decepcionei, tentei equipa-la com DVD, camera de Ré, Bancos de Couro. Porém o carro era sempre o mesmo, com cambio sequencial de 4 marchas que não passava de 130km/h. Só tive uma situação para usar a 4×4 e por isto também consumia muito.

          • Só lembrando: cambio do Sportage não é CVT e do TR4 não é sequencial.

        • Cristiano_RJ

          E sem freios ABS!

    • Sr_Andante

      É muito cara para o que entrega, consumo altíssimo, design antiquado. O que é bom mesmo é a robustez e a garra na lama. Se não fosse pelo consumo acho que até continuaria com uma (igual ao do amigo do teste só que manual). Se fosse hoje, para uma proposta semelhante, pensaria numa Mahindra SUV semi-nova a Diesel.

  • zeuslinux

    Você tem certeza que esse carro usa mesmo câmbio CVT ?! Nunca ouvi falar que esse carro usa CVT. Para mim é um AT de 6 marchas convencional.

    Por curiosidade, quanto foi que pagou no carro ?

    • Fellipe

      Você acertou, não é CVT.

      Eu ia mandar um email ao Éber corrigindo, mas que bom já reparou! :D

    • radiobrasilcombr

      Não vá querer trocar seu Captiva nesse né? rss

      • zeuslinux

        Não estou pensando em comprar não, é só curiosidade mesmo :-)

        Em maio de 2012, quando comprei o meu carro eu fui numa concessionária da KIA e me cobraram 99 mil reais na Sportage mais simples com câmbio AT. O mesmo valor foi cobrado na ix35 pela CAOA que fica praticamente ao lado na Barra da Tijuca (Rio). Achei ambos os preços absurdos. Comprei a minha Captiva 2.4 por 86 mil nessa época.

        Não foi só pela diferença de preço que me fez optar pela Captiva não. O design externo da Sportage e ix35 realmente são muito bonitos mas o interior desapontava, pelo menos nas versões mais simples que estava procurando. O interior da ix35 era pouca coisa melhor que a Sportage mas ambas vinham com 2 air bags e bancos de tecido nas versões mais simples de 99 mil reais. Sem noção o preço que elas estavam cobrando, não sei se por ágio ou porque era esse preço mesmo de tabela. Mas eram os valores da época (antes dessa onda de sucessivas reduções temporárias de IPI).

        • Fellipe

          Eu não gosto dos KIA/Hyundai pelo péssimo pós-venda, mas também não gosto muito do Captiva pelo alto consumo de Combustível! Só isso. Não gosto de nada!!! :p

  • Roger

    Acho que não é CVT não, além de te enrolarem por 6 meses, te empurraram a versão que tu não queria tirada de outro coitado que devia estar esperando a mais tempo…

    • Eugenio C.

      Isso se não passaram a dele para outro cara que estava exigindo há mais tempo…

  • edubasso

    CVT???

  • O_Corsario

    Parei de ler no "jogo de lâmpadas de 5000k em todos os faróis."

    • Louis

      Mais um que gosta de iluminar coruja no topo da árvore com o xenon no neblina.

      • Thiago Pinto

        Tipo, nenhum destes é xenon. O jogo de lampadas é: philips Diamond Vision h7 (2 kits), pingo de luz LED da philips (farol baixo) e um farol LED SMD na neblina. Não coloco xenon porque alem de incomodar os outros perde a garantia do carro.

        • Louis

          Menos mal. Mas de qualquer forma, luz branca para neblina é péssimo. Em dias de chuva também, e falo isso por experiência própria, pois eu tinha luz branca nos faróis convencionais, quando chovia eu nem enxergava o limite da pista….

          • O_Corsario

            Qual o problema em manter os faróis originais?… POxa, um time de engenheiros projetou o negócio para ter o melhor compromisso entre iluminar sem incomodar os outros, e a turma vai lá e bota uma lâmpada bem mais potente que a original… Ainda mais num carro alto, que os faróis normalmente ficam na linha dos olhos dos carros normais.

            • Edson Roberto

              Simples… esses enxergam que esteticamente o carro também deve ser bom. Então os "Xenão" e "Luzão" brancão é mais interessante.

              • JPaulo10

                Em alguns carros, essas lâmpadas são imprecindíveis. É unânime a queixa de donos de Frontier em relação aos farois fracos, o que acontece também nas Livina e Tiida.
                Parece que, na Nissan, um time de engenheiros falhou feio. Ou usam Frontier só durante o dia …

        • mgbalbo

          Essas lampadas são terríveis na chuva, não sei se já pegou chuva com essas lampadas mas a visibilidade é nula… Ou é xenon, ou mantém os originais. Eu já tive os 3 e nao troco xenon por nada.

      • Rafael

        Grande coisa, deixa ele, se ele quer colocar o problema é dele, o carro é dele, desde que n prejudique terceiros n há problema, fica bem mais bonito sim, e se ele n usa na estrada qual o problema.

      • gcarlos

        Não é Xenon, tanto a phillips quanto a osram fabricam essas lampadas são aquelas mais claras . São fabricadas na Alemanha geralmente. Substituem muito bem aquelas convencionais ´´com facho amarelo´´. Pode ser H4, H1, H7 e outras e não são aquelas xing lings, inclusive equipam alguns algos carros de fábrica

    • mgbalbo

      Considerando que o carro tem projetor, o uso de xenon não causa ofuscamento e melhora MUITO a visibilidade. Mas no farol de neblina é sacanagem, inutil e perigoso.

      • O_Corsario

        Ele não tem xenon, é só aquela super-branca, ou seria super-forte?… Quem já pegou um cara com isso numa ladeira sabe que ofusca do mesmo jeito. Acho que este é o tipo de coisa que ninguém deveria mexer, o carro já vem de fábrica com o farol adequado, não tem pq ficar trocando.

        • mgbalbo

          Pelo brilho achei que fosse xenon, mas ele disse que não é. As diamond vision são mais fracas que as originais, na chuva é de dar desespero… Mas é inocência demais achar que o carro vem de fábrica com o farol adequado, tá cheio de carro caro com farol monoparábola aí.

      • marciors01

        Somemente se for xenon original mas estes kits não dá pra aturar, cegam totalmente o motorista que vem no sentido contrário.

        • mgbalbo

          Não é verdade, "esses kits" que você fala vem somente lampada e reator, o que vai determinar se vai haver ofuscamento ou não é a qualidade do projetor do farol, seja ele original ou não. Isso se houver projetor, se não houver não deveriam nem cogitar a possibilidade do uso de xenon, fica muito ruim mesmo.

          • marciors01

            mgbalbo, eu NUNCA vi um carro com xenon não original que realmente não ofuscasse os outros motoristas, considero a lei que proíbe adaptações perfeita, não poderiam ser mais adequada.

            • rgrau

              Tem relação com o projetor da lente do farol. Esta previsto na legislação.

    • yagogabriell

      Meus Olhos!

    • kikofar

      Sem falar na avaliação do quesito Interatividade levando em consideração um equipamento que ele colocou, não o que veio no carro. Oras! No meu Accord 2006 a interatividade é quase zero, porém, instalei módulo bluetooth, USB e Ipod/Iphone. Ficou ótimo! Mas não posso agora falar que a interatividade é boa por conta de algo que não veio no carro! Até numa Variant 76, se você instalar/gambiarrar um sistema de navegação, a interatividade vai ser boa né?! rsrsrsrs

      • O_Corsario

        Pois é, aliás isso é algo que acho muito curioso, se eu fosse comprar um carro na faixa dos 100mil hoje em dia não seria para ficar instalando equipamentos after-market depois.

  • josenum

    Vo nem comentar esse 'xenon' dos manos, só atrapalha quem está em sentido oposto a noite alem de claro, ser proibido o uso por LEI.

