Carro da semana, opinião do dono: Ford Focus GLX 2011

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Olá pessoal do NA e leitores, após ler diversos relatos resolvi fazer o meu, sou o satisfeito proprietário de um Ford Focus 2.0 MT 2011.

Estou com o carro há cerca de 3 anos e meio, nesse tempo deu para conhecer grande parte dos prós e contras, tanto do carro, quanto da marca.

O texto ficou longo, mas espero que consiga passar boa parte das impressões nesse relato e ajudar, como já fui ajudado, pessoas com eventuais interesses em conhecer mais sobre esse carro.

Compra do Focus: dezembro de 2014

Sou o 3º dono do carro, o comprei com aproximadamente 58 mil kms (atualmente está com 125 mil kms). Paguei na época R$ 32.500. A primeira vista, estava procurando um 1.6 por conta do consumo, afinal estava saindo de um Fiat Punto 1.4 e a diferença poderia ser enorme em questão de gastos com combustível.

Porém quando andei com o carro, apaixonei… havia uma enorme diferença para o Punto, decidi que seria ele. Levei o carro a um mecânico de confiança e foram constados um coxim quebrado e um pequeno vazamento no cárter. Feito um orçamento prévio, consegui um desconto de R$ 1.000 no carro. Fechei negócio.

No dia seguinte que peguei o carro, deixei no mecânico e trocou-se o coxim e corrigiu o vazamento. Valor total: R$ 950. Aqui vale uma ressalva, só o coxim custou R$ 600 pois o mecânico me instruiu a comprar original, um paralelo não duraria muito, segundo ele… de fato, não tive mais problemas.

Com 60 mil kms, troquei os pneus que eram ainda originais, optei pelos Firestone F600 que peguei num bom preço (R$ 250 cada) e eles ainda estão no carro com mais 65 mil rodados.

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Focus – Impressões na direção

Falar que o Focus é referência de dirigibilidade é chover no molhado. Eu vinha de um Punto, que já é um carro com bom acerto dinâmico, mas o Focus é fora de série nesse ponto. É um carro sempre à mão, abusei algumas vezes e mesmo assim não senti nunca perda de controle.

Faz curvas como se estivesse sobre trilhos. Sua suspensão alia maciez e estabilidade como poucos.

Já andei em Civic e Golf (MK 4,5) e mesmo esses sendo próximos, ainda acho que não estão no mesmo nível. Talvez o Golf MK7 seja igual, ou melhor, antes da capada escandalosa que a VW deu nele como justificativa de ”manutenção onerosa”.

O meu com 125 mil kms ainda não precisou trocar nem uma simples bucha, tem lá seus barulhinhos, mas segundo o mecânico que consultei algum tempo atrás, ainda não precisa de nenhuma manutenção, então essa conversa de suspensão cara de se manter é balela pois não conheço relatos de problemas com fragilidade, nem em Golf, nem em Focus e nem em Civic.

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Focus – Equipamentos

O Focus GLX é relativamente bem equipado para sua época de fabricação:

Tem ABS, Air Bags dianteiros, bancos em couro, o tal “kit dignidade”, saída de ar para os pés dos passageiros de trás, cintos de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, volante e banco com regulagem de distância e altura, vidros um toque para todos os passageiros, alarme de dois estágios, regulagem de dureza de direção pelo PC de bordo entre outros.

Instalei um multimídia completo com câmera de ré que ajuda muito na hora de estacionar em vagas apertadas. Quem não tem, talvez não sinta falta, mas o dia que tiver, provavelmente não ficará mais sem.

Focus – Acabamento

Meu carro veio já com bancos de couro que ainda hoje estão em muito bom estado. Creio que isso ajuda muito no aspecto interior, o acabamento do Focus não é primoroso, mas diria que chega perto de ser honesto.

Destoa um pouco o conjunto das portas dianteiras e destoa muito o conjunto das portas traseiras que embora tenham a mesma aparência das dianteiras, são de materiais nitidamente inferiores, uma economia muito esquisita por parte da Ford.

Hoje meu carro tem alguns “grilos” internos.

Mas acho que está melhor do que deveria pela km rodada. Talvez porque eu sempre corro para consertar algo que quebre ou desencaixe, sou partidário da manutenção preventiva, muito mais barata que a corretiva.

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Focus – Espaço Interno

Passageiro da frente e motorista se acomodam bem, tudo do carro está a mão, a ergonomia é muito boa. Passageiros de trás sofrem um pouco se forem altos e o motorista gostar de usar o banco mais afastado, pois o espaço para as pernas é meio limitado.

Porta malas é razoável para o porte do carro, afinal é um hatch médio, creio que está condizente com a proposta.

Problemas ocorridos

A manutenção da Ford tem a fama de ser acima da média e isso se confirma em partes. Por volta dos 85 mil kms, meu carro teve um problema com o catalisador que precisava ser substituído, liguei em algumas concessionárias e tiveram a coragem de me pedir R$ 5.000 em um.

Aqui cabe um ponto: o catalisador do Focus fica em uma peça só junto com o coletor, não vende separado assim realmente fica mais caro, mas considero um exagero esse valor.

