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Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta S 2014

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Olá pessoal, meu nome é Igor, tenho 20 anos e vou falar um pouco sobre o New Fiesta 1.5 S, versão de entrada do compacto da Ford. Antes do New Fiesta, tínhamos aqui em casa um Palio Fire 2008/09, na cor Preto Vulcano (sólido), e que rendia 65/66 cv (gasolina/etanol). Foi comprado em outubro de 2008 por R$ 32.000 e nos acompanhou até dezembro de 2014, quando tinha 76 mil km.



Na época, o Fire era um bom negócio, visto que o Palio novo custava bem mais caro, mesmo na versão 1.0, e a concorrência não oferecia muitas opções. O Palio é um carro confortável, de acabamento simples com diversas rebarbas, desempenho sofrível (como todo 1.0 de concepção antiga), os engates do câmbio são longos e imprecisos e não aceita trocas rápidas numa condução mais esportiva. É algo que você se acostuma e, no dia a dia, não reclama tanto.

O Palio era equipado com a maioria dos equipamentos a que tinha direito (kit Celebration): ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, alarme, travas elétricas, rodas de aço aro 14, limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Foram feitas três revisões na concessionária. Em uma delas, o consultor alertou para não deixarmos pertences pessoais no veículo. Tiramos o que era importante, mas deixamos algumas coisas como um kit de frescobol e uns óculos de sol com grau. Após a revisão, percebemos que havia sumido a bolinha do frescobol e os óculos. Como não seria possível provar, deixamos para lá.

Ainda sobre a manutenção, tivemos um descuido, pois meu pai não costuma lembrar da revisão do carro ou das trocas de óleo e eu que preciso avisar. Fiquei um período sem acompanhar a quilometragem do carro e nisso ele rodou 15 mil km com o mesmo óleo. Só foi percebido na revisão, e o resultado foi um prejuízo de mais de R$ 2.000, devido à necessidade de desmontar o motor e fazer toda a limpeza. Fora isso, não trouxe maiores custos, e foi só manutenção preventiva.

No entanto, desde novo, as portas precisavam de força extra para serem fechadas ou então só com aquele jeitinho. Reclamamos na concessionária, mas só ficou “menos pior”. Os reguladores dos difusores do ar quebraram com pouco mais de 1 ano, e dado o preço “proibitivo” do original, ficou do jeito que estava mesmo. Outro ponto a se destacar é a estabilidade dele, que em alta velocidade (100 km/h) não inspira tanta confiança e a sensação que eu tinha era de “flutuamento”.

Como o Palio já estava com uma quilometragem alta, idade avançada, alguns problemas na pintura (causados por fatores externos) e não contava com os itens de segurança obrigatórios, decidimos que ele precisava de uma aposentadoria. Assim, passei o ano de 2014 estudando opções pela internet, lendo avaliações e opiniões dos donos de vários carros. No mês de agosto começamos a olhar os modelos nas concessionárias e as condições de pagamento.

Depois de fazer test drive e discutir por algumas semanas sobre as opções disponíveis, decidimos então pelo New Fiesta, mas isso se daria apenas no final do ano, quando poderíamos dar uma entrada maior ou comprarmos à vista. Em agosto, ele sairia por R$ 43.000 (preço de tabela).

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No final de novembro, fui sozinho em outra concessionária da Ford, que apresentou o valor de R$ 42.000 para a versão de entrada e R$ 48.000 para a 1.6 SE, sem brindes. Liguei para mais duas do interior, mas não ofereceram uma boa proposta. Em uma delas, o vendedor ainda me fez a “proposta indecente” de dar os tapetes de “brinde”, apesar de serem itens de série no veículo.
Liguei para o vendedor da primeira concessionária (aquela que eu tinha visitado em agosto) e obtive a proposta de R$ 42.000 no 1.5 S, na cor sólida, com película, emplacamento e sensor de estacionamento. Findei minhas pesquisas e fomos para a parte mais importante: o pagamento!

Duas semanas depois, fomos até à concessionária para fecharmos a compra. Nosso usado foi avaliado em R$ 14.500, valor semelhante oferecido por outras empresas que consultei. A cotação mais barata que consegui do seguro foi de R$ 2.500, mas, como a Ford oferecia uma apólice com perfil padrão, conseguimos por R$ 1.900 no primeiro ano. A renovação, no entanto, será mais cara, pois vai considerar meu perfil.

O New Fiesta

Chega de tanta enrolação e finalmente falemos sobre o New Fiesta. Como disse, há pouco mais de seis meses compramos um 1.5 S. De série, ele possui airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, retrovisores elétricos, vidros elétricos dianteiros (ambos one touch), alto falantes dianteiros com tweeter, rádio com USB e Bluetooth, travas elétricas, computador de bordo, chave canivete e alarme.

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O acabamento não é lá essas coisas, alguns concorrentes são melhores nesse aspecto. Tem 5.000 km rodados e já está com alguns grilos no painel. As portas fecham corretamente, mas fazem um barulho seco ao fechar, e somente as dianteiras possuem uma área em tecido. O porta malas é todo revestido em carpete, considero isso importante pois o do Palio já estava muito arranhado por não ter a proteção.

O câmbio possui escalonamento adequado e tem engates justos e precisos, favorecendo uma condução esportiva. O “porém” fica para o engate da marcha ré, que não requer que se puxe nenhum dispositivo ou pressione o câmbio (o que é bom), mas às vezes não entra direito e escapa.

A visibilidade é prejudicada, devido ao pequeno vidro traseiro e ao formato da carroceria, somado ao retrovisor esquerdo plano. Com o encosto de cabeça traseiro levantado, a situação fica pior.
O motor 1.5 com 107/111cv (gasolina/etanol) dá conta do recado e tem bom desempenho com até 3 pessoas. Com 5 ocupantes, ele já demonstra falta de força. Essa queda no desempenho não é tão notada no plano, mas em subidas fica bem perceptível, sendo necessário esticar as marchas. Vale lembrar que essa situação é muito pior nos 1.0.

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A estabilidade é muito boa, mesmo nesta versão sem controle de estabilidade (ESP). O carro tem um bom equilíbrio entre conforto e desempenho em curvas. Ele entrega menos conforto que o Palio em ruas esburacadas e calçamento, pois o Fiesta chacoalha um pouco em terreno irregular, mas a suspensão filtra bem as irregularidades de forma isolada.

A direção elétrica tem bom acerto, é leve na cidade e pesada na estrada, o que dá mais segurança e evita correções de trajetória, deixando o carro mais “na mão”. O isolamento acústico é bom, mas poderia ser melhor. Em baixa e média rotação, o ruído do motor pouco incomoda, mas acima de 4000 rpm mostra que faltou um capricho nessa parte. O ruído de rodagem está bem isolado e pouco se ouve. No dia a dia, o silêncio a bordo é bem satisfatório.

O consumo na cidade costuma ficar na casa dos 8,5 km/l com gasolina, mas quando conduzido de forma mais tranquila se consegue 10 km/l, segundo o computador de bordo. O Palio conseguia entre 9 e 10 km/l nas mesmas condições. Na estrada, a média do Fiesta é de 14 km/l, em velocidade média de 100 km/h. Ainda no período de amaciamento, consegui 16 km/l a 80 km/h. Ressalto que, tais medições, sempre foram feitas com o ar-condicionado ligado (não tenho dados do Palio em estrada).

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Quanto ao conforto de dirigir, a posição baixa do banco é boa e fácil de encontrar, graças ao ajuste de altura do mesmo e regulagem do volante (altura e distância). O ajuste de inclinação, entretanto, fica espremido no estreito espaço formado com a coluna central, o que dificulta muito o acionamento. O banco do passageiro, por sua vez, é baixo e pode incomodar alguns, não dispondo de ajuste de altura. Pessoalmente, prefiro dirigir numa posição mais baixa, mas no banco do passageiro gosto de uma altura intermediária. Outra coisa que merece menção, é a ausência de alça de apoio no teto para o passageiro.

O porta malas atende as expectativas, com 281 litros, padrão da categoria. E por falar em espaço, o do banco traseiro é bem limitado. Você não vai andar espremido, mas também não vai ter folga nos joelhos. Isso é algo que já tinha checado antes de comprar, portanto não reclamo. Já na frente, o New Fiesta tem um espaço melhor do que o Palio.

O rádio é extremamente complicado de usar. Sempre que quiser passar de uma pasta a outra é preciso fazer um longo caminho. Mesmo nas versões equipadas com o sistema multimídia Sync, a crítica é recorrente. Para contornar a situação, utilizo o Bluetooth. Monto uma playlist no celular e escolho o que quero ouvir antes de sair de casa. Além disso, é impossível enxergar as informações na tela durante o dia, devido ao reflexo da luminosidade externa.

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O Fiesta veio calçado em pneus Pirelli P7 Ecoimpact, na medida 195/55 R15. O estepe não é do tipo “pneu de bicicleta” mas é aro 14 e traz advertência de velocidade: máximo de 80 km/h. Outro ponto que vale ser lembrado é a altura livre do solo. O New Fiesta é mais baixo do que o normal, o que lhe dá mais estabilidade, mas por isso costuma sofrer em rampas de garagem e valetas, e frequentemente acaba raspando o defletor de ar presente no para-choque. Estacionar de frente para o meio fio também exige cuidado extra.

Precisei resolver alguns problemas na concessionária em três ocasiões, incluindo a primeira revisão. Em todas, fui bem atendido: recepcionistas atenciosas, consultores também, e o chefe da oficina é gente boa. Na revisão, cobraram o preço sugerido no site e, claro!, tentaram oferecer serviços desnecessários (não aceitei e nem perguntei o preço). Também enviaram uma mensagem para meu celular quando o carro ficou pronto. Só ficaram devendo mesmo o serviço de levar e buscar em casa.

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Detalhes

• Motor não tem tanquinho de partida a frio, que só serve de preocupação, principalmente para quem não usa etanol.
• Um leve toque na alavanca de seta a faz piscar 3 vezes. Devido ao costume, quase não uso e aciono a alavanca completamente mesmo.
• Para dar a partida, basta pisar na embreagem (sem isso o carro não liga) e dar um leve giro na chave (não precisa ficar segurando até o motor pegar: basta girar e soltar a chave).
• Ao destravar o carro ou abrir qualquer porta, as luzes de posição e interna se acendem. Nesta versão não é possível modificar esse comportamento.
• O limpador do para-brisa com intermitência variável é um recurso muito útil quando está chuviscando. A maioria dos carros já vem com isso, mas não pude deixar de mencionar.
• Possui alerta de portas abertas e informa com o carro parado, e toca um bip quando em movimento.
• O computador de bordo dispõe de km total, parcial, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia.
• Alerta de faróis acesos. Apesar de apagarem sozinhos, quando o carro é desligado, também é preciso desligar a chave seletora. Caso contrário, toca-se um bip ao abrir a porta, avisando que os faróis precisam ser desligados.
• O painel sempre está aceso e possui regulagem de intensidade. De dia facilita para enxergar as informações. Alguns carros não possuem esse recurso e sofrem com reflexos no velocímetro. Quando se acende o farol, a luminosidade também diminui.
• O ar-condicionado (analógico) é bem eficiente, mas poderia ter mais velocidades de ventilação (são quatro).
• Conversando com um funcionário da concessionária, especialista em detectar os ruídos no carro, ele disse que o Novo Ka sofre muito mais com ruídos de acabamento em comparação com o New Fiesta. Ele destacou ainda a superioridade do modelo mexicano, que trazia para-brisa acústico e painel emborrachado, itens cortados no Fiesta nacional.
• A diferença de estacionar sob o sol forte é grande, devido à cor. Nosso carro anterior era preto e esquentava consideravelmente muito mais. Eu acho carro preto lindo, mas dá muito trabalho e tem lá seus inconvenientes. Carro branco também sofre com a sujeira, mas não tanto quanto o preto, e debaixo do sol não fica um inferno, mas ‘apenas’ um forno mesmo.

