Usado da semana

Carro usado da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16v 2005 / 2006

renault-clio-1.0-16v-2005-2006 Carro usado da semana, opinião de dono: Renault Clio 1.0 16v 2005 / 2006

O carro usado da semana é o Renault Clio 1.0 16v 2005/2006 do Toninho, moderador do Fórum NA. Ele dá um relato bem completo do seu carro. Você também pode ter seu carro aqui na seção Usado da Semana, se ainda não falamos do mesmo modelo que você tem, claro. Veja sobre o Clio:



O carro tem 36000 km, completo, airbag, ar, vidros, travas, alarme c/ interface. Bom, primeiras coisas que fiz no carro:

Substiituição dos falantes que vieram nele, de péssima qualidade. Aparelho de som, idem. Instalado um kenwood, de qualidade superior.
Instalação de insufilm que gerou um problema, ver adiante
Instalação de faróis de neblina no parachoque (originais) (necessitou substituição da chave de seta/faróis)

Bom, agora vamos aos problemas:

Alguns ruídos internos, que estou pra tirar ainda. Listando:

– Acabamento interno das portas, uma espécie de arremate que fica entre a porta e a coluna, é fixado por pressão, e foi retirado para a aplicação do insufilm. ADIVINHA se ficou vibrando, em ambas as portas…(Seja no asfalto irregular, seja na pedra…)

– Tampas originais dos falantes na porta, vibravam. Substituí por “não originais”, porém que vieram com os falantes da kenwood.

– Tweeters domo que ficam em cima do painel, fixados por fita dupla face, precisaram ser retirados do lugar uma vez. A fita dupla-face perdeu parte da cola. Advinha se eles vibram quando se anda nas ruas de pedra???

– Um barulho de plástico batendo dentro do painel, não chega a incomodar muito, mas ainda estou para ver o que é…

– Isolamento acústico, em geral abaixo da média, passa bastante o barulho de rodagem nas pedras irregulares, principalmente. regula com palio fire, por ex, mas não chega no silêncio do palio “G3”, muito menos no do polo… renault poderia ter caprichado mais…(pode ser culpa dos pneus firestone F 590 165/70 14, mto duros, trocarei em breve, alguma sugestão, desde que na medida 185/65 14?)

Problemas não relacionados a acustica:

– Porta do motorista as vezes “abre” (calma, só destrava e a luz interna acende, porém, permanece fechada) quando passando durante longo tempo por piso irregular. isso é bem aleatório, tem dia que não acontece, tem dia que acontece N vezes. Já foi trocada a fechadura por outra original na concessionária, Não adiantou.

– Velocímetro parava de marcar a velocidade, aleatóriamente, depois voltava a funcionar – Limpeza no sensor de velocidade, custou caríssimos 10 reais e nunca mais incomodou.

– Dificuldade para pegar/engasgos. na primeira semana. Troquei de posto e nunca mais deu nada… provavelmente, gasolina com solvente, alcool demais, mijo de gato, etc.(Se aqui no Brasil até no leite neguinho põe isso, quem dirá na gasolina…)

Opinião geral sobre o carro:

Estabilidade: Muito boa. Melhor do que eu esperada, dada a altura de rodagem do carro… parece que foi feito p andar no barro…

Desempenho: Também acima do esperado (por mim)pra um motor 1.0 16v, e dadas as limitações de potência, sempre agrada. levando em conta que eu geralmente ando sozinho, ou com amis uam pessoa e sempre com BEM pouca bagagem quando viajo(Viagens maiores faço com o polo ou o vectra) o motor não chega a comprometer.

Ergonomia: Muito bom. Pedais e volante bem centralizados, banco confortável, bom apoio lombar. Não cansa fácil. Bom até pra viajar.

