Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-7-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Olá amigos. Vou relatar aqui a minha experiência com o Ford Focus Titanium hatch, que tenho há um ano na minha garagem.



Escolha do modelo e negociação

Sempre gostei de carros hatch. Antes de comprar o Ford Focus eu tinha um Fiat Bravo Essence 1.8. O Bravo possui um acabamento interno muito bom, em alguns pontos diria que até melhor que o Focus. Pecava pelo motor que demorava a desenvolver e pela assistência técnica da Fiat, que teimava em afirmar que os problemas que eu relatava eram características do carro.

Antes do Bravo eu tive um Focus GLX 1.6 e a cada problema que eu tinha com o Bravo eu sentia falta do Focus, mesmo com o acabamento ruim que ele tinha. Com dois anos de Bravo decidi trocar de carro e sempre acompanhei o mercado de automóveis, independente da vontade de trocar de carro, sou leitor assíduo de diversas publicações sobre o tema. Como o meu foco (sem trocadilhos, rs) era um hatch médio entre R$ 60.000,00 e 70.000,00 elegi o Focus e o Golf como os dois candidatos a entrarem na minha garagem.

O Golf realmente é um carro muito bom, com acabamento primoroso e motor de sobra, pois seu 1.4 TSI dá mais do que conta do recado. Para mim o problema do Golf reside no design. Não gosto deste design atual da VW, principalmente no interior. As linhas são muito retas e não me agradam. Design é uma coisa bastante subjetiva, mas que para mim conta.

Além do design, os preços, equipamentos e as condições da Ford eram muito melhores que os da VW e ainda o histórico que eu tive com o Focus GLX, que era muito bom para se dirigir. Tudo isso pesou a favor do Focus. A pá de cal para o Golf foram as condições de negociação: não consegui na época R$ 500 de desconto no Golf, enquanto no Focus me deram mais de R$ 3.000.

Para comprar um Golf com os itens que o Focus Titanium tem eu gastaria pelo menos uns R$ 8.000 a mais. Para completar, na VW não me deixaram fazer test no Golf, pois não tinham carro para test. Na Ford, pelo contrário, test-drive foi oferecido e confirmou a minha decisão de compra. Lembro até hoje o momento que vi meu carro na concessionária, foi uma sensação muito boa!

Paguei R$ 77.500 pelo Focus Titanium 2014/2014, branco. O atendimento da Ford foi muito bom, ao me apresentar o carro a vendedora sabia o que estava vendendo, conhecia o produto. O entregador me mostrou e ensinou a usar todos os itens do carro, que não são poucos!

Como mencionei anteriormente, acompanho a mídia automotiva, comprei o carro já sabendo do facelift que viria agora em 2015. Ao contrário de muitos, não me incomodarei com essa mudança, pois não se trata de mudança de geração e sim um retoque estético. Gostaria que a Ford aproveitasse esse momento para trazer o EcoBoost, porém tudo indica que isso não irá acontecer, pelo menos neste ano.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-8-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Suspensão, câmbio e motor

Dirijo o carro mais nos finais de semana a lazer. Assim que comprei o carro fiz uma viagem com ele para Visconde de Mauá, que fica a 218 km da capital do Rio de Janeiro e algumas fotos postadas aqui foram feitas lá, além de Teresópolis, também no RJ. Na estrada o carro é muito bom, as trocas de marcha são imperceptíveis e ele responde à sua pegada, se você pisa mais forte ele automaticamente deixa para trocar a marcha num giro alto, se pisa leve ele preza pela economia e troca em giro baixo.

O Powershift não deixa o carro ficar anestesiado como em um carro automático, ele responde prontamente, e parece adivinhar o que o motorista quer fazer. Em modo D, se você acelerar pouco ele troca as marchas em rotação baixa, prezando o baixo consumo, porém se você pisar até o fundo o carro se transforma e troca em rotação acima de 6000 rpm. Isso no modo D. No modo S o carro fica bem mais arisco e sempre segura a marcha para trocar em 6.500 rpm. Eu não utilizo os botões para troca manual, não são muito ergonômicos e o câmbio trabalha muito bem sozinho.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-14-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

O motor casa muito bem com o câmbio, não sei se no 1.6 o casamento é tão feliz assim. Em Visconde de Mauá ainda existem estradas de terra peguei algumas sem problemas, fiquei com o receio dos pneus, que possuem perfil baixo, mas eles resistiram bem, sem furos ou danos. Passo diversas vezes em ruas de paralelepípedo e não ouço barulhos, como alguns relatam.

A suspensão do Focus é confortável na medida certa em condução “normal” e para fazer curvas em uma velocidade mais alta é sensacional. Na cidade o conforto dentro dele é grande, a suspensão tem excelente acerto e possuir suspensão independente nas rodas traseiras é um diferencial importante, que poucos carros, mesmo nessa faixa de preço possuem. Há quem pense que suspensão independente nas rodas traseiras não faz tanta diferença, mas faz sim. Se eu puder, nunca mais comprarei carros com eixo de torção na traseira.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-12-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Itens de conveniência e segurança

Chave presencial, botão de partida, faróis e limpadores automáticos são itens que a princípio são dispensáveis, mas quando você tem no seu carro e usa um carro que não tem esses itens, sente falta. A chave presencial é muito boa, dependendo da posição que você pega na maçaneta do carro ele abre a porta (mão completa na maçaneta) ou trava a porta (somente o polegar no sensor da porta, sem segurar na maçaneta. Você até esquece que existe a chave.

A câmera de ré possui sensores que seguem o volante para calcular a rota do deslocamento e, junto com o sensor de ré, estacionar o carro é muito fácil. O ar condicionado digital de duas zonas é muito bom, pois geralmente as mulheres sentem mais frio, e com essa função cada um coloca a temperatura que lhe for mais agradável.

No quesito segurança, os freios são muito bons e o carro conta com tudo que um carro dessa categoria deve ter, como 6 air bags, controle de estabilidade, disco nas quatro rodas ABS, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, ajustes de altura e profundidade do volante, retrovisor interno eletrocrômico. Faltou o rebatimento elétrico dos retrovisores, disponível somente na Titanium Plus.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-10-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

A central multimídia, além dos comandos de rádio, som, MP3 e GPS controla o ar condicionado, que pode ser ligado pela tela de 8”, pelo comando de voz ou pelo botão do próprio ar. Não utilizo muito os comandos de voz do Sync, mas ele entende bem os que se fala e pouquíssimas vezes falha, diferente do Blue&Me do Bravo, que dava raiva ao utilizar, pois aquela “mulher” não entendia nada! A maior utilidade dos comandos de voz fica por conta do uso do telefone.

O GPS é muito bom, nunca perdeu o sinal, que é bem mais forte que os GPS de celulares, além de ser integrada à tela do computador de bordo e ao ficarmos próximo de uma ação a ser executada, como curva acentuada, ele apresenta a informação nas duas telas, caso você não queria desviar o olhar para a tela central, facilita muito a navegação.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-5-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Consumo

Pisando pouco consigo uma média de 17,5 km/l na estrada, na faixa dos 100 km/h com gasolina aditivada (V-Power, que é única que eu uso). O problema é que o carro instiga a andar mais rápido, e aí o consumo baixa e vai para casa dos 12 km/l, mas eu considero este consumo muito bom para um carro 2.0 e acredito que as seis marchas do câmbio ajudem nesse quesito.

Na cidade faço em média 8,5 km/l, também na gasolina. Coloquei somente um tanque de etanol até hoje no meu carro. Aqui no RJ o preço não vale a pena. Com etanol o carro fica um pouco mais arisco e o motor faz mais barulho, mas o consumo dele na época não passava de 6,0 km/l, o que me desanimou a continuar com o etanol. Atualmente o carro está com cerca de 7.200 km.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-1-700x394 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Pontos negativos

Pelo valor ele deveria oferecer air bag de joelho, que o Fiesta Titanium possui. Até hoje não entendi o motivo de a Ford não colocar isso no Focus. Outro item que sinto falta é o computador de bordo possuir “Trip B” que a maioria dos carros dessa categoria possui.

Nos modelos 2014 as revisões ainda são de 6 em 6 meses ou 10.000 km e para eu que não rodo muito acaba encarecendo um pouco a manutenção, mas nada muito absurdo. Já na linha 2015 a Ford mudou isso e aumentou o intervalo para 1 ano ou 10.000 km.

Outro ponto negativo diz respeito ao tanque de combustível: quando ele está cheio, em manobras de garagem com o som desligado, dá para ouvir um pouquinho o combustível se mexendo, me parece que o Focus não possui quebra-ondas. Mas como toda vez que eu ligo o carro o rádio já liga junto, esse problema não me afeta.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-4-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

O meu carro apresentou um problema forração da porta direita do passageiro traseiro: o acabamento veio solto, mas algo que eu mesmo consegui resolver, bastando dar uma pequena “pancada” com a mão para que o encaixe fosse feito.

O problema mais grave que tive foi a formação de zinabre no contato positivo da bateria. A concessionária resolveu, mas nunca tinha visto isso acontecer em carro novo.

Algo que eu não vejo como ponto negativo mas que alguns donos de carros com pneu de perfil baixo reclamam são algumas batidas secas que o carro dá em ruas esburacadas, mas a meu ver o problema é da pavimentação brasileira e não do carro.

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-2-700x394 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

Conclusão

Ao meu ver quem critica o Focus não conhece o carro ou simplesmente só entrou na versão S, que realmente tem acabamento e custo benefício muito ruim. Aquela história que vemos algumas pessoas mencionarem de que o teto é de espuma e afunda, no Titanium não acontece.

O acabamento interno é muito bom, com painel emborrachado e encaixes bons, sem rebarbas. Na parte exterior também não encontrei nenhuma peça desalinhada no meu. O câmbio Powershift é excelente, funciona muito bem, com trocas de marchas bastante suaves e imperceptíveis.

Direção e suspensão também são excelentes, nessa faixa de preço realmente só tem para o Golf, os outros ficam bem atrás, seja em performance ou no conjunto geral. O mais próximo seria o 308 THP, mas o projeto antigo e sua suspensão o afasta do Focus e Golf como referências no segmento. Enfim, a experiência com o Focus tem sido muito boa, até aqui os problemas foram muito pequenos perto do prazer e conforto de dirigir o carro. Não me arrependo da compra e compraria novamente o Focus, sem dúvida.

Por Leandro Fonseca

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-11-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

 

ford-focus-titanium-hatch-2014-branco-6-700x466 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus Titanium 2014

4.0

  • Burnout

    Não comparia Focus (apesar de ser um ótimo carro, como praticamente todos da Ford). Atendimento de pós venda da Ford na minha região é fraquinho demais por ter somente uma concessionária e eles deitam e rolam com o cliente. Qualquer dúvida é só entrar no Facebook deles e verem a quantidade de reclamações quanto ao descaso da marca. É assutador. Não é a toa que raramente você vê os carros da marca rodando por aqui. Colhendo o que plantou.

    • Leonardo

      Antes de você ou alguém ler esse comentário já vou avisando que eu estou expressando minha opinião e não quero lhe julgar de nenhuma forma, mas eu acho um erro uma pessoa comprar ou deixar de comprar um carro ou alguma coisa por conta de um fator que você não sabe se irá ocorrer, ou seja, no caso de um carro, um problema. Não concordo que devamos nos limitar apenas as Toyotas da vida, poi já comprei alguns carros zero e nunca tive problemas técnicos com nenhum talvez fosse sorte e também nunca tive problemas com as revendas. Já tive várias marcas e modelos. E quanto a revenda uns demoraram mais outros não daí depende da sorte. A questão é você deve comprar carro para você e não para os outros (no quesito revenda), agora no quesito problemas, é o que eu sempre falo: nada é perfeito, máquina sempre dá defeito um hora ou outra, se você não quer problemas com defeito não a tenha ou compre um carro pelado, por que quanto menos coisas no veículo menos problemas.

