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Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

A Palio Weekend é uma das poucas sobreviventes do segmento de peruas no mercado brasileiro. Assim como no resto do mundo, este segmento vai perdendo cada vez mais espaço para os crossovers.

No entanto, algumas montadoras seguem apostando na categoria, sobretudo nos modelos compactos.


Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos
Palio Weekend

A Fiat é uma delas. A montadora italiana já deixou de produzir a velha Weekend (conhecida até 2014 como “Palio Weekend”), com novos equipamentos e a ausência da versão de acabamento Trekking 1.6. Com isso, a Palio Weekend 2018 poderá ser o fim da linha para uma longa carreira da familiar da marca italiana no Brasil.

Nascida em 1997 como parte da linha Palio e sucessora da clássica Elba, a então Fiat Palio Weekend era a perua do novo compacto, lançado um ano antes.

Ela diferia dos demais membros – que incluía também o sedã – desenhados pelo estúdio I.DE.A, o mesmo que fez a semelhante linha de compactos da Tata Motors na mesma época, por ter entre-eixos maior e um conjunto de suspensão com braços arrastados no lugar do tradicional eixo de torção. Com isso, ele podia levar mais carga e conferir conforto adicional.


O projeto 178 foi executado em diversos países, embora tenha nascido no Brasil. Com isso, a perua Fiat Palio Weekend acabou sendo vendida inclusive na Europa. Ela também recebeu diversos motores por onde foi vendido, partindo desde o 1.0 16V até o 1.8 E.torQ mais recentemente.

Até mesmo motor GM 1.8 foi empregado na perua. Redesenhada por Giugiaro em 2001, ela inaugurou a era dos aventureiros, criando a versão Palio Weekend Adventure, que vinha com proteções plásticas nas saias de rodas e para-choques, pneus de uso misto, suspensão elevada, faróis auxiliares, rack personalizado e acabamento diferenciado.

Em 2004, um novo facelift de Giugiaro dá uma nova cara para a Fiat Palio Weekend, que continua com versões normais e a aventureira Adventure. Nessa época, ela já liderava há algum tempo o segmento de peruas no país, que já estava sofrendo grande pressão por parte das minivans, que infestavam o mercado nacional.

Três anos depois, o Centro de Estilo da Fiat em Betim-MG executava a quarta atualização visual da perua, que ganhou um ar mais moderno e ficaria assim até de carreira.

Depois do fim da Volkswagen Parati, a Fiat Palio Weekend permaneceu sozinha no mercado. Em 2008, a versão Adventure passa a adotar um sistema para realmente enfrentar o fora de estrada, chamado Locker, que bloqueia o diferencial a fim de permitir que a roda que está girando em falso transfira a força para aquela que está livre, facilitando assim sua saída de atoleiros ou buracos, por exemplo.

Em 2013, a perua ganhou a atual designação Fiat Palio Weekend numa tentativa de afasta-lo do Novo Palio e do Palio Fire. E assim ele permanece no mercado até os dias de hoje, sempre oferecendo um bom porta-malas e uma suspensão traseira mais robusta.

A versão Adventure foi amplamente utilizada por taxistas e forças policiais, assim como as demais versões para patrulhamento urbano no segundo caso.

A Fiat Palio Weekend 2018 sairá de linha sem deixar sucessora. Nem mesmo o Fiat Idea sobreviveu à chegada de um novo tipo de veículo, o utilitário esportivo compacto, que arrebatou as vendas das minivans e decretou seu fim por aqui.

Mas, a marca italiana não possui nenhum em sua gama, confiando à Jeep a tarefa de disputar esse mercado com Renegade e Compass, que fazem muito sucesso.

Palio Weekend 2018 – detalhes

Na parte estética, o “novo”  segue idêntico a linha anterior. A Fiat Palio Weekend 2018 mantém a mesma cara da antiga geração da família Palio, com direito a faróis espichados, para-choques com desenho mais limpo, laterais com formas mais limpas e traseira com lanternas que invadem a tampa do porta-malas.

A versão Adventure 2018, a mais cara da linha, se diferencia por adereços que tentam passar a impressão de se tratar de um carro aventureiro.

Entre os diferenciais, há para-choques mais robustos, grade dianteira cromada, rodas de liga-leve com desenho exclusivo, molduras nas caixas de roda, novos retrovisores com repetidores de seta, detalhes na parte inferior das portas, rack de teto exclusivo e suspensão elevada.

