Palio Attractive: pacote opcional que virou versão

Palio Attractive 1.4
Palio Attractive 1.4

Uma das versões mais conhecidas do Palio foi o Palio Attractive.

A versão Attractive era ofertada há algum tempo como um pacote opcional para o Palio HLX e outras configurações da gama, agregando alguns equipamentos de conforto ao automóvel.

Porém, a partir de meados de 2010 ele se tornou uma versão, ainda na antiga geração do carro, o conhecido como Palio Fire.

Veja também: Palio Attractive 2013

Palio Attractive – novidades ao longo dos anos

Lançamento do primeiro Palio Attractive 1.4

O primeiro Palio Attractive fez a sua estreia no mercado nacional em junho de 2010.

O modelo, ainda na atingia geração do hatch compacto, chegou para ocupar o lugar do Palio ELX e trazia um motor 1.4 Fire flex de até 86 cavalos de potência e transmissão manual de cinco marchas.

Por R$ 33.320, o Palio Attractive 1.4 oferecia recursos como direção hidráulica, painel de instrumentos com acabamento prateado na parte central e conta-giros, computador de bordo, faróis de neblina, faróis com follow me home, limpador e lavador do vidro traseiro, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, preparação para som, volante com regulagem de altura, entre outros.

Nova geração do Palio Attractive

A Fiat anunciou a tão esperada segunda geração do Fiat Palio em dezembro de 2011.

O modelo chegou com preço de R$ 30.990 para o modelo Attractive 1.0 com motor de 75 cv e R$ 34.290 para o Attractive 1.4 com propulsor de 85 cv, além das variantes Essence e Sporting com motor 1.6 flex.

De série, o novo Palio Attractive 1.0 trazia itens como desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, direção hidráulica, computador de bordo, relógio digital, bolsas porta-objetos nas portas dianteiras, entre outros.

Já o Palio Attractive 1.4 agregava volante com ajuste de altura, faróis de neblina, chave canivete com telecomando, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, tampa do porta-malas elétrica, entre outros.

Linha 2013 com airbag duplo e freios ABS de série

Uma das primeiras novidades do Fiat Palio de segunda geração foi a chegada do kit HSD com airbag duplo frontal e freios ABS com EBD de série para as versões Attractive 1.4, Essence 1.6 e Essence 1.6 Dualogic.

Com esta novidade, o Palio Attractive 1.4 passou a ser oferecido com preço mais alto em R$ 1 mil, passando a custar R$ 35.590, sem opcionais.

Na ocasião, o Fiat Palio Attractive 1.0 figurava como o único modelo da gama do hatch compacto a não dispor de airbags frontais e freios ABS com EBD de série. Tal novidade chegou em abril de 2012.

novo fiat palio attractive 3

Estreia da série especial Itália

Outra novidade do novo Palio foi a série especial Itália, anunciada em novembro de 2012.

Disponível para os modelos Attractive 1.0 e Attractive 1.4, a série tinha preços de R$ 32.890 e R$ 37.950, respectivamente, e incluía vidros dianteiros e travas elétricas, direção hidráulica, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e sistema de som com MP3 player.

Tal série especial foi disponibilizada também na gama do hatch Punto, do monovolume Idea e da picape Strada.

Palio Attractive 1.0 com airbag e ABS de série

Não demorou muito para que a Fiat incorporasse o kit HSD (High Safety Drive) também na lista de equipamentos de série do Palio Attractive 1.0, o modelo mais em conta da gama. Esta novidade foi anunciada em janeiro de 2013.

A inclusão desses equipamentos de segurança na lista de itens de série do Palio Attractive 1.0 gerou um acréscimo de R$ 1,1 mil no preço do carro. Com isso, ele passou a ser encontrado na rede de concessionárias por R$ 30.590.

Palio Attractive 2014 com novos detalhes e rádio com Bluetooth

Na linha 2014 do Palio e também do sedã Grand Siena, anunciada em outubro de 2013, a Fiat passou a dispor de um novo sistema de som como opcional para o modelo.

O Fiat Palio 2014 tinha preço inicial de R$ 31.190 na versão Attractive 1.0 e R$ 34.580 no modelo Attractive 1.4.

O sistema de som Connect com Audio Streaming passou a ser ofertado como opcional para os dois modelos compactos da marca italiana. Este novo recurso possibilita a conexão com smartphones via Bluetooth para ouvir músicas e atender chamadas. Ele inclui também comandos de som no volante.

