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Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

clio-2010-leitor-1 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

Olá pessoal,



Como entusiasta do meio automotivo e leitor do NA, pensei em passar um pouco da minha opinião e experiência sobre o carro que atualmente tenho dirigido: Clio 1.0 16 válvulas ano 2010, modelo 2011.

Pois bem, inicialmente acho válido citar que da categoria, hatchs populares, já passaram pela garagem de casa Fiat Palio Fire,Fiat Mille fire e GM Celta VHC. Já dirigi um VW Gol G4 de seguradora e confesso que nunca dirigi um Chery QQ ou “novo” Ford Ka. Já experimentei só o “velho” Ford Ka de um grande amigo meu.

Não é a mais vasta experiência possível, mas com certeza tenho uma boa noção do que é oferecido nessa categoria. De outras categorias, já dirigi Fiat Tempra 2.0 8V, Renault Symbol 1.6 16V,Peugeot 206 1.4, GM Cobalt 2.2, Volvo C30 2.0, Nissan X-terra V6, Ford Escape 2.5, Ford E-250 V6 e um Nissan 370z. Talvez eu tenha esquecido algum, mas além do Clio, as vezes uso o Toyota Corolla 1.8 VVT-i do meu pai também.

Logo que peguei o carro na concessionária, dia 02 de setembro, uma surpresa negativa com o desleixo da entrega. Foi tudo muito bem explicado, funcionamento dos itens de série e opcionais, mas faltava o básico: apresentarem um carro 0km. Explico: após tirar o carro e abastecer, notei que a despeito de trazer uma boa pintura “sem cascas de laranja”, ao contrário da maioria dos concorrentes, o carro trazia pequenos defeitos de fábrica no capô e porta do motorista.

Tratavam-se de pontos pretos que contrastavam com a pintura prata. Até aí “tudo bem”, problemas de fabricação de fácil constatação e solução, mas o sangue subiu mesmo quando ví um ralado na curva da porta, como de quem abre a porta no concreto e um minúsculo arranhado no para-choque traseiro.

clio-2010-leitor-2 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

Como era o modelo que eu queria, 2p, completo e ainda não tinha sido emplacado, resolvi não encarar uma longa espera por outro igual, mas exigi a substituição da porta e capô. Resultado: depois de largar o carro na porta da concessionária e brigar um pouco, atenderam meu pedido recolheram o carro. Como extrapolaram o prazo, exigi também um carro pra rodar enquanto o meu ficava pronto. Cederam me então um Symbol Privilege 1.6 16V. Após 03 dias, tudo trocado e meu carro estava pronto. Nunca mais voltei a essa concessionária.

Passado tal contratempo me permiti curtir o carro e comecei avaliar de forma crítica os pontos que mais chamaram atenção, positivamente e negativamente. Sintam-se à vontade para discordar ou me corrigir se eu postar algo errado.

Farei algumas referências à concorrência para facilitar na ilustração do que é o Clio, mas o objetivo, obviamente, não é fazer um comparativo. Embora sejam sempre bem vindos, não vou colocar muitos números, porque eles estão disponíveis em qualquer busca no internet. O foco mesmo é passar minha experiência e impressão do carro.

Espaço:. Ao contrário do que sugere externamente numa olhada superficial, internamente o Clio é um dos mais espaçosos da categoria, principalmente na largura. O carro tem até um porte avantajado em relação aos concorrentes tupiniquins, o que se deve à herança da concorrência no velho mundo, onde fez bastante sucesso (Claro que bem mais recheado), sobretudo no Reino Unido, ao concorrer com carros “ligeiramente” modernos, tais como 206, Corsa Mk2 e finados Polo 6n e 9n.

O Clio, ao contrário destes, não se destaca no entre-eixos e altura o que, em contrapartida, favorece no comportamento do carro. Consequentemente, quando o assunto espaço no banco traseiro, para as pernas, não é um exemplo, apesar de ganhar de todos seus concorrentes daqui.

O faz por muito pouco, é verdade, o Gol, vice nessa medida, é só 1 cm menor, por exemplo. O pota-malas é dos menores da categoria, mas tem tamanho razoável para a proposta de carro urbano, são 255 litros. Já o porta-luvas é muito espaçoso, mas não tem luz, assim como todos da categoria.

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Acabamento: É notável a diferença de qualidade do acabamento do Clio em relação ao da concorrência. Muito plástico duro como em todos populares, mas não arranham de forma alguma, tem bons arremates e diferentes padronagens, ao contrário de todos os outros populares que já tive oportunidade de ver/dirigir. Quase não há parafusos aparentes e os botões são de leve acionamento e embora a porta de plástico não seja tão atraente como a do Palio, que é de tecido, é mais resistente e prática, pois não esgarça com o tempo e é de fácil limpeza.

Por falar em tecido, tanto a padronagem quanto a qualidade daquele que foi aplicado nos bancos pela Renault são surpreendentes para um popular. Apesar do pouco tempo com carro, já dá pra notar uma diferença gritante em relação ao Celta que é o pior que já experimentei, exemplo de falta de gosto e resistência.

O modelo que tive, 07/08, tinha uma padronagem que lembrava aqueles antigos sofás das Casas Bahia, cheio de estampas coloridas, simplesmente abominável e o pior: com pouco mais de 2 anos de uso já estava esgarçando e desfiando. O do Clio, conforme se observa nas fotos, é mais sóbrio e uniforme. Quase um xadrez em tons de cinza. Diante disso, tenho até protelado, a perder de vista, o couro. A falta de tapeceiro que se disponha fazer algo “mais elaborado”, no padrão dos RS europeus também tem me impedido.

Aliás, com relação a cores do interior, acho que a Renault foi bem feliz nas escolhas, com exceção do assoalho do carro. Em geral o carro é claro, o que ajuda na noção de espaço e o painel bicolor, com a parte inferior mais clara e superior mais escura, detalhe que também não se vê na categoria. A mancada do assoalho é que ele é preto. Não chega destoar, mas qualquer cisco fica visível, acaba pedindo uma aspirada com mais frequência.

clio-2010-leitor-4 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

Todas as colunas tem revestimento honesto, quase não se vê lata dentro carro. Fica claro que o carro era de um segmento acima e, graças a má aceitação do Twingo por aqui, foi reposicionado. Há alguns resquícios curiosos disso como pinça na caixa de fusíveis para a troca.

Único ponto que tem decepcionado é a chave: está com a parte metálica bem descascada e os botões do alarme original, estufados. Já ouvi relatos de que se apertá-lo com a unha, com o passar dos anos, pode até rasgar, mas acredito que seja solucionável em garantia. Ideal seria que a Renault usasse material mais resistente.

Falta cobertura completa no porta-malas, já que só há carpete no assoalho e atrás dos bancos. Falta também aquela cobertura da torre da suspensão, mas pelo menos há uma luz para iluminar o compartimento na versão completa. Com exceção da iluminação, que é muito funcional, são detalhes, a propósito, nivelados ao baixo nível da maior parte da concorrência. Há até mais carpete do que de “costume”.

Desempenho: Confesso que no início, apesar de achar bem esperto, senti um pouco de falta de fôlego na cidade quando comparado ao Celta. Claro que “tal diferença” está intimamente ligada à curtíssima relação de marchas do carro da GM. Todavia, no final das contas, o escalonamento delas no Clio me pareceu mais racional e versátil, privilegia economia na cidade e libera mais na estrada. Consequentemente, o Renault trabalha em regime de rotação mais baixo na estrada, cerca de 800 rpm a menos e tem excelentes retomadas.

A propósito, parece que o maior torque da categoria faz uma diferença nas retomadas. Apesar de muitos poderem querer ridicularizar pelo fato de ser irrelevante numericamente, vale lembrar o carro pesa só 935kg, modelo completo e com tanque cheio.

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A velocidade final é boa para um 1.0, 172km/h de painel com pneu 15’ 195/50 e como a estrutura do carro é muito boa e o motor não é áspero, a sensação de segurança e robustez em tal velocidade é surpreendente. Parece que o baixo peso não influencia, e o carro se mantem bem firme em tais condições, mérito também da suspensão afinadíssima.

Enfim, dos carros da categoria que dirigi, tenho esse motor, aliado ao câmbio, como o melhor conjunto. Apesar das 16 válvulas, é bastante elástico e responde bem mesmo em baixas rotações, não é áspero e desenvolve macio em altas rotações o que é agradável na estrada e também ajuda na economia de combustível.

Talvez não seja o melhor 0 a 100km/h da categoria, mas está muito longe de decepcionar, até porque desempenho abrange muito mais que isso. Em resumo, em condições reais de uso, cidade e estrada, principalmente, ele não decepciona.

Comportamento dinâmico: Sem dúvida a maior virtude do carro na minha opinião. O carro comunica muito com o asfalto e transmite tudo pra quem o dirige. O acerto de suspensão dos é melhores que já experimentei, muito confortável na cidade extremamente estável na estrada e não mergulha ou perde trajetória nas frenagens mais bruscas.