Após pesquisar encontrei uma empresa que fazia a troca soldando a nova peça no coletor original por R$ 800. Serviço ficou perfeito e não tive mais problemas.

Com 100 mil kms, troquei as velas que são de iridium, custam caro, mas se contar que se troca de 100 e 100 mil, acaba tendo um preço até próximo das velas comuns que se troca em 2/5 desse tempo.

Com 110 mil kms troquei as bobinas de ignição que já estavam falhando, na concessionária paguei R$ 130 em cada (são quatro). Por incrível que pareça estavam com preços próximos do mercado paralelo (falando de peças originais), eu mesmo troquei com uma chave de 10”, é super simples.

A embreagem e os amortecedores ainda são originais e estão funcionando a contento. No mais foram apenas trocas de óleo e filtros que faço de 10 em 10mil kms.

Aliás na última troca de óleo, a loja usou o método de sucção por conta de não trabalharem mais da forma convencional com motores de cárter de alumínio, ao verificar todo o óleo que foi tirado, saíram aproximadamente 4,3 lts; mesma quantidade que é colocada na troca, ou seja, com 120mil kms e o carro não queima nem óleo.

Falando em motor, o Focus é o único carro que conheci até hoje que se usa a chave da ignição para abrir o capô.

Não sei de onde os engenheiros tiveram essa ideia, se foi por segurança no momento de manutenção ou por conta de dificultar o roubo, você gira o logotipo da grade para o lado e introduz a chave, ainda tem que virar ela totalmente para um lado e depois para o outro só ai é que o capô libera a trava.

Outra coisa bem complicada: Troca do filtro de cabine, não sei se existe outro jeito, não conheço… eu só consegui tirar desmontando o pedal do acelerador. Nem preciso falar que só fiz isso uma vez, nas outras, paguei para fazer. Se existe carro com maior dificuldade para fazer essa manutenção simples, eu não conheço.

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Focus – Consumo

Deixei por último esse tópico. Quando comprei o carro, fiquei com um pouco de medo do consumo do motor 2.0, afinal como disse, vim de um Punto 1.4 que conseguia médias de 12 km/l na gasolina e 7,5 km/l no etanol (cidade).

O antigo dono recomendou que só usasse etanol, pois gasolina não compensava e ele conseguia médias de 6,5 km/l com esse combustível. Segui a recomendação dele por cerca de um ano, porém conseguia médias de 7,5 km/l a 8,0 km/l.

Um belo dia resolvi abastecer com gasolina, senti o carro com um ronco mais “liso” e para minha surpresa no abastecimento seguinte, consegui média de pouco mais de 10 km/l (ainda tinha um restinho de etanol no tanque), na seguinte já consegui pouco mais de 11 km/l a partir disso mantive somente na gasolina, algumas vezes consegui médias pouco acima de 12 km/l!

Difícil acreditar, porém eu rodo cerca de 60 kms por dia, utilizo muito as marginais aqui em SP e pelo horário (saio cedo de casa e volto tarde) pego um trânsito um pouco mais “ameno”, assim dá para trabalhar em marchas altas e velocidade constante.

Já me envolvi em algumas discussões em fóruns e posts de Facebook com pessoas que acham “impossível fazer essa média com um carro 2.0”. Eu tento explicar que a forma que você dirige e o tipo de trânsito, influenciam muito mais que a motorização de um carro.

Conheço gente que faz 8 km/l com um Azera V6 e outro que faz 8 km/l com um Gol 1.6… Portanto a forma com que você conduz seu carro faz você gastar mais, ou menos dinheiro.

Considerações finais

O Focus MK 2,5 sempre foi meu “sonho de consumo” desde seu lançamento, quando tive a oportunidade, não pensei duas vezes. Me arrependi em algum ponto? Nenhum! Compraria outro se fosse hoje? Pelo preço de mercado do meu (cerca de R$ 28.000) não encontro coisa melhor em motor, equipamentos, conforto e performance. É um pena ser um carro injustiçado pelo mercado.

Vou colocar o meu à venda em alguns meses, pois pretendo pegar um AT (estou entre um Nissan Sentra SL ou um Honda Civic), infelizmente a Ford me fará abandonar o Focus MK3 pois esse câmbio Powershift não inspira nenhuma confiança, caso contrário, teria outro sem pensar “meia” vez.

A quem estiver estudando a compra de um, recomendo sem sombra de dúvidas. Porém leve a um mecânico de confiança para que verifique se eventuais problemas não serão caros para corrigir e pelas informações que coletei à época, a versão 1.6 consome quase igual a 2.0 e anda bem menos.

O Focus é um carro pesado, talvez por isso essa versão 1.6 seja apenas “honesta” mas que na minha opinião não vale a pena. Procure também versões com ABS e AIRBAG, as GLX 2.0 sempre vem com os dois. Evite a versão GL, pois é bem menos equipada e custa praticamente o mesmo.

Espero ter passado tudo de impressão que o carro me deixou, caso alguém tenha alguma dúvida que eu possa esclarecer, basta falar. Grande abraço a todos e um agradecimento especial ao NA, por ceder o espaço e por divulgar tanta informação de qualidade, pra mim e considerado hoje, uma referência no meio digital.

Por Angelo De Lucca

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.