Gol G6: detalhes, versões e motores da atualização

gol g6 2

Gol G6. É assim que muitos consumidores conhecem a atualização da terceira geração do best seller da Volkswagen do Brasil.

O hatch compacto é o carro mais vendido da história no país e atualmente é um dos carros mais emplacados, dividindo os cinco primeiros lugares com o irmão Polo, que chegou recentemente para se tornar o futuro líder da marca por aqui.

Essa atualização para o modelo chamado Gol G6 ocorreu em 2012, para manter o compacto lançado em 2008 em dia com o portfólio global da VW, mas não durou significativamente muito, apenas quatro anos.

Veja também os detalhes do Gol G7 e do Gol City.

Gol G6

Chamado oficialmente pela VW de “Novo Gol”, o Gol G6 em realidade só ficou conhecido como G6 por causa dos concessionários, que usaram essa designação como marketing para vender uma geração nova, sendo em realidade apenas mais uma atualização do modelo.

Por causa do Inovar-Auto, programa automotivo nacional com metas de redução de consumo e emissão, a Volkswagen recalibrou os motores EA111.

Assim chamou o 1.0 de VHT “Tec”, que rendia 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol a 5.250 rpm, bem como torque de 9,7 kgfm no derivado de petróleo e 10,6 kgfm no subproduto da cana-de-açúcar. Esses eram obtidos a 3.850 rpm.

No caso do 1.6, o EA111 VHT entregava 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm, mas com 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundos, obtidos em ótimos 2.500 rpm.

Era a primeira vez que um motor 1.6 da VW superava o antigo 1600 a ar em torque máximo na rotação mais baixa. Esse motor do Gol G6 é considerado tão bom que se mantém ainda no chamado G7.

Duas portas

O Gol G5 foi o primeiro a não ter opção de duas portas, algo que continuou a ser oferecido no G4 e que sempre fez parte da história do modelo. Por ter sido um “Gol diferente”, essa terceira geração deixou quem precisa de somente duas entradas e os entusiastas.

Então, no final de 2012, a Volkswagen lançou o Gol G6 com duas portas, mas apenas na versão de acesso, a Trendline.

gol g6 8

O Gol G6 duas portas foi uma opção interessante e que trouxe até mais estilo ao hatch famoso, mas mesmo essa opção, que viria suprir em parte a ausência do Gol G4, acabou não durando muito mais tempo, tendo desaparecido por completo no G7.

Com o fim do G4, que não podia mais portar airbags e freios ABS, o Gol G6 com duas entradas passou a ser a oferta mais em conta desse Volkswagen.

Opções variadas

O Gol G6 surgiu com algumas versões interessantes, entre elas Trendline, Comfortline, Highline, Power, Track e Rallye, sem contar a série especial Seleção, alusiva à Copa do Mundo de 2014. O hatch da Volkswagen ainda se valia do Gol G4 com sua versão Ecomotion como opção mais em conta, que no final somava as vendas e mantinha o modelo em boa posição.

Com exceção das versões Highline e Rallye, as demais versões do Gol G6 tinham opção do motor EA111 1.0 VHT Tec, sendo uma oferta interessante pelo custo menor e pela frugalidade no meio urbano. O motor EA111 1.6 VHT era utilizado nas versões Trendline, Comfortline, Power e Highline.

Porém, a versão Rallye teve uma mudança importante em termos de motorização, mas não imediatamente.

A versão aventureira Rallye do Gol G6 de início era equipada com o motor EA111 1.6 VHT de até 104 cavalos, mas na linha 2015, o mesmo foi substituído pelo EA211 1.6. Esse propulsor também equipou o Voyage na mesma época, na chamada versão Evidence, assim como a Saveiro Cross.

No caso do Gol, a opção se dava apenas na opção focada em fora de estrada, mas a ideia era ser mais visual do que propriamente algo funcional.

gol g6 5

Com cabeçote de 16 válvulas, o EA211 vinha também com coletor de escape integrado ao conjunto e melhor engenharia em relação ao mais antigo. O propulsor entrega 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol a 5.750 rpm, além de 15,8 kgfm no primeiro e 16,8 kgfm no segundo, ambos a 4.000 rpm.