Absolutamente competente. Perdi a conta de quantas vezes já peguei estrada com ele. O que vou dizer pode parecer exagero ou simples “curujisse”, principalmente por se tratar de um 1.0, mas é bem divertido na estrada. Um carro pra quem gosta de sentir prazer em dirigir e não é só eu quem falo. Veja o que fala Arnaldo Keller:

Nas curvas é show. Mergulha nelas com vontade e as faz com equilíbrio, bem apoiado, com pouca tendência de sair com a frente, muito pouca. Um carro realmente entusiasmante, o que prova que não é necessário assim tanto motor para que um carro dê prazer a quem sabe guiar.”

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O câmbio não é dos mais leves, a manopla trepida e até tem anel de engate, mas não chega a incomodar. De todo modo, é muito preciso e tem bom escalonamento de marchas. Confesso que me deu dó em alterar a suspensão do carro, recentemente coloquei molas esportivas e, claro: perdi conforto e ganhei pouco em segurança, porque já era bem seguro e pouco em desempenho, porque diminui sutilmente o arrasto aerodinâmico.

De qualquer forma, as originais estão à postos. E já adianto àqueles que gostam de falar que qualquer modificação é um crime à engenharia que cada caso é um caso. Em geral perde-se de um lado e ganha-se de outros. Se eu tivesse que ter um Palio, a primeira modificação que faria seria na suspensão imoralmente gelatinosa sem nenhum remorso. Até quem eu não imaginava que iria gostar da suspensão mais dura, aprovou: meu pai. Nas palavras dele: “Ficou bom…tá justinho”.

Acho até estranho não notar muitos comentários com relação ao comportamento do Clio em avaliações da imprensa. É tão perceptível que até um leigo sente a diferença. Não sei se falta oportunidade de testá-lo em tais condições ou se sobram outras coisas. Só um popular supera o Clio nesse quesito: Ford Ka.

Acertos de Richard Parry-Jones são reconhecidos como os melhores do mundo. Quem já andou de Focus também tem uma idéia. A pena é que ele se aposentou e o novo Ka fatalmente perdeu um pouco em questão de comportamento, já que traz acerto em mais privilégio ao conforto.

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Segurança: Nesse quesito, há uma péssima “surpresa” e algumas boas preocupações por parte da Renault. A péssima notícia é que, ao contrário da época de lançamento em que a montadora oferecia de série airbag, hoje peca em sequer oferecer a opção de bolsas infláveis e ABS. Com relação aos outros itens mais baratos, peca pela falta do cinto três pontos e apoio de cabeça para o terceiro ocupante do banco traseiro. Infelizmente esses dois itens estão indisponíveis para todos os outros populares das grandes.

O Clio não é um expoente no euroNcap, mas consegue lá suas 3 estrelas com tranquilidade, no modelo COM airbag. Sei que pelo fato de não ter os itens acima, talvez leve só uma estrela, mas sinto muito mais confiança Clio que é um projeto europeu, cuja exigência em segurança, sobretudo por se tratar de hatch compacto(mercado dos mais concorridos por lá), que em modelos projetados para países “emergentes” como o nosso.

Há boas notícias porém, ao contrário de muitas montadoras, a Renault não economizou naquilo que a maioria economiza e manteve o repetidor de seta do Clio, item simples, menosprezado pelo brasileiro médio, como qualquer outro de segurança, mas que é relevante, principalmente nos grandes centros pelo grande volume de motociclistas.

Outro ponto extremamente indispensável, mas é incerto por aqui é regulagem de altura de cinto de série, assim como o bom dimensionamento dos freios, com discos razoavelmente grandes na dianteira e barras de proteção lateral. Tudo presente no Clio. Vale citar que todos os quatro apoios de cabeça possuem regulagem de altura, os faróis são de dupla parábola e funcionam bem na estrada à noite.

Ainda no mérito dos itens de série, é um dos poucos, senão o único, que traz rodas de ferro aro 14 e pneus 175, embora tenham sido trocados por aro 15, 195/50 no caso. Por fim, traz como opcional pra quem opta pelas travas elétricas o travamento automático das portas a 6km/h.

Conforto: O carro tem uma suspensão fantástica que absorve bem os impactos e não inclina muito quando exigida, que transmite confiança. Os bancos, não são dos mais macios, mas tem excelente apoio, seguram muito quando exigidos, bem diferente do banco de praça de algumas versões do Gol.

Além disso, não cansam em viagens longas. A posição de dirigir é excelente pra quem gosta de dirigir, bem baixa e, embora pareça óbvio, mas não seja no segmento, volante e pedais estão alinhados. Não há necessidade de ficar encolhido como ocorre no Celta até para quem viaja nos bancos da frente.

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O carro é muito bem vedado acusticamente. Não dá nem para comparar com os outros populares nesse aspecto. O fato de o motor não ser áspero também ajuda um pouco. O que realmente deixa muito a desejar é a posição dos comandos de acionamento dos vidros elétricos e do travamento central de portas e porta-malas. Eles estão no console, próximo a coifa do câmbio. Economia porca de Renault, já que na Europa isso já foi solucionado há tempos. Na versão 04 portas já foi resolvido.

Consumo: Avalio como bom o consumo do carro. Enfrento muito morro por aqui e pego trânsito relativamente pesado. Também ando por períodos curtos de tempo entre 12 e 15 minutos até o trabalho, o que prejudica um pouco a média. Tento gastar pelo menos uns 15 minutos com o motor funcionado pra não caracterizar uso severo, mas as vezes, pela pressa e comodidade acabo rodando por menos tempo.

Nessas condições, com pneus sempre calibrados, o carro tem feito 11,5km/l na gasolina com 40% do tempo com ar ligado e raramente alcançando 4.000rpm, em geral troco marchas entre 2.200 e 3.500rpm. Esse é consumo do na cidade e, no meu caso, na estrada também. Não tem jeito, sempre me empolgo nas rodovias com esse carro.

Pós-venda: Tem se mostrado de razoável para bom. As revisões tem preço condizente com a categoria, R$ 130,00 a de 10.000km, por exemplo e, claro, sem obrigação de trocar um parafuso além do básico para manter a garantia de 3 anos, mas não há “empurroterapia”. A tabela de preços está aqui: As vezes leva muito tempo, mas tudo que apresentou defeito foi trocado sem ônus e, em geral, os consultores são prestativos.

Parece, no entanto, que a contratação de funcionários não tem acompanhado de forma sustentável o crescimento do volume de vendas da montadora, o que as vezes causa transtorno com relação a atrasos na liberação de veículos ou peças muito requisitadas.

Noto também que o setor de peças é meio burocrático e lento para descobrir o código peças mais incomuns. Digo porque cogitei colocar alguns itens do Symbol que seriam plug and play no Clio e já percebi que demanda um pouco de sorte e paciência. Quem for comprar 0km e não tiver a intenção de incrementar ou quiser peças simples, definitivamente, não terá esse problema.

Aqui em Belo Horizonte são 03 concessionárias, fora as da região metropolitana, mas acredito que seja assim só nas capitais o que prejudica um pouco a inserção da marca no mercado e a vida de quem não mora nos grandes centros.

clio-2010-leitor-9 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

Defeitos apresentados: Vazamento superficial no câmbio aos 10.000km. Nem cheguei a notar, a própria concessionária me avisou e trocou todo o câmbio “prontamente”. Aspas porque foi tudo desmontado e trocado, quase uma semana na concessionária, o que é totalmente aceitável para esse tipo de serviço.

Notava um ruído mais agudo do carro quando eu usava o ar-condicionado. Após longa espera, mais de 2 meses, chegou compressor e correia os quais já foram substituídos. De resto um ruído aqui, outro alí, mas prontamente solucionados.

Em resumo: achei um pouco demais, mas como não perdi em nenhum momento qualquer funcionalidade do carro, bem com de seus equipamentos. Foi tudo solucionado, estou satisfeito. Não lembro de valores exatos da cestas de peças de desgaste, mas pelo que recordo de ver nos murais das concessionarias, está bem na média do mercado. Nada de assustador, como muitos insistem em falar, muito pelo contrário.

Seguro: É o mais barato da categoria. Em torno de R$ 1.200,00 no meu perfil que é dos piores: garagem só em casa, 23 anos de idade, menos de 5 anos completos de carteira em Belo Horizonte, ou seja, sem qualquer bônus, mas é um carro pouquíssimo visado para roubos. Acho que só o seguro do Ka fica próximo dessa faixa.

Design: Atributo bem pessoal. Eu gosto bastante e, apesar de ter alguns traços antigos, o que não vejo como um problema, propriamente, até porque tem muita originalidade e personalidade. Arrisco dizer que é dos mais bem resolvidos da categoria junto com o Pálio. No interior, uma rejuvenescida tomando-se por base o Mk2 Campus europeu seria mais que suficiente.

Mercado: Ainda é um ponto fraco do carro, se é que dá para avaliar como defeito do modelo. Na realidade é um reflexo da falta de conhecimento por parte do consumidor médio. As vezes, sobra preconceito por ser Renault e ilusão de que carro é investimento. Digo porque quando mais vende, menos desvaloriza, é um ponto dinâmico, mas atualmente a diferença já é discreta.

