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Gol G3: o sucessor do “bolinha” (versões, modelos, motores, etc)

O Gol G3 é reconhecido por muitos como um dos modelos mais bonitos na história desse carro, que é o mais vendido de todos os tempos em nosso país.

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)


Talvez você discorde sobre o quesito beleza, mas a verdade é que o Gol G3 foi um acerto da Volkswagen.

E, pelo menos no início, havia uma forte dúvida se isso realmente aconteceria, já que o modelo anterior, o famoso Gol Bola, ou “Gol bolinha”, ainda estava se saindo muito bem nas vendas.

Vamos falar em detalhes sobre ele agora:


Gol G3 – detalhes

Você acha que seria correto dizer que o Gol G3 foi uma das gerações mais bem sucedidas na história do modelo? Independentemente dos fatores que você leve em conta para responder essa pergunta, essa frase certamente estaria incorreta.

O motivo disso não está no sucesso da geração em si, mas sim em chamá-la de “geração”.

A verdade é que, tecnicamente, o Volkswagen Gol só teve 3 gerações até hoje, e cada uma delas teve algumas reestilizações.

Para entender melhor, montamos uma linha do tempo que resume a vida do Gol no mercado brasileiro.

Vale lembrar que os anos citados não mostram quando o modelo realmente saiu de linha, mas apenas quando houve uma mudança de geração. Como todos sabem, a VW costumava vender o modelo anterior por algum tempo, como um veículo de entrada.

Veja abaixo exatamente quando surgiu cada geração (e reestilização) do VW Gol:

Gol Geração 1 – 1980 a 1994

  • 1ª reestilização – 1987
  • 2ª reestilização – 1991

Gol Geração 2 – 1994 a 2003

  • 1ª reestilização (Gol G3) – 1999
  • 2ª reestilização (Gol G4) – 2005

Gol Geração 3 (Gol G5) – 2008 até hoje (atualmente, como Gol G7)

  • 1ª reestilização (Gol G6 ou Novo Gol) – 2012
  • 2ª reestilização (Gol G7) – 2016

Perceba que foi apenas na primeira reestilização da segunda geração (Gol G2) que o Gol passou a ser chamado de Gol G3, Gol G4 e assim por diante.

E isso foi, na verdade, uma jogada de marketing da própria Volkswagen. Na propaganda de lançamento do modelo com facelift, em 1999, ela chamou seu popular de “Geração III”.

O fato é que isso realmente tornou mais fácil diferenciar os modelos, e também acabou sendo uma maneira de vender o carro.

Em 2012, ao lançar o Gol com algumas mudanças visuais, a VW tentou acabar com a história, se referindo a ele como “Novo Gol”.

Mas não adiantou, pois muitos dos próprios concessionários da marca continuaram dizendo que este seria o Gol G6. E se é difícil mudar isso nos vendedores, imagine na cabeça do público em geral.

Resumindo, o Gol G3, assunto principal dessa matéria, na verdade foi a primeira mudança significativa na segunda geração, e não uma nova geração em si.

Mas para ficar mais fácil, e usar o termo que a maioria das pessoas usa, vamos nos referir ao modelo como Gol G3.

Como dito anteriormente, essa foi uma das gerações (sim, vamos nos referir ao Gol G3 como uma geração à parte) que mais agradou ao mercado.

E para entender o porquê, vamos voltar um pouco mais no tempo.

O bolinha era melhor que o quadrado

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

Conhecida por manter as gerações do Gol por bastante tempo no mercado, a Volkswagen sabia que precisava atualizar seu principal modelo se quisesse continuar enfrentando bem a concorrência.

E foi isso o que ela fez em 1994, quando apresentou o que ficou conhecido como Gol “bolinha”.

As novidades do popular foram bem aceitas pelo público. Talvez isso tenha acontecido mais pelo projeto antiquado do modelo anterior, o Gol “quadrado”, do que pelas qualidades do atual.

A plataforma era a mesma do anterior, o motor continuava longitudinal e os pedais levemente deslocados para a esquerda.