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Problemas

Como nem tudo é perfeito, alguns probleminhas surgiram nesse tempo, o que acaba tirando um pouco do brilho do carro novo.

• Banco do motorista estava com rangido de mola, tipo uma cama velha. Começou com menos de 1000 km, mas já foi resolvido na concessionária.
• O alarme vez ou outra dispara sozinho. Me afasto do carro e escuto o alarme tocando e tenho que voltar para desarmar. Reclamei, executaram um procedimento, mas não resolveu. Reclamei pela segunda vez e só o tempo dirá se foi resolvido.
• Agora, nessa época do ano, descobri que o alarme também dispara quando chove forte. Também reclamei e não sei se foi resolvido. Vamos esperar o próximo toró para saber.
• Sirene do alarme veio de fábrica falhando, como se tivesse engolido água. Trocaram a sirene na garantia e ficou normal.
• Ruídos de acabamento no painel. Resolvido em parte. Os mais incômodos se foram, mas alguns permaneceram.

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Pontos negativos

• Botão para mudança de faixa no rádio fica longe do braço do motorista. É preciso esticar bem para alcançá-lo.
• Botão de seleção de velocidade do ar não tem opção para desligar a ventilação. Para desativar é preciso usar o seletor do direcionamento de fluxo do ar.
• O farol baixo não ilumina tão bem quanto o do Palio. Vejo que essa é uma crítica comum em comparação a outros modelos. No entanto, não compromete a condução. O farol alto ilumina muito bem.
• A buzina tem acionamento muito duro e não aceita toques curtos. Parei de agradecer com toque de buzina eventuais gentilezas de outros motoristas, pois só saem buzinadas fortes e isso dá impressão de que estou reclamando, não agradecendo. Agora pisco luz alta mesmo. Isso é característica do carro, visto que o sedan fabricado no México também sofre do mesmo mal.
• Reflexo do painel no para-brisa. Quando o dia está muito ensolarado fica difícil de enxergar o que tem à frente. Me parece que esse é um problema comum de carros que tem o vidro muito inclinado. Um paliativo é usar óculos escuros polarizados.
• Limpador do para-brisa varre automaticamente quando acionado o esguicho, o que é péssimo se o reservatório de água estiver vazio.
• Chave canivete não inspira muita confiança. A impressão é que ela vai desmontar na primeira queda, por isso comprei uma capinha para ela na internet. Meu vizinho tem um EcoSport que usa a mesma chave do Fiesta, e precisou trocar uma metade da chave por causa de queda. A reserva é normal e não tem o comando do alarme. Curioso é que o Ka vem com duas canivetes, sendo a mesma do Fusion.

Fiquei meio receoso em levar o Novo Ka 1.5 SE Plus (que teria a mais o Sync e vidros elétricos traseiros), visto que a Ford não tem bom histórico nos lançamentos. Na concessionária tinha vários em exposição, e todos com um desalinhamento muito grande.

Enfim galera, é isso. No geral, estou muito satisfeito com o New Fiesta e acho que fizemos uma boa escolha. É um veículo com pontos positivos e negativos, como qualquer outro. Antes de comprar um carro pesquisem as opções, façam listas de prós e contras, preço do seguro, revisões, peças e, claro, façam um test drive.

4.0

  • Caio Conceicao

    O único do seguimento compacto premium sem encosto para três ocupantes e sem bancos bipartidos rebatíveis… itens que não faltam mais nem nos compactos populares e para premium, 208 e fox e hb20 já trazem uma central bem bacana… até o Onix que é popular!!!

    Voltando aos premium… Não há a possibilidade de teto solar tb. Qd a VW quis fazer do FOX seu representante no seguimento, td mundo falou mal pela pouca mudança estética(inclusive eu), mas aos poucos ela vem apresentando grandes mudanças no carro como um todo… O interior do highline exposto em um shopping aki perto de casa, deixa até o 208 no chinelo…
    Que venha o TSI… será um FOX quase imbatível se não fosse pela pior política de preços da alemã no mercado atual… Mas já começo a dar preferencia ao FOX em vez do new fiesta se for pra chegar perto de 65/70mil… O que o FORD tinha de status e vantagem, a marca está deixando cair por terra!!!

    • Louis

      Não considero este Fiesta um premium. Se for o Titanium vá lá…

      • Marcos Lopes

        inclusive a no lançamento do fiesta brasileiro a propiá ford fez questão de dizer que ele não é um carro premium.

        • th!nk.t4nk

          É um carro normal, só que europeu. Meio degrau acima de Onix e Palio sim, mas não chega a ser uma categoria totalmente diferente.

          • Marcos Lopes

            é que o povo as vezes chama até um simples punto de premium (!)
            compacto premium pra mim é ds3, mini e por ai segue …

      • Stark

        De fato, nas versões de entrada o Fiesta não se diferencia muito dos outros hatchs e fica no mesmo nível, inclusive no acabamento. A partir da versão 1.6 ele inclui ESP e hill holder, que poucos concorrentes possuem.

        • Alexandre Maciel

          E controle de tração. Na época (2013) foram esses itens que me fizeram comprar esse carro ao invés de Fox/208/HB20.

        • th!nk.t4nk

          O diferencial do Fiesta básico tá mais na construção. Desde a versão de entrada usa aço ao boro na estrutura, algo que nem modelos caros de algumas marcas usam. O projeto é europeu, não uma gambiarra nacional como o Onix (que simplesmente rasgou o assoalho no crash-test).

          • Alex Dusfri

            “O projeto é europeu, não uma gambiarra nacional como o Onix (que simplesmente rasgou o assoalho no crash-test).”

            Só isso pra mim já deixa o Fiesta muito na frente e foi por isso que preferi ele a todos os concorrentes. No caso do 208 foi pelo fato de não ter um cãmbio automático melhor, como o oferecido no 308 e ter menor oferta de autorizadas.

          • Deivid
            • Stark

              A plataforma é a mesma, mas apresenta nível de construção inferior. Mesmo com plataforma moderna, o assoalho do Onix rasgou no crash test, o que mostra que o projeto foi empobrecido para o nosso mercado. O Onix continua vendendo feito água, enquanto o Up (que tem o mesmo nível do europeu) amarga vendas abaixo do esperado (são segmentos diferentes, mas o preço é parecido). Brasileiro não liga mesmo para a segurança.

              Sei que você adora contestar os testes do Latin NCAP, mas esqueça a pontuacão e as estrelas, analise as imagens e veja a diferença estrutural entre os modelos. O crash test é realizado em laboratório, em situação controlada e que pode não corresponder a realidade, mas é um indicativo da segurança do carro. Se um carro vai bem no teste, muito provavelmente se sairá melhor em situações reais do que aqueles que tiveram um desempenho ruim no teste.

              Se o Sonic ainda fosse vendido (e com um preço compatível com a categoria), teria considerado ele como opção quando comprei meu carro, pois acho o Sonic muito bom. Parece melhor construído que meu Fiesta, tem isolamento acústico melhor, acabamento também. Só não gosto do painel e da traseira dele.

        • Marcus Vinícius S. Cruz

          wheel holder

    • Brasileiro

      o Problema do Fox é a idade do seu projeto (2003) e ele veio para substituir o Gol, nao deu certo, realmente o calcanhar de aquiles do fiesta é seu espaço interno

      • th!nk.t4nk

        Fiesta é carro feito pra europeu, que anda sozinho no carro ou no máximo em casal. Não foi pensado pra brasileiro, que carrega tia, vizinho, colega, 4 filhos, etc. Nesse ponto o Fox é perfeito pro Brasil, pena que está abandonado no mercado, sem receber uma nova geração.

        • 4lex5andro

          o fox é praticamente o mesmo desde o lançamento, so recebendo face-lift, mas é um projeto elogiado pois deriva do bom polo, que a volks encerrou ..

          porem, justamente pelo estilo cansado, fica devendo perante o ford fiesta nesse quesito, já que em espaço e bagagem praticamente se equivalem ..

        • Romulo Moreira

          Principalmente pra europeu com chassi de grilo hehehe.
          Eu particularmente acho este carro lindo de+, porém este espaço interno que não consegue receber quatro adultos de 1,8m com “qualidade” me deixou muito triste….

    • Stark

      Esses dias fui dar uma olhada no Fox Highline, só pra passar o tempo. E fiquei surpreso com algumas economias do mesmo. Primeira coisa que eu vejo quando abro a mala: mecanismo do cinto de segurança exposto. Custava botar uma moldura de plástico cobrindo? Achei que faltou também um porta objetos maior entre o banco do motorista e o do passageiro. Onde deveria existir o pino de travar as portas, tinha um pedaço de plástico com rebarbas.

      Esse tipo de detalhe entrega a idade do Fox e as origens dele. Não sei se é pior ou melhor que meu Fiesta, mas poderia ser melhor executado.

      • Caio Conceicao

        Se o seu fiesta for o Titanium não é tão ruim perto do novo fox highline…
        Mas se for SE pra baixo, recolha-se a sua insignificancia… Tb tinha o fiesta na minha conta como melhor, mas após ver o carro de perto, vc constata que ele está mt superior…
        O projeto e antigo e foi feito pra brigar mais embaixo, mas as mudanças q aparentemente eram fracas, de perto, dá pra ver q deixou o fiesta pra tras.
        Acabamento e qualidade dos plásticos é melhor no VW… Só o volante já t encanta e deixa vc pensando q algo a mais foi feito… pura islusão… Mas fiesta sem apoio de cabeça pra 3 e bancos não serem bipartidos é o fim num carro praticamente sem mala

        • Stark

          Pera aí cara, fui eu que escrevi o relato. No meu comentário eu não quis entrar no mérito do meu Fiesta 1.5 S ser melhor ou pior que o Fox, não era esse o foco. O Fox Highline vai ter motor melhor, mais espaço interno, acabamento melhor (em partes), custando bem mais caro.
          Mas se a comparação for entre Fiesta 1.6 SE e Fox Highline, ainda prefiro o Fiesta.
          Não ter terceiro apoio de cabeça, cinto de três pontos para o ocupante do meio e bancos bipartido é mesmo uma economia porca, mas não é todo mundo que precisa deles, certo?

          • pedro rt

            eu ja vi o novo fox e o new fiesta varias vezes de perto e sinceramente pelo menos nas versoes de entrada e intermediaria com motor 1.6 do fox os acabamentos em geral sao melhores q as mesmas do new fiesta com motor 1.5 e 1.6. deu gosto de ver aquele bom acabamento no fox

            • Marcio

              O interior do fox é bonito mesmo, a volks acertou neste ponto, mas carro por carro ele é inferior, os motores são inferiores, comportamento dinâmico, suspensão e direção do fiesta são muito melhores, mais precisos, além disso o fiesta oferece mais equipamentos, o fox bate no espaço.
              Esqueci de comentar, os bancos dianteiros do fox são muito curtos, não apoiam as pernas como no fiesta, economia porca de cinco centímetros de espuma do banco.

          • Guilherme Spader

            Baba ovo de montadora é foda. Fox custa um rio de dinheiro e só agora que realmente melhorou um pouco só nas versões que também custam igual ao fiesta titanium. Os dois são carros bons dependendo do que precisa, eu usei o banco de trás do carro umas 10 vezes em 2 anos, é significativo pra mim espaço lá? Óbvio que não! Cada um compra pelo que considera mais importante.

            • Lucas Rizzo

              hahaha. Tenso. O cara já chega agredindo. Ninguém pode falar mal de VW.

              • Stark

                E ainda esqueci de falar que eu comento com toda a educação do mundo, e ele ainda me responde com um “se for SE pra baixo, recolha-se a sua insignificancia”.

                • dogmarley

                  é um alienado…essa versão do Fox que ele tanto baba-ovo nem vende … de fato é interessante, mas o Market Share dela é pífio! Colocando lado a lado Fox Highline e Fiesta Titanium por exemplo, o Fox só ganha em espaço interno! E sobre o I-motion X Powershift acho que não preciso falar mta coisa, né!?
                  Até pouco tempo atrás esse novo Fox nem vinha com Ar-Condicionado de série!

                  os modelos do Fox que mais saem são os de 8v (1.0 KKK e 1.6) de ferro fundido..
                  mas ok né, se pra ele “o volante passa impressão de que algo a mais foi feito ali”…deixa arder!