      Por favor não se sinta ofendido, foi só uma opinião

      • Burnout

        Leonardo, respeito sua opinião e gostaria de acrescentar um comentário. Já tive 0km de marcas como VW, GM, FIAT e Ford e agora estou com um PSA. Sou mente aberta com marcas de carro. EM TODAS já tive problemas e no atendimento em garantia e na Ford chega a ser decepcionante na minha região (capital com 2 milhões de habitantes). Perdi a conta de quantas vezes fui pra CSS resolver um problema no câmbio e depois não ter o problema resolvido. Cara, se o cliente vai 8x para concessionária não seria justo trocar a porcaria do câmbio? A VW pelo menos aqui não tem pena. Quando o cliente reclama de algum problema eles não perdem o tempo, constatado o problema, vão lá e trocam. Não ficam de mimimi se a peça for de 1 real ou 1 milhão de reais. A CSS vai receber pela troca mesmo! A marca é tão fraquinha, mas tão fraquinha, que é mais fácil você ver uma PSA na minha cidade do que um Ford. Fiz até uma pesquisa no Denatran e confirmei isso mesmo. Tem mais Peugeot 206/207 que Ford Fiesta. Antes de comprar o carro é sempre bom pesquisar como é na cidade o atendimento na CSS seja para fazer algum serviço ou na compra de peças (sim, algumas extorquem o cliente, principalmente se tiver apenas uma em sua cidade).

        • Thiagusss

          Aqui na minha região o problema está tanto na Ford quanto na VW, as duas são muito no pós-vendas.

        • André Calandrini

          Tb não compro ford por causa da css da minha cidade. Uma vez eles arranharam o meu carro e não ajeitaram :(

    • Robinho

      ah ta e so a Ford da problema, aff.

    • Rodolfo Brokertas Gomes

      Burnout vc falou tudo. Tenho um Focus e adoro o carro mas a Ford fechou as portas de sua única concessionária na Baixada Santista inteira a três meses e não há previsão de reabertura tendo os clientes rodar até São Paulo para revisões e atendimento. Eu não compro mais Ford. Colheu o que plantou.

  • SDS SP

    Legal o post e parabéns pelo carro. É de fato, um carrão, mas eu ainda simpatizo pelo Golf (gosto pessoal). Quanto está saindo o seguro do Focus?

    E quanto a falácia do “teto de espuma”, “estopa” ou “papelão”, não dá bola, é conversa da turminha do “bonde do Golf”

    Abs

    • Leandro

      Paguei 2600 no primeiro ano na bradesco e esse ano, acredite, a HDI está fazendo por 1800,00. casado, 34, rio de janeiro.

      • Edson Fernandes

        Leandro? tem filhos? Porque senão tiver… o preço está otimo.

        • Leandro

          Não tenho. Bonus 5. abçs

      • SDS SP

        Preço bom. Acredito que o custo de uma apólice ai no Rio seja mais baixo do que aqui em Sampa.

      • Evandro

        Eu tenho um SE Plus sedã, 2014/2015, 33 anos, casado, 2 filhos (8 e 2 anos), pela Itau paguei 1512,00. Achei bem barato, dos palios da vida que tenho em minha empresa pago 1300/1400…

    • Edson Fernandes

      SDS,
      Isso acontece nas versões mais simples que utilizam um material diferente dos modelos Titanium (sempre com teto solar).

      Mas o problema em alguns relatos é ele se soltar. Quem não tem esse problema, pode ter o teto “fofo” que não terá problemas. É apenas o tipo de material utilizado pela Ford (para baratear em algo que possivelmente muitos consumidores não perceberão).

      • SDS SP

        Disso eu já sei. O problema é o pessoal generalizar o problema, falando que até nas versões top, há essa característica. Vocês moderadores, sabem de quem eu estou falando rs

        • Edson Fernandes

          E já estou monitorando isso…rs

      • Petrucci

        Edson, o criador de confusão, que já se chamou Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner, voltou como DOCTOR. Olha as mensagens dele abaixo. Melhor bani-lo de novo. Este cidadão é do Das Auto Blog e vem aqui para encher o saco de donos de Focus. Irrita demais! Fake que vem poluir teu fórum.

        • Camry

          Quem diabos é roger? Que confusão foi criada? Nenhuma! Eu apenas argumentei sobre um problema de acabameneto do focus que outros já estavam debatendo anteriormente. Quantas vezes falam do Golf aqui? Do DSG, etc?
          Bom voce baixar a bola e parar de dar xilique!

          • Petrucci

            Golf? Você que está citando… E como sabe que todos falam, sendo que teu perfil foi criado nesta semana?

            Eu vejo teu IP, e é o mesmo do Roger, Bosley, Richard, Blade Runner, etc…

            Não sei o que te leva a criar tantos fakes para falarem a mesma coisa, curtir o próprio comentário e só entrar em discussão sobre o Focus para falar do teto. Incrível. Que vida frustrada a tua. Daqui a pouco começa…

      • César

        .

    • Luccas Martins

      Tenho o Tit. Plus 14/15, versão Sedan. O seguro pela Porto Seguro ficou por volta de 2600R$ também (30 anos, solteiro, Bonus 7).

      Achei barato, levando em consideração que pagava 2000R$ no Focus Ghia Hatch (10/11).

      • SDS SP

        Não está tão ruim o preço. É de Sampa?

        • Luccas Martins

          Não, Goiânia-GO.

      • Leandro

        Preco bom mesmo. O bonus tb ajuda
        . Abcs

    • Robinho

      concordo, ja entrei no Focus e esse negocio é piada, tem tantos outros carros que usa o mesmo material e ninguem fala nada.

    • Thiagusss

      Comparando também prefiro o Golf, mas essa de “bonde do Golf” foi boa!kkkkkkk

    • Marcelo Henrique

      “Teto de espuma”
      Cara, quando alguém vier com essa conversa aperta o teto do carro dele para ver.
      Quase todos são espuma.

      • iCardeX

        E porque os tetos do S/SE é diferente do Titanium? Porque comparar com um carro popular como Celta, Pálio, Uno, Gol enfim, é no mínimo vergonhoso.

    • DougSampaNA

      Se fosse em sp, alcool a 1,80 e gasolina a 3,10, pelo consumo na cidade que ele passou, ia de alcool sem pestanejar; o valor do km rodado no alcool é mais vantajoso…aqui em sp seria.

  • Rodrigo

    Esse Titanium está mesmo bonito! Carrão! Excelente relato!
    O lance do teto molenga, é lenda. Independente da versão, o material utilizado é o mesmo!
    Parabéns pelo carro!

    • C.R.F

      E aqueles vídeos da internet? Muitos sites disseram que o revestimento do teto do focus deixa a desejar.

      • Rodrigo

        Há um vídeo apenas, e sabe-se lá por que o rapaz tentou iniciar uma corrente de alerta para o forro do teto do Focus.
        Eu trabalho com veículos, não só Ford, e já avaliei muitos Focus.
        Nunca vi esse problema, e nunca ouvi reclamarem.
        Só vi o tal vídeo por aqui. E o “denunciante” dizia não saber quem procurar.
        Somente o óbvio não foi feito, procurar a autorizada.

        • C.R.F

          E a avaliação do Canal Top Speed, onde os apresentadores tocam o forro do teto de um Focus 2.0 SE 2014 e o mesmo amassa e afunda? No vídeo eles chegam a comparar o revestimento “molenga” do teto do carro ao de um escort hobby ou fiesta chorão, e dão sonoras gargalhadas!

          • Rodrigo

            Eu já tinha visto a análise! Pra quê fulano vai amaciar e apertar teto? Aliás, se você procurar na internet por problema de forro de teto no focus, você não encontra nada. Não sei quais são os “muitos sites que disseram que o revestimento do Focus deixa a desejar”.
            Tá cheirando a torcida isso aí…

            • C.R.F

              http://carplace(ponto)uol(ponto)com(ponto)br/garagem-carplace-6-focus-deixa-redacao-com-impressao-positiva/

              “O que também não agradou muito foi o refinamento do Focus. A montagem da carroceria, principalmente no segundo modelo avaliado (o 2.0), ainda deixava a desejar pelos gaps entre as peças metálicas. Por dentro, o painel é emborrachado, mas o revestimento do teto e alguns plásticos deveriam ser melhores. Por fim, a central My Ford travou algumas vezes na conexão com os celulares. Na SE 2.0 a nova central multimídia com GPS e tela sensível ao toque, oferecida com acessório, deveria ser item de série. Comparado ao Golf, fica claro que o Focus poderia melhorar bastante em termos de acabamento”.

              • Rodrigo

                Tá, não compro mais. Fim de assunto!
                Eu também vou curtir meu próprio comentário, pra dar ibope!

              • Petrucci

                Você não se cansa, Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner? Toda hora é banido e volta com um nickname novo para passar mais vergonha?

            • FocusMan

              Nego procura pelo em ovo.

          • Leandro

            O meu não amassa nem afunda. Já vi esse vídeo do Top Speed e realmente no vídeo afunda.. Não sei se é a versão ou o lote do carro. Agora no prórpio vídeo do top speed ele fala bem do motor, fala que donos de civic e corolla não devem mecher com focus.. é bem por aí mesmo.

          • Marcio

            O aspecto do teto não tem nada de errado, só poderia incomodar quem fica empurrando o teto e isso não tem lógica, além do mais por ser macio possívelmente transmita menos vibrações e seja menos sujeito a ruídos.

            • César

              O nome disso é corte de custos. A ford usar uma estopa mole no revestimento do teto do focus é inadmissível, pois, além de ter um aspecto muito pobre, ser áspero e sujar muito, o teto ainda fica molengo, amassando com facilidade e afundando se acender uma luz interna.

          • Tessio R R Bonafin

            Canal Top Speed…vi alguns vídeo. Me desculpe, mas são dois meninos que mostram conhecimento técnico zero, e repetem falas decoradas…na boa, melhor buscar outras referências.

            • Marcelo Henrique

              Nem perco o meu tempo vendo os vídeos daqueles caras.

              Até o polêmico ADG é menos sofrível de ver.

          • Evandro

            aff, se deixar levar por aqueles dois desmiolados?

      • Andre

        Eu tenho um SE 15/15 e o Teto não faz isso. Não sei se consertaram, mas
        não chega nem perto do que ocorre nesse vídeo aí. É um teto nomal. Tive
        um 308 e lá em casa tem um Sentra também. Comparando-o com os dois é bem
        parecido.

        • Petrucci

          Este cara é hater do Focus. É do Car blog. cada hora volta com um nickname novo, depois que é banido…

      • iCardeX

        Até o meu antigo Gol G5, um veículo cuja fabricação tinha um qualidade melindrosa, pelo menos o acabamento de revestimento do teto era descente.

        • Evandro

          tá aí a parte boa, compra um gol, economiza, e leva um carro com acabamento melhor que um focus, aí vc cai da cama e acorda. Eu tinha um jetta tsi e peguei um focus recentemente, o acabamento é muito melhor que do jetta, quem dirá então de um gol…

          • iCardeX

            Não entendi nada. O quê você está querendo dizer? Cadê a pontuação do seu texto? Pootz!