Após a campanha “você nunca pensou em ter um Clio, com 3 anos de garantia” as vendas quase triplicaram. Parece que tem bastante gente acordando. Noto que o modelo vende mais no Sul do país, proporcionalmente falando, é claro. Com relação ao que o carro oferece em comparação ao que é oferecido pelos concorrentes, Clio se sobressai muito na minha opinião.

clio-2010-leitor-10 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2010/2011

Resumo: Não digo que é perfeito até porque nenhum carro é, sobretudo popular, mas sem dúvida é um carro que surpreende e muito, principalmente àqueles quem realmente gostam de dirigir e dão valor ao dinheiro. A escolha sempre será questão de traçar as prioridades e necessidades. É um projeto antigo? Com toda certeza, mas qual de seus concorrentes é mais
moderno?

Sem dúvida alguma, se eu tiver que comprar outro carro 1.0 de entrada, entre as opções disponíveis hoje, com absoluta certeza será outro Clio. O modelo oferece uma construção acima da média da categoria, assim como acabamento, segurança e garantia (03 anos). Além disso, possui um excelente motor, bom pós-venda e seguro barato.

Na época da compra, cogitei um Corsa 1.4 0km também completo, mas apesar do motor mais forte e mais espaço, queria um carro mais prazeroso de guiar com o menor investimento possível. Corsa não deixa de ser uma boa escolha em termos de Brasil, carro robusto e de projeto relativamente atual da Opel na Alemanha. Motor é áspero, mas responde bem.

Não cheguei a testar o novo Ka porque ví que acerto de suspensão mudou para privilegiar o conforto, ou seja, amoleceu, tem motor mais fraco e menos itens de segurança e o design do “novo” não desce. Se a Ford mantivesse o antigo a preço mais acessível, seria minha escolha, mas o “novo”: remendo, mais mole, mais depenado, concorrente de Twingo a preço de Clio eu agradeço.

Tenho certeza que em matéria de diversão ao volante ele, o Ka, ainda deva ser referência, mas é muito caro pelo que oferece. O Clio já me traz satisfação mais que suficiente nesse aspecto que, aliás, é de longe o mais tenho priorizado. Aproveitar essa qualidade dele é é sempre um prazer.

Feliz ou Infelizmente só tenho fotos mais atuais e não mais da época em que ele era original.

Abraço, Pedro.

4.0

  • HCO

    Graças a quem compra que essas carroças jurassicas ainda existem no mercado
    Tenho ódio de quem compra carro popular 0Km invés de usado completo
    Mas é só a minha opinião,sejam felizes :D

    • DuDuShocK33

      existem carros carroças e existem carros bons, como esse ¬¬

      • danilotoo

        foi bom.. há 10 anos atrás qndo a Renault se interessava pelo Clio
        hj ela pelou o carro, tirou opcionais e o transformou num Ka Sedan..
        perdeu o encanto… além claro da defasagem

      • megarafael

        carroça jurássica é o mile.quase 30 anos e não mudou nada.

    • Gustavo

      Se vc optaria por outro carro, ok.
      Mas não desrespeite quem pensa diferente.

      • eeeeeeedu

        Concordo… as vezes a "segurança" que um zero te dá é melhor. Vendendor vende até a mãe se for possível, ou seja, vc pode ser um apaixonado por carros e entender bastante sobre, mas se o carro tiver algum defeito bem escondido, o vendedor jurará que não tem defeitos até a morte, só para te vender, agora se vc comprou zero, vc pode trocar o veículo por um outro e pronto. Mas isso é bem pessoal, eu tb compraria um semi-novo, não um com mais de 2 anos de uso.

    • Sergin162

      Se é por isso, eu vou ter ódio de quem compra carro grande usado só pra poluir mais o meio ambiente, tendo opções mais econômicas no mercado.

      Cada um tem que comprar o carro que quiser, eu não compraria um BMW 325i 93 pra dar pro motorista, prefiro um jurássico Mille de manutenção barata e econômico.

      • animalbhz

        Ganhou um joia! xD Prefiro o mille tbm (no caso um QQ mesmo) quem gosta de velharia é museu… Eu sinceramente acho ridículo o cara comprar uma BMW 95 e achar que está andando em um carro top, top é aquele ZERO com manutenção barata, garantia e não te deixa na mão…

        • aleneo2

          minha situação foi essa, pagando faculdade precisava de um carro, minha unica opção era um carro 0Km que nao desse problemas, se fosse comprar um carro usado e ele desse algum problema serio de motor ou suspensao seria um problema pra mim.

          • Mora17

            As vezes vivemos no pais das maravilhas nesses comentarios… numt em como mesmo alguem pagando facul trabalhando mtas vezes longe de casa, sem um mega salario de 5 digitos fugir mto disso… nessas epocas em que vc precisa se locomover e não pode ter sustos a melhor coisa é um popular pelado mas 0km… eu tive um celtinha life com parachoques pretos e tudo por 3 anos, 80 mil km e o carro nunca, nunca me deixou na mão! comprar um vectra b 2001 pelo mesmo preço poderia parecer "muito mais negocio"para os "entendidos" daqui do pais das maravilhas, mas eles num iam ajudar a pagar quando precisasse trocar isso e aquilo… o melhor carro é aquele que atende tuas necessidades!

    • Marcelo_Machado

      Pra que tanto ódio assim!!! ainda bem que vc não nasceu em um país radical islamico. Com esse ódio todo vc seria levado a ser um homem bomba.

    • MajorAutomotivo

      Ok. Sua opinião está anotada.__Mas tem gente que prefere a garantia de fábrica e não tem tempo ou não pretende "cair em campo" procurando um usado em bom estado para a compra.__

    • danilotoo

      cara.. alguém precisa comprar o 0km para poder comprar o usado completo depois, não acha?
      se vc pensar assim.. não haverá mais carro semi-novo para vender.. só carro velho

    • edvarvilarneto

      Já pensei assim. Mas é preciso levar em conta que nem todos tem uma condição financeira capaz de se comprometer com um carro usado, que pode ter um custo de manutenção mais elevado. Outro ponto é o valor de revenda, que leva muitas pessoas a comprar um carro já pensando no repasse. Infelizmente esse mercado existe no Brasil, tanto é que você mesmo prefere comprar um carro usado.

    • Gabriel_Nint

      Claro, é melhor comprar um carro velho completo do que um zero basico.

      Cada uma…

      Troll é f…

    • guatura

      Não é todo mundo que pode e gosta de ficar arriscando na loteria de um carro usado. A escolha dele se errada por um lado, foi muito feliz por não optar por umas das 4 grandes, está com um carrãozinho na garagem.
      Parabens pela avaliacao, muito bem feita.
      Da vontade de ir acompanhando voce cuidar do carro pra depois, quando voce quiser vender, ficar com ele.

    • dumaluf

      Quando seu usadão quebrar e não tiver garantia … aí que vc terá ódio. e pior começa quebrando aqui e depois alí e num para mais …hehehe

  • João Paulo Vizioli

    Texto detalhado e fotos bem tiradas. Parabéns!

    • philippesx

      Texto detalhado e fotos bem tiradas. Parabéns!²

      Um dos melhores textos que já vi no ''carro da semana''. vamos discutir sobre a materia é melhor ignorar esses comentarios ridiculos…eu uso um carro 1.0 pra trabalhar e troco de ano em ano já faz um ano e meio que tenho um gol G5 e vou trocalo por um popular 1.0 só não troco pelo clio porque um amigo meu teve dificldade em vender por um bom preço o que não acontece com o Gol, Palio populares que já tive…

    • Duílio_Ferrari

      concordo plenamente.

      não fosse o logotipo gigantesco do NA na foto, uma dessas imagens ia se tornar papel d parede.

  • LucasHaughton_

    De todos os populares nessa faixa de preço os melhores são o Clio e o QQ, não tenho a minima coragem de comprar Celta e Mille

    • animalbhz

      Eu tbm, prefiro um QQ do que um celta ou mille peladão…

    • Marcelo_Machado

      Gosto é bem pessoal, mas o Picachu é a pior escolha do segmento.

      • animalbhz

        Picachu ehehehehe bom apelido…A cara dele mesmo…

      • LucasHaughton_

        Nem acho ele a pior escolha, minha prima compro um eu andei e curti muito mais do que os Celtas e Milles que andei

        • Mora17

          é… o QQ é completinho e isso ajuda muito perante a concorrência… por outro lado não vejo o celta como um carro ruim, tem defeitos de projeto como todos nessa faixa de preço, mas tem suas virtudes também…

          mas acredito que hj realmente o Clio seja a melhor opção..

  • ejsjunior

    Mais alguém conhece ou tem um Renault que apresentou vazamento na caixa de marchas aos 10.000 km? Meu Symbol apresentou o mesmo problema que demandou reparo por duas vezes. A concessionária reparou e 500 km depois o óleo da caixa jorrou no meio de uma viagem. Outra concessionária reparou e até hoje (20000 km) sem problemas. Parece crônico com esse câmbio importado da Argentina…

  • EduardoPGR

    Po, um dos Cliozinhos mais show de bola que ja vi. Parabéns ao dono!

    • Mora17

      ahh se todos tivessem esse bom gosto para dar seu toque pessoal ao carro… detalhes pequenos vão deixando o carro mais bonito sem papagaiadas ( será que os papagaios vão aparecer tbm e reclamar de usar essa gíria? rs.. )

  • MontadoraBrasil

    Parabens pelo carro e pelas fotos!
    Eu achei que é um bom carro!

