Carros mais vendidos Mercado

Os carros mais vendidos no Brasil desde 1959

Os carros mais vendidos no Brasil desde 1959

Carros mais vendidos no Brasil – Para que você tenha uma idéia de como o brasileiro tem comprado carro nos últimos 50 anos,  elaborei uma lista dos modelos nacionais carros mais vendidos no Brasil desde 1959. Vai ser uma viagem nos usos e costumes dos seus antepassados e,  conforme sua idade, servirá para relembrar o que você mesmo já comprou! Está curioso? Ok, vamos lá!


Campeões de Venda no Brasil em todas as categorias – primeiros lugares – desde 1959:

AnosMarcaModeloTempo na liderança
1959 a 1982VolksWagenFusca23 anos
1983ChevroletChevette1 ano
1984 a 1986ChevroletMonza3 anos
1987 a 2010VolksWagenGol24 anos

:-/  Dava para imaginar a mesma marca na liderança em 47 desses 51 anos? E apenas 4 modelos no topo?

Carros mais vendidos no Brasil

Para ajudar a entender os cenários em que os modelos acima foram campeões e também quem eram seus concorrentes, vamos a um resumo do mercado de automóveis e utilitários por década, dos anos 50  até os dias de hoje.

1951 a 1960 – O BR estava na era Juscelino Kubitscheck (1956 a  1961) que foi um incentivador da indústria automobilística no Brasil. Nesta década, havia os VW Fusca e Kombi 1200, Karmann Ghia, DKW-Vemag motor dois tempos, Simca, Willys Overlandimportados americanos e europeus de décadas anteriores, FNM-Alfa Romeo e os primeiros Toyota Bandeirante feitos aqui. Ford e GM já montavam utilitários, como furgões, camionetas e caminhões com peças vindas de fora.

1961 a 1970 – Surgem VW Variant e VW 1600 4 portas (Zé do Caixão) , VW TL e Fusca 1500 (Fuscão), Ford Corcel, Chevrolet Opala, Willys Dauphine e Gordini, Karmann Ghia TC e Puma. Em 1969 é inaugurada a Gurgel. Picapes Ford, Dodge e Chevrolet (incluindo a Veraneio) também estavam disponíveis.Ford lança o grande e luxuoso Galaxy / LTD e Willys oferecia Aero e Itamaraty. Na política, inicia-se a ditadura militar em 1964.

1971 a 1980 – Surgem Brasília, Variant II e o inovador VW Passat 1500 a água com tração dianteira; alguns anos depois ele ganha o 1600 . Vêm também os esportivos VW SP1 e SP2. Chega a Fiat em 1976 com o 147. Em maio de 1980  é lançado o Gol 1300 a ar com tração dianteira. Mais modelos da Gurgel. Chevrolet Chevette é a grande novidade da Chevrolet na década. Caravan aparece no meio da década. Belina 1 e novas versões do Corcel são as novidades da Ford.  Um carro médio interessante e bem acabado foi o Dogde Polara 1.8 (Dodginho), com opção de câmbio automático. Década dos verdadeiros esportivos e dos luxuosos, como Maverick, Opala e Caravan SS, Landau e os Dodge Charger, Dart, Magnum e Grand Sedan.

1981 a 1990 – Muitas novidades desde o comecinho da década. E o álcool se consolida. Surgem Monza Hatch, Sedan 2 e 4 portas, Chevy 500 e Marajó, Kadett e Ipanema, picape D20. Volks aumenta a família Gol com lançamento de Saveiro, Voyage e Parati e inova com o luxuoso Santana e sua versão SW, a Quantum. Fusca sai de linha em 1986. Fiat traz Oggi, Uno, Elba, Picape City, Prêmio / Duna e Fiorino. Muitos fora-de-série da Sulam, Envemo, Puma, Bianco e várias outras, incluindo a onda das picapes transformadas. Da Ford vêm Corcel e Belina II, Pampa, Escort e Del Rey. Curiosidade: existiu Pampa e Belina 4 x 4.

Política e economicamente, volta a democracia com eleições ainda indiretas em 1985, que elegeram Tancredo Neves. A inflação teve seu ápice em 1989, chegando a 3% ao dia. Depois, muitos anos de recessão. Em 1989, Fernando Collor de Mello é eleito Presidente em eleições diretas.

1991 a 2000 – Novo Santana, Novo Monza, Nova Família Gol e outras reestilizações. Inteiramente novos: Corsa, Omega e Astra. Presidente Collor reabre as importações em 90 e nossas ruas ganham Toyotas, Nissans, Audis, BMWs, Mercedes, Volvos, Mitsubishis e modelos importados pelas 4 Grandes, como VW Golf e Ford Mondeo. Fiat surpreende com Tempra e traz o Tipo da Itália

Ford e VW se unem formando a AutoLatina. Lançam os clones Verona-Apollo e Santana-Versailles. Vários Ford  ganham motores AP da VW e alguns VW ganhom CHT da Ford.  Começa o divórcio e Logus substitui Apollo, VW Pointer é apresentado  e o novo Verona vira um  4 portas mas continua com motor AP. Após rompimento total, Ford lança Focus e Escort Zetec, inclusive SW. VW, por sua vez, nacionaliza Golf,  traz linha SEAT espanhola e aventura-se no Turbo com seus 1.0 e 1.8 Turbo.

Surge um novo segmento, o das picapes médias, com Mistusbishi L200 e Toyota Hilux importadas. S10,  Ranger e outras japonesas vêm a seguir.

Fiat lança Marea Sedan e Weekend. Duas gerações de Vectra vem à luz.

Mercedes-Benz lança Classe A nacional com muita seguran;a e tecnologia.

Honda Civic e Toyota Corolla tornam-se nacionais.

