Palio 1.4: Detalhes das versões e anos que tiveram esse motor

fiat palio elx 1

O Palio 1.4 surgiu em 2006 com uma nova opção de motor para substituir o anterior 1.3 8V da família Fire, que até então fazia parte do portfólio do produto.

Com o 1.3 8V seguindo para modelos como Fiorino e Uno Furgão, o Palio adotou o 1.4 litro, antes não presente na gama nacional da Fiat, que chegou a ter o 1.25 16V (1.3) na oferta do compacto.

Portando o Fire 1.4, o Fiat Palio passou a ter melhor desempenho e economia, recebendo ainda duas atualizações desse propulsor antes da saída definitiva do hatch popular da marca italiana.

Antes, o Palio 1.3 tinha até 71 cavalos, mesmo usando motor flex, mas com o 1.4, a potência subiu para 81 cavalos, um importante ganho de 10 cavalos.

Todavia, ainda que o Fire 1.4 8V tenha sido um motor popular na Fiat, o Palio 1.4 só existiu basicamente em duas versões: ELX e Attractive.

Palio 1.4 – detalhes

palio elx 8

O Palio 1.4 teve a versão ELX inicialmente, com carroceria de duas ou quatro portas, mudando para a versão Attractive quando houve a passagem para a segunda geração do Palio.

Quando surgiu, o Palio 1.4 na versão ELX tinha 80 cavalos na gasolina (13 a mais) e 81 cavalos com etanol, ambos a 5.500 rpm, tendo torque de 12,2 kgfm no primeiro e 12,4 kgfm no segundos, ambos a 2.250 rpm.

Mais forte que o anterior 1.3 8V, o Fire 1.4 permitiu que o Palio fosse de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e tivesse final de 166 km/h.

Com etanol, o 1.4 fazia 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto a gasolina permitia fazer 10,2 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

Tendo esse conjunto, o Palio ELX compartilhou o mesmo com versões do Fiat Siena, Fiat Palio Weekend e Fiat Strada, entregando assim mais torque em baixa rotação, um pedido do consumidor, segundo a Fiat.

palio elx 5

Na época, o Palio 1.4 partia de R$ 29.390 e a Fiat apostava que o consumidor trocaria o motor 1.0 pelo maior, porém, pelo menos no Palio, isso não se verificou, dado o modelo ter ficado cinco anos no mercado com apenas uma versão com esse propulsor.

Disponível na versão ELX, o Palio 1.4 tinha de série para-choques na cor do carro, com os faróis duplos de lente clara, tendo ainda grade em estilo pulseira e com retrovisores e maçanetas também na cor da carroceria.

Versão intermediária, trazia vidros verdes com para-brisa degradê, além de desembaçador traseiro e limpador com lavador.

Por dentro, o Palio ELX tinha luz interna temporizada, alças no teto, para-sois com espelhos e preparação para som com alto-falantes e antena no teto.

O Palio tinha ainda porta-luvas duplo, já que sem o airbag do passageiro (opcional), sobrava um espaço adicional acima do porta-luvas padrão.

palio elx 9

Com bancos em tecido exclusivo, o Palio ELX trazia ainda o Fiat Code, bem como o sistema MyCar, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, conta-giros, retrovisores externos com controle interno, acabamento em tecido nas portas e iluminação no porta-malas.

Opcionalmente, o Palio 1.4 tinha ar condicionado, direção hidráulica, ajuste de coluna de direção, rodas de liga leve aro 14 polegadas, sensor crepuscular, sensor de chuva e trio elétrico completo.

Fora isso, o Palio ELX podia ter ainda airbag duplo, cintos dianteiros com pré-tensionadores, freios com ABS, sistema de som com CD Player e MP3, convertendo-se em um carro bem completo para sua proposta.

Assim, o Palio 1.4 seguiu seu curso ao longo de cinco anos, até a chegada da segunda geração “de jure”, que chegou ao mercado em 2011 como um novo carro completamente e substituindo a versão ELX pela Attractive.

