Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus GL 2007/2008

ford-focus-gl-2007 (8)

Meu nome é Caio Ferreira, tenho 27 anos e moro em Feira de Santana/BA. Sempre adorei tudo relacionado a automóveis e o sonho de ter meu primeiro carro pôde ser realizado em dezembro de 2011, quando comprei meu Ford Focus GL hatch 07/08 na cor Prata Atena.

O carro foi adquirido através de carta de crédito de consórcio no valor de R$ 24.000, sendo que o preço de tabela FIPE dele, na ocasião, era de R$ 26.000.

Na época queria fugir de modelos como Mille, Celta, Palio Fire… cheguei até a pensar em comprar um Clio, carro que, na minha opinião, é mais prazeroso de guiar do que seus concorrentes diretos, além de ser bem econômico. Mas se fosse comprar um 0Km, teria q ser pelado, pois a grana estava curta e tal… então parti pra o universo dos usados (ou “seminovos”).

Ignorando a multidão de me dizia: ” primeiro carro tem que ser Uno, Celta…” decidi pelo Focus assim que vi o carro numa revenda Ford aqui da minha cidade; ele não estava exatamente barato, mas em muito bom estado pra um carro com mais de 4 anos de uso (foi comprado 0Km em dezembro de 2007 pelo primeiro dono) e 48.000 Km rodados, com as revisões devidamente carimbadas no manual.

Sabia que estava comprando um carro médio e com motor 1.6L, o que me tirou o sono nos dias que antecederam a negociação, afinal muitos me falaram: “você está doido cara.. esse carro vai de dar um gasto imenso”, mas conhecia a boa fama do Focus entre os especializados no assunto, então resolvi encarar.

Bom, com o carro na mão, não conseguia sair de dentro dele! Costumava dirigir o Renault Sandero 2008 do meu sogro e quando dirigi o Focus pela primeira vez percebi logo que se tratava de um carro de outra categoria, mesmo sendo um projeto mais antigo (datado de 1998 na Europa).

O volante tem tamanho e empunhadura ideal, a direção é mais direta e de menor curso, o acabamento interno é muito bom, tendo material emborrachado em todas as áreas de contato, inclusive em todo o painel (lindo, por sinal). Enfim, como já li em algum lugar, era ” um carro pra quem gosta de carro!”.

ford-focus-gl-2007 (11)

Equipamentos do Focus GL 2007/2008

Sendo a versão GL, esse é o Focus de entrada e não tem alguns itens que se espera de um carro desse porte e categoria e que estão presentes na versão GLX, que são:

  • computador de bordo, regulagem de altura do banco, abertura interna do porta malas, vidro elétrico nas portas traseiras e barra estabilizadora (De 2007 a 2009, presente nas versões 2.0L; nos 1.6L a suspensão traseira tinha calibragem 30% mais firme para compensar a ausência da barra).

Felizmente o acabamento interno permaneceu praticamente inalterado em relação à versão mais cara GLX, apenas com estamparia dos bancos diferenciada e ausência do friso interno das portas.

Assim, ele tem AC, DH, VE dianteiros (um toque apenas para o motorista, e para descer), TE, limpador e desembaçador traseiros, regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, banco traseiro bi-partido, aviso sonoro e luminoso de porta aberta, forração anti-ruído no cofre do motor e caixas de roda traseiras e, claro, a suspensão traseira independente tipo Mult-link.

As rodas são aro 14 de ferro com calotas. AB2 e ABS eram vendidos como opcional na versão GLX e de série na Ghia; na GL… nem em sonho!

ford-focus-gl-2007 (9)

Equipamentos adicionados

Logo que comprei o carro instalei um CD/MP3 player Pioneer, um aparelho bem simples, apenas com entrada USB e controle remoto, para usar com as caixas originais do carro, pois o mesmo veio sem som (deixaram aquele “buraco” no painel). Na ocasião coloquei também película nos vidros e alarme anti-furto da marca Pósitron.

Instalei também a mala elétrica e o botão da mesma no painel (todo o sistema elétrico já existia), retirada de um Focus GLX que encontrei num ferro-velho; desse carro também aproveitei um spoiler traseiro da tampa do porta malas que, apesar de não ser original, achei bem bonito e discreto, melhorando o visual do carro; Por ser de fibra, deu pra reformar e pintar, gostei do resultado.

As capas dos retrovisores foram pintadas da cor do carro; Além disso, comprei os frisos laterais, ausentes na versão GL.

ford-focus-gl-2007 (4)

Vida a bordo do Focus GL 2007/2008

Bom, o carro é espaçoso pra quem vai à frente e moderadamente confortável a quem vai atrás.