                • MarcioMaster

                  Fato lamentável, por isso eu e acho que outros não se sentem a vontade para fazer relatos dos proprios carros.

                  • Stark

                    Sei que isso desmotiva mesmo, mas como já vi esses comentários ridículos em outras postagens, já vim preparado.
                    Não deixe de fazer seu relato por causa de alguns idiotas, esses vão existir em todo lugar. Os elogios, opiniões e críticas construtivas incentivam a escrever esse tipo de análise.

                    • MarcioMaster

                      Sabias palavras, pensarei a respeito. Bom dia

                    • Charlis

                      Eu até “invejo” e admiro sua educação, respeito e paciência.
                      Eu, ou ignoraria, ou responderia a altura, e claro, perderia a razão, rs.

                  • Silas Rana

                    ExATAMENTE!
                    Já fiz dois relatos aqui no NA, no passado, e não era assim. Estou com o texto quase pronto para o New Fiesta Sedan Powershift, mas estou seriamente inclinado a não enviar…
                    Principalmente porque, sendo publicado, eu meio que me sentiria na obrigação de ‘comentar’ aqui. E não tenho mais paciência pra lidar com tanta PARCIALIDADE e fanatismo.
                    Estamos caminhando para uma época extremamente chata. Todo mundo se acha especialista em tudo e se da ao direito de julgar e condenar sob qualquer circunstância…

                    • Stark

                      Oi Silas.

                      Como disse, não deixe de enviar. Seus comentários são sempre pertinentes e com bom conteúdo, aqui no NA e no fórum do New Fiesta (meu nick lá é Highwind). Um relato tão detalhado assim ajuda muita gente, que quer conhecer mais sobre o carro ou está em dúvida na compra. Foi isso que me motivou a escrever sobre meu carro, visto que não existia informações tão extensas sobre o Fiesta 1.5.

                    • Silas Rana

                      E ai, camarada! Não sabia q era seu relato não! Ficou muito bom. Parabéns!
                      Quase toda semana eu dou uma lida e revisada… Mas sinceramente, ainda estou meio reticente em enviar… hahaha aos poucos estou concluindo! Ainda tenho que tirar algums fotos também…
                      Vamos ver, pode ser que saia logo.
                      E realmente, faz uma falta danada esses depoimentos na hora em que precisamos haha

                    • Alex Dusfri

                      Gostei do teu relato e compartilho de várias opiniões com vc sobre detalhes do carro. Engraçado que o meu também começou a dar ruído no banco do motorista com menos de 1000 km, mas dois dias depois parou sozinho e não barulhou mais. O alarme do meu também dispara do nada logo após ser acionado. Uma pergunta: o teu banco quando regulado aumentando a altura vai abaixando sozinho? No meu está acontecendo isso e conversei com um outro proprietário pela internet e no dele também.

                    • Stark

                      Alex, se isso acontece, nunca percebi. Uso o banco quase na menor regulagem pra baixo.

                    • Wallacy

                      Amigo, tenho um new fiesta e tbm está disparando o alarme do nada. você poderia me dar alguma dica de como resolver? favor me responder por email wallacycotta@gmail.com

                    • iCardeX

                      E eu que estou segurando o relato do Novo Golf que está prestes a
                      completar os 70.000km e indo para 19º mês de vida? Tem custo de peças,
                      custo de todas as revisões, custo de colisão, custo de todo o combustível explodido, custo de seguro, resistência de peças, custo de peças, comportamento da eletrônica, comportamento dinâmico, comportamento do sistemas de segurança ativa e passiva, outros100 detalhes que fazem a completa diferença, e óbvio, a minha satisfação. A parte dos contras acho que eu vou negritar e sublinhar. Já as fotos eu vou postar as da colisão, e as do dia-a-dia do Golf bem imundo porque na maior parte do tempo é como ele fica. Vou escrever também uma FAQ para os críticos.

                    • Silas Rana

                      Caramba! Tu roda de carro hein? hahaha o meu tem 14 meses e quase 28 mil km haha
                      Também tenho quase tudo isso detalhado. Acompanho todos os tanques de combustível, manutenções e seguro. Não gastei nada alem disso… também estou detalhando bastante.
                      Ta gostando do Golf? Eu sou louco no Golf Variant. Desde quando ainda era o Jetta 5c. Acho lindo demais… Quem sabe no futuro não tenha um…

                    • iCardeX

                      O Golf, ao que tudo indica, foi a melhor escolha técnica que eu poderia ter optado. Tirando o fato de que ele não tem o design bonito (nunca curti), até que tecnologicamente ele superou todas as minhas expectivas. Valeu cada centavo. E detalhe: não comprei o Novo Focus (era apaixonado por ele) a época porque achei, no mínimo, desrespeitoso o veículo que foi oferecido aqui Brasil. Uma salsicha bem alemã para a dona Ford. Ontem estive na concessionária para negociar a Variant. Deus, do céu que veículo magnifico! Highline com pacote elegance com aquele teto de 2 metros, e rodas Madrid, por R$ 101.000,00. A impressão interna é de aeronave. Aquele porta-malas cabuloso (tem até compartimento secreto!) é a solução para os meus problemas. Pagariam R$ 55.000,00 no meu Highline Manual.

                    • iCardeX

                      E só para te zuar, apesar de que eu vou publicar o preço de várias peças cruciais desse veículo no relatório, ainda não troquei nenhuma peça fora da revisão obrigatória. As pastilhas de freio ainda são as mesmas, discos os mesmos, os pneus com TDWi de sobra, as palhetas são as mesmas, e por aí vai.

                    • Charlis

                      Replico meu comentário aqui embaixo para facilitar.
                      Mas por favor, PUBLIQUE-O!!! OU mande pra mim por um e-mail rs… Pois o Golf é meu alvo número 1 !!!

                      “Eu penso como você.
                      Mas de fato, devemos abstrair as “crianças fanáticas super trunfo” que utilizam aqui, e pensar nas pessoas que tem o real interesse em comprar o carro em questão. Isso pode ajudar e muito.
                      O relato do @Stark263:disqus foi tão excelente, que ele explica detalhes, que em nenhum test drive do mundo você iria identificar, e tais pontos podem ser importantíssimos para tal decisão.”

                    • iCardeX

                      Aguarde. Esse vai ser o relato mais longo e detalhado que você poderia ler sobre o novo Golf.

                    • MarcioMaster

                      Silas, estamos caminhando para uma epoca onde se lê muito pela net, se tiram conclusões precipitadas e se formam especialistas automotivos sem nunca terem andado no referido modelo. Outro detalhe que me desagrada é a falta de respeito, a facilidade de chamar os carros de Lixo sem se tocar que podem estar ofendendo terceiros.Alem de que me parece que todos tem carros com multiplos airbags, ABS, teto, motor com baixa cilindrada e turbo cambio preferencialmente DSG e por uns 30 mil reais.

                    • Silas Rana

                      Também acho, Marcio. Das poucas vezes que leio os comentários, eu me acho bem pobre por não poder ter tudo o que a maioria fala que tem e/ou diz que tem.
                      Quando fiz o relato do meu Sandero aqui, a uns 2 anos, tiveram vários comentários contrutivos mas também vários comentários que citavam unica estrela que o Renault teve no Latin Ncap. Eu ficava injuriado porque naquela época AB2 e ABS não era obrigatório e o meu 1.0 não tinha. Mas, ao mesmo tempo, nenhum concorrente tinha. E eram bem poucos os semi-novos que tinham (considerando o preço que eu podia pagar). Ou seja, parecia que todos, por criticarem, tinham carros superseguros com 7AB, ABS, ESP e toda sopa de letrinhas… Seria cômico se não fosse trágico.. haha

                    • Alex Dusfri

                      Concordo plenamente. Também comprei um Fiesta SE Powershift há 3 meses, mas desisti de fazer um relato.

                    • Silas Rana

                      Desanima mesmo, Alex.
                      Mas eu ainda acho legal escrever. Nem que seja pra não enviar. Acho legal pra eu ter como ‘recordação’ de como foi a negociação, escolha, de como o carro se comportava e tal. Principalmente no que diz respeito aos custos.
                      Não sei se já participa, mas, se não, se inscreve lá no fórum do New Fiesta. É mais soave lá. Vale a pena.

                    • Charlis

                      Eu penso como você.
                      Mas de fato, devemos abstrair as “crianças fanáticas super trunfo” que utilizam aqui, e pensar nas pessoas que tem o real interesse em comprar o carro em questão. Isso pode ajudar e muito.
                      O relato do @Stark263:disqus foi tão excelente, que ele explica detalhes, que em nenhum test drive do mundo você iria identificar, e tais pontos podem ser importantíssimos para tal decisão.

                  • Alex Dusfri

                    É por isso que nunca fiz relato nenhum aqui. Já me aborreço demais no dia a dia pra ter um trabalhão escrevendo um texto detalhado pra depois engraçadinho ficar criticando sem critério nenhum, e pior, ficar ridicularizando as minhas escolhas e preferências.

            • Alexandre Maciel

              Por isso que peguei o Fiesta. Ando sozinho 99% do tempo. Mas meu próximo será um carro maior. Não pelo fato de ter pouco espaço no banco de trás, mas sim pela questão de que quero um carro mais largo e com banco do motorista mais espaçoso.

            • Thiagusss

              o cara é muito fã boy!
              o histórico dos comentários entrega!

          • Alexandre Maciel

            “REKAUKE”, man… relaxa… não adianta discutir com a galera da 4 patas que vem para cá.

            • MauroRF

              Deve ser o cara daquele blog lá com vários usuários para despistar, mas se entrega sempre.

          • Bruno Bayern

            cara, fiesta é muito fraco quando se compara ao fox.. Esse fiestinha com 4 ou 5mil km está fazendo barulho em todo lugar. Além disso, pegar um mico daquele câmbio do Powershift é triste,man. Esse carro está tendo o que merece no mercado, ou seja, queda atrás de queda, porque muitos proprietários estão insatisfeito. Poder ter controle de tração, estabilidade e uns cambal, mas continua sendo um carro mais de menos e ainda com esse preço..vai cair até extinção ou faz um novo fiesta, pois esse aí é um caneco quebrado.

            • Stark

              Qualquer carro vai ter defeitos crônicos, não tem pra onde fugir.
              Só pesquisar no carrosnaweb, outros modelos também têm reclamações de ruídos e outras peculiaridades.
              Quanto ao câmbio PowerShift, também não arriscaria, assim como não compraria um DSG. São tecnologias fantásticas, mas ainda acho que precisam amadurecer mais.

        • Offspring

          Fox é um lixo em qualquer versão.

        • dogmarley

          hahahaha pra que ser ignorante, FanBoy ?
          a VW te paga pra vc chupar as bolas do seu Fox ?
          ..francamente…. me deu até sono

      • iago

        Eu acho que depois daquele fato do fox decepar dedos as pessoas deveriam ter boicotado completamente esse carro

        o fiesta pelo menos é um carro de 1o mundo… o fox vendeu na europa ha mais de 10 anos e foi um fracasso.. so vende em brasil, argentina e outros lugares que comem restos

    • Rzonta

      Interior do fox highline melhor que o do 208? Não deve ser o mesmo highline que eu vi semana passada na ccs vw… Aquele acabamento interno do fox tem que melhorar muito pra ser considerado mediano. Hahaha

      E quanto ao teto solar: na boa, se é pra botar uma janelinha minúscula no teto é melhor nem ter. E ainda tem coragem de cobrar mais de 2 mil naquilo!