Consumo: Excelente. Deve estar fazendo algo em torno de 12,5 pra mais km/l na cidade. Na estrada não cheguei a fazer média, mas creio que dê próximo aos 15 ou 16 km/l andando a média de 130/140.(As vezes menos, as vezes mais)

Suspensão: Não posso dizer que é dura, mas também não é exatamente macia. No asfalto e na terra, pega bem os buracos e ondulações, porém, na pedra irregular poderia filtrar melhor as vibrações…(ainda acho que é culpa dos pneus firestone F 590 que são mto duros, mas… veremos.) Nas curvas, segura bem a carroceria, a não ser que você abuse…

Câmbio: Meio impreciso. Fácil engatar a 4ª quando quer engatar a 2ª… é estranho ele se mexer quando se acelera… mas isso não é nada comparado a imprecisão. Já fiquei algumas vezes “caçando” as marchas. Porém, ao menos é bem leve de se manusear.

Isolamento acústico: Poderia ser BEM melhor, principalmente ao andar sobre pedra irregular, acima de 40 km/h nas pedras ele deixa “vazar” um rumor grave pra dentro do carro… No asfalto e terra é bem razoável. Mas esperava mais. Confesso que nessa área o carro deixou a desejar.

Acabamento: Bom. Até aceitável, dentro do nível da categoria, superior a alguns, inferior a alguns. Tem plástico DEMAIS. porém, o do painel aparenta ter uma qualidade razoável, o das portas, algo inferior… e o tecido das portas e bancos á a impressão que daqui a uns 6 meses vai estar em petição de miséria (me passa uma certa fragilidade geral). O encaixe das peças me parece bom, tirando os arremates das portas, entre as portas e colunas, que já citei que poderiam ter sido melhor fixados, uma vez que após a retirada, passaram a vibrar.

Atendimento da Renault: NOTA ZERO. Não sabiam sequer da existência de um simples blackout pra as portas, tive que conseguir o código com um amigo (que diz ter conseguido num clio clube) pra eles poderem encomendar a peça. E a surpresa: Encomendar? eles tinham em estoque. E NÃO SABIAM.
Demoraram quase uma semana pra encomendar a fechadura da porta. Levaram uma tarde inteira pra instalar. O atendimento geral é ruim, os vendedores/ atendentes tem informações desencontradas e sequer conhecem a cobertura da rede. (Citando um momento onde vi isso, foi quando eu disse , na concessionária de Pelotas- RS “mas isso eu faço lá na concessionária de bagé, depois.” o atendente insistiu que aqui não tinha concessionária, mesmo após eu dizer que tinha, com absoluta certeza(e tem.) Tudo pra eles é complicado, difícil, leva tempo. Não parecem ter boa vontade de atender o cliente, ou de satisfazer o que ele quer ter no seu carro. Um bom exemplo foi eles dizendo que leariam DOIS DIAS pra instalação dos faróis de neblina, coisa que não levou nem uma hora fora da concessionária, uma vez as peças necessárias compradas lá. Realmente, o pós venda é PÉSSIMO.

Impressões gerais:

Bom, no geral, estou satisfeito com o carro. tem razoável conforto, boa economia, é um carro completo, um câmbio meio stranho, mas depois que você se acostuma com ele, fica bom. Pra mim teria de ter um isolamento acústico melhor, a suspensão um pouco mais suave, e era isso. Muito bom em matéria de espaço interno, bom porta-malas, e (aí vem do gosto pessoal) na minha opinião é um carro bonito (O 2P, o 4P eu acho total tiozão.)
Ou seja, no geral estou bastante satisfeito com o carro nessas 3 semanas de uso, mais pra frente eu sigo o “diário de bordo” com o que for acontecendo…

Ah é, só para constar:
Seguro (no interior do RS) R$ 865
IPVA (RS) R$ 595

Óleo, gasolina, filtros , velas(não que precisasse, mas eu troquei) e uma bucha da barra estabilizadora dianteira (o clio tem barras estabilizadoras em ambos os eixos) que custou (instalada) caríssimos 28 reais. E nem precisava trocar ainda, eu troquei pq tinha uma rachadura MÍNIMA na borracha e talvez (TALVEZ)fosse começar a fazer ruído daí uns 5000km…

