Ford Hatches Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fiesta 1.6 2006

fiesta-kicksilver-opiniao-dono-1 Carro da semana, opinião de dono: Ford Fiesta 1.6 2006

Meu Fiesta é um 1.6 flex faturado em julho/2006, comprado por mim em 15 de junho de 2009, com 38.958 km rodados. É um carro bom, mas sempre tem aquelas coisinhas que incomodam.



Sim, esse carro tem vidro manual, e isso é o que mais me incomoda nesse carro disparadamente, e não tem abertura interna do porta-malas. O carro em questão nunca apresentou defeitos graves, as únicas coisas que eu mexi nele foram: troquei o reservatório de água, pois estava rachado, troquei a bomba de combustível e só. Agora, quanto as peças de desgaste, troquei a bateria, pneus e ponteira de direção.

fiesta-kicksilver-opiniao-dono-2 Carro da semana, opinião de dono: Ford Fiesta 1.6 2006

Provavelmente todo mundo aqui já andou e conhece o Fiesta, então posso dispensar detalhes, mas sem duvida nenhuma, o destaque desse carro é o motor zetec rocam, de 111cv no etanol e 15,8kgf.m de torque, também no etanol. O câmbio também é elogiável, formando um par perfeito com o motor. É um carro muito ágil na cidade, e razoável na estrada. É claro que não tem o vigor de um 2.0, e nem a estabilidade de um médio, mas dá pro gasto nas curvas, pois tem um acerto de suspensão muito bom, para um popular.

fiesta-kicksilver-opiniao-dono-3 Carro da semana, opinião de dono: Ford Fiesta 1.6 2006

A forma com que a energia é usada depende muito. Na cidade, para e anda, AC ligado, não tem jeito, no etanol não passa de 6km/l, se você pegar muito transito. Se você rodar mais em horário atípico, faz por volta de 7-7,5. Mas isso porque moro numa cidade grande e o transito aqui é bem carregado, numa cidade menor ele faz mais de 7,5 no etanol, como o colega ivanmwm pode confirmar, pois comprou um Fiesta 1.6 e roda no etanol em Goiânia, e ta fazendo quase 8km/l na cidade. Na estrada, a 100-110km/h com AC ligado, faz por volta de uns 11,5km/l no etanol.

fiesta-kicksilver-opiniao-dono-4 Carro da semana, opinião de dono: Ford Fiesta 1.6 2006

O espaço interno também é bem legal, 4 adultos viajam sem problema, o espaço para as pernas do trás e muito bom, tanto que eu, com 1,86m viajo com folga no banco de trás. Todos que já andaram nesse carro comentaram “achei que fosse menor por dentro, ate que é bem espaçoso”. Acho que é isso. Os pontos negativos ficam por conta do acabamento interno, do tecido dos bancos (poderiam ser pretos, ia cair melhor no carro) acho que só, pois de um popular não se pode esperar muito.

Relato do membro kicksilver do Fórum NA

4.0

  • netto

    Já tive um Fiesta e realmente é um ótimo carro. Ágil, econômico ( tive a versão 1.0, modelo 2006 também ), câmbio muito bom também, que realmente conversa com o motor. E esse motor era o ponto de destaque do carro. Quase não tive gastos com ele em 4 anos, quando o troquei. Aquelas coisas básicas mesmo, como bateria, pneus, e as revisões. Só o acabamento dele que deixava bem a desejar, o Focus é mais agradável nesse quesito, rsrs. Sem dúvida um dos melhores nacionais populares daquele ano, gosto muito de carros Ford, são resistentes e não deixam na mão. A família quase toda tem um diferente! rsrs :p

    • Já não concordo contigo que a versão 1.0 seja ágil, mas é um grande carro, eu tive um 2005 supercharger. Tem a melhor estabilidade dos compactos da época, um ótimo motor e câmbio, um grande carro. E seu espaço interno é invejado por muitos carros até hoje.

