Hatches Populares Usado da semana Volkswagen

Carro usado da semana, opinião de dono: Volkswagen Gol 1.0 16v Plus 2001

volkswagen-gol-1.0-16v-plus-2001-g3 Carro usado da semana, opinião de dono: Volkswagen Gol 1.0 16v Plus 2001

Nesta semana o carro usado da semana é um Volkswagen Gol 1.0 16v Plus 2001, modelo da terceira geração do carro mais vendido no Brasil. Ele é do nosso leitor Gonçalo, e temos dezenas de outros relatos similares no Fórum NA.



Olá Eber, quero relatar o meu “carro usado da semana”, ele é um Gol G3 Plus 1.0 16V 2001, comprei ele com 19,000 km rodados em feveireiro de 2003, interior e exterior perfeitos, na época paguei R$ 16,800,00.

Os opcionais que ele tinha eram somente travas e vidros, desembaçador e limpador traseiro, um mês depois mandei fazer a revisão de 20.000 km e foi trocada a borracha do porta malas, que quando chovia deixava o porta malas e as lanternas traseiras cheias de água. Esqueci de citar que os vidros elétricos foram instalados por fora, gastei na época 300 reais, jogados fora… o serviço foi de péssima qualidade.. os vidros traseiros nunca funcionaram direito, e os dianteiros eu tinha que ajudar a subir, e também foi instalado nele um corta corrente, embaixo do painel… gastei 25 reais… e era bem útil, só funcionava se apertasse o botão. Por meados de 06/2003 sofri uma batida com ele, um outro Gol bateu na traseira, o estrago foi uma rachadura no pára-choque de uns 20 cm mais ou menos e o porta malas travou, não abria. Gastei 600 reais pra trocar o pára-choque e alinhar o porta malas.

Trocando o óleo a cada 5000km, o consumo era perto de 14km/l na estrada e 11km/l  na cidade, desempenho era até bom, o interior como maioria dos G3 era bonito, mas descartável, troquei a saída de ar direita, troquei o porta luvas inteiro por apenas ter quebrado a fechadura e troquei também a parte de cima onde fica o rádio, que após eu ter instalado apareceu uma rachadura que foi aumentando, troquei todas as maçanetas internas, frágeis demais pra minha mão pesada, o painel e as portas faziam uma canção bem irritante de escola de samba, um inferno, resolvi com espuma por dentro.

Os gastos com motor foi os cabos de vela, deram problema e o carro não pegava por nada. E aos 40 mil km troquei os 4 pneus, pegava estrada com ele quase que todo dia, por volta dos 40 mil também a bateria morreu, tive que trocar, sempre usei ele sem dó, sempre carregando “a galera toda” dentro. Sofri outra batida com ele em 2005, atropelei uma moto, o pára-choque dianteiro partiu ao meio, o farol direito afundou e o capô amassou, ficou em torno de 1,600 reais pra arrumar, inclusive fizeram um serviço extremamente porco, mancharam o banco com graxa e o porta malas com cola, olha que fiz numa autorizada Volkswagen.

Em outubro de 2006 eu vendi ele com 80 mil km rodados, e alguns fatores de desgaste, marcha lenta difícil de parar, começou a gastar bem mais, uns 11km/l na estrada e 8 na cidade e desempenho um pouco abaixo do normal, o teto dele tinha manchas de sol e sereno, mandei cristalizar mas não adiantou muita coisa. Foi um bom carro, me serviu bem, pra um “moleque baladeiro” ele até que agüentou firme a barra. Quanto ao carro ser 16v, não tive problema nenhum com isso, pode ser que o próximo dono teve, mas pra mim ele não deu nenhum sinal de que estava ruim a esse ponto. Estou anexando uma foto dele junto, gostaria que colocasse no relato. Obrigado.

4.0

COMPARTILHAR:
  • The researcher

    é rapaz, Gol é exatamente isso aí.
    nem mais nem menos.

  • Trambique

    Perfeita atitude com relação à troca de oleo.

  • jphemp

    tenho um, essa semana deu bastante problemas
    começou com escapamento entupido, depois acho que foram as valvulas e por final vazamento de oléo
    ainda ficou com a porta ranchendo (fechada) e foi outra maçaneta pro saco.. é foda

  • pecamino

    Já dirigi um idêntico a esse e sai do carro com uma baita dor no braço, a direção é super pesada. Mas é um carrinho muito bonito.