Fora isso gastei com som e algumas coisas que eu fiz p personalizar o carro… SÓ! Se pegar um bem cuidado, NÃO QUEBRA, é fato. Já rodei quase 14000 km desde que peguei o carro em janeiro…só para pra abastecer e trocar óleo…

Na minha opinião, se tu tá pensando em comprar clio (usado) VAI EM FRENTE… só não compra zero pq o campus é mal acabado pra burro, e ainda por cima pelado… e nem o autenthique se for comprar usado, que é mto pelado… muito menos o 1.0 8v que é maaaanco p burro (anda pouca coisa mais que os motores fire flex da fiat)… Clio se não for completo e 16v perde metade da graça

4.0

  • Heatseeker

    gostei muito do relato…
    Realmente o Clio é um carro injustiçado, completo, é um popular sim,mas tem seus luxos e defeitos…
    sempre esteve na minha lista, no top 3:
    Gol,clio e corsa

  • Gustavo C

    Pior que o Campus até tem algumas vantagens, eles melhoraram o isolamento acústico (tirando o barulho da partida à frio, o que é aquilo heim?) e substituíram os pneus (o atual é bem mais macio). O acabamento das portas continua esquisito, é só um encaixe por pressão e aquilo solta fácil. De resto é um carro bem superior aos seus concorrentes na mesma faixa de preço. Faz um Celta parecer uma carroça no conforto, diria que o Clio é um carro de segmento superior cujo preço está bem baixo. E o melhor de tudo é que o seguro é um dos mais baratos da categoria (junto com o Ka).

  • Leo.

    Meu Deus, esculachou o carro… kkkkkkkkkkkkkkk

  • DarK_FlooD

    Atendimento da Renault: NOTA ZERO.

    Meu pai que o diga, já foi umas 3x lá tentar consertar uns probleminhas do Megane, e eles NUNCA tem tempo, ou se tem demora dias, tem q deixar o carro lá.. ou seja, não tem o minimo de prazer de atender mesmo.

    Assim não dá pra confiar na marca…

    • ThiagoLana

      Acho que isso é em todas as concessionárias.
      Eu estava com um problema na marcha do meu carro.

      Fui na concessionaria FIAT aqui na minha cidade e me enrrolaram bastante dizendo que era difícil, que tinha que trocar a marcha inteira e eles teriam que encomendar a marcha… demoraria 5 dias pra chegar a encomenda… e custaria R$285,00. Quando chegasse demoraria 1 dia inteiro pra montar ou 2.

      Saí de lá apavorado… parei numa oficina comum… o senhor que trabalhava apenas olhou e disse:
      Isso aí é só trocar a bucha que quebrou.
      Em 5 minutos ele foi numa lojinha de peças ali perto comprou uma buchinha. Retirou o câmbio trocou a bucha… e pronto.

      em meia hora o cara ja tinha terminado.
      preço?… 3,90(buchinha) mais 20 reais de mão de obra.. (por ter que tirar a marcha, etc) = 23,90

      foi a 1ª e unica vez que levei meu carro em concessionaria pra arrumar…
      concessionaria num entende de nada! nunca leve em uma!

      • danilo

        n entende ou finge q n entende ne? acho q eh mais a segunda.

  • Elio Jr

    Desse eu posso falar. Tive um Clio Sedã 2004 que vendi em agosto e tenho uma opinião bem definida do carro: é o melhor popular do mercado (não sei como está o Campus hoje). Em termos de acabamento é visivelmente superior aos demais e como disse o Toninho, está anos-luz a frente do Celta (que também já tive). O meu não me incomodava muito com barulhinhos no interior e até achava que tinha um bom isolamento acústico, especialmente vindo do motor. Quanto ao desempenho, na cidade até que ficava a desejar pois o motor 16v não rende muito com giro baixo, mas não estrada surpreendia oferecendo até velocidade final acima da média da categoria. Um bom carro a um preço de mercado relativamente baixo.