    • Louis

      Pior é que tem um monte de mano andando com isso ainda, ofuscando todo mundo, e a fiscalização é cega.

      • mgbalbo

        O sportage tem farois com projetor. Usando xenon no farol baixo não causa ofuscamento… Mas no farol de neblina é completamente irresponsável e inutil (e feio).

    • jrsahlberg

      O problema é utilizar lampadas xenon em um farol que foi projetado para lampadas halogenas. Se fosse feita a técnica de retrofit, aí sim não teria problema.

      • Thiago Pinto

        e ainda pretendo botar a lampada nightguide h7 da philips

      • mgbalbo

        Retrofit é a perfeição em termos de projetor de farol, mas os OEM não são ruins não viu. O problema maior é quando nem projetor tem, e o espalhamento é absurdo.

        • jrsahlberg

          Acho que usar xenon em farol com projetor que é para lâmpadas halogenas vai depender do projetor… tem carros que mesmo com projetor o resultado não é nada bom.
          Já os que tem apenas a parábola convencional, é quase certeza de ter uma luz "espalhada" que ofusca os outros motoristas.

          Sou contra o uso de xenon em carros com farol projetado para lampadas halogenas mas não vejo problema algum em fazer retrofit em um farol e utilizar xenon. Com um retrofit bem feito o xenon vai ofuscar MENOS que a lampada halogena original.

          Apenas para exemplificar, um exemplo de um retrofit e um xenon instalado em um farol convencional:

          <img src="https://dl.dropboxusercontent.com/u/74314625/glare6.jpg"&gt;

          <img src="https://dl.dropboxusercontent.com/u/74314625/gallery_1486_103_217836.jpg"&gt;

          • mgbalbo

            Essa primeira imagem é absurda, sem condições mesmo.
            Eu uso xenon com o projetor original e o corte ficou exatamente igual ao da lampada halogena.
            O carro é um 208, a foto está meio ruim, mas é a única que eu tenho, tirei logo depois de fazer a instalação.

            <img width="400" src="http://imageshack.us/scaled/landing/24/0ayn.jpg"&gt;

            • jrsahlberg

              É, pela foto não me pareceu tão ruim. Mas como disse, depende do carro em que se instala, tem projetores e projetores.

              • O_Corsario

                E não é só se o foco está espalhado .Se a luz é muito mais intensa vai incomodar também. Imagina numa ladeira? Vai ficar cego.
                No fim, é aquela coisa, os engenheiros fazem milhares de testes, desenvolvem peças, fazem sistemas, e a turma acha que pode botar uma lâmpada dez vezes mais intensa que a original que não muda nada…

                • jrsahlberg

                  O foco espalhado é o principal problema do xenon, já que se está usando uma lampada adaptada (não existe xenon original de fabrica com lampadas H1, H7, 9006….).
                  Em uma ladeira mesmo um farol com lampadas halogenas normal ofusca se vc olhar diretamente, não tem o que fazer nessas situações. Se você colocar muito peso no porta-malas do seu carro e a frente dele subir o seu farol original com tudo certinho vai atrapalhar quem estiver vindo no sentido contrario também, pra isso vc vai ter que regular a altura (se o carro tiver regulagem elétrica mais fácil, caso contrario tem que abrir o capo e fazer o ajuste manualmente).
                  Se fosse por isso, os carros de luxo não teriam xenon de fábrica. A técnica de retrofit que eu defendo é exatamente essa, vc pegar o projetor interno de um carro que tem xenon de fabrica e adaptar em um farol comum (sim, pra isso envolver bastante trabalho, abrir o farol, cortar a parábola, etc, não é algo trivial). É só vc ver na foto acima que o resultado é muito satisfatório.

                • mgbalbo

                  Só pra constar um xenon não é 10 vezes mais intenso.
                  Eu particularmente cansei de cair em valetas e buracos pelo simples fato de não conseguir vê-los.
                  Uso xenon com o projetor original e com a altura devidamente regulada. Nunca fizeram sinal de luz pra mim por estarem incomodados com a luz, e quem vê não fala que é modificado também…
                  BMW, audi e outros carro com xenon e projetor retrofit também vão ofuscar em uma ladeira… Por isso que já estão desenvolvendo sistemas anti ofuscamento, mas tá começando agora em carros de luxo, quem sabe um dia…

    • Thiago Pinto

      Como dito anteriormente todas são halogenas da philips + LED SMD…

  • AmmmmmP

    NOssa, a Kia é tão bem conceituada, vende tão bem, e na hora que você precisa de desfazer do carro ganha 30% de desvalorização? ou 30 mil reais se o carro for 100 mil reais.

    É demais. Kia nem pensar.

    • O_Corsario

      Calma lá, o cara foi em UMA concessionária cotar uma troca por um Fusion, o qual está vendendo bem… Vamos evitar essa coisa de tomar um fato isolado como verdade absoluta.

    • granrs78

      E vc acha que eles irião avaliar melhor outro modelo? Esquece, os carros usados estão cada vez mais sendo depreciados pelas concessionárias, pois eles estão vendendo mais Okm e os estoques de usados estão no limite.

    • CefasFer

      Vc pode levar qualquer pra uma troca em uma concesionaria e ele vai te pagar muito baixo… nao importa q carro seja. Nao importa se falem q segura o valor…. na hora de vender tem q ser pra particular. Concessionaria vai ganhar dinheiro em cima do carro novo e ainda mais um monte no seu usado…. eles pegam por um valor bem baixo e vendem pelo valor de tabela fipe… nunca foi um bom negocio.

  • Vale lembrar que "um carro 5 estrelas no EuroNCap" é o Sportage com 6 airbags, que não é o caso.

    Em todo caso, acho que você teria feito melhor compra com o Outlander GT que você mencionou (além do motor V6, vem de série com central multimídia, teto solar, 6 airbags, bancos aquecidos…).

    • O_Corsario

      É engraçado, tem consciência que a Sportage brasileira vem capada só com dois airbags mas se ilude que tem 5 estrelas, quer uma central multimídia mas como não tem compra e instala por fora, rasga mil elogios ao câmbio CVT que não é CVT, e diz que o retrovisor não ser fotocrômico é "imperdoável" mas perdoa e compra o carro,

      • CharlesAle

        Quem ama perdoa rsrsrs!!!!!

      • Hofmann

        Ter um carro por dois anos e não saber o câmbio que veio nele é dose viu… E esse negócio das estrelas do ncap chega a irritar tem hora, primeiro porque a imensa maioria acha que X estrelas no EuroNcap é a mesma coisa que X estrelas do LatinNcap, enquanto basta um pouco de senso crítico pra saber que as 4 estrelas de um Etios aqui são apenas para batida frontal e basta acontecer uma batida lateral (que representa uma parte enorme dos acidentes com sequelas graves), que essas 4 estrelas vão direto pra dentro do seu crânio. Segundo porque as pessoas vêem o teste do carro delas na Europa, onde vem com 7 Airbags, ESP, sistema de frenagem automática, etc e usam ele nos carros daqui, com poderosos Airbag duplo e ABS, como uma forma de mascarar a compra impulsiva que fizeram num passado recente ou tentar se livrar das criticas que o carro delas vai receber.