      • netto

        Então foram carros diferentes! rsrs O meu era bem esperto, talvez porque eu raramente usava o ar-condicionado, mas na estrada nunca desapontou, tendo consumo bem na média, e na cidade com consumo invejável e bem rápido nas respostas! Claro que também não era flex, não sei se isso possa ter afetado em algo, não gosto de carros flex.

        • Wagner_u

          olha eu tive um 1.0 2008, e ele nao era nem um pouco agil, tem uma subida aqui na minha cidade que se eu nao embalasse tinha que ir de 1 senao ele nao subia, velocidade maxima dele batia 140 e ele nao ia mais, realmente pra fiesta tem q ser 1.6.
          agora quanto ao espaço interno ele realmente é mto bom nesse quesito, e quanto ao banco ao meu ver o problea é que o banco dele é reto, na curva ele nao segura nem um pouco.
          mas a manutenção dele é bem barata e ele nao da nenhum problema mesmo, vendi o meu agora em janeiro, ele me deixou uma vez na rua nesses 3 anos ai, tendo em vista os 0km q vemos por ai tipo agile q dao problema ja na 1 semana.

      • duhehe

        unico 1.0 que anda bem é o mille 2p basico com um piloto de 55kg dentro ..

        quem fala q o fiesta 1.0 é ágil nunca teve um carro ÁGIL de verdade. FATO

        • CWBdriver

          verdade, mas não precisava ser tão bruto

        • Jr.

          O gol 1.0 tb anda bem.

        • oentediado

          ka 1.0 rocam anda razoavelmente bem.

        • JulienAvril

          ouvi dizer que o Clio campus com 77CV e 880kg anda bem também, obviamente para um carro 1.0..
          não da pra comparar com um 2.0 que preste né.. mas que o clio deve andar mais que o JETTA com seus 120cv .. ahh deve!! hahahaha..

          • CARnivoroBH

            O celta tb anda bem devido a ser um carro leve…

            O Fiesta tem a carroceria muito pesada para o motor 1.0…

            Eu tenho 1 ano 2005 monofuel e acho que ele poderia ser mais ÁGIL mesmo… é um excelente carro e nunca me deu problemas mecanicos mas acho que o motor realmente fraco… se não souber andar com o carro….

    • YoOdEx

      Também não concordo com o motor. O meu era 2003 1.0 gasolina completinho. O carro andava nada! Foi o pior carro 1.0 em questão de desempenho que ja andei. Lembro claramente certa vez de estar na estrada. Um Siena abriu passagem para eu ultrapassar. No siena tinha 4 ou 5 pessoas mais bagagem. O carro estava com a traseira "arrastando", no meu carro, eu e um amigo, ambos magros. Meu Fiesta não aguentou ultrapassar em um subida.. Reduzi para 4, e 3 e nada.. Quanto ao consumo lá em cima! Na cidade fazia 9,5, 10 com gasolina, Na estrada 12,5 13km/l. Mas fora isso é um bom carro! Suspensão bem acertada, com otima estabilidade, cambio preciso, espaço interno bom! (melhor que do meu atual Fox), recomendo o carro para qualquer desde, desde que não venha com o Zetec 1.0!

  • maiamachadoch

    o motor rocam pode estar na classificação de pontos positivos e negativos também… a fama dele é que bebe mais que camelo com sede.

  • Gustavo

    Já tive um praticamente idêntico. Tb motor 1.6, preto, mas tinha vidros e travas elétricos. Além disso, acho que por ser o modelo Class, o estofamento era preto.
    Gostei muito do carro. Assim como relatado, câmbio e motor têm uma sintonia perfeita. A posição "alta" de dirigir chega a lembrar uma van e facilita muito em balizas. O carro nunca deu problema algum, apenas fazia a manutenção básica. Se bem me lembro, me sentia mais confortável no banco de trás desse Fiesta do que no meu atual Punto.