  • Realmente o Atendimento das concessionárias Renault não é lá essas coisa, mas meu pai já teve Chevrolet, FORD, FIAT, VW e agora um Mégane 2001, raramente usamos concessionárias, atendem mal e sempre são caras, por isso desde a que tínhamos o Escort sempre levamos um um mecânico de confiança e as peças de acabamento em uma loja de auto peças que sempre tinha tudo o que precisamos. A única coisa que discordo é o sistema de som original de fábrica, o do Mégane do meu pai é excepcional, pena que em 2001 não tinha ainda aparelhos com MP3, mas atualmente já é possível comprar na Concessionária o aparelho que funciona com o sistema de controle pelo volante, só que custa em torno de R$500.

    • Byel Porto

      cara, vc quer comparar mesmo o sistema de som de um Megane com um Clio? kkkkk

      • Cara é o mesmo Kit, liga pra Renault e pergunta, eu pesquisei, só que no Mégane ele vem melhor acoplado ao painel e portas do carro.

  • Jango

    Tenho um Clio 1.0 16v 2007 (Flex).

    Na cidade consigo ~13.5 km/l na gasolina e ~10.3 km/l no álcool.

    Acho o consumo dele MUITO bom.

    • fabianfire

      É o tipo de carro usado que eu compraria. Boa manutenção e consumo. Me arrependo de um gol G5 flex que comprei 0km, q faz 6km/l, penso 2x antes de sair com ele por causa disso.

  • Grillo2

    Bom ser lembrado, como eu ja disse aqui algumas vezes, eu ja tive um Clio 2000, e foi um dos melhores carros da categoria que eu tive, detalhe esse lance do cambio de ele ficar se movimentando o meu também tinha isso, parecia que tinha alguém ali embaixo mexendo rsssss, acho que o unico ponto fraco do clio era o visual tanto externo quanto inteno mas gostava muito desse carrinho, nunca me deixou na mão, em 3 anos.

  • Leo.

    Taí um carro que eu compraria, em vez de um Gol por exemplo…

  • Elio Jr

    Troquei o meu por um Sandero e em alguns aspectos o Clio ainda é superior, a exemplo do isolamento acústico, mas o câmbio “dançante”, graças a Deus, foi corrigido.

    • Grillo2

      Legal saber que corrigiram o câmbio, pois parecia um onbus.

      • Elio Jr

        hehehe… melhor descrição: câmbio de ônibus. Mas se bem que é bem macio. No Sandero é macio e não balança… só a ré que se não for acostumado arrasta um pouco.

        • Osprey

          Ja vi varios relatos do cambio balançando no Sandero tb, mas pode ser que corrigiram de um tempo pra cá…

          • Elio Jr

            O meu é 2009 e não balança nada, nada mesmo.

  • ANTONIOSERGIO

    Toninho,

    Tenho um Clio igual ao seu – modelo Expression 1.0, 16v, 2005, comprado 0Km. Seguindo seu relato fiz as seguintes observações:

    – O quebra-sol esquerdo tem, desde novo, uma vibração irritante, que aumenta nos dias mais quentes.

    – O velocímetro do meu também parava. Troquei o sensor de velocidade e resolveu. Só que ficou em r$300,00

    – O câmbio do meu carro cismou em engrenar a marcha-ré ao invés da 1ª. Levei muitos sustos com isso.

    – Quanto ao isolamento acústico, também acho que poderia ser bem melhor. Aliás, acho "bem melhor" pouco. Carro tem que ser silencioso.

    – Sobre o atendimento da Renault, concordo plenamente. Se não fosse pela qualidade da marca, algo que somente quem tem um sabe, o atendimento nas concessionárias é sofrível. Colocam umas meninas bonitas, porém não entendem de mecânica – nem mesmo de carro.

    • nightwishjp

      Mas, Antonio. Tirando esses defeitos, vc se considera satisfeito com o carro ou esses defeitos fazem vc ter uma avaliação negativa e possivelmente n recomendaria ele pra a outras pessoas?

  • MarcioLM

    Meu Pai é dono de uma Renault Master, aqui em SP na loja Da Vinci da Lapa foi sempre bem atendido pelo Alex, responsável por receber os carros para revisão, único problema que um jogo de pastilhas e pastilhas de freios dianteiro e traseiro não saiu por menos de 800 paus, isso há 3 anos, um retrovisor 600, e assim por diante.. Nada a reclamar do atendimento, mas os preços extremamente salgados.