      • Lucas Rizzo

        hahaha. Eu não ia falar nada, mas já que você disse. Foi piada essa de “interior melhor que do 208”. hahahaha

        • Bruno Bayern

          realmente desses ai o 208 ganha disparado no acabamento interior e tudo mais, mas achei o 208 muito fraquinho além de ser um Peugeot (por mim é uma marca excelente,mas desvalorizado no brasil,infelizmente )

    • Walter

      interior mais bonito e que o New Fiesta tudo bem, mas que o Peugeot 208 acho que não, o interior do carro da um show.

    • MaarcosB

      Tenho um New Fiesta S também (13/14) e me identifiquei muito com o texto. Parabéns! Para mim, o maior defeito do carro é o sistema de som, é péssimo, confuso. Sempre tive dificuldades para usar pen drives e o bluetooth, mesmo com a “ajuda” do manual, já que falta informações, ainda bem que existe tutoriais no youtube. Uma coisa que facilita muito é a entrada P2/P2, que basta conectar no celular, e reproduz qualquer som, ligação ou música, muitos donos nem fazem ideia disso. O diferencial do carro é realmente o design, que não cansa, mas também ainda é super atual, e o carro é muito ágil na cidade, até mesmo em subidas, desde que não esteja carregado (geralmente ando com um passageiro apenas). Para mim, o único concorrente direto é o HB20 1.6, mas optei pelo ford por causa do estilo e porque o HB20 se tornou bem mais comum por causa das versões 1.0.

      Ocorrências:

      Substituição do Volante – Estava descascando na base, local com pouco contato. Foi fácil e rápido trocar na css, sem custos.

      Substituição por 2 vezes da buzina – Entra água na buzina quando passei por lâminas de agua um pouco mais profundas, não enchentes.

      Porta luvas desalinhado – A css apesar de tentar, até mesmo na minha frente, não conseguiu alinhar, teria que substituir a peça, mas ainda não o fiz.

      • Stark

        O porta luvas é desalinhado em TODOS os Fiestas. No exterior existe a função Ambient Light (acho que é esse o nome), leds de iluminação que vão naquela brecha. Inclusive o Sedan Titanium Plus tem essa função.

        • MaarcosB

          ah, nunca imaginei isso. Agora ta explicado.

          • Stark

            Mas já que não é oferecido aqui, podiam ter projetado diferente.

      • mdscom

        O meu também veio com a tampa do porta luvas desalinhada, mas na primeira revisão a css arrumou.

    • BillyTheKid

      Chegar perto de R$ 70 mil pensando num compacto com 2 airbags?

      Na boa, mas eu já acho loucura pagar tudo isso num carro “popular”. Eu colocaria um pouco em cima e partiria para um hatch médio de até R$ 75 mil (Golf, Novo Focus e Cruze nessa faixa já vem com motores acima de 120cv, 4+ airbags, ESP e TC, etc).

    • Bruno Bayern

      eu NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA nessa terra que eu compro esse fiestinha aí novo. Que carrinho mais de menos. Além disso, é um beberrão.No entanto, se vc estiver feliz com aquisição, é o que importa,meu caro.

    • mdscom

      Caramba, e você realmente tem coragem de pagar 65/70 mil em um Fox ou New Fiesta? A dois anos atrás eu paguei 56 mil no meu Fiesta Titanium PowerShift, naquela época tinha um CxB interessante, mas hoje já não vale mais a pena. Nessa faixa de preço que você citou é melhor pegar um seminovo, ano 2014 por exemplo. Vai pegar um carro bem melhor, com pelo menos 2 anos de garantia pela frente ainda.

  • _William

    Por esse preço eu iria de 208, pelo melhor acabamento, é mais bonito e deve ser mais fácil conseguir um preço menor. O New Fiesta só se destaca nas versões top pelos 7AB e outros equipamentos de segurança, acho essa versão de entrada dele bem zuadinha.. é nivelado com os demais em segurança, porém o acabamento é horrível.

    • Filipe Machado

      Acho melhor o Fiesta S do que o Ka SE Plus 1.5 – diferença de preço dos 2 é pequena

      E acho o Fiesta muito mais carro do que o Ka.

    • Stark

      Cara, eu ainda sou meio desconfiado com a Peugeot. Seus modelos tem vendido muito pouco, além do pós venda que não tem boa fama. Aqui em Maceió só tem uma concessionária da marca, e ainda fica longe da minha casa. Fora isso, o 208 parece mesmo melhor (exceto o motor 1.5).

      • Lucas Rizzo

        Essa desconfiança é geral, né? Eu também tinha, mas deixei de lado. Pós venda depende mais da css do que da marca em si, na minha opinião. E o fato de vender pouco, pelo menos pra mim, é vantagem. Não tem nada mais enjoativo do que andar na rua e ver todo mundo com o carro igual ao seu. Hahaha. Aqui na minha cidade, todo semáforo tem uns 5 N. Fiestas parados.

        • Stark

          Isso é verdade. Tem muito New Fiesta por aqui, e branco é o que mais tem.

          • _William

            As melhores cores de New Fiesta são branco e o Azul. Preto ele fica sem graça, vi um vinho e não curti muito, vermelho fica com cara de carro de mulher, e prata não curto…. #edit…ah, aquele laranja do modelo “esportivo” é bem legal tb, mas aquela versão não compensa.

            • pedro rt

              eu gostei mais do branco, eu gosto de azul mas aquele tom nao prefiro azul mais escuro

              • _William

                Se eles oferecerem aquele tom de Azul que colocaram no novo Focus, ia ficar muito bom!

              • Stark

                Lá fora tem essa opção de azul mais escuro (acho que o mesmo do novo Focus) – Deep impact blue
                http://www.fordownersclub.com/forums/uploads/gallery/album_1344/gallery_25616_1344_1913751.jpg

                • Edson Fernandes

                  Coisa linda!!!! Essa cor realmente é linda! Que pena que só para o Focus.

                • Thales Sobral

                  Que azul lindo. Esse daí compete com o vinho em beleza.

                • Alex Dusfri

                  O meu é azul Califórnia, não é tão bonito quanto esse escuro mas eu gosto muito e esperei quase dois meses porque fiz questão de ser azul.

            • Stark

              O azul é lindo mesmo, o pessoal sempre fica babando quando vê um, mas tem gente que não gosta. Pena que raramente tem a pronta entrega, e se for encomendar demora mais que as outras cores.

              Eu queria prata, mesmo não sendo tão bonito, mas geralmente as concessionárias só têm o branco.

              • pedro rt

                qdo eu fui ha uns 3 meses atras visitar uma css ford tinha toda a linha la mas todos na cor branco e no estoque so tinha branco, prata, e vermelho metalico

              • Léo Hung

                Maldita pesquisa de mercado que atende somente à maior parcela dos consumidores!!! :P

                Zuera! :)

            • Lucas Rizzo

              Concordo. O branco combina bastante com ele. O azul é bonito também, mas acho que a tonalidade podia ser um pouco mais fechada.

              • pedro rt

                nao gosto de azul nesse tom do new fiesta, prefiro aquele azul usado no march e usado no fox

                • Dick Buck

                  O azul do march é o tom de azul mais bonito dos compactos em minha opinião. Ele é um dos poucos a oferecer um branco perolizado, vi um na rua esses dias, simplesmente lindo. Essas cores ajudam a esconder o visual peculiar dele ( principalmente aquela traseira com a verruga da câmera de ré)RSS.

                  • Leandro Balmant

                    Eu acho que o da Volks e o da Nissan são os mais bonitos. Mas o pior é o da Renault com o Sandero. Pra mim não tem nada a ver aquela cor com o carro.

                    • Stark

                      Aquele azul calcinha deixa o Sandero horrível. Na verdade, deixaria a maioria dos carros feios.

                    • Alex Dusfri

                      Aquele azul do Sandero é o pior azul que eu já vi em um carro. Aqui na minha cidade tem 2. Muito enjoativo.

            • Edson Fernandes

              Eu já incluiria o vinho… mas a melhor cor é o Azul. Curiosamente para mim o Fiesta não me encanta no branco…… mas prefiro ele ao Preto ou Prata mesmo.

        • Edson Fernandes

          Se vc estivesse falando de carros exclusivos… beleza… mas falar disso sobre 208 e Fiesta? Aí é exagero.

          • Lucas Rizzo

            Não sei se entendi o que você quis dizer. Se refere ao que eu disse sobre ter muitos carros iguais na rua? Se sim, é que, como eu disse, no meu caso especificamente eu gosto. Isso porque moro no interior do Espírito Santo. Na minha cidade, só tem dois 208. E um milhão de Fiestas. Haha. Até mesmo na capital. Raríssimo ver 208 na rua. Mas é claro que isso só se aplica aqui. É uma realidade mt diferente das grandes cidades.

            • Pedro Henrique Felipe

              Onde moro, o 208 aparenta vender bem! é bem fácil vê-los! aliás, graças a Deus por isso… faz bem pros olhos ver aquela belezura. Rs.

        • Pug308

          Infelizmente é geral. Eu também tive… e lá se vão três anos plenamente satisfeito com o carro. Nenhuma ocorrência em 60.000 km. Compraria outro Peugeot sem a menor dúvida.

      • _William

        Eu também ainda teria certo receio de embarcar num Peugeot, porém nesses tempos em que nosso dinheiro vale cada vez menos e os carros estão cada vez mais caros, esse receio vai ficando pra trás.. e como sou de Sp/Capital dá pra procurar um pós venda melhor pois tem mais concessionárias… esse motor 1.5 dele realmente não é dos melhores, creio que o do NF seja bem melhor.

      • Davi Millan

        Para comprar Peugeot ou Citroen tem que conhecer a concessionaria primeiro. Eu aqui em Floripa teria tranqüilo qualquer carro das duas, pois as concessionárias são boas. E concordo contigo, o 208 com motor 1.6 é muito superior ao 1.5. Eu gosto bastante do NF porém não teria com cambio powershift e como a Ford tirou a titanium MT só sobrou o 208.

        • Stark

          O Titanium MT ainda pode ser encomendado. Tem relatos de pessoas que compraram depois que tiraram essa versão do site.

          • MauroRF

            Parece que o Titanium manual voltou na linha 2016, pelo que entendi em uma notícia que ali aqui no próprio NA sobre o lançamento da linha 2016 do NF. Tive um Titanium 14/15 na cor azul, era lindo, mas o câmbio PS começou a dar problema e o passei pra frente logo, uma pena, vendi com dó. Minha cunhada tem um igual ao seu, mas preto, comprou em maio de 2013 logo no lançamento, tem mais de 30 mim km e está supersatisfeita.

            • Anderson

              Verdade! Acabei de comprar o meu Titanium mecânico aqui em SP! Lindo

          • Davi Millan

            Pois então cara. Quando eu fui nas concessionárias da Ford aqui em Floripa me falaram que a Titanium tanto hatch quanto sedan seriam somente com o cambio powershift. Talvez alguns lugares ainda tenham eles nos estoques ou tem contato e disposição e ver se nos pátios da Ford tem.

        • Edson Fernandes

          Davi,
          A Ford vai voltar com o Titanium devido ao posicionamento e aumento dos carros.

          • Davi Millan

            Titanium MT vai voltar? Que ótimo! Quanto mais opções melhor!

        • oscar.fr

          Exatamente, a CSS da Peugeot onde moro é excelente, dá para comprar sem medo. O segredo está em poder contar com uma boa CSS. Sem surpresas, Peugeot e Citroën vendem bastante e tem boa aceitação na minha região (RM de POA).

    • Guilherme Spader

      Quem mora em capital, o 208 é bacana demais, mas no interior, cidades pequenas, as próprias revendas já avisam que não aceitam Peugeot e Citroën nem na troca!! Fica difícil, apesar do carro ser muito bacana. Peca pra.mim no aut 4 tb. Se tivesse lançado direto com 6 marchas fazia muita gente atrás de folga no pé esquerdo pensar duas vezes.

