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Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio sedã 2006/2007

renault-clio-2006-1-620x369 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio sedã 2006/2007

Olá amigos do NA, meu nome é Vinícius, sou leitor assíduo do blog desde 2009. Sempre vi o pessoal postando sobre seus carros e acho muito útil pra quem vai trocar então vou falar um pouco sobre meu atual carro, um Renault Clio Sedan 1.6 16v Privilège 2006/07, este é o meu segundo carro e estou bem satisfeito com ele. Pesquisei MUITO antes de comprá-lo, com donos, revistas, sites e tudo o que podem imaginar.



Meu primeiro carro foi um Corsa Wagon 1.6 16v 99/00, o qual só tive dores de cabeça, apesar de achar o carro lindo e ele ser completo, tive de me desfazer dele pois o valor que gastei pra arrumar tudo o que acontecia dava pra ter comprado dois, mas meu objetivo não é falar do Zica’s, apelido que deram ao meu antigo carro.

Após conseguir vender o Corsa (por uma mixaria) comecei a jornada de procurar por outro carro nas seguintes condições: Custar até 22 mil. Poderia muito bem ter comprado um Ford Ka ou um Mille 0km, mas não gosto de carro popular, básico, pequeno e 1.0. Meu carro era 1.6 completo e ia estranhar muito um Ford Ka, por exemplo. Meu desejo era um carro flex, não 1.0, pós 2005 e pelo menos com DH. Encontrei alguns Fiestas, corsa’s, gol’s e 206’s ou carros mais antigos que em minha opinião não valiam o que custavam, até que comecei a namorar o Clio Sedan.

renault-clio-2006-11-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Renault Clio sedã 2006/2007

Muitos dizem que o carro é feio, estranho, de tiozão ou sei lá, mas eu particularmente acho lindo (gosto é gosto). Sempre gostei de carros grandes, como sedans e peruas e o Clio parecia uma ótima opção. Então saí à procura do meu Clio, encontrei dois aqui em Jundiaí-SP onde moro… O primeiro era um prata Privilege 1.6, igual ao que eu tenho, o preço, tentador: R$ 18.500.

Peguei o carro e levei ao meu mecânico e para minha surpresa o carro não estava bom, falhava, soltava fumaça do escapamento e não queria ligar, desisti. No dia seguinte fui ver o outro, um Egeus 1.6 azul 2007, por R$ 19.000. Peguei o carro para levar no mecânico e já não gostei de cara, embreagem dura, motor barulhento demais e mal cuidado por dentro, o mecânico ainda me disse que provavelmente a km tinha sido adulterada. Desisti.

Como minha mãe iria me ajudar a pegar o carro, ela resolveu pirar e me dizer que não ia mais pegar o Clio, pois falaram para ela que Renault não presta. Argumentei de todas as maneiras, mas não adiantou. Tive de ir atrás de outro carro. O problema era: Tive a chance de pegar um carro top de linha e queria algo à altura, quem disse que encontrei? O único era o 206, mas não gosto do carro e ela iria dizer que era francês também e não ia pegar.

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Quase comprei um Fiesta Sedan 2007 1.0 básico, sem NADA, nada mesmo, mil reais mais caro que o meu Clio e do mesmo ano. Sentei e conversei com ela, que no fim das contas resolveu comprar o Clio que eu tinha achado.
Era um top de linha Privilege 1.6, completo menos ABS, 2006/07. O carro era única dona e estava impecável com 66 mil km rodados, manual e chave reserva veio também.

O preço pedido era R$ 20.800. Levei no mecânico que disse que o carro estava ótimo. Pronto, era esse mesmo que eu queria, então comprei o meu Clio no final dezembro de 2012. Nesse modelo foi feita a ultima reestilização para o sedan e para mim a mais bonita. Nesta reestilização eles arrumaram o problema do vidro elétrico, tirando-os daquela posição terrível embaixo do painel e passando-os para a porta.

Também foi trocado o velho volante de 1999 por um mais moderno e algumas mudanças mais, como os para-choques e etc. Na época o preço do carro foi de R$ 40.700, a nota fiscal de fábrica veio junto, a dona dele era uma mulher que já faleceu e que era muito cuidadosa com o carro. Enfim, vamos aos pontos do carro.

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EQUIPAMENTOS: Um carro completo, Direção Hidráulica, Airbag duplo, rodas de liga leve, bancos de veludo, travas elétricas, ar condicionado, faróis de neblina dianteiros e traseiro, comando de som no volante, alarme, vidros dianteiros elétricos, retrovisor elétrico, computador de bordo, volante com regulagem de altura e outros mimos.

DESEMPENHO, MOTOR E CAMBIO: Excelente. O carro é um verdadeiro foguete. O motor 1.6 16v desenvolve 115cv com álcool e 110 com gasolina, é pisar que ele responde na hora, consigo fazer subidas em 4ª marcha e ultrapassagens sem problemas. Em comparação, fui pegar o Fit 1.4 da minha mãe e me senti mal, pois o carro não tinha a força do meu. Dizem que o câmbio do Clio é impreciso, pelo menos para mim isso é mito, já que o meu é suave e não tenho problemas, a única ressalva que tenho é para a embreagem que acho alta demais (talvez porque a do Corsa era muito baixa). O 0 a 100 km/h é em torno de 10 segundos, nunca cheguei a medir com precisão e a velocidade máxima segundo a fábrica é de 192 km/h. O único defeito é ligar o carro frio com álcool, não que ele não ligue, mas ele demora um pouco pra tomar sua dose de gasolina e nos primeiros km com motor frio ele fica falhando um pouco, principalmente em primeira ou ré.

CONSUMO: Considero um carro econômico pelo motor, ando cerca de 40 km por dia de segunda a sexta na cidade e aos fins de semana pego uma estrada. No álcool ele faz 8.3, 8.5 na cidade e na estrada chegam a 10.5 e até 11 na estrada. A gasolina eu ainda não tive chances de medir. Considerando o álcool a 1.79 ele se torna bem mais econômico que o meu antigo Corsa.

DEFEITOS: O carro só tinha dois detalhes a fazer, o porta- malas não travava de jeito nenhum e a porta traseira do lado do motorista não abria por dentro. Gastei 20 reais para arrumar, fora isso não apresentou nenhum defeito.