Apesar disso, e das reclamações de alguns saudosistas em relação ao lançamento, o Gol “bolinha” realmente era melhor em alguns aspectos.

Era um carro mais moderno (tanto no visual como nos equipamentos), a vida dos ocupantes era superior em relação ao conforto e o carro tinha o que todos sempre querem: era uma novidade.

Pouco tempo depois, o visual acabou afetando outros modelos na linha da Volkswagen, como a Parati (atualizada em 1996) e a Saveiro (1997).

Além disso, a marca alemã mantinha seu carro interessante por colocar à disposição várias versões, como a tão querida GTI e sua famosa bolha no capô, na versão 16V.

Parecia que tudo estava bem, e nenhuma alteração era necessária. Ou não?

Gol G3 chega de surpresa e também agrada

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

É verdade que o chamado Gol G3 não foi uma nova geração, mas também não podemos dizer que ele era apenas um modelo com leves alterações visuais.

Em seu lançamento ficou claro que a VW decidiu mudar a cara do Gol, tanto na aparência externa, como no interior. O visual ficou mais sóbrio e harmônico, mostrando que as mudanças realmente foram pontuais e bem pensadas.

Na dianteira, o Gol ganhou novos faróis e grade, um novo friso e novo para-choque. A traseira também recebeu novas lanternas, enquanto na lateral era possível ver um novo conjunto de rodas ou calotas.

Já o interior tinha os pontos mais elogiados, pois havia sido quase totalmente reformulado.

Além disso, a qualidade do carro no geral foi melhorada. Os painéis da carroceria tinha menos folgas nas junções e um reforço estrutural que minimizava as torções do monobloco.

O Gol G3 também foi o primeiro carro no Brasil a oferecer cinco anos de garantia contra corrosão.

Outra enorme mudança trazida pelo Gol G3 foi a mudança na nomenclatura das versões.

O modelo deixou de lado os nomes CL, GL e outros, e passou a adotar pacotes opcionais (Básico, Luxo, Conforto e Estilo) que valiam para todas as motorizações. Ou seja, era possível ver um Gol 1.0 com mais equipamentos do que um modelo 1.8 ou 2.0.

Por falar nos motores, a linha do Gol G3 tinha várias opções.

Elas partiam das mais mansas 1.0 (8V ou 16V), passavam pelas intermediárias 1.6 gasolina ou 1.6 álcool, e terminavam nas mais potentes 1.8 e 2.0 (também com a opção de 8V ou 16V). A versão GTI também continuava, agora atualizada e com 145 cv.

Gol G3 – novidades com o passar do tempo

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

Como nas gerações anteriores, a Volkswagen continuava lançando novidades que mantinham o Gol G3 como um carro interessante, e para todos os gostos.

Uma das maiores novidades foi a chegada da versão 1.0 16V Turbo, em 2001. O modelo tinha um motor com comando de válvulas variável, entregando 112 cv e 15,8 kgfm de torque.

Isso era suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e a uma velocidade máxima de 192 km/h.

Depois disso, em 2002, o Gol recebeu pequenas alterações visuais, que incluíam novos para-choques e grade.

O restante da família, por assim dizer, também foi levemente atualizada: além dessas mudanças na dianteira, Parati e Saveiro receberam novas lanternas e nova tampa do porta-malas (ou caçamba).

Um carro que pode rodar com álcool ou gasolina

Até 2003, a compra de um carro não se limitava a escolher apenas modelo, motorização ou equipamentos. Envolvia também decidir se você iria abastecer com álcool ou gasolina.

Foi nesse ano que o Gol trouxe ao cenário automotivo brasileiro uma grande inovação: a versão Total Flex.

Ela estava presente primeiro no Gol Power 1.6, fazendo com que esse modelo pudesse rodar com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis. E não era preciso apertar algum botão para fazer isso, como muitos pensavam.

A tecnologia, disponibilizada pela Magneti Marelli para a VW, não custava tão caro para o consumidor final. Enquanto o Gol 1.6 a gasolina saía por R$ 25.905 na época, o Gol Power 1.6 Total Flex custava R$ 26.855.