      • pedro rt

        eu moro em capital e apesar de gostar muito do 208 so pensaria em comprar um se ele fosse reestilizado como e agora na europa

        • Lucas Rizzo

          Sério mesmo? Mas eu acho o facelift tão sutil. Dá pra passar despercebido facilmente se alguém não avisar antes, eu acho. E começou a ser vendido agora só na Europa. Muito muito recente. De qualquer modo, o modelo 16/16 já deve vir assim por aqui.

    • Marcio

      Eu não pegaria o peugeot porque este deve equipamentos, tem um câmbio ruim e o motor é fraco demais, aquele 1.5 de 8v mata o carro.
      O 208 é bonito, espaçoso e bem acabado, mas no que importa em um carro que é andar ele perde em quase tudo par ao fiesta, vence somente no isolamento acústico, ele tem câmbio manual ruim, é menos equipado e tem um motor 1.5 jurássico fraco demais, o carro se arrasta.

      • _William

        Não sei se é verdade, mas recentemente vi muita gente dizendo que o 208 tinha uma estabilidade superior ao New Fiesta e que a suspensão era um pouco melhor ajustada. Mas não botei muita fé não, sempre escutei que o NF era superior nesse quesito, mas como não andei em nenhum dos dois, disso já não posso falar. Agora esse motor 1.5 do 208 não é lá muito bom, pra mim a Pug deu mancada nesse quesito, poderia oferecer o carro só com a 1.6 de uma vez, mas acho que fez isso pra acompanhar as motorizações do NF em numeração.

        • oscar.fr

          A única mancada do 1.5 está no preço. Tenho um e digo que tu não sente em nenhum momento falta de motor, sobretudo em trajeto urbano. Se for uma comparação estilo super trunfo ele perde, mas na prática é preciso ver o quanto dá para sentir a diferença. Claro que o motor do Fiesta deve ser mais esperto, nunca dirigi um e aqui em casa só entra Renault ou Peugeot.

    • Leandro Balmant

      Os carros desse segmento nas versões de entrada são bem complicados. Gosto muito do 208 mas talvez eu iria ver o Punto. Eu sei que tem um motor mais fraco, mas acho que é mais bonito e pelo menos tem concessionária a cada esquina.

  • Daniel

    Muito bom relato!

    Acredito que no quesito conforto, o espaço para quem vai atrás tanto no hatch quanto no sedã, seja o calcanhar de Aquiles do ótimo New Fiesta.

    • Stark

      Valeu, Daniel!

      O New Fiesta é mesmo apertado atrás. Uma pessoa de estatura mais alta ou mais gordinha, vai passar dificuldade.

      • pedro rt

        eu ja entrei no new fiesta e no ka e o ka e melhor no espaço mas ambos perdem pro meu carro, o punto.

        • Stark

          O Punto tem mesmo mais espaço que o Fiesta, e o acabamento é bem melhor também. Pena que a Fiat estava cobrando muito caro pelo 1.4, e o 1.6, que seria o ideal, é mais caro ainda.

          • pedro rt

            qdo eu fui comprar meu carro no dia 16/09/2013 eu ja conhecia o new fiesta e o 208, eu achei a versao S simples dmais no acabamento mas era o mais bonito de todos, o 208 eu achei interessante mas a marca e conhecida pela forte desvalizacao dos seus modelos e pela deficiencia no pos venda e peças. entao me decidi pelo punto que era bonito, bem equipado, tinha bom equipamento e esta num bom preço, 39,5mil na epoca q comprei

          • dogmarley

            ai é que tá, a graça do Punto é o 1.6 pra cima, né!?
            e sai caro, mesmo. f*da que fica devendo os controles de tração e estabilidade

  • Louis

    Pergunta sobre o Palio: teve que desmontar o motor porque formou borra? Eu só troco o óleo do meu carro com 15 mil km (mas está no manual esta km), e já cheguei a rodar 20 mil km sem trocar óleo, por enquanto nunca tive problema, já passei dos 140 mil km.

    • Stark

      Não cheguei a ver o estado do motor, mas meus pais disseram que formou borra no mesmo. Acho que o uso que a gente faz pode ser enquadrado em severo, trajetos curtos e com trânsito. Não rodamos muito em estrada.

    • Clayton Martins

      Tive um Palio em 2006 e, desde aquela época, as concessionárias orientavam os clientes a trocar o óleo a cada 7.500 km rodados, por se tratar de uma condição severa de uso, conforme manual do proprietário. Obedeci à risca, pois tive uma parente que teve um prejuízo gigante por causa disso e a Fiat não cobriu.

    • Fernando S.

      É por conta de donos como você que eu evito comprar carro usado.

      • Louis

        hahahaha, na verdade meus carros são bem cuidados, eu sigo a km do manual, e acredito que os fabricantes colocam margem de erro grande nessa recomendação de troca de fluidos. Tanto é que meu carro está com 140 mil km, e pretendo ficar bastante tempo com ele ainda. Exagero eu acho trocar óleo a cada 5 mil km.

        • Stark

          Se roda muito em estrada ou com pouco trânsito, acho que é possível sim. Mas lembrando que o manual do carro não é sempre uma fonte confiável, vide o do Fiat Marea, que recomendava trocas a cada 20 mil km.

          • Louis

            Sim pego pouco transito, 80% estrada e carro vazio. Mas eu prefiro alongar um pouco as trocas de óleo e trocar sempre o filtro.
            Tem gente que troca de óleo mais rápido, mas não troca o filtro, o que contamina todo o sistema.

            • Marcos Souza

              O bom é sempre ver o estado do óleo na vareta…se ele estiver muito escuro, aí tem que trocar nem que não tenha passado a km da troca…
              O meu ta sempre clarinho e eu troço a cada 10mil. O manual pede a cada 5 mil com uso severo.

          • Edson Fernandes

            O Marea era a cada 15000 também.

            • Stark

              Manual do marea

              • Edson Fernandes

                Perceba que nesse manual em especifico já cita que em condições severas já há a necessidade de troca a cada 10000km ou 20000km sem condição severa. (é a primeira vez que vejo esse manual).

                Mas já vi manuais de Marea recomendarem a troca com 15000km (sendo condição severa ou não de uso).

                • Stark

                  Sim, mas tem gente que não sabe o que é uso severo. E mesmo rodando esses 20000km em estrada, ainda acho arriscado. Depois a Fiat deve ter corrigido a m**** que fez.

                  • Edson Fernandes

                    Concordo! nunca andaria com um Marea sem trocar oleo durante todo esse tempo.

  • Marcos Lopes

    só achei que ta bebendo um pouco demais pra um carro levinho e compacto como ele.

    • Stark

      Eu também fiquei assustado no início, mas aos poucos ele foi melhorando. Meu trajeto é curto e tem muito trânsito, nesse cenário ele fica em torno de 8,5 km/l. Mas o do meu pai é mais longo e tem mais pista livre, e acaba fazendo 10km/l.

      Além da diferença no modo de dirigir.

      • Marcos Lopes

        vlw pela resposta!
        fiquei curioso pois pretendo comprar um pra minha esposa – ela suspira ‘lindo’… toda vez q vê um vermelho ou azulão …
        estranhei pois conheço um colega no trab. que tem um e ele diz ser super econômico.
        Eu tenho um civic lxr(14/15) e na gasolina geralmente no meu percusso ( casa->trab->casa = 35km) faço 11,3km/l . Na estrada geralmente 15,3 ~ 16,5 ( respectivamente a mais ou menos 130-140 ~ 100-120 ).

        • Stark

          Se algum conhecido tiver o carro, pergunte quanto é o consumo e o uso que essa pessoa faz. O consumo pode mudar muito de uma cidade para outra.
          Só fiz média de consumo na estrada nos primeiros 2000 km, nas outras vezes quis ver a média do tanque mesmo. Vou procurar fazer mais medições isoladas.

      • Alex Dusfri

        O meu 1.6 SE Powershift desde o começo fez 10 km/l na cidade com ar ligado, mas aqui não tem trânsito parado.

  • Vinicius

    O Fiesta é um bom carro. Seguro, com bom desempenho e é bonito ao meu ver. Mas peca na falta de espaço, no acabamento interno e já está na hora de a Ford oferecer alguns itens a ele, como uma central multimídia de fábrica, terceiro apoio de cabeça e cinto de três pontos para o meio do banco traseiro, talvez um teto solar… Itens que até carros mais baratos podem possuir.

    • Greice Maria

      Pra mim que quando vou a praia levo meus gatos, são 3 caixas de transporte, no banco traseiro cabia duas lado a lado, na air vai as 3 espremidas rsrs

    • Stark

      O espaço interno é o calcanhar de aquiles mesmo. Muita gente deixa de comprar o carro por causa disso.

    • _William

      Acho que a Ford tinha que fazer o que fez com o Focus, matar essa versão S de entrada e reposicionar a SE pra baixo, ainda mais pelo preço que esta saindo o NF atualmente.

      • Edson Fernandes

        Perfeito! Iria ganhar mais adeptos e ser uma seleção mais interessante.

    • dogmarley

      o S tem acabamento mais espartano. vá em uma concessionária e procure pelo Titanium, é de cair o queixo.
      teto-solar faz falta, mesmo !

      • Edson Fernandes

        Exagero …. de cair o queixo não… mas o que qualquer Fiesta no minimo deveria ter.

        • dogmarley

          pro meu padrão do que eu posso ter e estou acostumado a consumir em termos de veículos, o titanium tá ótimo…
          ah, cara, sei lá, olha contando que o fiesta sempre foi um popular, e só agora nesta última versão pra nós que ele ascendeu em diversos atributos, não sei se o ‘no minimo’ se aplica…mas entendi seu contexto

    • Mr. On The Road 77

      É só comprar o Sedan Titanium Plus que vem com esses equipamentos. Porém, o espaço interno continua pequeno.

      • Edson Fernandes

        Ah claro… de R$45000 e pular para R$70000…. tranquilo!

        • Mr. On The Road 77

          kkk é, tranquilo!

    • Marcos Souza

      O 1.0 ecobost tbm seria bem vindo.

    • Alex Dusfri

      O sedan agora tem uma versão com teto solar.

  • Greice Maria

    Eu acompanhei um bom tempo no Na oq o pessoal comentava do N. Fiesta fui até uma css pois ele me pareceu ter um bom custo beneficio e o design bonito, achei o carro bem bacana mas as condições comerciais estavam horrosas. Fui na citroen ( meu carro anterior era um c3) e fiz um teste drive em uma Aircross manual e no final das contas acabei optando por ela. Não são segmentos iguais, mas tanto eu qto meu excelentissimo colocamos na ponta do lapis e vimos que a Air para nós foi um bom negocio..Mas ainda sim continuo achando o N. Fiesta um carro com design super lindo.

    • Junoba

      Em 2012 um parente teve ´´problemas“, numa CSS da Citroen. Ele iria comprar um Aircross também. O pessoal só falava mentira e queria passar a perna nele. Ele chegou até a ameaçar a entrar na justifica.

      Resultado disso: Nunca mais voltamos na loja.

      • Greice Maria

        É bem isso que vc disse, na CSS da minha cidade o atendimento é excelente por este motivo acabei indo pro meu segundo frances, mas a mesma rede de css a 70km de onde estou é famosa pelo péssimo atendimento e serviços de baixa qualidade..Na ford daqui o pessoal comenta que o atendimento é ruim e acabou sendo um pontinho a menos pro fiesta =(

  • Filipe Machado

    Ford precisava rever os plásticos de acabamento que usa aqui no Brasil – em todos os carros que ela fabrica aqui é o mesmo problema – vira escola de samba com 5mil km

    Ka, Fiesta e Ecosport tem essa característica.

    Muita gente torce o nariz pro vidro a manivela atrás… ao meu ver não afeta em nada, ainda mais em um carro com A/C

    • Stark

      Pois é, começou mesmo com menos de 1000 km e só fez aumentar. Espero que não fique pior.

      • Filipe Machado

        E diziam que o Mexicano era bem melhor neste aspecto.
        Focus também vejo bem menos reclamação sobre isso.

        • Stark

          Já vi um sedan (que é fabricado no México) na concessionária, e o acabamento é mesmo bem melhor que o do hatch.

