Confira 19 inovações exclusivas da Fiat no Brasil, desde 1976

Fiat 147 1976–81

A Fiat tem uma trajetória de muita inovação no Brasil, desde sua chegada ao país no ano de 1976.

Reunimos uma lista com todas estas inovações, ou pelo menos uma grande parte delas.

Confira:

1976 – Fiat 147

147 GLS

Neste ano é inaugurada a fábrica da empresa em Betim/MG, dali sai o Fiat 147, primeiro carro nacional com motor transversal, e o primeiro carro com a coluna de direção articulável.

1977 – Fiat 147 Furgão

Fiat 147 Fiorino

O Fiat 147 Furgão inaugura o segmento de veículos comerciais menores, derivados de carros de passageiros, no Brasil, segmento esse que já era popular na Europa na época.

1978 – Fiat 147 Picape

Fiat 147 Pick up 1978–81

Neste ano, mais um feito inédito, a Fiat 147 Picape ganha o título de primeira picape nacional baseada em um carro de passeio.

1979 – Primeiro carro a álcool

147 alcool

O Fiat 147 a álcool é simplesmente o primeiro carro de série do mundo com motor movido a álcool. O custo por km para se rodar com ele era menos da metade da versão a gasolina

1984 – Carro mundial

Fiat Uno 3 door 146 1983–89 1

O Fiat Uno chega ao Brasil em 1984. Era um carro moderno, global da marca, enquanto as outras marcas tinham modelos específicos feitos para o mercado brasileiro.

1985 – Primeiro computador de bordo

premio sl 1.5 ie 1993 2

Neste ano chega ao mercado o Fiat Uno sedã, chamado de Fiat Prêmio, o primeiro carro brasileiro equipado com computador de bordo, que na época eram luzes-guia bem simples colocadas no quadro de instrumentos, para mostrar o funcionamento de vários equipamentos.

1990 – O primeiro carro popular

Fiat Uno Mille Latam 146 1990–93 designed by Italdesign

O Uno Mille é lançado, dando origem ao conceito de carro popular, com motor 1.0. Acabou se tornando líder de vendas no país.

1991 – Um sedã moderno

Fiat Tempra 2 door BR spec 159 1994–96 designed by I.DE .A

A Fiat entra para o segmento de carros médios com um modelo bem moderno. O Fiat Tempra tinha sido lançado na Europa apenas um ano antes.

1993 – O primeiro 16 válvulas

Fiat Tempra 16V 2 door BR spec 160 1993–94 designed by I.DE .A

O Fiat Tempra se torna o primeiro carro com quatro válvulas por cilindro em nosso mercado.

1994 – Primeiro carro turbo de fábrica

fiat uno turbo 1996

O Uno Turbo é o primeiro carro turbinado de fábrica a ser lançado no Brasil, com 118 cavalos de potência e um desempenho empolgante.

1996 – Primeiro carro nacional com airbag

Fiat Tipo 3 door BR spec 160 1993–95 designed by I.DE

O Fiat Tipo, lançado um ano antes, conseguiu vencer o Vectra e ser o primeiro carro nacional com airbag de série, com apenas algumas semanas de vantagem. Vale lembrar que o Vectra tinha dois airbags, enquanto o Tipo tinha apenas um, para o motorista.

1998 – Um sedã ainda mais moderno

marea turbo 4

O Fiat Marea impressiona pela sua modernidade, seu design sofisticado e também o primeiro carro com motor de cinco cilindros no Brasil.

1999 – Primeiro carro aventureiro

fiat palio weekend adventure 1999

A moda que durou muitos anos no Brasil, de carros “aventureiros”, começou bem antes do que você imagina, em 1999, com a Palio Adventure.

1999 – Primeira picape pequena com cabine estendida

strada adventure 2004

A Fiat Strada inova também, sendo a primeira picape pequena com cabine estendida vendida no Brasil.

2002 – Um hatch médio impressionante

fiat stilo 2004

Assim como o Marea fez em 1998, o Fiat Stilo chega ao Brasil em 2002 com muitas inovações, incluindo 8 airbags, ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico e direção elétrica com ajuste de maciez.

2006 – O sedã que aceita tudo

Fiat Siena Tetrafuel 2006 1

O Siena Tetrafuel é lançado, todo inovador. É claro que o marketing da empresa abusava, dizendo que ele aceitava quatro combustíveis, sendo que na verdade eram gasolina, álcool, GNV e gasolina pura, sem etanol, que é vendida em países vizinhos ao Brasil aqui na América do Sul.

2009 – Primeira picape pequena cabine dupla

fiat strada cabine dupla 7

A Fiat Strada inova mais uma vez com algo que as outras marcas nunca pensaram: uma versão cabine dupla, já que muitos proprietários desse tipo de veículo nem mesmo usam a caçamba para carregar coisas.

2013 – Terceira porta

fiat strada cabine dupla 8

A Fiat Strada é lançada com três portas. A porta traseira era do tipo suicida, que se abre ao contrário do jeito normal, e ficava no lado direito do veículo.

2016 – Tampa traseira com abertura vertical

Fiat Toro Freedom E Torq 2016 5

A Fiat Toro não foi inédita em seu segmento, pois a Renault Oroch foi lançada antes, mas ela trouxe uma inovação, que foi a abertura da porta traseira, que se abria verticalmente, e em duas partes.

2020 – Picape com quatro portas

fiat strada 2021 5

A Fiat Strada de nova geração aparece com quatro portas, algo também inédito em seu segmento.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.