Levando em conta a inovação dessa tecnologia, os R$ 950 a mais não representavam tanto. No final, o Gol Total Flex nessa versão Power 1.6 rendia 97 cv e 14 kgfm de torque com gasolina e 99 cv e 14,3 kgfm com álcool.

Outro modelo que foi um capítulo à parte na história do Gol G3 foi a versão esportiva (de verdade) GTI.

Considerado por muitos o melhor Gol de todos os tempos, esse modelo tinha um motor AP 2.0 que entregava ótimos 153 cv brutos e 18,5 kgfm de torque. O tempo de 0 a 100 km/h era de respeitáveis 8,7 segundos, assim como a velocidade máxima, na casa dos 206 km/h.

Mas o que levou um carro tão bom a sair de linha? Um dos motivos era a maneira como a VW vendia o Gol. Como já explicado acima, não havia mais as antigas versões, e sim os pacotes de acabamento.

Ou seja, você poderia comprar o Gol GTI e, ao parar num semáforo, ver ao seu lado um Gol 1.0 com o mesmo nível de equipamentos e visual.

Isso acabou tirando o charme do modelo.

Prova de que essa tática não era das melhores é a linha da própria VW hoje, onde versões apimentadas (como Golf GTI e o pequeno up! TSI) tem diferenças visuais mais claras em relação a outras versões.

As muitas séries especiais do Gol G3

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

Não é novidade pra ninguém que os carros da Volkswagen costumam ter várias edições ou séries especiais, e não foi diferente com o Gol G3.

A primeira delas foi a Série Ouro, lançada em 2000, em alusão aos Jogos Olímpicos. Ela era baseada no Gol 1.0 16V, e podia ter duas ou quatro portas.

Entre os equipamentos havia o painel de instrumentos na cor preta, direção hidráulica, acelerador eletrônico, porta-copos e porta-objetos no console central, vidros verdes escurecidos, antena no teto e aerofólio, além de adesivos nas laterais.

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

Outro evento que foi usado pela VW para lançar uma série especial do Gol G3 foi a Copa do Mundo de 2002, que originou a versão Sport.

O modelo, que também tinha motor 1.0 16V, vinha com banco do motorista com regulagem de altura, CD Player, acelerador eletrônico, faróis com duplo defletor e máscara negra, lanternas fumê, faróis e lanternas de neblina, aerofólio e grade dianteira na cor do carro e antena no teto.

Outras séries se concentraram na cor da carroceria. Esse foi o caso da edição Fun, que tinha cores vivas, máscaras dos faróis na cor do veículo, faróis de neblina e rodas de 14 polegadas.

Já a série especial Highway vinha numa cor verde que fazia a tonalidade variar, dependendo da luz.

Fechando a lista de edições especiais, o Gol G3 ainda foi disponibilizado nas séries City e City Total Flex, lançadas em 2004, e a Rallye, que tinha suspensão elevada e rodas de liga leve, com motor 1.8 8V.

Gol G3 – versões

  • Volkswagen Gol G3 1.0 8V
  • Volkswagen Gol G3 1.0 16V
  • Volkswagen Gol G3 1.0 16V Turbo
  • Volkswagen Gol G3 1.6 gasolina
  • Volkswagen Gol G3 1.6 álcool
  • Volkswagen Gol G3 1.8
  • Volkswagen Gol G3 GTI 2.0 16V
  • Volkswagen Gol G3 1.0 Fun
  • Volkswagen Gol G3 1.0 Highway
  • Volkswagen Gol G3 1.0 Sport
  • Volkswagen Gol G3 Série Ouro

(Todas as versões acima tinha as opções de acabamento Básico, Luxo, Conforto e Estilo)