          • Rafael Neves

            Tenho um Sedan mexicano e posso comprovar isso… o acabamento é melhor mesmo e o volante também é maior e revestido em couro completamente. No Titanum nacional é parcialmente revestido. Estou com o mesmo problema que você no banco do motorista.. ele faz um Nhec Nhec insuportável e a CSS tem que resolver isso pois irrita muito! além disso a espuma é pouco densa e a estrutura de aço do banco machuca muito as minhas costas.

            • Stark

              No meu eles disseram que lubrificaram as molas, e até agora está ok. Mas tem gente que precisou trocar o banco ou a estrutura interna.

        • pedro rt

          o new fiesta sedan tem um acabamento muito melhor q o hatch e q o ecosport

          • Alexandre Maciel

            Eu acho relativamente melhor e olhe lá. O que o pessoal não enxerga às vezes é que o hatch segue a linha do Fiesta europeu, assim como acontece com a Ecosport, enquanto que o sedã é para o mercado estadunidense. Não por outra razão modificaram a Eco para os EUA.

            Quanto a esse MUITO, particularmente, não sentia nenhuma empolgação quando saía do meu Fit e entrava no Fiesta mexicano (modelo com frente antiga). Então, como disse, essas coisas são bem relativas.

            • Marcio

              Quando comprei o new fiesta fiz test drive em diversos carros, fiz também no fit e não consegui encarar, o fit é mais espaçoso e só, inferior em todo o restante.,
              O new fiesta é mais preciso e estável na estrada e ainda é mais confortável, tem maior porta malas, tem motorização bem superior, isso sem falar em acabamento, nível de ruído muito mais baixo e muito mais equipado.
              O new fiesta sedan 1.6Se manual custa o mesmo que um fit lx 1.5 (na época 1.4), o motor é mais forte, mais econômico e macio em alta, e vem com direção elétrica, ar digital, dois airbags, controles de estabilidade e tração, hill holder, sistema sync que além de controles de voz tem uma qualidade de som excelente, quatro vidros elétricos com um toque, pc de bordo, rodas de liga 15pol e faróis de neblina.
              No fit vem rodas de ferro, pneus, bancos…

              • Alexandre Maciel

                Eu gostava mais do Fit porque ele é mais espaçoso e pelo fato de o interior, na minha opinião, ser melhor (estou falando da geração anterior, com 2 porta-luvas e porta-copos nas saídas de ar laterais); mais porta-objetos, mais organizado, mesmo em plástico passa uma impressão bem melhor.

                Como eu comprei o Fit com 1 ano de uso (tinha aros de liga, DVD, pus faróis de neblina por 300 reais e a acústica era muitíssimo boa), o que para mim foi muita vantagem na questão do preço, fiquei muito relutante em trocar pelo Fiesta que, aos meus olhos, apesar dos equipamentos, internamente era bem inferior.

                Mas, como falei noutro comentário, os equipamentos de segurança pesaram e, por 45400, o Fiesta era a melhor compra. Então avaliei o que para mim era vantagem e desvantagem e comprei.

        • Guilherme Spader

          Era não, hehehe o nf sedan daqui de casa (13/14) já tá nos 55mil km e a única coisa que incomodou foi esse rangido do banco igual ao da avaliação. Fiquei impressionado com o silêncio a bordo depois de tanto uso.

          • Filipe Machado

            Rangido de banco é diferente de painel batendo

            GM também sobre com banco rangendo

          • Rafael Neves

            O meu banco também incomoda demais! um nhec nhec insuportável! parece sofá velho!

        • Marcio

          Tenho um new fiesta sedan mexicano 2014, está com mais de 19.000km e não tem um único grilo, está perfeito.

      • BillyTheKid

        Curiosidade: Você trafega a maior parte do tempo em que tipo de vias?

        • Stark

          Acabo pegando algumas vias com buracos (triste realidade deste país) e ruas de calçamento também.
          Uma vez por mês, 20 km de estrada de barro também.

  • Darlan Soares Oliveira

    Texto muito bem redigido, parabéns!
    Assim como o colega, comprei um NF no começo do ano e estou muito satisfeito. Para que não conhece o carro vale a pena conferir e fazer um teste drive antes de comprar outro carro. Ia comprar um Ka 1.0 SEL, mas quando vi a pouca diferença de preço Fiz o TD no NF e não deu outra: comprei o carro!

    • Stark

      Valeu, Darlan!
      Claro que o NF 1.5 S perde vários equipamentos em relação ao Ka 1.0 SEL, mas o motor maior faz diferença também.

  • Brasileiro

    parabens pela aquisiçao, o New Fiesta é um carro muito bom

    • Stark

      Valeu!

      • Fernando S.

        Olá, Stark. Gostaria de mandar um relato para o site também, como proceder?

  • iago

    otimo relato, bem detalhado

    tem gente que nao entende a compra de certos carros, mas as vezes uma união de certos pequenos detalhes que fidelizam uma pessoa a um carro

    um exemplo citado no post: esse negocio da buzina… eu lembro que meu pai teve um megane grand tour que a buzina era inutilizavel p/ cortesia… se apertava pouco não saia nada, se apertava um tiquinho mais saía um buzinaço

    da a impressão que não tem capricho, sei lá

    • Stark

      Valeu, Iago! Realmente, parece que fizeram a buzina de qualquer jeito. Se apertar pouco não sai nada, e mais um tiquinho é um buzinaço. Vez ou outra consigo dar um toque curto. Apertando na parte de cima é mais fácil de dar uma buzinada curta.

      • Rafael Neves

        O mexicano também é assim… até evito buzinar de cortesia!

      • “Perguntador”

        Eu achava que eu é que não sabia usar direito a buzina kkkk.
        Tento buzinar de leve e nunca consigo. Comprei um N.Fiesta em março (SE).

        • Stark

          Tenho alguns amigos que também possuem o New Fiesta, e a maior reclamação de todos é mesmo a buzina.

  • Alexandre Maciel

    Parabéns pela compra. O texto ficou ótimo, com detalhes importantes.

    É um carro bom. Não diria excelente porque, sim, dependendo da versão, tem seus problemas. Hoje talvez não levasse o Fiesta. Quando comprei, por 45400, SE 1.6 MT, considerando os itens de segurança, não havia muito o que pensar: era o que oferecia muito mais pelo mesmo preço da concorrência.

    Algumas considerações:

    – sobre a buzina, ela é dura mesmo no Fusion. Digo isso porque tenho um primo que possui o Titanium Ecoboost AWD e já dirigi algumas vezes, tendo verificado o mesmo problema.

    – mesmo no Fusion, sente-se muito o rodar do carro sobre qualquer piso diretamente no volante e isso me incomoda.

    – a chave canivete é mesmo de muito mau gosto. Deveria, obrigatoriamente, ser similar à que vem no Ford Ka.

    – não tive problemas com farol baixo até então. Até o acho dentro da média. Talvez meu parâmetro, Honda Fit da geração anterior, não seja muito bom e por isso eu não vejo problemas com o facho baixo.

    – também não gosto do funcionamento dos limpadores já que acredito devessem funcionar como no Honda, ou seja, primeiro borrifar água e só depois de um atraso começarem a atuar.

    – único ruído que tive no painel foi numa peça de “papelão” que fica abaixo do porta-luvas. Ela vem apenas escorada numa chapa de metal. Se você observar essa chapa, verá que ela tem furos. Não sei se resolveram fazer a fixação da peça nesse local de uns tempos para cá. De qualquer forma, eu mesmo fiz um furo no “papelão” e utilizei um clipe de para-choque para prender a peça.

    – o espelho do retrovisor do motorista é, de fato, simplesmente uma porcaria. Resolvi o problema comprando os espelhos do mexicano da versão anterior. Por sinal já roubaram e eu tive que comprar novamente. Nesse ponto, acho que não custava a Ford colocar um espelho levemente convexo, do mesmo jeito que vem no Ka.

    – os porta-copos do console central são porta-xícaras. Se colocar uma garrafa de água ali inevitavelmente, num dado momento, ela vai cair. No sedã eles são mais profundos e possuem prendedores laterais. Em suma, economia PORCA de plástico por parte da Ford.

    • Stark

      Valeu, Alexandre! Concordo com o que você disse.

      Sobre o espelho retrovisor: até isso estão roubando!! Eu já pensei em trocar o do meu, mas como o preço é meio salgado, vou deixar como está mesmo.

      • Alexandre Maciel

        Sobre o roubo dos meus, o infeliz das costas ocas, no do passageiro, além de levar o espelho quebrou a base de fixação do motor. No caso, o seguro cobriu o prejuízo em parte (apesar de ter cumprido rigidamente sua obrigação contratual). Levei até a oficina indicada e lá havia uma retrovisor danificado mas com motor bom. O cara apenas colocou o motor no meu retrovisor (FordA, com A mesmo, deveria vender só o motor assim como vende só a capa) e por isso não precisei pagar a franquia de retrovisores. No caso dos vidros, não há franquia para eles e o cara tinha apenas o do passageiro. Colocou no carro e arrumou um qualquer para o lado do motorista. Falei com o corretor sobre o que tinha sido feito e o Bradesco me mandou uma mensagem para eu ir até uma outra loja para arrumar o lado do condutor. Nessa hora estava na concessionária para comprar os espelhos com visualizador de ponto cego e fui informado que o do motorista acabara de ser vendido. Paguei 200 pilas no do passageiro e fui até a loja para arrumar o meu lado. Chegando lá, a sorte sorriu para mim e, segundo a atendente da loja, ao puxar meu chassi a peça informada tinha como código o espelho do mexicano. A tal loja havia, no final das contas, comprado o espelho que eu ia comprar… hahahaha…

        Como tenho os originais guardados aqui, se levarem novamente eu não compro mais.

  • PEDAORM

    Belo relato, sensato e realista. Pelo toró e a praia no fundo, ctz é daqui do NE.

    • Stark

      Obrigado! Sou de Maceió – AL, e essa praia é mesmo bela, embora não seja apropriada para banhistas.

      • PEDAORM

        Imaginei que fosse Maceió, uma pena que os esgotem desagúem nesse belo mar, um crime sem tamanho.

      • Alexandre Maciel

        Ah… e se tiver toró, honestamente, é melhor encostar e esperar a chuva diminuir. Pelo menos é o que faço quando essas chuvas malucas de verão caem aqui em Fortaleza. Não sei se você concorda comigo mas a velocidade mais rápida do limpador não é tão rápida assim. Hehehe…

        • Stark

          Acho que a mais rápida dele é igual a do Palio, mas poderia ser melhor sim.

  • DaniloRHF

    Pra arrumar esse problema do alarme, dizem que é necessário fazer uma reprogramação no sensor de presença do alarme e se isso não der certo, tirar o forro do teto e colocar espuma entre o forro e o teto

    • Stark

      Um amigo meu também tinha um EcoSport com o mesmo problema. Resolveu trocando o sensor de presença. Já faz 3 semanas desde a revisão, e até agora o meu não disparou nenhuma vez.

  • Maycon Farias

    Parabéns pela avaliação. Foi bastante honesto com os positivos e negativos. Gostei tb de como avaliou os prós e contras do palio.

    • Stark

      Valeu, Maycon!

  • Thales Sobral

    O farol baixo dos Palio ilumina “bem demais”, na verdade eu canso é de ver palio com farol baixo desregulado, ofuscando deus e o mundo com aquele facho pro alto.

    • Marcos Souza

      Não só pálio…os unos antigos tbm…cruzar com fiat na rodovia a noite judia da gente…sempre acabo dando sinal de luz e descubro que o dito cujo já está com o farol baixo.

    • Camilo Varotto

      Isso é verdade, Já levei farol alto de bi-xenon (Audi A3) e não ofuscou como o baixo desregulado dos palio.