    • Elio Jr

      Lembre-se que o Master é um utilitário, e não importando a marca, peças de utilitários costumam ser bem caras.

  • MLP

    Tenho um 1.6 Privilege com espelhos elétricos, duplo air bag, controle de som no volante, computador de bordo e bancos em veludo. Nem parece que estou num Clio!
    Só o visual dele que tira a graça, mas pra andar é MUITO bom. O motor 1.6 fica muito bom nele. O controle de som no volante é um ótimo item de conforto e o computador de bordo dá informações muito boas!

  • Byel Porto

    muito bom o relato… mas então cara, pra trocar de pneus, aconselharia Pirelli, ou o P4 ou o P2000 ou o P800, foram os que eu usei ate hoje no meu fiesta 07/08 e nunca me deram dor de cabeça, são bem macios, são ate melhores para fazer curva, ja cansei de “abusar” nas curvas e trazer o carro de volta sem problema algum… fora as irregularidades que ele transmite muito menos do que os Firestone, realmente…

  • Escafandrista

    Tenho um Clio hatch 2006, comprei ele em janeiro com 13.200 km, hoje está com 30.700, e até agora só uma lâmpada do farol queimada, mais nada. Já fiz várias viagens longas, tendo inclusive ido de Juiz de Fora a Belém do Pará, 6200 Km de distância, o carro foi e voltou perfeito, absolutamente silencioso, nenhum grilo, muito econômico, desempenho muito satisfatório. Semana passada fui e voltei de JF a Brasília com mais 4 pessoas, porta-malas absolutamente lotado, e o coitado levou e trouxe todo mundo com muita competência, fazendo um trabalho muito além de sua proposta de carro urbano. Ja viajei muito de Ka, Celta, Gol bola, Palio “G2”, Parati, são todos razoavemente bons, mas o Clio sem dúvida é o mais confortável e mais bem feito, os comando são muito macios, parecem de carro de categoria superior, freios muito competentes, suspensão nota 10. Carro realmente muito bom, me surpreendeu muito, tanto que agora tenho outra visão absolutamente diferente da Renault, acabou aquele preconceito besta em relação às marcas franceses, pelo menos no que se refere à Renault.

  • Luis.J.R.

    Todo mundo que tem clio, dificilmente reclama do carro!Logico tem seus defeitos!Mais se o brasileiro não fosse tão burro, provavelmente o clio iria vender mais que celta.O carro não vende porque não é muito bonito!

  • Jango

    Alguém teve problema com bomba de gasolina?

    Tive que trocar aqui. O problema é na verdade nos cabos, mas só as mais novas que dá pra trocar só os cabos.

    Clio 1.6 deve ser um foguete!

  • AndreLS

    Minha ex tinha um RL 1.0 8v com 59cv cheio de borra e eu ao mesmo tempo tinha um Fiesta ZR 1.0 com 66cv, o Clio dava um espanco no Fiesta, claro seu peso maior, mas o apetite do Clio era bem notável. No mais, itens superiores aos demais, mesmo a sua versão mais chinela, discos de freios ventilados, air bag duplo, pneus Michelin, coisas que se foram perdendo com o tempo… Tenho a reclamar da hora de trocar o óleo, não sei se o pessoal não tinha a chave certa, mas aquela corrente normalmente utilizada pra abraçar o filtro não entrava devido a proximidade com o cárter, então o cara tinha que pegar uma talhadeira e martelo e batendo nas bordas pra fazê-lo girar a força e tirar.
    No mais achava o carro bem confortável e silencioso, fora seu visual de porquinho como o chamava.