        Coloca esse Sportage "brazuka", com seus 2 Airbags, sem ESP, sem pré-tensionador nos cintos traseiros, provavelmente sem Isofix (não tenho certeza), pra ser testado no EuroNcap e vê se ele tira mais que uma ou no máximo duas estrelas… E o grande problema é que mesmo pra quem pagava mais de 80mil em um carro, até pouco tempo atrás não tinha para onde fugir, era Airbag duplo, ABS e no máximo um Airbag lateral dianteiro, naquela versão Top de linha que ninguém comprava porque custava o preço do segmento superior. ESP nem pensar. Hoje em dia, em que até um Uno de 26mil tem Airbag duplo (por força da lei, é claro), não tem a menor justificativa, na minha opinião, e eu tenho vergonha da pessoa se dispor a pagar mais de 70mil reais em um carro que venha com apenas 2 Airbags, pois já temos opções variadas o suficiente para haver uma escolha mais sensata, mas ainda assim o brasileiro insiste em escolher pela moda, pela marca, por isso vemos um Civic LXR custando 75mil com 2 Airbags, sem ESP, vendendo igual água, com um nível de equipamento digno ou até inferior ao de alguns carros de 42, 45mil por aí. E cara achando que fez o negócio da China, pois a concessionária deu tapete, protetor de carter, 1000 de desconto sobre a tabela e oferece um glorioso cafezinho (sem açúcar) quando você vai fazer aquela revisão de primeira linha, que custa 500 prata, mas não trocam nem óleo do seu carro.

        Por causa desse povo, mera massa de manobra da industria automobilistica, eu não consigo trocar minha Fielder velha de 8 anos atrás, que só tem 2 airbags (isso custando quase 75mil quando 0km) com mais de 200mil km, por algo minimamente equivalente, pelo simples fato de que decidiram para o brasileiro (e o brasileiro aceitou, como sempre) que ele não precisa de peruas, nem de carros seguros. E a única opção que eu tenho de uma perua segura, desempenho interessante, robusta, com powertrain moderno e relativamente acessível entre os usados é a Jetta Variant, mas aí, quando tem tudo que preciso, vem de brinde o fato de ser importada, ter peças caríssimas, consumo alto, mecânica altamente complicada (para as "ofissina" que estão acostumadas a mexer só em motor Fire/EA/F1/Rocam). Comprar carro de forma consciente no Brasil é algo altamente impossível, você tem que passar por cima de tudo que você sabe, de tudo que você quer e precisa, pra escolher o menos pior dentre aquelas pouquíssimas opções que se encaixam no seu orçamento. E não acredito que isso vá mudar.

      • Hofmann

        Ter um carro por dois anos e não saber o câmbio que veio nele é dose viu… E esse negócio das estrelas do ncap chega a irritar tem hora, primeiro porque a imensa maioria acha que X estrelas no EuroNcap é a mesma coisa que X estrelas do LatinNcap, enquanto basta um pouco de senso crítico pra saber que as 4 estrelas de um Etios aqui são apenas para batida frontal e basta acontecer uma batida lateral (que representa uma parte enorme dos acidentes com sequelas graves), que essas 4 estrelas vão direto pra dentro do seu crânio. Segundo porque as pessoas vêem o teste do carro delas na Europa, onde vem com 7 Airbags, ESP, sistema de frenagem automática, etc e usam ele nos carros daqui, com poderosos Airbag duplo e ABS, como uma forma de mascarar a compra impulsiva que fizeram num passado recente ou tentar se livrar das criticas que o carro delas vai receber.

        Coloca esse Sportage "brazuka", com seus 2 Airbags, sem ESP, sem pré-tensionador nos cintos traseiros, provavelmente sem Isofix (não tenho certeza), pra ser testado no EuroNcap e vê se ele tira mais que uma ou no máximo duas estrelas… E o grande problema é que mesmo pra quem pagava mais de 80mil em um carro, até pouco tempo atrás não tinha para onde fugir, era Airbag duplo, ABS e no máximo um Airbag lateral dianteiro, naquela versão Top de linha que ninguém comprava porque custava o preço do segmento superior. ESP nem pensar. Hoje em dia, em que até um Uno de 26mil tem Airbag duplo (por força da lei, é claro), não tem a menor justificativa, na minha opinião, e eu tenho vergonha da pessoa se dispor a pagar mais de 70mil reais em um carro que venha com apenas 2 Airbags, pois já temos opções variadas o suficiente para haver uma escolha mais sensata, mas ainda assim o brasileiro insiste em escolher pela moda, pela marca, por isso vemos um Civic LXR custando 75mil com 2 Airbags, sem ESP, vendendo igual água, com um nível de equipamento digno ou até inferior ao de alguns carros de 42, 45mil por aí. E cara achando que fez o negócio da China, pois a concessionária deu tapete, protetor de carter, 1000 de desconto sobre a tabela e oferece um glorioso cafezinho (sem açúcar) quando você vai fazer aquela revisão de primeira linha, que custa 500 prata, mas não trocam nem óleo do seu carro.

        Por causa desse povo, mera massa de manobra da industria automobilistica, eu não consigo trocar minha Fielder velha de 8 anos atrás, que só tem 2 airbags (isso custando quase 75mil quando 0km) com mais de 200mil km, por algo minimamente equivalente, pelo simples fato de que decidiram para o brasileiro (e o brasileiro aceitou, como sempre) que ele não precisa de peruas, nem de carros seguros. E a única opção que eu tenho de uma perua segura, desempenho interessante, robusta, com powertrain moderno e relativamente acessível entre os usados é a Jetta Variant, mas aí, quando tem tudo que preciso, vem de brinde o fato de ser importada, ter peças caríssimas, consumo alto, mecânica altamente complicada (para as "ofissina" que estão acostumadas a mexer só em motor Fire/EA/F1/Rocam). Comprar carro de forma consciente no Brasil é algo altamente impossível, você tem que passar por cima de tudo que você sabe, de tudo que você quer e precisa, pra escolher o menos pior dentre aquelas pouquíssimas opções que se encaixam no seu orçamento. E não acredito que isso vá mudar, já está provado como o brasileiro é influenciável pelo que aconteceu nas últimas semanas, com essa mídia vomitando na cara do telespectador que só havia baderneiros na rua, que era melhor ficar em casa, que havia vários grupos que estavam ali apenas para causar o caos, não porque as instituições, tanto públicas quanto privadas, estão defecando na cara do brasileiro há décadas… E conseguiram dispersar tudo, dizendo que é um movimento sem causa, e o brasileiro comprou essa ideia. Se com milhões nas ruas, não se conseguiu nada, qual é a solução, eu pergunto? Guerra Civil? Pois é somente o que falta fazer nesse lugar.

      • Hofmann

        Ter um carro por dois anos e não saber o câmbio que veio nele é dose viu… E esse negócio das estrelas do ncap chega a irritar tem hora, primeiro porque a imensa maioria acha que X estrelas no EuroNcap é a mesma coisa que X estrelas do LatinNcap, enquanto basta um pouco de senso crítico pra saber que as 4 estrelas de um Etios aqui são apenas para batida frontal e basta acontecer uma batida lateral (que representa uma parte enorme dos acidentes com sequelas graves), que essas 4 estrelas vão direto pra dentro do seu crânio. Segundo porque as pessoas vêem o teste do carro delas na Europa, onde vem com 7 Airbags, ESP, sistema de frenagem automática, etc e usam ele nos carros daqui, com poderosos Airbag duplo e ABS, como uma forma de mascarar a compra impulsiva que fizeram num passado recente ou tentar se livrar das criticas que o carro delas vai receber.

        Coloca esse Sportage "brazuka", com seus 2 Airbags, sem ESP, sem pré-tensionador nos cintos traseiros, provavelmente sem Isofix (não tenho certeza), pra ser testado no EuroNcap e vê se ele tira mais que uma ou no máximo duas estrelas… E o grande problema é que mesmo pra quem pagava mais de 80mil em um carro, até pouco tempo atrás não tinha para onde fugir, era Airbag duplo, ABS e no máximo um Airbag lateral dianteiro, naquela versão Top de linha que ninguém comprava porque custava o preço do segmento superior. ESP nem pensar. Hoje em dia, em que até um Uno de 26mil tem Airbag duplo (por força da lei, é claro), não tem a menor justificativa, na minha opinião, e eu tenho vergonha da pessoa se dispor a pagar mais de 70mil reais em um carro que venha com apenas 2 Airbags, pois já temos opções variadas o suficiente para haver uma escolha mais sensata, mas ainda assim o brasileiro insiste em escolher pela moda, pela marca, por isso vemos um Civic LXR custando 75mil com 2 Airbags, sem ESP, vendendo igual água, com um nível de equipamento digno ou até inferior ao de alguns carros de 42, 45mil por aí. E cara achando que fez o negócio da China, pois a concessionária deu tapete, protetor de carter, 1000 de desconto sobre a tabela e oferece um glorioso cafezinho (sem açúcar) quando você vai fazer aquela revisão de primeira linha, que custa 500 prata, mas não trocam nem óleo do seu carro.