Com a segunda geração do Palio 1.4, a versão Attractive chegou trazendo o mesmo conteúdo, mas com alguns itens de série, entre eles ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, porém, apesar da evolução, o produto não se modernizou tanto.

palio elx 4

Já a motorização passou por uma atualização, passando o propulsor a ser chama Fire Evo, adicionando coisas como coletor de escape em aço e coletor de admissão novo, entre outros.

A potência subiu para 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, enquanto os torques passaram a ser de 12,4 kgfm no derivado de petróleo e 12,5 kgfm no combustível vegetal, obitidos a 3.500 rpm.

Em 2014, a Fiat novamente atualizou o motor Fire Evo 1.4, passando este de 86 cavalos para 88 cavalos no etanol, mas não alterando rotação, potência com gasolina e nem os torques já conhecidos.

A mudança chegou até a série especial Fiat Palio Attractive Best Seller, que trazia acabamento interno com tecido exclusivo, retrovisores elétricos, rádio Connect CD player e MP3, USB, Bluetooth e  banco com regulagem de altura, entre outros.

Com spoiler traseiro na cor do veículo, faróis com máscara negra e adesivos Best Seller na colunas traseiras, a série especial surgiu para comemorar o único ano em que o Palio foi o carro mais vendido do país (2014), com o 13º ano de liderança da Fiat.

Palio 1.4 – versões

  • Fiat Palio 1.4 ELX
  • Fiat Palio 1.4 Attractive
  • Fiat Palio 1.4 Attractive Best Seller

Palio 1.4 – equipamentos

Fiat Palio 1.4 ELX – Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, airbag duplo, freios com ABS, som com CD e MP3, rodas de liga leve aro 15, sensor de chuva, sensor crepuscular, entre outros.

Fiat Palio 1.4 Attractive – Itens acima, mais motor 1.4 com potência e torque maior.

Fiat Palio 1.4 Attractive Best Seller – Itens acima, mais motor 1.4 com 2 cavalos a mais, além de detalhes em preto e bancos exclusivos.

Palio 1.4 – preços

  • Fiat Palio 1.4 ELX 2006 – R$ 20.566
  • Fiat Palio 1.4 ELX 2007 – R$ 24.495
  • Fiat Palio 1.4 ELX 2008 – R$ 28.119
  • Fiat Palio 1.4 ELX 2009 – R$ 28.913
  • Fiat Palio 1.4 ELX 2010 – R$ 30.230
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2011 – R$ 28.938
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2012 – R$ 32.513
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2013 – R$ 34.927
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2014 – R$ 35.823
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2015 – R$ 39.142
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2016 – R$ 41.214
  • Fiat Palio 1.4 Attractive 2017 – R$ 42.378

(*) preços da tabela Fipe – janeiro/2023.

Palio 1.4 – motor

O motor Fire do Palio 1.4 é um motor antigo, projetado em meados dos anos 80 para servir aos carros pequenos da Fiat na Itália, tendo inicialmente 0.8 litro, mesmo com quatro cilindros em linha.

Ele teve originalmente versões 0.9, 1.1 e 1.2 litro, porém, só chegou ao Brasil em 2000, quando substituiu os motores da Fiasa, projetados nos anos 70 para o mercado brasileiro.

A Fiat acrescentou aqui a versão 1.0 8V ou 16V, assim como o 1.25 ou 1.3 (1.242 cm³) também com cabeçotes de 8V ou 16V, sendo estes a base de motores da marca italiana.

Contudo, o 1.3 se mostrou fraco e acabou trocado pelo 1.4, mais forte e ainda hoje usado pela Fiat.

Palio 1.4 – desempenho

  • Fiat Palio 1.4 – 12,2 segundos e 166 km/h
  • Fiat Palio 1.4 Nova geração – 11,8 segundos e 167 km/h
  • Fiat Palio 1.4 Atualização – 12,2 segundos e 173 km/h

Palio 1.4 – consumo

  • Fiat Palio 1.4 – 7,9/9,7 km/l e 10,2/12,6 km/l
  • Fiat Palio 1.4 Nova geração – 7,4/9,8 km/l e 9,5/12,8 km/l
  • Fiat Palio 1.4 Atualização – 7,4/9,3 km/l e 10,8/13,5 km/l

Palio 1.4 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X