  • Xumbrega

    justiça seja feita ao mal-falado motor 16V do golzin. é só trocar o óleo que não dá problema. assim como tantos outros carros da marca italiana.

  • Rafah990

    tive um G.II bolinha 98/98. Te digo que não era tanto assim, peguei o carro como segundo dono aos 75.000km e vendi em 10 meses com 82.000km (sim, eu rodava pouco naquela época). Tive que fazer freios (que por sinal não sairam caro), tirando a manutenção preventiva (óleos, filtros e pneus).
    MAAASS…. era um Gol de 1998, o interior comparado ao meu carro seguinte era covardia, era lataria pra tudo quanto é lado. Se batesse o carro de lado, dava pra saber qual a placa do outro carro, rss.

  • Lauro

    Olha me desculpem os fãs da VW e do Gol, mas de todos os populares que eu ja dirigi, o Gol é de longe o pior deles, e olha q ja dirigi o G4 o G3 e o gol bola…
    É muito pior q mais barulhento q fiesta, 206, uno, palio e Ka…
    Os melhores entre os populares que eu ja dirigi, foram o 206 e o corsa (q no caso era o sedan com motor 1,8. Pode até ser q beba, mas anda muito bem, barulho zero e suspensão muito confortável. De longe o melhor.) O 206 é muito bom, mas faz mais barulho q a sapucaí no carnaval

    • Gustavo C

      Mas ninguém está dizendo o contrário… Todos sabemos dos problemas e fragilidades do Gol, mas o que importa é que é um bom carro de revenda. Se quer ter prazer ao dirigir e conforto, tem que partir pra outro mesmo.

      • pablorocha

        Ou seja, o carro vende mais e eu compro então? que coisa de gente mais besta…

  • Corsario Viajante

    Tive um gol praticamente igual a esse, então vou dar uma opinada também!
    A diferença do meu é que comprei ele de fábrica com trio elétrico, A/C e DH.
    Aliás, esses três itens NUNCA ficam bons instalados depois, inependente da marca. Um amigo meu mandou por A/C no Ka dele e até hoje vaza água no pé do carona.
    QUanto ao motor, é isso mesmo, fazendo a manutenção programada não dá problema. O meu nunca deu.
    Essa história de painel ser frágil, acho que o autor foi sincero em dizer que tem mão pesada, no meu nunca quebrou nada, aliás essa é uma reclamação comum de quem tem gol que eu nunca entendi, acho que é o mesmo da mecânica, tem que ter bom senso e cuidado.
    QUanto à ser o pior dos populares, depende do que prioriza. Sempre achei que a VW vende bem porque atende à necessidade do brasileiro de ter um carro polivalente. Ela não faz o mais confortável, nem o mais espaçoso, nem o mais potente, nem o mais econômico, etc etc, mas também não faz o mais desconfortável, nem o menos espaçoso, nem o menos potente, nem o menos econômico… Mas uma boa combinação, na medida do possível, de tudo isso.

  • Luis.J.R.

    O carro é bom!Tem um amigo meu que tem a parati turbo, e ele disse que nunca deu dor de cabeça, sempre faz manutenção com cara que conhece motor mesmo.O gol é duravel isso é bom!

  • Mendanha

    só sei que pelas bandas de MG, cada dia que passa o gol perde terreno pro mille, de preferencia o mille way.

    meu avô mesmo acaba de trocar um g3 16v 2002 (que quebrou todo, aguentou muuuuito menos regaço que o fiesta clx 1.3 98 que ele tinha antes) por um way economy

  • Anderson Puff

    Na boa….
    Este carro foi o Gol mais lindo e mais lixo de todos os tempos.
    Em 99 meu pai comprou uma Parati 1.0 16v, o carro era um sonho, que pouco tempo depois virou pesadelo… Lindo e economico sim, porém os problemas apareceram ainda na garantia 12 meses
    Mostrador de combustivel, 3 trocas, nunca funcionou…
    Quarto mês, um parabrisa trincado…
    Sexto mês, Oleo vazando e pingando na garagem…
    2 anos, 4 peças do painel quebrados, pagamos as peças, a volks fez a mão de obra de graça… sinal de que o problema era conhecido…
    Após 60.000 km, o pesadelo piorou, borra no motor, vazamentos de oleo, e por fim um cilindro dexou de funcionar…

    Volks …. vai demorar pra voltar aqui pra nossa garagem… Agora andamos de Fiat e GM

    • wotan

      A VW se aproveita da fama conquistada no passado, seus carros são na maioria mal feitos e frágeis, conheço várias histórias como essa sua, carro da VW só IMPORTADO.