  • andre_poa

    Eu tenho um Fiesta Hatch 2008/2009 (só que 1.0) completo. O único "defeito" do carro é a falta motor em subidas e retomadas. Mas os concorrentes também não sa lá grande coisa. O carro é o mais confortável da categoria, tem bom espaço interno, boa suspensão (nem dura como Gol, nem mole como Palio – Já tive 2 Gol (2004 e 2007) e 1 Palio (2000)), porta-malas de 305 litros (pra comparar Gol tem 285 litros e Palio 280 litros), excelente estabilidade, acabamento interno dá de 10 a 0 em Gol, Celta, Palio. Gosto do design do carro. O seguro, um dos mais em conta (o do gol é 30% mais caro). Faço 15 km/litro de gas. na estrada e 11 km/litro gas. na cidade. Álcool não uso há muito tempo. O meu tá beirando 40 mil km e nunca deu problemas, estepe não rodou. O carro é macio e confortável de dirigir. Perto de Gol, Palio e Celta, é luxo. Se pegar o 1.6, melhor.

    • Sufiaum

      Ja tive um fiesta e agora tenho um palio. Falar que o acabamento do fiesta é melhor que do palio é palhaçada.
      O acabamento é porcamente ridiculo tão quanto o palio.
      E achei o 1.6 do gol mais esperto que do fiesta. Inclusive fui testar o "novo" mes passado e de esperto não tem nada.
      Não gosto dele, mas é melhor do que os irmãos de preço.

      • andre_poa

        Perto do Palio ano 2000 que eu tinha, o acabamento é bem melhor. Agora, desempenho? Aí o cara tem que partir pra um carro com mais motor: Astra 2.0, Golf Turbo, etc. Eu comprei o Fiesta para andar na cidade (90% no trânsito urbano e em ruas planas). Tem que ver a necessidade de cada um, pro meu uso diário, o carro cumpre bem o seu papel.

        • BHauber

          Comparar 2006 com 2000 tambem nao é certo!

      • Wagner_u

        eu concordo, como disse anteriormente eu tive um fiesta 2008 e meu irmao na epoca tinha um palio 07/08, o acabamento do palio era bem melhor.
        quanto o consumo que o andre comentou o meu fazia 8 na gasolina na cidade, e no alcool fazia incriveis 6, reclamei na CSS(ford center) e o cara me disse que era esse o consumo mesmo.

      • bittcorp

        O Fiesta tem 2 tipos de acabamento:
        O normal que é tosco;
        E o Class que é bem agradável para um "popular"

      • Eu já andei no Palio Fire 2006 e no Siena EL 2010, o acabamento de um nem do outro superam o do Fiesta. O acabamento do Fiesta é sensacional perto das monstruosidades que as montadoras nacioanis apresentam para carros dessa categoria. Os bancos do Palio/Siena são rídiculos e completamente desconfortáveis também, o espaço interno do Fiesta é sensacional, possuo um Fiesta 2009 completinho, a ÚNICA coisa que eu posso reclamar dele é o elevado consumo de combustível (9km/l na gasolina num 1.0 é palhaçada) e a arrancada dele que é MUITO fraca, a primeira dele é sofrível.

        • bittcorp

          9 km/l com gasolina ??? Ou a gasolina tá batizada ou o carro tem problema ou seu pé tá muito pesado…
          D. Patroa tem um Fiestiha 2009 tb e faz 9 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina.
          O câmbio dele é longo por isso parece ser fraco.

          • douglasmartins1

            Erraram na conta aí.. .Faço 8,0km/l de Gasolina na cidade com o meu 2.0!!

            • bittcorp

              2.0 ??? Fiesta 2.0 ???

  • lucasfs87

    Avaliação bem pequena, precisava de mais informações, nem todo mundo conhece o carro, eu mesmo sou um. Quero trocar de carro e o fiesta é uma das minhas opções

    • mouraleo

      Falo com opinião de dono de um 2009/2010 1.6, e já tive um 2003 1.0: Se puder compre o 1.6, o 1.0 é fraco e a diferença de consumo é irrisória, quase não existe…é claro que vai depender do quanto se pé é ou não pesado…passou de 3000 rpm vai beber sim, mas o 1.6 roda na boa abaixo de 3000 rpm…110 na estrada fica abaixo de 3000 rpm. 1.0 esquece.

