Gol 97: Terceiro ano da geração “Bolinha”

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O Gol 97 foi o terceiro ano/modelo da geração G2 (Bolinha) e recebeu importantes mudanças ainda que lhe faltasse algo essencial, ainda não visto em sua nova carroceria.

Projeto AB9, o Gol 97 já estava em sua segunda geração de fato e, ainda que tivesse somente duas portas, era o principal player da Volkswagen e líder de mercado desde 1987.

Imbatível em vendas, o hatch compacto da VW deixava para trás o velho motor AE-1000, que era a versão da marca para o Ford CHT, originalmente um Renault Cléon-Fonte dos anos 60.

Utilizando ainda a arquitetura do VW Gol quadrado, mantendo motor e câmbio em longitudinal, recebendo então o chamado motor EA111 1.0, chamado comercialmente de AT-1000.

O moderno motor foi o começo do fim da Autolatina na VW, com o Gol 97 iniciando a mudança que viria nos próximos anos, quando ganhou até um 1.0 16V Turbo de 112 cavalos.

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A principal novidade do Gol 97 foi a introdução do motor EA111, um propulsor que originalmente surgiu em 1972, mas que apenas 25 anos depois, chegara ao país.

O propulsor 1.0 com cabeçote de 8V era bem mais moderno que o velho AE-1000 (CHT), tendo 62,5 cavalos e 9,1 kgfm, sendo oferecido somente nas versões de entrada e Plus.

O câmbio continuava a ser o “013”, com as demais versões ainda mantendo o velho AP, oferecido como 1.6, 1.8, 2.0 e 2.0 16V.

Uma mudança foi no VW Gol TSi 2.0, cujo motor passou de 109 para 111 cavalos, inclusive recebendo mudanças que o tornaram até mais rápido que o VW Gol GTi 2.0, que teoricamente era superior.

O Gol 97 tinha faróis amendoados com lentes simples ou duplas, assim como grade preta e pequena, tendo ainda para-choques envolventes, assim como uma carroceria arredondada.

Com apenas duas portas, o Gol 97 tinha ainda vidros elétricos, travamento central elétrico e retrovisores elétricos, bem como a direção podia ser mecânica ou hidráulica, com ar condicionado.

O painel arredondado tinha sistema de som, bem como painel completo nas versões mais caras, o Gol 97 tinha pouco espaço no banco traseiro e 285 litros no porta-malas.

Todos os Modelos

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  • Volkswagen Gol 1.0
  • Volkswagen Gol Plus 1.0
  • Volkswagen Gol CL 1.6 Mi
  • Volkswagen Gol CL 1.8 Mi
  • Volkswagen Gol GL 1.8 Mi
  • Volkswagen Gol TSi 1.8 Mi
  • Volkswagen Gol TSi 2.0
  • Volkswagen Gol GTi 2.0
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 16V

Itens de fábrica

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Volkswagen Gol 1.0 – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais retrovisores e maçanetas pretos, para-choques pretos, grade preta, vidros manuais, rodas de aço aro 13 polegadas sem calotas, pneus 155/80 R13 e travas manuais.

Direção mecânica, ventilador de três velocidades, volante de dois raios, fonte 12V, banco traseiro rebatível, bancos em tecido, cobertura do bagageiro, tecido nas portas, entre outros.

Volkswagen Gol Plus 1.0 – Itens acima, vidros verdes, vidro térmico traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, para-brisa degradê, retrovisores externos com controle interno, preparação para som, rodas com calotas e ar quente.

Volkswagen Gol CL 1.6 Mi – Itens acima, mais motor 1.6, pneus 175/70 R13, acabamento diferenciado, relógio e para-choques na cor do carro.

Volkswagen Gol CL 1.8 Mi – Itens acima, mais motor 1.8, rodas aro 14 polegadas e pneus 185/60 R14.

Volkswagen Gol GL 1.8 Mi – Itens acima, mais vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores na cor do carro, direção hidráulica, ar condicionado, sistema de áudio e rodas de liga leve aro 14 polegadas.

Volkswagen Gol TSi 1.8 Mi – Itens acima, mais rodas de liga leve exclusivas, retrovisores elétricos, faróis duplos, logotipo TSi, borrachas laterais na cor do carro, defletor de ar no teto, faróis de neblina, luz de neblina, bancos esportivos e volante esportivo.

Volkswagen Gol TSi 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 e rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/50 R15.

Volkswagen Gol GTi 2.0 – Itens acima, mais rodas de liga leve exclusivas aro 14, logotipo GTi, saias laterais, acabamento exclusivo, alavanca esportiva, pedais de alumínio, cluster personalizado, entre outros.

Volkswagen Gol GTi 2.0 16V – Itens acima, mais motor 2.0 16V, rodas discos de freio traseiros, rodas de liga leve aro 15 polegadas, bancos Recaro em couro e freios com ABS.

Motores usados

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No mercado nacional, o Gol 97 era oferecido nas versões 1.0, Plus 1.0, CL 1.6 Mi, CL 1.8 Mi, GL 1.8 Mi, TSi 1.8, TSi 2.0, GTi 2.0 e GTi 2.0 16V.

Nesse caso, o AP-1600 Mi tinha 88,5 cavalos e 13,2 kgfm, enquanto o AP-1800 Mi tinha 98 cavalos e 15 kgfm, enquanto AP-2000 Mi entregava 109 cavalos e 17 kgfm.

Já a versão do mesmo com cabeçote 16V, importado e adaptado para o Gol GTi 16V, que tinha uma protuberância sobre o capô para caber o motor.

Outra novidade foi a injeção eletrônica multiponto nos motores AP-1600 e AP-1800, tornando-os mais modernos e eficientes.

O câmbio era manual de cinco marchas, sendo mais curto na versão GTi.

Performance

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  • Volkswagen Gol 1.0 – 18 segundos e 147 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 Mi – 11,9 segundos e 175 km/h
  • Volkswagen Gol 1.8 Mi – 11,2 segundos e 183 km/h
  • Volkswagen Gol 2.0 – 10,5 segundos e 185 km/h
  • Volkswagen Gol 2.0 16V – 8,8 segundos e 206 km/h

Médias de consumo

  • Volkswagen Gol 1.0 – 11,6/15,4 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 Mi – 11,0/13,0 km/l
  • Volkswagen Gol 1.8 Mi – 10,5/13,0 km/l
  • Volkswagen Gol 2.0 – 9,2/12,9 km/l
  • Volkswagen Gol 2.0 16V – 8,3/12,3 km/l

Informações técnicas

Motor 1.0 8V 1.6 Mi 1.8 Mi 2.0 8V 2.0 16V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1596 1781 1984 1984
Válvulas 2 2 2 2 4
Taxa de compressão 10,5:1 10,1:1 10,1:1 10,1:1 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 62,5 cv a 5.400 rpm (gasolina) 88,5 cv a 5.500 rpm (gasolina) 98 cv a 5.500 rpm (gasolina) 109 cv a 5.250 rpm (gasolina) 141 cv a 6.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 9,1 kgfm a 3.800 rpm (gasolina) 13,2 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) 15,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,8 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Mecânica Hidráulica Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 ou 15 polegadas Liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 155/80 R13 175/70 R13 175/70 R13 ou 195/50 R15 185/60 R14 195/50 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.807 3.807 3.807 3.807 3.807
Largura (mm) 1.647 1.647 1.647 1.647 1.647
Altura (mm) 1.411 1.411 1.411 1.411 1.411
Entre eixos (mm) 2.468 2.468 2.468 2.468 2.468
Capacidades
Porta-malas (L) 285 285 285 285 285
Tanque de combustível (L) 51 51 51 51 51
Carga (Kg) 400 400 400 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 932 945 945 1.010 1.119
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,34 0,34 0,34 0,34 0,34

Gol 97 – fotos

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Categorias Gol

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X