      JAMAIS compre um carro de funcionário da VW, são carros geramente com defeito e Re-trabalhados, que o setor de qualidade nao qualifica para venda externa, e vende mais barato para seus funcionários, assim a “porcaria fica em casa”, pois um funcionário por motivos obvios não acionará os órgaos de defesa do consumidor.

  • Gomes

    Olha, esses Golzinhos aí ficaram queimados no Brasil. mas não necessariamente por serem frágeis, mas por seus donos não darem a manutenção adequada num veículo 16V. Já tive 02 16V, o primeiro foi um bola ano 97-98, que comprei do primeiro dono, com pouco mais de 50.000km… rodei até uns 80.000Km sem ter nehum problema no motor. O segundo foi um igual ao do cidadão da reportagem, ano 2001 Plus, que comprei, também do primeiro dono, com 48.000 e já com a correia dentada trocada. Ele já tinha algumas partes do painel quebrada, (um mal crônico desses Golzinhos). Rodei com ele até vendê-lo, com 85.000Km, também sem ter tido nenhum problema com o motor, pois sempre troco o óleo a cada 5.000km, e sempre uso óleo para 10.000. o que eu mais gostava nele eram as Santas 16 válvulas, que fazia o ponteiro alcançar fácil, fácil os 160km;h. Rodei muito na estrada com ele, e o problema mais grave que tive foi um superaquecimento, onde tive que substituir a bomba d`água, que também é muito frágil, por combinar partes plásticas com metal. No mais foi um bom carro. Alguns problemas muito comuns a esses modelos eu tive, como citei antes, a má qualidade do material do painel, que apodrece e se quebra, mas pelo menos você compra parte a parte, as portas que rangem, mesmo que vc não ande em poeira, ( eu resolvia passando vaselina nas borrachas das portas), as maçanetas internas que quebram fácil, rolamentos de rodas traseiras q rocam com muita facilidade, enfim, esses probleminhas que quem já teve Gol conhece. Hoje é comum ver esses modelos já fumaçando, baixando óleo, mas não credito há falhas no motor não, pois o que falta é manutenção adequada por parte do seu dono.

  • cerberos

    Também acho, se uma pessoa normal tém que trocar o óleo a cada 5.000km um taxista troca a cada 1.000km?? Tém que seguir o manual. Na Europa a troca de óleo é bem maior que os 15.000 que agora é a regra do mercado nacional. No meu se o manual diz que é a cada 15.000km eu troco a cada 15.000km

    • louis

      Eu tbm troco a cada 15 mil km, meu carro está com mais de 80 mil km e funcionamento impecável.

    • Xumbrega

      vai nessa. vide os Five-tech Fiat e os 1.8 20V da VW/Audi.

      • nath

        mas five tech e outra historia meu amigo, e este costuma ser um padrao dos fans deste modelo, manualde fiat é de fiat, chevrolet é chevrolet e volks…… nao generalize

  • wotan

    Uma das maiores BESTERIAS, que já ouvi é “Coloque óleo para10mil km e troque com 5mil km, isso preserva o motor” isso é bom só para o vendedor de óleo. O certo é SEMPRE verificar no manual do carro o TIPO CORRETO de OLEO, e a frequencia de troca, e tb o FILTRO. Via de regra troque o OLEO a cada 12meses, se vc roda pouco, ou se roda muito 10 mil, com uma tolerancia de 500km para mis ou para menos, isso evida que maus comerciantes ganhem dinheiro em cima da boa fé dos consumidores, e não estraga o motor, e jamais coloque oleo para 5000km, pois são de péssima qualidade

    • louis

      Caro Wotan, concordo contigo.
      O pessoal parece que não lê o manual do carro. É só seguir a especificação do óleo e a km recomendada. Ouvir frentista de posto é a pior besteira que um proprietário pode fazer. Não sabem nem ler, quem dirá recomendar a km da troca, que varia de carro para carro, e de modo de funcionamento.