      • bittcorp

        Eu acho a diferença de consumo entre o 1.0 e o 1.6 bem grande…

        • Smattana

          Por isso na europa ta cheio de carro 1.0

        • mouraleo

          Não sei como vc anda, mas 9 no álcool na cidade, se vc mora em cidade completamente plana, anda sem usar o ar condicionado e anda bem "calmo" pode até ser…Eu já tive o 1.0 e por isso digo que a diferênça é mínima…o meu na cidade com ar ligado fazia entre 9-10 gasolina…é mais o menos o que o meu 1.6 faz hj. Sem mencionar que na estrada fica até mais econômico o 1.6, pois vc não precisa esticar as marchas para andar…Faço 16/l na gasolina na estrada com ar ligado…

      • ThorBH

        já tive um quase igual ao desse rapaz. Só me incomodava o acabamento Fly, que qué isso um carro com AC mas sem alças de segurança (pqp) no teto. O acerto de direção/chassis e o motor são exemplares, o carro tb naum é caro de manter por exemplo eu pagava R$18,00 no litro de óleo 5W30 mineral dele, meu Gol hj usa 5W40 sintético R$30 ou mais…

  • emanueloa

    Tive um supercharg completo e depois um 1.6 também completo a gasolina, é um ótimo carro popular, boa suspensão e estabilidade, boa ergonomia, não me deram dor de cabeça, o 1.6 era mais econômico.

    • YoOdEx

      Só por curiosidade. Qual de fato andava mais? 1.6 ou o Supercharger? Quanto ao 1.6 ser mais economico, tem alguma razão teorica? Pois, perante a tendencia Downsize, a ideia era que o 1.0 sobrealimentado bebesse menos! Não estou duvidando de você, é só por curiosidade mesmo!

      • emanueloa

        O 1.6 com certeza andava mais, não sei te explicar só posso te dizer que fiquei 2 anos com o supercharger e 4 anos com o 1.6 sempre rodando com ar ligado.

  • Anderson_mg

    nao tenho nada contra o fiesta, pelo contrario 20x fiesta que gol g4

    • CARnivoroBH

      é.. eu tb.. e MUITO melhor também do que mille, celta, palio economy, novo uno e cia…

  • ceneq

    O Fiesta realmente é um carro descente. Essa geração da foto é a mais hamônica em termos de design. Com o passar do tempo a Ford foi se perdendo, inventando muito na dianteira dele.

  • CWBdriver

    aqui jaz a língua portuguesa

  • Galvão

    Espero que ele tenha errado de propósito no "cituação"…
    Senão…
    A coisa ficou feia!

  • Galvão

    Poderiam ter opiniões de dono!
    De semana em semana!

  • bittcorp

    Fiesta tem a melhor suspensão e espaço interno dos carros "populares". Na minha opinião, ainda é o melhor conjunto nessa categoria.
    D. Patroa tem um 1.0 2009/2010 com acabamento CLASS, que é bem melhor que esse aí, e tem VE/TE, abertura do porta-malas interno e no controle do alarme e o item fundamental para minha esposa: regulagem de altura do banco do motorista.
    Pontos negativos: Motor
    O 1.0, apesar de econômico, é "fraco" para o peso do carro. Mas, depois que embala chega a 150km/l mantendo a estabilidade (nas boas rodovias)
    O 1.6, apesar de "forte", bebe que é uma BLZ

    • YoOdEx

      Depende das condiçoes, no meu caso que moro em cidade ingreme, acredito que o 1.6 seria mais economico. Só para comparar, meu Fiesta 1.0 gasolina, fazia 9,5km/l, 10km/l dentro da cidade. Já meu atual Fox 1.6 faz 10,5km/l 11km/l. Na estrada então nem se fala, o Fiesta dava 13km/l, e o Fox 15km/l, na mesma condição de rodovia.

      Agora, se eu morasse em uma cidade plana como Brasilia, acredito que o Fiesta 1.0 seria mais economico. Como é o relevo de sua cidade?

      • bittcorp

        Moro em Jundiaí e o percurso que D. Patroa pega é, na maior parte, plano.
        Realmente o 1.0 não é bom de ladeira.