Entre os pequenos, Corsa “2” cresce e Celta vira o novo popular. Presidente Itamar pede volta do Fusca, que retorna de 1993 a 1996. Palio, Palio Weekend e Strada trazem bom design e vendem bem. Siena só emplaca na segunda geração. Ka inova em estilo e Fiesta torna-se o veículo de combate da Ford. Courrier herda consumidores da Pampa.

2001 a 2010 – Década da tecnologia Flex lançada em 2003. Fiat e GM decidem se unir para compartilhar motores 1.8 de 8 e 16 válvulas e transmissões de 5 marchas em vários de seus modelos. Iniciam a parceria nos novos Meriva, Stilo e Montana. Novas marcas se fortalecem: Renault, Peugeot, Citroёn, Mitsubishi, Honda e Toyota. Estas últimas renovam seus Sedans. Honda lança Fit e City. Hyundai  se torna um “player” importante. Kia também merece destaque. Terceira geração de Vectra surge com plataforma de Astra. Sedans tornam-se os queridinhos do mercado e Ford arrebenta com o EcoSport. Fiat lança Punto, Linea e Bravo e passa a oferecer câmbio automatizado Dualogic para quase toda a linha. VW Santana e a Quantum se aposentam. Polo e Polo Sedan são lançados como compactos “premium” e agradam. Golf brasileiro se distancia duas gerações do alemão. Jetta / Jetta Variant e Passat / Passat Variant representam a VW no segmento de luxo. Bem como os SUVs Tiguan e Touareg. Porsche inova com SUV Cayenne, Boxter, Cayman e sedan Panamera.

Novo Uno aparece para brigar pela liderança de mercado com Gol G5. Chegam primeiros híbridos de luxo pelas mãos de Mercedes e Ford.

Década fraca para as picapes grandes, que deixaram F250 reinar praticamente sozinha após saída da Silverado. Década boa para as médias, que ganharam novas opções para concorrer com S10 e Ranger. E chegaram mais perto dos automóveis em desempenho, acabamento e conforto, com câmbio automático e tudo. Troller e TAC fabricam jipes ao estilo do Wrangler americano.

2011 – Bem, a década está só começando e deve ser a década dos chineses e dos coreanos. GM promete revolução completa da linha, Ford promete manter-se global e atualizada, VW empenha-se em manter Gol na liderança. Parati deve aposentar-se e do destino de Golf e Polo nem a própria VW parece estar segura. Sedans devem continuar fortes e com muitos lançamentos nacionais e importados. Peruas minguam e superluxuosos como Bugatti, Koёnigsseg devem continuar chegando. É prometido o Bertin Vorax, superesportivo brasileiro e renovação dos populares, incluindo substituição do Uno Mille, VW menor que Gol, Tata Nano e chineses populares. Coreanos e a japonesa Nissan apostam em compactos mais “premium”. Revoluções? Talvez, pois Eike Batista e a italiana Fiat procuram incentivos governamentais e parcerias para os elétricos.

Ao menos uma coisa é certa: os rumos desta década está em nossas mãos. Cabe a nós exigir produtos eficientes, modernos, seguros, ecológicos e com pós-venda de qualidade!

ATUALIZAÇÃO – 2011 a 2020 – A previsão acima se cumpriu, pelo menos em partes. O que realmente vimos na última década foi a passagem do bastão da VW para a Chevrolet, como marca líder de vendas no Brasil. E isso teve um motivo duplo: a queda nas vendas do Gol e o rápido crescimento do Onix. No começo da década, em 2011, ainda tínhamos o VW Gol como líder absoluto, numa briga acirrada com o Fiat Uno. Ao final do ano, os dois ficaram separados por pouco menos de 20 mil unidades (o que na época, não significava tanto): 293.452 contra 273.535.

Nos anos seguintes, a história se repetiu, e a diferença do Gol para o Uno cresceu ainda mais. Em 2012 foi para quase 38 mil unidades e em 2013 passou de 70 mil unidades, muito mais pela queda do Uno do que pelo crescimento do Gol. Aliás, em 2012 um modelo já aparecia na tímida 39ª posição: o Chevrolet Onix.

Em 2014, porém, a Volkswagen perdeu a primeira posição para a Fiat, quando o Palio foi o carro mais vendido do Brasil. E a diferença foi uma das menores já vistas em nosso mercado, de apenas 381 unidades. E em terceiro, o Onix crescia cada vez mais. No ano seguinte, em 2015, a liderança finalmente passou a ser do modelo da Chevrolet, apesar da boa briga com o Palio e o HB20 na cola dos dois.

A partir de 2016 começou a se desenhar o cenário que nos acostumamos a ver: Onix e HB20 brigando pela liderança, com o modelo da Chevrolet se distanciando ano a ano no primeiro lugar. Nesse ano, a diferença já foi superior a 30 mil unidades. Em 2017, ela pulou para mais de 83 mil unidades, enquanto 2018 nos mostrou um abismo de quase 105 mil unidades favorecendo o Onix.

Ao fim de 2019, vimos que o Onix continuou firme na liderança, especialmente com a boa aceitação do visual de sua nova geração (apesar dos problemas que teve). Nesses 12 meses, o Onix terminou com 241.214 unidades, contra 104.331 do Ford Ka e 101.590 do Hyundai HB20.

A partir de 2020, espera-se que o Onix mantenha sua liderança, já que o HB20 não foi feliz com sua atualização visual na nova geração. Outros modelos, como Ford Ka e VW Gol, devem fazer muito esforço para correr atrás do líder. Enquanto isso, cada vez mais marcas voltam sua atenção para o mundo dos SUVs e para os modelos híbridos ou elétricos, uma tendência que só deve esquentar.

Por Gerson Brusco Gonzalez

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email