  • animalbhz

    Aposto que foi a Valence!!! Só peguei o Sandero pois andei em um Clio antes…(Ai que conheci renault)… Só falto um filme e a fita preta na porta…Ainda bem que você não pegou o KA, bate todo , tenho um 2009 1.6, o painel balança todo, parece que não foi feito para nossas ruas…

    • ejsjunior

      A Valence Catalão reparou vazamento no meu câmbio que vazou 500km depois. O carro foi reparado definitivamente em Ipatinga, pois eu estava em viagem. Corram da Valence.

      • animalbhz

        A Valence sempre pisa na bola, aqui em BH é Minas France!!!! Mas vou tentar fazer a revisão dos 10k na valence pois moro ao lado…

  • lucasfs87

    Tenho um Clio Sedan 1.0 2005 privilege. Gosto muito do meu carro, com o dinheiro que tinha e que tenho pra manter acho que foi a melhor escolha que pude fazer. Em um ano rodei quase 40000km com o carro. Realmente o conforto que o Clio oferece é sem igual, todos os recursos são muito bem vindos, o meu é completaço, comp. de bordo, Air bag duplo, farois de neblina… Estou muito feliz com ele. Quero troca-lo ao final do ano mais pelo fato do carro já ter 6 anos, mas pretendo pegar um novo ou um hatch 1.6, já que o porta malas do sedã não tem muito uso por mim, quando morava com meus pais era uma mao na roda, os 510 litros atendiam com sobra a compra de mes de uma familia de 6 pessoas! hehe.
    Enfim, parabens ao jovem que fez a matéria, que por sinal é muito bem feita, curta seu Clio!

  • Neidaril

    Eu curti o visual com as molas esportivas. Trocaria as rodas, na minha opinião as do Megane grafitadas ficariam perfeitas!!
    Mas esta legal!! Parabéns!

  • lucasfs87

    eu tenho um e recomendo! gosto muito do meu carro

  • Corvo

    Pra mim, o melhor custo-benefício da categoria, sobre tudo pelo conforto que tem e pela garantia de 3 anos total. Ademais o pos-venda da Renault é muito bom…o que me chamou atenção foi o problema do cambio…pra mim é uma coisa grave…

    • animalbhz

      Renault é sempre o melhor custo x beneficio …

      • lucasfs87

        to começando a achar a mesma coisa… logan, sandero, clio, megane GT…. pensando racionalmente são os melhores das categorias.

        • animalbhz

          É só analisar e ver… Infelizmente Brasileiro é muito preconceituoso ainda, mas quem compara vai de renault mesmo.

          • lucasfs87

            Vou me casar no final do ano, com certeza depois uma das primeiras coisas a fazer vai ser trocar de carro, e um Sandero até agora é a melhor opção pra mim, usado. Já sonhei ate com corolla 2007 e Megane GT, mas racionalmente é o Sandero.

            • animalbhz

              Esse Megane GT acho fino demais viu … Pena que é 1.6 :(

    • ejsjunior

      É grave e meu Symbol vazou também, aos 10000.

  • Wagner_u

    Só se enganou em uma coisa, o clio com airbag é 4 estrelas no euroncap e nao 3 http://www.euroncap.com/tests/renault_clio_2000/6

    eu tenho um clio 1.6 2008, da epoca que o clio ainda era um segmento superior, o carro é muito bom mesmo.

    • MatheusFR94

      minha tia tem um sedan 1.0 16v 2007, muito bom o carro! já o dirigi muito, o motor é realmente bom.
      e defeitos, só os de desgaste natural mesmo… faz 1 mes tivemos q faze-lo pegar no tranco umas 3 vezes (por causa da bateria) (e isso nao é nada saudavel…)

  • Guerra

    Muito bom o texto. Só uma dúvida:

    O dono do carro, que fez esse relato é o próprio Moriah, ou ele só postou o texto? Não ví o nome da pessoa no final, por isso pergunto.

    Do resto texto e fotos muito bons, parabéns!!!

    • Acho que ele só postou, porque no texto, a pessoa se diz ser leitor do NA…

      • Guerra

        Hmmm vdd bem observado!!!!

  • lucasfs87

    Já dirigi Sandero, Muito espaçoso, bonito (eu acho), porta malas acima da média, só fiquei "assim" com a estabilidade, mas devia ser pelos pneus 175/65 da versão de entrada. Já o Logan eu acho a proposta muito boa, mas aqui no RJ ele tá muito na mão de taxista e gente que não cuida, ai fica dificil achar um usado bom.
    Mas a dica é super válida.

    • animalbhz

      Meu sandero eu calcei ele com umas 16" 205 e faz curva que é uma beleza! Não tenho do que reclamar! xD

  • Filipe_GTS

    Não engulo essa história que o motor 1.0, mesmo sendo 16v, responde bem e dá um certo prazer na rodovia. 1.0 só faz passar raiva na estrada, isso é fato. Mas um carrinho pra cidade, confortável, bem equipado e econômico, concordo que está entre as melhores opçoes dos populares! Ja dirigi um desses 1.0 16v, mas era dos mais antigos, completo com airbag, comandos do som no volante, bom acabamento, gostei mto do carrinho!
    Obs.: Parabéns pelo texto e pela avaliação, muito bons mesmo!

    • O_Corsario

      Pô, o que mais vejo correndo na estrada é 1,0… Claro que quando chega na subida ou tem que fazer retomada eles sofrem, mas quando o cara sabe usar o câmbio ou planeja ultrapassagem / subida não é assim uma coisa absurda não.
      Eu mesmo tive um gol 1,0 por uns 5 anos, viajava de boa a 120km/h, por exemplo…

      • Filipe_GTS

        Ah, eu vejo também muito 1.0 dando pau, geralmente carro de empresa com 1 pessoa dentro. Eu tive um Celta VHC (70cv), coloquei um filtro de ar esportivo, coletor dimensionado no escape, e foi mexido na injeção eletronica e sensibilidade do acelerador. O bixinho andava bem, na cidade não faltava motor em nenhuma ocasião. Já na estrada é sofrido, o carro se mantém com o giro muito alto a 120, 130km/h, passa um caminhão ele balança, faz curvas perdendo a trajetória, pelo fato do câmbio ser muito curto vc não consegue por uma 3a pra ultrapassar, e uma 4a nao reduz o suficiente às vezes. Em subidas se precisar frear demora MUITOO pra retomar a velocidade, enfim, o negócio é sofrido se vc ta acostumado com um motor mais potente, e eu tinha um carro 1.6 antes. Sem falar que o consumo de combustível na estrada, do jeito que eu andava com ele, era péssimo. Um tanque de álcool pra 370km, aprox. Tenho trauma :x haha

      • MatheusFR94

        ainda mais o Clio, na estrada, se subir o giro dele acima dos 4000rpm… faz ultrapassagens com certa segurança. motor 16v, mais torque em altas rotações, né…
        mas aí a economia de combustivel vai embora, desenvolvendo o giro desse jeito!

    • Nando

      tive Mille Fire original e andava que é uma beleza! (sim, já dirigi motores de vários tamanhos)

  • Sergin162

    Minha mae teve um Privilege 1.6 16v sedan e o carro era muito bom, eu não cheguei a dirigir muito ele, não tinha carteira ainda e tava bem longe disso (devia ter uns 12 hehe), mas todo mundo elogiava muito o carro !

  • animalbhz

    Fato, esse usuário sempre faz isso… Gosto é gosto, e o jeito de comentar não precisa ser dessa forma, pode expor a opinião dele sem ofender o resto….

    • HCO

      Affffff quanto drama
      Só disse minha opinião,onde que eu ofendi alguem?
      Por acaso as pessoas tem que concordar com tudo,não podem ter opiniões contrárias?
      Até onde eu saiba eu não moro no Irã ou Coreia Do Norte

      • animalbhz

        Não mora mais parece, sinceramente você é sempre ofensivo em seus comentários, pode ver que não sou apenas eu que penso dessa forma, ou estamos todos errados, ou você está errado…

        • HCO

          Td bem é só dizer que discorda da minha opinião,não precisa ficar acusando que eu estou ofendendo as pessoas.

      • Marcelo_Machado

        Ter opnião contrária a alguem não é errado. Só não entendo porque ter ódio de quem pensa diferente de vc.
        Acho que seu lugar é na Coreia do Norte ou Irã. Lá eles cultivam o ódio por quem pensa diferente deles.

        • animalbhz

          Pois é HCO, é a forma que você se expressa:
          "Tenho ódio de quem compra carro popular 0Km invés de usado completo"… Se isso não for ofensivo, não sei mais o que é expressar opinião!!!…Somos uma comunidade aqui, você tem totalmente o direito de ter ódio, mas toda e qualquer avaliação você fala a mesma coisa, eu espero que você tenha uma ferrari na garagem…

          • HCO

            Não,não tenho uma Ferrari ainda,prefiro Lambroghini kkkkk
            Cara se vc levar em conta td que as pessoas falam vc vai acabar matando alguem
            Se vc se irrita pelo que eu escrevi nos cometários imagina se um dia vc for confrontado pessoalmente?
            Relaaaaaxa meu irmão kkkkkkkkkkkkk

            • animalbhz

              Que isso cara, sou tranquilão !!! xD Nem me irritei não, mas como disse, seus comentários são p/ trollar os outros!! Isso deixa comunidade menos interessante…

            • Fabio D.