  • HallsPreto

    Tenho um fiesta 2003 1.0 nao uso ar ^^ adoro esse carro, incrivel como e espaçoso, bonito, alto, painel eu acho show, agora quem puder responder meu comentario, respondendo essa pergunta eu agradeço ( porque o povo gosta tanto de carros com acabamento das portas em tecido? Fiesta tem acabamento de plastico e eu adoro, pois aqui chove bastante e posso abir porta pra alguem entrar, ou eu sair, e molha a porta na boa, depois so passar um paninho, ja tecido e "froid" molhou fica logo mal xeiro de chulé. é ai? qual a justificativa pra gostar mais de tecido? )

  • JeffersonGuerra

    Ai esta um carro que eu não compro!
    1 – Motor que vive pedindo arrego, se pegar algumas ruas de SP o cara se ferra, tem que ser 1.6 pra andar na sussa.
    2 – Beberam, pois escuto da grande maioria sobre o carro.
    3 – Acabamento ridiculo para o que se paga, chega a ser insuportavel andar em um… e olha que amigos e familiares possuem.
    4 – Peças que custam muito caro…
    Então, não vejo vantagem alguma em possuir um carro desses, de todos que conheço so escuto reclamações, me desculpem os amigos que possuem, mais pra mim não, obrigado!

    • bittcorp

      Acabamento do Class é bom em relação aos cocorrentes…
      1.6 é mesmo beberrão.
      Peças caras ??? não sei… o carro nunca deu problema, logo não precisei comprar nenhuma.
      E as revisões são tabeladas e com preços razoáveis.

  • Diens_mg

    Gente, se os vidros manuais incomodam, vai numa loja e manda colocar, eu mandei colocar no meu e ficou por 550,00 equipamento original e garantia de 1 ano.

  • franciskano

    O 1.0 não é fraco, ele simplesmente não anda.

  • Anderson_Silva

    Putz, se não me engano o Fiesta pesa uns 1090kg pra um mero 1.0 de 8,9 de torque, querem desempenho de saída de um Nissan GT-R e final de Veyron, o motor é BEM fraco pro porte do carro, no mínimo deveria ser 1.4, meu pai tirou um Sedan 1.0 0km e até os 5 mil km parecia que estava andando em um tanque de guerra, após isso o motor dá uma "acordada" mais nada empolgante, temos relevar que é 1.0 e o uso dele é 90% cidade, por pouco a mais é melhor o 1.6 um carro que vai necessitar menos trocas de marcha e sufoco, não acho que o Rocam é ruim, mas já foi seu tempo, foi o 1º motor 1.0 aspirado que trouxe um "ânimo" a categoria, nos KA e Fiesta de 2000/2006 (street) eles davam conta do recado em suas funções, só que aí nestes atuais o peso do Fiesta aumentou, mas a Ford sonolenta esqueceu de melhorar o mesmo, e hoje em dia é o motor 1.0 mais fraco do mercado e nem tem nada no horizonte pra substui-los, uma versão Sigma 1.0 16v seria uma boa.

  • andreHHX

    Tenho um Hatch 1.6, 05/06. Comprei em 2005. O conjunto suspensão/câmbio/motor é bem acertado. O carro anda muito se pisar. Consumo: 6,5 km/l e 8,5 km/h, cidade e estrada, com etanol. Já com gasosa faz 9,3 km/l e 12 km/l, cidade e estrada. Isso andando normal, sem esticar as marchas e sem também andar no modo tiozão indo almoçar fora no domingo, ou seja, andando normal, acompanhando o trânsito. O meu tá com 60 mil km e até agora estragou: chicote da ventoinha e bobina. A manutenção é barata. Quanto ao estilo, só gosto do original.

  • CanalhaRS

    Se não conseguir um sedã do Focus ou Polo do jeito que quero, pretendo partir para o Fiesta sedã 1.6. Acho o carrinho bem interessante, tem desenho ainda moderno, está com acabamento melhorado desde 2007, tem pouca manutenção e barata. E quero achar um com tudo, até ABS e Airbag.