  • _Sergio

    Prezado Toninho,
    Uso o carro para o trabalho e preciso de economia. Adquiri um Clio 2004, 8V à gasol., 2 portas em junho de 2008 que c/ 81.000km, pois gostei do carro e seu estado geral de conservação. Precisou de bateria e amortecedores novos, velas, cabos de vela, correia dentada, pastilhas de freios dianteiro e traseiro. Tudo para manter minha segurança com economia: faço até 14,5km na cidade de Florianópolis (anoto em caderneta a kilometragem, data e litros e depois faço a média). Coloquei pneus Goodyear Duraplus 175/65R14 que são muito duráveis e confiáveis. Assim, vou andar 2 anos sem me incomodar. Também troquei a fita dos cintos de segurança dianteiros devido ao desgaste apresentado em 5 anos de uso. Isso somente em casa especializada (onde foi verificado o bom estado das máquinas). Uma experiência com cintos velhos que arrebentaram em carro de um parente me fez decidir não arriscar. Com relação aos ruídos internos, eu vi a montagem das caixas da Bravox que coloquei nas portas dianteiras e tweeters no painel, com as dimensões originais, e percebi que a peça vertical de acabamento da porta é sob pressão. Talvez tenham quebrado os encaixes da peça de teu carro na hora da montagem das caixas ou não pressionaram direito. Preferi colocar caixas mais potentes da Bravox com 6 polegadas na tampa traseira. Foi preciso trocar a tampa original por outra rígida que esconde as caixas com tecido de nylon e revest. de curvim cinza claro. O som ganhou mais peso no graves na hora de distribuir o volume. Aqui em Florianópolis, uma das concessionárias me atendeu melhor que as outras e me dá descontos um pouco melhores. Assim, vou sempre pra lá para comprar as peças originais, quando necessário.
    O carro agradou a minha irmã, meu cunhado e meu irmão. Pudemos compará-lo ao Gol G5 do meu pai, que é ótimo, excelente câmbio e mecânica. Mesmo assim, eles acabaram optando pela compra de veículos 2010 da Renault (Clio Campus, Logan e Megane). Esta é uma questão pessoal, e cada um escolhe uma marca que melhor o atenda. Obs.: o câmbio do meu Clio 2004 e o da minha irmã, 2010, também mexem quando o motor acelera.
    Espero ter ajudado. Um abraço.

  • rengawilton

    Eu tive Clio RT 1.6 2001 Hatch completíssimo, rodei com ele até os 85.000 km, não tive problemas sérios, apenas tive de trocar o coxim do motor que custou caro em comparação a outros veiculos da mesma categoria. Viajei com ele para Cuiaba 02 vezes e não me decepcionou, tem potência de sobra, na subida colava nas traseiras das Hilux e L200 e os caras ficavam pirados em ver um Clio 2001 na cola deles.
    Realmente o cambio vibrava um pouco com motor ligado,mas nada que encomodava.

    Atualmente tenho Clio 2006 Hatch completíssimo (este o cambio não vibra) com computador de bordo, se comparar custo x beneficio, dar goleada no Palio, Uno e Gol (os quais já tive e por último minha esposa o possui).

    Acho que único problema em relação ao Clio HATCH é a questão da traseira que não é dos mais bonitos, mas também não é dos mais feios.

    Com certeza o meu próximo carro será um Megane, pena que o Clio Europeu não veio para o Brasil resolver a questão da aparência.

    Abraços

    Wagner

  • personalfabao

    Já ouvi dizer que a manutenção do Clio e do Peugeut 206 são caríssimas, principalmente pq as peças são difíceis de achar, só acha na concessionária q vende tudo pela hora da morte e nas lojas de autopeças que vende mais barato não se encontra peças desses modelos.

    • Elio Jr

      Acho que boa parte disso é mito, quando comprei um Clio 2004 ano passado e fui fazer uma revisão geral vi que as peças não são tão mais caras que de outros populares (comparei especialmente com o Celta que havia sido meu carro anterior por 7 anos) e a que não estava disponível na oficina (independente) foi encontrada na autorizada. Portanto, não tem o mesmo custo que peças de carros mais populares mas não dá pra dizer que são caríssimas.

    • danilo

      como o elio falou muito ainda eh mito.. antigamente os carros e pecas eram importados e por isso eram mais caras e mais dificeis de serem encontradas.. e ai a fama ficou.
      como o elio tb falou.. as pecas n sao das mais baratas mas tb n eh nenhum absurdo (salvo algumas excecoes).