Gol G3 – preço

  • Volkswagen Gol G3 1.0 8V – de R$ 9.458 (2000) a R$ 11.984 (2003)
  • Volkswagen Gol G3 1.0 16V- de R$ 8.915 (2000) a R$ 12.819 (2005)
  • Volkswagen Gol G3 1.0 16V Turbo – de R$ 11.308 (2000) a R$ 15.252 (2003)
  • Volkswagen Gol G3 1.6 gasolina – de R$ 10.943 (2000) a R$ 14.451 (2003)
  • Volkswagen Gol G3 1.6 álcool – R$ 10.628 (2000) a R$ 14.536 (2003)
  • Volkswagen Gol G3 1.8 – de R$ 12.354 (2000) a R$ 17.014 (2004)
  • Volkswagen Gol G3 GTI 2.0 16V – de R$ 16.851 (1999) a R$ 22.521 (2000)
  • Volkswagen Gol G3 1.0 Fun/Highway/Sport – de R$ 10.691 (2001) a R$ 12.092 (2003)
  • Volkswagen Gol G3 Série Ouro – de R$ 8.606 (1999) a R$ 11.367 (2002)

Gol G3 – câmbio, motor e desempenho

A linha de motores do Gol G3 era extensa e tinha, entre tantas opções, algumas convencionais e outras que marcaram época. No primeiro grupo estão os propulsores 1.0 8V, 1.0 16V, 1.6 (gasolina ou álcool) e 1.8.

No caso dos motores básicos, a opção 1.0 8V tinha 57 cv e 8,6 kgfm de torque, e estava associada a uma transmissão manual de cinco marchas.

O desempenho não era empolgante, com um tempo de 0 a 100 km/h na casa dos 17,4 segundos, e velocidade máxima de apenas 147 km/h.

Já o motor 1.0 16V tinha um desempenho um pouco melhor, graças aos seus 76 cv e 9,7 kgfm de torque, com o mesmo câmbio de cinco marchas.

A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 13,7 segundos e a velocidade máxima era de 168 km/h.

No caso do Gol G3 1.6, primeiro temos o motor abastecido apenas a gasolina. Ele rendia 92 cv e tinha 13,8 kgfm de torque, chegando aos 100 km/h em 11,8 segundos.

Sua velocidade máxima era de 177 km/h. Depois de um tempo, a VW lançou o Gol 1.6 com motor Total Flex, e ele foi atualizado para ter um desempenho melhor.

Com essa opção, o Gol G3 tinha 97 cv com gasolina e 99 cv com álcool, enquanto o torque era de 14/14,3 kgfm, respectivamente.

O melhor desempenho, quando abastecido com álcool, o fazia ir de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, antes de chegar ao limite de 184 km/h.

Por último na lista dos motores convencionais temos a opção de 1,8 litro, que rendia 99 cv e 15,5 kgfm de torque.

Também com câmbio manual de cinco marchas, esse conjunto levava o Gol G3 aos 100 km/h em 11,4 segundos, com velocidade máxima de 179 km/h.

Motores das versões esportivas

Num outro grupo, por tudo que representaram na linha do Gol G3, podemos colocar os dois motores mais divertidos que o modelo tinha a oferecer.

O primeiro era o 1.0 16V Turbo, que foi o primeiro modelo turbo produzido em grande escala no Brasil. Seu desempenho era de dar inveja a modelos 1.6 e 1.8, chegando a incomodar até alguns 2.0, pois eram 112 cv e 15,8 kgfm de torque (disponíveis logo aos 2.000 giros).

Isso era capaz de levar o carro de pouco mais de 1 tonelada aos 100 km/h em apenas 9,5 segundos. Impressionante também era sua velocidade máxima, de 192 km/h.

Outro ícone na linha dos motores do Gol G3, talvez o maior deles, foi o propulsor 2.0 16V que equipava o Gol GTI. Ele tinha 145 cv (153 cv brutos) e 18,5 kgfm de torque.

Os números, é claro, estavam acima do modelo 1.0 turbo: 8,7 segundos de 0 a 100 km/h e 206 km/h de velocidade máxima.

Gol G3 – consumo

Gol G3: o sucessor do "bolinha" (versões, modelos, motores, etc)

O consumo de combustível sempre foi um fator importante na compra de um carro, especialmente se ele estiver no grupo dos populares 1.0.