DIRIGIBILIDADE: Um carro que eu gosto muito de dirigir, os bancos de veludo são muito confortáveis, apesar de muito quentes no calor e o volante e o cambio são revestidos de couro. O volante poderia ser melhor de manusear, ele não é muito prático, conversei com alguns donos dos mais antigos e dizem que o volante anterior era muito melhor, apesar de ser mais feio em minha opinião. Mas antes feio e seguro do que bonito e difícil de manusear não? Mas creio que já estou acostumado com ele. A posição de dirigir é boa e o carro tem regulagem de altura do volante, não raspa em valetas e é silencioso mesmo em altas rotações, é bem macio de dirigir.

SEGURANÇA: O único opcional dele era pintura metálica e freios ABS, que é a única coisa que o meu não tem. O Airbag duplo é de série e acho um ponto muito positivo. O carro não passa insegurança em altas velocidades, as portas se travam automaticamente aos 6km/h e a chave trava e destrava as portas, possuí pisca nas laterais e os faróis iluminam muito bem.

ERGONOMIA: Acho que o maior defeito do Renault está aqui, pra quem nunca dirigiu um pode estranhar nos primeiros momentos. O defeito do vidro elétrico embaixo do painel foi resolvido, ok. Porém, para ligar o pisca alerta, por exemplo, você precisa apertar o botão que fica entre os dois bancos da frente. Destravar as portas tem que apertar o botão embaixo do painel e quando o carro para não destrava as portas, só a do motorista, ou seja, a pessoa que está atrás SEMPRE puxa o maldito pino porque eu sempre me esqueço de destravar as portas. O que eu ainda estou demorando a me acostumar é o alarme da chave, para destravar minha porta, aperto uma vez, para destravar as outras, duas vezes, sempre me esqueço de apertas duas vezes, e às vezes eu quero pegar algo no banco de trás ou no porta-malas e tenho que ir lá e apertar de novo ou mesmo destravar para o passageiro entrar. Mas o que mais me incomoda nesse carro é não ter vidros elétricos nas portas traseiras, acho um absurdo um carro de 40 mil reais (na época) não ter nem como opcional, não é nada prático, pois seu convidado abre o vidro e esquece de fechar, aí você sai do carro e lá vai girar a manivela para fechar o vidro(isso quando você lembra) outra coisa que faltou é que os vidros não sobem quando se trava as portas, no meu corsa subia todos e as vezes tenho que voltar ao carro pois esqueci de fechar os vidros, mas isso é só instalar um módulo. O farol alto às vezes irrita também, foi se quero dar um lampejo, ele trava às vezes e tenho que apertar de novo para destravar.

ESPAÇO: O maior porta malas da categoria, são 510 litros de um monstro que é esse porta-malas, cabe a vida e mais um pouco dentro dele, já levei um colchão de solteiro e mais um monte de coisa nele sem problema algum. Os bancos são rebatíveis (não são bipartidos) e o porta-luvas também é espaçoso. O espaço para as pernas de quem vai atrás não é enorme, mas também não é apertado, tenho 1.80 de altura e quem senta atrás não reclama quem vai à frente não tem problemas.

SOM: O comando de som do volante é um dos diferencias do carro, é prático e fácil de manusear o som que veio de fábrica. Infelizmente, em 2013 a era dos pen drives e cartões de memória predominam, coisa que em 2006 era bem diferente, eu mesmo não uso e não tenho CDs de música, o que gerou um problema pra mim. Se eu colocasse meu antigo som com leitor de pen drive e cartão eu perderia o visor do som e também os comandos… A solução que encontrei foi comprar um transmissor FM, onde funciona perfeitamente, pra quem não sabe você coloca o pen drive no transmissor que cria uma estação de rádio para suas musicas. Dessa forma não perdi nem o comando no volante nem o visor, já ouvi relatos que nem a Renault tem um cd player compatível.

DESIGN: Como eu disse anteriormente, acho o caro muito bonito. Possuí faróis de neblina e as rodas de liga dão certa classe para ele. Falta por insulfilm nele apenas. Às vezes a traseira parece estranha de uns ângulos, mas isso é questão de gosto.

SEGURO: Com 20 anos de idade, fazendo faculdade, trabalha e sai aos fins de semana, considero os R$ 1.800 até barato. O Corsa eu pagava R$ 1.900. De IPVA veio 860 reais…

Pontos fortes:

Desempenho
Conforto
Porta-Malas
Acabamento
Itens de série

Pontos fracos:

Vidros traseiros manuais
Posição de alguns botões

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Um ótimo carro que não me deu dor de cabeça é confortável, completo, ágil e ainda tem cara de novo. Recomendaria de olhos fechados e essa coisa de que Renault não presta é tudo mito. Estou muito satisfeito e minha única ressalva são os vidros a manivela nas portas de trás e quando liga de manhã. Fora isso o carro é só alegria.

Pelo custo benefício creio que seja a melhor opção. Ainda não posso falar do custo de peças, pois o carro não deu defeitos, mas quem sabe em um próximo relato.

Por Vinícius Barreto

3.0

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  • Lucas Fernando

    O Sedã eu acho feio, mas tenho experiencia com Clio Hatch, de certa forma o acabamento é um dos pontos em que tenho que elogiar o carro, meu pai tinha um 1.0.
    Outra coisa que não posso deixar de comentar é que nos primeiros Clios a Renault oferecia de série o Air Bag, coisa que somente hoje as fabricas estão colocando nos carros, e ainda assim por força da lei.
    A manutenção dos Renault não é tão cara como dizem as más linguás, é um pouco maior do que Fiat, Volks, GM sim… Mas nada que seja extraordinário.
    Na epoca que meu pai tinha o Clio, ele teve diversos problemas na parte elétrica, o principal era a bomba de combustível, tanto que uma derreteu dentro do tanque de combustivel quando fizemos uma viagem ao RJ (por sorte o carro não pegou fogo), trocou a bomba, a outra queimou, colocou outra funcionou bem por uns 2 meses, começou a falhar, aí meu pai vendeu o carro…
    Com relação ao esse motor 1.6 16v da Renault só tenho duas coisas a dizer: ANDA MUITO!