            • Evandro

              A pontuação está ai, cabe vc a interpretar.

              • iCardeX

                Me recuso a tentar. As regras gramaticais estão contra você.

                • Evandro

                  bom, então não leia, poupe seus neurônios

                  • iCardeX

                    Jesus! Se tu fosse meu filho, não ganharia nem um mísero hotwheels. Quem dirá um Jetta ou o Focus.

                    • Evandro

                      Sorte que não sou, se vc fosse o meu, ganharia umas aulas para corrigir deficit de atenção.

      • Marcelo Henrique

        Aperta o teto do Vectra 2011 e veja o vídeo novamente.
        Esse tipo de coisa é usado a anos pelos fabricantes.

    • Vitorugo V.

      Não é lenda não. Todos os focus sem teto solar dessa geração em que eu entrei o teto afundava com um simples empurrão com a mão.

      • C.R.F

        Afunda mesmo, o forro é molenga em quase todas as versões. Na avaliação do Canal top speed eles dizem que o titanium plus que tem teto solar não afunda, usa material melhor.

        • Gran RS 78

          Posso te fazer uma pergunta? Porque diabos vc mesmo dá positivo para o seu comentário?

          • Jeferson206

            É simples, ele concorda com o que ele mesmo diz kkkk

            • Gran RS 78

              KKK, deve ser isso mesmo.

              • CharlesAle

                Ou então é da milícia blog do Up rsrs..

                • Robinho

                  kkkkkkk

                • Gran RS 78

                  Só pode ser! rsrs.

          • automotivo

            Parece q é em todos os comentários dele, deve ser só ´pra ´´reforçar´´ sua convicção.

            • Gran RS 78

              Rsrs, deve ser por isso, rsrs.

          • Petrucci

            É o tal Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner do Car Blog… Ele é banido e sempre volta com um apelido novo para falar a mesma coisa de sempre…

        • Petrucci

          Você não se cansa, Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner? Toda hora é banido e volta com um nickname novo para passar mais vergonha??????

      • FocusMan

        Mas então… tenho o Focus dessa geração desde o lançamento. Tive um sedan e agora tenho um Hatch e nunca apertei o forro. Alias, tenho carro desde meus 18 anos e nunca apertei o teto e tenho hoje 35 anos.. Será que essa geração mais nova está realmente aviadada?

        • C.R.F

          Mas você disse em outro site que só apertou e descobriu que o forro do seu carro era mole depois de ler comentários nas redes sociais.

          • Petrucci

            Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner é banido e sempre volta com um apelido novo para falar as coisas velhas.

            Quanta inveja!

            Acho que é uma das personagens do criador do Carblog, que vai difamar o carro que detona o Golf nas vendas em outros sites.

        • Vitorugo V.

          Mas nesse caso, o simples ato de apertar o botão da luz interna já afundava o teto.

        • Evandro

          A minha pergunta é: Pq alguém aperta o teto? Qual a finalidade? Para testar o conforto do teto em caso de capotamento e em seguida sentar nele?

          • Marco FTW

            Material contido no teto, indica muita vezes esmero pelo acabamento geral do carro, e claro ajuda na acustica interna.

            • Evandro

              Bom, em dias de chuva não escuto barulhos no teto, embora não tenha uma boa referência de acústica do teto, mas qdo eu era garoto, me lembro que meu pai tinha um fusca, e tinha tipo de uma palha entre o teto e a forração, certo momento, ele resolveu tirar o teto e tirou toda essa palha, qdo chovia me lembro que era um escândalo dentro do carro… Não sei, mas eu acho que o pessoal dá muita importância para fatos muito pequenos, pra mim, coisas mais importantes, poderiam ser mudadas, como por exemplo o aplique de alumínio do volante, que dá um reflexo enorme e atrapalha a direção, e isso não é só problema do focus, no meu antigo carro, um jetta, tinha o mesmo problema, mas dessa vez era o emblema da vw.

      • Leandro

        O meu não tem teto solar e não afunda.

        • Vitorugo V.

          Devem ter resolvido esse problema então.

          • Camry

            Não resolveram. Andei em um S 1.6 15/15 ontem e o teto parecia uma esfiha de queijo de tão mole. O titanium dele que deve usar outro material.

          • Marcio

            Não é problema, não faz ruído e o aspecto não tem nada de errado, incomoda apenas quem procura pelo em ovo.

            • Cristiano_RJ

              A questão não é ser ou não problema. O uso de materiais baratos é um artifício comum para reduzir o custo de produção. A questão é que quem compra um carro desse segmento não está levando um popular. Paga mais caro e exige mais qualidade. Não há nada de anormal nisso.

              • David G.

                Perfeito comentário. Usar “estopa” no teto do Focus demonstra que a Ford tentou reduzir custos no acabamento do carro. Acredito muitos compradores não reparam em alguns detalhes do acabamento dos seus carros, mas alguns desejam mais qualidade e melhores materiais pelo preço pago.
                Abraço

            • Robinho

              exatamente.

    • João Silva

      Aqui em Florianopolis a diferença de um Focus Titanium bem mais completo, para um Golf Confortline é de mais de 5 mil… Aí depois de ver o acabamento do Focus e considerar os equipamentos, mimos, etc…. Eu ficaria com o Focus… Apesar do Golf ser um tesão pra andar…

      • Robinho

        exatamente com eu me sinto, na boa um Golf é um carrão, mas o Focus não fica atras como muitos julgam.

        • Evandro

          não mesmo, o meu não arrega para tsi não, ele perde um pouco na arrancada e retomada, mas depois disso anda mais…. Pra mim é o melhor 2.0 aspirado que eu já tive, e tive muitos diga-se de passagem, só perde mesmo para o 2.0 tsi, que tbm já tive, mas aí é outro nível de motor….

    • poleta

      Possuo um Sedan S, quem reclama do forro do carro tem que procurar o que fazer, pois ele realmente é muito bom, ninguém fica apertando o teto de um carro. Detalhe, sou fã do Topo Speed, mas acho que eles pisaram na bola feio reclamando do teto…

      • Vitorugo V.

        O Focus é um carro sensacional sem sombra de dúvidas, mas há de convir que o acabamento não é condizente com a categoria. Nos focus da nova geração em que andei, só de pressionar o botão da luz interna o forro já cedia.
        Não é nem questão de ficar apertando o forro. Só de olhar já é terrível. Chega a ser pior do que o do Sandero que parece aquelas mantas de feltro. O forro do Gol, fox, polo é muita mais bem trabalhado. Do finado Vectra era excelente.
        Mas isso não me faria não comprar o Focus. É apenas uma crítica à qualidade de montagem da Ford.

        • Camry

          Concordo que aquele forro é bizarro mesmo e que o acabamento deixa muito a desejar. No mais é um bom carro.

        • poleta

          Vitorugo, eu tinha um Polo Comfortline, e pra mim o teto está no mesmo padrão. Estava lendo os comentários dos colegas, e reparei bastante gente falando que não tem teto ruim e que o modelo era 15/15, o meu tb é um 15/15. Será que a Ford consertou? Eu via bastante destes Focus e Ecosport logo que lançaram com vários desalinhamento na carroceria, mas o meu veio td alinhado e encaixado. Ah, antes que algúem fale que só elogio o Focus, vejo tb os defeitos do meu: Computador de bordo relativamente simples, só tem trip A, falta emborrachado nas portas, no entanto no painel tem bastante, espaço traseiro menor que a concorrência, mas nada absurdo, e por fim porta-malas bastante raso.

          • Vitorugo V.

            Pois é. Parece que deram uma ajeitada nisso nos modelos a partir de 15/15. Os que eu vi foram todos 2014.
            Mas como eu disse, mesmo com o teto de estopa o Focus é um carro sensacional. Eu ainda prefiro o Golf, mas o Focus seria a segunda opção ali colada no Golf.

            • CharlesAle

              Nossa, não sabia que o material de fabricação era estopa!!Tá falando igual o pessoal da milícia!!

              • Vitorugo V.

                Deu pra entender meu jovem.
                Nenhum carro está imune à críticas, nem mesmo Ferrari, Aston Martin….Por que que um Focus estaria?

        • Evandro

          cara, é teto, não se olha a todo momento para o teto! Já entrou em um Jetta? Entra e me fala da qualidade em relação ao Focus…

          • Vitorugo V.

            Já entrei sim. Acabamento do teto é muito melhor do que o do Focus, sem pestanejar. Não sei se o seu Focus é 15/15, porque, pelo que dizem, parece que a partir desse ano a qualidade melhorou.

            Engraçado que todo mundo que não gosta que falem mal do carro é dono do mesmo. Vamos ser mais imparciais. Não é só porque a pessoa comprou o carro que ele é perfeito, imune à críticas.

            • Evandro

              Cara, não posso falar do teto, pois não lembro do que tinha no meu jetta nem do qual eu tenho hj, mas o restante, painel, forros de portas e bancos o focus é muito melhor sim, esse foi um dos motivos de eu não trocar o meu tsi por outro, me irritava o interior do carro.

              • Vitorugo V.

                No que tange ao acabamento das portas e do painel eu acho o do Focus Titanium ( O da versão S é sofrível) equivalente ao Jetta Tsi. O que gosto no Jetta é o design do painel e também o banco do passageiro ter regulagem de altura, só que os bancos são rasos. O do focus abraça melhor.

                • Evandro

                  cara, tinha o TSI, e achava um lixo, certa vez meu carro teve um problema no motor de arranque e me emprestaram um voyage bem equipadinho, cara, soh mudava o tamanho em relação ao jetta, de resto era quase a mesma coisa, foi me irritando isso, os bancos realmente não abraçam, as forrações de porta, pelo menos do meu eram um lixo, os pegadores marcavam a toa, e enroscavam os cantos em minha aliança, qdo entrei no focus, vi outra realidade, pensei, poxa, mas o jetta tem um motor do car***, aí pensei novamente e dei um fod***, não sei esse modelo caom face lift se melhorou, mas o 2012 meu era terrível…

      • Evandro

        pois é, pensei nisso tbm, quem aperta o bendito forro e pq? Eu nem lembro do forro do meu, na verdade, se eu fechar os olhos, nem sei como ele é!

        • César

          É de uma estopa mole que amassa e afunda se você apertar. Foi um corte de custos desnecessário da ford.

    • Cristiano_RJ

      Não é lenda não. Procure se informar melhor.

      • Rodrigo

        Rapaz, acredite… Sei mais do desenvolvimento deste carro do que imagina.

  • Freaky Boss

    Uma pessoa da minha família tem o focus 1.6 powershift (SE). Já dirigi várias vezes, e já fiz viagem longa também com ele. O câmbio casa bem com o motor também.
    O carro é bom. Gostei dele

    • No_Name

      Ué… carlos4carros falando que gostou de Ford???

      • automotivo

        Se esse carlos4patas aparecer nesse blog, vai avacalhar o negócio.

        • CharlesAle

          Putz cara, esse carlos é um mala! O cara tem o seu blog para desfilar seu ódio a vontade! mas não, invade outros Blogs só para irritar demais pessoas…

      • Freaky Boss

        ?

      • Fábio

        É ele mesmo?

  • Bikudin

    Powershift, bom quando novo, e olha lá, pelas reclamações q vejo são todos novos.

  • C.R.F

    O Titanium não tem esse forro do teto do 2.0 SE? No teste do Canal Top Speed desceram o sarrafo no “teto de escort hobby” do Focus.

  • Louis

    Titanium não vem de série com LED diurno ?