No caso dos modelos do Gol (tanto 8V, como 16V), o que se via era um consumo urbano de 13,4 km/l, enquanto na estrada ele ficava em 17,4 km/l (números divulgados pela marca).

O outro 1.0 da linha, que era turbinado, tinha um consumo um pouco abaixo. Suas médias eram de 11,5 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, números muito bons quando levamos em conta o custo/benefício.

Um ponto importante quando falamos sobre o consumo do Gol G3 foi o lançamento da versão Total Flex, que finalmente deu a opção de escolher o combustível aos proprietários do modelo.

Na época, o consumo divulgado era de 7,1 km/l (A) e 10,4 km/l (G) na cidade e 9,4 km/l (A) e 13,7 km/l (G) na estrada.

O modelo mais potente da turma, o Gol GTI, tinha médias de 9,3 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Gol G3 – manutenção e revisão

O custo de manutenção do Volkswagen Gol G3 é tido como baixo, e as peças são muito fáceis de encontrar.

Apesar disso, existem relatos na internet sobre problemas comuns que os donos desse modelo acabam tendo.

Um deles é um súbito desligamento do motor ao fazer uma desaceleração, um problema provavelmente provocado pelo acúmulo de sujeira no corpo da borboleta.

Outro defeito recorrente é na aceleração, fazendo o motor não passar de 2.500 rpm ou ficar muito acelerado.

Leia também sobre o Gol G4, Gol G5 e Gol G6.

Gol G3 – ficha técnica

Motor

1.0 8V

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

8

Taxa de compressão

10,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

57 cv a 5.200 rpm

Torque Máximo

8,6 kgfm a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 13 polegadas

Pneus

145/80 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.807

Largura (mm)

1.620

Altura (mm)

1.411

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

880

Peso bruto total (kg)

1.290

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

1.0 16V

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

76 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

9,7 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 14 polegadas

Pneus

185/60 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.810

Largura (mm)

1.650

Altura (mm)

1.415

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

955

Peso bruto total (kg)

1.365

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

1.0 16V Turbo

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

16

Taxa de compressão

8,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

112 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

15,8 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 14 polegadas

Pneus

185/60 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.883

Largura (mm)

1.621

Altura (mm)

1.415

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.016

Peso bruto total (kg)

1.426

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

1.6 Total Flex

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.596

Válvulas

8

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

97/99 cv a 5.750 rpm

Torque Máximo

14/14,3 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 14 polegadas

Pneus

185/60 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.916

Largura (mm)

1.621

Altura (mm)

1.415

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

990

Peso bruto total (kg)

1.400

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

1.8

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.781

Válvulas

8

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

99 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,5 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 13 polegadas

Pneus

175/70 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.883

Largura (mm)

1.628

Altura (mm)

1.415

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

385

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.010

Peso bruto total (kg)

1.395

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

2.0 16V (GTI)

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

145 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

18,5 kgfm a 4.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e sólido (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 15 polegadas

Pneus

195/50 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.883

Largura (mm)

1.628

Altura (mm)

1.415

Distância entre os eixos (mm)

2.468

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

380

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.115

Peso bruto total (kg)

1.495

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Gol G3 – fotos

Gol G3: o sucessor do “bolinha” (versões, modelos, motores, etc)
Nota média 3.7 de 3 votos

Viny Furlani

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 15 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.

  • Volkswagen Gol G3 1.0 8V – de R$ 9.458 (2000) a R$ 11.984 (2003)
    Nem parece verdade lembrar desses preços.

    • Daniel

      São preços atuais… tabela FIPE.

    • Phantasma

      Se você pegar os preços da época e atualizar vai tomar um susto, eles seriam ainda mais caros.

      • Deadlock

        Naquela época a competição era muito menor, só havia 4 montadoras.

    • catucadão

      esses carros eram daora meu tiu teve um muito bom

  • REDDINGTON

    O painel desse carro era lindo pra época…Depois a vw micou com o gol G4…painel e acabamentos péssimos, cheio de plásticos…só achei o gol bonito depois em 2008, modelo 2009…

    • TSI

      Lembrando que era possível ter o G4 com o painel do G3 – era só pedir o G4 com air-bag!
      Um vizinho meu tinha um G4 1.8 com painel do G3! Animal!