              Aceita Jesus, irmão… ódio é algo do Inimigo. HAUUHAuhaUHaUHuha

              Po, sério, opinião todo mundo tem, sinal de que pelo menos pensar vc pensa. O grande lance é como vc expõe seu lado na história! Sei lá, vc prefere um usado completo ao 0km popular. Mas eu e muita gente não pode se arriscar em ter problemas com carro quebrando por aí e perdendo tempo com mecânico, nem batendo perna atrás de uma "mosca branca", aqueles carros de velhinha que tem 5 anos de uso e 3.000 km rodados…

              É bem por aí. Valeu dono de Lambo! Hehehe

              • kok_warlock

                Ihh rapaz, se já ta essa discussão toda por causa de carro, não bota religião no meio, que ai vai dar briga feia.

                Mas sério, sempre tem alguém pra comparar preço de carro 0km com preço de carro usado, e o pior que é a mesma meia duzia que fazem esse tipo de comentário em tudo quanto é post, eu me se essas pessoas, sequer já tiveram um carro, compraram com o próprio dinheiro, se sabem que quando você compra um carro usado, que além das prestações, tem que se preocupar com manutenção, e mais uma série de possíveis problemas, carro é o tipo de coisa que nem filho, te da um potêncial imenso pra dor de cabeça e custo, e com carro novo, você diminui isso e muito.

                O pior é dizer que tem ódio de quem compra carro 0km, se ninguém comprasse carro 0km, não existiria carro usado, é cada pérola, pior que quando reclamam, neguinho fala que não ta na china, Irã ou na coréia do norte, como se respeito fosse algo desnecessário, não sabe argumentar, então falar a primeira coisa que vem na cabeça, pra não dizer outra coisa.

  • MeekeeB

    Tá muito bonito o seu Clio, parabéns! Ótima avaliação, imparcial e com boas fotos.

  • daviddiniz

    Mais um carro que participa do Renault Clube hehe.

  • Rox_

    Meu primeiro comentário por aqui. Parabéns ao NA pelos bons posts. Tornou-se o site automotivo que eu mais leio.
    Gosto principalmente dos posts que tratam do belo Ágile :p.
    Sobre o post, acho que o Clio deve ser o melhor carro em termos de custo x benefício na faixa de preço, porém o que não desce nele pra mim é o design. Posso até ser considerado um consumidor alienado(e devo ser mesmo), mas design pra mim é um dos fatores mais importantes.

  • Tenho um Clio também, o carro é ótimo e o considero superior aos carros de entrada nacionais. É triste ver que o carro ficou pelado e perdeu itens de segurança, mas vale a resalva que foi o consumidor que pediu por isso, afinal de conta a Renault sempre ofereceu os itens de segurança e pouquíssimos compravam. Tem um tópico no Renault Clube que mostra como colocar uma lâmpada no porta-luvas, é fácil. Na estrada ele é realmente ótimo e oferece um desempenho satisfatório para um 1.0, nas estradas ando sempre entre 90 a 100km/h, antes das subidas subo para 110km/h e é rara as vezes que eu perdi velocidade em subida.
    O Clio não vende mais porque sempre existe aquela meia dúzia de Trolls que ficam atacando pedra no carro sem o conhecer, infelizmente o Clio (como grande parte dos carros da Reanult) sofrem um serio preconceito de apzeiros ignorantes de cabeça dura que defendem X marca até a morte. O Clio também não vende mais pelo próprio relaxo da Renault.
    Parabéns pela compra e pelo texto, ainda não conheci nenhum dono de Clio insatisfeito.

    • MatheusFR94

      o Clio 2007 da minha tia tem os equipamentos de segurança. sempre que estou nele me sinto mais seguro por estar num carro com os tais itens… ao contrario do Celta, dentro desse me sinto um atum enlatado!!!
      e sobre os que atacam sem conhecer, isso realmente dá raiva… que nem os que falam que turbo não presta, sem nem argumentos comprobatórios terem. já falaram que o Gol Turbo não vendia porque todos sabiam que turbo não presta, e por isso ninguem queria… que eu saiba, tinha muitos fãs dele (órfãos dos GTI), e a VW parou de produzir por causa do custo…

  • Eder_

    Corrigindo: O Palio Economy disponibiliza airbag duplo e ABS como opcionais, diferentemente do que o dono do carro postou.

    • animalbhz

      Aposto que custa 50k né! xD

    • lucasfs87

      Se voce comprar o kit celebration 258, que contém rodas, estepe, retrovisores internos e externo (!!!!!), chave de ignição, e a super fileta cromada na grade dianteira!! Uhuuuuuuuuuuu vou vender meu rim pra comprar um agora!

      • Eder_

        Não estou defendendo o Palio, só estou corrigindo o post que tinha uma informação errada. O Palio pode ser uma merda, mas que pode ser equipado com airbag e ABS pode, mesmo que deve ser raro ser vendido algum assim.

        • animalbhz

          Eu sei… Eu entendi o que você quis dizer… Ai só comentei que deve ser caro…Me desculpe se pareceu deboche…

        • lucasfs87

          ô irmão, desculpa qq coisa ai, não quis ofender, só fiz uma brincadeira pq a fiat e a vw sempre cobram "pacotes" pelos opcionais.. ai acaba saindo mesmo a 50k um popular completo

          • Marcelo_Machado

            Só uma correção. A Fiat é a única que não vende opcionais em pacotes, é tudo separado. Além dos opcionais separados ela disponibiliza alguns pacotes de opcionais que qdo comprado juntos sai mais em conta do que separados. Mas vc sempre tem a opção de levar os opcionais individualmente.

            • MatheusFR94

              pois é… e na VW, pra levar airbag e ABS tem que pagar um monte de outras coisas… pelo menos na linha Gol…
              e só pra constar: nos Fox, Polo e Golf, os itens de segurança ainda são de série ou isso já acabou?

  • Wikle

    Parabéns ao relato.

    O Clio é um ótimo carro, mas seria melhor ainda se mantivesse a opção com motor 1.6 16v, um motor que faz diferença em qualquer carro, como podem atestar os felizes donos de Sandero com esse motor (eu já fui um deles).

  • andre_0102

    Muito boa avaliação, é realmente uma pena que a Renault tenha retirado iténs de segurança de série dos seus carros de entrada, pena tb que esta motor passou a ser flex o que prejudicou o consumo. (Flex no RS, não obrigado).

  • Del

    "…Existe também o prazer de ter algo novo, algo que não pertenceu a ninguém alem de você…"

    Concordo plenamente! Carro e mulher pra mim, só 0km.

    • animalbhz

      Del, levou um Joia, você compra um usado e não tem nem ideia do que o cara fez dentro e fora do carro… Tem cara que acha que carro é motel, é jipe… Ai já viu né, na hora de vender da um makeup nele e vai alguém e compra todo feliz!!! xD

    • Marcelo_Machado

      Carro vc sempre pode comprar OKm, agora mulher fica cada vez mais dificil vc achar OKm……….

      • Del

        No caso das mulheres, só exemplares com ano de fabricação cada vez mais recente, aí há o risco de ficar à margem de alguma lei e já era…rs

    • davixt

      Mulher 0Km é mais dificil, é igual perna de cobra!!:p

      • Duílio_Ferrari

        ahh mas pelo menos mulher que não passou por 20 casamentos e uma população de filhos e não trabalha com SAIC, ainda tá bem fácil de encontrar…

  • Del

    Parabéns:

    1. Pelo carro;
    2. Pela avaliação;
    3. Pelo bom gosto nas modificações;
    4. Pelo bom gosto na leitura (AK do AUTOentusiastas);

    Só ouso discordar dos seus comentários sobre a suspensão do Ka. Minha namorada tem um Ka 1.6 2008 dessa nova geração cuja suspensão é duríssima. Não há um pingo de ajuste ali relacionado ao conforto, inclusive não há anti-roll bar nem na dianteira, o que resulta em molas e amortecedores mais duros. :)

    Já tive a deliciosa oportunidade de dirigir um Clio numa estrada com muitas curvas (pena que não tinha as modificações do seu) e confirmo que é fabuloso o acerto de suspensão e comportamento dinâmico dele mas, apesar disso, ele fica um pouco atrás do Ka, muito pouco, quase nada, algo como nota 9,45 pro Clio e 9,50 pro Ka.

    Recomendo dar uma passada numa css Ford e pegar um Ka 1.6 para test drive, sem compromisso. Te garanto que por R$ 32.000 não tem nada igual no mercado em matéria de custo x diversão.

    Abraço!

    • animalbhz

      Del, sinceramente a minha experiencia é muito ruim, KA Preto 2009 (ainda temos ele, é da minha mãe) 1.6… Anda que é uma beleza (se bater também na estrada é um abraço), mas vejo 2 grandes defeitos, acabamento horroroso, carro bate muito (as pistas também não ajudam). Por 32k Eu iria de Sanderoou Clio até mesmo um semi-novo 1.6 completinho…A coisa foi tão ruim, que pegamos ele 0km e ele veio batido já, talvez por isso eu não tenha as melhores impressões da Ford.