    • bittcorp

      E outro ponto favorável… o seguro.
      D. Patroa paga R$ 808,00 na Porto Seguro. E ainda rola um bônus de R$ 150,00 (5000 pontos) no PS Visa.

  • almeidajonas

    O relato combina com o carro… Espartano.

  • Por falar no Fiesta, ele ta com um custo x beneficio bem interessante comparado aos concorrentes.
    Esse final de semana, vai ter um feirão da VW em que estão vendendo um Voyage 1.0 só com ar e dh por 36mil.
    Enquanto o Fiesta sedan 1.6 completo (menos airbag e ABS) ta saindo por 38 mil.

  • janduir

    Tive 2 Fiestas dos antigos ano 99 Endura, e em matéria de conforto, silencio, posição de dirigir era muito melhor que esse novo. Só o motor que era fraco, mas muito economico e siliencioso. Tirando o design , esse novo Fiesta foi um retrocesso, pois o antigo me agradava muito mais. Lembro que na época o presidente da ford dizia que se vc dirigisse ele e optasse por outro, eles pagavam 100,00. E era isso mesmo, quem dirigia, dificilmente não comprava.

  • CARnivoroBH

    Não gostei desta avaliação… muito fraca e o cara peca ao falar que a es6tabilidade do Fiesta dá pro gasto.. Eu tenho um e podem perguntar pra qualquer dono de Fiesta que vão dizer que e Estabilidade é o maior ponto forte do carro…. Leia nas revistas especializadas da época do lançamento que vão elogiar muito o modelo neste quesito e a barra estabilizadora que ele tem…. MUITO ESTAVEL MESMO…. Eu comprovo isto….

    Alías.. a 4 rodas da época chegou a entrar a mais de 120km em uma curva e o carro respondeu bem.. ai desistiram de testar o limite do carro nas curvas…

  • Fabio D.

    É um excelente carro, acho que dos hatchs é o mais confortável… Uma pena ter ficado feio nessa última mexida que deram… Um amigão meu tinha um Supercharger 2004 completíssimo. Dirigi algumas vezes aquele carro e lembro bem, era gostoso de guiar, tudo no lugar. Só achava ele meio barulhento, vc pisava mais fundo no motor e ele não fazia barulho, urrava! Enfim, boas lembranças dele, pena que foi destruído num capotamento causado por um cavalo na pista. Ninguém se machucou, o cavalo ficou no mesmo lugar pastando e ele lá, com o carro destroçado e sem seguro! =/

  • Wow02

    Acabei de alugar um em uma viagem que fiz no Parana, (1.6 sedan) posso dizer que o motor é muito bom mesmo, ultrapasagens tranquilas. Ele é muitooo espacoso!! porta malar enorme!!
    De ruim cito o acabamento, plastico feio ao olhar e pior ao toque no painel inteiro… fora isso nada D+
    OBS: o carro era 2009!

  • DIW11

    Eu gosto muito do Fiesta. Acho que é um carro bem construido, com bom espaço interno e confortavel ao rodar. Apesar de que quando estou conduzindo um, meu papo com ele é mais tranquilo, um papo cabeça… um carro mais " tranquilo" de conviver. sem muito pra mais e muito menos pra menos. Eu recomendo. só que a Ford poderia ter tido mais carinho com o acabamento… Mas tudo bem, é um carro como disse, bonito, confiavel, bem costruido e responsável.

  • Everton Aguirre

    estou de olho num Fiesta Class hatch 1.6 Rocam ano 2004.
    o carro é completo com AC, DH e tem vidro elétrico nas 4 portas, o que é bem raro.
    além de possuir rodas de liga originais.
    meu irmão tem um Focus 1.6 do mesmo ano então eu já tenho uma ideia do consumo pois compartilham o mesmo motor.
    minha dúvida é se a concorrência da época não oferece algo melhor do que o Fiesta: carros como o Palio 1.4, Gol 1.6 Power ou até mesmo um Corsa 1.4 2008 será que não são melhores?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend