Gol Bola: todos os modelos da querida geração dos anos 90

Volkswagen Gol Bola / G2
Volkswagen Gol Bola / G2

O Gol Bola é a segunda geração do Volkswagen Gol, o modelo que segue como um dos automóveis mais queridos dos consumidores no nosso país.

O modelo conhecido como “Gol Bola”, é a segunda geração da linha. O modelo surgiu em 1994 e recebeu esse apelido pelo visual arredondado – o Gol G1, ou Gol quadrado, era mais “quadradão”, com formas inspiradas no alemão Scirocco.

A primeira leva do Gol Bola foi ofertada no mercado brasileiro nas versões de acabamento 1000i, 1000i Plus, CL, GL, Furgão e GTi, com motores 1.0 litro, 1.6 litro, 1.8 litro e 2.0 litros.

Até meados de 1998, todas foram ofertadas somente na carroceria duas portas – o modelo quatro portas chegou oito anos depois e durou somente um ano, já que o Gol G3 foi lançado em 1999, depois sendo acompanhado do Gol G4 e Gol G5.

Confira abaixo os principais detalhes da trajetória do Volkswagen Gol Bola (ou Gol G2) no mercado nacional:

Veja também: Gol 95, o primeiro ano do Bola

Veja também: Gol Special

Gol Bola – novidades

Série especial Rolling Stones inspirada na banda

gol g2 bolinha 13

Uma das primeiras novidades do Gol Bola foi a estreia da série especial Rolling Stones, fazendo alusão à primeira turnê brasileira do grupo em 1995. O modelo especial teve 12 mil exemplares comercializados.

Como principal diferencial, o Gol Rolling Stones trazia uma fita cassete do álbum mais recente gravado pela banda britânica.

Chegada do Gol GTi com até 141 cv

O aclamado Gol GTi fez a sua estreia em nosso mercado no ano de 1996. Ele foi comercializado em duas configurações diferentes. A primeira era dotada de um motor 2.0 litros de quatro cilindros a gasolina, com oito válvulas.

gol g2 bolinha 8

Esta unidade entregava 109 cv, a 5.250 rpm, e 17 kgf.m, a 3.000 rpm, e trabalhava juntamente com uma transmissão manual de cinco marchas.

Porém, a segunda variante de esportivo do VW Gol Bola era a mais interessante da gama. Trata-se do GTi 16V, que como o próprio nome indica era equipada com um motor de 16 válvulas.

Este propulsor era importado da Alemanha e tinha uma arquitetura semelhante a do AP2000, mas com direito a um bloco mais alto, bielas mais longas e cabeçote com fluxo cruzado.

Tal unidade do Volkswagen Gol GTi 16V era capaz de despejar 141 cavalos de potência, a 6.250 rpm, e torque de 17,8 kgfm, a 4.500 rpm.

Novo modelo Gol TSi

No mesmo ano de lançamento do esportivo GTi, a Volkswagen resolveu apresentar uma nova configuração para a gama do Gol Bola para substituir os antigos modelos Gol GTS. Batizado de Gol TSi, o modelo fez a sua estreia na rede de concessionárias no fim de 1996.

gol g2 bolinha 10

Entre os diferenciais, ele contava com acabamento mais esmerado no interior, rodas de liga-leve com desenho esportivo, aerofólio integrado na parte superior da tampa traseira, entre outros.

O Gol TSi 1996 contava com um motor 1.8 de 90,6 cv e 14,3 kgfm, atrelado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

No entanto, o Gol TSi não obteve muito sucesso por apresentar somente mudanças visuais – o propulsor 1.8 era o mesmo usado no restante da gama. Por conta disso, a marca tentou substituir o motor 1.8 por um 2.0 AP de 109 cv e 17 kgfm em 1997.

Todavia, ele durou somente dois anos na linha do VW Gol Bola e foi descontinuado.

Série em homenagem às Olimpíadas de Atlanta

Para homenagear os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, que aconteceu no ano de 1996, a Volkswagen anunciou naquele ano a estreia do novo modelo especial Volkswagen Gol Atlanta.

Esta série especial foi ofertada também para a perua Parati.

Baseado no CLi 1.6, o novo Gol Atlanta se diferenciava pelo volante de três raios, direção hidráulica, ar condicionado, limpador do vidro traseiro, preparação para som com alto-falantes, logotipo “Atlanta” nas laterais e na tampa do porta-malas, vidros e travas elétricas, motor 1.6 ou 1.8, bancos com revestimento exclusivo, alarme, entre outros.

Motores com injeção eletrônica multiponto

Já no ano de 1997, a principal novidade da linha do Volkswagen Gol Bola foi o sistema de injeção eletrônica multiponto de combustível para os motores de toda a linha. Até então, as configurações do carro eram dotadas de um motor com injeção eletrônica monoponto.

Com este novo recurso, o Gol 1.0 passou a desenvolver 54 cavalos de potência, o Gol 1.6 passou para 88 cavalos e o Gol 1.8 para 99 cavalos.

Fora isso, a Volkswagen promoveu alterações nas nomenclaturas das variantes. O Gol Bola na versão CLi passou a se chamar Gol GL 1.6 Mi. Já o Gol 1.0, por exemplo, passou para Gol 1.0 Mi.

Houve ainda a adoção de novos itens, como painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, tanque de combustível em plástico, barra de proteção lateral nas portas e plano de manutenção a cada 15 mil quilômetros.

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Estreia do Gol quatro portas

A última grande novidade da gama do Gol Bola foi a chegada da tão esperada carroceria com quatro portas. Esta nova configuração de carroceria foi disponibilizada também para a Volkswagen Parati. Ambos chegaram ao mercado em 1998.

Houve ainda a chegada do novo motor 1.0 16V com motor de 68 cv (10 cv a mais que o 1.0 Mi). Porém, tal propulsor pecava pelo consumo de combustível elevado e o alto custo de manutenção.

Fim de linha

A segunda geração do Volkswagen Gol foi comercializada no mercado nacional até o ano de 1999. Ele saiu de cena para a chegada do Gol G3 (ou Gol Geração III), que na verdade era uma versão reestilizada do antigo VW Gol Bola.

Naquele ano, a marca alemã comemorou as três milhões de unidades produzidas do hatch popular.

Gol Bola – versões

  • Volkswagen Gol 1.0
  • Volkswagen Gol 1.0 16V
  • Volkswagen Gol Atlanta 1.8
  • Volkswagen Gol CL 1.6
  • Volkswagen Gol City 1.0
  • Volkswagen Gol Fun 1.0 16V
  • Volkswagen Gol GL 1.6
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 16V
  • Volkswagen Gol Plus 1.0
  • Volkswagen Gol Plus 1.0 16V
  • Volkswagen Gol Rolling Stones 1.6
  • Volkswagen Gol Special 1.0
  • Volkswagen Gol Sport 1.0 16V
  • Volkswagen Gol Star 1.6
  • Volkswagen Gol TSI 1.8

volkswagen gol g2 brasil 8

Gol Bola – preços

  • Volkswagen Gol 1000/1.0 Mi: de R$ 6.876 (1995) a R$ 8.616 (1999)
  • Volkswagen Gol 1.6/1.6 Mi: de R$ 7.998 (1996) a R$ 10.396 (1999)
  • Volkswagen Gol CL/CLi 1.8: de R$ 11.529 (1995) a R$ 11.873 (1996)
  • Volkswagen Furgão 1.6/1.6i/1.6 Mi: de R$ 7.346 (1995) a R$ 8.948 (1998)
  • Volkswagen Gol GL/GLi/Atlanta 1.8: de R$ 12.647 (1995) a R$ 13.002 (1996)
  • Volkswagen Gol GLS 2.0: de R$ 17.455 (1998) a R$ 17.948 (1999)
  • GTi 2.0: de R$ 18.451 (1995) a R$ 24.477 (1997)
  • GTi 2.0 16V: de R$ 22.492 (1996) a R$ 25.895 (1999)
  • Volkswagen Gol TSi 1.8: de R$ 12.365 (1996) a R$ 16.796 (1997)
  • Volkswagen Gol TSi 2.0: de R$ 16.845 (1997) a R$ 17.968 (1999)

(preços com base na Tabela Fipe em maio de 2022)

Gol Bola – motor, câmbio e desempenho

A linha Volkswagen Gol Bola teve uma vasta gama de versões. Os primeiros modelos eram equipados com um motor 1.0 litro 8V de quatro cilindros a gasolina, com injeção multiponto, que entregava 49,8 cv e 7,3 kgfm. Com este propulsor, ele atingia os 100 km/h em 22,4 s e máxima de 145 km/h.

Houve ainda o 1.6 8V com até 76 cv e 12,3 kgfm. O Gol 1.6 ia de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e alcançava máxima de 161 km/h.

Já o VW Gol Bola 1.8 8V entregava 90,6 cv e 14,3 kg a 3.500 rpm. Ele tinha números de desempenho de 11,5 s e 179 km/h, respectivamente.

Porém, anos depois esses três propulsores abandonaram a injeção eletrônica monoponto para adotar injeção multiponto. Essas alterações renderam aumento de potência e torque.

Com isso, o Gol 1.0 8V Mi passou gerar 62,5 cv e 9,1 kgf.m (18 s e 147 km/h), o Gol 1.6 8V Mi passou para 98 cv e 15 kgfm (11,5 s e 177 km/h) e o Gol 1.8 8V Mi para 98 cv e 15 kgfm (10,5 s a 182 km/h).

A linha inclui também o Gol Bola GTi, modelo esportivo que foi ofertado com dois motores. O primeiro era um 2.0 8V de quatro cilindros a gasolina, já com injeção multiponto. Ele entregava 109 cv, e 17 kgfm, e conseguia ir de 0 a 100 km/h em 11,2 s e acelerava a até 185 km/h.

O segundo, por sua vez, era equipado com um 2.0 16V de até 141 cv, e 17,8 kgfm.  O GTi 16V acelerava de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atingia máxima de 203 km/h.

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Gol Bola – consumo

Volkswagen Gol 1.0

  • 13,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada

Volkswagen Gol 1.0 Mi

  • 13,5 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada

Volkswagen Gol 1.0 16V

  • 10,8 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada

Volkswagen Gol 1.6

  • 11,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada

Volkswagen Gol 1.6 Mi

  • 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada

Volkswagen Gol 1.8 Mi

  • 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada

Gol GTi 2.0 8V

  • 9,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada

Gol GTi 2.0 16V

  • 8,3 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada

Gol Bola – manutenção e revisões

Por se tratar de um automóvel lançado há bastante tempo, proveniente de uma marca popular e também por compartilhar componentes com diversos outros modelos da família VW Gol, o Gol Bola tem manutenção descomplicada.

O Gol Bola é aquele tipo de carro que qualquer mecânico consegue efetuar um reparo. Além disso, as peças do Volkswagen são relativamente baratas e podem ser encontradas nas mais diversas lojas do segmento.

volkswagen gol g2 brasil 3

Gol Bola – ficha técnica

Motor

1.0, 1.6 e 1.8

Tipo

Dianteiro, longitudinal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

999, 1.596 e 1.781

Válvulas

8

Taxa de compressão

10,5:1, 10:1 e 10:1

Injeção eletrônica de combustível

Monoponto

Potência Máxima

49,8 cv a 5.800 rpm, 76 cv e 90,6 cv

Torque Máximo

7,3 kg a 3.500 rpm, 12,3 kg a 3.500 rpm e 14,3 kg

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 13 polegadas

Pneus

155/80 R13 e 175/70 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.807

Largura (mm)

1.647

Altura (mm)

1.411

Distância entre os eixos (mm)

2.470

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410, 400 e 405

Tanque (litros)

53, 51 e 53

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

895, 945 e 974

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

.

Motor

1.0 Mi, 1.6 Mi e 1.8 Mi

Tipo

Dianteiro, longitudinal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

999, 1.596 e 1.781

Válvulas

8

Taxa de compressão

10,5:1, 10:1 e 10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

62,5 cv a 5.400 rpm, 88,5 cv e 98 cv

Torque Máximo

9,1 kgf.m a 3.800 rpm, 13,2 kgfm a 3.250 rpm e 15 kgf.m a 3.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 13 polegadas

Pneus

145/80 R13, 175/70 R13 e 175/70 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.807

Largura (mm)

1.647

Altura (mm)

1.411

Distância entre os eixos (mm)

2.470

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

410, 400 e 400

Tanque (litros)

50, 51 e 51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

932, 945 e 945

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

.

Motor

2.0 8V e 2.0 16V

Tipo

Dianteiro, longitudinal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.984

Válvulas

8 e 16

Taxa de compressão

10:1 e 10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

109 cv a 5.250 rpm e 141 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

17 kgfm a 3.000 rpm e 17,8 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) e disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 14 e 15 polegadas

Pneus

185/60 R14 e 195/50 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.807

Largura (mm)

1.647

Altura (mm)

1.411

Distância entre os eixos (mm)

2.470

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

390

Tanque (litros)

53

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.010 e 1.119

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Gol Bola – galeria de fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.