  • Igor

    Primeiro relato que leio sobre o New Fiesta que abrange todos os aspectos. Parabéns!! Em relação ao farol baixo também tive dificuldades na estrada (pois viajo muito), porém levei o carro à concessionária e pedi para que regulassem, o mecânico colocou na altura máxima e o problema foi resolvido em questão de 5 minutos.
    Infelizmente não tive tanta sorte com o meu New Fiesta 2013/2014, comprei logo após o lançamento e, como você disse, a Ford não é muito boa em lançamentos. No final deste mês o meu xodózinho irá completar 2 anos e, dentre esse período, fiquei com ele parado na oficina por, no mínimo, 04 meses. Os motivos foram diversos, o que mais demorou a ser resolvido foi o problema no chicote do módulo (demoraram em torno de 2 meses para descobrirem qual era o problema no carro e mais 2 meses para chegar a peça), pois o carro desligava “do nada”. Imagine viajar com um carro assim (rsrs). Como foi preciso dar muitas partidas desnecessárias a chave acabou abrindo e a concessionária teve a ousadia de colar com uma cola, fazendo de conta que tinha trocado. Depois de muita briga com o gerente consegui a garantia que iriam efetuar a troca, mas estou esperando tem, exatamente, 1 ano e 8 meses, a chave completa chegar.
    Depois desse entrave, por duas vezes foi trocado o pedal da embreagem com o cilindro (no primeiro vazamento o fluído de freio vazava pelo pedal da embreagem e caia no tapete e no meu tênis; na segunda vazava por baixo do carro e caia sobre o asfalto) pois o carro perdia a embreagem e, portanto, travava, não tinha como fazer nada a não ser guinchar.
    Por duas vezes, também, o encosto do banco do motorista quebrou (onde as costas fica encostada).
    Em uma das vezes que o carro ficou na concessionária esperando por peça, infelizmente, bateram o meu carro em um pilar, quebrando a lanterna traseira e causando algumas avarias na lataria, só assim consegui um carro reserva por mais de 3 dias.
    Apesar desses problemas todos o carro em si é muito bom, ótima dirigibilidade e ótimo motor.

    • Filipe Machado

      Manda benzer esse carro !! Sal Grosso e pimenta nele

      • Igor

        Pena que não é só o meu que deu esses problemas.. Por tantas vezes que fui à concessionária verifiquei que não era o único carro. Até o mexicano teve esse problema de vazamento do fluído de freio pelo pedal :(

    • Stark

      Puxa, esse tipo de coisa desanima mesmo. Quando eu tinha 15 anos bati a coluna traseira do Palio num galho de árvore. Amassou um bocado, mas só fui resolver depois de uns 4 anos. Esses problemas e batidinhas tiram o encanto do carro mesmo.

      Antes que venham me criticar por dirigir sem carteira, foi num sítio: zona rural, com pouquíssimo fluxo de pedestres.

    • Lucas Rizzo

      Caramba! Que isso! Me deu até arrepio só de imaginar tanto problema assim.
      PS: Tá vendo, Stark, o que eu disse sobre pós venda? Olha como a ccs do Igor foi cretina com ele.

  • Caio Conceicao

    O único do seguimento compacto premium sem encosto para três ocupantes e sem bancos bipartidos rebatíveis… itens que não faltam mais nem nos compactos populares e para premium, 208, fox e hb20 já trazem uma central bem bacana… até o Onix que é popular!!!
    Banco bipartido e rebatível nesse seguimento é quase um ABS… Esses carros não tem mala na prática, não chega a 300litros, esse equipamento é barato e mt útil.

    Voltando aos premium… Não há a possibilidade de teto solar tb. Qd a VW quis fazer do FOX seu representante no seguimento, td mundo falou mal pela pouca mudança estética(inclusive eu), mas aos poucos ela vem apresentando grandes mudanças no carro como um todo… O interior do highline exposto em um shopping aki perto de casa, deixa até o 208 no chinelo…
    Cara, o carro tinha cornering lights(mt show). Que venha o TSI… será um FOX quase imbatível se não fosse pela pior política de preços da alemã no mercado atual… Mas já começo a dar preferencia ao FOX em vez do new fiesta se for pra chegar perto de 65/70mil… O que o FORD tinha de status e vantagem, a marca está deixando se perder. Depois de 4 anos no mercado e a alteração q a ford fez nele foi uma chave e um botão de partida? Não adianta, é a mesma FORD de sempre, vai deixar o produto cacarecar e ficar ridículo…

    Não adianta os fãns de fiesta argumentarem pq eu tb era, mas ao ver o novo FOX pessoalmente e ao entrar nele, constatei q o fiesta com seu interior todo torto ficou pra tras… e por um carro q era pra ser o substituto do GOL!!!

    • Alexandre Maciel

      Honestamente, com 70 mil eu procuraria um médio, ainda que usado. Ademais, você está comparando um carro modificado recentemente com outro que está há alguns anos no mercado. Não sou fã nem de Ford nem de VW (gosto da Honda e olhe lá), o Fiesta tem muitas observações em seu desfavor mas acho que sua comparação deveria conter ressalvas.

      Ademais, é a segunda vez que você posta a mesma coisa. Se você é fã da VW, é compreensível; mas não precisa insistir no argumento porque, indubitavelmente, cada um que comenta aqui tem capacidade de formar opinião sem a necessidade de afirmações puramente subjetivas repetitivas.

      • pedro rt

        com 70mil da pra pensar em ter um golf ou um focus se for 0km ou entao um bmw serie 1 com 4 anos de uso

        • Marcos Souza

          Ou um gol ralye…kkkk

  • dogmarley

    Foram dois Carro da Semana com este relato!
    Um sucinto porém cheio de conteúdo sobre o Palio, e um bem completão sobre o NFiesta.
    Eu, particularmente, iria de Novo Ka top de linha! De qualquer modo, bom carro e boa compra!

    “se vc estaciona seu carro e ao sair de perto dele, não curva o pescoço para olhá-lo, vc está com o carro errado”

    • Stark

      Valeu, cara! Os outros relatos de Carro da Semana também serviram como base para este. Acho interessante fazer uma pequena avaliação do carro anterior e uma mais detalhada do carro atual, assim os leitores podem saber melhor qual o critério utilizado por mim, a diferença que há entre os dois.

  • katisuhara

    Meu pai pegou este mesmo carro, mas vermelho, pra ele que nunca teve um zero km o carro é otimo, o preço era 43k também, mas consegui chorar pra 40k, mas sem nenhum brinde, nada mesmo, o que mais gostei do carro é que ele é otimo para dirigir, é infinitamente melhor que o meu 207, em que odeio o cambio, apesar que o motor do 207 é mais forte. O do meu pai está dando 11.4km/l no computador de bordo, mas é um carro mais de final de semana. Quando meu pai estava para comprar o carro fomos em todas as marcas, de inicio a ideia era pegar um Punto, mas descartada pelo preço e pelo fraco motor 1.4 da versão de entrada. Depois foi a VW, mas como minha irmã que morar com ele jtinha acabado de comprar um Fox, e o gol já passou pela familia desistimos, olhamos o Up! meu pai queria um carro barato e economico, mas pagar 40 mil em um Up! é meio tenso, fomos ver o 208, na mesma semana vi um 208 anunciado em uma cidade proxima por 37k, versão de entrada, e ao falar isso pro vendedor ele mandou eu comprar lá que estava muito barato e nem me mostrou o carro. Queria que eu levasse a versão top. Fomos na Citroen olhar o C3, depois de uma luta pra ser atendido ele me mostrou o C3 versão top, muito bonito, mas depois de insistimos ele mostrou a de entrada, que decepção, acabamento pior que o Fiesta. Chevrolet so tinha onix 1.0 a 40k. Então pro meu pai que usa carro de final de semana e não tem grana sobrando o Fiesta foi a melhor escolha.

  • Boa avaliação, mas talvez você pudesse ter falado mais do acabamento interno que, não minha humilde opinião, é muito sofrível. A qualidade dos plásticos é horrível, o 208 e o Fox tem acabamento muito superior. Pelo preço que tá custando agora, 46/47 mil, a Ford tinha que tomar vergonha na cara e melhorar isso.

    • Stark

      O acabamento é todo em plástico duro, mas não passa a impressão de que vai quebrar só de olhar, como o do Palio. Pelo preço do carro, deveria ser melhor, mas as outras qualidades acabam justificando a escolha.

      • Entendo, mas uma coisa que preso muito é a satisfação de ficar dentro do carro, que é onde realmente convivemos com o carro. O Fiesta não me passou isso, o volante é muito fino, o computador de bordo parece MS DOS, o rádio é confuso como você disse. Nem controle no volante tem. O design exterior é fato importante, mas no fim das contas, quem mais curte o design exterior são os outros. A nossa relação com o carro é dentro dele. tenho um fFox g2 e o acabamento dele é mto bom, o que me fez desistir de comprar o New Fiesta. A Ford se fia muito no exterior desse carro, e esquece do interior.

  • MaarcosB

    Tenho um New Fiesta S também e me identifiquei muito com o texto. Parabéns! Para mim, o maior defeito do carro é o sistema de som, é péssimo, confuso. Sempre tive dificuldades para usar pen drives e o bluetooth, mesmo com a “ajuda” do manual, já que falta informações. Sorte que existe uma entrada P2/P2, que basta conectar no celular, e reproduz qualquer som, ligação ou música, muitos donos nem fazem ideia disso. O diferencial do carro é realmente o design, que não cansa, mas também ainda é super atual, e o carro é muito ágil na cidade, até mesmo em subidas, desde que não esteja carregado. Para mim, o único concorrente direto é o HB20 1.6, mas optei pelo ford por causa do estilo basicamente, e porque o HB20 se tornou bem mais comum por causa das versões 1.0.

  • MauroRF

    Desde que não se compre a versão PowerShift, o carro é ok. Vendi o meu com 1 ano de uso de 20 mil km devido ao problema crônico do câmbio. Minha cunhada tem um S igual a esse preto, com mais de 30 mil km, ela comprou em maio de 2013 no lançamento e está supersatisfeita, nenhum problema, segundo ela.

  • Léo Hung

    Esse carro foi a minha maior decepção da Ford. Esperei mais de dois anos para que chegasse aqui, acompanhando e babando semanalmente quando lia algo sobre o carro em sites gringos.

    Quando anunciaram, torci para que viesse para substituir o Fiesta Rocam. Primeira decepção, pela cata de pau da montadora. Quando anunciaram o preço, segunda decepção, pela ganância. Quando fui ver o carro no show room, terceira e última decepção, pela falta de espaço interno e simplicidade nas versões mais básicas.

    De potencial comprador entusiasmado, fui reduzido à hater declarado. O mesmo sentimento compartilhei com o Focus (apesar de que um de segunda mão ainda é candidato à minha garagem). Ford dificilmente entrará novamente em minha garagem (ainda mais pelos preços praticados hoje em dia).

    É duro viver no Huezil, terra do “quase”.

    • Stark

      Oi, Léo! Um Fiesta mexicano usado resolveria dois pontos criticados, o preço e o acabamento. Mas, dependendo da região, é difícil de encontrar um em bom estado. Se precisar mesmo de espaço de interno, então é melhor escolher outra opção.

  • Fábio Dantas

    Galera que tem NF, por favor, me ajudem em uma coisa: meu carro tem se mostrado um ótimo negócio. Mas tem uma coisa que tá me incomodando, ele tem um barulho de peça solta, como se fosse um pedaço de madeira solto entre o carpete lateral direito e a mala.

    O barulho só incomoda quando o carro balança (exemplo, saindo da minha garagem, que é de grama). De toda forma, queria resolver. Alguém conhece barulho semelhante?

    Se for pra criticar o carro, falar que é porcaria, por favor, nem se manifeste. Infelizmente é o que posso pagar e gosto é gosto. Abraço!

    • Stark

      Não entendi direito, mas experimente ver se é o encosto do banco traseiro. Ande com ele rebatido e veja se desaparece. Se o problema for esse, é só revestir os ganchos com fita isolante.

      • Fábio Dantas

        Boa! Vou ver se é isso. Estou de férias por uns dias a partir de hoje, vou ter tempo de esmiuçar essa encrenca. Valeu, abs!