        Por causa desse povo, mera massa de manobra da industria automobilistica, eu não consigo trocar minha Fielder velha de 8 anos atrás, que só tem 2 airbags (isso custando quase 75mil quando 0km) com mais de 200mil km, por algo minimamente equivalente, pelo simples fato de que decidiram para o brasileiro (e o brasileiro aceitou, como sempre) que ele não precisa de peruas, nem de carros seguros. E a única opção que eu tenho de uma perua segura, desempenho interessante, robusta, com powertrain moderno e relativamente acessível entre os usados é a Jetta Variant, mas aí, quando tem tudo que preciso, vem de brinde o fato de ser importada, ter peças caríssimas, consumo alto, mecânica altamente complicada (para as "ofissina" que estão acostumadas a mexer só em motor Fire/EA/F1/Rocam). Comprar carro de forma consciente no Brasil é algo altamente impossível, você tem que passar por cima de tudo que você sabe, de tudo que você quer e precisa, pra escolher o menos pior dentre aquelas pouquíssimas opções que se encaixam no seu orçamento.

        Não acredito que isso vá mudar, já está provado como o brasileiro é influenciável pelo que aconteceu nas últimas semanas, com essa mídia vomitando na cara do telespectador que só havia baderneiros na rua, que era melhor ficar em casa, que havia vários grupos que estavam ali apenas para causar o caos, não porque as instituições, tanto públicas quanto privadas, estão defecando na cara do brasileiro há décadas, não porque temos metade do nosso trabalho suado todos os anos jogado no lixo em forma de dinheiro público, que não é investido em nada… E conseguiram o que queriam, dispersar tudo, dizendo que é um movimento sem causa, e o brasileiro comprou essa ideia. Se com milhões nas ruas, não se conseguiu nada, qual é a solução, eu pergunto? Guerra Civil? Pois é somente o que falta fazer nesse lugar maldito.

  • dudupruvinelli

    É o que eu sempre digo: se o dono está feliz é o que interessa, somente isso. Eu prefiro peruas a suvs, é uma questão de gosto. É uma pena vir só com airbag duplo e sem esp. E me diz uma coisa, a garantia não era 5 anos?

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • v_vinicius_v

    È sempre interessante de se ler, as avaliações dos donos quanto ao seus carros. Raramente as pessoas criticam suas aquisições. As pessoas são muito apaixonadas, dos mais simples aos mais caros e importados. Parecem ter medo de se contradizer, de serem incoerentes ou de assumirem que possuem algo que está aquém do que deveria (não que esse seja necessariamente o caso). Um detalhe interessante, o cara não sabe nem o cambio que tem no carro. Outro, o carro só é 5 estrelas no ncap, na versão europeia quando equipado com todos os itens de segurança. http://www.euroncap.com/results/kia/sportage/2010

    Isso acaba sendo ruim, pois propaga a ilusão que se cria em torno dos carros. Eu acho o/a Sportage muito legal , acho até que recomendaria para alguém próximo, mas estando ciente de que o carro não oferece muito além do estilo.

  • Sr_Andante

    Amigão , essas lâmpadas customizadas, não são da Kia correto ? Comprou pela internet ?

    • Thiago Pinto

      Como dito anteriormente todas são halogenas da philips + LED SMD…
      Não são contra a lei.
      Comprei todas na internet
      Agora não vi ninguém falar das lanternas traseiras (compradas na internet)

      • spok

        Curti essa lanterna traseira.. as originais a noite eh toda apagada a da porta do porta malas..
        Pagasse qnt?

  • jrsahlberg

    Cambio CVT de 6 marchas? Se ele é CVT não tem marcha alguma. Acredito que é o de 6 marchas convencional mesmo.

    • Leandro1978

      Há casos em que a fabricante simula a existência. Parece que o novo Corolla vai ter um CVT deste tipo (simula ter seis). Mas não é o caso deste KIA. O cambio é convencional mesmo.

      • jrsahlberg

        Verdade, tem fabricantes que simulam, na verdade se vc pensar no funcionamento do CVT pode dizer que ele tem "infinitas" marchas.

        • Rafael Alberto

          A simulação de 6 marchas é simplesmente 6 posições definidas entre as duas polias de transmissão, tendo a opção das trocas "manuais" de 6 marchas, e o CVT tradicional.

  • vitimsl

    Bom, não compraria pela ausencia de itens de segurança pelo preço (2 airbags nesta categoria, na minha opinião, é o cúmulo da sacanagem). E o consumo não é lá grandes coisas tambem não; tem muito dono de Captiva fazendo +/- a média desse carro e muitos "Astrões" aí fazendo mais que 12km/l…

    • radiobrasilcombr

      Na estrada meu Captiva 2.4 2010 faz 12,5 com facilidade… ja no ciclo urbano (cidade horrivel, morros e 10 lombadas por km) faz 6 km/l.

      • Allan Felipe

        Tinha um Astra 2008/2009 que o consumo era 13Km/l na estrada e 8/8,5Km/l na cidade. 80% Ar na cidade e 100% ar na estrada.

  • VK!

    Nossa! Achei que esse carro viria mais equipado! Custa mais de 100 mil reais, o motor não é grandes coisas, airbag duplo, abs, não tem nenhum mimo interessante, não é economico, a manutenção é caríssima e perde muito valor na revenda. Isso é carro de fanboy! Só tem beleza!

    Cade o computador de bordo?

    Mas se o dono está feliz com ele, parabéns! Isso que realmente importa!

    • Thiago Pinto

      Tem sensor de estabilidade, distribuição eletronica de frenagem, ajuda em declives para o carro parado.

    • radiobrasilcombr

      NÃO TEM CPU DE BORDO?

  • dudupruvinelli

    Não vou julgá-lo. Pode ser que ele não saiba da falta do ESP. A própria citroen diz que o c4 ganhou 5 estrelas no euro ncap (C4), mas não diz que aqui o carro não vem com 6 bags, ESP e ASR. Isso acaba sendo uma propaganda enganosa.

    • Thiago Pinto

      Realmente eu não sabia. Quando comprei o vendedor me disse que era CVT e acatei. Acabei não procurando. Se realmente soube-se disto provavelmente iria para Outlander GT (apesar do consumo maior).
      Mas apesar de tudo gosto do meu carro e do que ele oferece.

      • André Elias

        não se engane com o consumo da Outlander GT. Faz na faixa de 7,5 km/l. Pelos 240 cv, e o desempenho excelente, é ótimo! Falo com propriedade pois trabalho em CCS Mitsubishi e tenho esse número dos próprios proprietários.

    • Edson Roberto

      Ele não vem, mas tem opção para te-las (e felizmente ter a versão "Sport" manual com esses itens. Atualmente é o unico modelo hatch que pode receber tais itens dos médios com cambio manual).

      • dudupruvinelli

        Permita-me uma correção, afinal a citroen é muito confusa. Que eu saiba (e conforme os membros do c4 clube), a versão sport conta somente com ESP, mas não 6 bags. O 6 bags, infelizmente, só com o famigerado AL4.

      • dudupruvinelli

        Dei outra pesquisa e você estava certo mesmo. ehehhe Mas foi somente na primeira "leva" de 2009 que vieram com 6 airbags, depois eles tiraram, assim como fizeram com o Jetta.

