Gol 99: confira as versões e motores que esse ano tinha

gol g2 bolinha 7

O Gol 99 entrou em um novo período de transição do compacto da VW, prestes a mudar para a chamada “geração” G3, que nada mais foi que uma atualização do Gol G2, apelidado de Gol Bolinha.

Com uma gama ampla, o Gol dessa época teve várias opções com carrocerias de duas ou quatro portas, além de pelo menos seis motores diferentes, mas unicamente com câmbio manual.

No fim da década de 90, que marcou a modernização do velho Gol BX para o AB9, o Gol 99 ainda resistia bem aos concorrentes e mantinha a VW no topo do mercado.

Disponível nas versões 1.0 Mi, 1.0 16V Mi, 1.6 16V Mi Plus, CL 1.6 Mi, CL 1.8 Mi, GL 1.8 Mi, GLS 2.0 e GTi 2.0 16V, o Gol preparava o caminho para uma mudança radical na linha 2000, que seria o Gol G3.

Fabricado com os irmãos VW Parati G2 e VW Saveiro G2, o Gol 99 já não tinha mais a presença do irmão VW Voyage, substituído pelo VW Polo Classic, derivado do Seat Córdoba.

Gol 99 – detalhes

Volkswagen Gol Bola G2

Não houve mudanças no Gol 99 em relação ao Gol 98, exceto pelas alterações vistas neste último, como o fim das versões TSi 2.0 e GTi 2.0 8V, surgindo assim somente a GLS 2.0.

Sem série especial, o Gol manteve nessa época a rapa do tacho para a chegada do G3, que seria mais complexo visto até então, porém, com a preservação da mecânica.

Longe do primeiro downsizing, o Gol 99 ainda mantinha uma gama inspirada na década vigente, com motores grandes no topo de linha e intermediária.

As versões CL e GL, assim como os 1.0 8V e 16V, eram identificados pelo badge Mi, uma alusão ao novo sistema de injeção eletrônica multiponto da Bosch no lugar da FIC de origem Ford.

A GLS foi uma tentativa de levar mais luxo ao Gol, enquanto o GTi 2.0 16V era o que deveria ser, a última palavra em compacto esportivo, sem rivais nacionais em sua categoria.

Produzido em Taubaté, o Gol também era feito na Anchieta, fato que só mudou com a chegada do Novo Polo em 2017, centrando no Vale do Paraíba.

Gol 99 – versões

volkswagen gol g2 brasil 17

  • VW Gol 1.0 2 portas
  • VW Gol 1.0 16V 2 portas
  • VW Gol 1.0 16V 4 portas
  • VW Gol Plus 1.0 16V 2 portas
  • VW Gol Plus 1.0 16V 4 portas
  • VW Gol CL 1.6 Mi 2 portas
  • VW Gol CL 1.6 Mi 4 portas
  • VW Gol CL 1.8 Mi 4 portas
  • VW Gol GL 1.8 Mi 4 portas
  • VW Gol GLS 2.0 4 portas
  • VW Gol GTi 2.0 16V 4 portas

Gol 99 – equipamentos

gol g2 bolinha 12

VW Gol 1.0 Mi 2 portas – Motor 1.0, câmbio manual, para-choques pretos, maçanetas e retrovisores pretos, rodas de aço aro 13 sem calotas, ventilador, fonte 12V, entre outros.

VW Gol 1.0 16V Mi 2 portas – Itens acima, mais motor 1.0 16V e pneus 175/70.

VW Gol 1.0 16V Mi 4 portas – Itens acima, mais quatro portas.

VW Gol Plus 1.0 16V Mi 2 portas – Itens do Mi 2 portas, mais lavador e limpador traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, ar quente, rodas aro 14 com calotas, entre outros.

VW Gol Plus 1.0 16V Mi 4 portas – Itens acima, mais quatro portas.

VW Gol CL 1.6 Mi 2 portas – Itens do Plus 2 portas, mais motor 1.6, acabamento diferenciado, ar condicionado, direção hidráulica, entre outros.

VW Gol CL 1.6 Mi 4 portas – Itens acima, mais quatro portas.

VW Gol CL 1.8 Mi 4 portas – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

VW Gol GL 1.8 Mi 4 portas – Itens acima, mais vidros elétricos, travas elétricas, sistema de som, rodas de liga leve aro 14 polegadas, entre outros.

VW Gol GLS 2.0 4 portas – Itens acima, mais motor 2.0, retrovisores elétricos, rodas exclusivas, faróis de neblina, luz de neblina, padronagem exclusiva, entre outros.