    • marcosldesouza

      O problema da bomba pode ter sido curto circuito, então…mas realmente, a mecanica renault é digna de elogios, nunca ouvi falar de problemas crônicos de motor. Somente em casos isolados. A economia de combustivel também é muito boa. O que me preocupa é que os modelos básicos fabricados hoje são péssimos em segurança, vide clio que perdeu os air bags e o sandero que teve pontuação baixissima no latinNcap.

    • zemarreta

      Verdade, há muito mito sobre a manutenção dos renault. A única coisa que é mais cara/complicada é a correia dentada do motor, que tem de ser feita com mão de obra boa e que entenda do motor, e com peças originais. De resto, no carro da minha namosposa, nada demais. Só alegrias.

      • Felix_S

        namosposa… ?! definição interessante…KKK

    • ToNemAi_

      talvez a do clio, pois meu pai teve um megane 2.0 RT e foi uma dor de cabeça na hora da manutenção, isso pq era 0km, um megane usado hoje em dia deve ser um terror

  • maycu7

    muito bom o carro, confortavel e motor potente.

  • MecanicoDigital

    Ainda acho ele feio.

    • FenderBrasil

      principalmente esse interior =X

      • Apesar de eu ser suspeito pois ando as vezes no clio sedan que minha mãe tem, nao acho o interior feio, segue os padrões de carros nessa faixa de preço.

        • Bucco

          muito a cima dos padrões, eu diria.

  • AntonioCarn

    Comprei um SYMBOL racionalmente pensando nos atributos do Clio Sedan e sua durabilidade (quando bem cuidado) a longo prazo. O motor é muito bom mesmo. Parabéns pela aquisição.

    • danieldourado_2

      Ô, quem dera se todo mundo comprasse carro racionalmente, não emocionalmente, como você. Nosso mercado seria outro, sem as bizarrices que temos hoje.

      • Edson Roberto

        O curioso é olhar um Symbol hoje e ver o preço atrativo do produto.

        Esse apesar de otimo para os "curtidores de revenda", esse será um parto. Ele é mais dificil de se vender caso queira valor de FIPE.

  • danieldourado_2

    Ta aí um carro que quem nunca andou só reclama, mas quem tem é só elogios… Muito econômico, excelente motor e manutenção barata.

    • zemarreta

      Assino embaixo Daniel. O Clio da minha namosposa só deu alegrias nos 4 anos que ficamos com ele (e olha que compramos usado!!), o carro era tão bom que vendemos para a irmã dela, prova da confiança que tínhamos nele.

    • EuMeSmObYmYsElF

      realmente é um carro ótimo… foi meu primeiro carro, depois dele já comprei uma Grand Tour 2.0 e uma Pajero Sport.. não consegui me desfazer de nenhum deles até hoje kkk e não foi por falta de oportunidade

    • nightwishjp

      Tenho um igual, só que 2005, ainda com o volante antigo e os vidros no conselho.

      Máquina. To com pena de trocar ele pq n acho nada parecido por um bom valor.

      • lucasfs87

        tbm tenho um 2005! vou juntar uma grana pra troca-lo numa grand tour ou se eu achar uma Scenic Perfeita

  • douglas_bm

    Não acho o carro bonito, mas é gosto e gosto a gente não discute, respeita.

    Nas suas condições e não querendo pegar um carro 1.0, talvez não tenha sido uma má escolha e tem uma boa motorização.

    • marciors01

      Comprar um carro baseado apenas na estética é errado, ou ao menos deveria ser, o clio não é apenas potente, é um ótimo carro.

      • Wow02

        Por que comprar um carro baseado em estetica é errado? Depende do que você quer com o carro. Transporte diário, da família? ou chamar atenção e aparecer nas ruas?
        Entenda que as suas necessidades podem não ser a dos outros…

        • marciors01

          Se o sujeito quiser aparecer que se vista de chapolin colorado e amarre uma melancia no pescoço.

          • douglas_bm

            Não foi exatamente essa a ideia da minha postagem, não disse que comprar carro baseado somente na estética é o certo.

            Eu por exemplo quando vou analisar um carro, fazer um test drive, sempre prezo bastante pela segurança, consumo, conforto e motorização…agora imagina isso tudo fazendo parte do pacote de carro bonito.

            Nada contra quem compra carro que EU acho feio, cada um tem seu gosto pessoal e faz do seu dinheiro oq bem entender, até pq ele não estará me prejudicando.

            Porém, EU só compro um carro se tiver tudo que citei e for bonito, caso contrário e o mercado estiver num momento fraco, eu prefiro ficar sem carro.

            Por isso volto a frisar, nada contra quem compra Cobalt, Etios, Versa…podem satisfazer alguns mas pra mim serão carros feios e eu não vou gastar o MEU dinheiro em carro feio.

            • marciors01

              Douglas, mas precisamos encarar a realidade, nesta faixa de preço não tem nada melhor em sedãs, como bem disseste etios e versa também são feios, a única vantagem do versa em relação ao cobalt é motorização, se compararmos conforto, silêncio, acabamento e espaço ele perde.
              Sobram quais?
              Voyage, como vantagem teriamos dirigibilidade? Verdade, a suspensão é mais esportiva, mas não possui melhores motores, é menos espaçoso, o acabamento é inferior, é muito mais ruidoso, não é confortável e não custa mais barato completo, além disso oferece câmbio automatizado contra um automático de seis marchas.
              Siena até é bonitinho, mas não muito, a frente também é um pouco estranha, ele oferece muito menos espaço, no caso do 1.6 melhor motorização, mas nem de longe é confortável como o cobalt, o interior também é inferior, além disso o siena roda como carro compacto, quem anda no cobalt tem a sensação de estar em um médio, talvez pela distância entre eixos e bitolas, não sei, mas é uma sensação completamente diferente.
              A suspensão do cobalt também tem um acerto melhor, roda mais sólido sem ser duro.
              Então meu ponto é apresente um carro tão bom quanto o cobalt na mesma faixa de preço e que seja bonito, se conseguires isso vou concordar contigo.