      • Del

        É, você tocou no calcanhar-de-aquiles do Ka cara…a barulheira dentro dele é terrível. Há ruídos de todos os tipos: de rolagem, do vento, da tampa do porta-malas batendo, etc. Infelizmente o isolamento acústico é péssimo. Há também o inconveniente da carroceria aparente (era charmoso no primeiro Ka, assim como é charmoso no Beetle, mas no novo Ka é pobreza).

        O Ka 1.6 só vale mesmo para diversão e nada mais…rs

        Aliás, vi que você mencionou que o seu veio batido mesmo sendo 0km. Como pode isso? Não rolou nem um processo?

        Eu tenho sérias ressalvas quanto às css da Ford. Deixei o meu carro na revisão de 10.000km e vi que o vidro traseiro tinha sido trocado (só fiquei sabendo por causa de um adesivo que eu tinha). O que aconteceu foi que um mecânico manobrando acertou com o meu carro um outro carro que estava no elevador…lamentável.

        • animalbhz

          BHFor … Então eles fizeram um acordo, ao invez dos 32k pagamos 28k, como a justiça do Brasil é daquele jeito, preferimos não mexer com justiça, fiquei sabendo de um caso quase igual, só que era um fiesta, BHfor também, depois de 2 anos o dono recebeu 15k…. Mas como você disse, p/ diversão é o demônio mesmo, fiquei com esse carro 1 mês até meu Sandero chegar , viajei 2 vezes com ele, o bicho é descontrolado mesmo, Ar ligado não faz nenhuma diferença…Ahh detalhe, só descobrimos (por sorte ou azar) porque quando tirou da concessionaria bateram no carro (o carro tinha 16km rodados no velocímetro)

      • Marcelo_Machado

        Já tive o desprazer de andar num novo Ka 2008 1.0. Qdo casei minha namorada(hj esposa) tinha um desses e dia do rodizio dela eu ficava com o carro dela e ela com o meu. É muito ruim, não só o motor 1.0, mas o carro inteiro. Fui convencido a trocar o carro dela com urgencia. Até ela qdo dirigia o Mille 2007 da mãe dela falava que gostava mais do Mille do que do Ka.

    • _Hofmann_

      cara, agora eu é que vou discordar de você. rsrs.

      minha ex-namorada tinha um clio 1.0 2p 2005 e trocou num ka 1.0 em 2008. o clio era visivelmente superior, inclusive, perto dele, não se pode nem dizer que o ka tivesse acabamento (nunca vi tanta lata aparente)… mas quanto à suspensão, a do clio era muito superior, mais firme, mais estável, bem menos barulhenta. aquele ka 1.0 tinha direção imprecisa, suspensão extremamente mole (não do nível de um palio, mas em relação ao clio), a ponto de, nas curvas, o carro inclinar mais que uma picape cabine dupla, balançava demais, fora a questão da escola de samba que o carro proporcionava a cada pedaço de asfalto irregular. o clio, mesmo com a suspensão mais dura, era muito mais confortável. pelo que você está dizendo do ka, nem parece que são o mesmo carro. ainda bem que me livrei dos dois problemas: o ka e essa ex… hehehe

  • FSaccon

    No ponto em que ele fala que o carro é bem vedado acusticamente, eu discordo. Tenho um 1.6 16v e ouço o som vindo das ondas do tanque de combustível. Já até pensei em comprar um isolante acústico para colocar entre o tanque e a lata, pois me incomoda. Sei que o Ka tem este problema também. Fora isto, concordo com os pontos positivos e negativos informados pelo leitor.

    • animalbhz

      Então, não é só no clio que você vai escutar as "ondas" do tanque não, já tive vários carros que eu escutava o barulho do tanque, realmente uma grande falha da renault é a falta de isolamento acústico, no sandero falta no capô, mas nada do que falam de que o barulho vai te deixar surdo (não sei os primeiros modelos)…

  • jersaosp

    Clio nada mais é reflexo dos populares nacionais, ou seja, outra carroça com preço superfaturado! Concordo também que são raras exceções que valem a pena comprar um carro 0 hoje no brasil!! Infelizmente o clio quando foi lançado era um carro muito bom, completo e com acabamento melhor doq o atual. Só que brasileiro não compra carro pelo que é sim pela marca… Basta ver como era o corsa e como é agora, outra involução!! Mas se não tem jeito e quer comprar um carro popular 0 de todos realmente essa é a opção menos pior!!

    • animalbhz

      Tem nego que compra carro que foi usado de motel por anos ae… Ta doido… Concordo com você em partes, 0KM somente abaixo dos 50k , acima disso o prejuízo é muito grande. Carroça por carroça, o clio é o melhor custo x beneficio das mini carroças… Infelizmente agente não mora na Europa ou EUA, moramos no país em que pagamos 45% de imposto e nada funciona… Então não adianta ficar chamando os carros daqui de carroça, pois NUNCA MUDOU NEM NUNCA MUDARÁ… Melhor uma carroça do que um busão…

  • aleneo2

    na empresa que trabalho um funcionário comprou um sandero falou tao bem que agora já tem 5 na empresa e todos adoram o carro.

    • animalbhz

      Eu só totalmente a favor do Sandero! xD

  • shdn2010

    Podem me criticar a vontade, mas renault, peugeot, e citroen, são carros que para mim, não valem a pena e não prestam. Passo bem longe dessas marcas, prefiro ser criticado e ir de vw. Tenho amigos com 307, megane, clio, muita dor d cabeça. Fiquei traumatizado por eles..

    • animalbhz

      Mas também tenho amigos que já tiveram problemas com VW, Fiat, GM e ford, eu mesmo já tive vários problemas, infelizmente é loteria, qualquer carro pode dar problemas…

      • MatheusFR94

        o fato de atribuir mais problemas a tal marca com certeza deve-se ao tempo de mercado da mesma… e à consolidação dela com algum produto. vide a própria VW: criou com o Fusca tal confiabilidade para o povo daqui, que até hoje muitos tem para si mesmos que a VW é uma marca de carros que "aguentam o tranco". pode ser, pode não, evitarei entrar nesse mérito…
        alguns exemplos: meu pai, faz tempo, teve um Gol bola. manutenção era coisa que o carro via raramente, e ainda durou uns 5 anos na mão do meu pai!!! no fim, o problema era: qualquer chuva e o carro parava geral…
        minha tia tem um Clio sedan 2007, até hoje nunca deu nada inesperado, nem nos deixou na mão, pois sempre a manutenção está em dia…

  • psalaberri

    Olá, bom relato!
    Pode me informar qual foi a seguradora? Abraços

  • Eduardo Costa

    Ficou muito bonito com essas rodas pretas no carro prata. Parabéns.

  • O_Corsario

    Muito legal o carro e as fotos, deu até vontade de ter um! rs Ficou muito bonito.
    Se fosse comprar um carro desse segmento, essa seria minha escolha.

  • _Pedroking

    cara ja diriji os dois e posso afirmar com toda certesa q o clio é beeeeem melhor q um sandero pq o sandero e mais manco q o clio (se ambos com o mesmo motor) e pior de curva e de posicao para dirijir
    o clio só tem um defeito: a alavanca do cambio e mto grande para um carro do tamanho dele o que fica meio esquisito ao guia-lo mas com o tempo acustuma
    ah…………………. do logan nem vou falar nada pq o carro FEIO poderia ser o melhor do mundo que eu nao compraria nem a pau!!!

    • animalbhz

      Cara, também já dirigi os 2 , esse sandero que você dirigiu é bem diferente do meu viu… xD

      • lucasfs87

        o pneu faz uma enorme diferença nisso. meu clio tem rodas originais, mas pneus 185/60, contra o 175/65 que vem de fabrica. meu carro é muito mais estável nas curvas do que antes. e olha que o meu é sedan hein, mais pesado, maior arrasto, mas ainda sim é bom p curtir umas curvas.

    • lucasfs87

      sandero 1.0 se arrasta mesmo, o 1.6 anda, mas o clio 1.6 voa!

  • Fla3D

    Sem duvida um ótimo texto, bem detalhado e bem escrito, algo raro em posts de usuários.

    Agora fiquei curioso pra saber o preço do carro e das rodas… pq eu ainda preferiria o corsa 1.4 (não consigo mais ter 1.0), mas tudo depende do preço.

  • bauboni

    Obrigado pela matéria =D
    Já estava decidido em comprar um Clio, só estou em dúvida ainda quando ao March. Mas é ctza, ou um ou outro.
    E aproveitando o tópico, alguém teria o link do manual do Clio? E não digo aquele manual do site da Renault (básico), mas o manual do proprietário q tem informações mais técnicas. Thanks anyway.