Junto com esse propulsor, que fazia o Gol G6 Rallye ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 190 km/h, o modelo manteve o câmbio manual de cinco marchas.

O Gol Track era uma versão aventureira mais polida, simples e barata que a Rallye, tendo motor 1.0 de até 76 cavalos e desempenho suficiente para alguma diversão no fora de estrada, onde a suspensão robusta e elevada em 23 mm, mas com a exclusividade de ter pneus de uso misto, o que favorecia bem sua condução em terra.

O visual era mais simples, mas havia rodas de liga leve opcionais, faixas decorativas, faróis e lanternas escurecidos, entre outros. O acabamento interno era escuro e os bancos tinham boa padronagem, mas tinha opcionais demais, o que incluía até o ar-condicionado e o sistema de áudio.

gol g6 4

No caso do Gol Rallye, o visual era mais esportivo e elaborado, ganhando frente com para-choque inspirado na Saveiro Cross e dotado de grandes faróis de neblina. Havia também protetor central e logotipo Rallye na grade, que era exclusiva, assim como as rodas de liga leve e faixas decorativas laterais.

Havia também protetores cinza nas laterais e no para-choque traseiro. Faróis e lanternas eram escurecidas, enquanto a suspensão era elevada em 28 mm a mais que o padrão.

No interior, bancos personalizados com opção de couro Native, além de acabamento preto em portas, painel, colunas e teto. Vinha com volante multifuncional, paddle shifts, sistema de áudio com Bluetooth e USB, além de SD Card.

Havia airbag duplo e freios ABS, itens já obrigatórios por lei na época.

A versão especial Seleção do Gol G6 tinha motores 1.0 ou 1.6 e vinha numa cor amarela muito chamativa, mas bem atraente. Com rodas de liga leve aro 15 polegadas e alguns itens de série, essa opção limitada manteve o espírito do Gol em relação ao futebol.

Na gama mais alta, a versão Highline surgiu para sobrepujar a Power, adicionando como itens de série os opcionais deste último. Era uma versão mais elaborada do Gol G6.

Já as opções Trendline e Comfortline eram mais simples e dedicadas ao grande público. Eram menos equipadas e por isso suscetíveis aos inúmeros opcionais, que as deixavam bem caras no final das contas.

Apesar do bom visual exterior, o Gol G6 pecava por manter o mesmo interior do G5 de 2008, com os difusores de ar circulares e acabamento simplificado. O volante simples (sem comandos satélites) então, era bem pior.

gol imotion 1

Câmbio I-Motion

O câmbio automatizado I-Motion era uma oferta nas versões Comfortline, Highline, Power e Rallye do Gol G6, sendo um dispositivo eletromecânico que foi desenvolvido pela Magneti Marelli, sendo a mesma tecnologia empregada pela Fiat, mas sem algumas funcionalidades a mais, exclusivas da marca italiana.

O sistema automatizado foi uma opção de baixo custo para que o Gol pudesse oferecer mais conforto ao dirigir.

Porém, o dispositivo eletromecânico precisa acionar o disco de embreagem, visto que se trata de um câmbio mecânico com automação. Assim, quando o dispositivo é acionado, há um corte no fornecimento de força e consequente perda de tração, esse buraco é bem incômodo para quem não está acostumado com câmbio automatizado.

Fora essa característica, o sistema ASG permite ainda que as marchas possam ser trocadas manualmente na alavanca ou através de borboletas no volante. Havia também o modo Sport, para esticar as trocas de marcha e permitir melhor condução, assim como reduzir os buracos nas trocas.

O Gol G6 se aproveitou bem desse sistema durante todo seu tempo de mercado, mas assim como no Fiat Palio, essa tecnologia não era bem vista pelo consumidor que começou a procurar na concorrência e encontrou o Chevrolet Onix, que acabaria liderando o mercado pouco depois.

volkswagen gol 2017

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X