VW Gol GTi 2.0 16V 4 portas – Itens acima, mais motor 2.0 16V, volante esportivo, saias laterais, escape cromado, rodas de liga leve aro 15, freios ABS, bancos esportivos, cluster personalizado, etc.

Gol 99 – preços

volkswagen gol g2 brasil 13

Qual o valor do Gol 1999?

  • VW Gol 1.0 Mi 2 portas – R$ 8.657
  • VW Gol 1.0 16V Mi 2 portas – R$ 7.998
  • VW Gol 1.0 16V Mi 4 portas – R$ 9.155
  • VW Gol Plus 1.0 16V Mi 2 portas – R$ 13.696
  • VW Gol Plus 1.0 16V Mi 4 portas – R$ 13.696
  • VW Gol CL 1.6 Mi 2 portas – R$ 13.132
  • VW Gol CL 1.6 Mi 4 portas – R$ 13.132
  • VW Gol CL 1.8 Mi 4 portas – R$ 15.972
  • VW Gol GL 1.8 Mi 4 portas – R$ 17.020
  • VW Gol GLS 2.0 4 portas – R$ 18.469
  • VW Gol GTi 2.0 16V 4 portas – R$ 27.770

(*) Preços da tabela Fipe – julho/2022

Gol 99 – motor

volkswagen gol g2 brasil 9

O Gol 99 contava com motores AT-1000 (EA111) com 62,5 cavalos no 1.0 8V ou 70 cavalos no temido 1.0 16V, cuja má fama já se fazia presente na época, com a terrível quebra de correia dentada.

Ainda assim, o Gol continuava sendo vendido nessa motorização, que duraria ainda muitos anos para sair de cena e com um adicional peculiar, o 1.0 16V Turbo, que chegaria no G3.

No motor AP 1.6, o Gol já entregava 88,5 cavalos, com o AP 1.8 tendo 98 cavalos e ambos dispondo de bons torques de 13,2 kgfm e 15 kgfm, respectivamente.

No caso do 2.0 8V, este tinha 111 cavalos e 17,3 kgfm, com o 2.0 16V ajustado para 141 cavalos com 17,8 kgfm, mas ainda suficiente para agradar quem buscava esportividade.

Gol 99 – desempenho

volkswagen gol g2 brasil 3

  • VW Gol 1.0 – 18,0 segundos e 147 km/h
  • VW Gol 1.0 16V – 17,5 segundos e 157 km/h
  • VW Gol 1.6 Mi – 11,9 segundos e 175 km/h
  • VW Gol 1.8 Mi – 10,5 segundos e 182 km/h
  • VW Gol 2.0 – 10,3 segundos e 189 km/h
  • VW Gol 2.0 16V – 8,8 segundos e 206 km/h

Gol 99 – consumo

volkswagen gol g2 brasil 5

  • VW Gol 1.0 – 11,6/15,4 km/l
  • VW Gol 1.0 16V – 10,8/15,4 km/l
  • VW Gol 1.6 Mi – 11,0/13,0 km/l
  • VW Gol 1.8 Mi – 10,5/13,0 km/l
  • VW Gol 2.0 – 10,1/13,5 km/l
  • VW Gol 2.0 16V – 8,3/12,3 km/l

Gol 99 – ficha técnica

Motor 1.0 8V 1.0 16V 1.6 Mi 1.8 Mi 2.0 8V 2.0 16V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 999 1596 1781 1984 1984
Válvulas 2 4 2 2 2 4
Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1 10,1:1 10,1:1 10,1:1 10,1:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 62,5 cv a 5.400 rpm (gasolina) 70 cv a 5.750 rpm (gasolina) 88,5 cv a 5.500 rpm (gasolina) 98 cv a 5.500 rpm (gasolina) 111 cv a 5.250 rpm (gasolina) 141 cv a 5.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 9,1 kgfm a 3.800 rpm (gasolina) 9,4 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) 13,2 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) 15,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,3 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,8 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Mecânica Mecânica Hidráulica Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 ou 15 polegadas Liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 14 polegadas
Pneus 145/80 R13 155/80 R13 175/70 R13 175/70 R13 ou 195/50 R15 185/60 R14 185/60 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 3.807 3.807 3.807 3.807 3.807 3.807
Largura (mm) 1.647 1.647 1.647 1.647 1.647 1.647
Altura (mm) 1.411 1.411 1.411 1.411 1.411 1.411
Entre eixos (mm) 2.468 2.468 2.468 2.468 2.468 2.468
Capacidades
Porta-malas (L) 285 285 285 285 285 285
Tanque de combustível (L) 51 51 51 51 51 51
Carga (Kg) 400 400 400 400 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 932 1.031 945 945 1.010 1.010
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,34 0,34 0,34 0,34 0,34 0,34

Gol 99 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X