      • Ricardo

        Humm! É por isso! Já vi Parati assim.

      • REDDINGTON

        Isso mesmo

      • Unknown

        Não sabia deste detalhe!

    • Navaman

      Ele de fato era bonito, mas tinha um problema crônico de quebra, sobretudo acima do porta luvas.

      • REDDINGTON

        Também já vi a própria tampa do porta-luvas se abrir a toa, qualquer irregularidade ele saltava, como um suicida no abismo.

  • Natán Barreto

    As matérias sobre a história dos carros tem sido até interessantes, mas estão muito frequentes. Mais de uma por dia. só hoje já vi do Gol, Panamera e Agile.
    Parece falta de pauta.

    • Piston head

      Uma coisa que sempre reparo, não tem nada a ver com o NA e seu conteúdo, mas o mercado nacional é fraquíssimo de novidades por si só.

    • Se publicamos 20 matérias por dia de tudo do mercado internacional, falando até o que lançou no México ou coisa assim, reclamam… se variamos o conteúdo, reclamam…

      • Marcos Souza

        Não adianta, tem gente que reclama de tudo. Prefiro que publiquem tudo e eu escolho o que quero ler.
        Gosto dessas matérias, já lia o histórico de veículos em outros lugares.

      • Unknown

        É que estas matérias são muito mais extensas… e publicando com muita frequência, fica praticamente impossível ler todas elas!

      • Nando Carvalho

        Ta top man continua assim nem Jesus agradou a todos

  • Phantasma

    Tinha 13 anos em Abril de 1999, quando vi a capa da 4R com um gol desses cinza, fiz minha mãe comprar a revista na hora. Não sei por que mas é uma memória que marcou muito. Lembro que pensei: uauuu que carro bonito, eu ainda ainda não conhecia o conceito de carro bom ou ruim.

  • Engineer

    Teve um período que o G3 teve versões, a City, Plus, Power, Rallye e se não me engano teve Special também.

    • Deadlock

      Tive um Gol bolinha 95, pelado. A bateria durou 6 anos. Era 1.6, mas a potência era de 76 cv, depois aumentou para 92.

      • Rbs

        Essa bateria era do capeta! 666.

        • Deadlock

          Pudera, não tinha nem som, então não gastava nada…

    • Marcos Souza

      A Special vinha com painel do bolinha. Meu vizinho tinha um

  • HugoCT

    Tive um, modelo Gol GIII 1.0 16V, desde 0km, até os 89000 km.
    mecanicamente ótimo carro, porem acabamento de péssima qualidade, só quem teve o G3 sabe, quebrava só de você olhar. As travas quebravam direto, o acabamento era fragil, e o cuidado com o motor tinha que ser redobrado, pois ajuntava borra, isso é fato. então uma vez por ano descarbonização e limpeza. Na hora de vender foi dificil na epoca, ninguem queria, mas vendi muito bem, em 2013.

  • TSI

    Um carro que realmente marcou época.
    Hoje em dia temos design muito parecidos entre os populares. Quase são iguais por exemplo o Gol, HB20, Onix, Sandero… apenas o UP foge um pouco da mesmice, porém seu design é meio questionável!!

  • Wellinton Portugal

    Na vdd era só o msm gol reestilizado é que a maquiagem foi bem feita rs, me corrijam mas a plataforma do bolinha e do quadrado eram a msm, logo só teve 2 gerações de gol.

    • Fabio Thasmo

      Sim era a mesma plataforma, porém um carro pode mudar de geração mantendo a mesma plataforma.

      E esse caso seria uma boa opção de matéria para o NA, carros que mudaram de geração mantendo a mesma plataforma.

  • Marcelo Alves

    Existiu o G3 2.0 8v entre 1999 e 2000, que já ouvi (não sei se é verdade) que foram produzidos menos que o próprio GTI 16v. Esses G3 2.0 podiam vir com o interior cinza sendo aquele que usa bancos mais simples ou aquele que usava os bancos em veludo, mas ele também podia vir com o interior preto igual ao GTI, que é o interior mais bonito na minha opinião, pois ele é realmente preto, é diferente do interior preto que passou a ser usado a partir de 2002 no Gol Power, pois o painel do Gol Power é um cinza escuro, uma tonalidade mais clara que o painel do GTI.

    • Sergio sempre Primeira

      Existiu o gol bolinha 2.0 8V, versão GLS(raríssimos), com bancos de veludo e painel do gol GTI bolinha tb.

      • Marcelo Alves

        Esse deve ser bem raro, eu nunca vi “ao vivo”, só por fotos na internet mesmo.

        • Sergio sempre Primeira

          Verdade, hj na rua dificilmente se vê um. Eu vi um ao vivo, testei, o qual quase comprei. O interior era muito bonito.

          • Sergio sempre Primeira

            Na verdade era um Gol GTI 8V disfarçado de Gol GLS, pois na época tinha o GTI16V, aquele que tinha o calombo no capô, por causa do cabeçote maior do motor AP, 16V.

      • Gustavo

        Andei no Bola GTI… Era muito, muito forte!

    • Marco Antônio

      sim te fato teve e já vi um que tinha interior claro com banco de veludo

    • Leonardo C.

      Aqui perto de casa tem um G3 2.0 8v em estado de 0km, muito conservado.

  • Maycon Farias

    Esse interior em dois tons é digno de elogios.

  • fssantos

    pensei que só eu pensava nisso, o gol tem tantas gerações mas basicamente a cada geração só dão uma maquiada na geração anterior e vendem como algo totalmente diferente… realmente isso me incomoda e me afasta do modelo…

    • Marcos Drawer

      Mas as fábricas o fazem porque funciona. O vizinho não sabe se o que tem por baixo da lata é uma plataforma BX ou PQ24 ou MQB. Ou se o motor é transversão ou longitudinal, com 8 ou 16v. O que ele vê é a nova frente, com faróis maiores ou menores, retos ou curvos, as lanternas maiores ou menores, o parachoque com 2 ou 3 entradas de ar e o painel com “relógios” maiores ou menores ou com outra cor. É mais barato e efetivo “maquiar” o exterior do carro do que investir caro no que a maioria não vê.

  • Pete Alves

    Na época do lançamento eu até achava esse Gol GIII bonito. Hoje vejo: que gambiarra. Essa dianteira alta e comprida, nada a ver com o resto do carro.

  • SDS SP

    Em minha opinião, é o Gol com interior mais interessante, mas os plásticos eram de baixa qualidade. Pareceriam casca de ovo, pois quebravam com facilidade.

  • Ricardo

    Gol mais lindo de todos.

  • Retrato do Papai

    na imagem do interior percebe-se nitidamente o deslocamento do volante e dos pedais para a direita, deixando o carro com uma péssima posição de dirigir…

    o motor longitudinal também causava outra coisa estranha: por conta da posição do câmbio, a caixa de direção precisava ficar em uma posição elevada, com isso existiam enormes vãos nas caixas de roda para a passagem das barras de direção… ficava um aspecto muito ruim de carro velho

  • Marco Antônio

    tinha sim o gol g3 2.0 oito valvulas

  • Victor Hugo

    Esse sim, 1.6 com motor AP, é uma delícia.

  • Marcos Drawer

    Boa matéria. Ainda sou visto como um alien quando debato as “gerações” dos carros, não só o Gol, mas outros que também mudam frente/traseira/painel, como o Palio, Chevette, Corsa, etc e que a galera chama de “geração”. Só uma pequena sugestão: A tabela de ficha técnica poderia ser unificada, com as versões do Gol na 1ª linha, e os itens das fichas na 1ª coluna, evitando a repetição em cada tabela de motor-cambio-suspensão-freio-válvulas, etc. ficando também menor na página do site. No mais, continuem o bom trabalho!

  • Unknown

    Tive um gol bolinha 1997 “geração II”. Era o 1.0 Mi, andava muito!

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