        • dougkmt

          Eduardo, já tive esse questionamento com o Edson em comentários passados e, se eu não me engano, o PDF disponível no site oficial da Citroen contabilizava 6AB pro C4 Exclusive BVM 2012.

          Acabei de conferir novamente e agora está como ND – Não disponível. Somente sendo possível para Exclusive BVA. É uma pena!!!

  • O_Corsario

    Senti falta de dados de preço… Quanto pagou no carro, quanto pagou nas revisões, etc etc.

    • Thiago Pinto

      Paguei 99900 reais em 2011. A versão que tenho é a p395 (intermediária) que só não tinha AWD e/ou teto solar na época. As revisões custam em torno de 600-700 reais (tipo A->B->A->C) sendo que a A mais barata e a C (a ultima que fiz) custou ~R$1200,00
      Valor relativamente caro.

  • Cezar

    Olha, comprei uma usada 11/11 da mesma configuração. É um bom carro sim. O desempeho e consumo me surpreenderam pelo fato se ser apenas um 2.0 num carro desse porte e tamanho. Agora, o acabamento é aquele koreba! Eu não curti muito o acabamento, mas me conformo quando entro no cruze ltz do meu pai, pois parece que são carros da mesma marca, de tanto que os materiais de acabamento se parecem. Também é um fato imperdoável vir apenas com 2 airbags, tratando-se de um carro desse preço. O porta-malas me decepcionou um pouco. Em suma, é um carro que comprei pela necessidade de levar minha família, que num espaço de 2 anos duplicou. Me atendeu (quase faltou porta-malas, de acordo com as minhas necessidades), mas não vale o que custa. Mesmo tendo comprado 20 paus abaixo de um modelo zero, simplesmente acho que não vale o preço (assim como acho que um cruze LTZ não vale 80 paus). Enfim, mas as montadoras são assim agora…

  • PeriJR

    Esse carro é só status mesmo. Acho muito bonito, mas capado de tudo, motor só suficiente, caro pra kct, e em relação ao painel acreditem, é brochante. Simples e plasticão sem dó. Mas reitero o que foi dito antes aí, se comprou e está feliz, ponto final.

  • jose neto

    o cara que compra um carro e nem sabe o cambio, instala xenon chines desfocado e outros comentarios ridiculos, nao merecia emitir opiniao de nada

    • Grodrigues32

      E ainda fica aquela duvida, de onde pessoas com tamanha sabedoria e conhecimento, arrumam 100k reais pra comprar um carro?

    • godelemos

      O cara não é obrigado a saber disso… CVT, AT, AT seq… Seria ótimo se todos compradores soubessem ,com propriedade, o que estão adquirindo, mas se o cara não sabe é porque ele tem outros assunto de interesse que não os seus. Do mesmo jeito que eu ou você passa horas escarafunchando o NA tem caras que passam horas escarafunchado sites sobre fissão nuclear, doenças venéreas… nem por isso estas pessoas não são dignas de comentarem sobre seu carro aqui no NA. Como você mesmo disse, ele expressou a opinião dele e não a sua. Cresça e apareça !!!

      • grodrigues

        São dignas e livres para comentar realmente, mas uma avaliação tão sem conhecimento dessas deveria ter sido filtrada. Ou vc acha que se voce fizer uma avaliação num blog de fissão nuclear sem conhecer patavinas sobre o assunto (assumindo que voce não seja um fisico nuclear, se for, substitua por qualquer um dos outros exemplos citados por voce) eles vão publicar?

  • Thiago

    Câmbio Automático Convencional de 6 marchas. CVT não tem graça!

    • dá uma voltinha num lancer e depois volta pra dizer isso

    • Herbert Abdon

      Bom dia Thiago!
      Por gentileza, gostaria de saber onde e quanto vc pagou pelas lanternas customizadas, que importou da Corea. Achei sensacional !! Tenho uma Sportage 2012 prata, igual a sua.
      o que achou da qualidade da lanterna, é semelhante às originais ?
      obrigado.

  • radiobrasilcombr

    Entre o Cruze LTZ e o Sportage, qual prefere?

    • Cezar

      Olha, não gosto de SUV´s. Só comprei porque hoje não temos mais peruas, precisava de um carro familiar e gosto menos ainda de mini-vans, assim, a comparação pra mim é complicada, até porque o cruze não me atenderia como carro familiar pra levar a tralha de duas crianças com 2 e 1 ano em viagens. O que eu comparo é o acabamento, que utiliza materiais muito similares. Tinha um vectra GT-X e a impressão que tenho é que os materiais do vectra eram melhores do que o cruze do meu pai.

  • renato

    heheheheh, coreano fraco, com espaço interno sofrível, acabamento ruim, manutenção cara e ruim, por 100k, rsrs é carro de fanboy, magalito, pacheco, brasileiro… é só escolher.

  • zeuslinux

    TODOS os modelos têm suas vantagens e desvantagens. Cabe a cada um conhecê-las e, conforme os pesos que dê a cada item, pondere se vale a pena ou não a compra.

    Eu tenho uma SUV e tenho consciência do maior consumo pelo peso e área frontal e sei também da maior dificuldade para estacionar um carro grande. Sei também que não posso abusar tanto nas curvas feitas com velocidades mais altas.

    • v_vinicius_v

      Claro que sim , não disse nada contrário a isso, muito menos ponderei vantagens e desvantagens de um SUV. Não sou bitolado e provavelmente teria um.

  • você blefou que ia comprar uma outlander gt né?

    trocar uma outlander v6 por um sportage intermediário não me soou legal, apesar de a sportage ser um ótimo carro, a outlander é bem mais.
    o câmbio não é cvt, é convencional, como o da outlander

    o kit muldimidia do mitsubishi é original, da clarion, muito bom. esse instalado na concessionaria no seu kia é a da kaska e é um lixo. digo pq já tive uma e mandei tirar de tão ruim que é

    • Thiago Pinto

      Estou adorando o mutimidia Caska, realmente acho o touchscreen ruim. Todas as funções que eu o utilizo acho muito bom.
      Não teve problema algum até o momento.
      Não conheço o clarion e nem sei se é mais intuitivo que o caska

  • Fabio_RJ

    Me desculpe o autor, mas uma crítica que gostaria de fazer ao site é que faltou um pouco de rigor na publicação deste relato. O dono claramente não conhece detalhes básicos do carro que adquiriu, seja porque o vendedor o enganou ou seja porque ele não pesquisou antes da compra. Hoje em dia alegar que não tem acesso a estes dados é uma desculpa inaceitável. Nem mesmo o câmbio, que é algo que se usa em absolutamente todos os dias, ele soube identificar como não sendo CVT…

    Acho que o site não deveria publicar este tipo de relato pelo fato do mesmo ser desinformativo. Tem gente que pode estar interessada no Sportage, acessa, lê a matéria sem ler os comentários e sai por aí repetindo tudo… Neste caso o NA estaria indo contra a sua proposta, de informar melhor. Um outra hipótese seria colocar observações ao final, corrigindo os erros técnicos divulgados.

    Achei interessante o desrespeito da KIA com os consumidores… Não pelo fato de ter feito o cara esperar 6 meses por um carro (isso aí é problema dele que quis esperar), mas por ter passado um que estava reservado a outro cliente. Acho que esse tipo de coisa já mostra bem o perfil de vendedor que você está lidando, pra mim era suficiente para ter pulado fora da compra. Imagina o que vão fazer com seu carro quando deixar na oficina… Se bem que eu já não teria esperado os 6 meses de qualquer jeito, mas enfim…

  • Grodrigues

    Concordo. O cara obviamente comprou o carro porque o achou bonito e pronto. É um motivo valido, cada um gasta dinheiro no que bem entender, até porque depois de tamanha demonstração de sabedoria e conhecimento, podemos facilmente assumir que esse dinheiro não veio do suor de seu trabalho.