              • douglas_bm

                Foi oq eu disse, se o mercado apresenta carros que são até bons em alguns pacotes mas pecam na beleza exterior, eu prefiro ficar sem carro, infelizmente não é culpa do consumidor, eu acho que a GM principalmente, acabou com seus carros, colocou o Cobalt como sendo o carro para quem não tem dinheiro para comprar um Cruze.

                O Cobalt é feio na minha opinião, não compraria mas vejo que vem atendendo naquilo que lhe foi proposto, principalmente na ala frotista.

                Compra quem quer, quem tem dinheiro e o importante é que o carro satisfaça o comprador, seja uma Ferrari ou um Cobalt, o importante é ver o motorista feliz.

                Então é isso, apenas de uma opinião pessoal sobre o item beleza, afinal, se apenas fosse importante o conforto, a segurança e a motorização, seria desnecessário carros de exteriores diferentes.

  • Só é vantagem de usar álcool no Clio quando o preço deste for 60% da gasolina, ele é muito mais eficiente com gasolina do que com Álcool, esse motor não é exatamente um flex, mas sim um motor a gasolina que aceita álcool.
    Dica: Tem certos modelos de rádios que aceitam esse controle que fica atrás do volante, se não me engano o rádio tem que possuir um certo tipo de conexão.

    • danieldourado_2

      "não é exatamente um flex, mas sim um motor a gasolina que aceita álcool. "
      O que é flex se não for isso?

      • _Schneider

        Um motor a álcool que aceita gasolina, vide sua taxa de compressão elevada.

      • CharlesAle

        É que algumas montadoras partiram para Flex à partir de motor à alcool,outras com motor a gasolina….

    • lucasfs87

      o radio do sandero serve no clio, OU tem a opção de se fazer uma conexao no som original com uma saida usb no porta luvas e tocar mp3. tem um tutorial no renault clube. tem um cara em SC que vende esse "adaptador". eu nao comprei pro meu pq achei um pioneer por um preço excelente

  • vitimsl

    Essa geração do Clio era muito boa, é um bom carro esse aí.

  • zemarreta

    O Clio talvez seja a maior prova de que brasileiro não compra carro racionalmente. O carro é excelente. A esmagadora maioria de quem já teve o carro se derrete em elogios (especialmente o motor 1.6, rápido como um raio). Entretanto, o carro nunca fez sucesso no Brasil…

    • douglas_bm

      Poderiam ter colocado tudo isso que você falou dentro de um carro com exterior mais harmônico, não adianta colocar um V8, com 12 airbags, ar-condicionado, ABS, EBD…dentro de uma Brasilia…o carro não vai vender.

      • Tejolo

        A GM coloca um motor 1.4 mediano em um carro pesado e medonho e vende muito……… brasileiro não sabe comprar carro, pelo menos a maioria.

      • Bucco

        acho bonita, a Brasília.

  • O_Corsario

    BOa avaliação!
    E boa dica para quem prefere usados, pesquisar bem e saber o que quer.

  • Edson Roberto

    Realmente, ele comprou um dos melhores modelos do Clio (senão o melhor).

    Onde meus pais moram, tinha uma moradora que tinha um Clio azul desses 1.6 16v privilege e que tinha o ABS. Eu pedi para que quando ela fosse vender, me avissasse. O carro dela rodou relativamente bem: 160000km. Nunca deu sequer problemas e era o modelo mais completo e mais novo (assim como do colega dessa noticia).

    Era um carro que a dona unica dona desde 0km, tratava a pão-de-ló com direito a lavar o carro toda semana. Para não dizer que nunca vi o carro sujo, só em periodo de chuva ou então em viagens em que ela tenha pegado terra.

    Mas o carro nunca aparentou descuidos, os riscos eram tratados sempre que possivel e a unica batida que recebeu foi na traseira. Infelizmente, ela deu de entrada por um Fit EX antes do facelift atual. Ou seja, não pensou em revender para particular para dar de entrada no Fit. E eu tinha pedido a ela, mas segundo ela, a Honda pagou preço de FIPE e vendeu o Fit por R$1000 a menos na tabela. Fiquei triste em epoca. Poderia ter sido um grande segundo carro meu na epoca. (que não faz tanto tempo assim)

    • Y07

      Eu participei de uma opinião do dono, com um CORSA SEDAN VHC 2006. E digo que em termos de designo (apesar de não achar graça na frente do meu carro), acho ele mais bem acertado que o Clio, porém em acabamento, o Corsa toma um coro feio.
      Claro, estou comparando um Joy 1.0 contra um 1.6 16v (Privilegè) se não me engano. Mas mesmo na versão Premium 1.8 do Corsa, ela poderia ser melhor e mais bem equipada.

      E parabéns pelo carro. Em design, não é tão atraente, mas a Renault anda fazendo carros para combate.

      • Viih_toxic

        Um dos fatores de não comprar o Corsa é que acho o interior muitooo pobre "/

    • Y07

      É aquela história de: Eu dou o carro por R$5000 na concessionária, mesmo que ele valha R$13000,00, mas pra você não vendo por R$11500,00.

  • VHDMA

    Muito bacana o depoimento…Eu era um dos que tinha um certo "preconceito" contra o Clio e a Renault, até que um dia me perguntei.."Poxa, na eleição dos donos mais satisfeitos da 4rodas e 2001 deu Scenic, 2002 Clio Sedan, 2003 Clio hatch, alguma coisa de bom deve ter"…até que minha namorada com poucos recursos e muita vontade comprou um 2004 com Air bag e DH, e me surpreendeu positivamente, um tempo depois comprei um Clio 1.0 16v flex 2006, confortável, completo e econômico, e com mimos que nossos populares nem sonhavam na época, como pc de bordo, comando som no volante, etc…Hoje tenho um Clio 2013, ta certo que o acabamento piorou um pouco, mas comparado com os concorrentes no segmento, ainda acho a melhor escolha sem duvida…

  • Herumor_

    muito bom esse carro… mas para o meu gosto eu teria um raro hatch 1.6 2p =]

    • Bucco

      realmente são raros estes. Mas o 1.0 bem tocado, com o motor já quente, no asfalto, não decepciona.

      O Clio é famoso por funcionar bem mesmo frio e com álcool, e funciona mesmo. Mas eu digo: Não force ele frio, é onde mais existe desgaste. Quente ele fica beeem melhor.

  • André

    Eu tenho um Gol 1.0 e estou em fase de estudos para trocar por um carro 1.6, e um dos ítens que eu avaliei, é a manutenção…pois bem, não contei só a primeira revisão que fare, mas sim, a média das revisões…já sabia, porque já trabalhei na Renault, que a manutenção não era cara como dizem, mas me surpreendi positivamente, pois é bem mais barata que a concorrência, sendo que os carros da Ford e da VW vão 2 vezes por ano para a oficina…estou bem tentado a pegar um Renault agora, com o novo motor 1.6…

  • EuMeSmObYmYsElF

    ótima escolha.. tenho um privilege também e só tenho elogios pra ele…

  • Leobr00

    Tive um por três anos e foi só alegria. Não é muito espaçoso (mas a família é só de gente grande) mas muito gostoso de dirigir, confortável e um porta-malas decentíssimo. Só deu um defeito pela gasolina com pinga e pó de serra que tem por aí, mas mesmo assim a peça que trocou era em conta em relação aos da categoria.

  • HumbertoRR

    Mais um relato para derrubar o preconceito de carro francês!

  • DMBBR

    Fiquei um tempo com um Clio 1.0 16v Hi-Power e realmente o carro é Excelente, mas peca em alguns pontos, principalmente em ergonomia. A posição de dirigir é ruim, o volante quase batia nas pernas e não tinha regulagem de altura, como eu sou alto, tinha que ficar me contorcendo para visualizar o painel de instrumentos., posição dos comandos (destravamento das portas e vidro no console). O câmbio não era bom, as marchas não entravam bem e o câmbio tremia igual a de um caminhão. Para passar as marchas sem solavancos só acelerando muito.

    Porém ele compensava estes problemas com um consumo ótimo, rodava muito e o marcador de combustível quase não saia do lugar, ao contrário do Fiesta 1.6 que eu tenho, chega a assustar (rsrs). Acabamento bom: os bancos em veludo eram excelentes, muito confortáveis. Bem completo: Airbag duplo, retrovisores elétricos, som com comando no volante, rodas de liga leve. Pecava apenas no ABS e nos vidros elétricos traseiros, que não eram disponíveis.

    No começo não gostava do desempenho do carro, porém depois que comecei a passar as marchas em rotações mais altas, o carro pareceu não decepcionar. Queria mesmo era que o motor dele fosse 1.6, que parece andar muito.

    • Robson

      Cara eu tb tenho um 1.0 16V e tenho 1,93m de altura, passo por todos os problemas q vc comentou, o que tb me incomoda é a falta de porta trecos… mas de resto o carro é ótimo

    • Bucco

      Uma dica: quando for tocar sem pretensão de desempenho também deixe a aceleração subir tipo até 4.000 antes de passar da terceira pra quarta. É o que você disse. O câmbio não é curto feito uma Strada. É lógico que pra tocar bem ou você acelera antes ou não troca. Ele não vai gastar mais gasolina por isso. A curva de economia não é tão diferente entre 3.000 e 4.000. Pelo contrário, tocando ele regularmente, dá pra fazer mais de 16 no asfalto. Entre 2.000 e 4.000 RPM, economia tem mais a ver com o pé do que com o giro.

  • dudupruvinelli

    Ótimo negócio! Parabéns! São poucos os que sabem escolher um carro direito e aceitam um usado/seminovo.

  • DarlonSC

    Tive um igual, porém hatch e adorei. Era econômico, silencioso e dono um pulmão invejável. Só troquei para pegar um carro maior, outro francês. Parabéns pela aquisição!

  • taargiles

    Meu pai comprou um Symbol, e digo esse motor pra quem quer desempenho é muito bom. Realmente me surpreendeu. Tenho um Focus 2008 1.6 rocam, e digo, o Symbol tem um desempenho bem melhor que o Focus, pelo menos até a 4ª marcha, o que eu não esperava, visto que o motor Renault é 16v.

    • anderson_sp

      Compara o peso do Symbol e do Focus…… daí vai ver o porque da diferença.

  • Soichiro_Honda

    Excelente carro… Incrível como não bombou nas vendas. O motor 1.6 16v (K4M) é um monstrinho! O Symbol é o último suspiro desse que foi o melhor carro da categoria. Carros iguais a esses pelo preço que cobram são raros no Brasil.

  • Filipe_GTS

    Esse motor 1.6 16v é potente e bem resistente.
    A embreagem desse carro é alta e dura… Os engates do câmbio são realmente imprecisos e muito longos.
    É um carro bom, mas como considero o design, não teria.

    • marciors01

      Nunca achei imprecisos, tive dois clios e nunca errei uma marcha.
      Quando ultrapassava fazia as trocas durante a ultrapassagem a 6000rpm da forma mais rápida possível, nunca nem ao menos arranhou uma marcha, ele é sim um pouco mais pesado mas nunca impreciso.

      • Filipe_GTS

        Se satisfaz as suas necessidades está ótimo
        Eu não gosto do curso da alavanca desses câmbios…
        Gosto dos VW e Honda, com engates curtos e justos
        O novo Cruze também apresenta bons engates, tive a oportunidade de testar… Finalmente a GM se acertou nisso, pois Astra e Vectra tinham uma alavanca de câmbio com engates terríveis… Bom, nem todos os motoristas prezam esse aspecto

        • marciors01

          FILIPE, como citei o câmbio é um pouco pesado e concordo, o curso é longo, o que não concordo é com falta de precisão, ele não é anestesiado, é possivel sentir a marcha entrando e como comentei nunca errei uma marcha durante ultrapassagens, câmbio impreciso com marchas sendo trocadas a 6000rpm cedo ou tarde entrega, no caso do clio nunca errei uma marcha.

  • fschulz84

    Bela compra… Quando fui vender meu primeiro carro eu queria um Clio 1.6 16V Privilége, mas era tão difícil de achar que acabei pegando um Old Focus na época.

    Agora, em relação ao pendrive/SD no som, no Mégane eu tinha o mesmo problema, o Mégane não tem entrada USB, nem SD, sequer toca CD MP3. Então importei da Alemanha uma interface USB/SD/AUX que liga atrás do som original e pronto, agora ouço músicas do meu pendrive sem perder os comandos atrás do volante!

    Eu ouvi falar que estes transmissores FM as vezes ficam meio instáveis… Por isso não quis arriscar.

  • Felix_S

    Mandou bem. Um bom carro para pessoas sem preconceito

  • Thomaz Fiuza

    Vinícius
    Como voc~e conseguiu colocar USB juntamente ao som do seu carro???
    Tenho um Symbol 2012 e ele também tem o som embutido, tem como me ajudar com essa duvida?me responde por e-mail.

    • Viih_toxic

      Thomaz, eu comprei um transmissor FM para o som…ligo no acendedor de cigarros….
      Mas existem interfaces que custam mais de 200 reais, que fica perfeito

  • rgmmelo

    Pra quem quer colocar o som com USB nos Renaults..Tem um tutorial no Forum.renaultclube.com e diz como é que faz. Não troquei o som do meu Sandero ainda pois percebi que so escuto a CBN, não sei se isso é causa ou consequência.

    Quanto ao carro, meu sogro tinha um completíssimo, até hoje diz que foi o melhor carro dele, foi o que fez ele virar o Fanboy Renault, em contrapartida, o Sandero fez ele desvirar Fanboy( mas me vendeu baratinho)…

  • thales_sr

    Você comprou o carro há 2 meses, já queria ter problemas? rs
    Pretende passar quanto tempo com esse carro? Gostaria de ver a lista de manutenção depois de 2 anos de uso..
    Já fez revisão geral? Óleo, filtros, correias, trocou tudo?

    • Viih_toxic

      não queria ter problemas, mas em comparação a corsa deu no primeiro dia….
      Pretendo passar 1 ano, 1 ano e meio….

      E sim, troquei tudo… Menos a correia que vou trocar com 80 mil km

  • marcelo

    Minha irma teve dois clios, pra vender so trocando por outro Clio!!! que dificuldade isso por que os dois era unica dona e todas as revicoes na Concessionaria, que normalmente acaba sendo melhor de venda!!

  • Samuca

    Tive um do mesmo ano/modelo só que cinza angora, comprei com 30 mil km, instalei GNV e vendi com 120 mil km para um familiar fazem 3 anos já. Sou representante coml. e rodei muito com ele em estradas de terra na serra gaúcha. Ainda hoje quando visito meus parentes em SC e ando com o Clio me impressiono com o silencio a bordo. Gostei tanto dele que peguei uma Scenic com o mesmo motor, super econômico, potente e confiável. Mantendo a manutenção em dia não há com que se preocupar. Parabéns pela aquisição e boa sorte.

  • @mharkinhossilva

    é isso que eu estava esperando to pra fechar negocio em Clio também só pesquisando pra conseguir mais informações agora foi de grande ajuda

  • Olha, minha mãe temum 04/04 1.6 16v privilege 1.6 , o motor do bixinho é bom viu, anda muito.

  • acorda

    Tenho um sandero 1.6 8v. O motor do meu é girador.
    Quanto à manutenção "cara", quem fala isso diz coisa sem saber. Levo no mecânico de confiança e é somente alegria. Pelo menos aqui em Curitiba é fácil encontrar peças.
    Ah, concessionária somente durante garantia.

    • Y07

      A única coisa ruim dos Renaults 1.6 8v é o fraco desempenho, eu via isso no Logan do pai de um amigo meu, esse amigo meu, tinha um Celta e agora está de Clio e posso afirmar que, tanto o Celta 1.0 VHC Flex quanto o Clio 1.0 16v, tem o desempenho melhor do que o do Logan.

      • acorda

        Meu cunhado tem um logan, mesmo ano e motor. O carro dele não anda a mesma coisa que o sandero.
        Sei lá……(na minha opinião) talvez seja igual ao que acontece com os 1.0 que você citou: se tiver as manhas, dá para tirar um bom desempenho do motor (não estou dizendo que o pai do teu amigo não saiba dirigir).

        Abs.

  • acorda

    sobre a embreagem, a do meu também era alta. Em 2 minutos o técnico da "Renault Minuto" regulou e não cobrou NADA.

  • Viih_toxic

    Ae galera obrigado, é realmente um ótimo carro =D

    • pauloferrer

      ai querido parabens pelo carro!!! vou te dar dicas preciosas…. tenho 2 com esse motor k4m 1.6 16v um clio como o seu 2007 com 30 mil rodados e um livina 1.6 com esse motor tb com 125 mil rodas (esse é de trabalho sou taxista) 1- pela quilometragem 67 mil ta na hora de trocar correias e esticadores, não de mole com isso, compre original renault ou dayco ou valeo existem uns kits onde ja vem a correia e os esticadores. 2 esse motor k4m trabalha mal com alcool, pra melhorar um pouco de uma "misturada" jogue uma gasolina as vezes vai ver q vai parar de falhar e a autonomia vai melhorar. 3 preste muita atenção no oleo, mas muita mesmo esse motor é bom mas é sensivel, foi feito pra usar oleo fino siga as recomendações do fabricante só use oleo semi ou sintetico de 5w 40 ou 10w 40 (marca nao importa) e não passe de 10 mil com eles!!! novamente parabens, quem dera q todo mundo pensasse como vc!!! esse motor é muito bom e muito rapido ja coloquei 200 na estrada tanto na livina quanto no clio (houve necessidade) rs….