Com os bancos dianteiros completamente recuados fica difícil acomodar um cidadão de mais de 1,80m com conforto. Os bancos poderiam ser melhores no apoio lateral, mas a espuma tem boa densidade e é muito confortável, principalmente para viagens longas.

Os comandos de vidro elétrico e ar condicionado ficam bem dispostos ao alcance da mão e tem bons porta-trecos nas portas dianteiras e no console central.

A visibilidade dianteira e lateral é boa, com poucos pontos cegos e retrovisores que dão conta do recado; já na traseira a visibilidade é prejudicada pelas lanternas na coluna C.

O porta-malas é bem generoso para a proposta do carro, 280L. A suspensão tem uma calibragem intermediaria.

ford-focus-gl-2007 (12)

Comportamento dinâmico do Focus GL 2007/2008

Em circuito urbano o Focus tem ótimo desempenho. A cidade onde moro é majoritariamente plana, mas tem vias em péssimo estado, com buracos, calçamentos, quebra-molas e valetas por todo lado, exigindo constantemente reduções e retomadas.

Não sinto falta de força em nenhum momento, mesmo em trechos de aclive acentuados que são comuns na periferia de Salvador (a 100Km da minha cidade).

As primeira, segunda e terceira marchas são mais curtas privilegiando o uso urbano; já a quarta marcha tem relação mais longa, sendo a quinta mais como “over-drive”, tendo pouca força e favorecendo economia na estrada.

É relativamente comum a redução para quarta marcha para uma ultrapassagem mais segura.

A 120Km/h o conta-giros marca aprox. 3100rpm. Ele tem bom desempenho na estrada, nada excepcional, o lado negativo do motor 8 válvulas, mas o bom escalonamento das marchas favorece nesse sentido.

Nas curvas é que o Focus se sente à vontade; mesmo com os pneus 185/70 R14 ele faz curvas muito bem e transmite segurança, o que imagino ser ainda melhor nas versões superiores, com pneus 195 e 205.

Quando comprei o carro ele veio com pneus chineses na dianteira, da marca Rotalla. Eram péssimos, por isso não sentia muita confiança nas frenagens.

Rodei um bom tempo com eles, já que ainda eram novos; recentemente troquei por pneus Continental ContiPowerContact, e a mudança nas frenagens foi significativa. Logo que adquiri o veículo troquei os pneus traseiros pelo modelo original de fábrica dele, ContiEcoContact, também Continental.

Consumo do Focus GL 2007/2008

O motor Zetec Rocam 1.6L 8v Flex, apesar de não ser nenhuma novidade no nosso mercado, consegue ter ótimo desempenho na cidade e bom desempenho na estrada, porém sem beber rios de combustível. Com 105 cv e 15,1 kgfm (gasolina); 112 cv e 15,9 kgfm (etanol) a 4.250 rpm, seu consumo com gasolina é de 8,5 – 9 Km/L na cidade e 13 – 13,5Km/L em estrada.

Essas são minhas medias recentes, porém acredito que da pra ser mais econômico se não for “pé de chumbo” como eu. Com etanol ele fica bem mais esperto, mas o funcionamento do motor fica mais áspero e as respostas menos lineares, o que não me agradou muito (além do fato de não compensar financeiramente); media de 6,5 – 7 na cidade e 11Km/L na estrada.

As medias são com uso do ar-condicionado 50% do tempo, um pouco mais às vezes, mas não influencia muito no consumo. No entanto, o desempenho em baixa rotação tem ligeira queda com o uso do equipamento, deixando o carro mais “manso”, com um certo atraso nas respostas ao acelerador.

Problemas apresentados no Focus GL 2007/2008

Logo quando peguei o carro na revenda (uns 7 dias depois) percebi que a temperatura saia do ideal facilmente, apontando superaquecimento. Levei imediatamente à loja e relatei o fato. O problema era o eletro-ventilador que havia apresentado defeito.

Após relutância da revenda em fazer a substituição da peça (alegaram que a garantia de motor e câmbio não cobria o eletro-ventilador) consegui convencê-los a fazer o reparo.

Uns 10 dias depois percebi que havia algo errado com o motor de partida, que hora falhava, hora funcionava normalmente.

Levei ate a loja mas não quiseram resolver alegando ser preciso substituir o motor de partida e o mesmo não ser coberto pela garantia… levei o carro numa auto-elétrica e solucionamos o problema – oxidação do contato elétrico; limpou, pegou!