    Mas passar essa opinião adiante ja é um problema. Num blog onde vemos matérias sobre conscientiacao na compra de automoveis, não cabe um relato de alguem que comprou um carro sem um minimo de pesquisa, que achou bonito o vendedor pegar o carro destinado a outro cliente, e lhe entregou após a ameaça de desistir da compra. É esse o comportamento que o NA quer estimular nos seus leitores?

    Sou aberto a opiniões, desde que haja um minimo de utilidade nelas. Um cara que tentou melhorar um TR4 colocando bancos de couro e central multimidia, deveria estar opinando em um blog sobre customizaçao de carros, apenas.

  • Mario

    Acho q. foi conversa de vendedor,diser q.paaou outro comprador p/tras.E brazuca ainda adora a lei de Gerson.

  • Filipe_GTS

    Tudo muito bem, tudo muito bom, mas eu tenho uma crítica.
    Vamos lá.
    "Tive que esperar por quase 6 meses e por diversas visitas semanais ao vendedor da concessionária. Recebo então na véspera do São João (se não me engano em 11 de junho de 2011) a ligação do vendedor (após avisá-lo uma semana antes, que ia comprar uma Outlander GT, se meu pedido não fosse atendido até o feriado). Este me ofereceu uma Sportage 2011 P395 (modelo intermediário sem o teto solar apenas) que estava reservada a outro consumidor. Comprei na hora e em quatro dias o carro estava em minha garagem emplacado e com seguro."
    Qual a razão de estar tão sedento pelo carro, a ponto de "comprar na hora", mesmo não sendo a versão que queria tanto, com o teto solar, que é um acessório MUITO legal e vale a compra? Uma central multimídia custa uns R$ 3000, um teto solar de fábrica aumenta, geralmente, menos que R$ 5000 e, redigo, é muito interessante mesmo.
    Obs.: Quanto custaram essas lanternas traseiras? O valor do teto solar?? Não duvido.

  • O_Corsario

    Hehe entendo seu desabafo, meu caso é parecido. Em 2009, quando ABS e Ab2 era palavrão em concessionária, comprei um Polo GT, pq na época tinha um pacote muito bom. Aliás, o "pacote" dele só foi superado agora, pelo new fiesta titanium, que hoje custa aproximadamente o mesmo que custava em 09 o meu carro, mas apresenta evolução real na segurança com sete airbags e, no caso do powershift, um câmbio realmente moderno. É isso que acho certo, os lançamentos agregarem equipamentos sem terem um tremendo aumento de preço. Mas até então não via nenhum carro que apresentasse argumento de compra suficiente para me fazer passar o Polo pra frente.
    Infelizmente nem todos os segmentos encontram esta evolução, em muitos a evoluçãõ é apenas cosmética e, embora ser bonito seja importante, não é tudo.
    Quanto à mudanças, acho que estamos caminhando. Revogaram o aumento da passagem, cancelaram o aumento do pedágio, isso são vitórias bem concretas. Não dá para mudar o país em uma semana, mas a sociedade aprendeu que tem uma nova arma. Que, como toda arma, deve ser usada com critério e cuidado.

  • Thiago Pinto

    Gostei muito do seu comentário (Grodrigues):
    Porque alguém trabalha, possivelmente ganha mais que você, você assume que não veio do meu suor. Parabéns pelo seu pré-conceito simplista de achar que todo mundo tem rendimentos menores que o seu… Será Eike Batista escrevendo?
    Segundo ponto:
    A versão intermediária comprada por mim já não fabrica mais (p395) , então deixem de assumir que não vem com controle de estabilidade ESP, ABS, EBD, HAC, DBC .
    Hoffman obrigado pelo seu desabafo quase que vomitado neste blog, mas só tenho uma coisa a responder: meu carro tem ESP, com certeza não é o carro que você esta descrevendo.
    Infelizmente ela veio também com 2 airbags apenas e o cambio automático de 6 marchas (não CVT).
    Em relação aos mimos: adorei a chave presencial com botão start-stop, os retrovisores rebatíveis, piloto automático, controle de som no volante, o ar condicionado dual-zone, 2 entradas de alimentação no console central e uma no bagageiro,entrada de ipod, regulagem elétrica do banco do motorista, banco de couro com console central rebatível no banco traseiro e o fato de ser rodas de liga leve como socorro.

    Respondendo a Felipe_GTS a presença de teto solar na KIA aumenta o valor em R$ 10000,00. Quando comprei em 2011, não havia opção GPS com câmera de ré.

  • RafaPinheiro

    O relato é realista, só isso. Deu o ponto de vista de uma pessoa que na época que comprou o carro tinha pouco conhecimento e interesse no mundo automotivo, o que no brasil ainda representa a esmagadora maioria de pessoas que compram carros.

    • grodrigues

      Mas que não são os mais aptos a expor opiniões em um blog especializado em carros.

  • Thiago Pinto

    Primeiramente:
    Grodrigues: Adorei seu preconceito que todo mundo tem menos rendimentos que você e se o tiver mais, com certeza não foi do "suor do trabalho".Continue assim…
    Em relação ao meu carro:
    Ele é o modelo p395 – tem EBD, ESP, DBC, HAC, ABS e infelizmente 2 airbags
    Mimos: gosto da chave presencial com start-stop, AC dualzone, retrovisores eletricamente rebatíveis, 2 tomadas no console central e 1 no bagageiro, ajuste elétrico do banco do motorista, banco de couro, controle de som no volante, piloto automático.
    Talvez vocês estejam falando da p374, ou ainda da p375.
    O valor do teto solar acrescenta 10000,00 no valor do veiculo e no momento da compra não havia opção de GPS e/ou câmera de ré.

  • Hofmann

    Estamos caminhando vagarosamente, mas pela proporção que a coisa tava tomando, eu achei ridículo o resultado e a letargia com que ele veio, 20 centavos daqui, um pedágiozinho dali, um discurso em rede nacional com todas aquelas mentirinhas e promessas vazias habituais acolá… Aliás, a minha revolta em relação ao efeito desses protestos se deve principalmente ao fato de que em Belo Horizonte, onde eu moro, colocaram 70mil pessoas na rua (para Belo Horizonte é muitíssima coisa, pois temos apenas cerca de 2,5 milhões de habitantes – BH não tem mais pra onde crescer horizontalmente. Proporcionalmente, aqui tinha mais gente na rua do que no Rio), quebraram tudo, entraram em confronto com essa polícia mal treinada e repressora, para que? Para nada, pois nem a revogação do aumento das passagens conseguiram até hoje (aqui continua 2,80), sendo que o governo federal já deu isenção de impostos há mais de um mês, ou seja, as empresas de ônibus em BH estão embolsando isso há semanas tranquilamente…

    Além do mais, alguns dias atrás foi votado na câmara municipal dois projetos sobre esse assunto, um abrindo as contas das empresas de ônibus e outro reduzindo a passagem em 20 centavos, repassando a redução de impostos do governo federal, e os vereadores BOICOTARAM as votações, se ausentando e fazendo ambos os projetos serem barrados. A solução que os manifestantes acharam foi ocupar a câmara permanentemente, cruzar os braços e esperar que o prefeito Márcio Lacerda (arrogante e incompetente) aceitasse conversar com eles. Levou dias pra que isso acontecesse, mas o glorioso prefeito-das-falas-imbecis se recusou a negociar na Audiência, simplesmente levantou no meio, falou com uns poucos jornalistas e foi embora sem dar satisfações. Somente ontem, se não me engano, ele anunciou uma auditoria no contrato das empresas com a prefeitura, que prevê AUMENTOS OBRIGATÓRIOS todo dia 31 de dezembro, assinado pelo prefeito anterior (petista) em 2008. Os políticos daqui de BH se acostumaram a fazer o que bem entendem por anos e acham que quem está contra eles são só "jovens baderneiros", mas tem muita gente séria nessa ideia, o problema é que só seremos ouvidos o dia que realmente ameaçarmos a integridade desses "representantes" do povo, pelo menos no caso daqui… Não houve avanço praticamente nenhum, fico extremamente incomodado com isso.