  • fabiowbl

    Eu tenho um hatch 2005/2006, do mesmo modelo e motorização, desde 0Km. Estou na segundo disco de embreagem que realmente é dura, mas a imprecisão do câmbio deve ser pontual, porque no meu não acontece, e com engates bem justos. Também recorri ao transmissor FM pra não perder o comando satélite e o display integrado. Também estranhei a falta da interface e dos vidros elétricos traseiros (antes tive um Golf 2001), mas com o tempo acostumei e ainda percebi que acabava usando sempre o ar condicionado.
    Quem não teve o prazer de andar em um deveria experimentar para ver porque aparecem tantos elegios, apesar do design. No início achei que acabaria me arrependendo de ter feito essa troca, mas depois de pouco tempo já estava apaixonado pelo carrinho. A manutenção foi infinitamente inferior ao do Golf, isso sem falar que somente passei a ir na oficina para fazer as revisões. Coisa impossível com o Golf, que também era 0Km.
    Se comparar a desvalorização, seguro, oficina e consumo, com o Golf perdi mais em 4 anos que com o Clio no mesmo período. Não é por nada que pretendo continuar com ele e quem sabe usar ele em trackdays.
    Espero que o teu traga a satisfação que tive até agora. Parabéns pela aquisição!!

  • Francisco de Assis

    Bao noite, meu nome é Francisco de Assis. tudo que o Rapaz falou sobre o renault clio sedã eu assino em baixo. eu tenho um carro desse desde zero km, ano 2006/2006 nunca me deu dor de cabeça, pelo contrário, só me deu alegrias. Pode ser feio como muitas pessoas dizem né. e essas pessoas que falam, preferem carros bonitos e moderno, mais ordinários não é mesmo. Sou rernault, e recomendo, a renault está entrando com muitos carros bonitos, e modernos no mercado Brasileiro, as outras montadoras que se cuide viu.

  • Felipe_Henrique

    Boa compra. Parabéns pelo carro!
    Pelo seu relato, certamente foi a melhor opção entre os modelos na mesma faixa de preço e ano. Talvez tenha um pouco de trabalho na revenda, já que os franceses normalmente tem baixa aceitação no mercado de seminovos e usados. Digo isso por experiência própria por que já tive um C4 VTR. Boa sorte!

  • MrDonuts

    Meu pai comprou um Clio 1.0 8v ano 2002 em 2011 e até hoje estamos com o carro, beirando os 150 mil km. Meu pai comprou o carro cheio de defeitos e ajeitamos o carro todinho. Economico (a depender do modo que vocÊ dirige), confortável, tenho 1,84m e o volante não bate nas pernas, ando com o banco todo para trás e inclinado (Um pouco). Achei mais confortável que o gol, palio, fiesta ou qualquer outro no mesmo nível. Não possui vidros/travas elétricas, porém, mesmo assim, tem ar. Motor com 59cv para andar na cidade é tranquilo já que não pego estrada com ele.
    Agora, o carro ficou para mim, e pretendo vende-lo e comprar outro Clio, só que, 1.6.

  • CharlesAle

    Excelente carro,mas como mas é um carro que tem de ser comprado em excelentes condições,motor fumando,carroceria meiio judiada,é dor de cabeça com certeza,pois infelizmente não são todos os mecânicos que mexem e não se encontra peças em auto peças de esquina,como VW,Ford,Fiat e Gm,fora isso,se achar um em excelente estado,pode ir sem medo,já eu iria de Fiesta Sedan 1.6,já flex ou gasolina,justamente pela mecânica simples e fácil de mexer….

  • edu100022

    Quem fala que carro frances é ruim é porque nunca teve um. Eu tive 2 Peugeot 206 1.6 16V. O primeiro eu fiquei 3 anos e o segundo eu fiquei 4,5 anos e eu nunca tive problemas com eles e a manuntenção não é cara, está na mesma média dos concorrentes. Agora quanto a revenda realmente é um pouco mais dificil.

  • pumagtb

    Parabens Vinicius pela forma de como você comprou (Pesquisou bem, levou no mecanico e rejeitou o 1.0), gosto de carros grandes tambem, mas não compraria esse não, o problema quando você está com pouco dinheiro as opções diminuem, mas o importante é que o carro está lhe atendendo as suas necessidades.Valeu!

  • jackson_sch

    Excelente comentário sobre o Clio sedan. Eu tive um hatch 2005, 1.0 8 valvulas, comprado zero. Nunca me deu problema. Econômico, confortável, silencioso e quando vendi com 40 mil parecia como novo. Nos 4 anos que tive só queimou o farol esquerdo que custou R$ 22,00. Infelizmente cometi o erro de trocar por um Gol G5 1.0, mas esse prefiro nem comentar, pois não haveria linhas suficientes para enumerar os defeitos.

  • W_Costa

    Eu seria mais feliz com um 207 1.4 sedan seminovo 2008/09, é bem mais agradável aos olhos e dificilmente dá problemas graves, quem tem ou já teve sabe, mas acabei optando por um zero km. Vejo que o amigo teve a paciência e a racionalidade que eu não tive e realizou um bom negócio, parabéns.

  • Marvan

    Eu tenho um Sandero, e ele tinha o mesmo problema da embreagem. Quando fui fazer a revisão pedi para o técnico deixar o ponto dela mais baixo e ficou dez! :D

  • josuejahn

    Olá,

    Tenho um a 4 anos e é ótimo, Não consigo imaginar uma marca "nacional" na mesma faixa de preço com tantos mimos e segurança.
    No teu caso em que o carro têm dificuldade para ligar no etanol, deve observar o seguinte, deixe as luzes do painel apagar antes de ligar e aguarde em torno de 1 minuto antes de arrancar.
    Troque a gasolina do reservatório da frente pois deve ter perdido a validade.
    Verifique se o óleo está certo para o modelo.
    Já consegui economia muito maior na estrada com um pouco de cidade, entorno de 14km/l, ar sempre ligado.
    Curta o carro, ele é ótimo.

  • Adriano_Silva

    Foi um dos primeiros sedãs que tive o prazer de guiar, e sem duvidas, tenho saudades até hoje, quem tem não reclama, parabéns pelo carro e pela matéria.

  • dnlunger

    eu dirigi a uns anos atras o clio hatch com esse motor. e digo
    é um foguete!!!!!!!!!!!!!!!!! mesmo como vc falou.
    era impressionante, acredito que muito pelo pouco peso do carro.