    • animalbhz

      Eu esperaria um March, apesar de ter um renault e ser muito feliz, o moto vai ser o mesmo dos renault… Se puder esperar, aguarde e compare…

      • bauboni

        é Kakaroto, vou esperar sim, mesmo pq ainda tô juntando a grana necessária uhahuauhauhauha

  • exmarujo

    Avaliação bem detalhada, muitas felicidades alegrias e pouca oficina com esse carro são os meus mais sinceros votos, a minha opinião sobre esse carro é a seguinte: Oferecido saí caro,

  • BrunoMulsane

    Minha irmã teve um idêntico a esse, mas sem ar e com 4 portas. Pois bem.. O carro é estável e seguro como o próprio dono disse, mas o cambio, espaço interno e acabamento não concordo. É fato que o painel tem plásticos duro de boa qualidade, mas as portas todas em plástico, os bancos em napa na parte inferior e traseiro do encosto dianteiro, são de dar vergonha! O espaço interno é o pior da categoria, principalmente atras, muito apertado mesmo. O teto é baixo e muito apertado. Discordo totalmente! Ele pode ser mais espaçoso que o gol g4, mas mais que corsa, fiesta, novo ka, nunca vai ser. Nem lateralmente. O para brisas é muito perto do corpo perante os concorrentes, muito estranho. E quem possui ford ou volks, vai estranhar e muito o cambio que meche quando se acelera. Muito desagradável. Minha irmã ja colidiu com o clio, justamente pela posição dos vidros elétricos. E na colisão o para-choque dianteiro e o farol danificaram-se. Na concessionária, o para choques levou apenas 45 dias para chegar!! O pós venda é péssimo, e não é qualquer mecânico que sabe mecher no carro. Pois há chaves especificas para retirar partes do motor, como as velas. Enfim, sou muito detalhista, e esse carro exceção estabilidade, não me convenceu. Minha irmã quando o colocou à venda, demorou 3 meses para repassa-lo. Isso com preço abaixo da tabela. Não desmerecendo o carro do amigo, mas conhecendo o carro a fundo como eu, nota-se um imenso corujismo.

  • xvtmx

    Galera acabei de comprar um Clio e estou muito satisfeito com ele. Nunca pensei ficar tão satisfeito assim em se tratando de carro 1.0 de entrada, mas é a realidade. Sou muito detalhista e exigente (meu pai diz que sou chato nesse aspecto) e esse carro eu aprovei sob meu ponto de vista. Muito bom mesmo. Só discordo do companheiro que escreveu o texto quando ele diz que acha o carro silencioso, pois o meu não é. Também não é barulhento, é um meio termo. Acho estranho poucos comentários a respeito desse carro, como falou o companheiro no texto, pq o carro supera de longe todos de entrada (estou afirmando isso sob meu ponto de vista e pq já tive todos os 1.0 de entrada). Estou deixando este pequeno depoimento para quem sabe estimular outros companheiros a conhecerem este carro pq vale a pena.

  • marcio233

    Parabéns pela avaliação e pelo carro, realmente um popular a se considerar. Muitas vantagens que devem ser divulgadas para uniformizar as impressões para aqueles que não possuem ou não dirigiram o carrinho.
    O fato dos 3 anos de garantia é um diferencial que tem que ser posto em questão, pois tem muito carro com 1 ano de garantia que com menos de 2 anos aparecem problemas crônicos e caros. Uma vez estando na garantia e atendendo aos termos da mesma, a resolução é por conta da fábrica.
    Em breve postarei uma avaliação, espero que fique como esta e outras detalhadas que aparecem aqui no NA.

  • Gabriel_Nint

    Concordo quase tudo.
    Comprei o meu em janeiro, zerinho, e até agora é só alegria. O melhor carro da categoria, melhor até que o Uno novo se comparar a qualidade do interior.

    Ótimo texto.

  • Gabriel_Nint

    Pena só o Fiesta custar mais que um Clio e ser considerado de uma categoria superior.

  • silasrana

    Cara,
    curti bastante seu relato. Tenho um Sandero 1.0, que usa o mesmo motor, e concordo com tudo o que disse com relação a ele. Só achei seu consumo um pouco elevado. Consigo médias de 16km/l na gasolina, sendo um percurso 70% de estrada e com ar desligado.
    Bom, na verdade, eu gostaria de saber se este rádio que aparece na foto, veio com ele, se é da própria Renault. Tem USB?
    Pergunto pois, no meu Sandero, o rádio que veio é de qualidade um pouco duvidosa e não tem USB. Entretante, tem o controle no volante. Se este for da Renault, tiver USB, há a possibilidade dele ser compatível com o comando de volante do Sandero, ai penso a respeito da troca…
    Obrigado pela atenção

    • animalbhz

      Belo Horizonte né…. Por isso sempre falo, aqui em BH, carro 1.0 é ilusão! xD

      • silasrana

        Saquei. Mas diz ae, esse Clio é seu? Sabe me dizer sobre o rádio dele? Se tem USB ou se é compatível com o comando de som no volante, do Sandero? Valeu

  • Fabio D.

    Faço minhas cada uma das palavras escritas pelo dono do Clio da reportagem! O carro realmente é ótimo, estou bastante feliz com o meu. Claro, não vou sair por aí achando que comprei um Mercedes S-Class (carrão), mas é o que meu dinheiro paga com honestidade e é o melhor carro da categoria.

    PS: As rodas do seu carro só me instigaram mais ainda a comprar uma pro meu… as calotas foram pro armário da garagem e a roda de ferro não é lá uma solução muito estética huauha

    • jonathan1985

      Concordo aliás, ia mandar uma opiniao dessas pro pessoal do NA, nem vou mais porque ficou MUITO parecido com o texto que tinha feito… com algumas diferenças por conta da diferença de versoes, o meu é o privilege…

    • silasrana

      Opa, vi nos comments que tem um Clio como o do anuncio. Gostaria de saber se este rádio que é mostrado na quarta foto da materia é original de fábrica. Saberia dizer qual modelo é? Obrigado>

  • marciors01

    O acabamento é o melhor do segmento, acabamento não é apenas interior com visual moderno, os plásticos não arranham e não batem, são muito bem encaixados, á suspensão tem o melhor acerto entre conforto e estabilidade,
    As portas do fiesta tem também muito plástico, e o pior, de má qualidade, risca fácil e se o som estiver muito alto ela toca junto com o falante, algo que não acontece no clio.
    O fiesta tem mais espaço na altura mas é um carro bem mais estreito internamente, os passageiro da frente viajam muito mais confortáveis no clio, até porque os bancos são muito melhores, para ser correto são os melhores bancos entre os populares, o banco é largo e o assento longo.
    O clio 4p completo vem com controles dos vidros nas portas, não sei o motivo de a renault não disponibilizar o mesmo controle para o modelos 2p.
    Somente para constar, todos os anos o clio vence na sua categoria na votação os eleitos da QR, os votos são dados pelos proprietários estes são os mais satisfeitos entre os populares,, logan e sandero também sempre vencem, então esta estória de que renault é problemático é balela, os carros são bons e resistentes.

    • ricardo78scs

      Acho o Clio uma opção viável, mas ele claramente tem muito mais plástico (e todos duros) que o Fiesta.
      O Fiesta é muito mais largo, será que está comparando ao Fiesta MK IV (chorão)???

  • alzano

    Putz, o velocimetro vai ate 250km/h????

  • O_Corsario

    A velha história peso x potência… O CLio é levinho, com o 1,6 16v vira quase um pocket rocket…
    A questão é que uma coisa é o conforto e segurança de estar num médio a 120km/h, e outra num CLio, por exemplo. Nem tudo na vida é correr! rs

  • Um belo carro, acertou nas rodas escuras, show de bola mesmo. Ah, outra coisa, como alzano comentou: 250km/h no velocímetro?? no mínimo interessante

  • DuDuShocK33

    é??? então o q dirá dos outros, e o clio nao eh um dacia ok, e mesmo esses nosso 'dacias', continuam muito melhores q os nossso tupiniquins aki, entao antes de falar qualquer coisa, pq nao pega um e fica um semana com ele??? nao vai mais querer largar, vai dexar de lado seu golzinho ou mille q é muito moderno né?

    • Gambixx

      cara, é um comentário respeitoso.
      Não use tanto q, pq, aki fica difícil de ler.

  • jonathan1985

    Em tempo, ótima avaliação, parabens por ela e pelo carro, bela escolha!
    tenho um clio privilege 2004/05 a um ano e meio e estou plenamente satisfeito.
    nao troco por outro popular… talvez pelo march, quando este chegar

  • gilmardoamaral

    Boa análise, concordo com quase tudo que escreveu.
    Tenho um Clio Sedan Privillege 1.6 16v, 2003/04, com airgbag duplo e ABS.
    Tá velhinho, mas não tem ruído/barulho interno nenhum. Os materiais/plásticos são de boa qualidade.
    O único problema que tenho é que a pintura do teto descascou toda (carro preto e fica dia todo no sol).
    Já andei em outros carros básicos quase novos (Gol/pálio/celta) e me apavorei com os barulhos internos de peças mal encaixadas. Tanto é que desisti de vender o meu velho clio e comprar um pálio/gol/celta novo. Só troco por um modelo superior (fluence/cerato…)
    Por outro lado, andei num Symbol, que seria o mesmo carro – só mudaram o nome e um pouco do visual, mas a qualidade dos plásticos internos caiu muito, são muiiito piores que do clio. Mancada da Renault.

  • guipoa

    Tenho um Clio comprado em junho de 2009, que atualmente está com 42 mil Km. Este carro superou todas as minhas expectativas. O primeiro ponto a destacar é a qualidade da montagem do acabamento: o carro não apresenta barulhos de peças soltas mesmo em pisos irregulares. Praticamente não mudou desde zero. Outro ponto é o consumo e o motor: ando na boa e consigo mais de 14 quilometros por litro de gasolina em Porto Alegre. Quanto ao motor, por ser 16 válvulas, realmente é um pouco mais fraco em baixas rotações do que o motor VHCE, da GM. Agora, basta subir o giro quando necessário que ele responde muito bem. Como o escritor do texto falou, é um prazer dirigí-lo nas estradas. Basta reduzir a marcha e pisar fundo que ele responde prontamente, além do belo acerto de supensão.

  • felpsarantes

    De qualquer forma, apesar de concepção antiga, o carro é ainda vendido na Europa, também com o Clio Campus.

    A diferença do europeu para o brasileiro é pequena.

    Claro, não comentando de valores aqui. Mas o carro está posicionado como veículo de entrada, tal qual na França…

  • MatheusFR94

    "virou um Fiesta 2 portas"
    realmente faz sentido, afinal o Ka nacional e o Fiesta de Camaçari compartilham a mesma plataforma…

    • Del

      Acho que não, uma vez ouvi falar que a plataforma do Ka é uma mistura da plataforma do Ka antigo e do Fiesta Street…

      • MatheusFR94

        bom, não sei, só lembro que a plataforma do Ka atual tem alguma coisa a ver com a de algum Fiesta, realmente não sei qual deles…

  • MatheusFR94

    putz… aí sai da frente!
    iria lembrar alguns esportivos nacionais que tivemos no passado. era colocar um motor de carro maior, ajustar o conjunto e aí, boa diversão!
    sei lá, esse viraria um Clio GT-Line? *trollface*
    brincadeiras à parte, mas ficaria bom sim, um Clio 2.0 de 143cv…

  • mikaelbrian

    até q essa carro ñ é tão feio quanto imaginava quando ele saiu, melhor q os 5primeiros + vendidos.
    o Eber tbm poderia falar de seu azera na próxima semana

  • GAbRieLGUIMA

    Aplausos! Otimo texto. Tambem acho o Ka (antigo) e Clio os melhores carrinhos pra se divertir nas curvas….

  • Skiegaard

    boa avaliação, bom carro e bom gosto.

  • Hoff_

    Apesar de defasado em varios anos é a opção mais decente do mercado…principalmente no de usados….o interior dele tem bom aspecto…compraria um usado completo….

  • LuccasVillela

    Comprei o meu em SETEMBRO de 2010 e estou encantado com o carro até hoje e chegando aos 20mil km já, viajei bastante com ele também. Nunca me decepcionou :)

  • lucasmori

    Cara, parabéns pela análise do carro, muito completa.
    Esse ano tive a oportunidade $$$ de trocar o meu golzinho 96 1.6 com ar e direção hid. Estava procurando um peugeot 206 ou algo parecido na faixa dos 23 mil dilmas, optei por procurar um usado pois estava difícil de achar um carro zero com esses "confortos" que eu tinha no meu Gol.Até tinha olhado alguns clios mas não me chamaram a atenção, estava quase certo com um 206 quando batí o olho num clio que havia chegado na revenda e resolví dar uma segunda chance ao Clio. Entrei num Clio Privil`ege 2006 1.6 16v com 16.000 km e curtí muito o carro.
    Acabei comprando o carro, e tirando uns galhos com umas bobinas e a batera que marchei alguns meses atrás devo dizer que estou muito satisfeito com o carro.O conforto dos bancos é impressionante, volante confortável (Airbag Duplo), acabamento bacana, o acesso a alguns botões do painel é que deixam um pouco a desejar e o câmbio meio "inquieto" também. Hehehehe Mas de longe o que se destaca é o motor, cara, assustadoramente forte a ponto de eu e a minha mulher termos batizado ele de "foguetinho". Não costumo correr, mas sempre que precisei em subidas de serra por exemplo, deixei pra trás carros bem mais "metidos". Hehehehe
    Abraço!

  • pauloferrer

    Pedro meu querido parabéns pela avaliação e pelo carro vc tem um bom e belo carro, essa rodas pretas ficaram d+ na minha opinião só ta faltando um isul-film, não ligue pra esses comentario perante a concorrencia popular por aqui esse carro é otimo, ele não é 3 estrelas não é 4 estrelas no EuroNcap só com bolsas frontais o q é raro, lateralmente mesmo sem as bolsas ele se mostrou seguro como poucos mesmo nos dias dias hj.

  • aprs

    Acho que até aqui foi o melhor texto de proprietário. Um pouco longo, mas o Pedro escreve bem. Pelos pontos levantados, percebe-se porque escolheu o Clio. E esses problemas que teve, se o carro estivesse pra encerrar a garantia ou passado dela, teria grandes transtornos.

  • Xico Pires

    Eu tenho um Clio 2006 Authentic, comprado há 1 ano e meio, já usado! Depois de muita dor de cabeça com um Celta, Mille e Palio, encontrei a paz com o Clio. O carro é maravilhoso, não me dá dor de cabeça, todo certinho, sem barulhos internos ou externos. O meu é completo, só não tem direção. Estou querendo no futuro pegar um outro Clio ou um Sandero.

  • marcelogalardo

    renaultclube na área!

  • rubaocwb

    A Renault peca muito em acabamento além de desrespeitar os clientes. Comprei um 0KM 2011 e veio com rodas e escapamento enferrujados, borrachas de vedação se soltando, os encaixes de plástico soltam-se facilmente. Além disso, quando deixo ele um certo tempo no sol a parte do paralama (plático/fibra) fica raspando na porta. Fiz várias reclamações na autorizada e na Renault que nada resolve… Renault nunca mais!

  • greicemari

    Comprei um zero em janeiro de 2010 foi uma alegria imensa bonitinho economico, nunca encomodou, apenas o escapamento estava começando a enferrujar e sugeriram a troca coisa que não fiz.. Fiquei com ele exatamente dois anos deixei ele com 30 mil km fazendo 17km/l na estrada coisa linda de ver e 13/14 na cidade com gasolina, só foi vendido porque comprei a versão mega pé de boi sem ar em uma promoção da CCSS comprei um 4 portas com pintura metalica o preço de 1 2 portas pintura solida..E em janeiro 2012 não aguentando mais o calor senegalês troquei por um C3 zero tbm que só dá alegrias, mas sinto saudade da economia que o cliozinho fazia..

  • Ailton Cesar

    Acabei de comprar um Clio 2011 , Vejo todos os comentários sobre ele uns positivos outros Negativos porém é sempre assim , Espero não que eu não tenha errado. Tinha um celta 1.0 Tambem antes . Pegunto fiz uma boa troca. Atenciosamente Aguardo Resposta.

  • Rubens

    Comprei um Renault Clio em setembro de 2011. Em Novembro de 2011 percebi que as rodas estavam enferrujadas. Fiz várias reclamações junto a autorizada, que nada fez. Fiz uma reclamação diretamente na fábrica que me retornou dizendo que a ferrugem nas rodas é normal… um total absurdo, tendo em vista que esta ferrugem traz riscos a segurança, pois já atingiu o parafuso. Tirei algumas fotos que podem ser acessadas nos links abaixo:
    http://www.flickr.com/photos/57024222@N04/6601784
    http://www.flickr.com/photos/57024222@N04/6601814

    Este foi o primeiro e o último carro da marca Renault que compro! Além do péssimo atendimento nas autorizadas o carro veio com problemas que se recusam a corrigir.

  • Magna

    Estou de paquera com o Clio. Será meu primeiro carro, mas diante de tantos comentários fico muito confusa, pois se tem algo que não suporto nem pensar é vir a me arrepender com a compra.
    P.S: Dúvida: melhor opção p primeiro carro, 0km ou seminovo completo???

  • Jonathan

    Magna, se é seu primeiro carro, compre 0 KM, pois suas dores de cabeça serão menores devida a sua falta de experiência e as garantias envolvidas. Carro usado é recomendado para quem já entende um pouco de carro, conhece mecânico de confiança para ajudar na escolha, sabe os gastos envolvidos se tiver que arrumar algo, etc.

  • alexandre

    Tenho um Clio 1.6 2004, 130.000 km, e curto demais o carro, custo manutenção semelhante aos carros populares. Um usado sai barato, o custo benefício é muito bom.

  • gilmar soares

    tenho um clio.10.16v.2007.peguei ele com 41587 km estou satisfeito com ele .muito economico .melhor que fusca.chevet. brasilia. moto.pra quem viaja no banco de tras se ferra.ideal para duas pessoas atras.defeito todos carro pode vir acontecer.ate carro zero km da defeito. tenho um tempra 2.0 16v completo.mes passado del defeito na bomba dagua..este carro tem 15 anos .esta com 143662km rodado original .ou e sorte ou a bomba de de boa qualidade.acreditem quem quizer.uma nova me custou 426.35reais.100 reais pra trocar,bom dia a todos;;;;;;;;;;

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