Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes
Onix automático

O Onix automático é um dos carros mais baratos do Brasil com câmbio automático atualmente.

Até pouco tempo atrás, câmbio automático era coisa de carro caro. A situação começou a mudar com a chegada dos populares automatizados (com uma transmissão manual “robotizada”).


Porém, tudo mudou mesmo com a estreia dos compactos automáticos. E um deles é o Chevrolet Onix automático, que chegou ao Brasil em 2013.

Nessa matéria, vamos falar em detalhes sobre todas as versões do Onix automático, incluindo de sua geração anterior. Também vamos falar sobre o novo Onix automático, sobre o qual você ver os detalhes clicando aqui.

Confira abaixo todos os principais detalhes do Chevrolet Onix automático:

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Onix automático – detalhes

A linha atual do novo Onix tem a versão automática mais barata por um preço sugerido de R$ 68.390, sendo um dos modelos mais baratos do país com esse câmbio.

Quando falamos sobre as versões de sua geração anterior, todas as versões do Chevrolet Onix com motor 1.4 flex dispõem de câmbio automático de série ou como opcional, com exceção do Onix Effect.

O Onix é atualmente o carro automático mais barato do Brasil. Logo abaixo dele está o HB20, que usa um motor 1.6 flex e caixa automática de seis marchas.

As versões automáticas do Onix – primeira geração

Entre os fatores que fazem do Chevrolet Onix o carro mais vendido do Brasil está a ampla gama de versões. Ao todo, sua geração anterior tinha nove configurações diferentes, entre modelos com motor 1.0 litro flex e câmbio manual ou 1.4 litro flex e transmissão manual ou automático e versões “civis”, pseudo-esportiva e pseudo-aventureira.

Além disso, o Onix 2019 foi o carro mais barato com câmbio automático do Brasil. Por cerca de R$ 55 mil, dava para levar a versão mais em conta do compacto da Chevrolet sem o pedal de embreagem.

É o interessante é que a opção de câmbio automático está disponível para toda a linha, com exceção do Onix Effect com visual esportivo.

Não dá para negar que o Chevrolet Onix não é dono de um dos conjuntos mecânicos mais modernos da categoria. Muito pelo contrário: o motor 1.4 litro SPE/4 ECO é da linha GM Família I, que estreou na família Monza em 1982.

Todavia, não podemos negar também que a Chevrolet soube fazer um bom trabalho em cima do motor para deixá-lo mais eficiente e com números de potência e torque adequados para a categoria do Onix.

Para se ter uma ideia, o Onix automático chega a fazer 14 km/l na cidade, uma das melhores marcas entre os compactos automáticos do país.

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Neste caso, ele usa um câmbio automático de seis marchas, que proporciona trocas de marcha de forma suave e sem trancos muito evidentes. Ela responde bem quando o motorista exige um pouco mais de esforço do motor.

Por outro lado, vale ressaltar que este conjunto motriz já está no limite para o Onix. O compacto merecia um motor maior, talvez o 1.6 Ecotec flex de até 120 cv e 16,3 kgfm que equipou o falecido Sonic por aqui.

Com este propulsor, o Chevrolet Onix ficaria a pé de igualdade com seus rivais, como o VW Gol automático, Renault Sandero CVT, Ford Ka 1.5 AT e Hyundai HB20 1.6 AT.

Com seus 106 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque máximos, o Chevrolet Onix 1.4 automático joga no mesmo time de modelos como Toyota Etios 1.3 automático, que usa um motor de até 98 cv e 13,1 kgfm.

O Chevrolet Onix automático entrega uma boa dose de conforto para o motorista e os demais ocupantes.

Ele usa uma direção elétrica progressiva, que é bastante leve em manobras e mais pesada em velocidades mais altas, além de suspensão com acerto ideal para encarar as buraqueiras das nossas ruas, mas sem prejudicar o conforto do condutor e passageiros.

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Recentemente, o Onix ganhou recursos como encosto de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do meio do banco traseiro, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis no assento de trás.

Entretanto, ainda fica devendo recursos como airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampas.