  • AndreLS

    Fora o problema do sensor de velocidade que é um pouco costumeiro alguém mais teve problemas como alguma roda traseira travar após estacionado principalmente após rodar na chuva?

  • Williambonomo

    (Se aqui no Brasil até no leite neguinho põe isso, quem dirá na gasolina…)”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu riii..

    gosto muito do clio, tenho 18 anos e é um carro que talvez eu compre
    estou entre ele um palio (g3) ou classic…

  • fabiowbl

    Tenho um Clio Hatch Privilege 1.6 16v que comprei zero em 2005. Atualmente está com 55.000 e o que tive que fazer além de trocar óleo/filtro e pneus (1x) foi trocar as barras axiais (30.000), bateria (45.000) e as pastilhas (50.000). A suspensão poderia ser mais resistente apesar de não ser molenga e boa em curvas. O motor é sem dúvida o melhor do carro, ainda mais com álcool: nas ultrapassagens tenho por costume reduzir uma marcha e fazer o giro subir e mesmo em subidas sobra motor. O balanço do câmbio é um pouco estranho mas os engates no meu são muito precisos. Optei por ele pelo custo/benefício e não me arrependo: seguro baixo, consumo (17,3 km/l gas/estrada, 12,5 alc/estrada), itens de segurança e conforto. Espero que a Renault resolva trazer o Clio novo para o Brasil pois o Sandero não me agradou. A pouco tempo comprei uma Grand Tour pois a família cresceu e o porta-malas do Clio não suportou, mas continuo com o Clio para uso diário. Só comprei ela porque o atendimento da Renault tem melhorado e o SAC aceitou fazer a troca do volante do Clio que teve o acabamento danificado em uma das revisões.

  • DoberMANN

    Tive um Clio em 2003 e foi um excelente carro. Esse negocio de concessionaria ta complicado mesmo, e não é só a Renault não.

    Eu tenho a impressão que as fabricas venderam carros demais e não estão dando conta.

    Minha cunhada tem um Fit e meu irmão ficou 15 dias tentando marcar a revisão em tudo quanto era concessionaria e so queriam marcar para o outro mes, so conseguiu porque ligou no 0800 da fabrica – afinal estava com medo de perder a garantia que ainda tem 1 ano – e mesmo assim so marcaram para a outra semana.

    Deixou na hora do almoço e ficou de retirar no fim da tarde !?! Mas ele so conseguiu ir pegar na manha seguinte. Trocaram o oleo, filtros e a pastilha de freio. Mas o barulho que estava fazendo na porta traseira e o alinhamento da direção não fizeram.

    Ele reclamou e pelo menos so teve de esperar 2 dias. So que so fizeram o alinhamento, na porta nao mexeram de novo. Ele ta pê da vida, “comprei Honda para não ter dor de cabeça, bla bla bla…”. Abriu reclamação no 0800 e queriam que ele levesse o carro de novo, mas ele vai levar depois, não da para ficar parando o carro a cada 2 dias.

    Concessionaria ta virando loteria. Se pegar a oficina vazia e um mecanico bom que esteja de bom humor o carro fica blz. Se a oficina estiver cheia e pegar um cara ruim que brigou com a mulher e com o gerente buzinando no ouvido dele para fazer as coisas rapido que tem um monte de carro na fila, vc ta roça.

  • nickelklaus

    tive um Clio desses, muito bom o carrinho. “Injustiçado”. “Popular de luxo”.

  • astaroth

    Meu pai ja teve 2 clios e 1 twingo. Andou 115 mil com o twingo, 95 com o primeiro clio (hatch 1.0 16v) e uns 50 com o segundo (sedan 1.6 16v, que andava muito). ele só colocava gasolina, trocava oleo e pronto, nunca deu PROBLEMA NENHUM de manutenção.

    Único ponto negativo do carro é a posição de dirigir para pessoas com mais de 1,90m.A perna bate no volante e em viagens muito longas gera um certo desconforto na perna direita, pq vc acaba inclinando mais a perna pra evitar o voltante.