  • Daniel

    ” A diferença de estacionar sob o sol forte é grande, devido à cor. Nosso carro anterior era preto e esquentava consideravelmente muito mais. Eu acho carro preto lindo, mas dá muito trabalho e tem lá seus inconvenientes. Carro branco também sofre com a sujeira, mas não tanto quanto o preto, e debaixo do sol não fica um inferno, mas ‘apenas’ um forno mesmo.”

    Sobre essa questão, não dá pra dizer que a diferença é toda pela cor… o correto seria comparar com outro Fiesta preto. O palio fire, como todos sabemos, é bem capado de isolamento acustico (que por sinal tbm é isolamento termico)… então, um palio branco vai esquentar muito mais que um fiesta branco…

    • Stark

      Olá Daniel! Realmente, não dá para comparar diretamente, mas certamente a cor deve fazer uma boa diferença sim. Comparando carros pretos de outras marcas, com o meu Fiesta branco, a sensação também é a mesma. Para ter uma noção ainda maior dessa diferença, só com equipamento adequado.

      • Daniel

        Lembro que a muitos anos atras (na epoca do monza ainda) fizeram o teste com um monza branco e outro preto. Os dois carros ficaram o dia inteiro no sol… a diferença maxima medida ao longo do dia foi de 0,5°C… ou seja… praticamente nada!

        • Stark

          Fui atrás de mais informações sobre essa matéria, e o que encontrei foi o Carlos Meccia dizendo que achava que a diferença foi entre 8 e 10°C. Infelizmente não consegui encontrar a revista que publicou.
          No entanto, achei essa pesquisa feita nos EUA:

          http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI274862-17770,00-CARRO+DE+COR+CLARA+PODE+SER+MAIS+ECONOMICO+APONTA+PESQUISA.html
          http://eetd.lbl.gov/newsletter/nl37/eetd-nl37-8-coolcars.html

          O primeiro link está em português e é o resumo do segundo, que é mais detalhado e está em inglês.

  • Magno

    Belezinha … minha Master tbm tem esse recurso de dar um toque na seta e ela piscar três vezes apenas .. isso eh bom de usar na rodovia , pra trocar de faixa ..

  • Fernando

    A parte de detalhes, problemas e pontos negativos, muito boa. Todos os relatos deveriam ter esses tópicos, Já a introdução, falando do Palio, troca, etc, totalmente dispensável.

    • Stark

      Olá, Fernando! Obrigado pelo feedback! Minha intenção foi mostrar como era o carro que eu tinha, de forma resumida, e o carro que eu comprei, de forma detalhada. Assim, o leitor poderia ter mais noção da transição, da experiência que eu tive ao dirigir os dois carros. Se eu tivesse saído de um Focus pra um Fiesta, enxergaria o Fiesta como inferior, e isso iria se refletir no relato.

      Outros relatos aqui no site também incluem o carro anterior, mas talvez eu tenha me excedido no tamanho do texto dedicado a ele. Note ainda que meu processo de compra só inclui visitas e ligações à concessionárias Ford, mas também visitei concessionárias de outras marcas, e optei por não colocar as informações sobre os veículos concorrentes no texto para não ficar muito grande.

      Novamente, agradeço pelo comentário e pela crítica construtiva.

      • Fernando

        Blz, seu relato esta ótimo, um dos melhores que li aqui.
        é só pular a parte que nao interessa…rs..

  • Félix

    Acho o carro bonito e gosto da posição de dirigir. Quase comprei um New Fiesta, mas desisti na hora que fechei a porta: fez o mesmo barulho de carro barato!

  • Roger Bersch

    Controle de estabilidade não faz o carro ter maior estabilidade, apenas não deixa ele PERDER a estabilidade, se um palio com rodas 13″ tivesse ESP igual não teria estabilidade.

  • mdscom

    Bom relato!

    Eu tenho um Titanium PowerShift, estou com ele a 2 anos. Em geral gostei bastante do carro. Como eu não sou tão criterioso quanto você hehe, basicamente há 3 coisas que me incomodam nele:

    1 – Ruídos no painel. Na primeira semana de uso já tinha ruídos no painel, eu sou muito chato quanto a isso, odeio carro com ruído!!! rsrs.

    2 – Apesar da versão Titanium já ser bem completa, pra mim faltou a função Tilt Down nos retrovisores, fica ruim de estacionar por causa do formato da carroceria.

    3 – Os controles de som do Sync poderiam ser melhores. O meu por exemplo, reproduz as músicas do pendrive sempre na mesma ordem, mesmo quando eu marco a opção “ordem aleatória”, creio que isso seja uma falha de software.

    Por outro lado, acho que o carro tem vários aspectos positivos. A versão Titanium principalmente é bem superior aos concorrentes em termos de itens de série e tecnologia embarcada. Hoje já não está compensando em função dos aumentos de preço que sofreu, mas a 2 anos atrás quando comprei tinha um bom custo x benefício.

    Quanto ao pós-venda, sempre fui muito bem atendido até hoje, tanto nas revisões quanto em outras ocasiões em que tive que levar o carro na css.

    • Stark

      Obrigado, mdscom! Aproveite bastante seu Titanium também.

  • Guilherme Batista

    Aproveitando que também tenho um New Fiesta S 2014, vou deixar um breve relato sobre o meu.
    Concordo com você em quase tudo e vou dizer algumas diferenças só para efeito de comparação mesmo.
    – Comprei em Julho de 2014 por 41500 e veio com IPVA, licenciamento e etc. O seguro ficou em cerca de 2 mil reais.
    – O meu está com 13 mil km e não há nenhum barulho de acabamento.

    – Moro em BH e aqui o atendimento de pos-venda das 3 maiores revendas foram péssimos.
    – Também odeio o fato dos botões de troca de música estarem longe do motorista, não é possivel que o pessoal de design testou isso direito. Deixaram botões que praticamente não são utilizados proximo do motrista e os mais utilizados longe. Resolvi isso com o Bluetooth.
    – So vem com os falantes dianteiros mas são de boa qualidade.

    – Coloquei o farol de neblina por fora porque a ford cobra MIL REAIS, sendo que o chicote já vem de fábrica.

    – O consumo do meu fica em 7.5 km/l na cidade com Etanol e 11.0km/l na gasolina.
    Na estrada fica em 14 km/l e 16km/l com média de 100km/h. Sempre com o ar ligado.

    – Comprei o carro apos fazer o test drive em todos os concorrentes, segurança é um item de peso na escolha e de longe o Fiesta é o mais estável em curvas e o que melhor fica “na mão” ao guiar.
    – Acho o motor dele muito bom e entrega o que promete, mas realmente o torque cai com 5 pessoas e ar ligado, mas não me incomoda muito não.
    – O espaço traseiro é ruim, mas não era prioridade para mim.
    – O meu veio com pneus goodyear eagle excellence e acredite, muda o conforto do carro, na minha opinião, para melhor.

    – Achei engenhoso as duas fendas que há entre o banco traseiro e o vidro da janela espia, que serve para encaixar o cinto de segurança, bom que ele não faz barulho.
    – Mês passado o gancho que prende o tampão do porta-malas quebrou misteriosamente, sendo que nunca foi colocado peso ali. O material é extremamente frágil.

    Também gosto bastante do carro e estou bem satisfeito, o único pesar que tenho é com o pós venda das concessionárias Ford de BH que estão fazendo esforço pra ter atendimento ruim

    • Stark

      Oi, Guilherme! Ótimos pontos destacados.

      No novo Ka ainda corrigiram a inclinação do rádio, mas os botões de mudança de faixa continuam longe do braço do motorista.

      Também comprei o farol de neblina na internet, e eu mesmo instalei em casa. A concessionária não cobrou nada para habilitar.

  • Excelente testemunho. Imparcial e realista.

  • Edney

    Bom relato meu amigo, também tenho um 1.5 S 13/14 (11 mil km) e concordo contigo nos prós e contras.
    Uma das coisas que não citou e eu acho um saco é a altura da frente, tinha um ROCAM 2008 e não tinha problema com isso. Ter que desligar a velocidade do ar no seletor é irritante…arrumaram isso no Ka. O volante do meu tem regulagem somente de altura e não de profundidade, confere? Abraços!!

    • Stark

      Olá, Edney! Não citei especificamente a altura da frente, mas a altura do carro como um todo, incluindo o defletor de ar que sempre raspa. Quando a rampa aqui do prédio estava em reforma, cheguei a raspar o meio do carro. Também não tinha essa preocupação com o Palio, só estacionando em frente a guias mais elevadas.

      Ultimamente não tenho desligado a ventilação, só o AC, pois é mais prático.

      Ele tem regulagem de profundidade do volante, basta destravar a alavanca e puxar ou empurrar o volante com força.

  • Anderson Leão

    Galera, estou na dúvida em dois carros: C3 Origine 1.5 (2014) vs New Fiesta 1.5 (2014). Dois carros com a mesma quilomentragem. O que vcs sugerem? Agradeço.

    • Stark

      Olá, Anderson. O motor do New Fiesta 1.5 é mais moderno, tem mais torque e potência, mas quanto a outras diferenças entre os dois, não sei informar.

      Sugiro que pergunte em uma publicação mais recente aqui do site, pois terá mais visibilidade.

  • Anderson Leão

    Galera, estou na dúvida em dois carros: C3 Origine 1.5 (2014) vs New
    Fiesta 1.5 (2014). Dois carros com a mesma quilomentragem. O que vcs
    sugerem? Agradeço.

  • Elan

    Me tira uma dúvida, comprei um NF1.5 S 15/16 e o meu vidro não sobe no alarme, nem segurando 3s, o seu fecha sozinho? Em outros sites falam que o sistema vem, mas desabilitado. Queria confirmar para poder levar na CSS e ajustar isso.

    • Stark

      Oi Elan! Pela demora, não sei se já tirou sua dúvida, mas respondendo: a abertura e fechamento dos vidros pela chave não vem ativada de fábrica no 1.5, mas é possível ativar na concessionária, por meio de um software chamado de IDS. Eles conectam um notebook com esse software numa central do carro e podem mudar várias configurações, como alerta de velocidade, limitador, farol de neblina, medida do conjunto roda-pneu, vidros, controle de cruzeiro, etc. Para ativar esse controle dos vidros, não é preciso de nenhum acessório (módulo), basta mudar a configuração no computador. Tem concessionárias que desconhecem esse procedimento, outras cobram para fazê-lo e algumas realizam sem custo algum, como foi meu caso, pois é bem rápido. Procure no google por “Habilitando o Farol de Milha no New Fiesta 1.5”, é o primeiro link. No final dele vai ter a explicação dos vidros. Só pra garantir, imprima e leve na concessionária.

      Na versão 1.5, não é possível configurar para fechar automaticamente com o alarme, é preciso segurar por 3 segundos. Mesmo assim, considero muito útil e não entendo como uma coisa dessas pode vir desativada se o recurso está lá.

      • Elan Júnior

        Obrigado pela resposta. Quando fui instalar a pelicula, a loja acabou mantendo a chave na ignição e o ar estava ligado, a bateria arriou. Após fazer uma chupeta o vidro começou a subir com o alarme. Só que ficou uma luz acessa no painel de ignição, ai levei na concessionaria e eles corrigiam a pane da luz sem problema nenhum. Não é preciso segurar 3 segundos. Sobe automatico.

        • Stark

          Que estranho, você instalou algum módulo? Ou se comprou usado, pode ter vindo com ele.

          Se foi só isso mesmo que você disse, foi bom então, visto que prefiro que suba os vidros automaticamente.

          A respeito de esquecer a chave na ignição, meu primo faz isso direto, a EcoSport 2009 (geração passada) dele passa dias com a chave na ignição, e nunca tem problema para ligar o carro. Ele já faz isso há muito tempo e nunca afetou. Deve ser esse carro que não tem problema com isso mesmo, eu que não me arrisco a deixar a chave no meu.

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