Recentemente percebi que o circulador de ar do sistema de ventilação não está funcionando corretamente. Como não é nada urgente, vou resolver em breve junto com uma limpeza geral do sistema de ar condicionado.

Os vidros elétricos em um belo dia de Sol pararam de funcionar; foi preciso desativar o sistema original dos vidros e criar um desvio elétrico com fusível independente, pois o profissional não conseguiu achar a causa do problema.

No mesmo período a fechadura da porta dianteira direita deu problema, e precisou ser substituída (comprei usada pois o preço da nova é uma piada de mau gosto da dona Ford).

Serviços realizados no Focus GL 2007/2008

O antigo dono com certeza era muito cuidadoso com o interior do carro, porém não posso dizer o mesmo da parte mecânica; acho que pelo péssimo costume do brasileiro de rodar com o carro até os 50 – 60 mil Km e vendê-lo antes de parar numa revisão mais custosa.

Apesar do funcionamento do motor estar impecável, tive que arcar com algumas manutenções logo de cara, como troca de velas, cabos e bobina (que foi pro saco por culpa das velas carbonizadas), limpeza e revisão do sistema de arrefecimento, com troca do reservatório e algumas braçadeiras; e troca do filtro do sistema de ar.

Manutenções que eu não esperava precisar fazer de cara por conta de estar comprando numa grande revenda Ford e terem me vendido um carro “totalmente revisado”.

Recentemente fiz uma revisão geral nos freios, trocando pastilhas, discos, lonas, burrinhos e fluido. Certa vez tive uma das cornetas da buzina danificada devido a entrada de água e poeira. Por sorte achei uma usada do mesmo lado da que danificou. Paguei R$ 15,00 (o par na Ford custa módicos R$290,00, e só por encomenda).

Em uma dessas paradas para manutenção, foi preciso trocar a junta da tampa de válvula que apresentou um pequeno vazamento. Além disso, apenas manutenções normais como óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e pneus. Atualmente o Focus está com 87.000Km rodados.

Incidentes do Focus GL 2007/2008

Com apenas 20 dias de comprado o carro, me envolvi em um acidente (ou “incidente”) de trânsito; uma colisão lateral, onde foram danificadas portas e para-lamas traseiro do lado esquerdo.

Bom, pra resumir, foi minha culpa, vivendo e aprendendo! Foram realizados reparos, com substituição da porta traseira esquerda.

Atualmente ele apresenta alguns amassados, causados por uma escada que caiu sobre o capô e para-lamas (oh azar!) e um sujeito de moto que esbarrou na traseira; ambos do lado direito. Estou me capitalizando para arrumar isso.

Prós:

– Acabamento interno muito bom em relação aos concorrentes no mercado de usados e na mesma faixa de preço;
– Suspensão tem ótima calibragem, transmitindo segurança na estrada, mérito em boa parte da suspensão traseira independente Mult-link;
– Isolamento acústico – é um carro bem silencioso;
– Bom desempenho em uso urbano, com boa faixa de torque em baixas rotações;
– Porte – É um médio: mesmo os leigos em carros percebem que se trata de uma categoria superior aos compactos populares;
– Mecânica confiável e até interessante se comparada com algumas opções do nosso mercado (inclusive no de 0km) na relação consumo/desempenho.

Contras:

– É um carro datado, caminhado já para a terceira geração aqui no Brasil;
– Fama de manutenção cara e desvalorização – além de ser difícil de vender;
– Versão GL trás apenas o essencial, ficando devendo itens importantes de conforto e segurança em se tratando de um hatch médio.

Considerações sobre o Focus GL 2007/2008

Em resumo, aprovei muito o carro. Mesmo tendo alguns problemas no começo, como é relativamente comum em carros usados, o Focus “MK1,5” me agrada bastante. Rodo muito na cidade, mas como trabalho em uma cidade vizinha, pego trecho de estrada frequentemente.

Recomendo o compra do Focus nessa geração a quem procura um carro espaçoso, com bom desempenho e qualidade de construção, mas não tem muita grana pra encarar os atuais compactos premium e médios 0Km do nosso mercado; porém recomendo as versões GLX ou Ghia, um pouco mais difíceis de encontrar, mas que apresentam preços bem semelhantes à GL e trazem muitos itens de conforto e segurança ausentes nessa versão “pé de boi”.

Forte abraço a todos!

Por Caio Ferreira

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.