    • Matheus

      Só o titanium plus, que vem com LED diurno e xenon.

    • Leandro

      Só o titanium plus.. LED do Titanium comum só na lanterna traseira.

  • Higo Belchior

    Quando pivete e começo da adolescência tbm assistia muito Beavis & Butt-head (vi na multimídia do seu carro) kkkkk

    • Rodrigo

      Eu assistia na MTV! Era muito legal! hehehehehe

      • Higo Belchior

        Isso mesmo. Época que a MTV era em canal aberto.

    • Leandro

      Isso aé, rsrsrs. Vivo trocando o papel de parede, mas atualmente é este

  • shdn2010

    Parabens pelo carro muito bonito, mas como vc disse gosto é muito subjetivo, eu fiz um test no focus e o carro nao me agradou, no final das contas preferi ficar com o civic.

  • Oba

    Parabéns ao proprietário pela excelente aquisição.
    Seria a minha escolha até a faixa de 80-81mil caso a Titanium Plus 2015 realmente esteja nesta faixa de preço inclusive vi um ontem de perto a noite e as lanternas de led fazem toda a diferença agregando requinte e ar high tech.
    Não existe nada no mercado 0km que reúna tamanha quantidade de itens tecnológicos e de requinte pelo preço cobrado.

    • C.R.F

      Não há requinte devido ao acabamento simplista, portas de plástico, porta-objetos sem revestimento, capô suspenso por varetinha manual, colunas sem revestimento, porta-luvas de plastico, couro sintético, etc. Há apenas um acabamento na média do segmento.

      Nenhum Focus tem lanternas de LEDS, nem os reestilizados. Apenas os titanium plus tem leds nos faróis dianteiros.

      • Rodrigo

        Não compre! E deixe quem quer comprar ter sua própria análise!

        • Robinho

          kkkkkk, boa de novo.

      • Oba

        Verdade?
        Então a própria fabricante está fazendo propaganda enganosa.
        Retirado do site da marca:
        Mesmos equipamentos da versão SE PLUS 2.0 PowerShift, mais:
        SYNC Media System com MyFord Touch: Sistema de navegação, Radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, Tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central de 8”, Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters, comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador
        Camera de ré
        Lanterna traseira em LED
        6 AirBags (frontais, laterais e de cortina)
        Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e partida sem chave – Ford Power
        Sensor de chuva
        Acendimento automático de faróis
        Espelho retrovisor interno eletrocrômico

        Com pacote PLUS a agrega:
        Mesmos equipamentos da versão TITANIUM 2.0 PowerShift, mais:
        Sistema de estacionamento automático (Active Park Assist)
        Sensor de estacionamento dianteiro
        Faróis de Xenon
        Luzes diurnas de LED
        Banco do motorista com regulagem elétrica em 6 posições
        Retrovisores externos com rebatimento elétrico
        Teto solar

        Em relação a lista que você descreveu para mim nunca foi e jamais será fator de decisão na escolha de um veiculo.

        Somente esta lista que esta no site da Ford justifica a minha escolha, do proprietário e de todos que concordam comigo. Se para você é perfumaria ou botãozinho que não serve para nada respeito mas saiba que quanto mais sobe de categoria e preço a quantidade de equipamentos aumenta na mesma proporção em qualquer veiculo.
        Se julga que carro é apenas motor, cambio, suspensão, encaixe dos plásticos, tamanho do vão e alinhamento da carroceria respeito porque é o que todos as revista e jornalistas dito especializados analisam para julgar se um carro é melhor que outro mas querer que todos pensem da mesma forma é ignorância.
        Você acha que eu abrira mão de tudo que este carro oferece de itens tecnológicos e de requinte somente por conta das características que você relata?
        Comigo não funciona este tipo de argumento.

      • Oba

        Sobre led na lanterna sugiro reparar foto da mesma ligada na foto do proprietário e comparar com outros Focus ao vivo porque como será dificil ver um Titanium ao avistar um é quase certeza que serão versões abaixo, tire conclusões pessoalmente e voltamos a conversar.
        Abs.

        • Petrucci

          É o Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner do carblog, que sempre é banido daqui e volta com um Nick diferente.

        • Leandro

          Exato.. aquelas faixas horizontais acessas em uma das foto são leds. Nos S eSE não existe isso. Abcs

          • Oba

            Opa beleza?
            Quanta diferença faz um pequeno detalhe.

      • FocusMan

        O Focus Hatch tem lanterna de Led na versão titanium nos modelos até 2015.

        • C.R.F

          Então perdeu no modelo com facelift. Uma pena…

          • FocusMan

            Pelo que andei vendo o modelo com Facelift removeu varias coisinhas legais do carro.

        • Leandro

          No europeu o conjunto ganhou mais leds na linha 2016. Nao sei se vao trazer pra cá sem os leds. Abcs.

      • Leandro

        Tá sabendo legal… o meu é Titanium é tem led traseiro. Não são todas as lampadas. Quanto ao restante do seu comentário, gosto é gosto.

      • Petrucci

        TODOS FOCUS HATCHES TITANIUM TÊM LANTERNA DE LED, Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner.

      • poleta

        Doctor, você sabia que nenhum carro possui 100% de couro legítmo, pois não há couros no mundo para suprir a demanda por eles?!? e falo de marcas famosas, BMW, Mercedes e por aí vai. O que fazem é que a área onde há contato intenso é sempre de couro animal, forrações partes de trás dos bancos entre outras é couro sintético idêntico ao natural.

      • CharlesAle

        Você se positiva?? isso que é auto confiança. Mas vamos lá, qual o problema em usar vareta? Cruze, Corolla usam e nem por isso são carros ruins.Qual coluna não tem revestimento? e qual carro não usa material plástico na porta, se sua base de comparação for Golf, vai se decepcionar! E outra , você fala como o Bosley nóia, acertei??

      • Evandro

        acho que vc está querendo demais se considerar custo x concorrentes, é melhor vc juntar mais 50 mil e partir para uma 320….

  • Renan Sesti

    Não acho o perfil deste pneu baixo.

    • sheldonDS3

      e não é mesmo…. 215/50, é bem razoável….. complicado é andar no DS, com 205/45,

  • Matheus Ulisses P.

    Excelente carro! Parabéns pelo relato!

  • Eduardo

    Esse consumo de 17 na estrada tá certo?? o.O Dos relatos q já havia lido, acredito q nenhum chegou perto deste número..

    • Lucas de Lucca

      Depende do pé, das condições da rodovia e do quão adulterada está a gasolina. Mas dá para fazer sim.

    • FocusMan

      Está sim. Faço o mesmo tipo de consumo andando nesta velocidade.

    • Leandro

      Andando a 110km/h em rodovia sim… Melhor que alguns 1.0, rsrs. Mas confesso que ando mais rápido que isso algumas vezes e o consumo cai para casa dos 11km, mas ainda normal.

      • João Cagnoni

        Depende muito, mas um motor 1.0 geralmente não vai gastar mais que um 2.0. Se você tentar fazer o 1.0 andar mais do que deve trocando a marcha em giro alto, aí pode ser que sim. Meu primeiro carro foi 1.0 e eu reclamava muito do consumo, mas quando eu tava sem grana era só tirar o pé que ele atravessava o mundo sem abastecer.

        • Leandro

          Tem motor 1.0 que se esgoela e trabalha me rotação altíssima para manter velocidade de cruzeiro, uns 110km/h. O 2.0 fica em rotação mais baixa e acaba economizando mais. Agora, se você andar devagar, pisando pouco, realmente o 1.0 será imbatível em consumo… abçs

    • Marcos Lopes

      consumo normal dos carros automáticos 2.0 ATUAIS !

      • Petrucci

        Errado!

        Civic LXR não faz isto (segundo vários donos a média é 14km/l);
        Fluence é beberrão e não passa de 12 na gasolina;
        Corolla faz 15km/l no máximo;
        Elantra faz 13km/l;

        • SDS SP

          É bem por ai… Acho engraçado alguns proprietários conseguirem médias de consumo em carros equipados com motores sem nenhuma tecnologia embarcada, similares a de carros híbridos rs.

        • Markus

          Petrucci,
          Quanto tu conseguia com teu antigo Cruze?
          Consegui 16,5 km/l a gasolina andando a 90 km/h (muitos radares, não dava para andar mais) com o Cruze LT automático do meu pai.
          Com meu astra 2011 com motor de 140cv consigo no máximo 15,6 km/l nas mesmas condições.
          Esse Focus com injeção direta está bem econômico na rodovia!

          • Marcelo Henrique

            Tá ótimo, o Vectra 2011 aut faz no máximo 13km/l rodando a 110km/h

        • Marcos Lopes

          estranho devo ter o pé muito leve então .. em todas as viagens q fiz nunca consegui fazer só 14km/l … geralmente é 15,5 a 16,3 ida/volta para região serrana rj e aprox. 17 -17,5 para região dos lagos .

    • João Cagnoni

      Muito subjetivo, acho que não deveriam colocar o consumo nessas avaliações. Se um leitor “pé de ferro” ler, vai falar que seu 1.0 não fazia nem 10. O meu carro mesmo faz 8km/L na cidade, assim como também faz 4km/L dependendo do percurso e trânsito.

      • Eduardo

        Concordo q consumo é subjetivo e depende do pé de cada um, mas discordo do q vc disse, pois saber do dono o consumo do carro ajuda muito na decisão de comprar ou não o veículo. O dono ainda colocou que conseguiu tal consumo com velocidade de 100km/h. Se o leitor souber ler e interpretar, ele não fará confusão alguma quanto ao consumo!

    • SDS SP

      Acredito que a injeção direta possa ter contribuído com esse excelente consumo.

    • Evandro

      o meu faz 6,8 na cidade e 12 na estrada com o alcool, acho bem bacana….

  • Estevam

    Será o meu próximo veículo, mas daqui uns 2 anos. Parabéns pelo relato e pelo carro. Abraços

    • Leandro

      Valeu. eu recomendo a compra, rs

  • Lázaro Rosa

    O que não me agradou nem um pouco no Focus foi o espaço interno, principalmente no banco traseiro. Achei apertado! No resto acho um carro muito bom e bonito.

    • Rodrigo

      O espaço traseiro realmente é meio restrito.
      Mas no geral, vale a pena!

    • Silas Rana

      Na verdade, é o maior calcanhar de aquiles da ford atualmente. Todos seus carros são ‘pequenos’ por dentro. Do Fiesta ao Focus. O Ka, acredite, é maior por dentro que eles. Mas foi criado pra isso. O ‘Sandero/Logan’ da ford (no que diz respeito a espaço interno).

    • Leandro

      Espaço interno na parte de trás para pessoas com mais de 1.80 é ruim, mas eu tenho 1.70. Nesse ponto o antigo era melhor. abçs

  • Jayme Júnior

    Parabéns pelo carro, Leandro. Algo que fiquei sem entender. Tenho um Focus Sedan SE Plus 14/14 e possui rebatimento elétrico dos retrovisores. O seu é superior ao meu e não possui. Minha reclamação é quanto ao acabamento das portas. O plástico é duro e há apenas uma parte de couro. O teto também é estranho, com um toque com o dedo o acabamento realmente afunda, não gostei disso. No mais o carro é excelente, a dirigibilidade dele é fenomenal, muito estável. Tenho tb uma BMW 320i e o Focus não perde em nada em dirigibilidade. A posição de dirigir inclusive acho melhor no Focus. O desempenho que é inferior mas não tem como comparar esse aspecto. O pós-venda da Ford é bom, sempre me atendeu muito bem em todas as revisões.