  • toninho_sv

    Bom pessoal, só reforçando que atualmente o carro está com 67350km, e segue firme e forte, não tem dado manutenção quase nenhuma, solucionei os ruidos internos em grande parte em lojas de som que tmb cuidam de eliminação de ruidos e vibrações, REALMENTE os pneus eram responsáveis pelo rumor algo grave que o carro passava pra o interior (Logo alguns meses após comprar substituí os originais, que eram 175/65 14", e não 165/70 como citei por pirelli p6000, 185/60 14" )

    Quanto a vibração no quebra-sol, o meu nunca apresentou, nem problemas no engate da 1ª marcha/ré, quanto ao sensor de velocidade, como citei, em uma casa que trabalha com velocímetros, foi desmontado, limpo uma vez e nunca mais apresentou problemas.

    O carro tem andado muito bem, a economia segue na casa dos 12 km/l em cidade e 17 na estrada a média de 110/120 com ar.

    Como não tem dado maiores problemas, não tenho me incomodado com concessionárias, e acho que se tivesse que trocar por outro carro pequeno 1.0, seria certamente por outro clio, muito embora eu pretenda trocar por um carro maior no inicio do ano que vem… A foto que está ilustrando a matéria, só pra reforçar pro pessoal, não é meramente ilustrativa, é do próprio carro, tirada ano passado.

    • nightwishjp

      Esses 12km/l com ar na cidade é trânsito intenso? To pensando seriamente em comprar um Clio 2005 desse mesmo jeito do seu. Talvez pegue o 1.6 pq tão falando q ele é um foguetinho…

  • lulinha

    Pessoal,

    Particularmente gosto do design do Clio, especialmente com um DUB bem feito!

    Porém, os relatos que escuto não são dos melhores! Problemas recorrentes na bomba de combustível dos flex, suspensão frágil e problemas gerais como calços de motor, escapamentos e 60 dias aguardando um tambor de freio e rolamento danificado, não são boas referências.

    Uma tia minha teve um sedan Privilegé, completasso, verde perolizado, muito bonito! Mas, a felicidade dela durou pouco tempo! Agora, ela diz soletrando: Renault nunca mais! Opinião dela!

    Bom, para os entusiastas, segue um conselho:

    Atenção redobrada com as trocas de óleo! Clio e Peugeout 206 fumando mais que motor diesel é comum de ser visto nas ruas! A fumaça que sai do escapamento vai “colorindo” a selva de pedras e deixando o odor de óleo carbonizado pelos ares rarefeitos das nossas metrópoles! Culpa do combustível de má qualidade, talvez. Mas o importante mesmo é cuidar, pois quando precisar de manutenção, já se sabe como deverá ser!!

    Abraços a todos.

  • barreto

    comprei um clio 1.6 4p air bag duplo ´so tenho a dizer que fiz um bom negócio, quase comprei um celta bem mais caro e basico ainda bem que não fechei negócio!

  • REGINALDO VARGAS

    tenho um clio sedan 2005 com 170000km e não troco por outro carro porque o clio é um otimo carro.parabéns renault.

  • Diego

    comprei o meu a 2 meses um clio 1.0 16 v, não é o top , mas tem air bags e to deixando a cara do completo , olha pra quem saiu de um gol g5 , sai dele por quebrar demais , to curtindo muito o clio, peças ate barata fora da revenda , carro bom pra dirigir e passar segurança em viagens , to amando o carro , acho que achei o carro que tanto procurei nessa vida, com faixa de manutenção “barata” e razoável , não volto tão cedo pra fiat ou vw , Chevrolet nem comento , que de uns anos pra cá é só bucha .

    • Robson Souza

      estou com um clio sedan 2007 expression 1.0 16v , super satisfeito com meu carro. moldei a meu gosto e estou super satisfeito. conto as horas pra poder rodar nele. economico e se pisar o pé tem que rapidamente procurar o freio bem potente pra um 1.0 !! hehe

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