Gol G5: os detalhes do modelo de 2008 a 2012

gol g5 power 1

O Volkswagen Gol G5 foi lançado em junho de 2008, com a importante missão de torná-lo novamente o queridinho do Brasil e trazer finalmente o Gol e seus derivados para o século XXI.

Apesar de ter somente 3 gerações desenvolvidas pela Volkswagen, o mercado não se contém e a cada facelift o modelo é considerado uma nova geração, por isso o Gol feito entre 2008 e 2012 é geralmente chamado de Gol G5, e é sobre ele que falamos aqui.

Até meados de 2012, o Gol G5 contava apenas com a carroceira de 4 portas, ganhando assim uma nova variante de 3 portas, que dava um certo ar esportivo, e segundo alguns sites e revistas especializadas, um estilo de Audi A1.

Veja também: Saveiro G5

Gol G5 – Design

Quando fora lançado em 2008, após o Gol G2, Gol G3 e o Gol G4, o Gol G5 seguia o que havia de mais moderno em termos de design na linha Volkswagen. Isso se dava pela proximidade com o até então queridinho dos SUVs, o Tiguan, com seus faróis duplos e bem recortados.

Mas não só de novas fontes o novo Gol bebia, pois as lanternas traseiras tinham um quê de Gol de 1980, com suas linhas retas, que casavam muito bem com as linhas laterais, com a cintura alta e mais inclinadas, evocando assim um pouco mais de esportividade, algo que não se via no Gol há tempos.

Outro detalhe interessante no Gol G5 foi a perda da terceira janela espia na coluna C, separada da porta, que vinha fazendo parte do design do Gol desde a sua segunda geração, a famosa geração chamada de Gol Bolinha, que surgiu em meados de 1994.

Gol G5 traseira

Leia também sobre o Gol quadrado.

Gol G5 – Motores

Quando foi lançado em 2008, o Gol G5 contava com duas versões de motorização, sendo uma 1.0 8V flex de 72 a 76 cv e 1.6 8V de 101 a 104 cv.

Gol G5 – Versões

O Gol G5 teve várias versões especiais, como Rock in Rio, Trend, Seleção, City, Power e Rallye, a maioria delas com motor 1.6.

Uma das versões mais interessantes e pouco vistas do Gol G5 é a Vintage, de 2010, que foi inspirada no conceito apresentado no Salão do Automóvel. Esta versão foi criada para comemorar os 30 anos de existência do Gol, tendo um acabamento preto e branco na carroceria, bem como no interior.

Fora que tinha todos os itens de série da versão topo de linha do Gol G5 e ainda uma guitarra Tagima Stratocaster, modelo semelhante ao consagrado da Fender.

A guitarra ainda poderia ser ligada direto ao sistema de som do carro, fazendo com que você se sentisse como um verdadeiro Rockstar.

Gol G5 Vintage

Gol G5 – Concorrentes

Desde seu lançamento, o Gol teve vários concorrentes diretos e indiretos, mas o mais conhecido de todos certamente foi o Fiat Palio (que descanse em paz).

Até 2014, o Gol era líder absoluto em vendas, já por mais de 27 anos, sendo que nesse fatídico ano ele fora deslocado de seu trono pelo rival ítalo-mineiro, o Palio.

Mesmo tendo uma nova geração não tão bem vista como as anteriores, o Fiat Palio conseguiu com todas as suas versões disponíveis vender mais que o atual líder, quebrando assim um reinado de mais de duas décadas.

Depois disso, ele seguiu na segunda posição, mas agora perdendo para o Chevrolet Onix.

Mas durante os primeiros 27 anos de liderança, pode-se dizer que o Gol já viu de tudo, desde compactos de marcas super tradicionais, como a Toyota com o Etios, até carros que falam em chinês e coreano, este último conhecido pelo nome de Hyundai HB20 que nasceu a imagem e semelhança do Gol, e o fez tão bem, que atualmente vende mais que a versão original.

Em 2009, a Chevrolet bem que tentou colocar o Agile como concorrente direto do Gol nas versões mais caras, mas devido ao design estranho, porte avantajado e desengonçado e oriundo de uma plataforma muito antiga, ele não conseguiu chegar perto da sua majestade.

As más línguas dizem que atualmente cada marca tem um Gol para chamar de seu, vide a Hyundai com o HB20, a Ford com o Ka, a Chevrolet com o Onix e até mesmo a Renault com o Sandero.

Isso porque o Gol foi basicamente o divisor de águas no segmento dos compactos que, até então, contava com Ford Ka de duas portas, Palio de nova geração, mas com design não tão chamativo, Renault Sandero, sendo vendido por metro quadrado, Chevrolet Corsa, que estava atrasado em relação a Europa, entre outros concorrentes.

Após 2008, todos queriam um Gol para chamar de seu, e elas conseguiram

Gol – Geração 7?

Mercadologicamente falando, ou mais precisamente, segundo a linguagem dos vendedores e representantes de marketing da Volkswagen, o atual Gol 2022 é chamado por alguns de Geração 7, vindo depois do Gol G6, que é o modelo a partir de 2012. (leia também sobre o Gol G7)

Mas, vendo pelo lado histórico e real da situação, o modelo está apenas na sua terceira geração, levando-se em conta que a primeira geração carinhosamente chamada de caixinha durou até 1994.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.