Linha 2015 com novos equipamentos e detalhes

Em abril de 2014, a linha Fiat Palio 2015 estreou com novos equipamentos. A versão Attractive com motor 1.0 passou a sair de fábrica com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas das portas, tampa do porta-malas com abertura pelo logotipo da Fiat e chave canivete com telecomando.

Entre os equipamentos opcionais, ele ganhou alarme antifurto, Tilt Down (inclina para baixo o espelho retrovisor do lado do passageiro ao engatar a ré) e Lane Change (aciona a seta por cinco vezes ao pressionar levemente a alavanca de seta na direção).

Quanto aos preços, o Palio Attractive 1.0 2015 pulou para R$ 33.520 e o Palio Attractive 1.4 2015 para R$ 37.030.

novo fiat palio attractive 5

Ar-condicionado como item de série em 2015

O ar-condicionado como equipamento de série foi uma novidade anunciada pela Fiat para a linha Palio em janeiro de 2015. Além disso, todas as versões do hatch compacto e também do Novo Uno adotaram direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento e travas elétricas com acionamento automático das portas a 20 km/h.

Os preços pularam para R$ 38.560 no Palio Attractive 1.0 e R$ 41.800 no Palio Attractive 1.4.

Nova série Best Seller para celebrar liderança nas vendas em 2015

Para celebrar o título de carro mais vendido no País em 2014, a Fiat lançou o Palio Best Seller em março de 2015. O modelo tinha como base as versões Attractive 1.0 e 1.4 e se diferenciava por novos equipamentos de série.

O Fiat Palio Best Seller oferecia spoiler traseiro, faróis com máscara negra, adesivos da série nas colunas traseiras, banco do motorista e volante com ajuste de altura, acabamento interno exclusivo, apoia-braço central no banco do motorista, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, encostos de cabeça e alças de segurança traseiros, porta-óculos, soleira nas portas, entre outros.

Palio Attractive 2017 mais equipado de série

A linha 2017 foi a última com novidades do Fiat Palio no mercado brasileiro. Anunciada em agosto de 2016, a nova gama incorporou novas rodas de liga-leve e calotas, novo painel central com acabamento exclusivo, interior escurecido, novos revestimentos para os bancos, painel de instrumentos com novo grafismo e uma nova posição da entrada USB do rádio.

O Fiat Palio Attractive 1.0 2017 adotou ainda itens de série como volante e banco do motorista com ajuste de altura, apoia-pé para o motorista, soleiras, porta-óculos, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, preparação para rádio e alças de segurança traseiras. Ele custava R$ 42.410.

Já o Fiat Palio Attractive 1.4 2017 recebeu banco do motorista com ajuste de altura e preparação para rádio. Seu preço era de R$ 45.990.

Palio 1.4 e 1.6 descontinuados a favor do Argo, em 2017

O Fiat Palio começou a “morrer” em junho de 2017.

Naquela época, a marca italiana decidiu por tirar de linha as versões Attractive 1.4, Essence 1.6 e Essence 1.6 da gama do hatch compacto, além de aposentar o Punto. O motivo? Abrir espaço para o novo Fiat Argo.

A linha Palio continuou sendo oferecida com o modelo Attractive 1.0.

Fim de linha em 2018

Eis o verdadeiro fim do Fiat Palio no mercado brasileiro. Em fevereiro de 2018, a marca italiana confirmou o fim de linha do hatch compacto. O modelo ainda figurava no site da marca, mas era praticamente impossível encontrar um exemplar do Palio Attractive 1.0 nas concessionárias.

Com isso, a linha de hatches da Fiat passou a ser composta pelos modelos Mobi, Uno e Argo.

