Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16V 2006

renault clio 1.0 16v 2005 2006

O carro usado da semana é o Renault Clio 1.0 16v 2005/2006 do Toninho, moderador do Fórum NA.

Ele dá um relato bem completo do seu carro. Você também pode ter seu carro aqui na seção Usado da Semana, se ainda não falamos do mesmo modelo que você tem, claro. Veja sobre o Clio:

O carro tem 36000 km, completo, airbag, ar, vidros, travas, alarme c/ interface. Bom, primeiras coisas que fiz no carro:

  • Substituição dos falantes que vieram nele, de péssima qualidade. Aparelho de som, idem. Instalado um Kenwood, de qualidade superior.
  • Instalação de insufilm que gerou um problema, ver adiante.
  • Instalação de faróis de neblina no para-choque (originais) (necessitou substituição da chave de seta/faróis).

Problemas ocorridos:

– Acabamento interno das portas, uma espécie de arremate que fica entre a porta e a coluna, é fixado por pressão, e foi retirado para a aplicação do insulfilm. ADIVINHA se ficou vibrando, em ambas as portas…(Seja no asfalto irregular, seja na pedra…)

– Tampas originais dos falantes na porta, vibravam. Substituí por “não originais”, porém que vieram com os falantes da Kenwood.

– Tweeters domo que ficam em cima do painel, fixados por fita dupla face, precisaram ser retirados do lugar uma vez. A fita dupla-face perdeu parte da cola. Advinha se eles vibram quando se anda nas ruas de pedra???

– Um barulho de plástico batendo dentro do painel, não chega a incomodar muito, mas ainda estou para ver o que é…

– Isolamento acústico, em geral abaixo da média, passa bastante o barulho de rodagem nas pedras irregulares, principalmente. regula com Palio Fire, por exemplo, mas não chega no silêncio do palio “G3”, muito menos no do polo… Renault poderia ter caprichado mais…(pode ser culpa dos pneus Firestone F 590 165/70 14, mto duros, trocarei em breve, alguma sugestão, desde que na medida 185/65 14?)

Problemas não relacionados a acústica

– Porta do motorista as vezes “abre” (calma, só destrava e a luz interna acende, porém, permanece fechada) quando passando durante longo tempo por piso irregular. isso é bem aleatório, tem dia que não acontece, tem dia que acontece N vezes. Já foi trocada a fechadura por outra original na concessionária, Não adiantou.

– Velocímetro parava de marcar a velocidade, aleatoriamente, depois voltava a funcionar – Limpeza no sensor de velocidade, custou caríssimos 10 reais e nunca mais incomodou.

– Dificuldade para pegar/engasgos. na primeira semana. Troquei de posto e nunca mais deu nada… provavelmente, gasolina com solvente, álcool demais, mijo de gato, etc.(Se aqui no Brasil até no leite neguinho põe isso, quem dirá na gasolina…)

Leia a opinião sobre o VW Fox 2005

Estabilidade:

Muito boa. Melhor do que eu esperada, dada a altura de rodagem do carro… parece que foi feito p andar no barro…

Desempenho:

Também acima do esperado (por mim)pra um motor 1.0 16v, e dadas as limitações de potência, sempre agrada. levando em conta que eu geralmente ando sozinho, ou com mais uma pessoa e sempre com BEM pouca bagagem quando viajo(Viagens maiores faço com o polo ou o Vectra) o motor não chega a comprometer.

Ergonomia:

Muito bom. Pedais e volante bem centralizados, banco confortável, bom apoio lombar. Não cansa fácil. Bom até pra viajar.

Consumo:

Excelente. Deve estar fazendo algo em torno de 12,5 pra mais km/l na cidade. Na estrada não cheguei a fazer média, mas creio que dê próximo aos 15 ou 16 km/l andando a média de 130/140.(As vezes menos, as vezes mais)

Suspensão:

Não posso dizer que é dura, mas também não é exatamente macia. No asfalto e na terra, pega bem os buracos e ondulações, porém, na pedra irregular poderia filtrar melhor as vibrações…(ainda acho que é culpa dos pneus Firestone F 590 que são mto duros, mas… veremos.) Nas curvas, segura bem a carroceria, a não ser que você abuse…

Câmbio:

Meio impreciso. Fácil engatar a 4ª quando quer engatar a 2ª… é estranho ele se mexer quando se acelera… mas isso não é nada comparado a imprecisão. Já fiquei algumas vezes “caçando” as marchas. Porém, ao menos é bem leve de se manusear.