  • fjmeskta
  • Cezinha

    Cara tenho este mesmo Clio sedan desde zero, ano 2006 série Egeus cinza holograme, e hoje está com 130 mil rodados. Antes dele eu gostava dos Fords, mas depois de conhecer um Clio, me senti mais a vontade e com a ergometria pra minha estatura, 1.8 m, perfeita, pois não preciso desencostar as costas do banco pra cambiar por exemplo (nos Fords eu tinha que esticar mais o braço pra alcançar o cambio)… a aparencia dele por dentro e por fora continua aprasível e sem problemas (nos Fords com 100mil rodados o carro parecia um lixo, com partes desbotando, bancos rasgando, acabamento desprendendo). E isto é o ponto forte dos Renault, com acabamentos de primeira linha. Em pista o meu chegou próximo dos 210 km/h e se vc rodar em estrada respeitando as máximas permitidas, vc consegue 16km/l com gasolina Podium (minha irmã consegue 19Km/l com um clio 1.0 16V)… Se fizeres manutenção preventiva nele, seguindo o manual de manutenção, tens um carro que não te decepciona.

  • Arimatea

    Comprei um clio sedan 1.0 16V privilege…..estou satisfeitissimo com ele, econômico, silencioso, confortavél, não vou mentir, não gostava muito do modelo, achava a coluna traseira(a que fica depois da porta de trás larga demais)Por este fato quase não comprava, mas é um excelente carro, mesmo com ar ligado o motor se porta bem, já coloquei 130Km no de boa e sem esforço nenhum para ele, outra coisa que acho ruim, moro em Teresina e esta cidade é quente, e me parece que ele é bem mais quente que outros carros internamente, os bancos são pretos e em veludo talvez seja isto. E depios de algum tempo eu que o achava feio hoje em dia o acho bastante bonito e elegante, se ainda fosse fabricado no Brasil compraria outro, até por que o clio hatch está com a frente muito bonita.

  • João Paulo

    Comprei o meu hoje!!…identico ao seu!…cor, ano, tudo!!….espero ter feito uma boa aquisição, pois antes tinha um 206SW que me deu muita dor de cabeça!!!…mas uma coisa notei de muito bom!..o motor é muito forte!!abraços!!..

  • marcony almeida s.

    amigo estou querendo comprar um Clio sedã ano 2006 sou estudante ainda da faculdade ,pois vejo bem em conta é achei muito bonito,agradeço a todos que deixaram esses comentarios me deu mais vontade de fazer a compra,é pois sobre o preço é elegância,sem duvida quero eu tinha medo só de defeitos mas sobre os cometários de vcss vejo que a manutenção,não é como outras pessoas falava muito cara, espero que eu faça um bom negocio,sobre o meu pois são minhas economias revesadas,de 6 anos .quero comprar essa semana se DEUS permitir,

  • Peguei o meu hatch,1.0 16v,2011 com 40 mil…ta cheirando novo,esse 1.0 16v pelo menos no hatch,e muito esperto,parece 1.4…o cambio acho normal,e um pouquinho mais pesado comparado ao ford ka que eu tinha,mas entra bem justo,nao tive dificuldade alguma com ele.tenho 1.84,e nao tenho problema algum com espaco e ergonomia,me acomoda bem,alias seus bancos sao muito confortaveis.consumo excelente na gasolina…14,5 na cidade,11 no etanol (com pe levinho)pe mais pesado faÇo 12 gas/ 7 etanol…(sempre na cidade).estou muito satisfeito,esse e o unico 1.0 que andei que sobe ladeira sem perder forÇa,excelente relacao peso/potencia…

  • Leandro CS

    Ola amigo também tenho um clio sedan Privilege 1.6 k4m azul igual ao seu o meu tem ABS, excelente carro completo econômico faz 16km/l estrada com gas e 11 km/l etanol , também muito rápido faz de 0 a 100 km/h 9,7 s seu Torque máximo (kgfm / rpm) de 16,0 / 3.750 com 115 cavalos e apenas 1.025 kg chega aos 200 km/h fácil parece ate um esportivo deixando alguns motores 1.8 com injeção e 2.0 carburados para atrás só na 2 segunda marcha cheguei-a 90km/h , a manutenção e peças baratas vc encontra em varias lojas ex: renotch ,rrparts, renorte e ate css dão descontos com bons e tem ótimos preços.
    Peguei este clio na troca em uma agencia e passei meu antigo siena 1.8 hlx FLEX 2005 completo e foi a melhor coisa que fis pois siena nunca mais , fiat com motor gm é horrível ainda mais com o motor da decada de 80 famoso e antigo monzatec 1.8 da fpt powertrain não deu certo no siena, so dava problema e bebia mais que bêbado no buteco . este motor reno k4m 1.6 16v é muito melhor e superior do que meu antigo 1.8 8v GM , FIAT,. e ainda hoje a GM usa estes velhos motores 2.0 8v e 1.8 8v do kadet e ipanema, monza da década de 80 , no astra vectra , spin cobalt ,so que com atualiza soes pra flex e aumento da taxa de compressão aumentando ainda mais o cossumo de constituível , ainda bem que a fiat tomou vergonha na cara e passo a fabricar seus pro pios motores os E-TORQ com 16v na fabrica da chrysler que eles comprarão .

  • wellington miguel

    estou olhando um para comprar esta semana . so estou com uma duvida quanto a embreagem dele que achei meio pesada e adireção tbm . o que vc me falam a respeito ? e a quanto troca de cabos de vela , velas , correia etc ????

  • Thiago

    Tenho um clio hatch 1.6 16v 2007 completo, já estou 6 anos com ele e só elogios ao carro.
    Gastei muito pouco com manutenção dele, mesmo o carro já estando com 200 mil km.
    quanto ao beleza dele, rebaixei e coloquei rodas aro 17, ficou sensacional, muitas pessoas elogiam que ele ficou lindo.
    E o motor, sensacional, nunca perdi uma disputa com meus amigos, ele faz os 0 a 100 e 9 segundos, e já alcancei os 210 km/h nele, tá certo que era uma leve descida, mas ele chega fácil aos 190 km/h.

  • Bucco

    Eu sou muito fã da ergonomia do Clio. Muita gente reclama que os controles são meio escondidos mas, justamente, é disso que eu gosto. Acho que foi de propósito. Sei lá eu não gosto desses carros que o console ocupa todo o espaço interior. Os controles do clio são posicionados de modo a não proporcionar LER e evitar também toque acidental.

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