      • wotan

        Obrigado louis, e bem lembrado a pior pessoa para pedir conselho é o frentista, muitos deles nem sequer sabem fazer direito o seu serviço, pois muitos sempre querem encher o tanque até a boca o que causa sérios danos ao canister, NUNCA encha o tanque ate a boca.

  • wotan

    outra coisa que ninguém fala é do óleo do FREIO, troque SEMPRE, uma vez por ano, com o tempo o ar contamina o fluido oxidando as peças que entram em contato com ele, geramente os cilindros do freio, a troca é rápida e geramente dura uns 40 minutos com a máquina de sangrar

    • Xumbrega

      problema do fluido de freio é UMIDADE, que contamina e faz baixar o ponto de ebulição, além de poder oxidar componentes

      • wotan

        Não foi isso que eu falei? DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ, cada uma que eu vejo nesse blog.

        • Xumbrega

          vc tem problemas mentais e de visão meu caro. vá se tratar. não sabe ler nem o que escreve.

  • pablorocha

    …carro feio, pesado e gastão,só compra quem gosta mesmo de VW…

  • dcc

    Povo, eh a primeira vez que comento aqui neste site. Minha situacao com a VW eh a seguinte: Gol 1.0 2005, ar e direcao hidraulica. Nunca deu defeito. Todas as revisoes (caras) feitas, 23000 rodados, paguei R$ 27.0 mil. Caro de mulher. Sabe quanto a VW paga na troca de um novo? R$ 15 mil. Antes do IPI davam R$ 17mil. Outras tambem estao nesta faixa. Ai vejo no proprio site dizendo que a melhor desvalorizacao eh da VW, em tres anos, caindo aprox 15%. Eu enlouqueci ou foi o mercado? Ou eh preco para pessoa fisica?

  • Que discussão edificante.
    Quanto ao guia de manutenção, é simples, basta seguir o manual! Faço isso e nunca tive problemas.

  • FabAlm

    Peguei um Serie Ouro com 30 mil rodados. Troquei as maçanetas internas pelas cromadas. O barulho na porta ao abrir e fechar incomodava. Cabos de velas troquei umas tres vezes. Motor do limpador de parabrisa traseiro e mala eletrica queimaram. O freio era uma merda. Travava a toa em qualquer pisada mais forte. Chipei para rodar no alcool mas nao compensou, pois por incrivel que pareca perdeu desempenho. Disparava bem e andava bem na alta rotaçao. Mas o grande problema era muita borra amarela no corpo de borboleta. Vendi com 60 mil e tive prejuizo pela ma fama do cabeçote multivalvulas.

  • rogerio

    o carro é bom ,só depende do cara fazer a manutenção peventiva,vai ver que o carro naõ gostou do seu cabelo cabelinho feio.

  • Dioni

    o gol gIII mil 16 valvulas é uma merda, meu pai comprou um zero km, sempre respeitou as trocas de óleo e mantendo as revisões em dia agora ele esta com 80 mil km e o motor esta batendo pior que uma trilhadeira. OBS: o gol só anda na cidade, nunca dando lenha e as vezes na estrada.

  • Thalvany

    gol g 3 é um baita carrão em 2003 paguei um valor justo pela versão plus 16v completa inclusive com Air-Bag e ABS.(e teto-solar que mandei instalar o ano passado) eu sou o segundo dono quando compre tinha 12 mil kms rodados e hoje está com 152 mil kms rodados ., gosto muito desse carro pois anda bem mais que seus concorrentes tais como fiesta, uno,paio (todos 1.0) ., só tive problemas com as saídas de ar do painel elas ficam ressecadas e quebram mas é baratinho 50 reais tu coloca tudo novo , trocas de óleo feitas como recomentados no manual, trocas de velas e cabos, junta do cárter, correias dentadas e tensores , rolamentos de rodas freios, amortecedores, e etc.o carro é bom no geral é só saber cuidar o carro não fuma funciona perfeitamente melhor que muito carro mais novo. recomendo mas quem for comprar um certifique-se de que o carro está bom., leve em mais de um mecânico para dar uma olhada antes de comprar .

  • Anselmo

    Um otimo carro, há muito MITO sobre o 16v, tudo se resume em uma palavra " Relaxamento ", se cuidar do carro e não for cupin de ferro tem motor e lataria por muito tempo, carro e como uma pessoa adoece e requer cuidados para continuar a vida, no caso do carro vida util !

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email