Isolamento acústico:

Poderia ser BEM melhor, principalmente ao andar sobre pedra irregular, acima de 40 km/h nas pedras ele deixa “vazar” um rumor grave pra dentro do carro… No asfalto e terra é bem razoável. Mas esperava mais. Confesso que nessa área o carro deixou a desejar.

Acabamento:

Bom. Até aceitável, dentro do nível da categoria, superior a alguns, inferior a alguns. Tem plástico DEMAIS. porém, o do painel aparenta ter uma qualidade razoável, o das portas, algo inferior… e o tecido das portas e bancos á a impressão que daqui a uns 6 meses vai estar em petição de miséria (me passa uma certa fragilidade geral).

O encaixe das peças me parece bom, tirando os arremates das portas, entre as portas e colunas, que já citei que poderiam ter sido melhor fixados, uma vez que após a retirada, passaram a vibrar.

Atendimento da Renault:

NOTA ZERO. Não sabiam sequer da existência de um simples blackout pra as portas, tive que conseguir o código com um amigo (que diz ter conseguido no Clio Clube) pra eles poderem encomendar a peça. E a surpresa: Encomendar? eles tinham em estoque. E NÃO SABIAM.

Demoraram quase uma semana pra encomendar a fechadura da porta. Levaram uma tarde inteira pra instalar. O atendimento geral é ruim, os vendedores/ atendentes tem informações desencontradas e sequer conhecem a cobertura da rede.

(Citando um momento onde vi isso, foi quando eu disse , na concessionária de Pelotas- RS “mas isso eu faço lá na concessionária de Bagé, depois.” o atendente insistiu que aqui não tinha concessionária, mesmo após eu dizer que tinha, com absoluta certeza(e tem.)

Tudo pra eles é complicado, difícil, leva tempo. Não parecem ter boa vontade de atender o cliente, ou de satisfazer o que ele quer ter no seu carro.

Um bom exemplo foi eles dizendo que levariam DOIS DIAS pra instalação dos faróis de neblina, coisa que não levou nem uma hora fora da concessionária, uma vez as peças necessárias compradas lá. Realmente, o pós venda é PÉSSIMO.

Impressões gerais:

Bom, no geral, estou satisfeito com o carro. tem razoável conforto, boa economia, é um carro completo, um câmbio meio estranho, mas depois que você se acostuma com ele, fica bom. Pra mim teria de ter um isolamento acústico melhor, a suspensão um pouco mais suave, e era isso.

Muito bom em matéria de espaço interno, bom porta-malas, e (aí vem do gosto pessoal) na minha opinião é um carro bonito (O 2P, o 4P eu acho total tiozão.)

Ou seja, no geral estou bastante satisfeito com o carro nessas 3 semanas de uso, mais pra frente eu sigo o “diário de bordo” com o que for acontecendo…

Ah é, só para constar:

  • Seguro (no interior do RS) R$ 865
  • IPVA (RS) R$ 595

Óleo, gasolina, filtros , velas(não que precisasse, mas eu troquei) e uma bucha da barra estabilizadora dianteira (o Clio tem barras estabilizadoras em ambos os eixos) que custou (instalada) caríssimos 28 reais. E nem precisava trocar ainda, eu troquei pq tinha uma rachadura MÍNIMA na borracha e talvez (TALVEZ)fosse começar a fazer ruído daí uns 5000km…

Fora isso gastei com som e algumas coisas que eu fiz p personalizar o carro… SÓ! Se pegar um bem cuidado, NÃO QUEBRA, é fato. Já rodei quase 14000 km desde que peguei o carro em janeiro…só para pra abastecer e trocar óleo…

Na minha opinião, se tu tá pensando em comprar Clio (usado) VAI EM FRENTE… só não compra zero pq o campus é mal acabado pra burro, e ainda por cima pelado… e nem o Authentique se for comprar usado, que é mto pelado… muito menos o 1.0 8v que é manco pra burro (anda pouca coisa mais que os motores Fire Flex da fiat)… Clio se não for completo e 16v perde metade da graça

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.