Em 2009: Fiat produziu 66 unidades da Palio Weekend elétrica, rodando no Brasil

palio weekend eletrica (5)
palio weekend eletrica (5)

Se você acha que carro elétrico é algo que apareceu nos últimos anos, saiba que exatos 14 anos atrás, a Fiat já tinha desenvolvido uma Palio Weekend elétrica aqui mesmo no Brasil, e o modelo era usado na usina de Itaipu.

O projeto do modelo começou a ser desenvolvido em 2006, em parceria com a Itaipu Binacional e também a empresa suíça KWO Grimselstrom.

A tecnologia não era tão avançada como temos nos carros elétricos mais recentes. As baterias do modelo eram de sódio, com autonomia de apenas 120 quilômetros.

palio weekend eletrica (1)
palio weekend eletrica (1)

Se por um lado a autonomia era pequena se comparada com modelos elétricos que hoje chegam a rodar 600 quilômetros com uma recarga, o tempo de carregamento das baterias não era alto demais, eram necessárias 8 horas, em uma tomada de 220 volts, para elevar a carga a 100% novamente.

O motor gerava potência máxima de 15 Kw, o equivalente, segundo a Fiat, a 20 cavalos, e torque máximo era de 5,1 kgfm.

O desempenho não era lá grande coisa, pois a aceleração de 0-60 km/h acontecia em 9 segundos, e o tempo de 0-100 km/h era de intermináveis 28 segundos. 100 km/h era a velocidade máxima da perua.

palio weekend eletrica (2)
palio weekend eletrica (2)

Ainda temos que lembrar que essas baterias tinham o peso de 165 quilos, ou seja, era necessário empurrar não só a carroceria toda da Palio Weekend mas também um peso extra equivalente a duas pessoas de peso médio.

Dá pra ver nas fotos oficiais do modelo, feitas lá em 2009, que no visual externo não temos diferenças em comparação com a Palio Weekend comum, movida a gasolina e etanol, fora a cor verde bem diferente.

Os detalhes usados no modelo eram das versões mais equipadas da Palio Weekend, com rodas de liga leve e abundância de detalhes cromados. Até mesmo os espelhos laterais tinham capas cromadas. Os faróis tinham máscara negra.

No interior, temos um joystick no lugar da alavanca de câmbio, e o console central foi equipado com uma tela para se monitorar a carga da bateria. Não apenas a carga, mas também corrente, tensão e temperatura.

palio weekend eletrica (3)
palio weekend eletrica (3)

Foram feitas 66 unidades da Palio Weekend Elétrica, carros que foram usados por parceiros da Fiat no projeto, principalmente na usina de Itaipu e no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE, mas também usados por Ampla, CPFL, Eletrobras, Cemig, Copel, Furnas e Correios.

O valor, caso o veículo fosse voltado para venda no mercado, seria de R$ 140.000, o que se hoje, com nosso dinheiro super desvalorizado, é algo que muitos já consideram gastar em um carro elétrico, em 2009 era muito dinheiro. Essa venda seria inviável naquele momento.

palio weekend eletrica (4)
palio weekend eletrica (4)

Ficha técnica – Palio Weekend elétrica

MOTOR – elétrico assíncrono trifase; potência máxima, 15 kW (20 cv); torque máximo, 5,1 kgfm
BATERIAS – sódio-níquel-cloro; tensão 253 V; energia 19,2 kWh; tempo de recarga 8 h.
CÂMBIO – 1 marcha; tração dianteira.
FREIOS – dianteiros a disco; traseiros a tambor.
DIREÇÃO – pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO – dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS – 5,5 x 14 pol; pneus, 185/65 R 14.
DIMENSÕES – comprimento 4,23 m; largura 1,63 m; altura 1,50 m; entre-eixos 2,43 m; peso, 1.180 kg.
DESEMPENHO – velocidade máxima, 100 km/h; aceleração de 0 a 60 km/h, 9,0 s.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.