Palio Attractive – versões

  • Fiat Palio Attractive 1.4
  • Fiat Palio Attractive 1.0
  • Fiat Palio Attractive 1.4
  • Fiat Palio Attractive 1.0 Série Especial Itália
  • Fiat Palio Attractive 1.4 Série Especial Itália
  • Fiat Palio Attractive 1.0 Best Seller
  • Fiat Palio Attractive 1.4 Best Seller

novo fiat palio attractive 6

Palio Attractive – preços

  • Fiat Palio Attractive 1.4: R$ 23.795 (2011)
  • Fiat Palio Attractive 1.0: de R$ 26.602 (2012) a R$ 40.381 (2018)
  • Fiat Palio Attractive 1.4: de R$ 28.104 (2012) a R$ 39.745 (2017)
  • Fiat Palio Attractive 1.0 Best Seller: de R$ 31.050 (2015) a R$ 34.568 (2016)
  • Fiat Palio Attractive 1.4 Best Seller: de R$ 32.751 (2015) a R$ 34.942 (2016)

Palio Attractive – motor, câmbio e desempenho

Tanto o Palio Attractive da geração anterior como o Palio Attractive de segunda geração usam praticamente os mesmos motores, que podem ser encontrados até hoje na atual gama da Fiat (em modelos como Mobi, Uno, Grand Siena, Weekend, Strada e Fiorino).

No caso do antigo Palio Attractive 1.4 2011, o motor é um 1.4 litro flex de quatro cilindros e oito válvulas, que consegue desenvolver 85 cavalos de potência na gasolina e 86 cv no etanol, a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 12,4 e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Ele está acoplado a um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

De acordo com dados da Fiat, o antigo Palio Attractive 1.4 2011 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e alcança velocidade máxima de 167 km/h.

Por outro lado, o motor 1.0 Fire Evo que equipa o novo Palio Attractive 1.0 é o mesmo do anterior, mas ele recebeu alguns aprimoramentos para melhorar o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes. Entre eles, há a adoção de novos pistões (mais leves), bielas feitas em aço forjado (também mais leves e maiores) e anéis para redução de atrito.

Com 1.4 litro, quatro cilindros e oito válvulas, este propulsor é capaz de gerar 73 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.250 rpm. O torque é de 9,5 e 9,9 kgfm, respectivamente, a 3.850 giros. A transmissão é uma manual de cinco velocidades, enquanto a tração é dianteira.

A Fiat informa que o Palio Attractive 1.0 atinge os 100 km/h em 15 segundos e velocidade máxima de 157 km/h. Ou seja, o desempenho do modelo não é um dos melhores.

Já o 1.4 Fire Evo traz essas características do 1.0, mais um sistema de variador de fase contínuo, que reduz o consumo de combustível em até cinco por cento. São 85 cavalos de potência com gasolina e 88 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm.

Atrelado ao câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira, o 1.4 flex leva o Palio Attractive aos 100 km/h em 12,2 segundos e consegue alcançar velocidade máxima de 173 km/h.

novo fiat palio attractive 9

Palio Attractive – consumo

Confira abaixo os números de consumo do Palio Attractive:

Palio Attractive 1.0 2011

  • Consumo na cidade – 7,4 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,5 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina

Palio Attractive 1.0 2012 a 2018

  • Consumo na cidade – 7,9 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,3 km/l com álcool e 13,2 km/l com gasolina

Palio Attractive 1.4 2012 a 2017

  • Consumo na cidade – 7,9 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 11,2 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina

Palio Attractive – manutenção e revisão

Confira as revisões do Palio Attractive 1.0 e do Palio Attractive 1.4:

Revisão Palio Attractive 1.0

Custo

Quilometragem

Preços

10.000 km

R$ 204

20.000 km

R$ 444

30.000 km

R$ 684

40.000 km

R$ 592

50.000 km

R$ 424

 

Revisão Palio Attractive 1.4

Custo

Quilometragem

Preços

10.000 km

R$ 216

20.000 km

R$ 444

30.000 km

R$ 676

40.000 km

R$ 604

50.000 km

R$ 408

novo fiat palio attractive 11

Palio Attractive – ficha técnica

Motor

1.0 8V Fire Evo Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

999

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,15:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção multiponto

Potência Máxima

75 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

9,9 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço ou liga-leve de 14 polegadas

Pneus

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.875

Largura (mm)

1.670

Altura (mm)

1.504

Distância entre os eixos (mm)

2.420

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Capacidade do porta-malas (litros)

290

Tanque (litros)

48

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

999

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

 

Motor

1.4 8V Fire Evo Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.368

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,35:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção multiponto

Potência Máxima

88 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

12,5 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 ou 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.875

Largura (mm)

1.670

Altura (mm)

1.504

Distância entre os eixos (mm)

2.420

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Capacidade do porta-malas (litros)

290

Tanque (litros)

48

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.007

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

Palio Attractive – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.