    • C.R.F

      Comentário isento de um proprietário. Nobre Jayme, o acabamento do teto do seu focus é mole e afunda desde que você comprou ou isso apareceu com o tempo?!
      Realmente ficou devendo um soft touch nas portas. Valeu!

      • Jayme Júnior

        Afunda desde que comprei.

        • C.R.F

          Já ouvi muitas reclamações a respeito disso mesmo, forro do teto mole. Tem como anexar uma foto para vermos como é o problema?

          • Jayme Júnior

            O forro não tem problema aparente. Ele não solta. Apenas afunda se pressioná-lo.

            • Camry

              Entendo. Como você descobriu que ele afunda, foi ligando a luz do carro?
              É só esquecê-lo e curtir o carro! Abraços.

              • Jayme Júnior

                Só descobri porque ouvi relatos. Do contrário não saberia facilmente. abraço

            • Petrucci

              Não perca tempo. É troll e fake. Sempre volta com apelido novo. É o mesmo infeliz que já se apresentou por aqui como Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner;

      • Leandro

        Quem anda com a mão no teto?

        • Marcelo Henrique

          Meninos?

      • Petrucci

        PÁRA DE FICAR ENCHENDO O SACO DOS DONOS DE FOCUS!!!!!!

        Vaza daqui, Roger/Bosley/Richard/Porsche 911 Turbo/Blade Runner!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Será banido de novo!!!!!!!!!!!!!!

        Só você vem aqui para trollar porque tua vida deve ser um lixo na favela que você mora!!!!!!!!

    • João Silva

      A Ford reorganizou os pacotes de opcionais, modelos e o 2.0 Powershift SE Plus, que era o melhor, foi retirado da linha. O espelho rebatível é só no Titanium Plus hoje.
      Agora com o facelift para 2016 e o retorno dos SE Plus, vamos ver como fica…
      Aqui em Florianópolis, o pós-venda das CSS Ford é bem fraquinho, ainda com uma visão antiga de negócio. Em um carro que tivemos nunca resolveram nada, só caracteristicas do carro diziam, acabada a garantia tudo se resolveu em uma oficina generalista…

    • GABRIELCSFLORIPA

      Dizer q o Focus não perde em nada em dirigibilidade para o BMW 320i é forçar demais.

      • Leandro

        Já dei um pau em um BMW antigo, o carro do cara quase saiu da pista, acho que não tinha controle de estabilidade. Dirigbilidade tá ligada à suspensão e acerto do carro, que o Focus é famoso por ter.. não é só por ter tração traseira que a BMW vai ganhar.. Já dirigiu o Focus? Não compare preços e marcas, que lógico que assim o focus vai ficar pra tras… mas o focus tem dirigibilidade melhor do que alguns carros mais caros, e sua plataforma serve pra volvo fazer o c30 e se não me engano o v40..

        • Edson Fernandes

          Tudo depende de parametros. BMW Antigo… e os atuais? Dessa forma também é forçar a barra. Se pegamos BMW Antigo temos qu epegar algo de mesma epoca… talvez um Escort?

          • Leandro

            sim, mas eu estou falando de dirigibilidade, do carro ficar na mão, focus é famoso por iss, faz curva como um Kart.. Motor é lógico que o BMW é melhor. Não me lembro o modelo não, mas acho que era um série três, não conheço ao fundo pra saber ano, mas era antigo, tipo começo dos anos 2000.. abçs

            • Evandro

              melhor em termos, pq se pararmos para pensar a 320 atual tem 180cv, 2.0 e sobrealimentado, já o focus é 2.0, 178cv e aspirado, lógico que os 180cv da bmw falam muito mais alto, mas em termos de cv não me aparenta ser tão jurássico assim….

            • Edson Fernandes

              Leandro, eu entendo isso…. mas o Serie 3 é um dos carros com a melhor distribuição de peso que existe…. se vc pegar um Atual e comparar com o Focus, verá que ele fará muito mais curvas que o Focus porque ele não jogará o peso do veiculo para as rodas dianteiras propiciando melhor estabilidade direcional.

          • Leandro

            Heehehehe talvez sim, mas aí é covardia né, rsrs.

          • Jayme Júnior

            BMW 320i 2014/2014. Não estou forçando a barra. Relato minha experiência como proprietário de ambos. E digo que o Focus não perde em nada em dirigibilidade.

            • Leandro

              Tá aí o dono falando dos dois. Não sou eu, posso falar que a dirigibilidade do Focus é excelente!! Abçs.

        • João LP

          Tem o fator braço, também. Nem as sopas de letrinhas dão jeito em alguns…

      • Jayme Júnior

        Minha 320i é 2014/2014. Eu relato minha experiência que tenho com os 2 carros. O motor da BMW é muito melhor. Mas falo em dirigibilidade que é o conjunto. O Focus é excelente, inclusive relatei acima que a posição de dirigir do Focus é melhor. O acerto do carro é excelente. Mas o pessoal aqui do site emite opinião sem ao menos ter dirigido o carro.

        • Leandro

          Isso aí, opinião se forma testando o carro, não lendo na internet. Lendo você aprende mas não substitui o contato pessoal.

        • Igor

          O Focus é referencia em dirigibilidade, estabilidade e aerodinâmica e os nego quer dizer que não, é fod#

        • GABRIELCSFLORIPA

          Eu sei oq é dirigibilidade e afirmo com a experiência de quem já teve BMW e já dirigiu o Focus que essa comparação é absurda.

          • Jayme Júnior

            Pessoal adora comparar Golf a Audi, BMW e Mercedes. E concordo que o Golf não perde em nada a seus semelhantes dessas marcas. Sinto muito meu amigo, mas dirijo meus 2 carros constantemente e tenho a experiência de fazer essa comparação. Não é nada absurdo. Provavelmente vc não deve ter convivido com o Focus diariamente como eu. Não sou defensor do Focus e nem da Ford. Não tenho marca predileta. Somente relato minha experiência. abraço

    • Leandro

      Olá.. Por incrível que parça o SE plus tinha rebatimento e o titanium não tem.. coisas da ford para obrigar você a compra esse pacote plus..O SE plus foi descontinuado.

      As portas do meu possuem acabamento em plástico e um forro em couro. Realmente não é nada de outro mundo, mas não acho ruim. Ruim era do Focus GLX que eu possuía. E o teto não afunda, como mencionei no post. Não tenho por que mentir.. os pontos negativos eu relatei no post. abraço

      • Jayme Júnior

        Concordo em tudo o que relatou no post. O forro não incomoda em nada. Como vc mesmo disse, “quem anda com a mão no teto”. hehehe. abraço

    • Evandro

      o meu é sedan se plus tbm 14/15 e não tem o rebatimento….

  • CorsarioViajante

    Sem dúvida é um excelente carro, boa compra. Inacreditável falarem que não tem test drive do golf. Fez bem de optar pelo Ford, até porque já gostava do modelo.
    Só faltou informar quanto pagou no seu. Disse que queria gastar de 60.000 a 70.000, quanto deram no Bravo e quanto pediram no Focus?

    • Stark

      Esses dias tava olhando os carros na VW e pedi pra fazer um test drive no Up e no Golf. Não tinham. O único carro disponível era o SpaceFox, e pela forma que a vendedora falou, não ia ter dos outros carros tão cedo. Nas outras marcas, a situação é menos pior.

      • CorsarioViajante

        Cara, que doidera! Como pode? Aqui em CAmpinas as VW tbm estão bem ruinzinhas e algumas já fecharam. VAi ver que esta concessionária tbm está em vias de fechar.

    • Leandro

      No post eu comentei o valor que eu comprei o Focus, 77.500,00 subi um pouco o valor pq o SE era quase o mesmo preço que o titanium, mas o titanium ganha muitos opcionais que justificam a diferença. O Bravo eu vendi pra particular, consegui 45k. abraço.

      • CorsarioViajante

        Oi Leandro, desculpe não vi a informação. Realmente nestes casos, tendo a grana, vale a pena dar o salto! Obrigado!

    • Fábio

      Inacreditável nada. VW e Ford são assim: na venda são ruins, no pós-venda péssimos! Costumo brincar que Golf e Focus são excelentes carros, pena que são da VW e Ford respectivamente…

      • CorsarioViajante

        Não tem muita lógica, já fui bem atendido e mal atendido em todas as marcas, varia muito da concessionária.

        • iCardeX

          O problema é o pós-venda. No caso da VW, experimente fazer qualquer questionamento do veículo pelo 0800 deles. Ninguém sabe absolutamente nada sobre qualquer dos veículos. Parece mais o callCenter da Matrix. Em 2009 comprei um Gol G5 versão Power, e a revisão dos 30k instruía a troca do filtro de poeira e polén para o ar-condicionado. O detalhe é que o veículo não possuía cabine para o filtro, sabe-se lá se por um erro de projeto. Liguei para a VW umas 2 ou 3 vezes, questionando como ficaria isso, e a resposta ao telefone: “Senhor, a revisão é feita sempre de acordo com o manual do proprietário. O senhor deve se dirigir a um concessionário para sanar as suas dúvidas.” E ficava aquele jogo de empurra-empurra entre a concessionária e o 0800. É de emputecer qualquer um!

          • CorsarioViajante

            Neste ponto a empresa realmente deveria dar o exemplo sanando todas as dúvidas, muito ruim esta situação de empurrar para a concessionária.

  • João Silva

    Concordo com vc quando compara o Focus com os concorrentes. Meu interesse é por Sedan e fiquei muito balançado entre o Focus Titanium e C4 Lounge THP. São os melhores, mais bem equipados e na minha opinião pessoal, os mais bonitos. Fiquei com o C4 Lounge, mas gosto muito do Focus.

    • Leandro

      O C4 também é um bom carro, ganha no acabamento do Focus. Se for o THP ganha no motor também, só a suspensão que é eixo de torção, mas nada que deponha muito contra. abraço

      • João Cagnoni

        Diga isso ao Mustang que tem eixo de torção.

        • Leandro

          O novo mustang adotou multilink na traseira.. mas como eu disse, nao desabona o carro ter eixo de torção, só que a suspensão independente na traseira da mais estabilidade e conforto. Abcs

        • Igor

          Tinha*

      • João Silva

        THP claro! Não que o 2.0 seja ruim, mas o torque do THP é muito gostoso e casou perfeitamente com o câmbio. A suspensão me atende! Não sou piloto de rua e para o conforto desejado está bom pra mim!

  • BillyTheKid

    Bom relato, veio em bom momento para quem se animou com o facelift do Focus e quer conhecer o carro um pouco mais. Aparentemente é um carro bom e parece ter ficado ainda mais tecnológico com a atualização recém anunciada, além de manter uma boa relação de custo/benefício.

    E um 2.0 aspirado fazendo 17,5km/l na estrada? Caramba, tá na hora de trocar meu 1.0 que anda muito menos e nunca consegui fazer isso.

    • Leandro

      Foi o que eu pensei, já tive ford Ka e ele não fazia isso na estrada. consumo muito bom do Focus, não sei se é por conta da V-power, mas acho que é o conjunto motor e cambio que trabalham muito bem, além de possuir 6 marchas.. O golf também é muito econômico, acho que até mais, só que é 1.4 e tem 7 marchas. abçs

  • Cidadão

    Alguém pode explicar o que é o modo “trip B” do computador de bordo?