Fora isso, o Onix, que recebeu zero estrela no Latin NCAP em 2017, ganhou reforços estruturais para aumentar a proteção aos ocupantes. Com isso, foi reavaliado pela instituição e conseguiu três estrelas em 2018.

As versões automáticas do Onix – segunda geração

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

A Chevrolet teve uma dura missão ao renovar seu principal produto no Brasil, mas o novo Onix veio com muito mais em termos de motorização, equipamentos e visual quando o comparamos com seu antecessor.

E a nova geração do Onix continuou com suas versões automáticas baratas em comparação com os rivais, seguindo como o modelo mais em conta nesse quesito no Brasil.

Sem qualquer semelhança com o Onix anterior, o novo modelo trouxe o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque aliado à transmissão automática de seis marchas. Isso foi um grande avanço em relação ao anterior 1.4.

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

A lista de equipamentos do novo Onix também ficou muito superior, trazendo itens como assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, multimídia MyLink, entre outros.

Em suas versões mais caras, ele aparece com acendimento automático dos faróis, partida sem chave, luz de condução diurna, alerta de ponto cego, carregador wireless, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Easy park e lanternas em LED.

E se o modelo anterior sofria em termos de segurança, o novo Onix tratou de resolver isso ao oferecer seis airbags como item de série para todas as versões.

Onix automático – versões

Chevrolet Onix Advantage 1.4 automático

A opção mais barata da linha Onix com câmbio automático é a variante Advantage, que inclusive é a única da gama que dispõe da transmissão automática de série.

Este modelo, além da caixa sem o pedal de embreagem, se diferencia das demais versões por alguns detalhes estéticos e de acabamento.

Logo de cara, dá para notar o Chevrolet Onix Advantage 2019 pelas rodas de aço de 15 polegadas com capotas escurecidas, capa dos retrovisores em preto brilhante, nome da versão nas portas dianteiras, faróis com máscara negra, grade frontal com moldura na cor prata, adesivo de coluna em preto brilhante, entre outros.

Além disso, no interior o Onix Advantage automático dispõe de maçanetas cromadas, acabamento predominantemente escurecido, detalhes de acabamento cromados no painel, bancos em tecido preto e cinza com costuras claras, detalhes de acabamento prateados, entre outros.

A respeito dos equipamentos, este modelo segue praticamente a mesma linha do Onix LT, mas sem recursos como central multimídia MyLink, volante multifuncional, rodas de liga-leve, bancos parcialmente em couro, entre outros.

Em contrapartida, o Onix Advantage automático dispõe de alarme antifurto, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, monitoramento de pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos com comando elétrico, travas elétricas das portas e porta-malas e ar-condicionado.

Ele oferece também chave tipo canivete dobrável, volante com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva, volante com comandos de rádio e telefone, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, sistema de som com entradas USB e auxiliar e Bluetooth, entre outros.

Chevrolet Onix LT 1.4 automático

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Se você preferir um Onix com visual mais discreto e com lista de equipamentos mais recheada, no andar de cima há o Chevrolet Onix automático.

Em comparação com o Onix Advantage, ele se diferencia visualmente pelos retrovisores com pintura na cor da carroceria, grade frontal com moldura cromada, rodas de alumínio de 15 polegadas, entre outros.

Por dentro, as diferenças ficam por conta dos bancos revestidos parcialmente em couro com grafia exclusiva.

A lista de equipamentos inclui o sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro e luz de cortesia no porta-luvas.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

A versão “civil” topo de linha do Chevrolet Onix 2019 é a LTZ, que tem câmbio automático como opcional. Este modelo tem um visual mais arrojado e interior com detalhes de acabamento mais refinados.

A lista de itens de série também tem certa vantagem frente ao Onix LT.

O Onix LTZ automático dispõe de recursos extras como alças de teto dianteira e traseiras, faróis de neblina, lanterna de neblina, câmera de ré, para-sol para motorista e passageiro com espelho e cobertura, vidros traseiros elétricos com “um toque”, anti esmagamento e fechamento automático pela chave, entre outros.

Já nos itens estéticos, ele tem luz de posição em LED, rodas de alumínio diamantadas de 15 polegadas, acabamento interno em tons de preto e cinza escuro, bancos revestidos em couro sintético, volante revestido em couro, faróis com detalhes cromados e lâmpadas blue vision, entre outros.

Chevrolet Onix Activ 1.4 automático

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Por último, mas não menos importante, o Onix Activ 2019 é a versão aventureira da linha do compacto da Chevrolet. Ele também tem câmbio automático como opcional e traz como diferencial o visual mais robusto, além do interior com decoração exclusiva.

Este modelo tem rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo e pintura em preto brilhante, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, rack de teto, para-choques com detalhes em plástico preto, moldura nas caixas de roda, rack de teto, saias laterais, grade frontal em preto brilhante, entre outros.

O interior conta com porta-óculos no console de teto, bancos em tecido exclusivo com detalhes na cor cinza, entre outros.

Anteriormente, a cabine do Onix Activ era dotada de detalhes em tom de laranja, mas tal solução foi abolida na nova linha do carro.

Nos equipamentos, as diferenças ficam por conta de itens como sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático (2ª geração)

A versão mais barata do Onix com câmbio automático tem o mesmo motor de todas as outras, com 1,0 litro, turbocompressor e 116 cv. Ela vem equipada com seis airbags (airbags frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, e regulagem de altura dos faróis.

Ainda oferece direção elétrica progressiva, ar-condicionado, chave canivete, MyLink com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto e rodas de 15 polegadas.

Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo automático (2ª geração)

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Enquanto a versão LT com câmbio automático agrega apenas a regulagem de altura e profundidade da direção, piloto automático e rodas de liga leve de 15 polegadas, a opção LTZ traz mais itens de série.

Ela vem com abertura das portas por aproximação, acendimento automático dos faróis, console central com descansa-braço, chave com sensor de aproximação, câmera de ré, faróis de neblina, partida sem chave, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT, seis alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro

Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo automático (2ª geração)

Finalmente, o Onix automático ainda tem suas versões topo de linha Premier. O primeiro pacote oferece acabamento premium em todo o interior, luz de condução diurna em LED, detalhes cromados, MyLink 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve de 16 polegadas e volante esportivo com revestimento premium.

Já o Onix Premier 2 agrega ar-condicionado digital automático, alerta de ponto cego, carregador sem fio para smartphones, lanterna em LED, Easy Park, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e acabamento exclusivo.

Onix automático – preços

Confira os preços atuais do Onix automático 2022:

  • Onix 1.0 Turbo AT – R$ 68.390
  • Onix LT 1.0 Turbo AT – R$ 71.130
  • Onix LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 74.690
  • Onix RS 1.0 Turbo AT – R$ 81.430
  • Onix Premier 1.0 Turbo AT – R$ 85.430
  • Onix Premier 2 1.0 Turbo AT – R$ 88.890

Veja também os preços anteriores do Onix automático em sua primeira geração:

  • Onix LT – R$ 40.800 (2014) a R$ 57.530 (2019)
  • Onix LTZ – R$ 41.590 (2014 a R$ 59.880 (2019)
  • Onix Activ – R$ 53.570 (2017) a R$ 63.440 (2019)
  • Onix Advantage – R$ 51.010 (2018) a R$ 54.120 (2019)

Onix automático – motor

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Debaixo do capô, o Chevrolet Onix automático 2019 esconde um motor 1.4 litro SPE/4 flex.

Ele é dotado de quatro cilindros, oito válvulas (duas válvulas por cilindro), injeção multiponto, comando de válvulas simples no cabeçote e transmissão final por correia dentada.

Ele desenvolve 98 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 106 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 12,9 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm com etanol, a 4.800 rpm.

No lançamento da linha reestilizada do Onix, em 2016, a Chevrolet promoveu uma série de aprimoramentos neste motor.

Uma das novidades foi a adoção do sistema ECO, um conjunto de tecnologias com foco em conforto, desempenho, emissões e eficiência energética.

Entre as mudanças, o motor 1.4 SPE/4 Eco trouxe anéis, bielas e pistões redesenhados e mais leves, um novo tipo de óleo lubrificante (0W20), módulo eletrônico até 40% mais rápido e potente, novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento ode cargas elétricas (este com monitoramento contínuo da bateria e utilização otimizada do alternador) e um alternador de alto rendimento.

