Carro da semana, opinião do dono: Renault Megane 2.0 2007

meg3 na

Boa tarde pessoal, meu nome é Alessandro, tenho 24 anos, moro em Florianópolis-SC e desde os 18 anos sou proprietário desse Renault Megane, adquirido primeiramente por meu pai e passado para mim, portanto, posso citar tudo que aconteceu com o carro em 9 anos…

Consumo

O carro não é flex, somente gasolina.

Possui consumo condizente com a categoria do carro, atualmente gira em torno de 8 km/l na cidade e 11,5 a 12 km/l na estrada, geralmente ando em média a 110-120 km/h.

Se andar entre 80/100 km/h o consumo melhora.

Convém ressaltar que em 2007, quando a gasolina não tinha tanto etanol adicionado, o carro fazia tranquilamente 14 km/litro na estrada na velocidade de 110-120 km/h.

meg8 na

Desempenho

Considero um dos pontos fortes do veículo. Seu torque é de 19,2 kgfm a 3.750 rpm e a potencia é de 138 cv a 5.500 rpm, alinhados a um cambio manual de 6 marchas muito divertido e bem distribuído.

No quesito 0-100 km/h, já marquei 9,5 segundos, mas fica na casa dos 10 segundos.

Velocidade máxima alcançada em painel 215 km/h, mas no GPS foi de 205 km/h.

O motor do Megane foi utilizado no Duster e agora recentemente no Sandero R.S, com as devidas alterações, mas mostrando que possui fôlego para os dias atuais.

meg6 na

Sempre utilizei óleo Elf Competition 10w40.

Neste tópico já vou ressaltar a qualidade do câmbio, nunca troquei nenhum componente da embreagem desse carro.

Isso mesmo, embreagem totalmente original com 185 mil km e 9 anos, nem está patinando!

Acho que é uma marca considerável.

meg14 na

Segurança

O carro possui 2 airbags frontais, ABS com EBD e freio a disco nas 4 rodas.

No Euro NCAP o carro possui 5 estrelas, mas sabemos que os carros produzidos no Brasil não são iguais, então creio que ele alcançaria no máximo 4 estrelas.

Já vi relatos de acidentes com Meganes e eles se mostraram bem seguros, parecem ter a estrutura bem feita.

meg15 na

Outros itens de série

* O carro não possui chave, é cartão, sendo a partida feita por meio de botão start/stop.
* Direção elétrica: excelente na cidade, mas poderia ser mais firme em altas velocidades.
* Piloto automático: muito útil, utilizo bastante em viagens.
* Limitador de velocidade: não deixa você ultrapassar a velocidade determinada, exceto se pisar fundo no acelerado até o fim, ele reconhece que você precisa ultrapassar o limite e desbloqueia.
* Painel de bordo bem completo, mostra o consumo instantâneo, consumo médio, quando trocar o óleo, nível de óleo, quantos litros de combustíveis tem no tanque (este último utilizando modo test).
* Comandos de rádio no volante.
* Todos os bancos com encosto de cabeça e cinto de 3 pontas.

meg13 na

Interior

Possui materiais de boa qualidade, com pouco plástico duro.

Mas é um interior simples, principalmente comparado com Civic na época, que é muito mais bonito.

Mesmo com 9 anos de uso, o couro do volante está intacto! Sem rachaduras, sem desgastes, sem ressecar.

O banco é de tecido, bem resistente e suave ao passar das mãos, não é aquela coisa áspera e dura como temos no Sandero, por exemplo, outro carro que temos na família. Somente tive que costurar um pedaço de cerca de 10 centímetros no banco traseiro.

meg9 na

Defeitos e Pontos fracos

Vamos lá. As portas fazem rangidos quando o carro passa por desníveis ou paralelepípedos, isso desde 0 km.

Nunca resolveram, nem trocando alguns componentes. Na garantia, foram trocados vários componentes da suspensão esquerda dianteira, que fazia o carro apresentar desgaste irregular no pneu.

Compressor do ar condicionado foi trocado sem custos, mesmo após a garantia, pois era um problema em vários Meganes.

Ponto para a Renault, que me tratou muito bem. O valor da peça era de R$ 3.000,00! Tive problemas com a junta das válvulas e tive que trocar.

meg12 na

Atualmente apresenta um pequeno vazamento de óleo, mas nada grave, portanto, não mexi ainda. Bomba de gasolina estragou uma vez e custou R$ 900,00 para trocar.

A manutenção não é barata, mas a qualidade das peças originais é boa. CD Player não tem USB, nem nada… Somente rádio e CD.

Já os alto-falantes originais são medianos, mas instalei melhores.

O carro é difícil de mexer, principalmente no motor, onde o espaço é bem apertado. Digamos que ele é chato para os mecânicos.

meg2 na

Conclusão

Gosto muito desse carro, não penso em trocá-lo ainda, mesmo com 9 anos. Cuido muito bem dele, está em bom estado e o possui muitos itens que não tem em outros modelos atualmente.

Com o preço que ele vale hoje, cerca de R$ 23.000,00, não consigo comprar nada decente, ainda mais com essa crise instalada no país.

O Megane não teve muitas vendas pelo Brasil, que se concentraram mais na região sul.

Acredito que foi um pouco injustiçado pelo preconceito com as marcas francesas. Em 2006, nenhum carro oferecia câmbio de 6 marchas, partida no botão e outros itens. E tudo isso ainda pelo preço de R$ 65.000,00.

meg4 na

No entanto, foi lançado junto com o New Civic 2006 e todos os olhares foram para o Honda, pelo menos no Brasil. Quem procura um carro usado, creio ser uma ótima opção, se estiver bem cuidado, pois a manutenção é cara. Ainda assim, o preço baixo pode compensar.

Me desculpem, caso não tenha sido imparcial em algumas partes, sou suspeito, pois gosto muito do carro! Rumo aos 200.000! Abraços!

Alessandro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X