    • Leandro

      Modo trip B é a viagem secundária.. Você pode monitorar duas viagens.. tipo vai pra angra e vê a distância, consumo e etc. Depois vai pra Caxias e consegue medir também, sem ter que zerar o computador de bordo.. é bom também para comparar consumo entre abastecimentos. abçs

    • ACELERANDO

      É a quilometragem que vc “zera”. Vários automóveis tem a opção de ter o hodômetro com duas parciais.

  • zeuslinux

    Eu gosto muito do Focus, mas dizer que não compraria um Golf por causa do design é dose.

    Além do mais, pelas fotos parece ser perto de Teresópolis, que é perto do Grande Rio, onde há um montão de concessionárias que oferecem test drive do Golf. Eu fiz o TD do Golf sem problemas e levei outro carro.

    Até aceito a questão do custo maior (o Golf encareceu bem), mas deixar de comprar um carro porque não fez test drive e por causa do design para mim não são argumentos muito válidos.

    • Leandro

      Quando você fez test drive? Comprei esse carro há um ano, o Golf era lançamento. Não tinha carro pra test nem desconto, amigo. Moro no Rio, tem muitas VW aqui, como vc disse. Design é gosto pessoal, assim como tem gente que acha determinada mulher bonita e eu não acho, não sou obrigado a achar o Golf bonito. Pra mim o interior do Focus tem um design muito mais moderno que o golf, que é mais quadrado.. Enfim, gosto é gosto. abçs.

      • zeuslinux

        Eu fiz TD no Golf 1.4 em abril de 2015, na concessionária Recreio da Barra. Gostei do carro mas, como disse, levei um Jetta TSI porque achei que era um custo-benefício melhor. O que eu não vi é TD do Golf GTi.

        Fiz TD também em C4 L THP, Audi A3 1.4 e 1.8, Q3 e até mesmo numa BMW X1. Gostei de todos, porém optei pelo Jetta por causa do custo-benefício mesmo, além de ser o mais forte de todos.

        • Leandro

          então, eu comprei meu carro em maio de 2014, um ano atrás.. Golf estava sendo lançado, não tinha test drive.. abçs.

          • zeuslinux

            OK, entendi agora porque. Me desculpe se fui agressivo.

            • Leandro

              Tranquilo. Abcs

    • Marcos Lopes

      eu também não compraria o golf pelo design cansado e ultrapassado que ele possui ( na MINHA opinião) e o segundo motivo é por ele ser um vw – que pelas minha ultima experiencia com um carro desta marca… aconselho a qualquer um a ficar o mais longe possível desta montadora…

      • SDS SP

        Estou no meu segundo VW e até agora, sem problemas graves. Acho que você foi “premiado”.

        • Marcos Lopes

          ou na verdade você foi o “premiado” !!!!

    • Thiago_NCO

      Bom… vou discordar.
      Na minha humilde e pessoal opinião, design pesa sim (exceto para populares de entrada, mas aí é outro papo) e eu, particularmente, acho o do Golf fraquíssimo… E, se eu tô gastando 80k num carro, o mínimo que ele pode fazer por mim é me encantar com a sua aparência.

      • iCardeX

        Eu tenho um Golf, e acho o design dele bastante sem graça. Por dentro a coisa muda de figura. Minha decisão de compra foi puramente técnica. O Golf possui recursos tecnológicos que podem deixar boquiaberto os mais ferrenhos críticos. As vezes é coisa boba como o “Coming and Leaving Home” ou Auto Tilt-Down do retrovisor, depois caminha para sensores automáticos de tudo quanto é tipo. É o que eu digo: “Beleza, por si só, não põe mesa”.

    • Jayme Júnior

      Com certeza são argumentos válidos não comprar um carro por design. Gosto é algo muito pessoal. Não iria adquirir nenhum bem que não me agrade visualmente.

    • Fábio

      Claro que são argumento válidos, e muito válidos! Qual o problema do cara não gostar do design do Golf? Ele deixou os critérios de compra dele bem claros.

      • josé guilherme g. godinho

        simples pq voce pode discordar de qualquer carro na internet menos do endeusado golf…

  • Rude Voleur

    Beavis and Butthead, massa!

  • FocusMan

    Parabéns pelo carro!

    Titanium Branco é muito top.

    Somente uma informação.

    O sétimo air bag do Fiesta foi uma necessidade para atingir todas as estrelas possíveis no NCAP. O Focus não possui o sétimo air bag por não precisar. Então pode ficar tranquilo com sua máquina, porque ela é muito segura!

    Abraços e sucesso com a sua nave!

    • Leandro

      valeu, não sabia desse detalhe do airbag. abcs

  • GABRIELCSFLORIPA

    Se esse carro fosse meu, iria correndo na Ford comprar o 2016 com 15% de desconto.
    Ford Focus 2.0 Titanium Plus Automático com 15% de desconto fica de R$ 95.900 por R$ 81.515.

    • Leandro

      Fui na ford e me disseram que só vale pra linha 2014/2015, o meu é 2014/2014.. Pensei nisso também, iria agregar alguns itens, como o teto,o xenon e park assist. abraço

      • João LP

        Vale consultar outra concessionária ou mesmo o SAC da Ford. As informações estão, ainda, meio desencontradas, mas há relato de dono de 13/14 que teria direito ao desconto.

      • Thales Porto

        Cara, te informaram errado, eu tenho um carro igual o seu, mas na cor preta, comprado em março de 2014, portanto 14/14, e tenho direito ao desconto, inclusive já o coloquei a venda.

        • Leandro

          Show de bola então hein… Mas como a ford garante o desconto? Vc da um sinal pra encomendar o carro? Fico tentado a fazer isso tb, pois 15% ta um descontao!! Dependendo de quanto vender o meu, a diferença seria pouca.

          • Thales Porto

            Então, vou lhe repassar o que me informaram na concessionária Forte Ford em Campinas-SP:

            1- Na versão hatch entrarão nessa promoção os modelos Titanium e Titanium Plus, já na versão Sedan além das duas versões mencionadas a SE Plus também poderá ser adquirida com o desconto de 15%;

            2- Terá direito ao desconto o CPF vinculado ao chassis do veículo, para tanto, basta comprovar que você foi o primeiro proprietário do FOCUS MK3 por meio de uma cópia do documento do carro.

            3- Desse modo, não é preciso entregar o carro na troca pelo novo, você pode vende-lo para particular;

            4- É preciso fazer o pedido do novo Focus, uma vez que se trata de regime pré-venda, ou seja, os proprietários de Focus beneficiados pela promoção receberão o modelo novo de forma concomitante com o início das vendas ao público em geral;

            5- Por fim, será preciso assinar um cláusula de inalienabilidade, com termo de 6 meses, para evitar que revendedores se beneficiem do desconto e coloquem a venda o novo Focus com preço abaixo do que será praticado.

            OBS: Obtive as informações acima por meio de um vendedor da concessionária que me mostrou um email enviado a ele pela própria FORD. Ainda de acordo com esse vendedor, o qual me vendeu meu Focus atual, na semana que vem ele entrará em contato para confirmar todos os regramentos da promoção.
            Espero ter ajudado, abraços e parabéns pelo relato.

            • Vitor

              6 meses sem vender? Bom. Se tivesse a isenção do IPI, em torno de 10%, deve ficar 2 anos.

            • Leandro

              Valeu pelas informacoes. Abcs

  • Minerius Valioso

    VW Golf e Ford Focus, com certeza são ótimos carros e na minha opinião, bem parecidos no quesito de conjunto mecânico e prazer ao dirigir.

    Sobre o desenho externo, eu gosto tanto do Golf quanto do Focus, os dois são bonitos, cada qual com sua maneira, um de maneira discreta e outro de maneira mais ousada.

    Parabéns pelo carango! Este é um dos que eu quero ter como um grande companheiro.

  • Gran RS 78

    Excelente carro! Parabéns. Se eu quisesse comprar um hatch médio, ficaria entre o Focus, especialmente o modelo reestilizado ou o Golf.

    • Leandro

      Isso aí, pra mim também são os dois melhores nessa faixa, questão de gosto e oportunidade mesmo. abçs

  • André Luiz De Faveri

    Parabéns pelo carro, ótima aquisição. Qual a rotação de trabalho do motor a 120 km/h?

    • Leandro

      Cara, eu tenho que ver isso, mas não é muito alta não, ele tem 6 marchas.

      • Marcos Lopes

        Parabéns pelo carro !
        ano passado quase comprei um tb porem a ford não quis aceitar minha ranger antiga ( porque tinha gnv ) . Acabei comprando um civic lxr 2.0
        O consumo do civic na cidade é um pouco melhor: 11,3km/ e na estrada a 100km/h faz uns 16,8km/l mais se pisar ou ficar brincado de esticar as marchas no modo manual pelos paddles cai pra 14km/l ~13km/l
        também sempre viajo pra Visconde de Mauá ( precisamente Maringa ) .
        Se não tivesse trocado de carro a menos de 1 ano certamente pegaria o novo focus principalmente porque os novos trazem os paddles q vicie em usar por causa do civic .

        Uma duvida sobre o powershift se colocar ele em modo manual e sair acelerando ele troca de marcha quando chega no limite ou mantem ? ( no civic mantem ) , outra vc pode interferir no funcionamento dele a qualquer hora q ele obdesce ( mesmo em ‘D’ ) ?

        Grato antecipadamente.

        • Leandro

          Ele tem o modo chamado S, de sport. Por não ter paddle shifts a ford não teve coragem de chamar de M, rsrs. No modo S ele segura até 6500 e troca sozinho se você insistir, acredito que seja pra preservar o conjunto. Mas se não passar de 6500 ele fica segurando, esperando você trocar pelo botão. Você pode interferir em qualquer modo que ele obedece. Nesse modelo 2016 vem com as borboletas, aí a coisa deve ficar muito melhor. Mas como disse no post, o câmbio se vira muito bem sozinho. Abçs.

        • Camilo Varotto

          Nossa que consumo bom, o corolla XEI 13/14 daqui de casa o máximo que ele conseguiu foi 11km/l de gasolina. E em uma viagem de 421km, 4 pessoas e mala cheia fez 8.4km/l de etanol.

    • Mat

      Posso estar enganado, mas da última vez que percebi estava entre 2.5 e 2.8 mil rpm. Lembro que não chegava a 3.

      • André Luiz De Faveri

        Legal, deve ser 2.5 mesmo. Boa rotação x velocidade.

  • Duda Haddad

    Focus é um carrão. Tenho um hatch titanium 2012. Carro é um tesão. Parabéns pelo carro.
    Não sou fan boy, então na troca ficaria entre esse focus e golf, caso opte pelo focus achei mais bonito o sedan. Mas ambos são muito bons, todos com prós e contras.

  • Drone gibim

    Tenho duas dúvidas: Qual a km do seu Focus ? E se o cambio não apresentou problemas de tremedeira e patinação ?

    No mais é um ótimo carro.

    • Silas Rana

      Foi dito no texto. O carro dele tá com 7200 km.
      E, de uma forma geral, a trepidação do PS afeta em sua maioria os Fiestas (primeiro por serem mais vendidos) principalmente por terem um motor menor e menos torque (principalmente em baixas rotações). Tenho um PS, e, via de regra, a trepidação ocorre pois o câmbio em D tem uma configuração que adianta demais as trocas de marchas, fazendo-as passar em rotações demasiadamente baixa. Similar ao que ocorre num carro manual quando estamos numa marca alta e pisa-se no acelerador ‘pedindo’ força. O carro da uns ‘pulos’ e demora a ir. Reduz-se a marcha e ele deslancha…

    • Leandro

      Quase 7300km, rodo pouco. Por enquanto nenhum problema no câmbio. E como o Silas disse, acho que esse problema afeta mais o Fiesta. Abçs.

