Gol G8 (2019-2023): Tudo sobre ele aqui

Gol G8
Gol G8

O Gol G8 é a última atualização do carro popular da Volkswagen, criada no ano de 2018, para ser vendida como linha 2019 em diante.

Ou seja, o Gol de 2019 até 2023 pode ser chamado assim.

Esse tal de G8 é um nome dado pelo mercado para diferenciar o modelo, mas isso não significa que ele tenha oito gerações diferentes, ele teve apenas três gerações, sendo a última lançada em 2008.

Quando ele chegou ao mercado no final de 2018, na linha 2019, ele chegou simplificado, pois tinha perdido espaço para o Polo, que era o hatch compacto mais moderno da marca na época.

A versão era única, tanto para o Gol quanto para o seu irmão Voyage.

A frente veio emprestada da Saveiro, que já tinha recebido aquela dianteira mais alta e com faróis maiores anteriormente.

Os equipamentos de série melhoraram um pouco, pois em pleno 2019 já não era mais possível vender o Gol básico, sem muitos itens. Por isso ele já vinha completo com ar-condicionado e direção hidráulica.

Uma grande novidade do Gol dessa época é que ele recebeu um motor 1.0 atualizado, o mesmo que tinha sido recentemente colocado no hatch Novo Polo.

É um motor 1.0 de 12 válvulas, com três cilindros. É um motor do tipo mais moderno, que vem sendo usado em muitos modelos 1.0, pois é bem mais econômico que os antigos motores 1.0 de quatro cilindros.

O preço do Gol 2019 0km era de cerca de R$ 44.000 na versão com motor 1.0 e R$ 50.000 na versão com motor 1.6.

Gol G8
Gol G8

Outra novidade do Gol G8 foi a introdução do câmbio automático verdadeiro, não simplesmente um câmbio automatizado.

Em julho de 2018 passou a ser disponibilizado o câmbio automático de seis marchas no Gol G8.

Mas um detalhe interessante é que quando o modelo tem o câmbio automático, seu motor é o 1.6 16v de até 120 cavalos de potência, e não o motor 1.6 de 8 válvulas usado junto com o câmbio manual.

Versões disponíveis

  • Gol 1.0
  • Gol 1.6 MSI
  • Gol 1.6 16v AT
  • Gol 1.0 Last Edition (apenas 2023)

Itens de fábrica

Os equipamentos de série incluem direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos, permanecendo os vidros traseiros com manivela.

O primeiro pacote de opcionais que era possível adquirir era o pacote Urban completo, que adiciona alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, espelhos elétricos com setas e chave canivete, bem como sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, destravamento elétrico do porta-malas, faróis de neblina e ajustes de distância e altura do volante.

Também existia o kit opcional Interatividade Media Plus, com o sistema de som Media Plus, com leitor de CD e informações dos sensores de estacionamento.

Gol G8
Gol G8

Todos os valores

Motores

O motor 1.0 do Gol G8 tem 12 válvulas, ou seja, quatro válvulas por cilindro e três cilindros, é o mesmo motor 1.0 do Polo em suas versões mais básicas.

Ele entrega 84 cavalos de potência a 6.350 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm.

Já o motor 1.6 tem 104 cavalos a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm.

E o motor 1.6 com 16 válvulas (quando equipado com câmbio automático) tem até 120 cavalos de potência.

Gol G8 interior
Gol G8 interior

Dados de performance

  • Gol 1.0 – velocidade máxima de 167 km/h e aceleração de 0-100 em 13,1 segundos
  • Gol 1.6 – velocidade máxima de 182 km/h e aceleração de 0-100 em 10,4 segundos

Médias de consumo

  • Gol 1.0 – consumo de 13,3 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada
  • Gol 1.6 – consumo de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada

Informações técnicas

Gol G8 1.0

Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 82 75
Torque (kgf.m) 10,4 9,7
Velocidade Máxima (km/h) 170 168
Tempo 0-100 (s) 12,3 N/D
Consumo cidade (km/l) 8,8 12,9
Consumo estrada (km/l) 10,3 14,5
Câmbio manual de 5 marchas
Tração dianteira
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm) 1.467
Largura (mm) 1.893
Comprimento (mm) 3.897
Peso (Kg) 901
Tanque (L) 55
Entre-eixos (mm) 2.466
Porta-Malas (L) 285
Ocupantes 5

Gol G8 1.6

Mecânica

Motorização 1.6
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 104 101
Torque (kgf.m) 15,6 15,4
Velocidade Máxima (km/h) 188 186
Tempo 0-100 (s) 9,8 N/D
Consumo cidade (km/l) 7,6 11
Consumo estrada (km/l) 9,2 13,1
Câmbio manual de 5 marchas
Tração dianteira
Direção hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm) 1.467
Largura (mm) 1.893
Comprimento (mm) 3.897
Peso (Kg) 983
Tanque (L) 55
Entre-eixos (mm) 2.466
Porta-Malas (L) 285
Ocupantes 5

Fonte VW

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você quer que seja a nossa prioridade, aqui no NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.