Além disso, ele ganhou um novo módulo de arrefecimento com central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas, menor quantidade de líquido refrigerante e trocadores de calor mais modernos.

O câmbio automático de seis marchas conta com o modo Active Select, que permite fazer as trocas de marcha manualmente através de um nada prático botão posicionado no lado esquerdo da alavanca.

Esta transmissão é usada em outros modelos, como o Cruze de antiga geração, além dos compactos Prisma, Cobalt e Spin.

Por se tratar de um carro com motor 1.4 flex e câmbio automático, o Chevrolet Onix 2020 tem um desempenho apenas dentro do esperado. Não tenha expectativa de ser surpreendido por fortes acelerações e arrancadas a bordo do hatch compacto.

Muitos dizem que o conjunto câmbio-motor está no limite para o carro. É preciso pisar fundo no acelerador para buscar uma certa agilidade.

Fora isso, o câmbio busca por marchas constantemente para injetar um pouco mais de ânimo.

Geração nova, motor novo

Debaixo de seu capô, o renovado Onix guardava uma nova arma para enfrentar seus rivais: o motor 1.0 turbo. Esse propulsor chegou com três cilindros em linha, 12 válvulas e turbocompressor, mas sem injeção direta.

Ele entrega 116 cv a 5.500 rpm (com etanol ou gasolina) e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, sendo associado ao câmbio automático de seis marchas.

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Onix automático – consumo

Confira abaixo os números de consumo do Chevrolet Onix automático:

Consumo com etanol

  • 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada;
  • Autonomia de 427 km na cidade e 534 km na estrada.

Consumo com gasolina

  • 11,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada;
  • Autonomia de 626 km na cidade e 756 km na estrada.

Veja também os dados de consumo do Novo Onix automático:

Consumo com etanol

  • 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada;
  • Autonomia de 365 km na cidade e 471 km na estrada.

Consumo com gasolina

  • 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada;
  • Autonomia de 524 km na cidade e 664 km na estrada.

Onix automático – desempenho

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

De acordo com a Chevrolet, os números de desempenho do Onix automático são os seguintes:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos com etanol e 12,7 s com gasolina.
  • Velocidade máxima de 171 km/h com qualquer combustível.

A marca também informa que o Novo Onix automático tem os seguintes números:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com etanol
  • Velocidade máxima de 187 km/h com qualquer combustível.

Onix automático – manutenção e garantia

Veja abaixo os preços das revisões do Chevrolet Onix automático:

Quilometragem Onix 1.4 AT Onix 1.0 Turbo AT
10.000 R$ 348 R$ 368
20.000 R$ 628 R$ 688
30.000 R$ 812 R$ 576
40.000 R$ 604 R$ 756
50.000 R$ 536 R$ 552
60.000 R$ 1.280 R$ 688
70.000 R$ 512 R$ 528
80.000 R$ 628 R$ 732
90.000 R$ 812 R$ 668
100.000 R$ 796 R$ 976

Sendo assim, as revisões do Onix 1.4 até os 60 mil km terão um custo total de R$ 4.208 para o proprietário do carro. Já as 6 primeiras revisões do modelo 1.0 turbo saem por R$ 3.628.

A Chevrolet vende o Onix com garantia de três anos.

Onix automático: versões, preços, consumo, motor e detalhes

Onix automático – ficha técnica

Motor

1.4 SPE/4 ECO

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível (etanol e/ou gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.389

Válvulas

8 (2 por cilindro)

Taxa de compressão

12,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 6.000 rpm

Torque Máximo

12,9 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm com etanol a 4.800 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 6 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.705

Altura (mm)

1.476

Distância entre os eixos (mm)

2.528

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

375

Tanque (litros)

54

Porta-malas (litros)

280

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

 1.067

 

Motor

1.0 Ecotec Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

12

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

116 cv com gasolina ou etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual ou automático de seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 ou 16 polegadas

Pneus

185/65 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.933

Largura (mm)

1.730

Altura (mm)

1.471

Distância entre os eixos (mm)

2.600

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.