      • Drone gibim

        Ok, abrigado.

        Realemte tem afetado mais nos Fiesta PoerShift e algumas Eco tambem.

        Parabens pelo carro.

        • Leandro

          Valeu.. Em focus eu vi poucos relatos..abçs

  • João Cagnoni

    “Em modo D, se você acelerar pouco ele troca as marchas em rotação baixa, prezando o baixo consumo, porém se você pisar até o fundo o carro se transforma e troca em rotação acima de 6000 rpm. Isso no modo D.” – Mas hein?!

    • Leandro

      Qual sua dúvida amigo? Leu o parágrafo seguinte que fala sobre o modo S? quis dizer que já no modo D o carro tem um comportamento bom, esportivo. Ele se comporta diferente dependendo do quanto você pisa no acelerador, independente de trocar os modos de condução.. Dirija um pra ver. Abçs

  • beto

    Seria minha 3° opção de compra nesta categoria, mas parabéns pela compra. O importante é que vc está satisfeito.

    • Camry

      Seria minha 3 opção também.

      • Leandro

        Qual a segunda, sendo que a primeira provavelmente é o Golf? 308 THP?

        • beto

          Cruze sport6, talvez até a 1° devido ao preço exorbitante do Golf.

          • Leandro

            aí eu discordo… só o cambio, motor e a suspensão do Cruze já tiram ele do páreo. Ele só é bonito e bem acabado. abçs

            • Rasec

              Muitos proprietários de Golf com DSG reclamam de barulho (“caixa de ferramentas”) no câmbio em ruas não asfaltadas, inclusive alguns afirmam que não abrem o vidro do carro nessas situações em função desse incômodo.

              No seu relato você afirmou que não percebe barulho no câmbio PowerShift em ruas com paralelepípedos.

              Achei interessante, mas gostaria de saber se isso também vale com os vidros abertos do Focus.

              • Leandro

                O meu realmente não faz barulho de caixa de ferramentas. Todo final de semana pego uma ladeira e uma descida de de paralelepípedo pra ir na minha sogra e não escuto barulho, mesmo com as janelas abertas. Dizem que no Golf isso acontece mesmo, sendo característica do câmbio e não defeito… Abçs

                • Rasec

                  Muito bom! Com relação ao Golf, na minha opinião, barulho em câmbio não é e nunca será característica de projeto, é falha mesmo, que deve ser corrigida, afinal, se o carro vai rodar nas ruas e estradas brasileiras, tem de estar adaptado às nossas condições. E isso vale para tudo, suspensão, motor, etc.

                  Eu não compro carro com barulho no câmbio, seja da marca que for.

        • Camry

          Na verdade o focus seria a 2 opção. Não gosto do 308, pra mim o focus é melhor. E o Cruze é lerdo.
          A 1 opção seria o Golf, carro espetacular.

          • Load

            Pensava a mesma coisa que vc, porem moro em SP tenho 28 anos e sem filhos, Porto Seguro Bonus 5 e o Golf 1.4 DSG ficou 4600,00 o (salgado) seguro, com os relatos de manutenção do cambio e os preços também altos, suspensao/pneus não adaptada pro nosso braZil. Focus na cabeça

          • Leandro

            Entendi, mas ali em cima você falou que era a terceira, rsrs. Focus e Golf são os melhores nessa categoria, isso é fato. Abçs.

          • Igor

            Mas o CS6 já está usando o motor 1.4t

        • Charlis

          Acho que nosso gosto é parecido.
          Pra mim fica assim:
          1º Golf
          2º Focus
          3º 308 THP
          4º Bravo TJet
          5º i30

          • Leandro

            Isso aí, só colocaria o Focus primeiro, rs

            • Charlis

              O Focus (não esse mais novo), tem um detalhe que me complica.
              Só me interessaria o 2.0 (embora eu dirigi o 1.6 e achei sensacional), e no 2.0 não tem cambio mecânico…
              E no automatizado, não tem as borboletas e/ou na alavanca…
              Eu abomino o uso dos botões. Já aluguei um Mustang com esses malditos botões e detestei.
              E eu uso MUITO as trocas de marchas rs… talvez seja o único do universo, mas eu uso.

              • Leandro

                Eu não uso os botões, o powershift trabalha muito bem e troca marchas mais rápido que um ser humano. Mas tem quem goste e por isso a Ford corrigiu isso no 2016. Abçs.

      • Petrucci

        Você não tem dinheiro nem para comprar um hot wheels… rs

    • Leandro

      Valeu. Qual a segunda, sendo que a primeira provavelmente é o Golf? Peugeot 308 THP?

    • William Araújo

      Tenho um 308 THP. Ja dirigi todos os concorrentes também. Um usado até 10.000km não existe carro melhor custo/beneficio.

      • Vitor

        Tenho também um THP, 13/14. Comprei com 5 mil km por R$ 62.000,00
        Tem umas coisas que precisam melhorar, mas o motor é nota 10, e outros itens já avaliado no site.

        • William Araújo

          É isso. Perfeição só acima de 300.000 kkkk
          To pra trocar ele, mas no mais ele é um bom carro, paguei no meu 13/13 com 14.000km R$57.000,00. So tenho umas reclamações de um barulho que o motor faz, mas a PSA diz ser normal do THP. O carro é bem completo, faltando apenas o xenon mesmo.

  • Victor Barrera

    Essa troca de marchas manual na alavanca de cambio é bem broxante mesmo, umas borboletas ficariam perfeitas.
    Bela avaliação bem racional.
    Quanto ao consumo me surpreendeu O.o consumo de Mille na estrada kk, na cidade ta punk já.

    • Leandro

      Eu sinceramente nem uso esses botoes, não servem para tocada esportiva não, só para segurar marcha em uma ladeira ou rua de terra. No 2016 corrigiram esse problema e colocaram as borboletas… abçs

  • Brasileiro

    Parabéns pela aquisição!
    Realmente só quem tem um Focus sabe o que é prazer em dirigir este veiculo, quem critica o carro é porque nao tem ou nunca dirigiu

  • Iago

    17 por litro na estrada
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    TRUCO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Rapaz, a menos de 100 km/h… não é complicado assim, não. No Lounge THP, que bebe pra caramba, já consegui média de 16,8 km/l em uma viagem de 60 km. Claro, com o piloto automático cravado em 95 km/h e em rodovia de pista dupla em horário de pouco movimento. Questão de consumo é muito relativa.

      • Iago

        Sei… Vou ali então comprar um Touareg V8, cravar o piloto automático em 70km/h, estrada plana, 40km, motor aquecido, linha reta, A/C off e provar que o carro é econômico.

        Justamente pelo consumo ser variável é que não tem cabimento (des)informar somente o consumo máximo do carro…

        • Leandro

          Falei que ja cheguei fazer isso, mas como ando mais rapido, a media cai pra 12 ou 11 km na estrada. Qual seu carro? Qual a média que ele faz? Não estou mentindo amigo, não teria porque fazer isso. Abcs

      • Leandro

        Exatamente. Pessoal acha que os motores não evoluíram, ficam achando que ainda estamos na era do opala…

      • Camilo Varotto

        Normalmente quanto consegue na estrada? Na cidade já vi que os PSA C4L/408 são beberrões.

        • Estrada, andando em velocidade de cruzeiro normal (rondando os 120 km/h), algo próximo de 12 km/l (um pouco a mais, um pouco a menos dependendo da situação de tráfego, topografia, etc…).
          Até que não reclamo do consumo rodoviário, acho normal para a categoria do carro. O urbano é alto, mesmo: pra dar 7 km/l (motor só a gasolina) é um parto.

      • Offspring

        Consegui 18.2km/l no Focus com velocidade média de 110km/h!

    • Leandro

      Acredita quem quiser, mas meu relato é verídico. Abs

      • iCardeX

        Até acredito nesse rendimento pelo fato do motor ser de injeção direta. Mas convenhamos: seu carro tá um tanto quanto “virgem” ainda. A amostragem de trabalho do motor foi muito pequena. Morando no DF, 8000km eu percorro em pouco mais de 2 meses.

  • Daniel

    Parabéns pelo relato.
    Eu tive um MK1 e um MK2,5, ambos apaixonantes.
    Quase parti para o meu terceiro Focus mas acabei optando pelo Golf e não me arrependo nem um instante. O refinamento no acabamento e o powertrain do Golf me seduziram. E além disso consegui negociar um desconto bem legal. Aliás, é um vacilo das CCS VW não ter o test drive disponível, pois para mim foi andar e me apaixonar pela tocada dele. Acredito que se você tivesse feito o test drive no Golf poderia ter optado por ele.
    Quanto ao design, é realmente uma questão subjetiva. Hoje em dia gosto mais das linhas mais sóbrias do Golf. Adorava as linhas dos Focus que tive mas esta geração não me agradou muito. Se eu fosse comprar um optaria pelo sedan.
    A respeito do consumo, depende muito da tocada: dirigindo tranquilo eu também já cheguei a fazer 17km/l com o Focus MK2,5 em um trecho de estrada que pego com frequência (hoje chego a fazer 19 km/l com o Golf). A diferença de consumo fica mesmo na cidade: comparando com os dados de um colega de trabalho, o Focus é bem mais sedento do que o Golf.

    • Camry

      Parabéns, você é proprietário do Golf The Very Best. O carro é um show mesmo!

      • Rodrigo

        De novo, babando ovo pro Golf e positivando seu próprio comentário…

    • Leandro

      O golf tb eh top, como eu disse, os dois estavam na minha lista. E ele consome menos mesmo, esse motor tsi é o bicho. Abcs

      • Daniel

        São os dois melhores na categoria, sem dúvida, Leandro. Que me desculpem os entusiastas de Cruze, 308 e outros, mas a diferença é considerável.
        Aliás, ora um se destaca um pouco mais, ora outro, mas Golf e Focus sempre foram os protagonistas neste segmento.
        Abs e parabéns pelo carro.

  • Félix

    Bela foto essa última

    • Leandro

      Valeu.

  • Luiz

    Esse Golf com cara de Gol não cola. Pode ter certeza que jamais entraria na minha garagem. Carro reto e sem graça. Aliás, Volkswagem é craque nisso. Os carros da Volks não tem inspiração. Ainda melhor é ter a revisão a cada 6 meses da Volks – um saco!

  • Doyle

    o powershift funciona bem no duratec mas no sigma parece que com o tempo começa a trepidar

  • Léo Hung

    Pagou bem. 77k na versão titanium (tá caro pra kralho, mas dentro da realidade brasileira foi um bom preço).

    • Leandro

      Valeu, foi caro mesmo, fiz um sacrifício pra deixar de comprar o SE e comprar ele, pensei que instlando uma central multi mídia no SE o preço já ficaria próximo ao Titanium. . E quem tem 70 tem 77, rsrs. Abcs

  • Fernando Morais

    Eu tenho vontade de comprar um fiesta power shift, mas as reclamações dos problemas do cambio me deixam com o pé atrás. Interessante é que não se veem muitas reclamações do mesmo cambio no focus, o seu apresentou algum problema, de trepidação ou algo do tipo?

    • Luiz Ramos Jr.

      Existe esse problema, tenho um focus 1.6 SE Powershift e inclusive irei alega-lo na minha 3º revisão. Não ocorre sempre comigo, mas sinto as vezes ao passar numa lombada na retomada, tem ocorrido essa trepidação que lembra uma embreagem escorregando por um momento e logo normaliza.