  • Hofmann

    Estamos caminhando vagarosamente, mas pela proporção que a coisa tava tomando, eu achei ridículo o resultado e a letargia com que ele veio, 20 centavos daqui, um pedágiozinho dali, um discurso em rede nacional com todas aquelas mentirinhas e promessas vazias habituais acolá… Aliás, a minha revolta em relação ao efeito desses protestos se deve principalmente ao fato de que em Belo Horizonte, onde eu moro, colocaram 70mil pessoas na rua (para Belo Horizonte é muitíssima coisa, pois temos apenas cerca de 2,5 milhões de habitantes – BH não tem mais pra onde crescer horizontalmente. Proporcionalmente, aqui tinha mais gente na rua do que no Rio), quebraram tudo, entraram em confronto com essa polícia mal treinada e repressora, para que? Para nada, pois nem a revogação do aumento das passagens conseguiram até hoje (aqui continua 2,80), sendo que o governo federal já deu isenção de impostos há mais de um mês, ou seja, as empresas de ônibus em BH estão embolsando isso há semanas tranquilamente…

    Além do mais, alguns dias atrás foi votado na câmara municipal dois projetos sobre esse assunto, um abrindo as contas das empresas de ônibus e outro reduzindo a passagem em 20 centavos, repassando a redução de impostos do governo federal, e os vereadores BOICOTARAM as votações, se ausentando e fazendo ambos os projetos serem barrados. A solução que os manifestantes acharam foi ocupar a câmara permanentemente, cruzar os braços e esperar que o prefeito Márcio Lacerda (arrogante, amador e incompetente político do PSB) aceitasse conversar com eles. Levou dias pra que isso acontecesse, mas o glorioso prefeito-das-falas-imbecis se recusou a negociar na Audiência, simplesmente levantou no meio, falou com uns poucos jornalistas e foi embora sem dar satisfações. E isso a imprensa simplesmente não divulga, pois não é interesse dela nesse momento. Somente ontem, se não me engano, o Lacerda anunciou uma auditoria no contrato das empresas com a prefeitura, que prevê AUMENTOS OBRIGATÓRIOS todo dia 31 de dezembro, assinado pelo prefeito anterior (Petista) em 2008. Os políticos daqui de BH se acostumaram a fazer o que bem entendem por anos e acham que quem está contra eles são só "jovens baderneiros", mas tem muita gente séria nessa ideia, o problema é que só seremos ouvidos o dia que realmente ameaçarmos a integridade desses "representantes" do povo, pelo menos no caso daqui… Não houve avanço praticamente nenhum e eu fico extremamente incomodado com isso, por isso a revolta.

  • Hofmann

    Quanto ao Polo, acho um ótimo carro, apenas mais um daqueles que o brasileiro rejeitou sem motivo algum. Pena a VW ter negligenciado ele no mercado desde o primeiro dia. Inclusive estou querendo trocar minha Fielder, mas não sei se opto por um Polo Sedan 2.0 ou parto para um Bora (pós facelift) logo de uma vez. O Bora é mais carro, mais confortável, mais prazeroso de dirigir, melhor acabamento, mas perde pro Polo em segurança, pois ganhou 3 estrelas "latinas" contra 4 do Polo. O Bora perde também em modernidade, pois é um carro ultrapassado, além do desempenho ser inferior por ser mais pesado (embora seja um tanto esperto e confortável com o Tiptronic, até onde eu sei). Estou tendendo a ficar com o Bora, pois já tive um 2001, além de saber o tamanho do degrau que eu desceria saindo de uma Fielder (médio) para um Polo (compacto). Mas ainda assim, o Polo é um carro que sempre me agradou.

  • dumaluf

    Não gostei do relato, aliás com certeza foi o pior de todos que já li no NA.

  • Edson Roberto

    A técnica citada permite controle de altura elétrico?

    • jrsahlberg

      O ajuste de altura existente no farol (seja ele elétrico ou manual) continua funcionando da mesma forma. A instalação do projetor é feita na própria parábola do farol.

  • Edson Roberto

    Hoffmann, tudo depende de suas prioridades. Assim como vc disse, eu tenho um Xsara hatch automatico que em pleno 2001, vinha com 4 air bags (e o meu tem e funciona…) e tinha opcional os air bags de cortina (isso tudo desde 1998!) sem contar o C5 em 2002 que tinha até 8 air bags (versão Exclusive) e motor V6.

    Tirando historia, vamos ao que vc relaciona: O bora tem peças CARAS de se arrumar. O modelo mais atual teve pouca saida e que por isso se tomar uma batida será um PARTO para conseguir repor. Sem contar a espera na VW. Esse carro é um dos poucos VW que terá dificuldades de se encontrar peças e eu não compraria. Eu não sei em relação ao Polo se satisfará seu gosto do comportamento do carro, pois é naturalmente mais firme, bem acabado e com bom desempenho, mas trará falta do bom espaço interno e versatilidade da Fielder.

    • Hofmann

      Em relação às peças caras, no tocante ao conjunto motor+câmbio, nada difere o Bora do Polo 2.0, o EA113 e o câmbio são os mesmos (exceto no caso do Bora Tiptronic, mas a intenção é pegar um manual). O que seria problema provavelmente seriam peças de suspensão (a não ser que sejam as mesmas do Golf, o que é provável, mas sinceramente não lembro mais desses detalhes), além do que você citou, ou seja, peças de acabamento externo – lanternas, faróis, frisos, parachoques, retrovisores, etc. O curioso é que essa escassez de peças não parece refletir no valor do seguro, pois o Golf tem valor absurdo mesmo com peças bem mais abundantes, enquanto o Bora tem maior dificuldade de achar as peças, mas ao mesmo tempo o seguro é metade ou menos em relação ao do Golf. Além do mais, é um carro com excelente avaliação dos proprietários, com as críticas focando geralmente no espaço interno mesmo. É uma pena que seja antiquado e não tenha feito sucesso aqui devido ao preço alto.

      Os únicos problemas da Fielder (e do Corolla também) são que o bom espaço interno causa a sensação de você estar em um Sedan Full-size no mal sentido, pois esses carros simplesmente não vestem o motorista como outros do segmento fazem, a exemplo do Civic e do próprio Bora, além do câmbio de 4 marchas, que pelo menos no caso da minha, dá alguns trancos, é letárgico para ganhar velocidade e fazer kick-down e é carente de recursos eletrônicos mais avançados, para detectar subidas por exemplo e evitar passar a quarta marcha e perder velocidade. Você tem que fazer isso manualmente limitando até a terceira marcha. Fora isso e a escassez de itens de conveniência, como Toyota e Honda fazem até hoje, é um carro que não dá problema algum, nem possui nenhum problema crônico. Por isso entendo quem compra Corolla até hoje, mesmo sabendo que tem opções melhores (algumas que superam em muito o Corolla atual).

    • Hofmann

      Em relação às peças caras, no tocante ao conjunto motor e câmbio, nada difere o Bora do Polo 2.0, o EA113 e o câmbio são os mesmos (exceto no caso do Bora Tiptronic, mas a intenção é pegar um manual). O que seria problema provavelmente seriam peças de suspensão (a não ser que sejam as mesmas do Golf, o que é provável, mas sinceramente não lembro mais desses detalhes), além do que você citou, ou seja, peças de acabamento externo – lanternas, faróis, frisos, parachoques, retrovisores, etc. O curioso é que essa escassez de peças não parece refletir no valor do seguro, pois o Golf tem valor absurdo mesmo com peças bem mais abundantes, enquanto o Bora tem maior dificuldade de achar as peças, mas ao mesmo tempo o seguro é metade ou menos em relação ao do Golf. Além do mais, é um carro com excelente avaliação dos proprietários, com as críticas focando geralmente no espaço interno mesmo. É uma pena que seja antiquado e não tenha feito sucesso aqui devido ao preço alto.

      Os únicos problemas da Fielder (e do Corolla também) são que o bom espaço interno causa a sensação de você estar em um Sedan Full-size no mal sentido, pois esses carros simplesmente não vestem o motorista como outros do segmento fazem, a exemplo do Civic e do próprio Bora. Além do câmbio de 4 marchas, que pelo menos no caso da minha, dá alguns trancos, é letárgico para ganhar velocidade e fazer kick-down e é carente de recursos eletrônicos mais avançados, para detectar subidas por exemplo e evitar passar a quarta marcha e perder velocidade. Você tem que fazer isso manualmente limitando até a terceira marcha. Fora isso e a escassez de itens de conveniência, como Toyota e Honda fazem até hoje, é um carro que não dá problema algum, nem possui nenhum problema crônico. Por isso entendo quem compra Corolla até hoje, mesmo sabendo que tem opções melhores (algumas que superam em muito o Corolla atual).

  • Sr_Andante

    O pior é que praticamente todos os vendedores tem esse papo. Principalmente quando ficam acuados com medo de perder a venda. Inventam qualquer coisa para o prejudicado, fazem cócegas e a balança com certeza vai pender para o lado do consumidor mais exigente e incisivo.

  • Sr_Andante

    Pega leve amigão. Acho que todo consumidor de Sportage tem um perfil mais emotivo. Talvez os editores quiseram passar o pensamento real do consumidor para nós. Adivinha quem tem uma ? Carlos Cacho3ira.

  • jOe

    Realmente um belo carro. Há algumas semanas venho passando na frente de um revendedora aqui na minha cidade que tem um modelo semelhante a esse, usado mas nunca tenho tempo de parar e vê o carro.
    Ótimo carro, principalmente esse visual. Em nada lembra a versão antiga.

  • Andre Cupertino

    A única Sportage que vem com 6 airbags é a top com teto.

  • Andre Cupertino

    o teto na Sportage aumenta 10.000, o pacote agrega ainda 6 airbags, central com GPS e DVD, mas o cara ja tava esperando ha seis meses e queria o carro logo, é um direito dele, afinal o dinheiro é dele, deixem ele em paz.

  • grodrigues

    Claro que não, muita gente tem rendimentos maiores. Muita mesmo, acredite. Mas quem ganha o dinheiro trabalhando duro, normalmente da mais valor a ele.

    Por sinal, Eike Batista atualmente não ta comprando nem Sportage 95…

    • Thiago Pinto

      Mas como todo mundo diz:
      Cada um compra o que quer e ninguém, nem você nem Eike Batisa tem a ver com isto…

  • Tiago

    Cara, que exagero do pessoal!

    O cara só veio fazer um relato DELE, sobre o carro DELE…. agora se ele pagou 1 milhão, o problema é dele, ninguém deve opinar dizendo que é certo ou errado.

    Do mesmo modo que ele deve achar errado comprar um seminovo, como grande maioria aqui acha que é certo… vamos parar com esses julgamentos, ninguem é melhor que ninguem aqui.

    Abraços

  • Levinthal

    Amigo (Grodrigues anônimo, claro porque logar ninguém quer!…), dá licença, né? Só porque (na sua opinião) a pessoa ""investiu"" mal significa que o dinheiro veio de meio ilícito? Poupe-me, né, Magda. Você já fez tantas atrocidades em sua vida também… Se na hora de comprar carro você """""manda bem"""", na hora de comprar outras coisas você é passado p trás assim como muitos outros que se acham donos da verdade. Mais humildade quando expressar opinião. O nome da matéria é bem claro: OPINIÃO (dicionário: Juízo ou sentimento, que se manifesta em assunto sujeito a deliberação; parecer; crença) DE DONO… Qualquer anta que entrar aqui vai saber que não é um post do blog, mas um espaço aberto pra qualquer um escrever o que realmetne acha do carro (opinião significa isso, sabia?)! E ainda bem que aqui é um local que não se paga e qualquer um pode comentar, né? Ava!

  • thgramos

    "[…] 11-12Km, muito melhor que qualquer Chevrolet 2.0 nacional" foi forçado. Já fiz média de 15Km/l com um Astra Flex na estrada a 100/110 Km/h, carregado e com ar condicionado ligado.

    • Cezar

      Você empurrou o carro então. Tive Astra de 128 cvs e Vectra GT-X de 140 cvs, nehum fez essa média nem algo próximo disso, mesmo com atualização de SW. Não estou querendo aqui cair naquela vala comum de que Chevrolet é beberrão, mas que todo carro flex, seja GM, Honda ou Toyota é beberrão. O KIA do rapaz aí, assim como o meu, é mono combustível, o que explica a "economia".

      • thgramos

        Mas parece que foste para uma vala comum. Meu pai tem um Corolla 2.0 flex automático e fez 14 Km/l nas mesmas condições. Aliás, o Astra ela dele e dividimos a direção em uma viagem.

        Já meu i30 automático monocombustível não deve chegar nessas marcas. Se bem que ainda não andei somente em estrada com ele, mas desconfio que não chegue aos 14 Km/l.

        • 2md

          Corola Flex 14km? Fala sério, nem o 1.8 faz isso, a não ser que você ande a no máximo 80 e com ar desligado. Fosse o toyota monocombustível eu até acreditava.

    • O_Corsario

      Nem ia falar nada pq ele citou o GM, mas meu VW 2,0 entre 110 a 120 km/h tbm fica nesta média, entre 14 a 17 km/l.

      • 2md

        Teu ap é mono ou flex?

  • kikofar

    Eu parei no "tive que esperar por quase 6 meses e por diversas visitas semanais…"

    Essa empresa não quer vender carro, me desculpem. E em relação ao consumidor que postou o relato, esperar por um bem tão caro, que dá tanta lucratividade aos revendedores/representantes da marca no Brasil, é totalmente inaceitável e só demonstra falta de auto-respeito.

  • Sr_Andante

    "Se você colocar muito peso no porta-malas do seu carro e a frente dele subir o seu farol original com tudo certinho vai atrapalhar quem estiver vindo no sentido contrario também". Sentia isso na prática quando andava com a antiga S-10 carregada. Os caminhoneiros em sentido contrário até ameaçavam jogar o caminhão contra mim por raiva. Fazia muita falta um regulador de altura nessas ocasiões.

  • MichelLopesAL

    Pelos comentários da galera, imaginem se fosse a "opinião do dono" de um Veloster!
    Quem paga 100 mil num carro, deve pesquisar sobre o que está levando pra casa, e, principalmente, comparar com outros modelos na mesma faixa de preço, fazer test drive, enfim, afinal teve 6 meses, ainda que "forçados", pra fazer essas comparações.
    Acho a Sportage um carro muito bonito extremamente, talvez isso tenha "cegado" nosso colega na compra, mas o mais importante é a satisfação com o carro, se está feliz com ele tá tudo certo, o dinheiro é seu (era) e ponto final.
    Gostei das modificações, só acho que se já pagou caro no carro, não economize na central multimídia, já que, pelo jeito, você valoriza esse equipamento!

  • Clovis

    Como conseguiu as lanternas traseiras customizadas, estou procurando há tempo, poderia me ajudar??

  • Leonardo

    Anteriormente eu tinha uma C4 picasso 2010. Comprei uma Sportage LX 2014 usada com 60.000 km muito inteira, revisões todas feitas na concessionária.
    Estou gostando muito do carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email