O interior também é o mesmo, com plástico por todos os lados, com exceção das portas, que tem uma grande área revestida em tecido na Fiat Palio Weekend 2018.

O modelo mede 4.251 mm de comprimento, 1.515 mm de altura e 1.639 mm de largura, com distância entre-eixos de 2.437 mm e porta-malas capaz de levar até 460 litros. No caso da Fiat Palio Weekend Adventure 2018, são 4.310 mm, 1.643 mm e 1.721 mm, respectivamente, com a mesma medida de entre-eixos e porta-malas com a mesma capacidade.

Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Palio Weekend 2018 – Novidades

A Fiat Palio Weekend 2018 já está quase fora de linha de produção. O que se vende são estoques acumulados nos últimos meses de fabricação para mante-la no mercado por mais algum tempo, atendendo assim os clientes que ainda desejam uma perua clássica, a última do gênero no mercado nacional, visto que a Volkswagen SpaceFox é um misto de perua e minivan.

Dessa forma, não há novidades em relação à antiga familiar da Fiat, que sairá de cena sem ao menos ter recebido uma edição final de despedida para os fãs.

Palio Weekend 2018 – Versões

Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 – R$ 59.480
Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 – R$ 74.760
Fiat Palio Weekend Adventure Dualogic 1.8 – R$ 78.970

Palio Weekend 2018 – Equipamentos

A linha 2018 da Fiat Palio Weekend traz novidades na lista de equipamentos.

A versão de entrada Attractive 1.4 passa a contar com barras longitudinais no teto, rádio Connect e banco do motorista com regulagem de altura. Nos demais itens de série, há aerofólio traseiro na cor da carroceria, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, alças de segurança traseiras, apoios de cabeça para todos os ocupantes, banco traseiro rebatível, bolsas porta-objetos nas portas dianteiras, brake light, rodas de aço com calotas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), entre outros.

A lista inclui ainda console central com porta-objetos e três porta-copos, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, para-sol do motorista e do passageiro com espelho, faróis de neblina, sistema follow me home, frisos cromados nas laterais, friso na tampa do porta-malas, grade frontal com acabamento cromado, airbags frontais, freios ABS com EBD, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, retrovisores externos com comando interno mecânico, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, entre outros.

Já o topo de linha Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 2018 passa a contar com faróis com moldura e máscara negra, moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecidos, protetor de soleira escurecida, rodas de liga leve de 16 polegadas escurecidas, volante com revestimento em couro e comandos do sistema de som e banco traseiro bipartido.

A lista agrega ainda (em relação a Fiat Palio Weekend Attractive 1.4), apoia-braço central no banco do motorista, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, barras longitudinais no teto com brake light integrado, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B), faróis de profundidade, grade frontal cromada exclusiva Adventure, indicador de portas e porta-malas abertos, indicador de temperatura externa, indicador gradual do nível de combustível, protetor de cárter, painel de instrumentos exclusivo Adventure, entre outros.

Há também retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas e ajuste elétrico, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus de uso misto 205/60 R16, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, entre outros.

Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Entre os itens opcionais, a Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 oferece o Kit Creative 1 (rodas de liga-leve de 14 polegadas com pneus 185/65 R14, banco do motorista com regulagem de altura e banco traseiro bipartido), Kit Creative 2 (ar-condicionado e barras longitudinais no teto), Kit Creative 3 (vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, retrovisores externos elétricos e rádio Connect com Bluetooth e USB), Kit Creative 4 (vidros elétricos traseiros, rádio Connect CD com Bluetooth e USB, sensor de estacionamento traseiro e volante em couro com comandos do rádio) e predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e antena).

Já a Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 dispõe do Kit Extreme (centra multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, navegador GPS, TV digital, DVD player, Bluetooth, USB, MP3, rádio AM/FM e câmera de ré, rodas de liga-leve aro 16, grade dianteira escurecida, sobre tapetes exclusivos, badge Extreme, detalhes externos na cor Grigio Netuno, porta-objetos no encosto dos bancos dianteiros, rede porta-objetos no porta-malas e volante em couro com comandos do rádio), bloqueio do diferencial Locker, Kit Creative 1 (banco traseiro bipartido e volante em couro com comandos do rádio), entre outros.

Há também o Kit Confort (sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer, bancos revestidos parcialmente em couro bicolor) e o Kit Urban (pneus de uso urbano 205/60 R16, estepe em roda de liga-leve aro 16 e rede porta-objetos no porta-malas).

Palio Weekend 2018 – Preços

Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 – R$ 59.480
Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 – R$ 74.760
Fiat Palio Weekend Adventure Dualogic 1.8 – R$ 78.970

Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Palio Weekend 2018 – Motor

Com o fim da versão Trekking 1.6, a linha do Fiat Palio Weekend agora dispõe de apenas duas opções de motorização.

A variante de entrada Attractive usa um propulsor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Já o modelo Palio Weekend Adventure dispõe do propulsor 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, capaz de gerar 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades ou automatizado Dualogic Plus, também de cinco marchas.

Palio Weekend 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

 

Palio Weekend 2018 – Desempenho

A Fiat Palio Weekend 2018 tem um desempenho adequado para a proposta. No motor Fire 1.4, segundo dados da marca, a perua vai de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos (gasolina) e 13,4 s (etanol), e atinge velocidade máxima de 166 km/h e 167 km/h, respectivamente.

Já no 1.8 E.torQ, com este conjunto, a Fiat Palio Weekend 2018 alcança os 100 km/h em 10,5 s e 10,9 s e tem máxima de 182 km/h e 184 km/h.

Palio Weekend 2018 – Consumo

Cidade

  • Fiat Palio Weekend 1.4 2018 – 7,2 km/litro no etanol e 10,5 km/litro na gasolina
  • Fiat Palio Weekend 1.8 2018 – 6,6 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Dualogic 2018 – 6,5 km/litro no etanol e 9,5 km/litro na gasolina

Estrada

  • Fiat Palio Weekend 1.4 2018 – 8,0 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • Fiat Palio Weekend 1.8 2018 – 7,2 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Dualogic 2018 – 7,2 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina

Palio Weekend 2018 – Manutenção e revisão

A Fiat faz a revisão a cada 10.000 km e vem com mão de obra gratuita. No caso do Palio Weekend 2018, a multivan tem custo total das revisões até 50.000 km em R$ 2.900. A Fiat faz inspeções em outros itens do veículo, recomendando a substituição se necessário dos itens de desgaste natural, tais como discos, pastilhas, pneus, limpadores de para-brisa, entre outros.

Nas paradas, são efetuadas substituições de óleo de motor, filtro de óleo; elemento do filtro de ar, filtro de combustível, vela de ignição, fluido de freio e correia transmissão ar condicionado. A oficina dos revendedores também realiza serviços de balanceamento e alinhamento de rodas, verificação de molas e amortecedores e sua substituição, faróis, lanternas, luzes internas, portas e vedações, entre outros.

Reparação e funilaria também são feitos, assim como pintura e polimento para a Palio Weekend bem como para toda a linha. Limpeza e higienização de interiores, além da oferta de acessórios para cuidados com o carro. O MVP – Mopar Vehicle Protection consiste em planos de serviços exclusivos para manutenção do veículo.

Ele oferece a Revisão Sob Medida, que pode ser paga no momento da compra do carro e a Garantia Estendida, indo além do período normal de cobertura. A Fiat conta ainda com assistência 24 horas para os carros em garantia, além de oferecer uma central de atendimento para emergências. A rede tem mais de 500 pontos de assistência em todo o Brasil.

Revisão 

Custo 

Custo 

Quilometragem Preços 1.4 Preços 1.8 
10.000 km R$ 204 R$ 320 
20.000 km R$ 424 R$ 588 
30.000 km R$ 660 R$ 740 
40.000 km R$ 576 R$ 728 
50.000 km R$ 400 R$ 560 
60.000 km  R$ 1.264 R$ 1.012 

Palio Weekend 2018 – Ficha técnica

Weekend Adventure 1.8 16VWeekend Attractive 1.4Weekend Adventure 1.8 16V Dualogic

MOTOR

TAXA DE COMPRESSÃO11,2:110,35:111,2:1
TORQUE MÁXIMO (ABNT/REGIME)18,4 kgfm / 4.500 rpm (gasolina) / 18,9 kgfm / 4.500 rpm (etanoll)12,4 kgfm / 3.500 rpm (gasolina) – 12,5 kgfm / 3.500 rpm (etanol)18,4 kgfm / 4.500 rpm (gasolina) / 18,9 kgfm / 4.500 rpm (etanoll)
POTÊNCIA MÁXIMA (ABNT/REGIME)130 cv / 5.250 rpm (gasolina) / 132 cv/ 5.250 rpm (etanol)85 cv / 5.750 rpm (gasolina) – 86 cv/ 5.750 rpm (etanol)130 cv / 5.250 rpm (gasolina) / 132 cv/ 5.250 rpm (etanol)
EIXO DE COMANDO DE VÁLVULASUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçote
POSIÇÃOTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiro
CILINDRADA TOTAL1.747cm³1.368 cm³1.747cm³
DIÂMETRO X CURSO80.5 x 85,8 mm72,0 mm x 84,0 mm80.5 x 85,8 mm
NÚMERO DE VÁLVULAS POR CILINDRO424
NÚMERO DE CILINDROS4 em linha4 em linha4 em linha

IGNIÇÃO

TIPOMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

ALIMENTAÇÃO

INJEÇÃO ELETRÔNICAMagnetti Marelli, multiponto, seqüencialMagneti Marelli, multiponto, seqüencialMagnetti Marelli, multiponto, seqüencial
COMBUSTÍVELGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/Etanol

CÂMBIO

RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO1ª 3,909 / 2ª 2,238 / 3ª 1,520 / 4ª 1,156 / 5ª 0,919 / Ré – 3,9091ª – 4,273 / 2ª – 2,238 / 3ª – 1,444 / 4ª – 1,029 / 5ª – 0,872 / Ré – 3,9091ª – 3,909 / 2ª – 2,238 / 3ª – 1,520 / 4ª – 1,156 / 5ª – 0,919 / Ré – 3,909
RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DO DIFERENCIAL4,0674,0674,067
NÚMERO DE MARCHAS5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré
TRAÇÃODianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticas

EMBREAGEM

TIPOMonodisco a seco com mola a disco e comando hidráulicoMonodisco a seco com mola a disco e comando hidráulicoMonodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico

SISTEMA DE FREIOS

TRASEIROA tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
SERVIÇOHidráulico com comando a pedal e ABSHidráulico com comando a pedal e ABSHidráulico com comando a pedal e ABS
DIANTEIROA disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuanteA disco ventilado (Ø de 240 mm) com pinça flutuanteA disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuante

SUSPENSÃO DIANTEIRA

TIPOMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadoraMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadoraMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
ELEMENTO ELÁSTICOMolas helicoidaisMolas helicoidaisMolas helicoidais
AMORTECEDORESHidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito

SUSPENSÃO TRASEIRA

TIPOCom rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadoraCom rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadoraCom rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora
AMORTECEDORESHidráulicos, telescópicos de duplo efeito pressurizados a gás (Powershock)Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeito pressurizados a gás (Powershock)
ELEMENTO ELÁSTICOMolas helicoidaisMolas helicoidaisMolas helicoidais

DIREÇÃO

DIÂMETRO MÍNIMO DE CURVA10,5 m10,5 m10,5 m
TIPOHidráulica, com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheiraHidráulica, com pinhão e cremalheira

RODAS

ARO6JX16”5.5JX14”6JX16”
PNEUS205/60 R16185/65 R14205/60 R16

PESO DO VEÍCULO

CAPACIDADE DE CARGA400 Kg500 Kg400 Kg
CARGA MÁXIMA REBOCÁVEL (SEM FREIO)400 Kg400 Kg400 Kg
EM ORDEM DE MARCHA (STD A)1.235 Kg1.091 Kg1.242 Kg

DIMENSÕES EXTERNAS

COMPRIMENTO DO VEÍCULO4.310 mm4.251 mm4.310 mm
VOLUME DO PORTA-MALAS460 litros460 litros460 litros
BITOLA DIANTEIRA1.471 mm1.418 mm1.471 mm
ALTURA DO VEÍCULO (VAZIO)1.643 mm1.515 mm1.643 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS2.466 mm2.437 mm2.466 mm
LARGURA DO VEÍCULO1.721 mm1.639 mm1.721 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO (VAZIO)190 mm135 mm190 mm
BITOLA TRASEIRA1.441 mm1.420 mm1.441 mm
TANQUE DE COMBUSTÍVEL51 litros51 litros51 litros

Palio Weekend 2018 – fotos

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