      • Doyle

        esse ruído é comum ao DSG também, só dar uma googlada que você encontra reclamações

  • Fabio Spn

    Pois eu digo o seguinte, se eu tivesse feito o teste drive no golf tsi 1.4 turbo antes de fazer no focus titaniun plus, não teria ido a uma concessionaria ford perder meu precioso tempo, mas fiz o teste drive e achei o cambio horrível, acababamento mal feito e o barrulho do motor invade a cabine, me decepcionei.Sai da concessionaria ford e fui para VW e comprei meu golf tsi 1.4 HIGHLINE preto ninja, com pacote elegance,lindo com aqueles banco em couro alcantara, painel em blak piano, o golf é maravilhoso, tudo é perfeito, não tem defeito.O CARRO MAIS SEGURO DO BRASILl!!!…etc, etc, etc……..

    • Matheus

      Como assim o carro mais seguro do Brasil?
      O Golf é importado, ainda não é vendida a versão nacional e tampouco ela passou por crash test. Se você estiver falando que o Golf é o carro mais seguro a venda no Brasil, está enganado.

    • Leandro

      Isso aí, parece até vendedor da VW, cambio powershift horrível? onde isso?

      • Doyle

        pior foi o forro do teto KKKKKKKKKKKKK

  • Alvaro Guatura

    Gosto muito do racional Fit aqui de casa, mas o Focus se mostra hoje uma compra bem acertada na troca… é um caso a se pensar sério

  • glauber_hh

    Senhores, uma opinião: essa semana me foi ofertado um Focus Sedan Titanium 14/15, por 74,9k. Duas perguntas: 1 – vale a pena quanto ao custo x benefício ( comprar um zero já com modelo defasado)? e 2- Esses relatos de problemas crônicos com o Câmbio PS ( mesmo poucos no Focus 2.0), seria motivo para desistir da compra ( evitando aborrecimento com o famoso pós-venda ruim da Ford)? Grato a quem puder e souber opinar com Conhecimento dos fatos. Abraços!

    • Doyle

      O pós venda para esse focus que você citou é o de 1 ano ou 10.000km, o que é muito bom (melhor que o pós venda semestral da VW). O problema no powershift é um barulho de metal que também acontece com os DSG, o que é característica sim dos câmbios automatizados. Eu NÃO levaria por que entrará outro agora…

  • Diggo

    Só achei muito otimismo quanto ao consumo do Focus. Também acho que o Focus hatch é imbatível no mercado, pois é só ele o Golf e mais ninguém. Praticamente não temos opções no segmento. Lamentável, tendo em vista a grande quantidade de sedãs.

  • Marcos Wild

    Cara dizer que o interior do Golf é feio !!!!

    O acabamento do Golf põe esse Focos no chinelo, ainda mais com esse forro do teto que desmancha, e sem contar que esse focos já vai pra segunda mudança no design em menos de 2 anos.

    Bem gosto é que nem c…, cada um tem o seu.

    • Stark

      Focus***

      O acabamento do Golf é bom, mas o design do painel é muito simples, e essa impressão visual destoa do preço do carro.

      “Forro do teto que desmancha”: até hoje não soube de nenhum caso em que o forro do teto do Focus caiu na cabeça de alguém. Ou que estava se desmanchando.

      “Segunda mudança no design em menos de 2 anos”
      Correção: Primeira mudança no design
      O Focus mudou com menos de 2 anos aqui, pois lá fora esse design durou mais tempo. A Ford que demorou pra trazer a terceira geração, e teve que lançar o facelift junto com os outros mercados.

      Se demoram a atualizar, reclamam, se atualizam logo, também reclamam. Difícil entender.

    • Leandro

      Ser feio não quer dizer ter qualidade inferior. Pra mim o design interno é feio, mas o acabamento do golf é primoroso.Enfim, gosto é gosto. Seja feliz com o Golf pois estou sendo feliz com meu Focus. Abçs.

  • Rodolpho Lopes

    Show Leandro, parabéns pelo carro e relato.
    O Focus foi uma das opções de compra, mas na época o ágio tava comendo solto aqui em SP, e o que dava para eu comprar era a SE 2.0 powershift, e realmente o acabamento do teto é vergonhoso, mas do titanium é outro mundo.
    Se fosse escolher um hatch médio 0km hoje, seria essa mesma versão do seu focus, pois agora tá rolando uns bons descontos na Ford.
    O Golf já curti mais, principalmente quando o preço dele era mais acessível, hoje ele tá saindo no preço de hatch médio premium praticamente.

  • Lucas Salina

    Gosto bastante do focus, já tive um. Pelo conjunto, me agrada mais que golf. A Ccs ford aqui também é meia-boca, mas da pra relevar.

  • Luiz Ramos Jr.

    Tenho um Focus 1.6 SE powershift, o carro é muito bom. Aqui somos só eu e a esposa e portanto ele atende perfeitamente. O carro está se aproximando de 20.000 KM rodados e tenho notado que em algumas situações de troca de marcha em retomada, como por exemplo após uma lombada, tenho sentido trepidação como se a embreagem estivesse escorregando, mas isso não ocorre sempre. É novidade pra mim, mas tenho visto bastante reclamação sobre isso na internet.

    • Luiz Ramos Jr.

      Só pra complementar já fiz 02 revisões e fui muito bem atendido na CSS Ford em minha cidade.

  • Atley jackson

    Belo relato, e parabéns pelo carro!
    Final de semana passado, viajei a bordo de um Focus Titanium Plus de um amigo meu, revezamos a direção em algumas horas e digo que gostei muito do carro, tive vários hatch médios, mas não sei como nunca fui nem conhecer o carro antes das compras. Agora, sobre desempenho, acho que ele esta um pouco abaixo do 308 THP ainda, pois quando tive um THP em 2013, fizemos a mesma viagem com esse meu amigo ( do Focus ) e nós dois tivemos a mesma sensação que o THP tem mais performance na estrada ( as duas viagens foram feitas com 4 pessoas a bordo ).
    Abraço

    • Leandro

      Com certeza.. o THP é turbo, tem muito mais torque.. Problema do 308 é o projeto antigo, uma evolução do 307. Entrando no 307 e depois no 308 você nota nitidamente que se trata do mesmo carro, com algumas melhoras… aquele painel com buraco no meio parece adaptação. Agora parece que corrigiram, colocaram uma central ali. O 308 europeu que está top né, falam que ele vai vir pro Brasil. abraço.

      • Atley jackson

        Sim, acompanho as notícias, e o 308 europeu esta bem top e parece estar perto mesmo, caso seja confirmado, torna-se uma opção para substituir minha 118i sport, que já esta com 30.000km e revisões chegando a valores absurdos! o duro é sair da dirigibilidade dela, pois a tração traseira, com o THP e cambio de 8 marchas, me “cativaram”.. veremos..abraço

  • Carlos Negri

    Boa análise. Realmente o custo benefício é melhor se comparado ao Golf, ainda mais por ser o modelo TOP de linha. Mas acho o projeto do Golf mais moderno, motor downsize 1.4 turbo, muito economico em baixas rotações, cambio 7 marchas, entre outros. A questão do desing realmente é gosto. O que me deixa chateado com a Ford é o acabamento. Entrei em um Focus ZERO modelo SE 2.0 PowerShift de test drive aonde o acabamento do difusor de ar estava solto, além dos encaixes das colunas internas estarem todos mal colocados, até o forro do teto tinha falhas. Acho que pelo valor, a Ford poderia caprichar mais…

  • Jackson

    Apenas quem já foi dono de Focus sabe o que é um Focus… Tive um Focus 2008 1.6 Zetec e em 2013 troquei por um Fox 1.6 Highline. Com convicção, o Fox só ganha em consumo pois o carro é bem mais econômico que o antigo Focus. Conclusão: se pudesse voltar no tempo compraria outro Focus, em questão de conforto, estabilidade, acabamento e robustez com certeza é o melhor da categoria, na minha opinião perde apenas em motor para o atual Golf pois esse 1.4 turbo alem de econômico da pau tranquilo no 2.0 da ford, o Turbo e o torque se traduzem em desempenho superior (desenvolve melhor) aliado a economia. já viajei em um Golf com ar ligado 100% do tempo, rodando a 120, 130Km abastecido com gasolina comum e o consumo estava em média 18,5 a 19Km. Temos q tirar o chapeu para a volks nesse sentido… Espero que reproduzam o mesmo nos novos 1.0 TSI.

    • CorsarioViajante

      Bom, mas você está comparando um Fox, que é um compacto econômico de baixo custo garibado, com o Focus, que é um médio com projeto europeu. A comparação correta aí seria mesmo com o Golf.

  • Mat

    Excelente relato, Leandro! Adquiri o meu Hatch Titanium há 1 mês e meio e concordo com tudo que vc falou. Realmente o Trip B foi uma coisa que senti falta de cara, pois meu Punto tinha e era muito útil para viagens. Agora assim como vc, tb tinha Blue&Me no meu carro e quando eu vi o Sync reconhecendo TODAS as vozes e comandos de primeira, fiquei com a boca aberta. Com o B&M era uma briga toda vez, chegou uma hora que nem usava mais. Quanto aos pontos positivos, o consumo eu diria que foi o que mais me surpreendeu. Por ser um carro 2.0 de 178cv, imaginava que não faria mais do que 8 ou 9 na cidade (sendo otimista). Ainda mais com o motor “virgem”. E se eu te falar que o Focus está fazendo o mesmo consumo que meu Punto 1.6 fazia (Entre 10 e 10.5km/L, trajeto urbano)? Cara, excelente! Esse é um carro que realmente dá prazer ao dirigir. Quanto ao pessoal que diz preferir o Golf, sem fanatismo mas foi o que o Leandro falou: para ter o mesmo nível de acessórios que o Focus, o valor do Golf sobe muito. Isso, sem contar o seguro. Tenho 25 anos e o Focus Titanium ficou em 3K. O Golf Comfortline ficaria em mais de 6K. Impraticável!

    • Santana

      Acho curioso que algumas revistas indicam que o consumo do Ford Focus 2.0 na estrada é de apenas 11,8 Km/l. Ontem fiz o trajeto São Paulo-Niterói pela Dutra (cerca de 460 km) e, mesmo após pegar congestionamento na Ponte Rio-Niterói, o computador de bordo cravou 14,6 Km/l, abastecido a gasolina. Mais econômico que meu antigo Punto 1.4 que marcava 13 Km/l para o mesmo trajeto e eu já achava excelente.

  • Helber Dias

    E sobre a questão da durabilidade e funcionamento do câmbio Powershift? No seu carro com mais de um ano de uso houve algum problema a respeito? Estou pesquisando a compra de um Focus Fastback modelo 2016. Será o meu primeiro, mas tenho lido várias reclamações sobre esse câmbio de dupla embreagem… claro que o veículo tem garantia de 3 anos, mas é algo a ser levado em consideração.

  • Francisco Gabardo Cruz

    E não houveram problemas com o câmbio??? Tipo superaquecimento, trepidações e rangidos metálicos. Li falar tão mal do PowerShit (kkk) que fiquei meio traumatizado. E o comparativo Classe em Ascensão do BestCars não ajudou: fala que no Focus e no Fiesta (carros em que a potência é totalmente despejada a 6.500 rpm) as trocas automáticas ocorrem a 6.300 rpm. Pelo que li ali, no modo esportivo pelo menos, coincidem com o pico de potência. Chegam a ser aproveitados os 7.000 rpm que o motor aguenta?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend