Gol G7: desde 2016 entre nós, confira os detalhes

Gol G7
Gol G7

Em fevereiro de 2016, a Volkswagen lançou o modelo que é conhecido como Gol G7.

O modelo nada mais é que a segunda reestilização feita sob a quinta geração do Gol.

O Gol G7 recebeu mudanças consideráveis no visual, além de um painel totalmente redesenhado no interior, opção de central multimídia com tela sensível ao toque e motor 1.0 litro flex de três cilindros para as versões de entrada.

Veja também: Gol Track e Gol G8

Volkswagen Gol G7 – novidades

Edição especial Connect

volkswagen gol g7 10

Juntamente com a linha reestilizada, a gama do Gol G7 passou a oferecer a edição especial Connect, que chegou justamente para marcar o modelo com cara nova. O Gol Connect era ofertado como pacote opcional para a versão Comfortline e teve todos os seus exemplares fabricados na cor metálica Azul Lagoon por R$ 2,5 mil a mais.

Entre os diferenciais, o Gol Connect G7 contava com a central multimídia Discover Media com navegador GPS de série, além de itens como vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, volante multifuncional, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 195/55, chave tipo canivete e suporte para celular.

Havia ainda adesivos com a inscrição Connect pela carroceria e decoração azulada no painel e nas bordas dos bancos. Ele foi ofertado com motores 1.0 flex, 1.6 flex e 1.6 flex i-Motion, com preços entre R$ 45.190 e R$ 53.290.

Versão aventureira Track

gol track 5

A marca mostrou aos consumidores no Salão de SP o Gol Track. Trata-se da versão aventureira do Gol G7, que além dos penduricalhos aventureiros trazia ainda uma dianteira herdada da Saveiro, com faróis e grade maiores, capô mais elevado e para-choque exclusivo.

Havia ainda lanternas traseiras escurecidas, molduras plásticas nas caixas de roda, adesivo Track na parte inferior das portas traseiras, capa dos retrovisores com pintura em preto brilhante, rodas exclusivas, e adesivo preto na região da placa traseira.

O interior contava com acabamento totalmente escurecido, além de itens como faróis de neblina, vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado. O motor era sempre o 1.0 MPI flex de 82 cv e 10,4 kgfm. Ele custava R$ 45.440.

Versão City para frotistas

Uma das novidades da linha Gol G7 2017 2018 do Volkswagen Gol G7 foi a versão de entrada City, destinada apenas a frotistas. O modelo tinha preço inicial de R$ 42.230 e tinha carroceria de duas portas e motor 1.0 com câmbio manual.

Com isso, ele se posicionava como o único hatch compacto duas portas à disposição dos brasileiros.

Volkswagen Gol G7 – versões

Volkswagen Gol Trendline: era a versão mais em conta do Gol G7, com motor 1.0 flex ou 1.6 flex. Saía de fábrica com itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, preparação para sistema de som, vidros dianteiros e travas elétricas, direção hidráulica e rodas de aço aro 14 calçadas com pneus 175/70.

Volkswagen Gol Comfortline: intermediário da linha, trazia motores 1.0 flex, 1.6 flex manual e 1.6 flex i-Motion e itens adicionais como rodas de aço de 15 polegadas, sistema de entretenimento Media Plus com quatro alto-falantes e dois tweeters, retrovisores externos com repetidores de seta e ajuste elétrico, faróis de neblina, ar-condicionado, computador de bordo, iluminação no porta-malas e tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Volkswagen Gol Highline: mais caro da gama, somente com motor 1.6 litro flex com transmissão manual ou automatizada i-Motion. Se diferenciava por recursos como rodas de liga-leve de 15 polegadas, sistema de entretenimento Composition Touch com tela sensível ao toque, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, alarme com comando remoto, retrovisores externos com função tilt down no lado direito, faróis e lanterna de neblina, lanternas traseiras escurecidas, volante multifuncional com revestimento em couro, rede no porta-malas e paddle shifts com o i-Motion.

Volkswagen Gol G7 – preços

Gol G7 preço

  • Volkswagen Gol Trendline 1.0 duas portas: R$ 42.120 (2017)
  • Volkswagen Gol Trendline 1.0 quatro portas: R$ 44.720 (2017)
  • Volkswagen Gol Trendline 1.6: R$ 47.130 (2017)
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.0: R$ 45.900 (2017)
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.6: R$ 53.850 (2017)
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.6 i-Motion: R$ 54.020 (2017)
  • Volkswagen Gol Highline 1.6: R$ 53.750 (2017)
  • Volkswagen Gol Highline 1.6 i-Motion: R$ 53.950 (2017)
  • Volkswagen Gol Track 1.0: R$ 49.470 (2017)

(valores obtidos em março de 2022, com base na tabela FIPE)

volkswagen gol g7 7

Gol G7 completo

Volkswagen Gol G7 – motor, câmbio e desempenho

Uma das principais novidades do Gol G7 foi a introdução do motor 1.0 MPI flex de três cilindros e 12V, herdado do up! e Fox, que substituiu o 1.0 flex de quatro cilindros. Este propulsor consegue entregar 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com etanol, 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco marchas.

A VW diz que o Gol G7 1.0 2017 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge velocidade máxima de 170 km/h.

As versões mais caras mantiveram o velho 1.6 litro 8V flex de quatro cilindros, com potência de 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm. Ele podia ser combinado a uma transmissão manual ou a automatizada i-Motion, ambas de cinco velocidades.

Com este aparato e transmissão manual, o Gol é capaz de atingir os 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 188 km/h. Já com o i-Motion, esses números pulavam para 10,6 segundos e 187 km/h.

Volkswagen Gol G7 – consumo

A respeito do consumo de combustível, o Volkswagen Gol G7 1.0 consegue entregar média de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol e 12,9 e 14,5 km/l, respectivamente, com gasolina.

Já no Gol G7 1.6 manual, são 7,6 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11 e 13,1 km/l, respectivamente, com gasolina. O Gol G7 1.6 i-Motion passa para 7,7 e 9,2 km/l com etanol e 11,1 e 13,1 km/l com gasolina.

Volkswagen Gol G7 – manutenção e revisões

A manutenção do VW Gol é relativamente barata e descomplicada, visto que está no mercado a décadas e esta terceira geração marca presença nas ruas há exatos 10 anos. Além disso, ele compartilha motores e diversos outros componentes com outros carros da marca.

O modelo com motor 1.0 tem as seis revisões até 60 mil km com preços que totalizam R$ 3.426,80, enquanto o Gol 1.6 conta com preço fixo das revisões de R$ 3.770,38.

Volkswagen Gol G7 – ficha técnica

Motor

1.0

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm³

999

Válvulas

12

Taxa de compressão

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

82 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

10,4 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.897

Largura (mm)

1.656

Altura (mm)

1.464

Distância entre os eixos (mm)

2.466

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

412

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

998

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,345

 

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

104 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automatizado i-Motion de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.897

Largura (mm)

1.656

Altura (mm)

1.464

Distância entre os eixos (mm)

2.466

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.036

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,345

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.